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Ver Versão Completa : Várias dúvidas ... leiam por favor !



rmmeira
05/09/2005, 17:59
Camaradas,

to com algumas dúvidas sobre nossas (na verdade a minha) viaturas:

1 - a mola do pedal de embreagem está frouxa (eu acho) porque quando vai se usando o a embreagem normalmente, o pedal vai descendo ... até um ponto que ele cola no assoalho e fica sem embreagem de vez .... para evitar isso de tempos em tempos eu puxo o pedal de embreagem pra cima e fica uma maravilha .... DUVIDA: existe alguma mola que possa adaptar ?? sera que pode ser um problema no acionamento da embreagem hidraulica ??

2 - Meu carro tem o carburador do escort WD 460 se nao me engano, de uns tempos pra ca ele fica apagando quando desacelera, ou seja, fica sem marcha lenta e morre .... mas as vezes ele funciona OK ... alguem teria alguma dica ??? ou so mecanico mesmo ?


3 - existe alguma borracha que sirva na porta do Niva (fora a original) ?? comprei um jogo de chevette (ou 147) nao me lembro, mas elas ficaram muito grossas ... a porta nem fecha direito..... alguem sabe me dizer como faço pra saber se uma borracha de porta é original ou não, porque eu acho que uma das portas ainda é original ... uma vez que ela fecha na boa :-) . será que alguem teria uma foto que desse pra ver em detalhes uma borracha original !??? que abuso hein ... heheheh

4 - no esguicho do lavador do farol a mangueira tinha uma extremidade livre (um "T" onde uma ponta entrava, na outra vai para os farois e a outra fica solta) e ai quando jogava agua ele "cospe" agua por esta ponta livre, alem de jogar pros farois .... experimentei isolar esta ponta solta, MAS depois que jogava agua nos farois ele continuava esguichando agua!!! pelo que entendi pelo fato de que os farois estão mais baixos que o reservatorio e uma vez pressurizada ele nao parava mais .... igual quando se sopra no tanque pra tirar gasolina pela mangueira .... a duvida é : o correto é isso mesmo ? fica esta ponta solta ? ou tem alguma valvula ou coisa parecida ??

obrigado a todos

[]'s

Cavalcante
05/09/2005, 21:27
1 - A emgreagem do Niva é servo-assistida, logo você deve estar com problemas no acionamento da embreagem (um cilindro semelhante ao servo-freio, e outras tranqueiras).

2 - Pode ser marcha lenta, excesso de ar na regulagem, giclês, carburador com entrada de ar, enfim, um monte de coisas...

3 - Se alguém souber, agradeço a resposta. Estou com o mesmo problema.

4 - Pelo jeito a sua bomba de lavador não é original, que bombeia a água para cima. Você tem razão quanto ao fluxo de água: uma vez acionada a bomba, como o reservatório está em um nível mais alto que o da saída de água, forma-se um sistema de vasos comunicantes e a água sai sem parar (o que estava segurando a água antes do acionamento da bomba era a coluna de ar na mangueira). A solução é utilizar uma "válvula de mão única" (com certeza este não é o nome da válvula, mas quando procurei a minha perguntei em uma loja de peças por uma válvula que só permitisse a saída de água sob pressão. Esta válvula tem uma seta indicando o fluxo de água) entre a bomba e os esguichos. Existe uma válvula deste tipo com duas saídas, evitando o uso do "T". Se não encontrar utilize o "T" e a válvula simples. Quanto à saída "extra" de água, foi um ATP do cara que adaptou a bomba e viu que não funcionava (ou funcionava sem parar :) :) :) ). O sistema tem que funcionar sem nenhuma ponta solta.

PS.: Se falei alguma bobagem na parte mecânica, peço clemência e a correção dos erros aos colegas do fórum.

Eduardo Velo
06/09/2005, 08:52
1 - Como disse o Cavalcante , a embreagem com certeza está com problema , troque os cilindros , Emissor e Receptor .

2 - Pode ser só regulagem mesmo , vai tentando acertar entrada de ar que ajeita ..

3 -alcante , da um pulo no final da Manifesto lado esq. é uma casa de borrachas que tem todo tipo de borracha de porta em metro , se não me engano o da Kombi era o que dava melhor no Niva ...

4 - elimina essa mangueira pros faróis ..

christian govastki
06/09/2005, 09:51
Rogério

1 - Esclareça uma coisa, para o pedal subir você precisa sangrar o sistema ou apenas puxá-lo de volta? Se for a primeira opção, provavelmente você está com problemas nos cilindros ou no flexível, os cilindros você pode comprar na RDL (Cwb) (marca Cilindraço específico para o niva) e o flexível mandar fazer na 1a linha (SIA) ou comprar junto com os cilindros. Se for a segunda opção pode ser que a sua embreagem esteja sem a mola de retorno, ela fica junto ao cilindro inferior, por isto seu pedal vai "baixando" e não volta. Verifique rapidamente antes que sua embreagem estrague por ficar "parcialmente" acionada...

4 - No meu niva também tem este incoveniente no lavador dos faróis, mas não elimine o sistema não. No meu caso, como as bombas originais estavam travada eu usei essas universais, só que quando lavo o farol não para de esguichar água... No caso, parece que se tem que colocar uma válvula que "esvazie" o sistema para que não forme o sifão invertido, segundo o Patrick (meu mecânico) se for feito um furinho no ponto de inflexão (ponto mais superior) da mangueira resolve o problema

Cavalcante
06/09/2005, 10:05
Christian, como disse, é só colocar uma válvula de passagem na saída da bomba: corte a mangueira e utilize-a como emenda. Se não me engano, esta válvula é utilizada nos carros da Fiat.
Como estou sem máquina digital, segue um desenho:

Cavalcante
06/09/2005, 10:06
A seta indica o sentido do fluxo de água, e a válvula é preta.

rmmeira
06/09/2005, 10:08
Rogério

1 - Esclareça uma coisa, para o pedal subir você precisa sangrar o sistema ou apenas puxá-lo de volta?

4 - No caso, parece que se tem que colocar uma válvula que "esvazie" o sistema para que não forme o sifão invertido, segundo o Patrick (meu mecânico) se for feito um furinho no ponto de inflexão (ponto mais superior) da mangueira resolve o problema

Christian,

para subir o pedal, basta puxá-lo de volta .... Segundo o Carlos (ex-dono) o problema seria na mola mesmo, o que gostaria de saber é que mola posso colocar no lugar daquela que está "sem força".

esse furinho na parte superior vai esguichar agua quando se acionar o motor certo ? então fica exatamente como esta hoje, que tem um pequeno "T", onde uma das conexões fica livre, servindo de respiro para o sistema, e com o incoveniente de molhar o interior do cofre do motor quando acionado .... sera que existe alguma valvula que possa ser colocada ali ? e se fizer um furo no proprio reservatorio ?

ps. Eu sou o Rogério que ligou pra vc ontem sobre os bancos ... hehehe valeu ! :-) :-)

rmmeira
06/09/2005, 10:09
Christian, como disse, é só colocar uma válvula de passagem na saída da bomba: corte a mangueira e utilize-a como emenda. Se não me engano, esta válvula é utilizada nos carros da Fiat.
Como estou sem máquina digital, segue um desenho:


Opa, obrigado Cavalcante ! vou procurar nas lojas de peças aqui !

[] 's

christian govastki
06/09/2005, 12:15
Rogério e demais

Se ainda estiver com a mola, leve a uma auto-peças e procure uma de tamanho e "dureza" equivalente (PS a do meu niva é razoavelmente dura ...) . Você também pode colocar uma outra mola (bem mais mole... como de acelerador) no pedal da embreagem, para ele "puxar" o pedal de volta a posição original, mas seria apenas auxiliar, não substituindo a que vai no cilindro inferior.

Cavalcante, o único Fiat que achei que possuia uma peça semelhante era o Marea, e custava mais de 50 reais a época e não tinha em estoque... mas estava procurando especificamente para lavador de farol.

Rogério, como você colocou, ao usar o lavador vai esguichar um pouco de água dentro do motor sim, mas o "furinho" seria mínimo, apenas para romper o vaso comunicante entre o depósito de água e farol..., mas também estou a procura de uma solução melhor.

Uma outra solução seria fazer uma derivação deste T e jogar a água de volta para o reservatório, mas ai você teria que acionar por muito mais tempo o lavador. :( Não adianta furar o reservatório pois o problema surge do fato da bomba estar "afogada" e a ponta inferior abaixo do nível de água do reservatório...

Se achar a tal válvula de retenção me diz onde tem.

Cavalcante
06/09/2005, 12:27
christian, esta peça me custou 3 reais!!!!

Cavalcante
06/09/2005, 18:18
Rogerio e Christian, na quinta vou ter de ir à loja onde comprei a válvula para ver outras coisas e posso ver quanto custa. Se vocês quiserem eu compro e mando por sedex pra vocês. Com certeza o sedex vai sair mais caro que a válvula :twisted:

christian govastki
08/09/2005, 10:49
Cavalcante

Agradeço a disponibilidade, mas primeiro vou procurar por aqui mesmo...se não achar ai você me manda por encomenda normal mesmo, sai mais barato :lol: .

AMANETO
08/09/2005, 11:11
Fala camarada,
olha só Rogerio, troquei recentemente as borrachas das portas dianteira e a da trazeira tb,
eu levei as borrachas velhas na loja e o cara me deu, não lembro p´ra que carro era, mas tem o mesmo desenho, e elas ficam justas mesmo, de qqer carro qdo vc troca as borrachas, é que as velhas estão amassadas pelo tempo e as novas não, mas cum uma ou duas semanas de batidadas de porta, elas ficam ok, pelo menos as minhas ficaram, e a marcha-lenta, tenta tirar a agulha da lenta e fazer uma limpeza.

rmmeira
10/09/2005, 19:02
Pessoal,
seguem as novidades:

1 - o pedal da embreagem era só a mola mesmo (ufa !) peguei a que estava la mesmo, tirei umas voltas dela e fiz uma nova ponta ... ficou 0 km !
2 - o negocio de ficar apagando simplesmente parou de acontecer.... :shock: acho que pode ser alguma coisa de gasolina de má qualidade ou sujeira mesmo ....
3 - as borrachas de porta não resolvi ainda ....
4 - a valvula ainda não procurei, mas sabendo que tem eu devo achar nas lojas de peças... Christian, eu vou procurar nas lojas aqui em taguatinga, se achar (e for barato como o cavalcante falou) eu compro pra vc tambem .

[]´s a todos e obrigado pela ajuda

christian govastki
10/09/2005, 21:52
Rogério e demais

Ainda bem que o problema da sua embreagem era apenas a mola... além de uma mão suja não te custou nada.

A questão da marcha lenta devia ser alguma sujeira presa, agora se voltar, sugiro que dê uma geral no carburador, trocar os filtros e muito cuidado com a gasolina.

Agradeço sua disponibilidade para comprar a válvula para mim.

Cavalcante
10/09/2005, 22:43
Quanto à válvula: estive no Koga Koga, aqui em São Paulo, na quinta feira, e o preço da válvula era de R$ 2,60. É um produto de prateleira e especificado como "válvula de esguicho fiat: palio, doblo" e tem o formato do desenho que eu postei acima. Tem uma outra, com o mesmo preço, e com duas saídas. Esta é melhor ainda pois elimina o t necessário para os dois limpadores.
Abraços.

AMANETO
12/09/2005, 12:04
:D Bom dia Cristhian,
:shock: reparei que seu towbar (cambão), parece ser bem reto, 90º com relação ao carro, o meu fica meio pra frente, vc poderia colocar uma foto mais nitida como esta do avatar ou outras pra gente ver como é?? se der é claro e vc não se importar?? :roll:
um abraço
Amauri Neto

christian govastki
12/09/2005, 14:11
:D Bom dia Cristhian,
:shock: reparei que seu towbar (cambão), parece ser bem reto, 90º com relação ao carro, o meu fica meio pra frente, vc poderia colocar uma foto mais nitida como esta do avatar ou outras pra gente ver como é?? se der é claro e vc não se importar?? :roll:
um abraço
Amauri Neto

Claro que não, segue a foto do dito cujo... O meu tow-bar é da keko, mas a fixação na posição vertical (fechado) foi modificada para ele ficar junto a grade.

O suporte original era em forma de Z, ele foi "retificado" para ficar reto e fixado a 90o em relação a grade, você pode perceceber pela pintura brilhante em relação a fosca da grade (logo acima do logo da Lada). Se não ficar muito claro, no FDS eu mando umas fotos dele aberto, do suporte e dele fechado.

PS. Há uma discussão se pode ou não andar com o tow-bar o tempo todo na frente do carro(eu ando e pago para ver). Por via das dúvidas, o meu usa engate rápido (grampo) na base caso seja necessário retirá-lo...

AMANETO
12/09/2005, 14:22
OBRIGADO, SE VC PUDER MANDAR MAIS FOTOS EU AGRADEÇO,
AMAURI

MANFREDI
13/09/2005, 15:52
Legalzão seu Niva Christian.

Poe outras fotos dele pra gente. Nas trilhas é mais emocionante. ehehehe

Grande abraço