PDA

Ver Versão Completa : Ranger não anda - Ajudaaaa - To quase vendendo !!!

Artilheiro
25/12/2012, 17:02
Galera... Boa Noite !!
1 - Feliz Natal a todos !!
2 - Quem tiver paciência, leia esta missa por favor, já estou quase vendendo a ranger por conta disso..
Vamos lá..
Ano passado a ranger começou a fazer um renq renq (parecido com aqueles caminhões Ford antigos - parece que está oscilando.. mas não oscila ) quando ligava.. depois de alguns segundos o barulho parava ... ai foi piorando.. começou a dar umas cabeçadas.. e ficou uns meses assim... quando foi Novembro.. levei na Ford.. ( aqui em são paulo - na Lemar da av. Jabaquara ).. fui orientado a levar numa oficina bosch... o carro ficou lá quase 15 dias.. trocaram a bomba de baixa ( combustível - que via no tanque ) e a bomba de alta.. o carro ficou bom.. mas senti que ainda não estava 0,0...estava mto bom.. mas como o dono conhece seu carro melhor que ninguém.. sentia que não estava 0,0 ... mas como já tinha gastado uma bala ( 3500 de bomba + 600 da bomba de baixa + 2000 de mão de obra ) .. era fim de ano e precisava do carro.. ficou assim... até ai tudo bem...
Quando foi em Julho deste ano.. o mardito problema voltou... como não achei certo a bosch me cobrar 2000 de mão de obra.. e ainda pra que eles fizessem em 2x no cartão ... pediram se eu podia deixar minha bomba pra eles - tipo esmola... pq se não só fariam em 1 só... não voltei lá..
Fui indicado a levar para um mec da Ford que está há 25 anos na Ford.. e na concessionária da Granja Viana.. depois do carro ficar 40 dias lá... ele trocou os 4 bicos.. + 4000,00 pilas ... só que ele queria trocar bomba e bico.. e eu tinha perdido a garantia da bomba ( comprada em Novembro ).. pq a bosch que instalou a bomba... trocou a valvula PVC ( segundo a bosch a que veio na bomba estava com defeito ) ... então não autorizei a troca da bomba.. e o carro continuou exatamente do mesmo jeito que levei na Ford ( com o renq renq e cabeçando ) ... só que mais fraca.. demorando pra acionar a turbina e perdendo força depois de uns 3.000 giros... e a velocidade final não chegava a 170... levei de novo na bosch.. afinal de contas a Ford dizia que o problema ainda era a bomba...
Levei novamente na bosch... e expliquei o que estava acontecendo... e que a Ford havia trocado os 4 bicos... de cara o mec já disse que não era nada disso... em meia hora .. ele colocou uma valvula PVC nova... e como num passe de mágica o carro zerouuuuu !!!
Só que ai vem minha bronca... o carro está mtoo liso... quase não sai fumaça.. passou no controlar ( aqui em São Paulo ) com 0,76% de opacidade ( permitido é 2,01%) e não faz barulho nenhum ( o famoso renq renq ).. não encabeça... só que continua com os mesmos defeitos... demora pra acionar o turbo... quando aciona.. até os 3000 giros parece um foguete... mas depois sinto que perde força.. e a desgramada não vai mais... e a velocidade final não chega nos 170 nem a pau... até os 160 é uma bala.. depois disso não vai nem fu...
Fica minha dúvida.. existe regulagem de bomba ???
Já pensei em turbina.. mas quase 100% que não é... pq ficou assim depois que a Ford trocou os bicos..
Bicos ?? são novos.. podem ter vindo com defeito ?? tenho os antigos guardados.. estou pensando em colocar pra ver ...
Essa valvula PVC que a bosch trocou causa isso ??? pode estar com defeito...??

Gostaria que me ajudassem.. já to quase colocando fogo no carro... ser empurrado por corsa 1.4... prisma 1.4 na estrada é foda né...

Abração e Obrigado

mosselin
25/12/2012, 21:32
Galera... Boa Noite !!
1 - Feliz Natal a todos !!
2 - Quem tiver paciência, leia esta missa por favor, já estou quase vendendo a ranger por conta disso..
Vamos lá..
Ano passado a ranger começou a fazer um renq renq (parecido com aqueles caminhões Ford antigos - parece que está oscilando.. mas não oscila ) quando ligava.. depois de alguns segundos o barulho parava ... ai foi piorando.. começou a dar umas cabeçadas.. e ficou uns meses assim... quando foi Novembro.. levei na Ford.. ( aqui em são paulo - na Lemar da av. Jabaquara ).. fui orientado a levar numa oficina bosch... o carro ficou lá quase 15 dias.. trocaram a bomba de baixa ( combustível - que via no tanque ) e a bomba de alta.. o carro ficou bom.. mas senti que ainda não estava 0,0...estava mto bom.. mas como o dono conhece seu carro melhor que ninguém.. sentia que não estava 0,0 ... mas como já tinha gastado uma bala ( 3500 de bomba + 600 da bomba de baixa + 2000 de mão de obra ) .. era fim de ano e precisava do carro.. ficou assim... até ai tudo bem...
Quando foi em Julho deste ano.. o mardito problema voltou... como não achei certo a bosch me cobrar 2000 de mão de obra.. e ainda pra que eles fizessem em 2x no cartão ... pediram se eu podia deixar minha bomba pra eles - tipo esmola... pq se não só fariam em 1 só... não voltei lá..
Fui indicado a levar para um mec da Ford que está há 25 anos na Ford.. e na concessionária da Granja Viana.. depois do carro ficar 40 dias lá... ele trocou os 4 bicos.. + 4000,00 pilas ... só que ele queria trocar bomba e bico.. e eu tinha perdido a garantia da bomba ( comprada em Novembro ).. pq a bosch que instalou a bomba... trocou a valvula PVC ( segundo a bosch a que veio na bomba estava com defeito ) ... então não autorizei a troca da bomba.. e o carro continuou exatamente do mesmo jeito que levei na Ford ( com o renq renq e cabeçando ) ... só que mais fraca.. demorando pra acionar a turbina e perdendo força depois de uns 3.000 giros... e a velocidade final não chegava a 170... levei de novo na bosch.. afinal de contas a Ford dizia que o problema ainda era a bomba...
Levei novamente na bosch... e expliquei o que estava acontecendo... e que a Ford havia trocado os 4 bicos... de cara o mec já disse que não era nada disso... em meia hora .. ele colocou uma valvula PVC nova... e como num passe de mágica o carro zerouuuuu !!!
Só que ai vem minha bronca... o carro está mtoo liso... quase não sai fumaça.. passou no controlar ( aqui em São Paulo ) com 0,76% de opacidade ( permitido é 2,01%) e não faz barulho nenhum ( o famoso renq renq ).. não encabeça... só que continua com os mesmos defeitos... demora pra acionar o turbo... quando aciona.. até os 3000 giros parece um foguete... mas depois sinto que perde força.. e a desgramada não vai mais... e a velocidade final não chega nos 170 nem a pau... até os 160 é uma bala.. depois disso não vai nem fu...
Fica minha dúvida.. existe regulagem de bomba ???
Já pensei em turbina.. mas quase 100% que não é... pq ficou assim depois que a Ford trocou os bicos..
Bicos ?? são novos.. podem ter vindo com defeito ?? tenho os antigos guardados.. estou pensando em colocar pra ver ...
Essa valvula PVC que a bosch trocou causa isso ??? pode estar com defeito...??

Gostaria que me ajudassem.. já to quase colocando fogo no carro... ser empurrado por corsa 1.4... prisma 1.4 na estrada é foda né...

Abração e Obrigado

cara tá sinistro o teu caso,c vc morassse por porto alegre ou região te indicaria um bombista lá de canoas,certa ves os mocorongos no posto de combustivel colocarão gassolina no lugar de diesel e apesar da linpeza ficou uma bosta,a ford tinha me cobrado R$ 7000
por uma bomba,descobri esse bombista através de um amigo q tem maquinário de terra planagem e gastei só 1600 e dei mais 400 de gorja pois ele fez até limpeza no tamque de combustivvel,mas bem antes disso uns 9 meses antes ,minha ranger tambem tava sem força,e as vezes c cortava,dai um dia estava com tempo,desci o tanque fiz uma boa limpeza desconectei todos os bicos asoprei com compressor dodo o sistema fora a bomba montei tudo,sangrei dei partida e ficou uma maravilha,acho q era só uma sujeirinha.

leobnaval
25/12/2012, 22:02
Eu recomendaria você instalar um manômetro de turbo, para monitorar a pressão da turbina (tanto para você saber se ela está com problema quanto para seu uso, já que será um instrumento de painel).

Fora isso amigo, você gastou muito dinheiro nessa Ranger. Invês de sair trocando peças você deveria levar em vários profissionais e solicitar um orçamento (nem todos tem paciência e tempo para fazer isso, mais é o correto), até mesmo dos bicos e bomba. Pois é possivel avaliar o funcionamento deles em bancada.

[]s

Daniel.Shimomoto
25/12/2012, 22:16
Cara vou te falar uma coisa: A Ranger tem esse gravissimo defeito: O sistema de injeção dela só a International Engines compreende. E mesmo assim o fabricante porque os autorizados...

Minha sugestão é que procure uma autorizada International MWM. Acho ainda a melhor solução porque a Bosch não tem como mexer na injeção da Ranger que é Siemens...e a maioria dos Scanners diesel do mercado, pelo que sei procede uma leitura incompleta dos parametros da injeção eletronica da Ranger.

Então como sugestão é: Procure a autorizada International Engines.

Abraços

Artilheiro
25/12/2012, 22:19
É está difícil mesmooo.. não aguento mais gastar ... e tb não acho certo vender assim ...
Pior que não tenho mais pra onde ir... essa cara da Ford.. tem 25 anos de casa.. quem me indicou ele disse que desenvolve projetos junto com a Ford... e a oficina da Bosch... é a Cataldo na Anchieta.. eles tem mais 3 lojas.. uma especializada em nautica.. são bem conceituados aqui em São Paulo... mas o que me irrita.. é que tanto um quanto outro.. quando falo que o carro não passa de 170.. eles dizem " mas 170 tá bom "... mas ai eu fico fu... o carro é meu.. ando do jeito que eu quiser.. se quisesse andar a 170 comprava carro 1000... se ela antes andava a 190 até cortar... agora ela tem que andar tb...
Alguém sabe se a bomba tem regulagem ??
Se não tiver.. vou por os bicos antigos pra ver como fica.. se não resolver.. é quase 100% que é turbina..
Vamos nos falandooo..
Obrigadoo e abraçãoo

Artilheiro
25/12/2012, 22:26
Cara vou te falar uma coisa: A Ranger tem esse gravissimo defeito: O sistema de injeção dela só a International Engines compreende. E mesmo assim o fabricante porque os autorizados...

Minha sugestão é que procure uma autorizada International MWM. Acho ainda a melhor solução porque a Bosch não tem como mexer na injeção da Ranger que é Siemens...e a maioria dos Scanners diesel do mercado, pelo que sei procede uma leitura incompleta dos parametros da injeção eletronica da Ranger.

Então como sugestão é: Procure a autorizada International Engines.

Abraços

Chefe... me deu uma ótima idéia... conheco a Roberto Diesel que é autorizada.. compro filtros lá...
Levei na Ford da outra vez.. justamente por isso... sei que nem todas oficinas.. mesmo bosch.. tem equipamentos suficientes pra ler esses cornos de bicos siemens.. só a Ford usa eles né...
Valewwww

Edintruder
25/12/2012, 22:50
Por isso não confio nos motores eletrônicos! Na F1000 gastei até hoje 80,00 da regulagem dos 4 bicos e 370,00 na bomba de transferência do tanque para a BI que julguei estar ruim, mas estava muito boa ainda...

Pedro Eduardo Patussi
25/12/2012, 22:50
por acaso vc ja experimentou colocar um filtro a mais no tanque?? e troca tds filtro de combustivel??

pela sua assinatura sua ranger é uma 3.0 correto??

nunca procurei saber...mas a ranger não limita eletronicamente entre 160~~170km/hr??? será q não é isso ?? e vc ta querendo q ela vá até 200km/hr como se fosse uma pickup com bomba injetora??

gmilani
25/12/2012, 23:06
por acaso vc ja experimentou colocar um filtro a mais no tanque?? e troca tds filtro de combustivel??

nunca procurei saber...mas a ranger não limita eletronicamente entre 160~~170km/hr??? será q não é isso ?? e vc ta querendo q ela vá até 200km/hr como se fosse uma pickup com bomba injetora??

Nao sei se ela limita, mas a minha vai até 190 com relativa facilidade em descida, e nem precisa ser uma super descida, 170 é de boa em qq reta vai facil!!! Como so fiz isto umas 4 ou 5 vezes, nao posso afirmar que passa de 190, mas que nao é amarrada... isto nao é!!

ja experimentou colocar s50??? ele limpa muito mais o sistema de injeção!!! tenta nao custa nada, se nao resolver manda BENZÊ!!!

Brincadeiras a parte, uma autorizada MWM deve resolver, tenho a certeza que é coisa facil, alguma "coisinha", mas ainda nao acharam, ja trocou bico, bomba de alta, de baixa, filtros.....qdo vc descobrir vai dar risada!!! mas que é chato estes probleminhas ISTO É SEM DUVIDA!!!

abraço e boa sorte

Artilheiro
26/12/2012, 00:53

Então..os filtros estão em ordem... troco tudo com religiosidade.. tudo original... filtro de combustivel a cada 20 mil km... de ar a cada 10... tudo em ordem...
Então.. ai que está.. ela corta a 190 como o amigo disse no post depois do seu... ela era assim... 180 quase 190 era facil... ai na descida da Imigrantes ( onde tem o mac donalds ).. ela cortava a 190 e ficava cabeçando pra ir mais... ela só ficou assim depois dessa ultima vez que a ford trocou os bicos... só que fico na duvida do que é .. pq antes do cara chegar nos bicos.. ele mexeu em tudo...
Valewww

Artilheiro
26/12/2012, 01:00
Nao sei se ela limita, mas a minha vai até 190 com relativa facilidade em descida, e nem precisa ser uma super descida, 170 é de boa em qq reta vai facil!!! Como so fiz isto umas 4 ou 5 vezes, nao posso afirmar que passa de 190, mas que nao é amarrada... isto nao é!!

ja experimentou colocar s50??? ele limpa muito mais o sistema de injeção!!! tenta nao custa nada, se nao resolver manda BENZÊ!!!

Brincadeiras a parte, uma autorizada MWM deve resolver, tenho a certeza que é coisa facil, alguma "coisinha", mas ainda nao acharam, ja trocou bico, bomba de alta, de baixa, filtros.....qdo vc descobrir vai dar risada!!! mas que é chato estes probleminhas ISTO É SEM DUVIDA!!!

abraço e boa sorte

Chefe... coloquei outro dia ... mas pouco.. nao fui mto com a cara do posto... mas vou fazer este teste ai... já me falaram que existe diesel Podium da Petrobras.. posso tentar esse também...
Agora quanto a benzer.. kkkk tem 1 kilo de sal grosso no carro... kkk e a bicha não vai... no mais é um tesão... tipo se der pro meu pai .. ele diz que sou louco.. que o carro tá otimo... kkk
Tomara que seja nada mesmo.. to quebradooo kk
Valewwww

Imperador!
26/12/2012, 09:14
Sinceramente, não vejo nenhum problema com o amigo.
A questão de ir bem até 3000rpm e depois "perder força" é muito subjetivo e só daria pra saber se é verdade mesmo andando no carro. É possível haver um problema na WG, mas é preciso um scanner pra monitor a pressão. O indicador de pressão do turbo enche todas as barras no computador de bordo?

Outra: ir até 160km/h rapidamente e depois demorar a desenvolver pra mim é normal. A aerodinâmica da Ranger 2010 em diante é bem superior à das quadradinhas, por isso que a do gmilani parece andar mais.

Pequeno jr
26/12/2012, 11:39
Verifica a turbina.

Raposo
26/12/2012, 15:25
É o teu anjo da guarda. Porque andar em pkp a 170 km/h é tentativa de suicídio. E o pior é que, às vezes, vão alguns inocentes junto.

sandersondf
26/12/2012, 16:18
a minha chega em 280km/h, to achando ela meio amarrada :chorandoderir:

mosselin
26/12/2012, 19:05
a minha chega em 280km/h, to achando ela meio amarrada :chorandoderir:

KKKKKKK,c colocar um aerofólio com flaps ,pega até voo.

Artilheiro
26/12/2012, 21:47
Sinceramente, não vejo nenhum problema com o amigo.
A questão de ir bem até 3000rpm e depois "perder força" é muito subjetivo e só daria pra saber se é verdade mesmo andando no carro. É possível haver um problema na WG, mas é preciso um scanner pra monitor a pressão. O indicador de pressão do turbo enche todas as barras no computador de bordo?

Outra: ir até 160km/h rapidamente e depois demorar a desenvolver pra mim é normal. A aerodinâmica da Ranger 2010 em diante é bem superior à das quadradinhas, por isso que a do gmilani parece andar mais.

Chefe... as barras ficam cheias todas mesmo.. parece estar tudo ok.. mas não está..
Mas quanto a ir a 160 e depois demorar.. entendo tb que é normal... estou na 5 ranger .. e essa é a segunda eletronica.. tive outra 2005... mas é isso fora isso... o que acontece é o que digo no relato... depois que foi pra ford e eles trocaram os bicos que voltou assim... foi do dia pra noite.. não é que foi piorando e ficou assim... foi do dia pra noite mesmo...
Esses bicos o próprio cara da Ford comprou não sei onde.. por 830 cada.. pq se fosse pra comprar pela ford era 1200 e pouco cada... mas a garantia é pela ford e a nota fiscal á da ford... estou pensando em por os meu antigos pra ver se muda algo.. só que se eu não levar lá pra ford pra fazer isso ... perco a garantia dos novos... ( pelo menos fui orientado desse jeito )... ai chego lá o cara fala "mas 170 tá bom"... fico fu com isso... amanhã vou descer a imigrantes de novo... vou prestar mais atenção nas barrinhas...
Vc sabe se a bomba tem regulagem ??? um mec da bosch disse que não tem.. digo isso pq pelo jeito que ela passou no controlar e está soltando mto pouca fumaça.. parece bomba fechada...
Vamos nos falando..
Obrigadooo e abraçãooo

gmilani
26/12/2012, 22:02
É o teu anjo da guarda. Porque andar em pkp a 170 km/h é tentativa de suicídio. E o pior é que, às vezes, vão alguns inocentes junto.

Realmente isto nao é velocidade pra pickup NENHUMA, não é seguro nem de longe!!!! Pra min pelo menos gosto de andar 110-120, minha ranger nao aceita 5.a marcha a menos de 100km/h, baixou de 100, é 4.a!!! entao 110-120 é o ideal pra min, me sinto seguro, dá pra parar em caso de emergencia ( ou se bater vai ser a 30-40 por hora). Nao recomendo ninguem a andar a mais de 140 com qq pickup pq NAO VAI PARAR!!!!

Agora aos gozadores de plantao: vc's nunca pisaram em seus veículos??? nunca passaram dos limites "legais"? NUNCA dirigiram alcolizados??? mesmo que só uma latinha de cerveja na cabeça???? Atire a primeira pedra quem NUNCA fez umas bobagens destas!!! Ja devo estar beirando meu 1.o milhao de km e só me envolvi em 1 acidente "grave" com vitima fatal..... foi uma capivara de uns 80kg, que destruiu a frente de um potente gol 1.0 bolinha... só isso!!!
Abraços

Artilheiro
26/12/2012, 22:11
Realmente isto nao é velocidade pra pickup NENHUMA, não é seguro nem de longe!!!! Pra min pelo menos gosto de andar 110-120, minha ranger nao aceita 5.a marcha a menos de 100km/h, baixou de 100, é 4.a!!! entao 110-120 é o ideal pra min, me sinto seguro, dá pra parar em caso de emergencia ( ou se bater vai ser a 30-40 por hora). Nao recomendo ninguem a andar a mais de 140 com qq pickup pq NAO VAI PARAR!!!!

Agora aos gozadores de plantao: vc's nunca pisaram em seus veículos??? nunca passaram dos limites "legais"? NUNCA dirigiram alcolizados??? mesmo que só uma latinha de cerveja na cabeça???? Atire a primeira pedra quem NUNCA fez umas bobagens destas!!! Ja devo estar beirando meu 1.o milhao de km e só me envolvi em 1 acidente "grave" com vitima fatal..... foi uma capivara de uns 80kg, que destruiu a frente de um potente gol 1.0 bolinha... só isso!!!
Abraços

Milani... quando fiz os post já esperava essa reação... por isso nem respondi.. larga pra lá... kkkk
Quem puder dar dicas pra ajudar no problema bele... quem quiser atacar pedras bele tb...
Pra mim tá tudo certo.. quero saber da ranger boa.. já fui ver duas 2010.. ainda não fechei pq só a deles é que vale né... pra pagar o que estão pagando.. fico com ela mesmo..
Valewww

Imperador!
26/12/2012, 22:23
Chefe... as barras ficam cheias todas mesmo.. parece estar tudo ok.. mas não está..
Mas quanto a ir a 160 e depois demorar.. entendo tb que é normal... estou na 5 ranger .. e essa é a segunda eletronica.. tive outra 2005... mas é isso fora isso... o que acontece é o que digo no relato... depois que foi pra ford e eles trocaram os bicos que voltou assim... foi do dia pra noite.. não é que foi piorando e ficou assim... foi do dia pra noite mesmo...
Esses bicos o próprio cara da Ford comprou não sei onde.. por 830 cada.. pq se fosse pra comprar pela ford era 1200 e pouco cada... mas a garantia é pela ford e a nota fiscal á da ford... estou pensando em por os meu antigos pra ver se muda algo.. só que se eu não levar lá pra ford pra fazer isso ... perco a garantia dos novos... ( pelo menos fui orientado desse jeito )... ai chego lá o cara fala "mas 170 tá bom"... fico fu com isso... amanhã vou descer a imigrantes de novo... vou prestar mais atenção nas barrinhas...
Vc sabe se a bomba tem regulagem ??? um mec da bosch disse que não tem.. digo isso pq pelo jeito que ela passou no controlar e está soltando mto pouca fumaça.. parece bomba fechada...
Vamos nos falando..
Obrigadooo e abraçãooo

Sim, pode ser bicos, pode ser desgaste na bomba de alta e consequente baixa pressão no rail. Pode ser algum sensor.
Esse tipo de defeito é muito chato, tem que fazer uma vistoria completa no carro.

Eu começaria mandando tirar os bicos e testando em uma bancada. É possível testar numa oficina séria vários parâmetros como pressão, tamanho do spray etc...

A bomba de alta não tem regulagem, mas possui vários retentores que se desgastam com o passar dos anos. É improvável porque essa bomba é muito durável e confiável.

Eu daria uma olhada no sensor do rail também porque se ele tiver maluquinho também pode influir no desempenho. Confere o T-MAP também.

Qual o estado do filtro de combustível e da peneira do tanque de combustível? Entupição dentro do tanque também pode reduzir a potência em altas velocidades, progredindo até prejudicar em baixas velocidades também...

Artilheiro
26/12/2012, 22:34
Sim, pode ser bicos, pode ser desgaste na bomba de alta e consequente baixa pressão no rail. Pode ser algum sensor.
Esse tipo de defeito é muito chato, tem que fazer uma vistoria completa no carro.

Eu começaria mandando tirar os bicos e testando em uma bancada. É possível testar numa oficina séria vários parâmetros como pressão, tamanho do spray etc...

A bomba de alta não tem regulagem, mas possui vários retentores que se desgastam com o passar dos anos. É improvável porque essa bomba é muito durável e confiável.

Eu daria uma olhada no sensor do rail também porque se ele tiver maluquinho também pode influir no desempenho. Confere o T-MAP também.

Qual o estado do filtro de combustível e da peneira do tanque de combustível? Entupição dentro do tanque também pode reduzir a potência em altas velocidades, progredindo até prejudicar em baixas velocidades também...

O filtro de combustivel está em ordem.. foi colocado na ford e não andei 10.000 ainda... agora a peneira do tanque.. foi tirada em Novembro do ano passado quando foi trocado a bomba.. mas o certo é olhar de novo mesmo..
Esse ano já foi... mas ano que vem .. nos primeiros dias vou atrás disso... não quero trocar o carro... ela está mto boa.. mas pra quem gosta de andar.. isso irrita ... ninguém anda o tempo todo a 180..190.. mas quando precisa. tem que responder..
Obrigado pelas dicas...
Abraçãooo

dsamaz
27/12/2012, 00:02
Eu faria assim (melhor relação probabilidade x custo x benefício):

1. limpar o tanque e trocar a peneira por uma adaptação que os foristas fazem (veja mensagens no forum)
Custo aprox.: R$ 100,00 a R$ 200,00
Benefício: mesmo que o problema não seja aqui, teremos o tanque limpo
Probabilidade: qual ranger 3.0 com mais de 20 a 30.000 km não deu problema com a peneira do tanque? Quando surge o problema de entupimento da peneira do tanque o resultado não é carro fraco?

2. trocar o filtro de combustível
Custo: R$ 100,00
Benefício: mesmo que o problema não seja no filtro, teremos o filtro novo
Probabilidade: temos um dos piores diesel do mundo, a troca a cada 20.000 é utopia da International

3. inspecionar / trocar o filtro de ar
Custo: R$ 50 a R$ 100,00

4. inspecionar a turbina e limpar o intercooler
Custo: R$ 30 a R$ 200,00
Basta soltar a conexão do intercooler e ver se o turbo está soprando e se tem óleo na tubulação
Para limpar o intercooler, caso tenha indícios de óleo, basta inserir bastante gasolina por cima, que ela escorrerá levando a sujeira. Em seguida, forçar ar com compressor para retirar vapores de gasolina.

Se nada disso resolver, pode ser a bomba de transferência do tanque, alguma válvula ou sensor do common rail, turbina doida, diesel ruim.

O filtro de combustivel está em ordem.. foi colocado na ford e não andei 10.000 ainda... agora a peneira do tanque.. foi tirada em Novembro do ano passado quando foi trocado a bomba.. mas o certo é olhar de novo mesmo..
Esse ano já foi... mas ano que vem .. nos primeiros dias vou atrás disso... não quero trocar o carro... ela está mto boa.. mas pra quem gosta de andar.. isso irrita ... ninguém anda o tempo todo a 180..190.. mas quando precisa. tem que responder..
Obrigado pelas dicas...
Abraçãooo

Alemao94
27/12/2012, 00:39
Cara vocês estão loucos, não se poe 170 em pickup a diesel! Diesel eh motor pra força e torque não é carro de corrida!
Fazer motor diesel cortar giro eh coisa pra retardado! FILTRO DE COMBUSTIVEL NAO PODE PASSAR DE 10.000KM se tiver tanque de comb de LATA principalmente! tenho uma Frontier 2004 com 310.000 Km, é uma beleza de tao boa! da surra na arrancada em quanquer carro 2.0. motor com bomba mecânica MWM 2.8 TDI. so foi feita troca dos bicos com 270mil pq so chato e queria que ficasse perfeito.
Mas n tinha prob nenhum a camioneta. E foi revisada e regulada bomba e trocados reparos.
---->>>>>> FASSA ORÇAMENTO EM (NO MINIMO) 3 MECANICOS ANTES DE MEXER NO SEU CARRO E GASTAR R$:10.000.
TROQUE TODOS OS FILTROS E OLEO EM 10.000KM, AGUA RADIADOR, OLEOS CAIXA E DIF, ETC NO PERIODO CERTO QUE NUNCA VAI DAR PROBLEMA!
ABRAÇO A TODOS E FELIZ ANO NOVO!

Artilheiro
27/12/2012, 00:47
Eu faria assim (melhor relação probabilidade x custo x benefício):

1. limpar o tanque e trocar a peneira por uma adaptação que os foristas fazem (veja mensagens no forum)
Custo aprox.: R$ 100,00 a R$ 200,00
Benefício: mesmo que o problema não seja aqui, teremos o tanque limpo
Probabilidade: qual ranger 3.0 com mais de 20 a 30.000 km não deu problema com a peneira do tanque? Quando surge o problema de entupimento da peneira do tanque o resultado não é carro fraco?

2. trocar o filtro de combustível
Custo: R$ 100,00
Benefício: mesmo que o problema não seja no filtro, teremos o filtro novo
Probabilidade: temos um dos piores diesel do mundo, a troca a cada 20.000 é utopia da International

3. inspecionar / trocar o filtro de ar
Custo: R$ 50 a R$ 100,00

4. inspecionar a turbina e limpar o intercooler
Custo: R$ 30 a R$ 200,00
Basta soltar a conexão do intercooler e ver se o turbo está soprando e se tem óleo na tubulação
Para limpar o intercooler, caso tenha indícios de óleo, basta inserir bastante gasolina por cima, que ela escorrerá levando a sujeira. Em seguida, forçar ar com compressor para retirar vapores de gasolina.

Se nada disso resolver, pode ser a bomba de transferência do tanque, alguma válvula ou sensor do common rail, turbina doida, diesel ruim.

Chefe... acredita que hj ela quebrou o cabo de aço do freio de mão... amanhã cedo vou comprar.. e vou aproveitar pra comprar os filtros mesmo... pra quem já gastou 12 conto né... não que o dinheiro está sobrando.. mas não é isso que vai matar mesmo.. vou fazer essa limpeza do intercooler mesmo.... e minha turbina por fora está melada de oleo.. aquele oleo que vem do respiro de cima do motor e que é jogado no duto do ar.. mas meu mec aqui é de carro a gasola.. turbina ele não olha... vou procurar pra ver como troca essa peneira do tanque...
Valewww as dicassss... de um jeito ou de outro.. tem que andar...
Valewww

Imperador!
27/12/2012, 07:49
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/42971-fazendo-manutencao-do-tanque-da-ranger.html

papa
27/12/2012, 10:07
Artilheiro já que vç gosta de afundar o pé numa caminhonete, o que não é recomendavel até 140 tudo normal mas acima disto é muito perigoso em vista da configuração da viatura da suspensão e estabilidade enfim cada cabeça uma sentença, eu lhe aconselho a reprogramar ou chipar, se chipar ela continua cortando lá pelo 170 se reprogramar pode ser feito uma mascara para não cortar ai vai da sua cabeça em ter a possibilade de gastar mais uns 15 paus se fundir a máquina enfim para mais potencia só mexendo na eletronica que comanda bomba injeção e os parametros do sistema, quanto a tirar e colocar bico vç perde a garantia, não é melhor compar um Audi para ir além dos 200 com mais segurança porque onde vç bota 160 200 não precisa de caminhonete

NGDaniel
27/12/2012, 18:59
Olha, eu continuo batendo na tecla de que essa viatura está normal ou então a minha sempre teve defeito e eu rodei com ela quase 4 anos com problema e nem percebi.. pq das poucas vezes que fui a tanto, até 160km/h era um tiro, depois a própria aerodinamica da viatura já não ajudava..

Um bom teste é fazer uma subida longa.. se não mantiver a velocidade com o pé la em baixo ou baixar muito, realmente está com problema, senão eu se fosse vc relaxava..

mas.. cada cabeça é uma sentença..

Imperador!
27/12/2012, 19:28
Olha, eu continuo batendo na tecla de que essa viatura está normal ou então a minha sempre teve defeito e eu rodei com ela quase 4 anos com problema e nem percebi.. pq das poucas vezes que fui a tanto, até 160km/h era um tiro, depois a própria aerodinamica da viatura já não ajudava..

Um bom teste é fazer uma subida longa.. se não mantiver a velocidade com o pé la em baixo ou baixar muito, realmente está com problema, senão eu se fosse vc relaxava..

mas.. cada cabeça é uma sentença..

X2! Eu ainda passei uma lista de possíveis itens que estão (ou poderiam estar) afetando o desempenho por desencargo de consciência, mas eu acho que o desempenho é isso mesmo...

Reprogramar vai acabar saindo muito mais barato que sair procurando esse defeito (se é que ele existe...)

Artilheiro
27/12/2012, 20:12
Galera...valeuu as dicas... mas hj estava meio que moscando.. fui ver uma 2010 e bati o martelo.. pagou razoavel na minha e fechei com ele... e sinceramente fiquei desgostoso demais com o carro..
Daniel... entendo o que diz.. cada carro é um mesmo... mas a minha sempre andou... peguei ela com 57mil kms 3 anos atrás... e sempre que precisei ela estava ali..
Entendo quando dizem da velocidade... e concordo em genero numero e grau... mas sempre tem uns casos estranhos...
Quem conhece a imigrantes aqui em São Paulo.. sabe o que estou dizendo.. não que seja uma pista de corrida ou algo assim... mas é um tapete... quando disse do ser empurrado por prima.. foi isso mesmo... ando sempre uns 130 140.. de boa.. ai como sei que estou acima da lei... nao dou farol e nem ligo seta na esquerda... ( tb nao gosto de levar kk )... e como é uma rodovia de 4 faixas.. corto pela direita ( lá vem .. mais pedras.. kkk tudo bem.. podem jogar )... ai tentei cortar ele 3 vezes e ele acelerava pra eu nao passar... olhei pro carro.. tinha 2 caras rindo... ai coloquei 4 e deixei ele moscar... assim que deu passei ele... ai ele grudou.. e eu fui puxando... ai chega uma hora que a camionete nao vai mais... ai vc tem que abrir...
Sei que vão me matar ... que era racha ... etc etc etc... mas cada um cada um... fico fu. com isso... não é que vou andar o tempo todo a 180 ou 190... mas quando precisa tem que responder...
E na boa... pq ranger de 200 cv... pq hilux de 171... frontier .. etc... pra andar a 140.. as primeiras l200 quadradinhas.. que nao tinham freio e nem esterçavam ... andava... ( calma .. sem brigas kkk ) .. era só manter... a ranger ficava 2.5 até hj e estava tudo certo..
Confesso que gosto de andar... por isso troquei a meriva da minha mae .. por um golf tiptronic 2.0... kkk pior que com essa merda não sinto segurança... kkkk parece estar sentado no chão...

Abraçãoooo pra todos... vamos de Ranger... + 1 .. a sexta..

Costalonga
27/12/2012, 20:14
Eu não tenho uma Ranger, mas já viajei com 2 uma 2005 e uma 2008, todas duas andando bem demais.
A 2008 tinha um gráfico da turbina no painel, eu sempre trabalhava com ele acima do meio, assim ela ia costurando serra com muita facilidade.
E velocidade não era problema, cheguei bem perto de 180km/h, e ela tava usando os BF AT 265/75 16.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Artilheiro
27/12/2012, 20:15
Imperador... valewww pelo link... procurei ontem pra caramba e não achei...

Costalonga... isso que digo.. quando precisa tem que estar lá..
Na internet tem vários videos de ranger cortando a 190...

Valewww

Costalonga
28/12/2012, 08:18
Artilheiro vamos com calma.
Um motor Diesel é pra ter força onde um ciclo otto [gasolina] não tem.
Aqui em casa são dois carros, um Fox 1.6 e uma Pajero Full 3.2.
Na baixada se eu estiver sem pena dificilmente a Full passa pelo Fox, porque ele dá 180km/h em vários lugares e como é manual tem uma resposta mais rápida.
Porém em qualquer subida eu vo perder velocidade e a Full não, e ai que vem o interessante, não é andar a altas velocidades pra passar um e outro, e sim ter força onde outros não tem.

Quantas vezes fui passado por carro 1.0 viajando com a Full, o cara vem mandando acima de 150km/h e eu mantendo 110~120km/h, me passa na boa, ai depois nas terceiras faixas ou em serra eu passo e vo embora, enquanto ele fica atras de um monte de carreta.
Essa é a vantagem da sua caminhonete, e de outras.
Você citou a Hilux com 171, a Ranger com 200cv, ai pega qualquer uma dessas caminhonetes e viaja em pista simples onde tenha serra e baixadas, e manda alguém ir no Golf da sua mãe, ai tu vai ver quem vai passar raiva na hora de ultrapassar.
O Golf tem 17kg de torque, enquanto a Ranger tem 48kg, sutil a diferença não?

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Artilheiro
28/12/2012, 08:55
Chefeee... Bom Diaaa...
Com certezaaaa... mas o quê quero dizer e acho que você concorda é o seguinte.. se o carro vai a 190 ( pelo menos a minha ia ).. ele tem que ir a 190... agora não se pode depois de trocar bicos.. o carro não ir mais...
Mas você tá 1000% certo.. 1 vez por ano viajo 1500km pra Goias... tenho um amigo que tem fazenda lá e sempre fomos nos carros dele... Já fui com todas... Hilux.. Triton... Full.. e até Range Rover... pra andar igual a Full e a Rover.. to pra ver igual... a Full não limita em 190.. esse carro é demaisssss.... a Rover era Diesel 6cc... mas 190 ela corta.. e ainda tem mais de meio motor pra subir...
Você tem meu sonho de consumo... kkkk um dia chego lá...
Valewwww Abraçãoo

Pedro Eduardo Patussi
28/12/2012, 09:03
só não entendi uma coisa...pra q então pegou outra ranger com o msm motor 3.0?? pra qnd "trocar" os bicos novamente...trocar de viatura?? uhaHUAHUAHUAHUAHUAUHAHUA

era melhor tu te dado ela de entrada num camaro... =X...ou num dodge Ram...ai sim vc poderia vuar tranquilo sem se preocupar com o desempenho hehe

papa
28/12/2012, 09:49
Rapaz range-rover se não me engano é v-6 com mais de 220 cv não tem pra nois caminhoneteiros só que custa 3x a caminhonete enfim esta conversa ta longa demais pega esta sua nova ranger e faz uma reprogramação e procura um bom mecanico que vç vai ficar mais feliz e por falar e feliz feliz ano novo e prosperidade para toda a comunidade.

Magno 4x2 sim
28/12/2012, 10:20
ola, quero tirar algumas dúvidas tmb,se poderem me ajudar ok.
Tenho uma ranger 2005 diesel 3.0 eletronica tubo. minha primeira diesel. o fato é,acho ela meio fraca por ser 3.0 turbo, o KM dela é 178mil +/- tudo ok. qdo tenho que sair em um morro até mesmo baixo tenho que colocar giro a cima de 2.500 pra sair e sai meia chocha rsrs. e em serras tipo a que pego sempre a serra de Petropolis Rio de Janeiro, vejo carros 1.4, até uno mili me cortando, aí fico meio bravo com ela rsrs caraca afinal tenho uma turbo 3.0 e mais a élece de resfriamento (ventoinha) é travada então ela gira como um avião, em fim, será bico sujo? bomba de combustivel? turbina ? e só obs. ela não fumaça nem amarelado e nem preto,nem branquiçada, é minha primerira ranger e diesel. ajuda aí na boa, ok abçs desde ja obgdo pela ajuda. não sou baludo como o amigo ai em cima pra gastar, rsrs(bricaderinha) quero ir no mec. ja na certa pra eles não me inrolar. abçs

NGDaniel
28/12/2012, 20:54
Primeira coisa, a ventuinha travada ja lhe tira ai uns cavalinhos da sua viatura, se tiver com ar ligado então, é normal ela ficar xoxa, esse era meu principal aborrecimento com a ranger..

Arrume essa ventuinha que vc ainda está correndo o risco disso travar e quebrar mais coisas, com um preju bem alto..

Magno 4x2 sim
28/12/2012, 21:45
Blz.. Vou fazer isso, so o seguinte; naõ sei se compro uma nova (ventoinha viscosa) ou se mando arrumar essa, ela um vez destravou sozinha e depois de 3 dias travou de novo, então penso que não ta difício de arrumar essa.

Artilheiro
28/12/2012, 22:17
Blz.. Vou fazer isso, so o seguinte; naõ sei se compro uma nova (ventoinha viscosa) ou se mando arrumar essa, ela um vez destravou sozinha e depois de 3 dias travou de novo, então penso que não ta difício de arrumar essa.

Chefe... esquece arrumar isso... acho que nem dá conserto... é o acoplamento viscoso.. Comprei na Ford por 500 e poucos reais... com desconto de 30% pra cnpj.... compra zero e coloca... até consumo vai melhorar... primeiro troca isso.. depois vai atrás do real problema ... primeiro o carro tem que estar em perfeitas condições pra depois vc pode ver outra coisa...
Depois segue o mesmo roteiro que passaram pra mim... filtros.. intercooler.. etc..

Artilheiro
28/12/2012, 22:29
Galera... obrigado a todos pela ajuda... longe de mim querer criar discordia.. mas por isso coloquei no topico "quase vendendo"... pq estava mto insatisfeito com o carro.. e em pouco mais de 1 ano.. foram quase 12 pilas pra cucuia... e longe de mim ser "baludo" como o amigo disse ( relaxx só comentando ) ... é tudo no Visa em trocentas vezes e vai se pagando...
Como estes 3 dias estava de folga.. fui dar uma andada em São Paulo pra ver o que tinha... achei uma xlt 2010 com 53 kms... com carimbo de revisões de 10 em 10 mil no manual.. tudo bonitinho... a minha estava 57 de tabela.. e o cara mandou 48 nela... só que comprei em janeiro de 2010 por 56... ai não tinha como perder... nas outras duas lojas que fui... me mandaram 39 e 40... por isso troquei.. e como da primeira vez que comprei... no carnê.. kkkk não estou aqui chorando nem me justificando... mas agradeço a todos que ajudaram...
Agora quanto a Ranger Rover.. é demais mesmo... está longe da gente... pra mim pelo menos mtoooo longe... mas pra quem tem Full.. não está tão longe não... e como digo.. "Quem tem amigo.. não morre pagão"... kkkk
Feliz 2013 a todos... Muita Saúde e Sorte... o resto.. com Visa e nome limpo a gente consegue !!!
Valewwww

Magno 4x2 sim
29/12/2012, 11:50
Po alguem sabe me dizer se adaptação de ventuinha eletrica (como ja postado aki) fica aprovado mesmo, funciona legal? to pensando fazer na minha viatura Ranger xl 3.0 max. eletronica 2005.
vale apena?

Daniel.Shimomoto
29/12/2012, 21:22
Po alguem sabe me dizer se adaptação de ventuinha eletrica (como ja postado aki) fica aprovado mesmo, funciona legal? to pensando fazer na minha viatura Ranger xl 3.0 max. eletronica 2005.
vale apena?

É viavel sim a ventoinha elétrica mas ela só serve para resfriar o condensador do ar condicionado para que o sistema não trabalhe em temperatura excessiva (e pressão, por consequencia)

Já vi sim e foi orçado fazer na que eu tive. Mas troquei a Ranger na F e a F não precisa disso.

Estive em Porto Seguro recentemente e vi Rangers diesel rodando com ventoinha eletrica para que o ar condicionado permaneça funcionando mesmo em marcha lenta.

Abraços

Artilheiro
29/12/2012, 21:32
Magno, só por curiosidade.. pq anda pensando em por elétrica ???
Esse sistema de acoplamento viscoso é muito bom... e cumpre bem seu papel..
Nunca ouvi falar de Ranger que não dá conta.. Não conheço sua cidade.. mas é tão quente assim ??
E quanto ao ar... to pra ver ar bom igual da Ranger... nunca tive problema... tem que andar de blusa no carro.. kk
Digo isso.. pq ando em São Paulo.. em dias mtooo quentes... chego e pegar 1:30 a 2h de transito pesado.. praticamente parado.. e nunca tive problemas... nem com aquecimento do motor.. nem com perda de eficiência do ar...
Agora se o acoplamento não funcionar.. além do motor.. o ar tende a dar problema tb... a pressão fica alta demais.. compromete todo sistema.. compressor.. condensador... rolamentos.. etc...
Tira o escorpião do bolso e compra uma novaaaaa... kkk

Valewwww Abraçãooo

NGDaniel
30/12/2012, 07:13
A ventuinha eletrica é para o AC.. fica bom se o seu ac não tá gelando legal, mas não serve para mais nada...

Imperador!
30/12/2012, 09:47
Ventoinha elétrica para auxiliar o AC da Ranger?
Desncessário... se ela não tá gelando ao meio-dia em engarrafamento tem algum problema no AC do seu carro.

Na minha aqui, mesmo no calor desértico de Fortaleza, no máximo eu fecho a recirculação de ar do AC que resolve tudo. Ventoinha elétrica é paliativo para evitar procurar outro problema.

Estive em Porto Seguro recentemente e vi Rangers diesel rodando com ventoinha eletrica para que o ar condicionado permaneça funcionando mesmo em marcha lenta.

Como eu disse, se estão precisando disso pro AC gelar em marcha lenta, tem alguma coisa errada...

Artilheiro
30/12/2012, 13:02
Imperador... assino embaixo 1000%... o ar da Ranger é mtoooo bom...
O projeto é muito bem feito... se está precisando de ventuinha extra.. é problema com ar com certeza...
O das 2 minha gelam demais... o da 97 como a cabine é pequena ... se deixar no max.. vira freezer .. kkkkkk
Valewwww

Daniel.Shimomoto
30/12/2012, 15:57
Ventoinha elétrica para auxiliar o AC da Ranger?
Desncessário... se ela não tá gelando ao meio-dia em engarrafamento tem algum problema no AC do seu carro.

Na minha aqui, mesmo no calor desértico de Fortaleza, no máximo eu fecho a recirculação de ar do AC que resolve tudo. Ventoinha elétrica é paliativo para evitar procurar outro problema.

Como eu disse, se estão precisando disso pro AC gelar em marcha lenta, tem alguma coisa errada...

O ar da Ranger é espetacular, gelado pra caramba e capaz de fazer a pessoa sentir frio dentro do carro, mesmo estando insuportavelmente quente do lado de fora, mas infelizmente ele perde a eficiencia sim no transito parado, em dias muito quentes, estando o motor em marcha lenta.

A minha não gelava igualmente se estivesse parada ou em movimento e isso é uma caracteristica do projeto. Tanto assim que a S-10 tem uma ventoinha eletrica dedicada apenas ao ar condicionado.

Se quiserem testar deixem o motor funcionando em marcha lenta com o ar ligado em um dia bem quente e com o motor bem quente. A rotação do ventilador do motor, mesmo com o acoplamento viscoso "acoplado" na marcha lenta não promove um fluxo de ar suficiente para resfriar o gás no condensador. Se não estou errado, a L-200 Sport não tinha ventoinha dianteira eletrica e era uma enxurrada de reclamações sobre o Ar condicionado das L-200 até que a Mit resolveu adotar como solução de fabrica a ventoinha eletrica na frente do condensador.

Abraços!!!

PS: Minha Ranger 2006 eu peguei zero km e o ar dela sempre foi mediocre com o transito parado, precisando manter ela acelerada (estando o ventilador acoplado) para ele gelar e fucnionar a contento.

Imperador!
30/12/2012, 17:16
Daniel, pois o ar da minha é espetacular em qualquer condição.
Hoje mesmo, tava marcando 35ºC de muito sol aqui em Fortaleza 13h da tarde...

Magno 4x2 sim
30/12/2012, 17:53
Galera brigado pelas resposta , mas meu ar é gelo.. digo ventuinha eletrica, pra resfriamentos do motor msm, a minha ventuinha viscosa ta travada, pensei ao inves de trocar , substituir pra eletrica. ja vi muitas postagem com viaturas com ventuinha viscosa com defeito só isso rsrsrs. valeuuuu

Daniel.Shimomoto
30/12/2012, 20:09
Daniel, pois o ar da minha é espetacular em qualquer condição.
Hoje mesmo, tava marcando 35ºC de muito sol aqui em Fortaleza 13h da tarde...

Cesar;

O problema não é o ar condicionado. É o fluxo de ar que passa pelo condensador em condições de transito, quando tudo em volta está quente e não circula ar no condensador.

Abs!!!

NGDaniel
30/12/2012, 22:38
O ar da Ranger é espetacular, gelado pra caramba e capaz de fazer a pessoa sentir frio dentro do carro, mesmo estando insuportavelmente quente do lado de fora, mas infelizmente ele perde a eficiencia sim no transito parado, em dias muito quentes, estando o motor em marcha lenta.

A minha não gelava igualmente se estivesse parada ou em movimento e isso é uma caracteristica do projeto. Tanto assim que a S-10 tem uma ventoinha eletrica dedicada apenas ao ar condicionado.

Se quiserem testar deixem o motor funcionando em marcha lenta com o ar ligado em um dia bem quente e com o motor bem quente. A rotação do ventilador do motor, mesmo com o acoplamento viscoso "acoplado" na marcha lenta não promove um fluxo de ar suficiente para resfriar o gás no condensador. Se não estou errado, a L-200 Sport não tinha ventoinha dianteira eletrica e era uma enxurrada de reclamações sobre o Ar condicionado das L-200 até que a Mit resolveu adotar como solução de fabrica a ventoinha eletrica na frente do condensador.

Abraços!!!

PS: Minha Ranger 2006 eu peguei zero km e o ar dela sempre foi mediocre com o transito parado, precisando manter ela acelerada (estando o ventilador acoplado) para ele gelar e fucnionar a contento.

x2.. Por isso pus na minha, mas, no meu caso, acabou virando um paliativo para o compressor que ja estava indo pro saco.. durou mais dois anos com a ventuinha...

Imperador!
31/12/2012, 08:37
Cesar;

O problema não é o ar condicionado. É o fluxo de ar que passa pelo condensador em condições de transito, quando tudo em volta está quente e não circula ar no condensador.

Abs!!!

A minha então deve ter alguma coisa "errada", porque não precisa de nada disso...
Mas é uma dica válida no caso do NGDaniel acima, mas se o sistema está 100%, ainda considero desnecessário, mesmo em congestionamento.

Abraço!

Danilo Garcia
18/01/2018, 10:28
desculpe a ignorancia, mas o condensador ja nao possui um ventilador eletrico Siemens? Pergunto pois qdo fui fazer a limpeza do condensador, a primeira peça que tenho que tirar para dar acesso é o ventilador eletrico que fica do lado esquerdo do cofre do motor colado na parede da cabine.
Minha ranger é 2009

RicardoFLN
18/01/2018, 10:46
desculpe a ignorancia, mas o condensador ja nao possui um ventilador eletrico Siemens? Pergunto pois qdo fui fazer a limpeza do condensador, a primeira peça que tenho que tirar para dar acesso é o ventilador eletrico que fica do lado esquerdo do cofre do motor colado na parede da cabine.
Minha ranger é 2009

Danilo, acho que o ventilador que te referes é o do evaporador, onde o ar passa e é esfriado, entrando assim na cabine. As postagens anteriores se referem ao condensador, que fica na frente do veículo, e que recebe pouco ar quando o veículo está parado, não fazendo a troca de calor de forma eficiente. Por isso da instalação de uma ventoinha elétrica extra em frente ao veículo.

Sds.

Danilo Garcia
18/01/2018, 14:58
Danilo, acho que o ventilador que te referes é o do evaporador, onde o ar passa e é esfriado, entrando assim na cabine. As postagens anteriores se referem ao condensador, que fica na frente do veículo, e que recebe pouco ar quando o veículo está parado, não fazendo a troca de calor de forma eficiente. Por isso da instalação de uma ventoinha elétrica extra em frente ao veículo.

Sds.

Escrevi o posto com medo de estar falando besteira, e falei!
Obrigado pelo esclarecimento Ricardo!

A principio estou em FLN!
Abs amigo