Ver Versão Completa : Retifica de motor 14b
Gugu-Mairipa
23/12/2012, 21:36
Boa noite.
Alguém sabe me dizer quanto gasto mais ou menos para fazer a retifica de um 14b completo? Ou se vale a pena colocar um om-364?
aguinel martins
23/12/2012, 22:56
amigo também estou cotando preço pr retificar 2 motores uma retifica me passou esses orçamentos não poço garantir a qualidade deles mas segue os orçamentos Retifica, alinhamento e polimento do eixo virabrequim. - Retifica, embuchamento e alinhamento das bielas do motor.
- Retifca e brunimento dos cilindros do motor e alinhamento dos mancais do bloco.
- Teste de trincas, plaina, retifica das valvúlas e sedes, troca dos guias de valvúlas e dos retentores e regulagem do cabeçote.
- Balanceamento do volante do motor.
Peças de reposição:
-Jogo de Pistões.
-Jogo de Anéis.
-Jogo de Bronzinas de mancais.
-Jogo de Bronzinas de Bielas.
-Jogo de Bronzinas Laterais de encosto.
-Bomba de oleo.
-Filtro de oleo.
-Oleo do motor.
-Jogo de juntas completo com todos retentores.
-Correia do alternador.
-Troca de todos os selos do motor.
-Serviço de descarbonização total das peças.
-Pintura do motor.
Valores, condições para pagamentos, garantia, revisões e prazo de entrega dos serviços.
1º Orçamento Toyota Bandeirantes ano 1985, motor OM 314, 608.
Valor de R$5.600,00.
A vista descontos de 5%, valor de R$5.320,00.
Pagamentos com cheque em até 4x sem juros, sendo R$2.240,00- Entrada, restante de R$1.120,00 30 / 60 / 90 dias.
Pagamentos nos cartões em até 10x também sem juros de R$560,00.
2º Orçamento Toyota Bandeirantes ano 1998, motor 3.0 Hilux.
Valor de R$6.800,00.
Avista desconto de 5%, valor de R$6.460,00.
Pagamentos com cheque em até 4x sem juros, sendo R$2.720,00-entrada, restante de R$1.360,00 30/ 60/ 90 dias.
Pagamentos com cartões em até 10x sem juros de R$680,00.
Este serviço tem garantia de 10 meses ou 20.000km, com direito á 02 revisões gratuitas.
Prazo de entrega desse serviço é de aproximadamente 08/10 dias, cada serviço.
Venha conhecer a nossa retifica, o nosso trabalho, pois estamos ha mais de 20 anos retificando motores.
Hum...
Eu ainda acrescentaria:
- bomba de água nova
- valvula termostática nova
- sensor de temperatura novo
- sensor de pressão de óleo novo
- limpeza do radiador
- fluido do radiador
- filtro de combustível
- filtro de ar
- revisão dos bicos e bomba injetora
- limpeza do tanque de combustível
- revisão do alternador e motor de partida
No 14B vale a pena checar as engrenagens do comando. Aliás, o motor é DIFERENTE do 3.0 da Hilux (5L).
Essa cotação tem como base peças originais ou paralelas?
Fiz um 14B há algum tempo e gastei mais... mas fiz tudo. E já montamos turbinado.
Tem fotos dele no tópico da Camper.
Abraços,
14b fundi? num ouvi falar... tenho uma porrada de 710 com 364.. é bom mas nao troco um 14b por nada..(talvez um x10,tbm tenho um monte..)
pintura do motor? adoro meus 14b com a etiquetona da mwm...
Para fazer um serviço completo de 1a, acredito que vá gastar uns 9K. Não trocaria por um 364, até pq vc vai pegar um motor usado sem conhecer o histórico.
Carlo Pecca
24/12/2012, 13:51
Aproveitando o gancho:
Para um MB_364 básico aspirado sairia por quanto?
A sim, Colocando um turbo também nesse 364?
Pessoal preço estimado, OK?
Para retificar, talvez uns 2K a menos. Para turbinar sem intercoooler e colocando escapamento de 2,5", 3K, tanto o 364, quanto o 14b.
jipeirodesdepequeno
24/12/2012, 14:17
14b fundi? num ouvi falar... tenho uma porrada de 710 com 364.. é bom mas nao troco um 14b por nada..(talvez um x10,tbm tenho um monte..)
Tb acho, 14b sempre!!
Gugu-Mairipa
26/12/2012, 23:01
amigo também estou cotando preço pr retificar 2 motores uma retifica me passou esses orçamentos não poço garantir a qualidade deles mas segue os orçamentos Retifica, alinhamento e polimento do eixo virabrequim. - Retifica, embuchamento e alinhamento das bielas do motor.
- Retifca e brunimento dos cilindros do motor e alinhamento dos mancais do bloco.
- Teste de trincas, plaina, retifica das valvúlas e sedes, troca dos guias de valvúlas e dos retentores e regulagem do cabeçote.
- Balanceamento do volante do motor.
Peças de reposição:
-Jogo de Pistões.
-Jogo de Anéis.
-Jogo de Bronzinas de mancais.
-Jogo de Bronzinas de Bielas.
-Jogo de Bronzinas Laterais de encosto.
-Bomba de oleo.
-Filtro de oleo.
-Oleo do motor.
-Jogo de juntas completo com todos retentores.
-Correia do alternador.
-Troca de todos os selos do motor.
-Serviço de descarbonização total das peças.
-Pintura do motor.
Valores, condições para pagamentos, garantia, revisões e prazo de entrega dos serviços.
1º Orçamento Toyota Bandeirantes ano 1985, motor OM 314, 608.
Valor de R$5.600,00.
A vista descontos de 5%, valor de R$5.320,00.
Pagamentos com cheque em até 4x sem juros, sendo R$2.240,00- Entrada, restante de R$1.120,00 30 / 60 / 90 dias.
Pagamentos nos cartões em até 10x também sem juros de R$560,00.
2º Orçamento Toyota Bandeirantes ano 1998, motor 3.0 Hilux.
Valor de R$6.800,00.
Avista desconto de 5%, valor de R$6.460,00.
Pagamentos com cheque em até 4x sem juros, sendo R$2.720,00-entrada, restante de R$1.360,00 30/ 60/ 90 dias.
Pagamentos com cartões em até 10x sem juros de R$680,00.
Este serviço tem garantia de 10 meses ou 20.000km, com direito á 02 revisões gratuitas.
Prazo de entrega desse serviço é de aproximadamente 08/10 dias, cada serviço.
Venha conhecer a nossa retifica, o nosso trabalho, pois estamos ha mais de 20 anos retificando motores.
Sua toy 98 é motor de hilux 3.0??? não perdeu muita força??
:screwy:o motor 14b 3,7 da bandeirante NÂO é o mesmo da hilux, somente a parte de injeçao e filtros que sao o mesmo da hilux 2,8..
junior888
27/12/2012, 09:29
que mania que o pessoal tem de dizer que o 14b é o mesmo motor da hilux :parede:
junior888
27/12/2012, 09:30
ah, só pra dar uma animada no tópico... OM364 sempre :odedo:
aguinel martins
27/12/2012, 19:22
Patrão eu não intendo quase nada de band acadei de comprar 3 sendo 2 com motor 14b que estou vendendo no estado e outro 85 que devo ficar esse lance que o motor não é o mesmo da hilux eu nem imaginava o próprio dono da retifica que fez o orçamento falou q era ai já viu eu já ESTAVA acreditando q o 14b era o mesmo da hilux
Patrão eu não intendo quase nada de band acadei de comprar 3 sendo 2 com motor 14b que estou vendendo no estado e outro 85 que devo ficar esse lance que o motor não é o mesmo da hilux eu nem imaginava o próprio dono da retifica que fez o orçamento falou q era ai já viu eu já ESTAVA acreditando q o 14b era o mesmo da hilux
se o dono da retifica falou essa bobagem...não da pra esperar muita coisa dessa retifica...
jipeirodesdepequeno
27/12/2012, 21:19
se o dono da retifica falou essa bobagem...não da pra esperar muita coisa dessa retifica...
Tb acho... dono de retífica que nao sabe identificar um motor correto não da pra esperar muita coisa...
Eu já tive praticamente todos os tipos de carros e motorizações existentes no Brasil. Posso afimar com absoluta certeza que o melhor de tudo que já conheci é o 14 B. Fazem 4 anos q meu irmão comprou uma band pick up com o diagnostico que o motor 14b dele tava ruim. Fumando, melando oleo pela descarga...sabe o que ele fez? nada. roda todo dia com pesado com a pick up fazendo entrega até hoje...já rodou quase 100.000 com ela assim. Só vai completando o lubrificante que chega a pingar pela descarga. Já a minha em 3 anos rodando 2000Km mensais nunca precisei fazer nada em 3 anos, ta melhor que muito motorzinho 2013 por aí...
Eu já tive praticamente todos os tipos de carros e motorizações existentes no Brasil. Posso afimar com absoluta certeza que o melhor de tudo que já conheci é o 14 B. Fazem 4 anos q meu irmão comprou uma band pick up com o diagnostico que o motor 14b dele tava ruim. Fumando, melando oleo pela descarga...sabe o que ele fez? nada. roda todo dia com pesado com a pick up fazendo entrega até hoje...já rodou quase 100.000 com ela assim. Só vai completando o lubrificante que chega a pingar pela descarga. Já a minha em 3 anos rodando 2000Km mensais nunca precisei fazer nada em 3 anos, ta melhor que muito motorzinho 2013 por aí...
srrsrs rodei 17.200 km com meu jipe não baixou 1 pingo de oleo, isso pq cheguei a rodar em altitudes de 4900 mts, e não tenho a minima ideia da kilometragem com certeza uns 300k km .. o outro jipe tinha ficado 5 anos parado troquei o oleo e dei partida pegou na primeira.. a picape 2001 tinha ficado mais de 4 anos debaixo de uma arvore sem embreagem botei a embreagem e dei partida na primeira tbm pegou (essa nem troquei o oleo nem o diesel, ideia de idiota) lavei e descobri que tava com apenas 60000 km cheira a nova ainda ta la guardada meu tio leva minha avo 1 vez por semana na igreja chama muito a atençao de tao nova..
srrsrs rodei 17.200 km com meu jipe não baixou 1 pingo de oleo, isso pq cheguei a rodar em altitudes de 4900 mts, e não tenho a minima ideia da kilometragem com certeza uns 300k km .. o outro jipe tinha ficado 5 anos parado troquei o oleo e dei partida pegou na primeira.. a picape 2001 tinha ficado mais de 4 anos debaixo de uma arvore sem embreagem botei a embreagem e dei partida na primeira tbm pegou (essa nem troquei o oleo nem o diesel, ideia de idiota) lavei e descobri que tava com apenas 60000 km cheira a nova ainda ta la guardada meu tio leva minha avo 1 vez por semana na igreja chama muito a atençao de tao nova..
A minha Band 97 14B, faz um ano que meu mecânico disse que era bom eu fazer a bomba, pois se eu achava que o carro estava bom é porque eu ainda não sabia o que era um 14b funcionando certinho que eu iria me surpreender. Na minha opinião o carro está ótimo, anda bem faz 9,8km/l na cidade e chega a 120km na estrada, mas ele me disse que um 14b anda mais que isso sem alterações no consumo e esforço do motor, basta uma bomba em perfeitas condições. Agora em relação ao motor eu perguntei se está na hora de fazer, pois já deve ter uns 300000km, aí a resposta dele foi uma risada e disse: tá de sacanagem né? volta aqui em 2016. Certamente levo em conta que realizo todas as manutenções no tempo certo, óleo, filtros, só coloco diesel s-10, max diesel, aditivo no radiador etc.
mecamaniaco
07/05/2013, 08:03
A minha Band 97 14B, faz um ano que meu mecânico disse que era bom eu fazer a bomba, pois se eu achava que o carro estava bom é porque eu ainda não sabia o que era um 14b funcionando certinho que eu iria me surpreender. Na minha opinião o carro está ótimo, anda bem faz 9,8km/l na cidade e chega a 120km na estrada, mas ele me disse que um 14b anda mais que isso sem alterações no consumo e esforço do motor, basta uma bomba em perfeitas condições. Agora em relação ao motor eu perguntei se está na hora de fazer, pois já deve ter uns 300000km, aí a resposta dele foi uma risada e disse: tá de sacanagem né? volta aqui em 2016. Certamente levo em conta que realizo todas as manutenções no tempo certo, óleo, filtros, só coloco diesel s-10, max diesel, aditivo no radiador etc.
Runner, o 14B sem turbina com pneus originais chega fácil aos 150Km/h! Fazer a bomba é algo que deve ser considerado mesmo, durante a vida útil de um motor vc irá recondicionar a bomba umas 3 ou 4 vezes!
Runner, o 14B sem turbina com pneus originais chega fácil aos 150Km/h! Fazer a bomba é algo que deve ser considerado mesmo, durante a vida útil de um motor vc irá recondicionar a bomba umas 3 ou 4 vezes!
Vou fazer o serviço mês que vem, é que a grana tá preta mesmo...rs.
Gugu-Mairipa
08/05/2013, 22:34
Hoje eu colei o ponteiro da minha Bande 98, fiz a bomba dela em novembro de 2012, e no dia 26/04/13 pedi para um bombista amigo meu abrir um pouco a bomba, ele abriu demais, ela ta muito apimentada parece outro carro mantenho 130 nas retas sem esforço nenhum, e hoje em uma decida na Rod. Fernão Dias colei o ponteiro da bicha nos 160km/h ela esta com os Pneus Pirelli Scorpion a/t 235/85-r16
Renanfil
13/05/2013, 22:54
aos 150, eu não cheguei ainda, mas 130 ele pega facinho. Provo isso todo dia indo pra faculdade hahahaha é bem andadorzinho mesmo!
Voces lembram em fevereiro quando eu disse que a band do meu irmão pinga óleo pela descarga e fuma que fecha a rua quando passa ??? que ela ja vinha assim a mais de 4 anos?????? pois é ..continua na mesma trabalhando todo dia pesado e gastando 3 litros de oleo lubrificante por semana !!!! e viva o 14B !
Por aqui temos uma Band pick-up ano 89 que sofre muito na mão dos peões. Trabalha todos os dias sempre em estradas de terra com diversos motoristas. Quem chega primeiro leva. No início de 2011 esqueceram de completar o óleo e o mercedinho fincou pé: não ando mais. hehehe.
Aguentou incríveis 21 anos de maus tratos. É um motor valente.
Calma pessoal... o meu jipe é 14B e estou satisfeito com ele. Mas admiro, e muito, os OM314 e OM364.
RODRIGO TOMITÃO
21/05/2013, 13:23
comprei um 14b pra adaptar no meu javali junto com o cambio 5m, comprei um motor travado de leilão, era standard mais mesmo assim tive que encamisar, comprei as camisas e pistões da marca IZUMI na America auto peças de Ponta Porã ,jogo de bronzinas anéis e arrola de encosto da Metal leve, agora estou com dificuldade de encontrar a bomba de óleo nova, pois a retifica não recomenda trocar somente o reparo, no manual toyota pede pra trocar somente reparo se a carcaça estiver boa!! agora falta ao jogo de junta e a bomba de óleo para terminar, estou fazendo aos poucos...
ValtinhoJR
22/01/2014, 01:08
Companheiros, preciso da opinião de vocês. No meio do ano passado após uma travessia de um rio o marcador de temperatura da minha bandeirante parou de funcionar e na volta da trilha pra casa, a válvula termostatica travou e a band superaqueceu danificando o cabeçote. Depois disso, tive problemas em bicos e na bomba também e o prejuízo foi alto. Agora a nossa outra band aqui de casa, tambem com 14b teve o motor e bomba condenados. O motor já estava cansado, muito rodado e a bomba foi pro brejo por causa de diesel com agua. Estou pensando em colocar um motor mais moderno na band. Penso que espaço no cofre tem. Alguem ja adaptou um motor diesel moderno numa band? Estou de olho em um conjunto motor + câmbio de S10 do ferro velho que está bem barato e o conjunto parece estar inteiro. Mas, e o resto do conjunto mecanico, sera que aguenta o torque e potencia extras?
hercilio.neto
22/01/2014, 09:10
Acho que fica frouxo. Trocar um 3.8 por um 2.8 (ou 2.5)...
junior888
22/01/2014, 10:24
Companheiros, preciso da opinião de vocês. No meio do ano passado após uma travessia de um rio o marcador de temperatura da minha bandeirante parou de funcionar e na volta da trilha pra casa, a válvula termostatica travou e a band superaqueceu danificando o cabeçote. Depois disso, tive problemas em bicos e na bomba também e o prejuízo foi alto. Agora a nossa outra band aqui de casa, tambem com 14b teve o motor e bomba condenados. O motor já estava cansado, muito rodado e a bomba foi pro brejo por causa de diesel com agua. Estou pensando em colocar um motor mais moderno na band. Penso que espaço no cofre tem. Alguem ja adaptou um motor diesel moderno numa band? Estou de olho em um conjunto motor + câmbio de S10 do ferro velho que está bem barato e o conjunto parece estar inteiro. Mas, e o resto do conjunto mecanico, sera que aguenta o torque e potencia extras?
Aguenta tranquilo, afinal, os motores das bands tem ainda mais torque que esses motores novos ai... já vi band com mwm 2.8 e não gostei, acho que não vale a pena... já vi band com mwm 6cc, ai sim, essa ficou boa mesmo, um verdadeiro canhãozinho...
elmestizo
23/01/2014, 07:52
Band com motor MWM 2.8 fica shoow de bola, basta ver os trollers...
band com motor 6cc diesel, eu já vi... mas dá MTO trabalho adaptar...
2.5? Bom... quem gosta de motorzinho é dentista, né?
Rubens Linhalis
23/01/2014, 09:40
Band com motor MWM 2.8 fica shoow de bola, basta ver os trollers...
band com motor 6cc diesel, eu já vi... mas dá MTO trabalho adaptar...
2.5? Bom... quem gosta de motorzinho é dentista, né?
O Troller é bem mais leve que um toyota curta, nao?
Sou "novo" nas pesquisas e leituras sobre band.. mas pelo que já li, um 14b bem feito, com turbo + intercooler é MUITO BOM.. acho que compensa manter o 14b.
titanium
23/01/2014, 09:49
Rubens,
O Troller T4 modelo 2013 tem 2.065 kg.
E aqui estão os pesos das Bands - fonte wikipedia:
Modelo
Denominação
Comprimento total
Distância entre eixos
Bitola dianteira
Bitola traseira
Largura total
Altura máxima
Altura mínima do solo
Peso
OJ50L
Utilitário com capota de lona
3.835mm
2.285mm
1.415mm
1.400mm
1.6665mm
1.950mm
210mm
1.580kg
1.990kg
OJ50LV
Utilitário com capota de aço
3.835mm
2.285mm
1.415mm
1.400mm
1.665mm
1.920mm
210mm
1.710kg
2.130kg
OJ50LV-B
Camioneta de uso misto - Perua
4.305mm
2.755mm
1.415mm
1.400mm
1.665mm
1.965mm
210mm
1.760kg
2.400kg
OJ55LP-B
Camioneta de carga - Pick-up curto
4.900mm
2.955mm
1.415mm
1.400mm
1.715mm
1.935mm
210mm
1.830kg
2.830kg
OJ55LP-BL
Camioneta de carga - Pick-up longo
5.300mm
3.355mm
1.415mm
1.400mm
1.715mm
1.935mm
235mm
1.940kg
2.940kg
OJ55LP-2BL
Camioneta de carga - Pick-up com cabine dupla
5.300mm
3.355mm
1.415mm
1.400mm
1.715mm
1.975mm
235mm
1.975kg
2.975kg
Sergio c
23/01/2014, 09:59
Eu acho que o MWM 2.8 é um baita motor, só de que alta rotação(HSD), mas pelo peso das band, ele seria bom mais para viagens, sendo que em trilhas médias e pesadas, com subidas fortes e pedras, faltaria torque. Eu tenho na minha o motor 364LA da 710, com intercooler Garret e turbina e com uns ajustes, ficou praticamente um OM364LA do 914, pois é tudo igual por fora. Em trilhas pesadas e com pedras e raízes, sobe na lenta em primeira, sendo que se for no barro ou em estradas, é só dar uma beliscada no pé direito que o ponteiro do turbo e o zunido da turbina sobem rapidinho, com cano de escape diretão, sem abafador, o bicho vira um mostro hehehehe.
titanium
23/01/2014, 11:08
Sergio,
A Band curta pesa 300kg a Menos que um troller T4.
Mas o troller T4 já veio com o motor mwm 3.0, não é?
Eu não trocaria o véio Mercedão por um MWM, mas é questão de gosto e destinação do possante né!? rsrs
PS: sua band está Linda, cara!! Show!!
A minha está com motor 314 com uns upgrades internos e turbo nervoso! Com escape direto de 3" o som está malvado! estou até imaginando o som da sua! kkkkkk
Maravilha!!
junior888
23/01/2014, 11:18
Na minha opinião, um 14b turbo intercooler fica ainda melhor que um mwm 2.8...
Sergio c, a turbina original desse motor da sua band é .42/.63, certo? se for isso, tente trocar por uma k16, ai sim vai ver o que é força, hehehe... Minha band tem motor OM364 turbo, uso uma .42/.63 e já é um monstrinho, agora vou trocar por uma k16 e intercoolar, quero ver como fica...
RODRIGO TOMITÃO
23/01/2014, 12:37
Toyoteiros, estou retificando meu 14b que tenho no meu javali e estou com dificuldade de encontrar a valvula de alivio da bomba de óleo, alguma dica onde posso encontrar essa peça.
obrigado
Sergio c
23/01/2014, 13:30
[QUOTE=titanium;2076452]Sergio,
Eu não trocaria o véio Mercedão por um MWM, mas é questão de gosto e destinação do possante né!? rsrs
A minha está com motor 314 com uns upgrades internos e turbo nervoso! Com escape direto de 3" o som está malvado! estou até imaginando o som da sua! kkkkkk
Titanium, a minha é 1989, e tem uma etiqueta na porta com o modelo, tara e cap. de carga, sendo que a tara diz que é 2.130kg, se pesava isso e qto pesa agora não sei, mas uma hora vou por na balança p ver....
Os primeiros Troller a diesel, 2002, vieram o MWM 2.8, o mesmo da s10 e Frontier, e acho que por volta de 2006 vieram os 3.0 e ultimamente os 3.2, mas são da MAXION-INTERNATIONAL, os mesmo que equipam as ranger, pois a Ford comprou a Troller.
Esse MWM 2.8 é um baita motor, tive uma s10 e uma frontier 2007 com ele, é show, mas para a estrada. Eu acho que em band ele ficaria sem torque em baixa, tipo trilhas pesadas, além da manutenção e retífica serem muito caras. Eu não sairia da linha MB ou 14B, esse seu 314 é bom tb, tenho meu mecânico que tinha esse motor e colocou o 364, e ele me garantiu que na arrancada, os dois sendo maçaricos, ele fica com o 314 disparado, disse que tem mais força.....
A minha band, como ia usar em passeis e trilhas, fiz uns mexes, não encurtei o chassi, só pus o jumelo mais para a frente e na parte reta do chassi, botei jumelo revolver na traseira, cortei o restante, cortei a carroceria de madeira(melhor mil vezes que a de ferro p trilhas, não amassa, não enferruja, quase não quebra...) botei um tanque de plástico da courier após o eixo traseiro, coloquei a bateria na carroceria na carroceria, quase na traseira;
coloquei um banco de MB 1620 no motora, com encosto de cabeça e em concha, muito mais confortável, o do carona o estofador conseguiu o forro igual o do 1620, tapei os furos do tanque e bateria, sendo que sobrou um bom espaço em baixo dos bancos p guardar peças, ferramentas etc, além de jogar o peso da batera e diesel lá p traseira...
O filtro de ar da ducato 2.8 tb foi p carroceria, com a mangueira passando por baixo da band, não preciso de snorkel e o ar vai mais direto p turbina.
DH e flutuante vieram de fábrica, coloquei um guincho Mille Marquer 12.000, com botão e leds de condição de uso, chapa 8mm, além de outras cossitas....ficou muito boa e o ronco tb kkkkk Um abraço.
Sergio c
23/01/2014, 13:45
Titaniun, respondi no outro post, mas não saiu a citação, deu uma pane nas teclas rsrsrsrrs
elmestizo
23/01/2014, 13:46
rodrigo, qual o partnumber da peça, vc sabe?
Sergio c
23/01/2014, 14:05
Na minha opinião, um 14b turbo intercooler fica ainda melhor que um mwm 2.8...
Sergio c, a turbina original desse motor da sua band é .42/.63, certo? se for isso, tente trocar por uma k16, ai sim vai ver o que é força, hehehe... Minha band tem motor OM364 turbo, uso uma .42/.63 e já é um monstrinho, agora vou trocar por uma k16 e intercoolar, quero ver como fica...
Boa tarde Junior, o motor veio com a turbina SCHWISTER, só não sei o modelo dela, mas meu mecânico disse que ela é de baixa, sendo que nos 750 giros ela já está assobiando....
Já ouvi falar nessa K16, parece que equipa os caminhões 8.150/VW, quem sabe quando a minha der pane, vou analisar essa. Tu é quase meu vizinho aqui do sul heheheeh. Um abraço.
junior888
23/01/2014, 15:58
Boa tarde Junior, o motor veio com a turbina SCHWISTER, só não sei o modelo dela, mas meu mecânico disse que ela é de baixa, sendo que nos 750 giros ela já está assobiando....
Já ouvi falar nessa K16, parece que equipa os caminhões 8.150/VW, quem sabe quando a minha der pane, vou analisar essa. Tu é quase meu vizinho aqui do sul heheheeh. Um abraço.
Já fui em uma trilha que teve ai em flores da cunha, se não me engano foi a de 2011, muito boa a trilha por sinal, quem sabe um dia a gente não se encontra por ai...
titanium
23/01/2014, 16:58
[QUOTE=titanium;2076452]Sergio,
Titanium, a minha é 1989, e tem uma etiqueta na porta com o modelo, tara e cap. de carga, sendo que a tara diz que é 2.130kg, se pesava isso e qto pesa agora não sei, mas uma hora vou por na balança p ver....
Os primeiros Troller a diesel, 2002, vieram o MWM 2.8, o mesmo da s10 e Frontier, e acho que por volta de 2006 vieram os 3.0 e ultimamente os 3.2, mas são da MAXION-INTERNATIONAL, os mesmo que equipam as ranger, pois a Ford comprou a Troller.
Esse MWM 2.8 é um baita motor, tive uma s10 e uma frontier 2007 com ele, é show, mas para a estrada. Eu acho que em band ele ficaria sem torque em baixa, tipo trilhas pesadas, além da manutenção e retífica serem muito caras. Eu não sairia da linha MB ou 14B, esse seu 314 é bom tb, tenho meu mecânico que tinha esse motor e colocou o 364, e ele me garantiu que na arrancada, os dois sendo maçaricos, ele fica com o 314 disparado, disse que tem mais força.....
A minha band, como ia usar em passeis e trilhas, fiz uns mexes, não encurtei o chassi, só pus o jumelo mais para a frente e na parte reta do chassi, botei jumelo revolver na traseira, cortei o restante, cortei a carroceria de madeira(melhor mil vezes que a de ferro p trilhas, não amassa, não enferruja, quase não quebra...) botei um tanque de plástico da courier após o eixo traseiro, coloquei a bateria na carroceria na carroceria, quase na traseira;
coloquei um banco de MB 1620 no motora, com encosto de cabeça e em concha, muito mais confortável, o do carona o estofador conseguiu o forro igual o do 1620, tapei os furos do tanque e bateria, sendo que sobrou um bom espaço em baixo dos bancos p guardar peças, ferramentas etc, além de jogar o peso da batera e diesel lá p traseira...
O filtro de ar da ducato 2.8 tb foi p carroceria, com a mangueira passando por baixo da band, não preciso de snorkel e o ar vai mais direto p turbina.
DH e flutuante vieram de fábrica, coloquei um guincho Mille Marquer 12.000, com botão e leds de condição de uso, chapa 8mm, além de outras cossitas....ficou muito boa e o ronco tb kkkkk Um abraço.
É isso ae Sérgio!
:palmas:
Sua Band está muito bem elaborada! E bruta!
Gostei da carroceria de madeira encurtada! Com certeza ela pra trilha é melhor!
Forte abraço!
RODRIGO TOMITÃO
23/01/2014, 18:37
rodrigo, qual o partnumber da peça, vc sabe?
não sei, vou dar uma procurada na net.
Julio_ASRJ
24/01/2014, 00:25
Galera,
o MWM 2.8 tem 32,7 mkgf a 1800 rpm
O 14B tem 24,4 mkgf a 2200 rpm
O MWM 2.8 tem mais torque e em giro mais baixo que o 14B
O MWM 2.8 tem 114 cv a 3200 rpm
O 14B tem 96 cv a 3400 rpm
O MWM 2.8 com menos giro, alcança mais torque e mais potência que o 14B.
Sobre a relação peso / potência e peso / torque, eu tenho uma tabela comparativa dos trollers (COM CAPOTA):
Nessas relações, quanto menor o número de kgs por torque ou potência, melhor!
- Troller 2001 c/eixo cherokee: Motor 2.8
@ 1650 kg / 32,7 mkgf = 50,4 kg / mkgf
@ 1650 kg / 114 cv = 14,4 kg / cv
- Troller 2001 Fase II(já c/ dana 44 full floating) a 2005: Motor 2.8
@ 1850 kg / 32,7 mkgf = 56,5 kg / mkgf
@ 1850 kg / 114 cv = 16,2 kg / cv
- Troller 2006 a 2008: Motor 3.0
@ 1850 kg / 38,8 mkgf = 47,6 kg / mkgf
@ 1850 kg / 163 cv = 11,3 kg / cv
- Troller 2009 a 2012: Motor 3.0
@ 2050 kg / 38,8 mkgf = 52,8 kg / mkgf
@ 2050 kg / 163 cv = 12,5 kg / cv
- Troller 2013 a atual: Motor 3.2
@ 2065 kg / 38,8 mkgf = 53,2 kg / mkgf
@ 2065 kg / 165 cv = 12,5 kg / cv
Agora, na band curta e 14B:
- Bandeirante 1994 a 2001: Motor 14B - As bands com 14 pesam 1800 kg, não 1710 kg.
@ 1800 kg / 24,4 mkgf = 73,7 kg / mkgf (COM CAPOTA)
@ 1800 kg / 96 cv = 18,7 kg / cv (COM CAPOTA)
@ 1730 kg / 24,4 mkgf = 70,9 kg / mkgf (SEM CAPOTA)
@ 1730 kg / 96 cv = 18,0 kg / cv (SEM CAPOTA)
Agora, band com MWM 2.8:
@ 1800 kg / 32,7 mkgf = 55,0 kg / mkgf (COM CAPOTA)
@ 1800 kg / 114 cv = 15,7 kg / cv (COM CAPOTA)
RESUMO: A band com MWM 2.8 tem uma relação PESO / TORQUE e PESO / POTÊNCIA melhor que um Troller 2.8 (2001 FII a 2005)!!!!!!
Se a adaptação for viável, vale muitíssimo a pena!
PS: Penso em colocar um NGD 3.0 na minha, quando chegar a hora!!
junior888
24/01/2014, 10:27
Galera,
Sobre a relação peso / potência e peso / torque, eu tenho uma tabela comparativa dos trollers (COM CAPOTA):
- Bandeirante 1994 a 2001: Motor 14B - As bands com 14 pesam 1800 kg, não 1710 kg.
Agora, band com MWM 2.8:
RESUMO: A band com MWM 2.8 tem uma relação PESO / TORQUE e PESO / POTÊNCIA melhor que um Troller 2.8 (2001 FII a 2005)!!!!!!
Mas agora pegue um 14b turbo intercooler, ele vai ser ainda melhor que o mwm, afinal, é um 3.8...
titanium
24/01/2014, 11:35
Julio, essa informação que você passou fala do MWM 2.8 COM Turbo e Intercooler??? ou ele maçarico???
Galera,
Agora, band com MWM 2.8:
Sergio c
24/01/2014, 14:50
Julio, essa informação que você passou fala do MWM 2.8 COM Turbo e Intercooler??? ou ele maçarico???
Titanium, esses 2.8 MWM, tanto na S10 e Frontier, sem injeçao, tem 132 cv, mas com turbina, sendo que o intercooler é pequenos que na frontier ficava em cima do motor e pegava o ar por meio de uma boca no capo.
Depois esses motores foram "injetados", e foram para 140cvs, até no serem mais usados pela GM e Nissan.
Sergio c
24/01/2014, 14:53
Já fui em uma trilha que teve ai em flores da cunha, se não me engano foi a de 2011, muito boa a trilha por sinal, quem sabe um dia a gente não se encontra por ai...
Se nao estou enganado acho que vi essa sua Band na trilha de 2011, era bonita naquela época hehehehehe
Hora que tiver trilhas por tua regiao e se eu for, te dou toque, mesmo valendo pra ti, eu vou na de antonio prado em março. Um abraço.
jipeirodesdepequeno
24/01/2014, 15:59
...
Comparar o MWM 2.8 TURBO INTERCOOLER com o 14b aspirado não rola...
Agora experimenta colocar um 14b TURBO INTERCOOLER ao lado do 2.8 TDI, 14b massacra ele!
junior888
24/01/2014, 18:38
Se nao estou enganado acho que vi essa sua Band na trilha de 2011, era bonita naquela época hehehehehe
Hora que tiver trilhas por tua regiao e se eu for, te dou toque, mesmo valendo pra ti, eu vou na de antonio prado em março. Um abraço.
Certo... também te aviso qualquer coisa, hehehe... a band ta ainda igual, graças a deus, hehehe... não sei se vou para a de antonio prado, mas se eu for te dou um toque
titanium
24/01/2014, 20:47
Titanium, esses 2.8 MWM, tanto na S10 e Frontier, sem injeçao, tem 132 cv, mas com turbina, sendo que o intercooler é pequenos que na frontier ficava em cima do motor e pegava o ar por meio de uma boca no capo.
Depois esses motores foram "injetados", e foram para 140cvs, até no serem mais usados pela GM e Nissan.
Éé Sergio.........
Perguntei já imaginando que eram turbinados...
Poxa, meu caro..... comparar um motor Turbo com um Maçarico é meio complicado né!? rsrsrs
Se você argumentar que o custo de manutenção de um MWM 2.8 é menor que um 14b aí eu até posso concordar.
Mas o custo de instalação talvez não compense (custo de migrar pra um, caso você já tenha um 14b)...
Vale a pena retificar, turbinar e intercoolar!
Se for usar a relação (C&P) original, coloca a K16 do 815 (tem a especificação dela em algum topico de turbo discutido recentemente) que fica SHOOOWWW!!
Aí para comparar, só com um 6cc MWM... realmente aí ele ganha! hehehee... mas também não sei se compensa o custo de adaptação se você já tiver um 14b.
Abração!
Julio_ASRJ
24/01/2014, 21:28
tita, essa info é do MWM 2.8 já com turbo e intercooler! Na verdade, o MWM 2.8 possui 132 cv brutos, mas liquido, são 114 cv.
mecamaniaco
24/01/2014, 22:17
Eu gosto muito desse motor da MWM, acho um motor simples e muito forte. Mas conseguir uns 160cv de um 14b não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Sem mencionar os custos de adaptação, o uso do MWM 2.8 na band assim como qualquer outro motor não original é algo q só vale a pena para projetos mais radicais, pois diferentemente dos Willys, F75, etc a band tem um excelente conjunto mecânico, bastando apenas uma turbina na maioria das vezes.
Julio_ASRJ
24/01/2014, 22:58
Eu gosto muito desse motor da MWM, acho um motor simples e muito forte. Mas conseguir uns 160cv de um 14b não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Sem mencionar os custos de adaptação, o uso do MWM 2.8 na band assim como qualquer outro motor não original é algo q só vale a pena para projetos mais radicais, pois diferentemente dos Willys, F75, etc a band tem um excelente conjunto mecânico, bastando apenas uma turbina na maioria das vezes.
Concordo meca. Mas, se a adaptação for viável, o MWM 2.8 dá conta de sobra da band. Mas, como disse, não sei se é viável.
Elmer_Jeep
19/03/2014, 10:37
Galera,
Existem várias versões de 14B
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/5134d1200488122-especificacoes-do-motor-14b-especifica__es_14b.jpg
Toyota B engine - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_B_engine)
98 hp (72 kW) @3400rpm 177 lb·fts (240N·m) @ 1800 rpm.
[]'s
Denise Ávila
19/03/2014, 14:06
Oi Pessoal!
Quando estava para comprar minha LOBA (14B 96) fiz uma pesquisa a este respeito. O que pude apurar foi:
Os primeiros 14B são a FASE II (talvez até 95 pois a minha já é FASE III) e, a partir daí, vieram os da FASE III com redução dos níveis de emissão de fumaça para atender à resolução do CONAMA. Em 2000/2001, ainda na FASE III, os 14B foram produzidos pela MWM passando a se chamar MWM 14BR.
Principais diferenças:
FASE II
potência máxima: 102 cv a 3.700 rpm
torque máximo: 25,5 m kgf a 2.000 rpm
nº da válvula injetora: 22100-5C300
rotação marcha lenta (rpm): 650+/-50
rotação máxima (rpm): 4100
índice de fumaça: 2,07 (até 350 m altitude) e 3,10 (acima de 350 m)
FASE III (motor Toyota - não sei se o mesmo se aplica para o MWM)
potência máxima: 96 cv a 3.700 rpm
torque máximo: 24,4 m kgf a 2.200 rpm
nº da válvula injetora: 22100-5C370
rotação marcha lenta (rpm): 800+/-50
rotação máxima (rpm): 4150
índice de fumaça: 1,28 (até 350 m altitude) e 1,92 (acima de 350 m)
A forma de identificá-los e pelo 7º dígito da numeração do motor
FASE II: nº 0
Bjcas
Elmer_Jeep
20/03/2014, 01:37
No anexo abaixo a MWM informa que fez apenas a montagem do 14B no Brasil em parceria com a Toyota.
[]'s
Denise Ávila
21/03/2014, 11:05
Oi Elmer!
Obrigada pela correção. O que gera confusão é o fato de haver, neste motores, uma plaquetinha com as inscrições MWM (li isto em algum post por aqui)
Muito bom mesmo a divulgação deste informativo, principalmente para o fator manutenção.
Abraços, Denise
LEONELO FORTINI
06/04/2015, 19:33
Boa noite a todos,
Combinei hoje o mecânico para trocar as pastilhas de freio a minha Band 14b e ao chegar na oficina o motor fez uma barulhada e perdeu força.
Tiramos o carter para examinar se a biela partiu e tudo OK. Posteriormente abriu a tampa onde ficam as engrenagens de distribuição e imediatamente a engrenagem de sincronismo e outras estavam com alguns dentes quebrados.
Tenho que substituir e aonde posso compra-las e o que pode ter acontecido dos dentes terem quebrado.
Agradeço as dicas e comentários.
Obrigado- Leonelo.
jipeirodesdepequeno
06/04/2015, 20:28
Nunca vi isso acontecer num 14b...
Mas liga pra esse número 21 98676896 c/ Moacir, diz que foi o Daniel de Canoas que indicou.. explica pra ele a peça ou manda uma foto, ele tem.
[]`s
Boa noite a todos,
Combinei hoje o mecânico para trocar as pastilhas de freio a minha Band 14b e ao chegar na oficina o motor fez uma barulhada e perdeu força.
Tiramos o carter para examinar se a biela partiu e tudo OK. Posteriormente abriu a tampa onde ficam as engrenagens de distribuição e imediatamente a engrenagem de sincronismo e outras estavam com alguns dentes quebrados.
Tenho que substituir e aonde posso compra-las e o que pode ter acontecido dos dentes terem quebrado.
Agradeço as dicas e comentários.
Obrigado- Leonelo.
LEONELO FORTINI
06/04/2015, 22:45
Mas liga pra esse número 21 98676896 c/ Moacir, diz que foi o Daniel de Canoas que indicou.. explica pra ele a peça ou manda uma foto, ele tem.
[]`s
Entrarei em contato com ele. Obrigado.
LEONELO FORTINI
06/04/2015, 22:50
Entrarei em contato com ele. Obrigado.
LEONELO FORTINI
07/04/2015, 08:48
[]`s
Bom dia Daniel,
Vc teria outro tel. de contato com o Moacir, pois o número que vc me forneceu não consigo contato.
Obrigado. Leonelo
jipeirodesdepequeno
07/04/2015, 09:33
O único fone que tenho é esse ou então mande um e-mail: moacyrjunior@hotmail.com
Se ainda assim não conseguir contato me diga
[]`s
LEONELO FORTINI
08/04/2015, 00:48
O único fone que tenho é esse ou então mande um e-mail: moacyrjunior@hotmail.com
Se ainda assim não conseguir contato me diga
[]`s
Valeu pela dica. Comprei hoje e já depositei o valor cobrado pelo jogo de engrenagens de sincronização do motor 14b.
TOYOCAP.