PDA

Ver Versão Completa : INTERCOOLER ???



CARLOS MOREIRA
05/09/2005, 17:01
Pessoal, mais uma dúvida.

Intercooler aumenta mesmo a potência do motor em até 30% :?: , ou é papo furado?
Meu Engesa é com o motor Q20B turbinado. Será que melhora????

[]´s

Sukys
06/09/2005, 03:17
Carlos,

Só para ficar em quatro perguntas básicas:
Que modelo de intercooler?
Que pressão de turbo?
Qual cilindrada do motor?
Instalado de que forma?


Intercooler nada mais é que um resfriador de ar só que para ter eficiência tem que ser muito bem instalado além de, evidentemente, ter que ser muito bem projetado para uma situação especifica (volume de ar, temperatura, etc.).

Uma instalação muito bem feita talvez atinja os 30% mas se mal feita se transforma facilmente em enfeite.

Abraços,

Eriksom Teixeira Lima
07/09/2005, 15:12
Além disso, embora muitos discordem, uma boa pesquisa na Internet você achará explicações convincentes sobre a não necessidade de intercooler em motores tipo diesel que tenham turbos operando abaixo de 800g de pressão. Importante notar que a explicação tem de ser sobre turbos para diesel (de baixa rotação), pois a maior parte das páginas fala sobre turbos de alta rotação para motores a gasolina. :concordo:

Mais uma pergunta adicionada a lista do Sukys: você precisa mesmo dessa potência adicional na estrada (note bem, na estrada, pois na trilha, se existir, será na casa de 1%)

Eriksom

CARLOS MOREIRA
08/09/2005, 19:37
Eriksom, acho que já foi bastante convincente seu comentário, visto que compartilho da mesma opinião.
Para turbos diesel até 800g, que é meu caso, acredito que intercooler não irá promover nenhuma mudança significativa.
As empresas usam esta bandeira do ganho de potência para vender o produto. Conforme o Sukys comentou, projeto/instalação bem feitos podem até aumentar a potência, mas não tudo isso que prometem.
Eriksom comentou:


você precisa mesmo dessa potência adicional na estrada (note bem, na estrada, pois na trilha, se existir, será na casa de 1%)

Eu tenho a viatura para uso misto, sendo a semana toda na estrada de asfalto. Por isso a pesquisa. Seria bom um pouco mais de potência.

[]´s

Marcelo Marques Santos
07/02/2006, 12:37
Galera!!!
Me desculpem a ignorância, mas de quanto é a pressão do turbo dos motores MWM 2.8 Sprinter:putz:???
Abraços.

Vítor Martins
07/02/2006, 17:08
Entre no site MWM/International, lá tem todas as especificações. Um abraço. Vitor Martins

portuga4x4
09/03/2006, 20:11
Carlao eu tambem so de telemaco borba mas nunca vi o seu jeep aqui
eu tenho um cj5,moro no bandeirantes temos de marcar alguma coisa
uma trilha