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Ver Versão Completa : Aqua desmineralizada+Radiex orgonico ou sintetico



Cezar Moraes
23/12/2012, 06:54
Vou lavar o sistema de agua da minha land.
Qual a diferença de usar agua desmineralizada com produto organico ou sintetico ?

Normalmente vou colocando aqua no reservatório de expansão retiro a mangueira fina que fica encima da termostatica e com uma presão de ar no reservatorio,toda agua vai saindo ate ficar bem clarinha,coloco o composto para radiador e deixo chegar no nivel.
Esta correto o procedimento ?????????

Hugo4x4
23/12/2012, 11:56
Não está claro o procedimento comentado, recomendação da Land Rover é utilizar fluido com tecnologia de aditivação OAT (orgânica acid technology), concentração entre 50% - 60%, ou seja, os com estilenoglicol orgânico na sua formulação.
Tem um teste de distintos fluidos para radiadores conforme norma NBR 15.297, ver em http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/aditivo_radiadores.pdf onde se observa que o Radiex 1922 não seria recomendado por ser inorgânico e pela quantidade de água que contem, não sei qual Radiex você está se referindo.
Para retirar os 11l de fluido das Defender's com motor 300 Tdi,precisa sacar um plug do bloco do motor de incomodo acesso, trás do motor de arranque.
Eu retiro os dois plug's, o do radiador e da válvula termostática, a tampa do reservatório e dreno pela mangueira inferior do radiador.
Com ajuda de uma mangueira lavo o circuito pelos orifícios abertos, especialmente pela válvula termostática, dirigindo o jato para a entrada ao bloco do motor.
Com o circuito aberto coloco de dos a três litros de água destilada para bateria pelo orifício do bloco do motor, acessado pelo plug da termostática para retirar o máximo de água da torneira que ficou no bloco.
Recoloco a mangueira inferior do radiador, e pelo reservatório coloco 9l da mistura de 6l de fluido CONCENTRADO com 3l de água destilada.
Quando começa a aparecer fluido pelos plug's vou recolocando-os, e quando termino confiro o nível, se ficou entre o mínimo e o máx, tampo o reservatório, ligo o motor e dou uma volta.
Completo o nível com água destilada se precisar.
Estou trocando o fluido (o faço cada dois anos), esta vez estou usando Radcool Long Life orgânico da Bardahl.

scadufax
24/12/2012, 00:04
Cezar,

uso no meu 2 Litros de Radiex MCT PLUS Concentrado (verde) + água desmineralizada ... já enfrentou Cuiabá e neve nos Andes.
É uma opção, não sei se é a melhor ...

vwinit
24/12/2012, 00:32
Carlos, eu tirei um fluido verde que veio do antigo proprietário, com o qual eu já tinha rodado mais de um ano e troquei por um STP Azul. No tópico da minha viatura tem muita coisa mais detalhada... Mas vou deixar aqui um breve resumo do meu caso.


Usei recentemente um fluido azul STP, vem escrito etileno glicol e promete tratar 5 litros cada frasco. Comprei 2 então.
Mas o que era azul foi ficando claro e depois chegou a ficar amarelado. Agora troquei pelo fluido rosa STP (nada contra a marca STP) Long Life Etileno Glicol. 40latas o litro. Comprei 5. Os outros 5 foram de água desmineralizada.


Fluido STP Azul (Não recomendo)

386658

Quando novo:
386659

Após 8mil Km
386660

Agora uso este (Em teste)
386661

Vai rodar 15mil Km. Depois mostro resultados ...
386662


Amigos,
Usar um fluido ruim, é melhor deixar sem ... Não estou falando do Radiex. Não o conheço suficiente para tal.

Um bom fluído vai lubrificar a bomba d'água e um ruim pode comprometer isso.

*Dicas: (Lições aprendidas??) :pensativo:
Quando for escolher um fluido, pegue nele. Além de molhar, ele deve lubrificar e isso você consegue sentir.
Dê preferência para o fluido que for "Long Life". Leia sobre a porcentagem de diluição e se vale a pena. O Defender pega 11litros de fluido quando totalmente esgotado. Você precisará de pelo menos 10 litros da mistura...

O investimento mais barato, rapidamente deverá ser refeito ... :pensativo:

Abraço!

Aloisio89
27/09/2014, 01:56
Carlos, eu tirei um fluido verde que veio do antigo proprietário, com o qual eu já tinha rodado mais de um ano e troquei por um STP Azul. No tópico da minha viatura tem muita coisa mais detalhada... Mas vou deixar aqui um breve resumo do meu caso.


Usei recentemente um fluido azul STP, vem escrito etileno glicol e promete tratar 5 litros cada frasco. Comprei 2 então.
Mas o que era azul foi ficando claro e depois chegou a ficar amarelado. Agora troquei pelo fluido rosa STP (nada contra a marca STP) Long Life Etileno Glicol. 40latas o litro. Comprei 5. Os outros 5 foram de água desmineralizada.


Fluido STP Azul (Não recomendo)

386658

Quando novo:
386659

Após 8mil Km
386660

Agora uso este (Em teste)
386661

Vai rodar 15mil Km. Depois mostro resultados ...
386662


Amigos,
Usar um fluido ruim, é melhor deixar sem ... Não estou falando do Radiex. Não o conheço suficiente para tal.

Um bom fluído vai lubrificar a bomba d'água e um ruim pode comprometer isso.

*Dicas: (Lições aprendidas??) :pensativo:
Quando for escolher um fluido, pegue nele. Além de molhar, ele deve lubrificar e isso você consegue sentir.
Dê preferência para o fluido que for "Long Life". Leia sobre a porcentagem de diluição e se vale a pena. O Defender pega 11litros de fluido quando totalmente esgotado. Você precisará de pelo menos 10 litros da mistura...

O investimento mais barato, rapidamente deverá ser refeito ... :pensativo:

Abraço!

Estou vendo o tópico quase 2 anos depois... xD
E o veredito? rodou qnts km? Digo isso pois comprei o Radiex, e agora fiquei com medo de ser só agua com corante... =/