PDA

Ver Versão Completa : Curitiba a Ushuaia -2012/2013



xexelo
22/12/2012, 18:45
É com muito orgulho que finalmente inauguro um relato aqui no forum Brasil 4x4.

Finalmente minha viagem até Ushuaia vai sair.
Quarta feira dia 26 ou mais tardar quinta dia 27 devo estar partindo junto com meu tio para esta aventura.

Foram 3 anos de planejamento e tentativas, mas sempre dava errado. Sempre tinha um problema no caminho pra atrapalhar. Mas agora vai.

O roteiro está postado em meu Blog: Rumo Patagonia (http://www.rumopatagonia.wordpress.com) e é basicamente o seguinte:

Curitiba a Rivera (Uruguai), entro na Argentina por Paysandu/Cólon, sigo com paradas até Ushuaia. De lá vou para Torres del Paine, a seguir El Calafate, mais tarde vou pegar um trechinho da Carretera Austral, entre Bajo Caracoles (AR), Cochrane (Chile) e Chile Chico. De Chile Chico vou para a região de Bariloche, Villa Angostura, ruta dos sete lagos, Junin. Nossa ultima parada para turismo sera em Mendonza para visitar as vinicolas. Depois é uma sucessão de cidades até CWB de novo.

Espero que na quarta a noite eu esteja postando o primeiro relato.

Um abraço a todos e Feliz Natal.

fraenkel
22/12/2012, 22:33
Boa viagem!!

Fica de olho no tempo, muitos temporais previstos para o Natal, com muitas regiões com possibilidade de alagamentos:

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/130/Outra_semana_de_risco_inicia_com_cen%C3%A1rio_peri goso_na_Argentina

sandro_ventania
23/12/2012, 14:51
Muito boa viagem!
Não deixe de fazer um diário...mesmo que voce só faça um relatório só quando chegar. É importante!

xexelo
23/12/2012, 16:25
Boa viagem!!

Fica de olho no tempo, muitos temporais previstos para o Natal, com muitas regiões com possibilidade de alagamentos:

Metsul Blog - Meteorologia - Outra semana de risco inicia com cenário perigoso na Argentina (http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/130/Outra_semana_de_risco_inicia_com_cen%C3%A1rio_peri goso_na_Argentina)

Valeu Fraenkel,

Acho que vou pegar essa chuva quando estiver em Rivera.

Um feliz Natal e vc e a todos do forum.

UM abraço.

xexelo
23/12/2012, 16:27
Muito boa viagem!
Não deixe de fazer um diário...mesmo que voce só faça um relatório só quando chegar. É importante!

A ideia é essa,
diariamente ou de 2 em 2 dias quero mandar um relatório e fotos de 4 em 4 dias ou menos.



Valeu Sandro.

Um feliz Natal e vc e a todos do forum.

xexelo
23/12/2012, 18:00
Gente,

Acho que exagerei na bagagem.
São duas bolsas, mais uma com as botinas e a roupa de chuva (casaco corta vento e calça impermeável), barraca, bolsa com cobertores e colchão inflável, saco com cadeiras, geladeira, caixa com coisas diversas de acampamento, bolsinha com remédios e primeiros socorros, cambão (dentro do pvc da foto), saco de dormir, caixa de pesca, varas de pesca (quem sabe né?), mochila de ataque, bolsa com badulaques eletronicos e bolsa com notebook......... UFA.

E ainda vai ter o que meu companheiro levar.............

Alias eu falei que consegui companhia????? Meu tio vai comigo. Coronel da policia militar de Brasilia aposentado... Talvez os puliça da Argentina tenham um poquito mas de re$peito.

Tem fotos tbm da vedação que fiz com uma fita que tem espuma de um dos lados e autocolante do outro. Claro que não vai segurar toda a poeira, e nem sei se vai aguentar toda a viagem, mas acho que um pouco ajuda. Pra garantir, estou levando grandes sacos plásticos para embalar as malas de roupa e assim evitar a poeira nas estradas de rípio.
Vai tbm uma foto de como eu prendi o segundo step.

Um abraço.

386626386625386624386627386628386629

jeisonk
24/12/2012, 08:25
Boa viagem, estaremos de olho por aqui acompanhando.

Agora vai.

Abração

GPBarbosa
24/12/2012, 22:27
Passando para acompanhar tmb boa viagem...

Joneswalker
26/12/2012, 02:03
Oi Xexelo, andei acompanhado o seu tópico no planejamento, tenho entrado pouco no fórum nesta semana li umas 40 ou 50 paginas as finais, acompanhei tudo, mesmo que atrasado, senti parte das suas emoções, e barras que passou, torso por você meu amigo, lave a alma nesta viagem, e que bom que seu tio vai com você, sozinho poderia ficar meio deprimente, é muito bom compartilhar os momentos e ter com quem comentar os detalhes e tornar a viagem mais divertida, aproveitem bastante.
Minha Pajerinho diesel esta toda revisadinha, acertando os últimos detalhes, para partir dia 8 ou 9 de fevereiro para o mesmo destino.

estou acompanhado aqui sua jornada desde o planejamento, e voce me inspirou bastante.
abração e boa viagem ! ! !

xexelo
26/12/2012, 23:14
Dia 26/12
Primeiro dia de viagem. Saímos as 5:35 h da madruga. Madrugada quente e de céu encoberto, mas ao longo do caminho foi esquentando muito.
Seguimos de Curitiba para Lapa, União da Vitória, Concórdia, Erechim, Passo Fundo, Santa Maria, Rosário do Sul e finalmente Santana do Livramento, fronteira do Uruguai.
As estradas estavam de ótimas a regulares, com poucos trechos ruins perto da divisa do Pr com SC. Só não gostei pq esta rota tem muitas e muitas curvas. Deveria ter vindo pela 101 mesmo. Seria mais longo mas menos estressante.
Nenhum problema na Ranger e nem com os ocupantes.
Estamos numa pousadinha beeeeeemmmmmm simples. Achei até simples demais... Hotel Girassol. Mas o importante é descansar o esqueleto.

Um abraço.

gmilani
27/12/2012, 01:54
Blza amigo. fico feliz por vc!!!! aproveite bem cada KM!!!

roberto.cardoso@ig.com.br
27/12/2012, 10:47
Boa viagem meu amigo.... se descer pela Ruta 3 não deixei de conhecer dois lugares fantásticos, Puerto Pirámides (Pinguins e Lobos marinhos) e Punta Tombo (um berçário de pinguins) em ambos os lugares você ira na época de reprodução! Se curte natureza é um prato cheio!

Abraços e um bom ano novo na estrada!

xexelo
28/12/2012, 09:05
2º Dia 27/12
Acordamos as 7 no Hotel Girassol em Santana do Livramento, que de hotel só tem o nome. É mais uma pousada bem simples e o preço tbm é simples, 30 pilas por cabeça sem café da manhã.
Tomamos café numa panificadora. Depois fomos à aduana brasileira pra declarar os eletrônicos que levamos. Segundo a aduana, não é mais necessário declarar objetos de uso pessoal como câmeras, notebook, celulares etc.
A seguir fomos a alfândega Uruguaia para dar entrada e receber o carimbo no passaporte. Perdemos um tempo achando que teríamos que carimbar o papel de autorização de condução de veículos (pq não tem meu nome no documento, apesar de ser dono de parte da Ranger). Na verdade não era necessário, só q não descobrimos na hora pq a moça que atendia na parte de aduana estava demorando muito a aparecer. Como ela demorava, desistimos e resolvemos voltar depois.
Perdemos um tempo nisso e depois fomos procurar uma loja de neumáticos (pneus). Achei uma loja com pneus Fate 0 Range Runner AT a R$ 340,00. Escolhi este pneu e mandei instalar.
Saimos de lá as 11:00 e resolvemos, antes de voltar a aduana, ver os preços nas free shops de Rivera.
Não se iludam muito, o preço ao é tão mais barato e algumas coisas, como tênis tem o preço quase igual ao do Brasil, se não forem mais altos. Andamos e andamos e não achamos nada com um preço interessante. Somente vi um telefone sem fio G&E com 2 aparelhos por uns 105 reais, mas não comprei. Amarula está 13,9 dolares. Perfumes tbm tem um preço bom.
Fomos almoçar e comemos uma parrillada e o preço foi de 69 pilas, muito bom… :-)
Após isso voltamos na aduana e a mulher não estava lá… Disseram-me para esperar até 14 hs e nada. Resolvi seguir em frente até a aduana da saída da cidade. Lá me foi dito que nem precisava de carimbo nem nada, era só mostrar a autorização na entrada e saída… Caspita, perdi uma hora a toa…
Seguimos para Paysandu. Uma estrada bem ruim. A conselho os viajantes a evitar este caminho entre Rivera, Tucuarembo e Paysandu. A maior parte da estrada é bem ruim, com asfalto velho, cheio de buracos e com um trecho sendo totalmente refeito (uns 8 Km).
Outro detalhe: tem um posto de combustível uns 5 km antes de chegar a Paysandu. Parei lá pois queria ir ao banheiro, mas não abasteci pq achei que haveria outro posto antes da ponte. Como não havia mais postos tive de voltar e entrar uns 3 km adentro de Paysandu para achar outro posto e La me arrancaram o couro. Eu não sabia que o diesel lá era mais caro que na Argentina, fora que a menina do caixa me logrou pq eu não soube fazer a conta da conversão de pesos Uruguaios para Argentinos, Devo ter sido enganado em uns 80 reales :-(
Nota: sempre levar uma calculadora e ter o valor do cambio do dia.
Na aduana da divisa do Uruguai com a Argentina os tramites são compartilhados, assim fizemos a saída do Uruguai e entrada na Argentina no mesmo lugar. O problema era a fila que demorou uma hora…
Com duas horas perdidas no roteiro só deu pra chegar a Nagoya, Entre Rios. O planejado era Victoria ou Rosário.
Encontramos outro hotel simples a AR$ 190 o quarto (mais ou menos 81 reais, ou 40,5 reais para cada), mas este pelo menos tem desayuno (café da manhã). Como nosso quarto era muito no fundo não pegava wifi lá. Por isso estou postando somente hoje pela manhã (28/12). Tinha outro, o Hotel Luz, mas na rua em frente não tinha lugar para estacionar e descer as bagagens. O preço era 215 pesos e o lugar parecia ser bem melhor que este em que ficamos.
Ainda não escolhi as fotos para postar.

JointMan
28/12/2012, 22:06
Opa Xexele!

Estou aqui atento aos seus relatos e desejando todo sucesso nesta viagem.
Pretendo percorrer a parte Sul da Ruta 40 em 2014.
Se tudo der certo vamos assistir aos jogos junto dos hermanos :dance:

Gostei das informações quantos aos tramites de entrada e saída em aduanas.
Estes detalhes são muito importantes, aliás cruciais, porque sem docs não há viagem.
Parabéns pela iniciativa em nos relatar esta aventura!

xexelo
28/12/2012, 23:36
‎3º dia 28/12
Acordamos tarde, tomamos café tarde e saímos umas 8:30 h.
Apenas deslocamento e muitos retões para vencer. É de dar sono. Só com energético pra aguentar.
De bonito apenas algumas montanhas e uma ponte estaiada que liga o estado de Entre Rios a Rosário.
Nota ruim do dia, o tio perdeu muitos dolares, não sabemos quando nem como e se foi mesmo uma perda ou mãos leves no Gran Hotel de Nagoya. Hotelzinho bem fuleiro. Não recomendo.

Tem uma foto mostrando a oficina dos sãopaulinos. KKKKK

geovanih
29/12/2012, 13:47
Marcelo

Na figura 13 tem um veículo com uma garrafa em cima dele. Não sei se vc já sabia, mas na Ar é uma prática comum para indicar que o veículo está a venda.


Boa viagem

sgrul1
29/12/2012, 19:34
Grande MArcelo. A viagem ta que ta. Assinando o topico

xexelo
30/12/2012, 01:12
Marcelo

Na figura 13 tem um veículo com uma garrafa em cima dele. Não sei se vc já sabia, mas na Ar é uma prática comum para indicar que o veículo está a venda.


Boa viagem

Sim é isso mesmo, só que não sei como colocar legenda na foto...

Um abraço.

xexelo
30/12/2012, 01:28
Saímos mais cedo que ontem as 8 h. Seguimos em direção a Trelew.
Mais uma vez muitas e muitas retas e muita monotonia. Almoçamos em General Conesa.
Achei estranho que o vidro da capota traseira começou a ficar sujo de uma hora para outra. Logo após comecei a sentir cheiro de óleo... Paramos e fui olhar no motor, não tinha nada errado. Seguimos mais um pouco e o cheiro de óleo começou a entrar na cabine.
Desci para olhar e a Ranger estava untada por baixo.
Como tinhamos acabado de passar San Antonio Oeste, então fizemos a volta e fomos para a cidade.
Como na Argentina tudo fecha nas cidades menores depois do meio dia até as 16:00, no momento estamos esperando uma loja de lubrificantes abrir (são 16:16).
Espero que não seja nenhum problema mais sério. Vão rezando ai galera.

-x-x-x-x-

Más noticias: se rompio la carcaça de la caja de marchas... Traduzindo. A carcaça da caixa de marchas rachou...........
Mais ou menos, depois de passar em Rio Colorado comecei a ver que o vidro traseiro começou a sujar, mais tarde o cheiro de óleo entro na cabine...
Fomos a um Taller mecânico (oficina mecânica), e apos uma verificação, o mecânico nos disse e mostrou que hAvia uma rachadura na caja de cambio.
Bom, como vcs sabem estamos em vespera de feriado, então o conserto sera iniciado terçá feira e terminará quando chegas a carcaça da caixa de marchas substituta de Bahia Blanca. SDS quando.
Fora o preço que não deve ser nada barato.

Resultado, estamos hospedados em Las Grutas, perto de San Antonio Oeste até pelo menos QUARTA FEIRA!!!!!
O sonho ta virando pesadelo.

Um abraço.

xexelo
30/12/2012, 06:30
Saímos mais cedo que ontem as 8 h. Seguimos em direção a Trelew.
Mais uma vez muitas e muitas retas e muita monotonia. Almoçamos em General Conesa.
Achei estranho que o vidro da capota traseira começou a ficar sujo de uma hora para outra. Logo após comecei a sentir cheiro de óleo... Paramos e fui olhar no motor, não tinha nada errado. Seguimos mais um pouco e o cheiro de óleo começou a entrar na cabine.
Desci para olhar e a Ranger estava untada por baixo.
Como tinhamos acabado de passar San Antonio Oeste, então fizemos a volta e fomos para a cidade.
Como na Argentina tudo fecha nas cidades menores depois do meio dia até as 16:00, no momento estamos esperando uma loja de lubrificantes abrir (são 16:16).
Espero que não seja nenhum problema mais sério. Vão rezando ai galera.

-x-x-x-x-

Más noticias: se rompio la carcaça de la caja de marchas... Traduzindo. A carcaça da caixa de marchas rachou...........
Mais ou menos, depois de passar em Rio Colorado comecei a ver que o vidro traseiro começou a sujar, mais tarde o cheiro de óleo entro na cabine...
Fomos a um Taller mecânico (oficina mecânica), e apos uma verificação, o mecânico nos disse e mostrou que hAvia uma rachadura na caja de cambio.
Bom, como vcs sabem estamos em vespera de feriado, então o conserto sera iniciado segunda feira e terminará quando chegar a carcaça da caixa de marchas substituta de Bahia Blanca. SDS quando.
Fora o preço que não deve ser nada barato.

Resultado, estamos hospedados em Las Grutas, perto de San Antonio Oeste até pelo menos QUARTA FEIRA!!!!!
O sonho ta virando pesadelo.

Um abraço.

Onde se le "Terça feira" leia-se segunda feira.

JointMan
30/12/2012, 11:16
Força Xexelo!

Problemas mecânicos tendem a acontecer nas piores horas.
A minha pifou a bomba de combustível no meio de Goiás perto de um acampamento sem-terra e a cidade mais próxima estava a uns 120 km... Fora que nessa cidade só tinha mecanicos para diesel...
Levei o carro na marra por 120 km e fiquei 4 dias para esperar o reparo no único mecanico que mais ou menos sabia o que fazer... enfim...coloquei uma bomba meia-boca e voltei pra casa.
Imagino que sua situação é bem mais complicada mas tenha fé.
Estou torcendo aqui!

Até mais!

GPBarbosa
30/12/2012, 17:20
Xexelo mantenha a força ai pia, desanima não...
qdo eu andava de skate (putz faz tempo) brincávamos que cair fazia parte da manobra!!!!
aproveita para curtir a região onde vc está, se for o mesmo local onde eu pesquisei aqui no Google tem muita coisa bacana por ae...

boa sorte...

jeisonk
31/12/2012, 09:05
Marcelo, estar na estrada é também estar sujeito à esses imprevistos/problemas.
Faz parte do pacote, desanima não.
O restante da viagem compensará o aborrecimento de agora, pode ter certeza.

Sorte aí.

Abraços

xexelo
31/12/2012, 11:07
5º dia - Naufragados em Las Grutas

Estamos aqui naufragados em Las Grutas. Passamos o dia sem fazer nadica de nada. Apenas passeamos na playa para ver Las Grutas, las gretas e o cassino

No cassino tem muitos caça níqueis e poucas mesas de outros jogos. Tem umas 6 mesas de roleta e duas de outros jogos.

A paisagem natural é muito bonita, a paisagem humana feminina é boa tbm, mas nada excepcional como vcs verão nas fotos que postarei aqui. Las grutas tem, como o nome diz, algumas grutas nas falésias a beira mar. São interessantes, mas não muito. É uma cidade de veraneio com muitas, mas muitas casas, apartamentos e quartos para alugar. Estamos em um hotel meio caro para meus padrões farofeiristicos, R$ 89,00 por cabeça por dia. Eu esperava gastar com hospedagem uns 50 a 60 pilas por dia.

Aqui tem cassino, muitos barzinhos e muita gente jovem. Os campings aqui estão lotados, alias os argentinos gostam muito de camping, pois tem muitos deles aqui.

Bem, fazendo as contas, os gastos ficam mais ou menos assim:
89 hotel + 18 de almoço + 30 de janta + 15 de cerveja = R$ 152,00

Isso em Las Grutas, pq em outros lugares chegamos a pagar até 30 pilas apenas em hotel.

Estamos rodando com a RAnger, é só completar o óleo. Na segunda feira vamos esgotar o óleo e ver se não tem residuos sólidos de grande tamanho no oleo. Se sair oleo apenas com limalhas vou mandar o mecanico limpar bem a caixa, lixar as bordas das rachaduras e fazer um furinho com furadeira no final da rac hadura e mandar preencher tudo com durepoxi para depois completar com óleo apos secar.
O que, o Marcelo Pirou..... Não, isso tudo me foi passado por um mecanico amigo meu que já foi inclusive chefe de uma oficina de uma consecionária KIA. Ele falou que se não houver grandes pedaços de ferro no óleo ppode fazer isso sem problemas e ele garantiu que deve durar a viagem toda.

Seguem as fotos da viagem até aqui.

Abraços.

xexelo
31/12/2012, 16:39
AGora vou postar fotos das gretas tbm.387504387503387502387505

xexelo
31/12/2012, 19:27
Estamos aqui naufragados em Las Grutas. Passamos o dia sem fazer nadica de nada. Apenas passeamos na playa para ver Las Grutas, las gretas e o cassino

OPA! PARA TUDO! Acho que já escrevi isso antes... Ah!!! É mesmo,já escrevi isso ontem mesmo.
Então:

6º dia – Las Grutas e las rachaduras.

Ainda estamos aqui naufragados em Las Grutas sem ter o que fazer...

Ontem depois de uma conversar com um colega que é mecânico, o Andeson Areal do site, www.autobizus.com , ele me falou que se não tivesse resíduos sólidos no óleo da caixa, poderíamos até fechar a rachadura com durepoxi e com um pequeno furo de broca no final da rachadura poderíamos evitar que ela aumentasse.

Assim fomos ao mecânico verificar essa possibilidade. Ao retirar o óleo verificamos que realmente ele estava limpo, sem pedaços de metal. Mas o mecânico sugeriu que retirássemos a caixa para soldar, o que aceitamos por ser uma solução mais segura e efetiva.

Então ficaremos em Las Grutas até quarta feira ou possivelmente, quinta até o final do conserto.


Bem, a todos que estão acompanhando os relatos eu desejo um feliz Ano Novo, espero que todos sigam o seu sonho, mesmo que ele seja difícil de se realizar.

tilapia
31/12/2012, 22:01
Xeleco, estou voltando de minha expedição a Carretera, estou em Trelew agora. Amanha vamos a Puerto Madryn, e depois para Bahia Blanca. Como estamos perto, se voce precisar de alguma ajuda, podes me comunicar, estou com cel. 47 8801 7806. O telefone tem funcionado direto aqui e no chile.

Abraço

xexelo
01/01/2013, 01:41
Xeleco, estou voltando de minha expedição a Carretera, estou em Trelew agora. Amanha vamos a Puerto Madryn, e depois para Bahia Blanca. Como estamos perto, se voce precisar de alguma ajuda, podes me comunicar, estou com cel. 47 8801 7806. O telefone tem funcionado direto aqui e no chile.

Abraço

Agradeço o seu oferecimento mas agora já está tudo encaminhado.
Vamos mandar soldar a caixa.
Passe aqui em Las Grutas pra dar uma abraço de ano novo :-)
Acho que somos os unicos dois brasileiros perdidos por aqui. kkkkk
Ficaremos aqui até quinta feira provavelmente.
Estamos no Apart hotel Kette. No gps garmin ele aparece.
Meu celular eu não habilitei e om do meu tio não esta funcionando.

Um grande abraço e ótimo ano novo.

xexelo
02/01/2013, 16:50
7º dia 01/01/2013
AI que preguiça de não fazer nada... É assim que estou me sentindo, Só esperando pela quarta feira para poder consertar a caixa de marchas da Ranger.
Bem, a passagem de ano por aqui foi fraca de fogos de artifício e com bastante frio. Eu e o tio Mário tivemos que tirar as japonas da mala mais cedo. O tio até colocou um protetor de orelhas pois o vento fazia parecer que estava com uns 5 graus de temperatura. Eu sai para ver os fogos de pijama por baixo da calça, camiseta de manga longa, blusa e japona...
Como comentei, foram poucos fogos na virada, mais fraco que passar na praia de Matinhos.
Tomei junto com o tio um espumante demi sec que me deu dor de cabeça na terça feira...
Terça foi um marasmo total, nada a fazer. Por isso mesmo dormimos bastante.
Para não dizer que não fizemos nada, fomos até tais Piedras Coloradas, que é uma formação rochosa de pedra de cor avermelhada que entra mar adentro a uns 5 km do centro de Las Grutas.
Falando de preços, as empanadas por aqui estão em todo lado e o seu preço AR$ 5,00 é mais em conta pra se fazer uma janta. Compramos empanadas por dois dias. 4 Para cada um dá 20 pesos o que dá mais ou menos R$ 8,00.
Se tudo der certo e consertarmos a Ranger hoje, sairemos cedo amanhã, tipo 7 horas no máximo, para tentar fazer uma pernada bem longa de direção, pois temos que adiantar a programação. Por conta do atraso terei de cortar Torres Del Paine ds viagem ou no máximo entrar e sair do parque no mesmo dia a caminho de El Calafate.

jeisonk
02/01/2013, 17:06
Por conta do atraso terei de cortar Torres Del Paine ds viagem ou no máximo entrar e sair do parque no mesmo dia a caminho de El Calafate

Xexelo, opinião (que é igualzinho bunda, cada um com a sua, rsrsrsrs)

Tira Mendoza e fica com Torres del Paine.
Além de ser um dos lugares mais bonitos que já vi nesse mundão (olha a capa do teu blog, é aquilo tudo mesmo), tem o fato de ser longe bagarai, Mendoza é muito mais fácil de incluir em outros roteiros no futuro.

No mais, estamos acompanhando e curtindo as imagens, como são boas. (as fotos também :mrgreen:)

Sorte aí

Abraços

sandro_ventania
02/01/2013, 17:49
Xexelo...feliz 2013!!
Bom demorei a olhar o forum, mas já me atualizei...he he he!
A sugestão do durepoxy é boa, fazendo tambem o furo para parar a rachadura...mas se vais soldar, melhor ainda!
Pergunta...a ranger tem alguma proteção por baixo da caixa de marcha? Se não tem voce poderia providenciar uma, nem que seja uma chapa presa com arame, pois quando voce pegar o rípio a parte de baixo sofre e se bater uma pedra na caixa, pode vir a rachar novamente!
Ah...larga de ser mocinha e compra uma barraca de camping...dormir em barraca é gostoso pacas e aí não falta camping bons! Economiza o dinheiro para comer bem e algumas eventualidades como essa!
Boa viagem...fica conosco, não desliga o PC!

tilapia
02/01/2013, 18:40
Se tais achando que tá frio ai, vai te preparando porque pegamos 0 graus na ruta 40 depois de Bariloche. Lá pro sul tá frio pacas.
No mais uma boa viagem.

André...
03/01/2013, 09:20
Xexelo

Acompanhando e aguardando noticias da caixa de cambio...

abraços

Joneswalker
03/01/2013, 14:55
Que M.. eim Xexelo?? ainda bem que foi próximo a uma cidade e que tem recursos para resolver, boa sorte ai, estamos na torcida aqui, e aguardando novidades,
eu concordo com o Jeisonk, também não dispensaria TDP.

Ps, já acrescentei durepoxi na minha lista de coisas hehehehehe ! ! !

Jogue uns 10 reais na roleta, vai que voce ganha ! ! !
Boa sorte ! ! !

xexelo
03/01/2013, 18:58
Ontem fomos com a Ranger ao mecânico. Ele disse 9 horas, mas só começou a nos atender as 10:30h quando chegaram seus ajudantes.
Tiraram a caixa e pudemos ver a rachadura. Ela começa em cima da caixa e desce perto de onde ficam os parafusos de junção com a parte onde fica a embregem. Tem uns 30 cm de comprimento.
Bueno, só as 13:00 a caixa saiu totalmente para que fosse levada para ser soldada... O Meca nos disse que ia fazer de tudo para terminar ontem (sei...).

Voltamos lá as 20 e não estava terminado como eu suspeitava...
Disse que hoje dia 03, estaria pronta e colocada de novo até umas 18 h. Não estou acreditando muito.
Isso atrasa todo o nosso planejamento e teremos que cortar algumas coisas. Ainda estamos conversando para ver o que cortar. Provavelmente só passaremos dentro do parque de Torres Del Paine a caminho de El Calafate, teremos que abortar a volta por Cochrane e tbm Mendoza.

O maior problema vai ser o custo do conserto que vai tirar uma boa parte das economias que fiz. Acho que vai custar uns 3500 pesos ou mais. Vamos ter que apelar para economia de guerra. Refeições baratas, albergues etc.

Quanto a viagem penso que faremos assim:
Las Grutas a Puerto San Julian, Puerto SJ a Ushuaia (bem corrido), Ushuaia – passeios, Ushuaia a Puerto Natales, Puerto Natales a El Calafate (com passeio em Torres DP), El Calafate a Perito Moreno, Bate e volta de Perito Moreno A Puerto Tranquilo (Capilas de Marmol, se tempo bom), Perito Moreno a El Bolson, El Bolson a Junin de Los Andes via Angostura e 7 lagos, Junin a Chos Malal, Chos Malal a San Rafael, San Rafael a Las Varillas, Las VArillas ao Brasil e daí para casa com mais 1 parada.

E rezem pra q não tenha mais nenhum problema...

Navegar é preciso, viver não é preciso.

xexelo
03/01/2013, 19:00
Agradeço a todos que estão acompanhando a saga, suas msgs ajudam a nos dar animo.

UM abraço a vcs do Brasil.

gmilani
03/01/2013, 20:15
Agradeço a todos que estão acompanhando a saga, suas msgs ajudam a nos dar animo.

UM abraço a vcs do Brasil.

Amigo, estamos na expectativa que tudo se resolva, vc ja passou grandes perrengues no BR, este será fácil, acredite!!!!!
Ja que quer dar aquela economizada, em ushuaia tem alguns albergues, e no camping rio pipo, tem camas pra alugar, tinha cama em quarto coletivo, e quarto "privativo".. nao era caro!!!!

boa sorte!!!!

hugorangel
04/01/2013, 21:48
Marcelo.

Passando aqui pra assinar o tópico de dizer que estou na torcida pra que tudo fique resolvido, e que a caixa de cambio fique zerada.

Com relação ao que cortar da viagem, estou como Jeison: corte tudo, menos Torres del Paine. Também considero um dos lugares mais bonitos que já vi.

Boa sorte na jornada.

Hugo.

francaclayton
04/01/2013, 23:13
Marcelo.

Passando aqui pra assinar o tópico de dizer que estou na torcida pra que tudo fique resolvido, e que a caixa de cambio fique zerada.

Com relação ao que cortar da viagem, estou como Jeison: corte tudo, menos Torres del Paine. Também considero um dos lugares mais bonitos que já vi.

Boa sorte na jornada.

Hugo.

Passando pra assinar

Buenas viajen e que Deus os acompanhe...

[]

xexelo
05/01/2013, 00:22
Bueno na quinta feira ficamos mofando o dia todo em Las grutas até chegar a hora de buscar a Ranger. Chegamos na oficina as 19:30 e os mecas estavam finalizando os últimos detalhes para a entrega da viatura.

A alegria quando recebi a caminhonete arrumada(?) foi grande. Sai para testá-la e apenas achei que a quinta arranhava um pouco pra entrar. Pedi para regularem a embreagem pois achei-a baixa.
Voltamos a Las Grutas e fomos dormir para acordar cedo e seguir viagem.

Dia 04, hoje, saímos as 7 da matina pois pretendíamos ir até Puerto San Julian, um tiro muito longo para ser feito. Eu sabia que não daria, mas resolvemos tentar.

Tudo ia bem na viagem naquelas retas intermináveis e tediosas até estarmos a uns 60 Km de Comodoro Rivadavia quando comecei a sentir novamente cheiro de óleo...

La frustracion Foi que a caixa estava lavada de óleo novamente. Apareceu uma rachadura na caixa ao lado da solda recém feita :-( Acho que a caixa tem cupim...

Seguimos mais lentamente até Comodoro e pegamos a primeira entrada para procurar um mecânico. Logo a seguir encontramos uma loja que trabalha com trocas de óleo. Falamos com um rapaz chamado Luciano e ele até tentou achar uma caixa de cambio para trocarmos apenas a carcaça, mas não achamos. Resolvemos então cobrir a rachadura com um produto que é mais forte que o Durepox (poxipol para os argentinos) e ainda colocar por cima um silicone de altas temperaturas.

Ficamos quase 2 horas para q o serviço fosse feito, com capricho e atenção.
Esperamos bastante e depois seguimos até Caleta Olivia onde estamos posando.

Infelizmente Não está adiantando, o vazamento se mantém. Menor mas se mantém. Já não sabemos o que fazer.
Se seguimos podemos ir completando o óleo e arriscar, se voltarmos a Comodoro Rivadavia teremos que ver se trocamos a carcaça ou a caixa, o que vais trazer um custo que vai acabar com toda a viagem. Teremos que voltar de lá

E AGORA JOSÉ.

Marconi Wachholz
05/01/2013, 02:10
Olá Amigo, venho acompanhando sua história desde o planejamento e todos os dias entro para ver se tem novidades.
Cara... que Zica hein.
O teu 4x4 é umas das melhores caminhonetas que temos, infelizmente esse problema apareceu bem agora.
A melhor coisa a fazer é ver se consegue uma carcaça dessa caixa, assim é problma resolvido e viagem tranquila.
Não desiste não amigo, estou torcendo por vocês ai.... daqui a uns dias começo a planejar mais afundo a minha viagem.
Um abraço do tamanho do Rio Grande

André...
05/01/2013, 09:50
Xexelo

Toca o barco. Procura uma caixa ai, como falaram, o mais dificil vc já fez.

Boa sorte

jeisonk
05/01/2013, 09:53
Sobre ir completando, o que o mecânico diz?
Aguenta?

Que zica.

Sorte aí.

Abraços

JointMan
05/01/2013, 11:29
O foda de ir completando o óleo é fazer isso na frequência certa e o risco de perder a caixa, caso não ocorra.
Não sei como funciona para câmbio mas, pelo menos para motor, o consumo varia muito em função da exigência.
Na minha Ranger, antes de fazer o motor, eu tinha que fazer isso de completar o óleo toda hora e já teve casos dos tuchos baterem secos.

Quanto à viagem, você deve pensar se há saco para continuar...Zica em viagens são comuns, mas às vezes bate tão forte que dá vontade de largar tudo e voltar pra casa e chutar o carro... mas se você acha que vale a pena, vá em frente!

Na minha humilde opinião, vou fazer coro aos amigos aqui do fórum, tenta conseguir uma carcaça para essa caixa e siga em frente. O gasto vai estourar? Vai... mas poxa, será que vale a pena voltar e começar tudo do zero em outro momento? Além disso, se você voltar vai ter que resolver o problema da caixa do mesmo jeito... Tenta abreviar o roteiro... nem que vocês visitem apenas o Perito Moreno, sei lá...

É um dilema... mas espero ter ajudado, estou torcendo para que você tome a melhor decisão!

Um abraço a vocês!

jeisonk
05/01/2013, 12:26
O gasto vai estourar? Vai... mas poxa, será que vale a pena voltar e começar tudo do zero em outro momento? Além disso, se você voltar vai ter que resolver o problema da caixa do mesmo jeito... Tenta abreviar o roteiro... nem que vocês visitem apenas o Perito Moreno, sei lá...

:palmas:

Bem isso

xexelo
05/01/2013, 17:24
Posamos em Caleta Olivia.
Bueno galera infelizmente ao verificar o óleo hoje antes de sair, vimos que perdemos 600 ml em 80 km..........
Ou seja, ir completando acho que está fora de questão.
Voltamos a Comodoro para falar com o mecanico Luciano. Novamente fomos bem atendidos mas como era sábado e quase meio dia, não havia muito que pudesse ser feito. Fomos achar uma hospedagem e verificamos que nesta cidade, por ser uma região petroleira e não turistica, há poucos hoteis e pousadas e o preço é salgado.

Vamos ter que ficar atolados aqui até segunda ou terça feira provavelmente.
Ainda vamos decidir se vamos tentar uma nova solda ou se achamos um carcaça com um preço que seja mais compatível com nosso orçamento.

O meca falou q pra tirar a caixa e trocar a carcaça o preço é de 3000 pesos e ainda tem o preço da carcaça q não sei. No mínimo acredito que seja 2000 pesos, mas acredito q pode chegar a 4000.
Até tenho essa grana pois poupei muito e ainda tem a herança, mas agora não sei o q fazer.

Conserto e sigo ao menos a Ushuaia e Perito Moreno?

Conserto e volto já q estou com medo de q algo mais venha a estragar. Tem um chiado chato, tipo um assobio, quando andamos em baixa velocidade.

O que fazer?

netuno
05/01/2013, 18:14
Marcelo, não desanime. Tente contato com alguém do clube ranger argentino. Pode ser que tenha algum membro aí da região por onde estás. Esses caras são bastante solidários, assim como nós do 4x4 Brasil:.:: Club RANGER ::. (http://www.clubranger4x4.com.ar/)

Abraço e sorte!

Pedro

roberto.cardoso@ig.com.br
06/01/2013, 00:18
Marcelo,

Fiz praticamente esse percurso com uma Ranger XLT 4x4 V6... o carro e bem resistente. Uma pergunta, como esta o teu cardan? Tem sentido vibrações em alta com a ranger? Não e comum essa caixa trincar, será que teu cardan não esta vibrando e trincando a caixa?

Abraços e se precisar de algo e só falar.

gmilani
06/01/2013, 00:19
Xexelo meu velho....... vc vai ter que arrumar.... ou ai, ou aki, provavelmente ai deva ser mais em conta, ja que ranger é feita ai, e tem bastante rodando!!! O orçamento ja estourou MESMO, entao desencana, enfia o cartao de credito e seja feliz, aproveita a viagem no que puder, economiza no que der, NAO deixe de ir a Ushuaia, torres del paine, perito moreno, e a regiao dos 7 lagos, vc ja esta ai mesmo.... o que é um peido prum borrado???? relaxa!!!! essas coisas acontecem, coloca uma caixa nova/semi nova, e seja feliz !!! dinheiro vc arruma com mais facilidade do que viajar de novo pra ushuaia!!!!

abraço e boa sorte!!!

xexelo
06/01/2013, 10:18
Xexelo meu velho....... vc vai ter que arrumar.... ou ai, ou aki, provavelmente ai deva ser mais em conta, ja que ranger é feita ai, e tem bastante rodando!!! O orçamento ja estourou MESMO, entao desencana, enfia o cartao de credito e seja feliz, aproveita a viagem no que puder, economiza no que der, NAO deixe de ir a Ushuaia, torres del paine, perito moreno, e a regiao dos 7 lagos, vc ja esta ai mesmo.... o que é um peido prum borrado???? relaxa!!!! essas coisas acontecem, coloca uma caixa nova/semi nova, e seja feliz !!! dinheiro vc arruma com mais facilidade do que viajar de novo pra ushuaia!!!!

abraço e boa sorte!!!

Milani e pessoal,

Agradeço as palavras de incentivo. Estou pensando o que fazer. Vou ver melhor mesmo é na segunda feira depois de baixar a caixa.
Após isso poderei tomar uma decisão com mais calma. Se eu seguir viagem o roteiro será na louca mesmo. Não sei se poderei salvar a ida a TDP e Mendonza está fora mesmo. Talvez fiquem pra uma outra quando eu for fazer a Carretera inteira e como se deve fazer, desde Puerto Mont.

UM abraço

xexelo
06/01/2013, 18:30
Vou falar das estradas que passamos até agora:

De Curitiba até União da Vitória a estrada está boa, sem grandes problemas.

Dali até a divisa com Santa Catarina a estrada está ruim, mas não péssima.

Em Santa Catarina a estrada melhora, mas tem muitas curvas por isso acho que vou voltar pela 101 mesmo com mais pedágios.

No Rio Grande do Sul as estradas estão em bom estado até Santana do Livramento. Em Santa Maria a estrada entra na cidade e o transito pode ser em lento e estressante.

De Santana do Livramento/Rivera (UR) até Paysandu (UR)/CóLon (AR) a estrada é bem vazia e tem trechos bem ruins inclusive com um trecho de 8 km + ou – sendo refeito. Antes de Paysandu tem apenas um posto, não deixe de abastecer ali pq o próximo é só dentro da cidade ou do lado argentino (verifique onde o preço é mais barato, se no UR ou AR). A divisa tem uma aduana integrada Uruguai/Argentina muiiiiiiiiito lenta. Demoramos quase uma hora para passarmos .

De Cólon a Rosario a estrada é muito boa. Se precisarem dormir em Nagoya NÃO FIQUEM no GRAN HOTEL. Lugar de safados e ladrões que levaram a grana de meu tio enquanto fomos comer um sanduba a noite. Um muquifo.

De Rosário a Bahia Blanca fizemos o seguinte trajeto: Rosario, Pergamino, Rojas (onde almoçamos), Junin, 9 de Julho, Bolivar, Pigue, Torniquist e finalmente Bahia Blanca. Neste trecho passamos por estradas estaduais com grande diferença de piso. Algumas ruins e outras nem tanto.

De Bahia Blanca a San Antonio Oeste estrada ótima e com os retões característicos da Argentina. Começa-se aqui a entrar no deserto.

De Las Grutas a Trelew a estrada segue sendo aquele tapete bom de deslizar, mas monótono por causa das retas e da vegetação cada vez mais baixas pela chegada do deserto.

De Trelew a Comodoro Rivadavia mais retas e retas. Muito cuidado aqui que já começam a aparecer os primeiros guanacos, as lebres e outros animais menores. Outro detalhe é que neste trecho existe apenas dois postos de combustível entre estas cidades. Se estiver com meio tanque, abasteça em um dos dois senão terá de colocar o combustível do galão. A primeira parada é no Uzcudun (Uzcudoutro eu não sei onde fica). Levem um adesivo para colocar no vidro do posto.

A chegada a Comodoro Rivadavia é um refresco para os olhos cansados das retas e vegetação imutável. Entra-se na cidade entre morros quase sem vegetação e entre eles começa-se a avistar o mar.
Entre Comodoro e Caleta Olivia a estrada é linda (parece uma Rio-Santos, mas sem vegetação), mas o pavimento pavoroso, principalmente para que vai para o sul. Muito cuidado neste trecho pq tem umas panelas que podem entortar sua roda. E prepare a maquina para tirar mitas fotos.

Se eu continuar mais tarde farei um relato do resto das estradas.

Um abraço.

xexelo
06/01/2013, 19:12
388476Fotos:

38845938847238847138847038846938846838846738846638 8465388464388463388462388461388458388473

sandro_ventania
06/01/2013, 22:26
Xexelo, meu caro...pelo jeito a aventura está além da conta, não é?
Mas como já te dizeram...o que é um peido pra quem está cagado?!
Você não vai ter como voltar daí sem resolver o problema da caixa, então resolve de vez, sacode a poeira, refaz o trajeto com o tempo que sobrou e bola pra frente...seja feliz!
Pense bem...voltar daí será um prejuizo maior ainda!
Um conselho...acompanhe o serviço, evite deixar seu carro na mão do mecanico sem voce estar perto...eles sabem que voce é o tipo de cliente que eles nunca mais vão ver!
Estamos na torcida!!!!

feitosac
07/01/2013, 00:01
Marcelo, não desanime. Tente contato com alguém do clube ranger argentino. Pode ser que tenha algum membro aí da região por onde estás. Esses caras são bastante solidários, assim como nós do 4x4 Brasil:.:: Club RANGER ::. (http://www.clubranger4x4.com.ar/)

Abraço e sorte!

Pedro


Marcelo, ja fiz esta viagem em 2010, e tivemos problemas em alguns carros, sei que as vezes é dificil a tomada de decisão ,mas eu faria o que o Pedro sugeriu acima o pessoal pode te ajudar muito, e voce tem que arrumar o carro, para seguir viagem e siga aproveitando o que puder do roteiro.
Não desanime.
Deus te abençoe, estamos rezando por voce.
Abs.

Joneswalker
07/01/2013, 01:05
concerta e toca em frente, se puder manda fotos da caixa com a trica nova ou antiga, cardã vibrando não quebra carcaça da caixa em hipótese nenhuma, é estranho ela estar trincando, a nova trinca não parte da primeira? qual a posição e sentido da rachadura, veja a possilidade de soldar no lugar mesmo, mesmo que fique merejando óleo não derramando como parece ser agora), o importante é parar a trinca, depois que soldar mete uma arudite, mais lipe bem a casarca com thinner ou um desengordurante e perca um tempinho com uma lixa para retirar a camada de oxido de alumínio da superfície pois ele não deixa a araudite fixar como deve, se tiver disponível pó de metal (pó de ferro aço ou mesmo alumínio misture na auradite, melhora muito a resistência mecânica nesta é conhecida como solda fria Dica pó de metal agente encontra no torneiro mecanico, são os restos da usinagem) esta receita só não serve para a rachadura pois não tem como descontaminar a parte de dentro da trinca, use araudite 24hrs ela é MUITO mais forte que a de 10 minutos, não sei se o nome da araudite ai, mais ela nada mais é do que resina epoxi pura, se achar uma similar opte pela que cura mais lentamente, boa sorte ai nos reparos, liga o foda-$e arruma o carro e aproveita o resto da aventura, tinha uma ditado do tempo de estudante que era o seguinte, FUDID.. fudid..e meio, o dinheiro agente ganha depois, tamo na torcida, abração ! ! !

Joneswalker
07/01/2013, 02:41
Oi Xexelo, veja o preço da carcaça nova por ai, aqui se consegue nova no Mercadolivre na faixa de 1500, ai deve até ser mais barato, abs

JOFRAN
07/01/2013, 21:42
Caro Amigo,Saude e Paz.
Não desista não.Nesta altura do campeonato siga em frente.Há outros foristas que fizeram o mesmo roteiro com UNO Mile,Fiestinha,Furgãozinho Gol bem mastigado,etc, e vc. não pode afinar com uma Ranger não!!!
Boa sorte e VIAJAR É PRECISO.
Abs,Jofran

xexelo
07/01/2013, 23:41
É galera,

O preço da carcaça eu já sei, 1030 reales, falta o preço de trocar todo o conteúdo (e rezar pra q não tenha q trocar nada) e o preço da retirar e recolocação.

O passeio está ficando caro.

E como as refeições por aqui são caras, não se encontra uma refeição por menos de 20 a 25 reales por persona. Ou seja 45 a 50 pesos os lugares mais baratos, pq geralmente é de 60 pesos pra cima. A ideia de gastar no max 100 pesos por dia de alimentação é quase impossível, mesmo comendo empanadas a noite.

Vou ter q almoçar e jantar empanadas e ainda acampar alguns dias pra economizar.

Isso se eu for pra Ushuaia, coisa q já não sei.

CHUUUUUTA QUE É MACUMBA. E pra piorar o meu gps Garmin perdeu os mapas do dia pra noite...
SAI URUCUBACA. To tentando fazer ele fununciar de nuevo...

UM abraço.

fpandur
07/01/2013, 23:58
Caraca, que zica Xexelo, só vi agora esse tópico. Eu fiz todo esse trecho acampando, de Peninsula Valdez até Ushuaia, em 5 pessoas fica na faixa de 125 a 220 pesos no total, dependendo do local. Se ajudar em algo, por onde passei e os preços por pessoa em pesos argentinos:
Rada Tilly: Camping Municipal, $15
Puerto San Julian: Camping Municipal, $25 + $ 50 carro
Rio Gallegos: Camping ATSA, $25 + $ 25 barraca
Ushuaia: Camping Rio Pipo $47 (tem o Andino também, $ 40 + $ 10 carro)

Comprando mantimentos no mercado e fazendo comida nos campings, temos gasto a média de R$ 130/dia em 5 pessoas (isso já contando com uma refeição em restaurante em Ushuaia). Se precisar de alguma outra dica desse trecho, no que eu puder ajudar ... o problema é que meu acesso a Internet é irregular, não é todo dia que consigo conexão.

xexelo
08/01/2013, 12:33
Caraca, que zica Xexelo, só vi agora esse tópico. Eu fiz todo esse trecho acampando, de Peninsula Valdez até Ushuaia, em 5 pessoas fica na faixa de 125 a 220 pesos no total, dependendo do local. Se ajudar em algo, por onde passei e os preços por pessoa em pesos argentinos:
Rada Tilly: Camping Municipal, $15
Puerto San Julian: Camping Municipal, $25 + $ 50 carro
Rio Gallegos: Camping ATSA, $25 + $ 25 barraca
Ushuaia: Camping Rio Pipo $47 (tem o Andino também, $ 40 + $ 10 carro)

Comprando mantimentos no mercado e fazendo comida nos campings, temos gasto a média de R$ 130/dia em 5 pessoas (isso já contando com uma refeição em restaurante em Ushuaia). Se precisar de alguma outra dica desse trecho, no que eu puder ajudar ... o problema é que meu acesso a Internet é irregular, não é todo dia que consigo conexão.


Valeu Pandur

O único jeito vai ser economizar na hospedagem e alimentação.
Se nós continuarmos, e a vontade ainda é grande, sairemos de Comodoro e faremos a primeira perna até Rio Gallegos.
Pandur, os campings de Gallegos e do Ushuaia tem aquelas paredes como que para segurar o vento? Ou vc estaciona carro e pode acampar ao lado dele para se proteger um pouco do vento?
Agora, se estiver chovendo... sem chance de eu ficar am barraca.
Qual foram os lugares q vc acampou na volta? *Não sei quem foi q falou que alguns campings tem quartos para alugar/alquilar, é certo?
Agradeço todas as dicas q puder nos dar.

Boas notícias, consegui reinstalar os mapas no GPS. Santa internet.

Um abraço.

gmilani
08/01/2013, 20:04
Valeu Pandur

O único jeito vai ser economizar na hospedagem e alimentação.
Se nós continuarmos, e a vontade ainda é grande, sairemos de Comodoro e faremos a primeira perna até Rio Gallegos.
Pandur, os campings de Gallegos e do Ushuaia tem aquelas paredes como que para segurar o vento? Ou vc estaciona carro e pode acampar ao lado dele para se proteger um pouco do vento?
Agora, se estiver chovendo... sem chance de eu ficar am barraca.
Qual foram os lugares q vc acampou na volta? *Não sei quem foi q falou que alguns campings tem quartos para alugar/alquilar, é certo?
Agradeço todas as dicas q puder nos dar.

Boas notícias, consegui reinstalar os mapas no GPS. Santa internet.

Um abraço.

Xexelo amigo, fui eu que disse sobre "as camas" pra alugar!!! sim tem camping's que tem quartos, de diversos tipos, pra casal, pra quatro pessoas, tem quarto com um monte de camas (ai vc aluga uma/mais), Em ushuaia (em 2010) no camping rio pipo tinha, fiquei sabendo que em villa angustura no camping unqueué tem tbm( mais é bemmm mais caro que acampar), experimenta perguntar que vc vai achar, o Fpandur deve ter visto alguma coisa desse tipo, e com info bem mais confiavel que a minha... de 2010!!!!

abraço e boa sorte!!! se puder nao desista, depois vc economiza aqui no BR!!!! esta viajem, apesar de poder ser repetida, a primeira vez ninguem esquece!!
Ps. No camping rio pipo, pode-se SIM estacionar o veiculo ao lado da barraca pra cortar o vento, se ficar NESTE tome cuidado com areas que possa acumular agua, perto dos banheiros externos, em frente a uma casinha de madeira, tem um otimo lugar, é debaixo de arvores com quase um metro acima do nivel da "rua", fica mais protegido do vento, perto dos banheiros, e perto da entrada do salao AQUECIDO!!!!!
em villa tbm pode acampar do lado da barraca, mas ali nao venta, tranquilo!!

xexelo
09/01/2013, 11:19
Xexelo amigo, fui eu que disse sobre "as camas" pra alugar!!! sim tem camping's que tem quartos, de diversos tipos, pra casal, pra quatro pessoas, tem quarto com um monte de camas (ai vc aluga uma/mais), Em ushuaia (em 2010) no camping rio pipo tinha, fiquei sabendo que em villa angustura no camping unqueué tem tbm( mais é bemmm mais caro que acampar), experimenta perguntar que vc vai achar, o Fpandur deve ter visto alguma coisa desse tipo, e com info bem mais confiavel que a minha... de 2010!!!!

abraço e boa sorte!!! se puder nao desista, depois vc economiza aqui no BR!!!! esta viajem, apesar de poder ser repetida, a primeira vez ninguem esquece!!
Ps. No camping rio pipo, pode-se SIM estacionar o veiculo ao lado da barraca pra cortar o vento, se ficar NESTE tome cuidado com areas que possa acumular agua, perto dos banheiros externos, em frente a uma casinha de madeira, tem um otimo lugar, é debaixo de arvores com quase um metro acima do nivel da "rua", fica mais protegido do vento, perto dos banheiros, e perto da entrada do salao AQUECIDO!!!!!
em villa tbm pode acampar do lado da barraca, mas ali nao venta, tranquilo!!

Valeu Milani,

É bom saber destas coisas, porem acho que em Ushuaia vou ficar entre 4 paredes, não sei onde.É q pela previsão do tempo, nos dias que provavelmente estaremos por lá deverá chover.
Agora temos q economizar ao máximo. Alias nssa janta esta sendo sanduiche de queijo e calame. kkkkk

Um abraço.

fpandur
09/01/2013, 19:39
Valeu Pandur

O único jeito vai ser economizar na hospedagem e alimentação. Se nós continuarmos, e a vontade ainda é grande, sairemos de Comodoro e faremos a primeira perna até Rio Gallegos. Pandur, os campings de Gallegos e do Ushuaia tem aquelas paredes como que
para segurar o vento? Ou vc estaciona carro e pode acampar ao lado dele para se proteger um pouco do vento?
Agora, se estiver chovendo... sem chance de eu ficar am barraca.
Qual foram os lugares q vc acampou na volta? *Não sei quem foi q falou

que alguns campings tem quartos para alugar/alquilar, é certo?
Agradeço todas as dicas q puder nos dar.

Boas notícias, consegui reinstalar os mapas no GPS. Santa internet.

Um abraço.
Rio Gallegos foi o pior camping que ficamos em termos de banheiro, o local das barracas é lindo, mas o banheiro é bem fuleirinho. Mas como é o único na cidade, não tivemos por onde escapar. E neste camping NÃO pode estacionar o carro ao lado da barraca. Como estou com carga no bagageiro do teto até tentei negociar pagar como se fosse uma pessoa a mais para deixar o carro lá dentro (tinha muito espaço), mas o cara não quis nem conversa, somente deixou entrar para descarregar a tralha. Tem um outro
camping a uns 25 Km antes de chegar na cidade, chama-se Camping Club Pescazaike, fica bem antes de passar por uma ponte grande na estrada, um pouco antes da Gendarmeria. Se estiver com o Mapear no GPS, tem a indicação dele. Mas esse não cheguei a entrar para ver. Em Ushuaia fiquei no Rio Pipo, exatamente no local que o gmilani comentou, ao lado da casinha de madeira, embaixo das árvores. Quando estive por lá choveu quase todas as noites, mas lá eu estendi por cima da barraca uma "super" lona grande que levei para essas ocasiões, a barraca ficou sequinha. Já o Camping Andino apesar de um pouco mais barato não tem qualquer proteção de árvores para as barracas.

fpandur
09/01/2013, 19:52
Quanto aos campings da volta, estou subi até Torres del Paine, passei para a Ruta40 e agora estou na Carretera. Não sei se irá fazer esse trajeto, mas se ajudar, segue a lista de onde passei até agora:
- Puerto Natales: Camping Josmar 2, CHP$4000 /pessoa. camping bem pequeno, com um pequeno estacionamento interno para deixar o carro. O local da barraca ("parcelas", como falam por aqui) fica em um box separado por cercas fechadas de madeira, fica muito protegido do vento. O portão do estacionamento se fecha as 21 Hrs, depois desse horário só entra e sai a pé. Junto do camping tem um restaurante, comemos um prato simples e bem servido de purê (ou fritas) + milanesa (ou salmão), a escolher, R$ 20 cada pessoa.
- Torres del Paine: Camping Las Torres, CHP$ 6000 pessoa. Não entra carro, somente para descarregar, escolhemos esse pois fica na entrada da trilha das Torres, que fizemos no dia seguinte. Sofremos demais com o vento aqui, na 1ª noite achamos que a barraca ia desmontar toda. No dia seguinte mudamos o local da barraca e amarramos ela inteira nas árvores e em pedras no chão, melhorou bastante .. rs, rs, Tem o Camping do Lago Pehoe, com mais proteção contra o vento e o carro fica ao lado da barraca, CHP$ 8000
- El Calafate: Camping AMSA, ARP$25 pessoa, fica na rua que sai defronte ao YPF de entrada da cidade, do lado da delegacia policia. Pode estacionar carro ao lado barraca, se ficar na fileira de parcelas atrás dos banheiros ficará muito bem protegido do vento.
- Gobernador Gregores: camping municipal está fechado, ficamos na Hospedage/Alojamento Alberdi, mas porque estamos em 5 pessoas e ficava mais barato, para menor quantidade de pessoas há outras opções na cidade. Neste local venta demais e o tempo todo, mesmo que o camping estivesse aberto acho que não iríamos ficar nele.
- Cochrane: camping Cochrane, meio quarteirão da praça central, único camping que achamos na cidade, CHP$ 3000, área protegida do vento, mas estrutura muito modesta, dá para o gasto de 1 noite e olhe lá. Mas tem várias opções de hospedagem na cidade.
- Villa O' Higgins (onde estou agora): acabamos ficando na hospedage El Mosco, tem área de camping mas sem qualquer proteção para vento. eles tem quarto compartilhado para até 6 pessoas, como estamos em 5 "fechamos" um quarto somente para nós. Aqui ficou caro se comparado com o resto da viagem, CHP$ 9000 pessoa. A cidade é minuscula e com estrutura modesta.

Sobre camping com quartos para alugar, essa realmente fico devendo pois não era nosso foco então nem procurei por este tipo de opção. De todos os que fiquei, que me lembro que tinha foi em Puerto Natales e no Rio Pipo (Ushuaia) vi uma construção que presumi que fosse quartos, mas nem perguntei. Sobre alimentação, estamos nessa de pão com frios quase todos os dias no almoço, variando com empanadas e "cup nuddles", e na janta cozinhamos. Apesar de eu ter trazido minha própria cozinha, com fogareiro e utensílios, todos os campings que passei tem cozinha a disposição para usar.

xexelo
10/01/2013, 10:45
Quanto aos campings da volta, estou subi até Torres del Paine, passei para a Ruta40 e agora estou na Carretera. Não sei se irá fazer esse trajeto, mas se ajudar, segue a lista de onde passei até agora:
- Puerto Natales: Camping Josmar 2, CHP$4000 /pessoa. camping bem pequeno, com um pequeno estacionamento interno para deixar o carro. O local da barraca ("parcelas", como falam por aqui) fica em um box separado por cercas fechadas de madeira, fica muito protegido do vento. O portão do estacionamento se fecha as 21 Hrs, depois desse horário só entra e sai a pé. Junto do camping tem um restaurante, comemos um prato simples e bem servido de purê (ou fritas) + milanesa (ou salmão), a escolher, R$ 20 cada pessoa.
- Torres del Paine: Camping Las Torres, CHP$ 6000 pessoa. Não entra carro, somente para descarregar, escolhemos esse pois fica na entrada da trilha das Torres, que fizemos no dia seguinte. Sofremos demais com o vento aqui, na 1ª noite achamos que a barraca ia desmontar toda. No dia seguinte mudamos o local da barraca e amarramos ela inteira nas árvores e em pedras no chão, melhorou bastante .. rs, rs, Tem o Camping do Lago Pehoe, com mais proteção contra o vento e o carro fica ao lado da barraca, CHP$ 8000
- El Calafate: Camping AMSA, ARP$25 pessoa, fica na rua que sai defronte ao YPF de entrada da cidade, do lado da delegacia policia. Pode estacionar carro ao lado barraca, se ficar na fileira de parcelas atrás dos banheiros ficará muito bem protegido do vento.
- Gobernador Gregores: camping municipal está fechado, ficamos na Hospedage/Alojamento Alberdi, mas porque estamos em 5 pessoas e ficava mais barato, para menor quantidade de pessoas há outras opções na cidade. Neste local venta demais e o tempo todo, mesmo que o camping estivesse aberto acho que não iríamos ficar nele.
- Cochrane: camping Cochrane, meio quarteirão da praça central, único camping que achamos na cidade, CHP$ 3000, área protegida do vento, mas estrutura muito modesta, dá para o gasto de 1 noite e olhe lá. Mas tem várias opções de hospedagem na cidade.
- Villa O' Higgins (onde estou agora): acabamos ficando na hospedage El Mosco, tem área de camping mas sem qualquer proteção para vento. eles tem quarto compartilhado para até 6 pessoas, como estamos em 5 "fechamos" um quarto somente para nós. Aqui ficou caro se comparado com o resto da viagem, CHP$ 9000 pessoa. A cidade é minuscula e com estrutura modesta.

Sobre camping com quartos para alugar, essa realmente fico devendo pois não era nosso foco então nem procurei por este tipo de opção. De todos os que fiquei, que me lembro que tinha foi em Puerto Natales e no Rio Pipo (Ushuaia) vi uma construção que presumi que fosse quartos, mas nem perguntei. Sobre alimentação, estamos nessa de pão com frios quase todos os dias no almoço, variando com empanadas e "cup nuddles", e na janta cozinhamos. Apesar de eu ter trazido minha própria cozinha, com fogareiro e utensílios, todos os campings que passei tem cozinha a disposição para usar.

Valeu Pandur,

Obrigado pelas valiosas dicas.
O que acontece é que está difícil de sair o conserto da caixa... O meca terceirizou a troca da carcaça com a pessoa que tinha a peça e o sujeito é muito atarefado.
To vendo que minha viagem vai ser só Ushuaia, TDP e o glaciar Perito Moreno. Acho que vou ter q voltar correndo pro Brasil depois disso. Por dois motivos: A grana, já que não sei quanto vai me custar tudo e o tempo, afinal já estamos no dia 10 e ainda estou aqui naufragado em Comodoro Rivadavia.
Gostei desta dica de q os campings tem cozinha a disposição. Eu acabei esquecendo meu fogareiro em Curitiba, até pq como meu tio está junto eu resolvi priorizar quartos pq ele está com algumas dores na coluna, então barraca seria meio complicado.
Onde vc está colocando as suas fotos? Quero ver as das Capilas de MArmol, quando vc passar por lá.

UM bom retorno pra vc.

fpandur
10/01/2013, 23:30
Valeu Pandur,

Obrigado pelas valiosas dicas.
O que acontece é que está difícil de sair o conserto da caixa... O meca terceirizou a troca da carcaça com a pessoa que tinha a peça e o sujeito é muito atarefado.
To vendo que minha viagem vai ser só Ushuaia, TDP e o glaciar Perito Moreno. Acho que vou ter q voltar correndo pro Brasil depois disso. Por dois motivos: A grana, já que não sei quanto vai me custar tudo e o tempo, afinal já estamos no dia 10 e ainda estou aqui naufragado em Comodoro Rivadavia.
Gostei desta dica de q os campings tem cozinha a disposição. Eu acabei esquecendo meu fogareiro em Curitiba, até pq como meu tio está junto eu resolvi priorizar quartos pq ele está com algumas dores na coluna, então barraca seria meio complicado.
Onde vc está colocando as suas fotos? Quero ver as das Capilas de MArmol, quando vc passar por lá.

UM bom retorno pra vc.

Xexelo, deixa eu retificar essa informação do camping: na verdade QUASE todos que fiquei tem cozinha, em Paine não tinha (no Pehoe acho que tem). Em Calafate também não tinha. As fotos estou colocando algumas neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/110374-expedicao-fim-do-mundo-ushuaia-carretera-dez-12-jan-13-a-12.html
E o restante estou colocando no meu Facebook, se quiser me adicionar, Flavio Pandur. Cheguei hoje em Puerto Tranquilo, vou nesta 6ª feira pela manhã fazer o passeio das Capilas e a tarde ao Glaciar Exploradores. Espero que consiga sair logo daí de Comodoro, com certeza vale a pena ir pelo menos nesses lugares que citou: Ushuaia, Paine e Perito.

xexelo
11/01/2013, 21:36
Aqui vão as fotos da carcaça e suas rachaduras internas que me levaram a para 7 dias em Las Grutas e mais 7 dias em Comodoro Rivadavia.

UM abraço389198389199389200

jeisonk
11/01/2013, 22:13
Caraca, estava prestes a desmanchar :shock::shock:

Já na estrada novamente?

Abraços

sandro_ventania
11/01/2013, 22:22
Caracas Xexelo...isso não é uma trinca é uma quebra e tanto!
Qual foi a solução? Já trocou a carcaça?

xexelo
12/01/2013, 00:39
Caracas Xexelo...isso não é uma trinca é uma quebra e tanto!
Qual foi a solução? Já trocou a carcaça?

Poizé Sandro e Jeison,

Por fora estava ruim e por dentro estava pior ainda...
Troquei a carcaça.
Olha colegas, acho que todo esse perrengue me fez gastar quase outra viagem destas que eu queria fazer. Foi caro, mas menos que seria no Brasil eu acredito.
Só a carcaça foi mil pilas, e no Brasil a mais barata do ML estava 1,5 mil.

Bueno, não quero mais falar em grana, só sei q amanhã de manhã temprano estarei na estrada se Deus quiser.

A vantagem foi que fiz um curso de espanhol intensivo de duas semanas... kkkkk

Um abraço

gmilani
12/01/2013, 03:24
Poizé Sandro e Jeison,

Por fora estava ruim e por dentro estava pior ainda...
Troquei a carcaça.
Olha colegas, acho que todo esse perrengue me fez gastar quase outra viagem destas que eu queria fazer. Foi caro, mas menos que seria no Brasil eu acredito.
Só a carcaça foi mil pilas, e no Brasil a mais barata do ML estava 1,5 mil.

Bueno, não quero mais falar em grana, só sei q amanhã de manhã temprano estarei na estrada se Deus quiser.

A vantagem foi que fiz um curso de espanhol intensivo de duas semanas... kkkkk

Um abraço
É isso ai Amigo..... ja foi e deu tudo certo!!!!! Veja as coisas pelo lado bom.... curso de espanhol, vasto conhecimentos das cidades em que ficou quase 2 semanas... ja conheceu as "boca"pra comer uma empanada de primeira... e por ai vai.......

Brincadeiras a parte, desejo-lhe TODA SORTE do mundo dai pra baixo (rumo SUR), aproveita o resto, vc deu sorte desta cx nao desmanchar!!! faltava só um tiquinho de nada pra ela desintegrar!!!

PS.... pega o cartao de credito do Tio.........


Abraços e desculpa a brincadeira..... agora é hora de curtir!!!!!

JointMan
12/01/2013, 17:59
Boa Xexelo!

Que bom que resolveu o problema!
Agora é curtir a trip, amigo!
To acompanhando e torcendo!

Até!

Zani
12/01/2013, 23:22
Xexelo, acompanhando e na torcida para que a partir de agora as coisas melhorem e você curta o restante da viagem sem problemas. Acompanhei seus outros tópicos de planejamento etc, então fique firme na sua decisão e não desanime. Lembre-se que é a realização de um sonho, então vá em frente.
Abração

xexelo
13/01/2013, 08:57
Após a entrega da Ranger na sexta feira a noite tentamos iniciar a viagem no sábado pela manhã as 8:00 h. Eu disse tentamos pq logo a uns 5 km ainda dentro as cidade sentimos cheiro de óleo queimado novamente. Parei e o

Mario olhou em baixo da caminhonete, tinha óleo pingando novamente...

Voltamos ao lubricentro do Luciano em Comodoro. Ficamos esperando até as 9:00 h para que abrissem a oficina e nos atendessem. Olha daqui, reaperta dali continuou a pingar óleo, mas em menor quantidade. O Meca nos garantiu que poderíamos tocar, só que teríamos de verificar o nível de óleo da caixa de vez em quando!!!

A vontade de sairmos dali era tanta que resolvemos seguir. Continuamos as 10:00 h da manhã. Seguimos mais 160 km de paramos em Fitz Roy para verificar. Parecia q tinha vazado muito. Tentamos abrir a tampa da caixa para verificar e nossa chave de boca acabou por espanar a ponta do parafuso e não conseguimos abrir a joça. Tocamos pra uma cidadezinha com uns 1 mil a 2 mil habitantes chamada Jaramillo. Bem na hora da siesta... Não havia quase ninguém na rua. Rodamos as 10 quadras da cidade e achamos uma porta de garagem aberta. La dentro era uma oficina de montagem de motor home!!! No meio daquele nada!!!

O rapaz da oficina nos deu uma força para (depois de muito esforço) conseguir retirar a tampa da caixa de óleo.
Apesar de parecer q tinha vazado muito recolocamos apenas uns 150 a 200 ml.
Após retirar o parafuso da caixa ele ainda fez o favor (sem cobrar nada) de soldar uma porca sobre a porca da tampa de óleo q estava arredondada.

Tocamos A Ranger mais uns 490 km e paramos em Puerto San Julian. Paramos num lubricentro e completamos óleo. Mais uns 500 ml.

Segui tocando até Comandante Luiz Piedrabuena (mais 120 e poucos km). Ali paramos e resolvemos aproveitar a luz do sol, que se põe bem tarde por aqui, para seguir até Rio Gallegos (mais 240 Km). Chegamos as 23:00 h e estava bem no início da noite quase q completamente escuro. Seguimos para uma hospedaria (q não lembro nem o nome) indicada por um taxista onde estamos no momento. Um lugar simples e sem banheiro no quarto, mas como estávamos muito cansados resolvemos ficar.

Olhei pela manhã embaixo da Ranger e está uma baita poça de óleo. Como é domingo esta tudo fechado. Ou seja, temos de completar o óleo e seguir do jeito q dá. Na segunda feira em Ushuaia vemos o q podemos fazer.

Fotos só mais tarde.

E a saga continua... Ou vai ou racha, ops, já rachou antes... Agora não está rachado, mas vaza.
Bem vamos assim mesmo...

sandro_ventania
13/01/2013, 10:14
CHUTA QUE É MACUMBA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fala sério amigo! Pensei que a agora ia viajar tranquilo, veio mais esta!
Deve ser apenas pouco veda junta que colocaram quando fecharam a caixa...tenta ver onde está o vazamento e passa silicone, lembrando de lavar com detergente antes, deve segurar.
De qualquer forma desencana agora, aproveita a viagem...basta ter óleo de reserva pra ir repondo.
Estamos contigo...não desanima!

lucianobarbosa
13/01/2013, 12:40
e ai xexelo estamos acompanhado a a aventura do amigo que o sonho de muitos e estamos torcendo para que tudo corra bem na viaje talvez esse vazamento pode que a tampa esteja empenada ou o mecanico aperto tanto que pode causar um trinco abraços e boa viajem que Deus os acompanhem ..... :dance:

hrodrigues
14/01/2013, 06:58
Após a entrega da Ranger na sexta feira a noite tentamos iniciar a viagem no sábado pela manhã as 8:00 h. Eu disse tentamos pq logo a uns 5 km ainda dentro as cidade sentimos cheiro de óleo queimado novamente. Parei e o

Mario olhou em baixo da caminhonete, tinha óleo pingando novamente...

Voltamos ao lubricentro do Luciano em Comodoro. Ficamos esperando até as 9:00 h para que abrissem a oficina e nos atendessem. Olha daqui, reaperta dali continuou a pingar óleo, mas em menor quantidade. O Meca nos garantiu que poderíamos tocar, só que teríamos de verificar o nível de óleo da caixa de vez em quando!!!

A vontade de sairmos dali era tanta que resolvemos seguir. Continuamos as 10:00 h da manhã. Seguimos mais 160 km de paramos em Fitz Roy para verificar. Parecia q tinha vazado muito. Tentamos abrir a tampa da caixa para verificar e nossa chave de boca acabou por espanar a ponta do parafuso e não conseguimos abrir a joça. Tocamos pra uma cidadezinha com uns 1 mil a 2 mil habitantes chamada Jaramillo. Bem na hora da siesta... Não havia quase ninguém na rua. Rodamos as 10 quadras da cidade e achamos uma porta de garagem aberta. La dentro era uma oficina de montagem de motor home!!! No meio daquele nada!!!

O rapaz da oficina nos deu uma força para (depois de muito esforço) conseguir retirar a tampa da caixa de óleo.
Apesar de parecer q tinha vazado muito recolocamos apenas uns 150 a 200 ml.
Após retirar o parafuso da caixa ele ainda fez o favor (sem cobrar nada) de soldar uma porca sobre a porca da tampa de óleo q estava arredondada.

Tocamos A Ranger mais uns 490 km e paramos em Puerto San Julian. Paramos num lubricentro e completamos óleo. Mais uns 500 ml.

Segui tocando até Comandante Luiz Piedrabuena (mais 120 e poucos km). Ali paramos e resolvemos aproveitar a luz do sol, que se põe bem tarde por aqui, para seguir até Rio Gallegos (mais 240 Km). Chegamos as 23:00 h e estava bem no início da noite quase q completamente escuro. Seguimos para uma hospedaria (q não lembro nem o nome) indicada por um taxista onde estamos no momento. Um lugar simples e sem banheiro no quarto, mas como estávamos muito cansados resolvemos ficar.

Olhei pela manhã embaixo da Ranger e está uma baita poça de óleo. Como é domingo esta tudo fechado. Ou seja, temos de completar o óleo e seguir do jeito q dá. Na segunda feira em Ushuaia vemos o q podemos fazer.

Fotos só mais tarde.

E a saga continua... Ou vai ou racha, ops, já rachou antes... Agora não está rachado, mas vaza.
Bem vamos assim mesmo...


Xexelo,

Em Ushuaia, se ainda não tiver uma oficina para ir, recomendo a Vittorio-STV. Fica na Belakamain 398.
O Victorio e seu filho Ezequiel são gente fina. Entendem do riscado e não cobram caro. Fiz a revisão do meu carro com eles.
São bastante atenciosos e ficaram com a oficina aberta até mais tarde só para me atender.
Estou por aqui acompanhando e torcendo para que tudo de certo.

Abs

Helio

xexelo
14/01/2013, 23:57
Finalmente conseguimos fazer a última etapa da viagem de ida.

Saimos tarde de Rio Gallegos pq dormimos demais. Procuramos um lubricentro para recolocarmos óleo na caixa de marchas da Ranger antes de partir para Ushuaia. Como não encontramos, procuramos uma calçada mais alta para colocar a caminhonete e podermos entrar em baixo.

Depois de recolocado cerca de 1 litro de óleo seguimos para a fronteira com o Chile as 10:00 h.
A fronteira da Argentina com o Chile tem uma aduana integrada, mas não esperem agilidade nisso, é um saco.

Uma dica, ao chegar na aduana não estacione no fim da fila de carros. Esta não é a fila de entrada é apenas um estacionamento, portanto se vc estacionar mais a frente não tem crise. A fila mesmo começa dentro da estação aduaneira. Tem que preencher duas fichas que não são longas, não adianta vir com os documentos preenchidos do Brasil pq vc vai ter q entrar na fila da mesma maneira. E fique atento, tem uma fila só pra quem vai de ônibus que quase se mistura com a que se tem dos q vão de carro. São 5 passos para se passar lá dentro, 5 carimbos em uma ficha e na frente dos guichês tem a numeração dos passos.

Passado o tramite seguimos para o ferryboat de Punta Delgada - Chile. Neste ponto a travessia é bem rápida, acredito que não mais de de 20 minutos. Tempo de tirar fotos, comer um Pancho (hotdog deles) com um café e cumprimentar os dois únicos carros de brasileiros q estavam no barco.

Passado o ferry tem um pequeno trecho de uns 40 km de asfalto e depois cento e tantos kms de ripio... Este nada mais é que uma estrada cascalhada com seixos ao invés de pedras como no Brasil. Não chega a ser ruim, mas é um saco. Se eu vier até aqui outra vez será de avião. Ainda bem q o resto da viagem compensa.

Na saída do Chile para a Argentina de novo tem mais tramite aduaneiro, mais fila, mas sem papéis a preencher. Mais tempo perdido, até pq as aduanas Chile/Argentina aqui são separadas. Então, pega fila em uma, sai e mais a frente pega fila em outra...

Entrando na Argentina de novo volta o asfalto graças a Deus. A estrada segue normal até perto do mar quando se chega a Rio Grande onde é necessário entrar na cidade para abastecer. Desta vez quaaase ficamos sem combustível (apesar q tínhamos no galão). Quando parei no posto a Ranger estava engasgando de falta de diesel!!!! Após abastecer tive de bater várias vezes na partida até sair o ar do sistema e a Ranger pegar novamente.

Dica: NÃO HÁ posto de combustíveis na saída de Rio Gallegos e dali até Rio Grande, portanto se vc não abasteceu ali pode ficar na estrada.

Depois de Rio Grande são mais 220 Km até Ushuaia e estes kms são os mais empolgantes de toda a viajem até agora. É aquilo que faz valer todo o sacrifício e desgaste.

A estrada segue para o paso Garibaldi, uma estrada sinuosa por entre lagos (Fagnano e Escondido) que serpenteia na beira das montanhas com seus picos salpicados de branco aqui e ali. É tudo aquilo que sempre sonhei. Aquilo que me fascinou a 5 ou seis anos atrás e que me fez planejar a 3 anos a viajem.

É um tal de para aqui e para ali para tirar fotos... e o frio começou a pegar, arranquei uma blusa e um casaco para me acompanharem até a cidade. Fomos chegando na cidade e o visual dos picos nevados ao fundo da cidade é demais. São imagens que ficarão até o fim de minha vida comigo. Algo que fotos não podem traduzir.

Chegando a cidade fomos ao centro de informações turísticas e as 21:01 ele estava fechado, um minuto depois do horário de encerramento. Graças a Deus a moça da porta pelo menos me deu a informação de que havia lugar numa hospedagem meio afastada da cidade. Fomos até lá, nos instalamos e fomos dormir tarde da noite depois de um gostoso CupNudles.

Dia 14 será de passeio pelo Canal de Beagle, Parque natural de Ushuaia, fim da ruta 3 e se der Glaciar Martin.

Ufa, é só. Kkkkk.

xexelo
15/01/2013, 00:10
Finalmente conseguimos fazer a última etapa da viagem de ida.

Saimos tarde de Rio Gallegos pq dormimos demais. Procuramos um lubricentro para recolocarmos óleo na caixa de marchas da Ranger antes de partir para Ushuaia. Como não encontramos, procuramos uma calçada mais alta para colocar a caminhonete e podermos entrar em baixo.

Depois de recolocado cerca de 1 litro de óleo seguimos para a fronteira com o Chile as 10:00 h.
A fronteira da Argentina com o Chile tem uma aduana integrada, mas não esperem agilidade nisso, é um saco.

Uma dica, ao chegar na aduana não estacione no fim da fila de carros. Esta não é a fila de entrada é apenas um estacionamento, portanto se vc estacionar mais a frente não tem crise. A fila mesmo começa dentro da estação aduaneira. Tem que preencher duas fichas que não são longas, não adianta vir com os documentos preenchidos do Brasil pq vc vai ter q entrar na fila da mesma maneira. E fique atento, tem uma fila só pra quem vai de ônibus que quase se mistura com a que se tem dos q vão de carro. São 5 passos para se passar lá dentro, 5 carimbos em uma ficha e na frente dos guichês tem a numeração dos passos.

Passado o tramite seguimos para o ferryboat de Punta Delgada - Chile. Neste ponto a travessia é bem rápida, acredito que não mais de de 20 minutos. Tempo de tirar fotos, comer um Pancho (hotdog deles) com um café e cumprimentar os dois únicos carros de brasileiros q estavam no barco.

Passado o ferry tem um pequeno trecho de uns 40 km de asfalto e depois cento e tantos kms de ripio... Este nada mais é que uma estrada cascalhada com seixos ao invés de pedras como no Brasil. Não chega a ser ruim, mas é um saco. Se eu vier até aqui outra vez será de avião. Ainda bem q o resto da viagem compensa.

Na saída do Chile para a Argentina de novo tem mais tramite aduaneiro, mais fila, mas sem papéis a preencher. Mais tempo perdido, até pq as aduanas Chile/Argentina aqui são separadas. Então, pega fila em uma, sai e mais a frente pega fila em outra...

Entrando na Argentina de novo volta o asfalto graças a Deus. A estrada segue normal até perto do mar quando se chega a Rio Grande onde é necessário entrar na cidade para abastecer. Desta vez quaaase ficamos sem combustível (apesar q tínhamos no galão). Quando parei no posto a Ranger estava engasgando de falta de diesel!!!! Após abastecer tive de bater várias vezes na partida até sair o ar do sistema e a Ranger pegar novamente.

Dica: NÃO HÁ posto de combustíveis na saída de Rio Gallegos e dali até Rio Grande, portanto se vc não abasteceu ali pode ficar na estrada.

Depois de Rio Grande são mais 220 Km até Ushuaia e estes kms são os mais empolgantes de toda a viajem até agora. É aquilo que faz valer todo o sacrifício e desgaste.

A estrada segue para o paso Garibaldi, uma estrada sinuosa por entre lagos (Fagnano e Escondido) que serpenteia na beira das montanhas com seus picos salpicados de branco aqui e ali. É tudo aquilo que sempre sonhei. Aquilo que me fascinou a 5 ou seis anos atrás e que me fez planejar a 3 anos a viajem.

É um tal de para aqui e para ali para tirar fotos... e o frio começou a pegar, arranquei uma blusa e um casaco para me acompanharem até a cidade. Fomos chegando na cidade e o visual dos picos nevados ao fundo da cidade é demais. São imagens que ficarão até o fim de minha vida comigo. Algo que fotos não podem traduzir.

Chegando a cidade fomos ao centro de informações turísticas e as 21:01 ele estava fechado, um minuto depois do horário de encerramento. Graças a Deus a moça da porta pelo menos me deu a informação de que havia lugar numa hospedagem meio afastada da cidade. Fomos até lá, nos instalamos e fomos dormir tarde da noite depois de um gostoso CupNudles.

Dia 14 será de passeio pelo Canal de Beagle, Parque natural de Ushuaia, fim da ruta 3 e se der Glaciar Martin.

Ufa, é só. Kkkkk.

fpandur
15/01/2013, 01:07
Xexelo, de todas aduanas que fiz, essa de Rio Gallegos é mais embassada, demorei 1 hora aí, até cachorro para cheirar o carro e ver se não tinha produtos in natura colocaram. As outras são bem mais tranquilas, embora hoje tive que bater pé na aduana Argentina em Futaefulu para me darem uma tarjeta com carimbo de entrada no país, para eu entregar depois na saída. Não queriam de jeito nenhum, falaram que somente colocando no sistema já era suficiente. Como em toda aduana o procedimento foi esse, de entregar a tarjeta de imigração carimbada, insisti nisso até que fizeram. Agora vou fazer um teste, na saída da Argentina não vou entregar a tarjeta, vamos ver se vão pedir ou se somente no sistema é mesmo suficiente ... kkkk Sobre o rípio, se vai subir a Carretera vai acostumando, esse pedaço aí para Ushuaia é apenas um aperitivo .... hoje cheguei em Esquel e pelas minhas contas, só tenho mais 45 Km de ripio para encarar, entre V. Angosturra e San Martin, tomara, porque minha conta de ripio já se encerrou ... rs, rs, rs. Fico na torcida e acompanhando por aqui, qualquer coisa dá um alô pelo Face.

hugorangel
15/01/2013, 14:06
Marcelo.

Parabéns pela conquista do FIM DO MUNDO!

Lendo seu último relato, foi como se estivesse chegando aí de novo. É tudo que você falou. Só quem fez essa viagem sabe do que estamos falando.

Uma dica: encontre algum adesivo daí pra colar na viatura. Não fiz isso e me arrependo até hoje, parece que faltou alguma coisa na minha conquista... Tenho adesivos de outros lugares, como da Ruta 40 por exemplo, mas não tenho de Ushuaia...

Um abraço e boa sorte no retorno. Se der, não deixe de passar por Torres del Paine.

Hugo.

JointMan
16/01/2013, 00:12
Beleza Xexelo!

Acompanhando aqui todos os relatos!
Parabéns!
Mesmo diante de tantas dificuldades, vocês chegaram!
Expedição é isso rsrsrsr!

Boa volta e um abraço!
Mais à frente vou encher sua paciência com perguntas pois minha viagem está louca pra sair do papel!
Até mais!

xexelo
16/01/2013, 07:40
(pq o caminho é compriiiiiido)

Acordar em Ushuaia.........
Não tem preço.

Acordamos e fomos ao desayuno (café da manhã). Lá nos informamos com o dono da pousada sobre o passeio de barco pelo canal de Beagle. Ele nos falou que partiria as 10:30 h e que o preço com desconto q ele conseguia era de 210, ante o preço original de 270 pesos.

Como só sairíamos as 10:30 fomos primeiro a um lubricentro para trocar o óleo do motor e filtros e tbm completar o óleo da caixa. Estava faltando quase 2 litros!!! Deixamos a Ranger lá e fomos pro porto esperar o catamarã.

O valor da taxa de embarque é de 10 pesos. Fizemos um passeio pequeno pela baia em volta de uns arquipélagos que tem ninhos de pássaros e tbm tem algumas focas e/ou lobos marinhos. Além disso rolou uma passagem em volta de um farol. Um passeio interessante e gelaaaaaaaaaado. O visual da cidade vista de longe e do canal com suas montanhas nevadas é maravilhoso. No barco ouviam-se conversas em muitas línguas diferentes como alemão, inglês, italiano, japonês (ou chinês, coreano sei lá) espanhol e é claro o português em pequena quantidade. Voltamos as 13:30.

Após o passeio fomos dar um role no centro para ver se eu cambiava uns reales, mas o valor estava baixo e não troquei. Não achei que fizesse cambio a não ser na casa de cambio oficial que pagava apenas 2,2 pesos por real. Nas lojas o real vale 2,5 pesos, mas apenas se vc for comprar alguma coisa. Depois fomos buscar a Ranger.

Em seguida rumamos ao Parque nacional da Terra do Fogo, cuja entrada custa 60 pesos para os residentes no mercosul. Fomos até o famoso final da Ruta 3 na Baia Lapataia onde tiramos uma das fotos mais clichês deste lugar: ao lado da placa que diz que é o final da ruta 3. O visual da estrada do parque tbm é demais, passeamos lentamente entre florestas densas, lagos , o mar e riachos de degelo. Muitas fotos por todo o caminho. Eis que no meio da estrada surge uma raposa passeando tranquila, como que posando para fotos que mais tarde vou postar.

Depois, fomos a um centro de turistas do parque onde tomei a cerveja mais cara da minha vida. Era uma Quilmes de 355 ml que custou 27 pesos!!!!!!!!!!!!!!

Após o passeio no parque fomos ao Glaciar Martial, mas o teleférico que leva até o Glaciar estava “roto”, ou estragado. Eu não quis enfrentar sozinho (o tio estava mal), uma caminhada de 2 km morro acima. Bem pelo menos rendeu umas belas fotos.

Voltamos a cidade e fomos fazer compras no supermercado LA Anonima e passear no novo shopping da cidade (aqui chamado de Paseo) que parece grande por fora, mas tem poucas lojas por dentro.

Compramos um vinho cabernet sauvignon que, de todos os q tomei, foi o mais amargo e ruim. Não adianta, sou um pobre q gosta de vinho doce.

É isso, amanhã teremos estrada de novo, pela manhã curtiremos a cidade mais um pouco e a tarde seguiremos para Rio Grande.

xexelo
16/01/2013, 07:56
Fatos e fotos (esse é pra quem é das antigas).
38990738991538991638991738991838991938992038992138 99223899143899133899063899053899043899083899093899 10389911389912389923

hrodrigues
16/01/2013, 09:52
Finalmente conseguimos fazer a última etapa da viagem de ida.

Saimos tarde de Rio Gallegos pq dormimos demais. Procuramos um lubricentro para recolocarmos óleo na caixa de marchas da Ranger antes de partir para Ushuaia. Como não encontramos, procuramos uma calçada mais alta para colocar a caminhonete e podermos entrar em baixo.

Depois de recolocado cerca de 1 litro de óleo seguimos para a fronteira com o Chile as 10:00 h.
A fronteira da Argentina com o Chile tem uma aduana integrada, mas não esperem agilidade nisso, é um saco.

Uma dica, ao chegar na aduana não estacione no fim da fila de carros. Esta não é a fila de entrada é apenas um estacionamento, portanto se vc estacionar mais a frente não tem crise. A fila mesmo começa dentro da estação aduaneira. Tem que preencher duas fichas que não são longas, não adianta vir com os documentos preenchidos do Brasil pq vc vai ter q entrar na fila da mesma maneira. E fique atento, tem uma fila só pra quem vai de ônibus que quase se mistura com a que se tem dos q vão de carro. São 5 passos para se passar lá dentro, 5 carimbos em uma ficha e na frente dos guichês tem a numeração dos passos.

Passado o tramite seguimos para o ferryboat de Punta Delgada - Chile. Neste ponto a travessia é bem rápida, acredito que não mais de de 20 minutos. Tempo de tirar fotos, comer um Pancho (hotdog deles) com um café e cumprimentar os dois únicos carros de brasileiros q estavam no barco.

Passado o ferry tem um pequeno trecho de uns 40 km de asfalto e depois cento e tantos kms de ripio... Este nada mais é que uma estrada cascalhada com seixos ao invés de pedras como no Brasil. Não chega a ser ruim, mas é um saco. Se eu vier até aqui outra vez será de avião. Ainda bem q o resto da viagem compensa.

Na saída do Chile para a Argentina de novo tem mais tramite aduaneiro, mais fila, mas sem papéis a preencher. Mais tempo perdido, até pq as aduanas Chile/Argentina aqui são separadas. Então, pega fila em uma, sai e mais a frente pega fila em outra...

Entrando na Argentina de novo volta o asfalto graças a Deus. A estrada segue normal até perto do mar quando se chega a Rio Grande onde é necessário entrar na cidade para abastecer. Desta vez quaaase ficamos sem combustível (apesar q tínhamos no galão). Quando parei no posto a Ranger estava engasgando de falta de diesel!!!! Após abastecer tive de bater várias vezes na partida até sair o ar do sistema e a Ranger pegar novamente.

Dica: NÃO HÁ posto de combustíveis na saída de Rio Gallegos e dali até Rio Grande, portanto se vc não abasteceu ali pode ficar na estrada.

Depois de Rio Grande são mais 220 Km até Ushuaia e estes kms são os mais empolgantes de toda a viajem até agora. É aquilo que faz valer todo o sacrifício e desgaste.

A estrada segue para o paso Garibaldi, uma estrada sinuosa por entre lagos (Fagnano e Escondido) que serpenteia na beira das montanhas com seus picos salpicados de branco aqui e ali. É tudo aquilo que sempre sonhei. Aquilo que me fascinou a 5 ou seis anos atrás e que me fez planejar a 3 anos a viajem.

É um tal de para aqui e para ali para tirar fotos... e o frio começou a pegar, arranquei uma blusa e um casaco para me acompanharem até a cidade. Fomos chegando na cidade e o visual dos picos nevados ao fundo da cidade é demais. São imagens que ficarão até o fim de minha vida comigo. Algo que fotos não podem traduzir.

Chegando a cidade fomos ao centro de informações turísticas e as 21:01 ele estava fechado, um minuto depois do horário de encerramento. Graças a Deus a moça da porta pelo menos me deu a informação de que havia lugar numa hospedagem meio afastada da cidade. Fomos até lá, nos instalamos e fomos dormir tarde da noite depois de um gostoso CupNudles.

Dia 14 será de passeio pelo Canal de Beagle, Parque natural de Ushuaia, fim da ruta 3 e se der Glaciar Martin.

Ufa, é só. Kkkkk.

Existe posto de combustível em Cerro Sombrero

André...
16/01/2013, 11:17
Parabéns Xexelo

Belas fotos. Vou ver se chego ai em 2014.

EDUARDO-RN
16/01/2013, 16:23
Valeu Xexelo, que aventura hein.

Muito bom os seus relatos, realmente da gosto de ler.
Tenho planos de um dia poder realizar esta aventura.

Eduardo

xexelo
17/01/2013, 00:25
Existe posto de combustível em Cerro Sombrero

Rodrigues,

Vc tem razão, porem vc tem q sair do caminho de Ushuaia uns 2 Km e depois voltar.
E outra, tem um posto na aduana de entrada na Argentina em San Sebastian, porem no domingo quando passei na ida ele estava fechado (a tarde). Na volta na quarta feira pela manhã ele estava aberto.

UM abraço.

hrodrigues
17/01/2013, 06:26
Rodrigues,

Vc tem razão, porem vc tem q sair do caminho de Ushuaia uns 2 Km e depois voltar.
E outra, tem um posto na aduana de entrada na Argentina em San Sebastian, porem no domingo quando passei na ida ele estava fechado (a tarde). Na volta na quarta feira pela manhã ele estava aberto.

UM abraço.


Isso aí. Tem de dar uma entrada na vila e depois retornar para a estrada. Só um detalhe:
O cara só aceitava pagamento em espécie e em moeda local.
Bom retorno.

Abs

Helio

xexelo
17/01/2013, 09:47
Hoje acordamos mais tarde e felizes de tudo o que vimos e presenciamos. Tivemos problemas na viajem, mas tudo o q vimos nestes 2 dias compensaram o cansaço, o medo, a raiva, a frustração e tumo o mais q tivemos.

Resolvemos fazer o deslocamento de hoje curto para sentir como está a Ranger. Como já tínhamos completado o óleo resolvi tentar um conserto com epóxi pra ver se ajudava a conter o vazamento. Seguimos pra uma gomeria (borracharia) e pedimos emprestado o fosso para q pudéssemos tentar algo. Limpei e lixei bem a região q parece estrar vazando mais e coloquei neste local uma cola epóxi de secagem de 15 minutos. Só depois eu li que elá só fica totalmente boa após 24 h!!! Bueno, vai assim mesmo.

Voltamos pro centro pra matar tempo pois não queríamos chegar muito cedo a Rio Grande. Fizemos umas comprinhas básicas de recuerdos (lembranças), demos mais umas voltas pela cidade e perto do meio dia seguimos viagem. Uma pena estarmos com o tempo curto, esta cidade merecia mais um dia de passeio.

A viagem a Rio Grande vale a pena por seus 100 primeiros Km até a cidade de Tolhuin. É o passo Garibaldi com seus lagos e montanhas nevadas que oferecem um visual encantador. Foram muitas paradas no caminho, inclusive uma para comer um pão com salsicha e refrigerante na beira do rio Tristen, com nós dois muito alegres...

Chegando a Rio Grande fomos até a praça central onde fica o centro de informações turísticas pra ver um hotel. Escolhemos uma, mas estava fechado, ainda bem, parecia velho e sujo. Fomos a outro perto da beira do mar, Hostal Del Sol. Ótimo hotel recomendo. Quarto grande, bem cuidados, banheiro amplo, muita limpeza e preço justo 82 reais por cabeça.

Como chegamos cedo, saímos para ver o óleo da caixa e foi colocado quase um litro, apesar de que chegou a vazar pela tampa. Ou seja, foi até demais. Compramos mais um vinho, desta vez um vinho doce natural, ou seja, com o doce da própria uva. Eu achei excelente, o melhor q já tomei por aqui.

Amanhã seguimos para Punta Arenas e Puerto Natales.

JointMan
17/01/2013, 20:40
Boa Xexelo!

Lendo e acompanhando a odisseia!

Abraços

fpandur
17/01/2013, 21:01
Beleza Xexelo, continuo acompanhando enquanto consigo Internet, no momento estou General Acha, no "meio" do pampa Argentino, amanhã chego em Colón e depois, Brasil novamente. O trecho do Chile para Puerto Natales está um tapete, dá gosto andar nessa estrada. Há um único trecho bem ruim, que está em reforma, que é no entrocamento para Punta Arenas, mas é curto. O acesso para Punta Arenas não posso dizer nada porque não fui. Nesse trecho foi a única vez que um Carabinero chileno me parou e pediu os docs, foi um pouco depois do entrocamento de acesso ao ferry do Estreito. Boa viagem !!

Em tempo: caso precise, em Rio Grande fiz cambio de dolar x pesos argentinos a uma taxa excelente na Confeiteria Roca ($6,1 pesos por dolar). É um bar/restaurante que fica ao lado da Thaler Cambios, que está fechada (aliás, em todas cidades que procurei eles, as agências estavam fechadas). Me arrependi de não ter trocado mais moeda neste local. Como estava na hora do almoço aproveitamos e pedimos milanesa, um super lanche muito reforçado a $40 pesos.

geovanih
18/01/2013, 08:46
fpandur

Os carabineros pediram a PID?

xexelo
18/01/2013, 15:21
fpandur

Os carabineros pediram a PID?

Geovani,

Eu fui parado uma vez em Cerro Castillo, Chile, mas não me pediram PID só passaporte, carteira de motorista, docs do carro e minha permissão para conduzir a caminhonete, já que ela não está em meu nome.

Um abraço.

xexelo
19/01/2013, 00:34
Acordamos cedo pq queríamos passar nas aduanas num horário com menos transito. Tomamos o desayuno e pegamos a estrada as 7:30 h.

Como comentei antes este trecho é chato pra caramba com 120 km de ripio pela frente. As únicas coisas intressantes neste trecho foram a passagem de um “mar” de ovelhas na estrada e a passagem do mar com a balsa.

Após a passagem pelo estrito de Magalhães viramos a esquerda em direção a Punta Arenas. Chegando lá fomos direto a zona franca que fica já na entrada da cidade. Eletronicos muito caros, mas outras mercadorias bem baratas. Comprei o Amarula que a Lorene, minha irmã, me pediu.

Na saída da cidade fomos a um lubricentro verificar o nível do óleo e qual foi a nossa surpresa ao constatar que não tinha descido quase nada. Bem que ficamos com a impressão de que da ultima vez o frentista tinha colocado óleo demais.

Seguimos viajem para Puerto Natales por uma estrada de concretos que era um tapete de lisa. Contei 4 buracos até a cidade apenas.

Ao chegar na cidade mais uma vez fomos atrás da indicação do dono da hospedagem em Ushuaia e de novo não encontramos o lugar. O que não foi problema algum pq Puerto Natales é uma cidade repleta de pousadas, hotéis, albergues e etc.

No primeiro q fomos perguntar o preço já ficamos. O hotel Natales, pequeno mas bem chiquezinho. Ainda deu tempo pra eu dar uma volta pela cidade a pé sozinho. O tio ficou no quarto pq as dores dele estão incomodando de vez em quando.

O visual da cidade com sua baia banhada com águas do oceano Pacifico e as montanhas emoldurando a sua volta é uma beleza.

Amanhã teremos o passeio no parque de Torres Del Paine e mais estrada até El Calafate.

xexelo
19/01/2013, 00:34
23º dia – 17/01 – Puerto Natales a Torres Del Paine a El Calafate.

Hoje foi o dia mais emocionante e belo da minha vida até aqui.

Senti a grandeza e a beleza da mãe natureza que Deus nos deu.

Não saímos muito cedo de Puerto Natales. Seriam 197 km até o final da estrada dentro do Parque Torres Del Paine e mais uns 260 até El Calafate. O que por aqui é tranquilo por causa do sol que se põe mais tarde.

Decidimos entrar por Cerro Castillo pois nas minhas pesquisas este é o caminho de maior beleza. Decidimos ignorar a Cueva Del Milodon em prol do resto da beleza do parque. Não nos arrependemos.

A partir de Cerro Castillo tem apenas 25 km mais ou menos de asfalto, depois é só rípio. A beleza do lugar te faz esquecer este incomodo.

Sem brincadeira, correndo o risco de parecer piegas, quase chorei ante tanta beleza que presenciei. É um lugar pra ser apreciado com mais tempo, e não de bate e volta como nós fizemos. Realmente é uma pena que nosso tempo ficou curto em virtude dos problemas que tivemos.

Aquelas montanhas de rocha e gelo entremeadas de lagos de cores diferentes enche os olhos e nos faz pensar em Deus. Ninguém mais poderia conceber tamanha beleza.
Não vou me estender tentando descrever o indescritível, só vindo ver para entender.

Saimos do parque as 17:30 h mais ou menos e seguimos rumo a El Calafate. Passamos facilmente pela aduana e pegamos um trecho de uns 20 km de rípio. Pegamos mais um trecho de asfalto, seguido de 66 km de rípio novamente. Depois voltamos ao alfalto para mais alguns kms.

Chegamos a El Calafate e procuramos um hotel. Achamos um simplesinho logo na entrada e ficamos.

A única nota triste do dia é que eu percebi que estávamos perdendo potencia na Ranger e verifiquei uma ruptura parcial da mangueira do turbo... Amanhã teremos q procurar conserto e não ir passear :-( .
Até pessoal.

xexelo
19/01/2013, 00:45
Fotos

39048939050539050439050339050239050139050039049939 04983904973904963904953904943904933904923904913904 90390488390506

gmilani
19/01/2013, 20:37
Parabens xexelo lindas fotos!!! espero que esteja curtindo , estou viajando nas fotos com vc!!!!

sorte

fpandur
19/01/2013, 22:42
fpandur

Os carabineros pediram a PID?

Negativo, apenas a 'licença' (carteira habilitação) e docs meu e do carro. Não tenho passaporte, estou viajando só com RG

hugorangel
23/01/2013, 15:22
Cadê vocês Marcelo?

Mande notícias.

Abraços.

Hugo Rangel.

André...
24/01/2013, 10:24
X2

No aguardo, de seu paradeiro.



Cadê vocês Marcelo?

Mande notícias.

Abraços.


Hugo Rangel.

sandro_ventania
24/01/2013, 12:12
Vixe! O Xexelo tá curtindo tanto agora que esqueceu até da internet...he he he!!!




Até eu faria o mesmo...he he he!

lucianobarbosa
24/01/2013, 17:30
é tanta emoção vamos torcer quem sabe hj ainda sai alguma novidade abraçoss xexelo

MÁRCIO FREITAS
24/01/2013, 18:45
Fotos

39048939050539050439050339050239050139050039049939 04983904973904963904953904943904933904923904913904 90390488390506


Xexelo, você que é aí de Curitiba conhece a loja Picape Center? Estou querendo encomendar um acessório com eles, mas gostaria de saber a procedência da empresa já que tenho que fazer o depósito adiantado. Estou em Goiânia-GO.
Xexelo me desculpa agora que entrei neste tópico procurando alguém que mora em Curitiba e só depois lendo a página anterio que me dei conta de que você está curtindo o seu passeio, desculpe por essa mancada e Boa Viagem curta bastante.

xexelo
24/01/2013, 22:39
Sexta dia 18.

Dia 18 tivemos que achar alguém que resolvesse o problema da Ranger (mais um). Como falei antes a mangueira se rompeu.

Rodamos a cidade e não achamos a mangueira em lugar algum, o jeito foi procurar alguma mecânica. Indicaram-nos uma empresa chamada Pejcovick cujo lema é “una montana de soluções”. Lá eles fizeram o que chamaram de bypass, cortaram a mangueira e colocaram dentro outra, de menor bitola só que rígida, e nas pontas colocaram abraçadeiras fixando tudo. Também soldaram um suporte do estribo direito que estava rachando e ajudaram com o suporte do escapamento.

“Resolvidos” os problemas (depois explico as aspas), fomos passear na principal avenida de El Calafate e resolvemos que merecíamos uma refeição diferente. Fomos comer uma parrila (churrasco) com cordeiro patagônico. O resto do dia só descansamos e fomos a uma agência de turismo para contratar o passeio Rios de Hielo (dica do FPandur) para o dia seguinte, sábado.

Sábado dia 19.

Acordamos cedo, pois teríamos que estar no porto de Punta Bandeira as 8:30 h. Eu fui na onda da moça da agência e fui só de blusa de lã, maior besteira... Saímos e então eu lembrei q não tinha pedido um mapa para ir até o porto. Perdi uns 5 minutos achando no GPS só olhando no mapa. Saímos então com pressa e acelerando.

De repente na estrada ouve-se um “psssssisiisiisisiss” bem alto... Era a mangueira do turbo escapando da “solução” que fizeram na Pejcovick... Como não daria tempo de corrigir o problema ali, seguimos assim mesmo sem o turbo, o que deixa a Ranger bem lenta em subidas e mesmo nas retas.

Chegando ao embarcadouro fomos logo pagando a entrada do parque e entramos no barco 5 que fazia o nosso passeio. Saimos antes de todos os barcos que lá estavam, mas apenas pq eramos o mais lento deles. Os outros não tardaram em passar a nossa frente pois fariam o passeio completo com todos os glaciares.

A navegação correu tranquila, com o barco parando para fotos em frente ao iceberg furado das fotos q vou postar e para pegar gelo para tomarmos um whisky 12 anos (acho kkk). Passei o maior frio da minha vida. Apesar do céu azul e o sol brilhante, íamos contra o vento que vinha dos glaciares e aquilo me gelava a alma... Muiiiiiiiiiiito frio. Tanto é q não tirei tantas fotos quanto em Torres de Paine, tirei apenas 300...

Fomos a 2 glaciares, o Upsala e o Spegazzini. Não da pra descrever em palavras a beleza dos glaciares, só vendo pra saber. Recomendações máximas, junto com TDP de uma viajem inesquecível. Foram 7 horas de navegação que só foram chatas após sairmos da visão daquelas montanhas grandiosas e pegarmos o canal direto ao porto.
Descemos no porto e fomos na Ranger e só ai é que olhamos o cano do turbo que tinha escapado. Tocamos assim mesmo pois tínhamos que ir por terra ao Glaciar Perito Moreno.

Então devagar e sempre seguimos os 40 km de sobe e desce cheio de curvas até o estacionamento da entrada do glaciar. Lá estava lotado. O local tem muitas passarelas de metal e madeira que percorrem uns 2 km pelo meio dos bosques e terminam numa série de balcões onde vc pode tirar centenas de fotos a uma distância de algumas centenas de metros. Chega até mais perto do que os barcos na água. Pena que a passarela que chega mais perto do glaciar estava fechada pois havia o risco de um arco de gelo formado por ela se romper e jogar pedaços de gelo a uma distância de até 200 m.

De início o tio Mário não me acompanhou no passeio pois ele estava com muitas dores. Assim eu segui sozinho pelo lado esquerdo das passarelas. Quando eu estava chegando ao lado esquerdo delas, lá estava o tio num dos balcões.

Fiquei feliz pq não queria que ele perdesse esta beleza.
Tirei muitas fotos e tbm fiz alguns vídeos de gelos se desprendendo e caindo na água com um estrondo alto.
Saímos de á as 19:00 h pq tínhamos q pegar as roupas que deixamos na lavanderia.

Ps.: Soubemos dias depois pelos jornais e internet que a ponte de gelo q ameaçava ruir caiu as 19:18 h... Ou seja 18 minutos depois de sairmos dali :-( ..... Não pudemos ver este espetáculo da natureza por causa das roupas lavadas...

Foi mais um dia maravilhoso nesta viajem de problemas e belezas. Afinal nem sempre temos apenas as rosas, sempre haverão os espinhos pela frente.

xexelo
24/01/2013, 22:52
Dois dias de deslocamento e muito pó.

Dia 20/01

Seguimos pela manhã de El Calafate para Perito Moreno pela famosa Ruta 40. De El Calafate até Três Lagos está tudo asfaltado. De Três lagos a Gobernador Gregores tem um trecho grande de terra, uns 160 kms (rípio) e poucos kms antes da cidade são de asfalto. Uma dica, não tente entrar na parte de asfalto recém feito que sempre a poucos kms ele estará bloqueado e vc terá q voltar pro desvio ao lado da estrada e as vezes tendo que voltar por onde entrou kms atrás.

Uma nota interessante desta rota é q estava um calor dos infernos (pelo menos agora). Um deserto abrasador. No entanto ao longe podemos enxergar as montanhas com neve em seus picos. Uma visão desconcertante com os mais de 30 ou mais que encontramos.

Em Gobernador comemos um sanduiche na praça central, a seguir fomos para Perito Moreno com grandes trechos de terra. Acredito que uns 50 a 60% de asfalto o resto é de terra.
De Perito Moreno seguimos a Rio Mayo, pois estávamos adiantados. Este trecho somente os últimos 36 km são de rípio.

Em Rio Mayo posamos no residencial El Viejo Cavodongo. Este hotel engana, parece um muquifo por fora, mas por dentro é mui hermoso (é muito bonito e de preço bom tbm). Recomendo.

Dia 21/01

Mais deslocamento. Seguimos de Rio Mayo a El Bolson

Saímos de Rio Mayo tarde pois tivemos q esperar o lubricentro abrir para mais uma vez completar o óleo da caixa. Após isso pegamos estrada, desta vez toda asfaltada, para El Bolson.

No caminho, antes da cidade de Tecka, começamos e ver uns fenômenos estraños nos campos, grandes nuvens de pó só que sem algo que as causasse. Mais a frente começamos a ver em vários lugares do campo redemoinhos de pó de maior ou menor tamanho que se formavam do nada e cresciam numa grande bola de poeira no meio do campo. Talvez o que esteja causando isso é q estávamos mais perto da cordilheira do Andes e como estava muito calor o vento frio das montanhas descia e dava de encontro com o calor das baixadas formando os redemoinhos.

Antes de chegarmos a El Bolson resolvemos dar uma passada em Esquel q fica uns 10 km a frente da rota que queríamos fazer para ver se achávamos a mangueira do turbo. A mangueira estava vazando um pouco e isso faz a Ranger perder força e consumir mais. Entramos na cidade e de informação em informação chegamos a uma loja que tinha a mangueira. Compramos e decidimos colocá-la mais tarde (mais uma noooooota).

Seguimos para El Bolson por entre montanhas que ainda tinham neve em seus picos. Isso contrastava muito com o calor de deserto que estávamos sentido na estrada.

Lá completamos o óleo da caixa e fomos ao mercado comprar a janta. Tentamos achar um hotel em El Bolson, porém com a onda de calor e as férias a cidade estava hiperlotada. Tivemos muita dificuldade em achar uma pousada, hotel, hostel que tivesse um preço compatível com nosso bolso, ou mesmo que tivesse lugar.

Resolvemos seguir para Bariloche. A estrada era linda, mas estava escurecendo o que fez com que perdêssemos parte do espetáculo. Uma pena. Chegamos a Bariloche durante a noite, e é difícil achar hospedagens no escuro.

Achamos um quarto no Hostel Marcopolo inn. Lugar de mochileiros e outros loucos. Muitas nacionalidades misturadas num só lugar. A recepcionista falava 5 linguas e arranhava o português. Ela até me pediu umas aulinhas ao saber que eu era professor.

Eu e o tio tomamos mais um vinho e dormimos tarde.

Amanhã devemos seguir viajem, eu desisti de fazer os sete lagos. Já estou cansado de estradas de terra. Vai ficar pra quando eu fizer a Carretera Austral na volta.

Marcelo-HPE
24/01/2013, 23:21
Xexelo meu Xará !! seus relatos são fantásticos , já me imagino numa aventura dessas !!! , vc aqui já ganhou um monte de fãs !!!
Abração . E que Deus esteja com vocês

hugorangel
25/01/2013, 13:34
Xexelo meu Xará !! seus relatos são fantásticos , já me imagino numa aventura dessas !!! , vc aqui já ganhou um monte de fãs !!!
Abração . E que Deus esteja com vocês

Marcelo-HPE

Você tem que convencer meu irmão Dr. Guilherme a ir com você nessa. Ele idealizou isso antes de mim. E já fui e ele....

Pega no pé dele aí!

Um abraço.

Hugo Rangel.

xexelo
25/01/2013, 21:09
Dia 22/01 terça feira. De Bariloche a General Acha, 851 km.

Deste deslocamento somente a saída da cidade de Bariloche e mais uns 150 km são dignos de comentários. Tem montanhas magníficas, rios de águas cristalinas e geladas, lagos de um azul muito lindo tbm. Subimos a maior altura da viajem com a Ranger, 1270 m.

Outra coisa foi a passagem pela cidade de Neuquen que deve ser chamada de pomar da Argentina, tamanha a quantidade de pomares de diversos tipos de frutas que tem ao seu redor. É impressionante.

Dormimos em General Acha, num bom e barato hotel de beira de estrada, o hotel ... é o hotel... hi! Esqueci o nome. Bem, não tem como errar, fica na frente da entrada da cidade do lado contrário ao da entrada, tem um estacionamento com toldos azuis para cobrir os carros.

Dia 23/01 quarta feira. De General Acha a Victória, 803 km.

Deslocamento sem nada a relatar, apenas muito deserto e um calor dos infernos. A uns 200 km de Rosário muitas plantações e muitos, mas muitos insetos. Borboletas, libélulas, besouros e etc se chocando contra vidro que ficava uma merrrrr.......

Dia 24/01 quinta feira. De Victória a Concórdia (Argentina), de Salto a Artigas (Uruguai) e de Quarai a Santana do Livramento (Brasil il Il Il)...

Deslocamentos com passagem de fronteiras. Da Argentina para o Uruguai e do Uruguai para o Brasil.
Na Argentina tudo bem, mas pegamos uns trechos de estrada ruins tbm. No Uruguai, pelo menos nas duas estradas que eu passei, só estradas ruins, mas não péssimas.
De Rivera a Paysandu, estradas ruins. De Salto a Artigas, estradas ruins...

Paramos em Artigas para comprarmos uns regalos (presentes).

Marcelo-HPE
25/01/2013, 22:01
Olá Hugo meu amigo !!! Pode deixar que vou pertubar o Dr. , agora que o Dr Guilherme está com uma SW4 3.0 turbo inteirona , ele vai animar !!! vou marcar um prosa com ele .
Dê um Abração no Luciano por mim !
abs.

JointMan
26/01/2013, 09:23
Boa Xexelo!

Sumi por alguns dias mas já estou lendo atentamente seus comentários.
Keep going and take it easy!

xexelo
28/01/2013, 17:49
39230539230739230439230339230239230139230039229939 23103922943922933923083923093923063922983922973922 96392295392292392311

GPBarbosa
28/01/2013, 20:20
Simplesmente fantástico...
:palmas: Parabéns

JointMan
28/01/2013, 20:37
Que beleza de lugares!

xexelo
28/01/2013, 21:00
30º e 31º dia - 25, 26/01 – Mais deslocamentos e o fim da viajem.

25/01 - Santana do Livramento a Sombrio.

Resolvemos fazer um caminho diferente da ida e voltar pela BR 101, só que pela manhã decidimos que não iríamos passar por Porto Alegre e sim pelo interior, passando por Santa Maria e Caxias do Sul. Uma má escolha... O começo da estrada até Santa Maria é ótimo e com pouco transito. Mas fica ruim ao passar pela cidade. O transito aumenta, a estrada fica ruim e os pedágios caros, R$ 7,00. Além disso, passa por dentro de muitas cidades inclusive em Caxias do Sul, onde apesar do GPS acabamos nos perdendo e entrando no centro da cidade, perdendo muito tempo. Depois ainda tem a serra, que apesar de muito bonita, com grandes vales e tuneis, é muito travada. Depois eu fiz uma simulação e vi que rodamos quase 100 Km a mais e perdemos pelo menos 1:30 h a mais.

26/01 – Sombrio a Curitiba.

Nada de muito interessante no deslocamento a não ser chegar em casa ao som de Infinita Highway, dos Engenheiros do Havaí. Chegamos as 16:30 mais ou menos.

tilapia
28/01/2013, 21:08
Parabéns pela viajem, belas fotos, estávamos torcendo para que você conseguisse resolver os problemas com o carro.
Você foi muito corajoso em prosseguir mesmo sem ter conseguido resolver por completo os vazamentos, eu não teria seguido adiante.
O esforço valeu a pena.

xexelo
28/01/2013, 21:46
Parabéns pela viajem, belas fotos, estávamos torcendo para que você conseguisse resolver os problemas com o carro.
Você foi muito corajoso em prosseguir mesmo sem ter conseguido resolver por completo os vazamentos, eu não teria seguido adiante.
O esforço valeu a pena.

Valeu Tilapia,

A vontade de ir e voltar era mais forte q o medo de o carro ficar por lá.

UM abraço.

xexelo
28/01/2013, 21:53
Agora que já penei bastante tenho que passar para uma viatura mais nova para minha próxima aventura que ainda não sei qual será: Carretera Austral ou Noroeste Argentino.

Bem vou vender a Ranger depois de consertar alguns problemas. Acho que consigo por baixo uns 28 mil.
Terei mais uns 10 mil para comprar outra viatura e ainda posso contrair uma dívida de mais 5 mil.
Então, digamos que terei uns 43 mil.

Estou pensando em uma Hilux SW4 ou mesmo cabine dupla. Tbm penso em uma Blazer 4x4.

O que vcs sugerem?

Um abraço.

roberto.cardoso@ig.com.br
28/01/2013, 22:04
Marcelo, parabéns pela viagem!

Sei muito bem como é planejar e realizar, passei por isso em 2010 quando fui pra Patagônia e agora em 2012 quando resolvi conhecer Bahia, Tocantins e Goiás... todas essas viagens feitas com uma Ranger V6 4X4.

Sei que o valor é um pouco superior ao que você mencionou, mas já pensou em uma Defender? Comprei a minha há pouco tempo, mas exatamente pensando em continuar com as minhas viagens longas e com acessos sempre um pouco difíceis.

Inclusive já planejo viajar durante a Copa, conhecendo o Perú, Chile e norte Argentino.

Abraços,


Agora que já penei bastante tenho que passar para uma viatura mais nova para minha próxima aventura que ainda não sei qual será: Carretera Austral ou Noroeste Argentino.

Bem vou vender a Ranger depois de consertar alguns problemas. Acho que consigo por baixo uns 28 mil.
Terei mais uns 10 mil para comprar outra viatura e ainda posso contrair uma dívida de mais 5 mil.
Então, digamos que terei uns 43 mil.

Estou pensando em uma Hilux SW4 ou mesmo cabine dupla. Tbm penso em uma Blazer 4x4.

O que vcs sugerem?

Um abraço.

jeisonk
29/01/2013, 08:46
Eita, já de volta.
Que bom que conseguiram aproveitar uma boa parte do planejado.
Fico só imaginando a sensação, finalmente ter concluído um sonho depois de tantos tropeços durante esses anos.
Parabéns cara, tu merece.

Bom, quanto à viatura, a mais cuidada possível, não necessariamente a mais nova.
Verifique histórico de manutenção, converse com o dono, etc. Procedência é tudo em veículos usados.

Hilux (SW4 e picape) são uma ótima pedida, viaturas para rodar o mundão.
Vai fundo.

Abraços

André...
29/01/2013, 10:27
Parabéns Marcelo

Sua viagem foi muito chique.

A Blazer 4x4 é raridade de se achar. Eu iria de toyota ou outra ranger.

abraço

hugorangel
29/01/2013, 15:16
Marcelo.

Parabéns pela conclusão do projeto. Até os tropeços e percalços acabam sendo motivo de lembrança na hora de contar os causos. Gostaria de ser aluno seu neste ano para ouvir os relatos.

Com relação à viatura, estou 110% com o Jeison. Sou até suspeito pra falar das Hilux, não só pela minha, mas também vendo as experiências dos meus irmãos. O Guilherme Abreu, que tem um tópico aqui no Forum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/7053-engesa-e4-87-f-1-enfim-o-quase-coracao-valente-quot.html), em que além de compartilhar suas experiências como seu Engesa Coração Valente, menciona com frequência a satisfação com sua "bonequinha", uma Hilux SW4 93 que achei pra ele aqui em Sorocaba e, mesmo estando com mais de 150 mil km rodados na época, só trouxe alegria. Ele a trocou recentemente com outra Hilux SW4 mais nova, depois de rodar mais quase 200 mil km com sua "bonequinha". E aí eu posso acrescentar: a minha Hilux está com 100 mil km, e a do outro irmão, o Luciano que foi meu parceiro na viagem pra Ushuaia, com 250 mil km, e ambas registram defeito ZERO atá agora. Portanto, são boas indicações da qualidade das viaturas.

Grande abraço.

Hugo.

xexelo
29/01/2013, 21:21
Roberto, Jeison, André e Hugo,

Primeiro agradeço a todos pelos parabéns que me deram. Realmente foi barra, mas tbm foi um prazer inenarrável poder cumprir pelo menos parte do meu roteiro.

Quanto a viatura: bem, uma Defender está fora de questão, não só pelo valor como pelo preço de manutenção proibitivo para um professor do estado como eu, apesar de eu ser solteiro.

A Hilux (SW4 ou SR5)são o meu ideal, mas o preço tbm é meio alto. Acho que pelo que eu tenho de $$ só vou poder comprar uma ano 2000 a 2002. Ai fica complicado de achar uma em bom estado e de boa procedência.

A Blazer é mais barata e pode dar margem a uma sobra de dinheiro para uma boa revisão inicial.

Tbm vi pelo preço que estou pensando em gastar (+- 45 mil) L200, Pajero, Frontier. Cherooke está fora de questão por ser a gasolina e muiiiiiiiiito gastona.

Um abraço.

fpandur
29/01/2013, 22:01
xexelo, já considerou uma Nissan Xterra ? Motor MWM, câmbio Eaton, diferencial traseiro Dana, tem bom porta-malas. De 45 a 50 K deve conseguir pegar uma 2003/04 a 2005, dependendo da região do país.

sandro_ventania
30/01/2013, 03:18
Xexelo meu amigo...Parabéns pela conclusão da viagem.

Hilux 2000 a 2002 voce diz que não acha em bom estado????
Pô meu...a minha é ano 93 e considero ela em excelente estado, confio nela para dar a volta ao mundo!!!!!
Qualquer uma se não for de um relaxado, deve estar em bom estado.
Tira de cabeça as blazers...nunca ouvi ninguem falar bem delas...hi hi hi.
Ahhh...para expedicionario, tem que ser fechada, como as SW4.

roberto.cardoso@ig.com.br
30/01/2013, 09:14
Marcelo,

Entendo a situação, no princípio pensei o mesmo da Defender, sempre falavam em custo alto de manutenção, mas pesquisando melhor notei que não é tão cara assim.

O motor é o mesmo da sua Ranger, assim o custo da manutenção é praticamente o mesmo. O restante das peças pode ser importadas direto dos EUA ou UK. Eu mesmo já comecei a revisar alguns itens da viatura e não tenho sentido muita diferença de preço de peças que importava da minha Ranger nos EUA.

Sempre gostei muito de picapes, mas o que me fez trocar por um carro fechado foi a impossibilidade de vedar a caçamba, principalmente contra a poeira das estradas de terra! Quando fui à Patagônia a poeira não foi muito notada pois era clara (das estradas de rípio), mas lembro de recolher uma sacola de mercado até a boca de terra quando voltei do Jalapão.

Você deve ter sofrido com isso também, assim acredito que a melhor escolha para longas viagens seria de um carro fechado, além do fato de ser mais seguro no caso de uma pernoite na rua.

Abraços,



Roberto, Jeison, André e Hugo,

Primeiro agradeço a todos pelos parabéns que me deram. Realmente foi barra, mas tbm foi um prazer inenarrável poder cumprir pelo menos parte do meu roteiro.

Quanto a viatura: bem, uma Defender está fora de questão, não só pelo valor como pelo preço de manutenção proibitivo para um professor do estado como eu, apesar de eu ser solteiro.

A Hilux (SW4 ou SR5)são o meu ideal, mas o preço tbm é meio alto. Acho que pelo que eu tenho de $$ só vou poder comprar uma ano 2000 a 2002. Ai fica complicado de achar uma em bom estado e de boa procedência.

A Blazer é mais barata e pode dar margem a uma sobra de dinheiro para uma boa revisão inicial.

Tbm vi pelo preço que estou pensando em gastar (+- 45 mil) L200, Pajero, Frontier. Cherooke está fora de questão por ser a gasolina e muiiiiiiiiito gastona.

Um abraço.

xexelo
30/01/2013, 13:15
Falando em deixar o carro na rua.
Bem, somente em 5 pernoites eu deixei a Ranger em estacionamentos de Hoteis. No restante ficou na rua mesmo. Não tive nenhum problema de roubo neste ponto. A única coisa que fiz foi cobrir com um pano toda a tralha que ficava na caçamba e esconder qualquer coisa de valor dentro da cabine.

A tampa da capota da Ranger tem chaves e tbm coloquei uma chave na abertura da caçamba.
A vedação contra poeira que fiz com fita autocolante espumada ajudou contra poeira, mas não foi 100% efetiva. Acho que bloqueou uns 70 a 80% da poeira que poderia ter entrado.

Vc disse que o motor da Land é o mesmo? O 2.5? Se for mesmo ai complica. Senti uma falta de potencia na estrada por causa deste motor. Nas subidas ele perde um bocado de velocidade. Em serras longas e íngremes penei pra subir e na hora de uma ultrapassagem tinha que ter bem mais espaço para fazer com segurança.

Bom, vou analisando.
Agora tenho que procurar resolver as questões legais de inventário de minha mãe. Depois vou pensar no resto.

UM abraço.

xexelo
30/01/2013, 22:51
39284639285739285839285939286039286139286239286339 28643928563928553928473928483928493928503928513928 52392853392854392865

gmilani
30/01/2013, 23:15
Xexelo, parabens,
Vc enfrentou muita coisa, e de cabeça erguida, relaxa, vai ter muita historia pra contar, estas coisas acontecem!!!

Meu palpite de VTR Hilux SW4, de 2000 a 2002, 3.0 Turbo, acredito ser a ideal nesta faixa de valores, quanto a maquina.... nem preciso falar, é uma baita VTR, estando em ordem, é tudo de bom!!!

Tem outra que considero muito boa tbm..... e vc ja tem uma, mas se pudesse sugerir, uma ranger 2.8 4x4 tbm nao dá trabalho, a manutençao é relativamente barata, e dura muitos KM'S...

Qto a ser fechado (sw4), ou aberto (pickup).... bem isto é gosto e como vc vai usar a Vtr... CLARO que para expediçao é mais interessante uma VTR fechada, entra menos poeira, esta tudo a mao, dá até pra dormir dentro!!! Por outro lado uma pickup vc pode usar no dia a dia, carregar coisas maiores, mais sujas..... sei lá, vc colocaria 5 sacos de cimento numa sw4??? eu nao!!!!kkkk

Tem que pensar que expediçao vc fará (se muito) 1 ou 2 vezes por ano, o resto do tempo como utilizará a VTR??? Vc precisa de pickup, ou uma vtr fechada é melhor pra VC???


abraço e parabens pela conclusao deste seu sonho!!!

jeisonk
31/01/2013, 12:31
Ou então um SUV + reboque para eventuais "cargas sujas"
É a receita que tenho usado por aqui.

Abraços

quintaes
31/01/2013, 13:02
Parabéns Xexelo,acompanho esta sua empreitada desde o inicio,foi sofrida mas valeu,fotos maravilhosas.Quanto a viatura, eu iria de Toyota.

Abraços,

Marcos Quintaes.

Marcelo-HPE
31/01/2013, 15:16
Parabens pela viagem Xexelo !!! realmente fantástica , se tratando de carro usado, não tem essa de marca X melhor que Y , vale o que vc achar em melhor estado de conservação , seja SW4 , Pajero, Blazer , etc
Vc não vai deixar de comprar uma blazer 4x4 2.8 2003 inteira , para comprar uma SW4 2000 sambada , só proque é toyota ,
Procure com Calma , e com carro usado vale o que está mais inteiro independente da Marca.
abs

xexelo
01/02/2013, 09:55
Fotos dos glaciares.

jeisonk
01/02/2013, 15:34
Esses lugares são demais.

Show

Abraços

mbonato
01/02/2013, 17:30
Show de bola essas imagens dos glaciares!!! Parabéns Xexelo!!!!

lucianobarbosa
03/02/2013, 18:07
Parabens Xexelo essas fotos são muito show e vamos aguradar a proxima expedição abrçosss

Joneswalker
03/02/2013, 20:42
Oi Xexelo, lindas as fotos, parabéns pela conquista, eu já estou com frio na barriga, devo sair de Sabará no Sábado dia 09, pro mesmo destino, minha viatura esta no estaleiro e deve me ser entregue na quinta, assim espero.. rsrsrs

Quanto a viatura vou te falar o seguinte, o motor da ranger é fraquinho(em termo de potencia) mais por outro lado é um motor muito confiável, realmente o que aconteceu com o cambio da sua foi uma caso isolado e muito estranho, mais enfim, voce trocou a carcaça do mesmo e assim que resolver o vazamento estará com um bom cambio e com o problema sanado, no caso das mangueiras, eu troquei todas, isto mesmo todas as mangueiras da minha Pajero no ano passado, isto faz parte da manutenção preventiva.
Eu no seu lugar, pensaria muito mesmo antes de trocar, de viatura, eu tive s10 2.5, uma "tartaruga" na estrada, mais o motor nunca me deixou na mão, vendi ela com 255mkm, viajei muito com ela, sem nenhuma surpresa, eu com 15 mil, gastava até uns 5 na viatura(e olhe lá), e 10 em outra viagem ou duas, lembre-se um carro 2002/03 já esta com 10 anos de uso e pode precisar de manutenção preventiva assim como a sua precisou, boa sorte na escolha e o que posso sugerir é fuja das bombas injetoras eletrônicas estas sim quando dão merda não tem recurso, só um especialista com milhares de reais em equipamentos, ou outra, que custa o preço de 3 olhos da cara, revise sua ranger e a use, tenho certeza que a insegurança por ela ter dado problemas, vai passar, eu te afirmo, ela foi e voltou, mesmo com os problemas apresentados, outros tinham ficado pelo caminho, precisariam de guincho etc. . . a sua pelo menos foi pro estaleiro com as próprias pernas, isto é louvável, grande abraço ! ! !

geso
03/02/2013, 22:21
e ai Jones, tudo bem?? estamos aq no sul esperando a abertura do teu topico para acompanhar a viajem, quando puder posta fotos da pajerinho.
Se puderem botar Porto Alegre no roteiro estamos esperando com o churrasco.
Abs.

xexelo
03/02/2013, 22:32
Valeu Jeison, Bonato, Luciano e Jones.

Ainda estou compilando todas as fotos e vendo as melhores pra colocar aqui.

Jones,
Qual o cominho que vc vai fazer?

Quanto a Ranger... Realmente fiquei inseguro quanto a mantê-la para minha viatura estradeira. Mas a falta de fôlego dela em subidas mais longas, como aquelas perto de Bariloche é que me fez pensar em outra viatura.
Ainda estou entre a SW4 (1º lugar) e uma Blazer 4x4 2.8.

Por enquanto vai demorar pra eu ter em mãos a grana para fazer negocio, provavelmente será mais para o meio o fim deste ano. Até lá vou analisando e pensando nas viaturas. Se existisse uma TR4 diesel eu iria querer pq ela é um pouco menor para o dia a dia.

Espero que vc faça uma viajem menos atribulada que a minha, boa sorte.
Se tiver alguma dúvida estarei feliz em te ajudar.

Um abraço.

xexelo
03/02/2013, 22:34
Agora sou um aventureiro com certificado.

JointMan
03/02/2013, 22:50
AAAAAAH não ia pra Ushuaia não... faria só Carretera... mas depois desse certificado eu vou!
Quero um tmb! rsrsrsrsrs

xexelo
03/02/2013, 23:17
AAAAAAH não ia pra Ushuaia não... faria só Carretera... mas depois desse certificado eu vou!
Quero um tmb! rsrsrsrsrs

Joint,

Os caras sabem fazer o seu marketing, não?
KKKK

UM abraço.

JOFRAN
04/02/2013, 09:12
Caros Foristas,Saude e Paz.
Quem for para lá , deve carimbar o passaporte em USHUAIA,na Agencia dos Correios,na estação do FIN del Mondo.
Abs.
JOFRAN.

xexelo
04/02/2013, 13:02
Puizé Jofran...
Eu sabia que tinha me esquecido de alguma coisa...
Pena.
Vai ficar pra próxima vez que eu for pra lá, e será de avião.

UM abraço.

sandro_ventania
07/02/2013, 16:01
"E será de avião"

Isso quer dizer que o saldo final é que a viagem não valeu a pena??
Eu sei que lá é lindo demais, as fotos não deixam mentir...mas realmente me parece que se anda demais sem ver nada que falha a pena até chegar lá.
É isso mesmo Xexelo??

xexelo
07/02/2013, 18:04
"E será de avião"

Isso quer dizer que o saldo final é que a viagem não valeu a pena??
Eu sei que lá é lindo demais, as fotos não deixam mentir...mas realmente me parece que se anda demais sem ver nada que falha a pena até chegar lá.
É isso mesmo Xexelo??

Sandro,

Claaaaro que valeu a pena, mas eu já fui de carro, pra que ir pro mesmo lugar de carro novamente?
Só o fato de vc sentir a sensação de vitória de chegar ao "fim do mundo" já faz valer a pena. Eu gritei como um adolescente quando vi pela primeira vez as montanhas nevadas.

Agora, é uma realidade: vindo pela Ruta 3, que margeia o oceano Atlântico, vc tem longos trechos de estrada sem muita coisa para distrair os olhos. Apesar que na RN3 tem a Península Valdez, a pinguineira Punta Tombo, o bosque petrificado (que fica a 50 km da rodovia em estrada de rípio) e o parque Monte Leon. Lugares que eu não visitei devido a falta de tempo.
Pelo interior eu gostaria de ter ido a outros lugares, porém ao tempo curto e o $$$ curto tbm atrapalharam.

O caso é que senti falta de mais um dia em cada uma das atrações que visitei.
Gostaria de ter ficado dois dias inteiros em Ushuaia, ver os museus, passear na beira dos lagos com um 4x4 (em bom estado kkk), visitar a estância Harberton, subir no glaciar Martial.
Ficar dois dias em Torres del Peine para conhecer a Cueva del Milodon, pegar o barco para conhecer o Glaciar Grey, ter um dia inteiro ou mais para fazer longas caminhadas naquela maravilha.
Ficar dois dias em El Calafate, para num dia fazer o Minitrecking no glaciar e no outro o passeio completo de barco. Apesar que o passeio curto (sem Perito Moreno) já é ótimo.



Tenho dois projetos de aventura em mente para o futuro:

1- Fazer a carretera Austral desde Puerto Mont até Villa O'Highins e voltar pela Argentina passando pela Cueva de Las Manos, El Bolson, Parque Los Alerces, ruta dos 7 lagos etc.

2- Ir para o Noroeste Argentino e deserto de Atacama.

Quando serão eu não sei, só sei que já estou pensando em fazer poupança para isso.

Um abraço.

tilapia
07/02/2013, 18:06
Também realizei uma viajem a Patagônia, região dos lagos e Carretera, neste fim de ano.
Já estou planejando para fim do ano voltar lá, e será de avião também. Não que de carro não vala a pena mas acho um desperdício de tempo os trechos de deslocamento, no meu caso foram 8 dias entre ida e volta sem ver nada de especial.
Indo de avião, alugo um carro por lá posso aproveitar melhor cada local, explorar as trilhas, fazer treking nos parques e ainda fico despreocupado com carro. Já levantei os custos e ainda sai mais barato.

francaclayton
07/02/2013, 18:14
Agora sou um aventureiro com certificado.

OOOOOOO inveja danada rsssss

fpandur
07/02/2013, 18:21
Eu acho que na verdade depende dos objetivos que cada um espera da viagem. No meu caso o deslocamento em si faz parte do passeio, me programei para isso pois era nosso desejo que fosse assim. Ir de avião até um local, conhecer e voltar, sei lá, não é nosso estilo de viagem. Claro que tentei encaixar atrações no trajeto, nem que seja um passeio simples. Desci pela RN3 fazendo todas essas paradas que o Xexelo comentou. E no meu caso específico, que fomos toda a família, em 5 pessoas, economicamente acredito que tenha sido mais viável carro que avião (nem cheguei a fazer contas, pelo que expus no começo). De qualquer forma, o importante é ir e sentir a satisfação de ter alcançado seu objetivo, da maneira que você acredita que seja a melhor forma de aproveitar a trip. ;)

EvandroES
07/02/2013, 18:59
Caro Xexelo, fiquei fora por um tempo e como sou meio avesso à tecnologia, não tenho not(ou but but, como falava minha falecida avó, rsrsrs), por isso fiquei tanto tempo sem escrever. Fiz questão de ler todo o seu relato e estou muito feliz pelo seu sucesso, "apezar dos imprevistos". realmente é um sonho e um dia eu chego lá.

Senti falta do zé, faz tempo que não manda notícias.

Abração e parabéns...

Abração

Leo91
07/02/2013, 19:39
PARABÉNS pela expedição, Xexelo!



Ahhh...para expedicionario, tem que ser fechada, como as SW4.

Sandro, você diz isso unicamente pela segurança da bagagem?

xexelo
07/02/2013, 21:44
Eu acho que na verdade depende dos objetivos que cada um espera da viagem. No meu caso o deslocamento em si faz parte do passeio, me programei para isso pois era nosso desejo que fosse assim. Ir de avião até um local, conhecer e voltar, sei lá, não é nosso estilo de viagem. Claro que tentei encaixar atrações no trajeto, nem que seja um passeio simples. Desci pela RN3 fazendo todas essas paradas que o Xexelo comentou. E no meu caso específico, que fomos toda a família, em 5 pessoas, economicamente acredito que tenha sido mais viável carro que avião (nem cheguei a fazer contas, pelo que expus no começo). De qualquer forma, o importante é ir e sentir a satisfação de ter alcançado seu objetivo, da maneira que você acredita que seja a melhor forma de aproveitar a trip. ;)

Pandur,

Quando falei nas paradas estava citando vc mesmo, só esqueci de escrever.

Realmente com família grande o custo do avião deve pegar mesmo. Cada caso é um caso.
Eu adorei fazer esta viajem, pois para mim ela teve um significado maior, pelos anos de sonhos e pelas perdas que tive nestes últimos 2 anos. Eu simplesmente tinha que chegar a Ushuaia, nem que fosse de ônibus.

Agora, quando falo de ir de avião é para cortar parte do deslocamento apenas. A ideia, por exemplo da Carretera, é descer em Mendoza, alugar a viatura lá e fazer a Carretera inteira e voltar pela Argentina. Ou seja, curtir o melhor da viajem e deixar as longas e aborrecidas retas do interior argentino pra ver só da janelinha do avião.
Já o NOA e Atacama é pra ir rodando mesmo.

Mas, sei lá. Pode ser que eu mude de ideia no futuro. Vai saber??? Quem sabe ir de carro para a Carretera por Puerto Iguazu, Resistencia e seguir até Mendoza etc...

Bem, o futuro adeus pretende... opa, quer dizer, "o futuro a Deus pertence".

UM abraço.

fpandur
07/02/2013, 22:26
Pandur,

Quando falei nas paradas estava citando vc mesmo, só esqueci de escrever.

Realmente com família grande o custo do avião deve pegar mesmo. Cada caso é um caso.
Eu adorei fazer esta viajem, pois para mim ela teve um significado maior, pelos anos de sonhos e pelas perdas que tive nestes últimos 2 anos. Eu simplesmente tinha que chegar a Ushuaia, nem que fosse de ônibus.

Agora, quando falo de ir de avião é para cortar parte do deslocamento apenas. A ideia, por exemplo da Carretera, é descer em Mendoza, alugar a viatura lá e fazer a Carretera inteira e voltar pela Argentina. Ou seja, curtir o melhor da viajem e deixar as longas e aborrecidas retas do interior argentino pra ver só da janelinha do avião.
Já o NOA e Atacama é pra ir rodando mesmo.

Mas, sei lá. Pode ser que eu mude de ideia no futuro. Vai saber??? Quem sabe ir de carro para a Carretera por Puerto Iguazu, Resistencia e seguir até Mendoza etc...

Bem, o futuro adeus pretende... opa, quer dizer, "o futuro a Deus pertence".

UM abraço.
X2, :concordo: perfeito, cada caso é um caso. Pode ser que no futuro eu também mude de idéia e passe a considerar uma viagem nesses moldes, ir de avião até lá. Mas por enquanto não me vejo fazendo uma viagem dessas. Meus próximos objetivos são NOA + Atacama e também fazer Santiago-Pucon-Região dos 7 Lagos-Mendoza, não necessariamente nessa ordem. Estou vendo a possibilidade se dá para fazer os 2 numa viagem só, de 30 dias, como fiz essa última, ou se seriam 2 viagens separadas. Enfim, vamos ver, agora tem que juntar dinheiro novamente ... rs, rs, rs,

sandro_ventania
07/02/2013, 22:31
PARABÉNS pela expedição, Xexelo!



Sandro, você diz isso unicamente pela segurança da bagagem?


Unicamente não...são vários os fatores, segurança quanto a furtos é apenas um deles, mas que tem um peso muito grande, não acha? Existe tambem a segurança contra a intemperies tambem...voce não vai nada, nada, de ver sua bagagem molhada após pegar aquela chuva torrencial.
sem falar que o acesso a bagagem por dentro do carro facilita muito a vida...já imaginou precisar daquela bolsa que ficou no fundo da arrumação? então...basta ir por dentro e pegar! Ou então o frio aperta...sem precisar parar o carro dá pra pegar o casaco e até o cobertor...deu fome, a bolsa de guloseimas fica logo ali atrás, não precisa ficar no colo ou nos pés.
Conforto...os carros fechados tem suspensão mais macia, usam molas helicoidais...as pickups normalmente usam fechos de molas, que deixam o carro mais duro, pois são fabricados pensando em trabalho e não em viagens.
ainda tem outras nuances menores tambem, como conforto de quem vai atrás, etc.

Garcia Guaruja
07/02/2013, 22:39
"E será de avião"

Isso quer dizer que o saldo final é que a viagem não valeu a pena??
Eu sei que lá é lindo demais, as fotos não deixam mentir...mas realmente me parece que se anda demais sem ver nada que falha a pena até chegar lá.
É isso mesmo Xexelo??

Sandro, eu também pensava que andava demais sem ver nada, e estava programando em ir de avião até ver esse blog:Vou Ao Chile!!!: Fevereiro 2011 (http://vouaochile.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html). Esse casal curtiu cada dia da viagem, cada momento, claro que eles tinham tempo de sobra.

Xexelo, parabéns pela sua viagem, acompanhei cada minuto.
Estou programando para ir ano que vem.
Abraço.

jeisonk
08/02/2013, 08:49
Eu acho que na verdade depende dos objetivos que cada um espera da viagem.

Essa frase resume bastante o assunto.

Particularmente penso que, o fato de rodarmos grandes distâncias até começar o "playground" serve como uma espécie de purificação para nossa mente, nossa alma. Chegamos "lá" como um lençol branco, prontos para absorver tudo, cores, imagens, culturas, o que vier.
Essa mágica não dá tempo pra acontecer quando se vai de avião, você não limpa suficientemente seus pensamentos para absorver da melhor maneira o que está por vir.

Vixi, vamos parar de filosofar e falar de estrada.

O que importa é viajar, seja de carro, avião, ônibus, bike, maionese, etc, é o que o Xexelo falou, tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

Agora, avião é uma ferramenta e tanto, principalmente quando o tempo é curto, aí não tem jeito.
Ônibus também não deixa de ser uma opção interessante, principalmente pela maior interação durante o trajeto. Custo e tempo também caem bastante viajando desse modo, o bagulho anda 24h.

Vamos que vamos

Abraços

Waldir Carlos
08/02/2013, 20:55
Aproveitando a ponderação do Jeison, permitam-me um :offtopic::

Há alguns anos atrás, eu estava na cidade de Macaé, norte fluminense. Iria, de ônibus, até o Rio de Janeiro, onde embarcaria para Aracaju; aeroporto do Galeão. Minha rotina profissional, durante muitos anos. Pois bem, um amigo convidou-me para fazê-lo companhia, de Macaé até Aracaju; de CARRO. "Rasguei" o bilhete aéreo. Rs.



EDIT: Cometi uma gafe, não parabenizando o Marcelo_Xexelo e os demais aventureiros. Sorry!

[]s

xexelo
12/02/2013, 14:39
Mais fotos dos resto da jornada.

39466639467239467339467439467539467639467739467839 46793946713946703946673946653946643946633946623946 61394668394669394680

jeisonk
13/02/2013, 15:50
Show

Já bateu a saudade da estrada? A crise pós-viagem? :mrgreen:

Abraços

xexelo
13/02/2013, 19:57
Jeison,

Ando pensando na próxima aventura do ano que vem, ou desse ainda.

Nas férias de meio de ano quero conhecer a Serra do Rio do Rastro e arredores acampando (friooooooooo).

No final do ano talvez não de para fazer nenhuma aventura pq as férias serão menores por causa da copa do mundo (em minusculas mesmo). Em 2014 as férias de meio de ano serão de um mês. Por isso no início de ano as férias devem ser menores. Esta é a vantagem de ser professor, dá para planejar com antecedência.

A próxima aventura no exterior será a Carretera Austral completa. Estou pensando em ir até Santiago e descer até Villa O'Highins. Depois voltar pra Argentina por Bajo Caracoles e voltar pela 40 para conhecer O parque Los Alerces e finalmente fazer a Ruta 7 lagos. QUando, não sei.

E ainda tem o NOA e Atacama que estão na mira por ser mais perto aqui de CTBA.

Muitas e muitas idéias. Ou seja, fui picado pelo vírus Andandus Viajandus.

UM abraço.

Cláudio Ferro
21/02/2013, 14:09
Opa ó eu aqui...copiei minha ultíma pergunta lá do outro tópico e colei aqui hehe...abraço!

Opa Marcelo tudo blz irmão...então entendi mas vc viajou por quantos dias ou quantos KM rodou para este gasto de R$2.900,00.. de Diesel...e hospedagem no total em reais quanto foi por que ja vou fazendo uma média..será que gastariamos uns 4 mil no total para cada integrante..indo 2 pessoas...ou menos se forem 3..?

JOFRAN
21/02/2013, 18:43
Jeison,

Ando pensando na próxima aventura do ano que vem, ou desse ainda.

Nas férias de meio de ano quero conhecer a Serra do Rio do Rastro e arredores acampando (friooooooooo).

No final do ano talvez não de para fazer nenhuma aventura pq as férias serão menores por causa da copa do mundo (em minusculas mesmo). Em 2014 as férias de meio de ano serão de um mês. Por isso no início de ano as férias devem ser menores. Esta é a vantagem de ser professor, dá para planejar com antecedência.

A próxima aventura no exterior será a Carretera Austral completa. Estou pensando em ir até Santiago e descer até Villa O'Highins. Depois voltar pra Argentina por Bajo Caracoles e voltar pela 40 para conhecer O parque Los Alerces e finalmente fazer a Ruta 7 lagos. QUando, não sei.

E ainda tem o NOA e Atacama que estão na mira por ser mais perto aqui de CTBA.

Muitas e muitas idéias. Ou seja, fui picado pelo vírus Andandus Viajandus.

UM abraço.Caro Viajor,Saude e Paz,
Vc já conhece os Campos de cima e os Aparados da Serra,na região de S.José dos Ausentes e Cambará do Sul.
è muito linad e tem varias opções de camping.Alem do que é muuuito frio,de requengar cuzco,como dizem por lá.
Aqui no Forum tem um tópico sobre aquelas pairagens.Sensacional.
Abs.
Jofran.
ET,Não precisa carimbar o passaporte.

xexelo
21/02/2013, 19:33
Opa ó eu aqui...copiei minha ultíma pergunta lá do outro tópico e colei aqui hehe...abraço!

Opa Marcelo tudo blz irmão...então entendi mas vc viajou por quantos dias ou quantos KM rodou para este gasto de R$2.900,00.. de Diesel...e hospedagem no total em reais quanto foi por que ja vou fazendo uma média..será que gastariamos uns 4 mil no total para cada integrante..indo 2 pessoas...ou menos se forem 3..?

Poizintão Cláudio,

Viajei por 31 dias e rodei 11 mil Km. Hospedagem eu não fiz média, mas pegando pelo maior preço e pelo menor acredito que dentro da Argentina vc vai gastar entre 300 a 450 pesos por noite em quarto duplo. Vc até acha preços menores, mas é difícil acha vagas neles e não posso falar nada quanto a qualidade.
O valor de alimentação é bem salgado tbm. Todos os restaurantes cobram preços bem acima dos cobrados no Brasil. Calculo uns 120 pesos por dia se quiser comer bem, e uns 80 se apenas comprar comida nos mercados e comer umas empanadas na janta.

Fazendo as contas por cima, sem contar com presentinhos, para duas pessoas:

Uns R$ 5.000,00 de hospedagem (2500 cada)
Uns R$ 1.500,00 de alimentação (120 por dia)
Uns R$ 3.000,00 de Diesel

Então, chutando alto Uns 4500 por pessoa.

Claro que se ficar em camping o preço cai.

UM abraço.

Cláudio Ferro
21/02/2013, 22:56
Opa olha ai tava precisando destes numeros...não sei como te agradecer se estivesse mais perto aqui do Sul de Minas te daria um Beijo...hehehe...se sabe que tava calculando aqui uns 6mil pra cada..e tava achando caro mesmo...bom é claro que podem haver imprevistos como a quebra do carro por exemplo ai muda um pouco de figura..mas acho também que tudo vai da hora e do momento..ai muda-se a rota encurta-se mas não desitir jamais..hehe muito bom seu tópico e obrigado novamente pelas informações Xexelo..e espero que quando eu possa ir a Patagonia ou Atacama vcs estejam quem sabe indo pra la também ..!

xexelo
22/02/2013, 16:47
Opa olha ai tava precisando destes numeros...não sei como te agradecer se estivesse mais perto aqui do Sul de Minas te daria um Beijo...hehehe...se sabe que tava calculando aqui uns 6mil pra cada..e tava achando caro mesmo...bom é claro que podem haver imprevistos como a quebra do carro por exemplo ai muda um pouco de figura..mas acho também que tudo vai da hora e do momento..ai muda-se a rota encurta-se mas não desitir jamais..hehe muito bom seu tópico e obrigado novamente pelas informações Xexelo..e espero que quando eu possa ir a Patagonia ou Atacama vcs estejam quem sabe indo pra la também ..!

Cláudio,
Obrigado mas dispenso o beijo e aceito um abraço... kkkkk

É bom ter uma sobra pra emergências, então calcular 6 mil para cada um é mais seguro. Como minha mãe costumava dizer: é sempre melhor que sobre do que falte.
Como vc disse que quer acampar um pouco ai os preços de hospedagem baixam sensivelmente. Acredito que o mais caro que vão pagar possa ser uns 20 pesos cada por noite (chutando alto).

Pela minha experiencia vale muito a pena levar uns dólares para lá. Eu levei mil e me arrependi de não ter levado mais. O cambio paralelo de dólar na Argentina estava 7,4 pesos por 1 dólar (em janeiro). Eu só consegui 5,5 por 1 e mesmo assim vc leva vantagens em relação ao cambio do Brasil.
Para fazer a troca sempre pergunte ao recepcionista do hotel/albergue etc se ele sabe de alguém que troque dolares e eles conseguem que um cara vá no hotel fazer esta "gentileza". Não saia na rua atras disso.
E muito cuidado, não deixem dinheiro no hotel a menos que seja em um cofre na recepção. Meu tio foi tungado em 800 dolares num hotelzinho barato de Nagoya, O Gran Hotel. Não se hospedem por lá.
Levei 3 mil Reais tbm e acabei voltando com 1500. É bem mais difícil de cambiar Reais, Apesar de que, se vc achar quem faça o cambio vc provavelmente tbm sairá ganhando em relação ao Brasil.
Achamos um argentino que ia passar as férias no Brasil que nos comprou 2 mil reais ao cambio de 2,6 P por R. Na época no Brasil estava a 2,33 por real.
Tbm é bom vc levar uns 200 pesos já do Brasil pois as vezes é complicado de achar quem troque dinheiro.
Na Argentina para se fazer câmbio nas lojas especializadas nisso, tem que estar obrigatoriamente com o passaporte. No Chile não, é só levar o dinheiro e trocar.
Faz como eu, vai comprando dólares enquanto ele está mais baixo e depois leva na viajem.

Quanto a cartões. Meu tio teve muiiiiiiita dificuldade em fazer retiradas de pesos nos bancos e pagamentos em geral com o cartão Visa plus na Argentina (no Chile não), portanto sugiro que vcs levem cartões Mastercard (Cirrus escrito atrás).
Eu levei este cartão e todos os lugares que eu precisei retirar dinheiro do banco, pagar despesas com o cartão em lojas, mercados etc, não tive quase nenhum problema.

Um abraço e vamos nos falando.

P.S: Cláudio, me confundi nas contas o custo é bem mais alto por pessoa (por isso sou prof. de português e não matematica). Veja abaixo:

Uns R$ 4,200,00 de hospedagem (2100 cada a preço médio de 350 pesos o quarto doble)
Uns R$ 1.500,00 de alimentação (120 por dia por pessoa, dá pra ser menor)
Uns R$ 3.000,00 de Diesel (leve sempre galão e abasteça ele antes de sair da Terra do Fogo, é bem mais barato)
Uns R$ 1.000,00 de pedágios, ferryboat, entradas de parques, passeios de barco etc.

2100+1500+1500+500= 5600
Então, da uns 5 mil e 600 reales por pessoa.

fpandur
22/02/2013, 18:19
Lembrando que para usar cartão de crédito ele tem de estar habilitado para uso internacional e que incide o IOF de 6,38 % para toda compra que for feita. Eu levei cartão de crédito e da conta corrente mas não usei nenhum deles, paguei tudo em dinheiro pois era mais vantajoso. Além de não ter o IOF, quando se paga em "efectivo" em diversos lugares o preço das coisas é menor. Já sai daqui com um bom montante de dolar e pesos de cada país e troquei o restante por lá, conforme a necessidade. E um cuidado que me passaram antes de sair daqui é com relação a notas falsas de pesos argentinos, principalmente as notas de maior valor. Por conta disso preferi comprar um bom montante aqui no Brasil mesmo e o restante troquei por lá.

GPBarbosa
22/02/2013, 18:34
Lembrando que para usar cartão de crédito ele tem de estar habilitado para uso internacional e que incide o IOF de 6,38 % para toda compra que for feita. Eu levei cartão de crédito e da conta corrente mas não usei nenhum deles, paguei tudo em dinheiro pois era mais vantajoso. Além de não ter o IOF, quando se paga em "efectivo" em diversos lugares o preço das coisas é menor. Já sai daqui com um bom montante de dolar e pesos de cada país e troquei o restante por lá, conforme a necessidade. E um cuidado que me passaram antes de sair daqui é com relação a notas falsas de pesos argentinos, principalmente as notas de maior valor. Por conta disso preferi comprar um bom montante aqui no Brasil mesmo e o restante troquei por lá.

Bem lembrado Pandur, eu tive experiência com notas falsas.
Peguei um taxi em Buenos Aires e na hora de pagar, como o motorista havia percebido que eu era Brasileiro, ele me disse gentilmente que eu poderia pagar em reais. Quando eu fui pagar a conta no restaurante utilizando algumas das notas trocadas com o taxista adivinha... NOTAS FALSAS!!!!!!!!!!!!!!!

fpandur
22/02/2013, 19:02
Exato, e tem também uma outra forma que me passaram que é a seguinte: você paga com nota verdadeira, o cara do estabelecimento fala que vai fazer uma verificação ou algo assim e some de sua vista, daí volta dizendo que a nota com que você pagou é falsa. O detalhe é que no processo ele faz a troca da sua nota "boa" pela falsa. Até onde é verdade isso ou se é lenda, não sei, mas é bom ficar atento. Eu marquei discretamente as notas sabidamente boas que levei daqui, ainda bem que não precisei usar as marcas em alguma situação .. rs, rs

tilapia
22/02/2013, 20:33
Uma ótima opção seria utilizar o cartão de débito, não incide o IOF e é bem mais aceito, principalmente nos postos de combustível.
Não são todos os bancos que tem esta opção, habilitei o meu pelo Banco do Brasil, os valores não são debitados diretamente da conta, é emitido uma fatura, como se fosse cartão de credito.

Cláudio Ferro
22/02/2013, 21:29
Deste jeito dá para viajar no Mundo inteiro sem sair de casa ..com tanta experiência que o pessoal relata por aqui hehehe..muito bom!!

netuno
23/02/2013, 09:54
Tô com o Marcelo (xexelo) também. Estive por lá em abril e depois em novembro e o negócio é mesmo levar as doletas. Os hermanos tão mto afim das verdinhas.

Fazendo as ctas pelo que o xexelo falou, e que estão corretas as despesas tanto em hospedagem como em alimentação e creio que combustivel também (meu carro é naftero) mas os preços regulam.

Considerando para 30 dias duas pessoas em pesos arg: 350+240= 590 (hosp+alim) x 30 dias= 17.700 AR$.
Mais 7.650 diesel e 2.550 diversos = 10.200 AR$ (convertidos os reais em pesos no cambio de hj 2.5501).

Total: 17.700+10.200 = 27.900 AR$ = 10.940 R$

Certo? Teríamos que levar R$ 10.940 para cobrir as despesas em pesos argentinos pelo câmbio oficial

Aqui nós conseguimos, com um pouco de sorte claro, comprar dólar a R$ 2,10. Então se conseguimos comprar (no blue) 7 pesos com uma doleta para comprar os 27.900 AR$ precisaríamos de 27.900/7 = 3.985 US$ que aqui compraríamos por 3985x2.10= 8.370 R$

Diferença pro nóis de "míseros" R$ 2.570. Por favor confiram se fiz as ctas certas.

Pelo amor de Deus, quase dá pra fazer um passeio pelo NOA, hehehe!

É isso pessoal, "vamo enche a guaiaca de verdinhas" e invadir a Patagonia, Terra do Fogo, NOA....

Abcs esverdeados!

Pedro

xexelo
23/02/2013, 10:36
Lembrando que para usar cartão de crédito ele tem de estar habilitado para uso internacional e que incide o IOF de 6,38 % para toda compra que for feita. Eu levei cartão de crédito e da conta corrente mas não usei nenhum deles, paguei tudo em dinheiro pois era mais vantajoso. Além de não ter o IOF, quando se paga em "efectivo" em diversos lugares o preço das coisas é menor. Já sai daqui com um bom montante de dolar e pesos de cada país e troquei o restante por lá, conforme a necessidade. E um cuidado que me passaram antes de sair daqui é com relação a notas falsas de pesos argentinos, principalmente as notas de maior valor. Por conta disso preferi comprar um bom montante aqui no Brasil mesmo e o restante troquei por lá.

Pandur,

Seria interesante que vc colocasse uma média de suas despesas pois vc viajou mais no estilo mochileiro campista e deve ter economizado bastante em relação a minha viajem.
Claro que vc foi com mais pessoas, mas sabendo do seus custos dá pra gente saber o custo aproximado para 2, 3 pessoas.
Estou bem curioso com o preço dos campings e dos alojamentos que tem neles.

UM abraço.

fpandur
26/02/2013, 20:17
Pandur,

Seria interesante que vc colocasse uma média de suas despesas pois vc viajou mais no estilo mochileiro campista e deve ter economizado bastante em relação a minha viajem.
Claro que vc foi com mais pessoas, mas sabendo do seus custos dá pra gente saber o custo aproximado para 2, 3 pessoas.
Estou bem curioso com o preço dos campings e dos alojamentos que tem neles.

UM abraço.

Rodei 15000 Km em 32 dias de viagem, os custos ficaram assim, aproximadamente:
- Hospedagem: R$ 2700
- Alimentação: R$ 3900
- Deslocamento: Diesel = R$ 4600 ; Pedagios/Ferryboat = R$ 300
- Passeios = entrada de parques/contratação de passeios/etc = R$ 4100
- Diversos = lembranças/vinhos/queijos/etc = R$ 980

Algumas observações:
- viajamos em 5 pessoas, todos pagando como adultos em hospedagens e na maioria dos passeios. Os valores acima já são totais
- não estou contando nesses valores a troca de óleo que fiz nem o pneu extra que tive que comprar no Chile
- os valores contam também a parte do Brasil, ou seja, é o total que gastei desde que sai de casa até chegar novamente.
- hospedagem: imensa maioria em campings, só ficamos em hotel 1 vez na Argentina, 1 no Chile e 2 no Brasil.
- alimentação: na maioria das vezes compramos mantimentos no mercado e cozinhamos nos campings. Em geral isso era na janta, no almoço preparávamos lanches ou comprávamos empanadas ou alguma outra coisa no trajeto. Mas teve algumas refeições em restaurantes também, o mais caro foi em Ushuaia quando comemos a Centolla (ficou uns R$ 350 tudo nessa refeição).
- diesel: o consumo foi bem maior que eu esperava, talvez poque o carro estava muito carregado. A lotação de pessoas era a máxima, o porta-malas estava abarrotado, além da carga no bagageiro de teto (estepe extra, galão, material da cozinha, etc).
- esses valores são considerando uma cotação mais alta do peso, pois comprei uma parte aqui no Brasil e levei. Lá fiz uma troca no blue a um valor mais vantajoso e uma boa parte das despesas de passeios paguei direto em dolar, pois a cotação era bem vantajosa. Na minha planilha eu até pretendia acertar essas cotações, mas diante da trabalheira de separar essas coisas, sinceramente acabei ficando com preguiça e não fiz, então esses valores são considerando que se compre todos os pesos aqui no Brasil. Se deixar para trocar lá no Blue (paralelo), conseguirá economizar um pouco. Os pesos chilenos que troquei por lá foi praticamente a mesma cotação daqui, quase não teve vantagem.

Ressalto que já saímos daqui sabendo como seria o esquema de hospedagem/alimentação, nos preparamos para isso (sacos de dormir, isolante térmico, material de cozinha, etc) para que pudessémos economizar para os passeios que queríamos fazer.

Quem quiser algum detalhamento a mais de algum item, esteja a vontade em perguntar, tenho tudo anotado e planilhado, dia por dia da viagem.

gmilani
26/02/2013, 21:21
só pra vc's terem uma idéia de como os preços SUBIRAMMMM MUITO de 2008/09 (dez 08 a jan 09), qdo fui com a patroa pra ushuaia, no esquema camping, cozinhar, alguns almoços/jantas (bons), algumas hospedagens em hoteis bons, economizando no possivel, SEM passar fome nem dormir em cima de pedra ok!!! Gastamos aprox. 9000 pesos argentinos!!!!!!! Se nao me engano a cotaçao era algo como 0,35 centavos de real por peso argentino!!!!

Na epoca sinceramente nao achei caro a trip..... hj ja esta BEMMMM mais caro!!!!

abraço

fpandur
26/02/2013, 21:36
só pra vc's terem uma idéia de como os preços SUBIRAMMMM MUITO de 2008/09 (dez 08 a jan 09), qdo fui com a patroa pra ushuaia, no esquema camping, cozinhar, alguns almoços/jantas (bons), algumas hospedagens em hoteis bons, economizando no possivel, SEM passar fome nem dormir em cima de pedra ok!!! Gastamos aprox. 9000 pesos argentinos!!!!!!! Se nao me engano a cotaçao era algo como 0,35 centavos de real por peso argentino!!!!

Na epoca sinceramente nao achei caro a trip..... hj ja esta BEMMMM mais caro!!!!

abraço

Exatamente amigo, os preços na Argentina subiram demais mesmo: diesel só consegui o mesmo preço que do Brasil já perto de Ushuaia, o kg da mussarela na faixa de R$ 30, Coca-Cola 2 lts uns R$ 9, Barra de chocolate R$ 15 (!!!) e por aí vai. No Chile os preços estavam um pouco mais civilizados, embora o combustível continuasse caro. Em tempo: embora eu tenha ido no esquema camping/cozinhando, não foi algo de sacrifício ou que passamos perrengue

gmilani
27/02/2013, 20:03
Exatamente amigo, os preços na Argentina subiram demais mesmo: diesel só consegui o mesmo preço que do Brasil já perto de Ushuaia, o kg da mussarela na faixa de R$ 30, Coca-Cola 2 lts uns R$ 9, Barra de chocolate R$ 15 (!!!) e por aí vai. No Chile os preços estavam um pouco mais civilizados, embora o combustível continuasse caro. Em tempo: embora eu tenha ido no esquema camping/cozinhando, não foi algo de sacrifício ou que passamos perrengue


9 pilas uma COCA!!!!!!! queijo a 30!!!! ainda bem que nao sou mineiro!!!! se nao ia morrer 200,00 só em queijo!!!!!

Fpandur, acho que vc foi no mesmo esquema que eu!!! economizando onde dá, mas sem sacrificio!!! e vc até acampou no mesmissimo lugar que eu!!!! kkkkk

abraço

mdendena
28/02/2013, 16:13
Xexelo, passo aqui pra assinar e lhe parabenizar pelo tópico! Sobre os custos, assino em baixo do que os colegas relataram. Levei Visa Travel Money e foi bom, porque embora nem todas as gasolineras aceitem tarjeta, pode-se sacar em qualquer cajero automatico. Chegou a acontecer, mas é difícil ficarem sem dinheiro, e sem gasolina. O TM paga só 0,38% de IOF, e tem cotação do dia, o que pode ser vantajoso, ou não. Acho que pesou a questão de ter muito dinheiro em espécie em mãos, e do risco envolvido, embora isso seja bastante questionável. Levar verdinhas é bom, provavelmente o melhor mesmo pois os argentinos estão com restrição de compra de dólares, então o cambio paralelo é bastante superior ao oficial. Em Las Grutas cambiamos 300 dolares a 7,5, a diferença deu a hospedagem e um tanque de diesel! Mas abra o olho, embora seja comum fazer cambio em hotéis e lojas, podem te oferecer 4,5 pesos por dolar, o que parece piada... E sobre o preço do combustivel, nas provincias da patagônia (Neuquen, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo) o diesel comum estava a 4,2-5 pesos/litro, fora de lá 6-6,5/litro. Mais comum as estações YPF estarem pelo menos 0,5 peso mais barato que Shell, Esso e BR. Agora, se for diesel S10, pode colocar 1 peso a mais. Pelo que vi a gasolina regula preço com diesel, mas não prestei atenção. Abraço e boa viagem a todos!

fpandur
01/03/2013, 17:11
9 pilas uma COCA!!!!!!! queijo a 30!!!! ainda bem que nao sou mineiro!!!! se nao ia morrer 200,00 só em queijo!!!!!

Fpandur, acho que vc foi no mesmo esquema que eu!!! economizando onde dá, mas sem sacrificio!!! e vc até acampou no mesmissimo lugar que eu!!!! kkkkk

abraço
Não sou mineiro mas adoro queijo então não teve jeito, no último dia comprei uma peça de pouco mais de 2 Kg de queijo artesanal para trazer ao Brasil ... :grin:

Sobre o esquema da viagem é bem como você disse, aliás, utilizei suas ótimas dicas/indicações. Em Ushuaia por exemplo eu até consegui camping mais barato que o Rio Pipo, mas preferi esse último por conta do ambiente mais tranquilo e da estrutura deles.

gmilani
02/03/2013, 18:49
Bom , não é bem 4x4 MASSSSSSS eu fiquei emocionado (sem viadagem hein!!) com este video de ushuaia...... olhem como quem quer FAZ acontecer!!!! e o rapaz é brazuka... e mineiro!!!!
Cicloturismo - Patagonia Argentina e Terra do Fogo - 2009 Tyrone Menezes - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=UPgADBwvOBI)

VTNC!!!!!! tiro meu chapeu!!!!

abraço!!!

sandro_ventania
04/03/2013, 12:48
Infelizmente esses preços altos é devido a desvalorização do nosso real tambem, para facilitar a venda de nossos produtos a preço de banana lá fora o governo jogou o valor do real lá embaixo!
Que saudade do real a 1 x 1 com o dolar!

xexelo
09/03/2013, 11:24
Infelizmente esses preços altos é devido a desvalorização do nosso real tambem, para facilitar a venda de nossos produtos a preço de banana lá fora o governo jogou o valor do real lá embaixo!
Que saudade do real a 1 x 1 com o dolar!

É Sandro, mas o Peso esta se desvalorizando frente ao Real. Quando fui pra Argentina estava 2,33 pesos por real, agora já está 2,60.

Já to planejando nova trip. Desta vez quero fazer a Carretera Austral inteira e depois voltar para a Argentina e conhecer os lugares que deixei de ir por causa dos problemas da Ranger.

Vamo que vamo.

Um abraço.

guilhermeabreu
10/03/2013, 19:22
Marcelo-HPE

Você tem que convencer meu irmão Dr. Guilherme a ir com você nessa. Ele idealizou isso antes de mim. E já fui e ele....

Pega no pé dele aí!

Um abraço.

Hugo Rangel.



Pô HUGO

Cheguei aqui agora e vejo este seu incentivo , o Marcelo HPE vc conhece , gente finísssima e muito meu amigo , vou ver se atiço ele tb para fazermos esta maravilhosa viagem , XEXELEO , estou aqui corujando e torcendo pra vc , estou lendo quase tudo e estou agoniado com seus percalços , mas torço para que tudo corra bem até o fim .

Abração

Vicente Guimaraes
11/03/2013, 01:33
Guilherme

Estou planejando ir para Ushuaia em Janeiro de 2014 (daqui a 9 meses). Nesta época o Rogério está de férias e vai ficar mais fácil para ele também.

xexelo
15/07/2013, 17:10
Quem acompanhou a saga da viagem e os problemas enfrentados pela Ranger não deve estar sabendo do restante da história, por isso vou relatar afinal que diabos aconteceu...

Como sabem, em San Antonio Oeste/Las Grutas - Argentina, a carcaça da caixa de câmbio da Ranger rachou inexplicavelmente. Após retirada a caixa, ressoldada e recolocada seguimos viagem. 700 km a frente a caixa rachou novamente.

Tivemos que comprar uma nova carcaça da caixa em Comodoro Rivadavia. Seguimos viagem e o problema de vazamento continuou. Apesar disso seguimos rodando quase 8 mil km apenas completando de óleo a cada 600 a 700 km.

Ao chegar no Brasil Levei a Ranger ao mecânico e após retirada a caixa foram verificadas novas rachaduras em outros 3 lugares. Internamente a caixa estava com um rolamento ruim, sincronizados de quarta e quinta comprometidos e um pequeno desgaste no eixo piloto.

Resolvidos estes problemas a caixa foi soldada então a fechamos e ela foi recolocada. Após um mês de$$$te serviço, novo vazamento do óleo da caixa...

Retornei ao mecânico. Fomos buscar outras opiniões. Ao levantarem a Ranger no elevador e fazer uma vistoria apurada na parte de baixo o mecânico constatou o problema: O cardã traseiro tinha uma batida com um belo afundamento e por isso estava desbalanceado e vibrando. Por isso o conjunto da caixa era forçado e a carcaça rachava.

Dai vem outro problema... cardã de Ranger é de alumínio e não dá balanceamento depois de alguma avaria. Resultado: tive de comprar um novo cardã, desta vez de ferro, para trocar.

Fechando a conta das duas idas ao mecânico, já se foram R$ 3.650,00.

Detalhe, a batida no cardã foi quando eu, 2 meses antes de viajar, quis passar por dentro de um riozinho e não vi uma pedra submersa que bateu no cardã...

Ou seja, antes de viajar, verifiquem o cardã, principalmente se estiver sentindo uma leve vibração diferente na caminhonete.

Um abraço.

valladares
04/09/2013, 15:59
Xexelo, primeiramente quero lhe dizer que você é um herói!!! Verdade - mais um dos tantos heróis nacionais - os professores, que mesmo diante da nojeira deste país e salários de fome lutam e não desistem de seus sonhos...você já realizou um e vai realizar todos os seus, tenha certeza, pois toda minha família também é de professores e e esta categoria realmente luta pelo que anseia.

Depois de ler todo o seu relato (gostei das "Gretas"), bem como os extraordinários do Ramalho e do Hugo Rangel, alimentei mais as baterias da alma e pretendo, com mais alguns corajosos, fazer esta trip em nov/14. Tenho a vantagem de estar mais pertinho, saindo pelo Chuí (melhor ponto para sair do país rumo a Ushuaia). Mesmo escrevendo depois de meses, com o tópico parado, saiba que tem muita gente lendo sua saga ok.

Saliento que o caso do cardã foi elucidado pelo Roberto Cardoso já lá em 06/01...não ratifiquei na hora pois terminei de ler todo o seu tópico hoje. O amigo Jones Walker em 07/01 errou feio ao descartar a hipótese, pois cardã desbalanceado trinca caixa sim. Não sei se está com a Ranger ainda, mas creio que vale pena ficar com a mesma depois do investimento...com manutenção em dia vai te levar longe, bem longe...não se endivide, compre doláres para a Carretera...o melhor carro é sempre o nosso. Caso troque, o melhor custo benefício são, na ordem: Pajero e Xterra disparado. Vou lhe dizer por quê: preço, resistência e conforto. A Toyota é excepcional na manutenção e resistência também, porém é muito cara pelo que oferece e menos confortável que as outras duas...não puxando a brasa para o meu assado, andar de Pajero é como andar no seu sofá da sua sala. Além disto, com manutenção em dia não quebra nunca e peças hoje tem aos montes no paralelo...não é a toa que ganhou 12X seguida o Paris Dakar ok, marca que jamais será alcançada por qualquer carro, rodando em todo mundo, assim como as Lands...também são mais resistente em suspensão sem dúvida alguma, tanto é que é raro Hilux na trilha...se tivesse grana comprava uma claro. Land são duas alegrias, quando se compra e quando se vende. É um trator amigo, até não quebrar, pois não se arruma na oficina da esquina..é como Harley, tem que ser apaixonado, pois é como andar num 608..trepida, é barulhenta e não oferece conforto (se for alto demais esqueça), além de não andar muito no asfalto. Outra boa opção é a Pathfinder, luxo puro e também resistente..todas as opções se acha a menos de 25 milhas (gasolina) e de garagem, procurando bem. Cherokee complica na manutenção, além de não ser tão resistente como as demais.

Estou planejando a da nossa turma aqui do sul e deve ser de 30 dias também, voltando por Mendonza depois de fazer o o V lá embaixo.

Forte abraço.


Quem acompanhou a saga da viagem e os problemas enfrentados pela Ranger não deve estar sabendo do restante da história, por isso vou relatar afinal que diabos aconteceu...

Como sabem, em San Antonio Oeste/Las Grutas - Argentina, a carcaça da caixa de câmbio da Ranger rachou inexplicavelmente. Após retirada a caixa, ressoldada e recolocada seguimos viagem. 700 km a frente a caixa rachou novamente.

Tivemos que comprar uma nova carcaça da caixa em Comodoro Rivadavia. Seguimos viagem e o problema de vazamento continuou. Apesar disso seguimos rodando quase 8 mil km apenas completando de óleo a cada 600 a 700 km.

Ao chegar no Brasil Levei a Ranger ao mecânico e após retirada a caixa foram verificadas novas rachaduras em outros 3 lugares. Internamente a caixa estava com um rolamento ruim, sincronizados de quarta e quinta comprometidos e um pequeno desgaste no eixo piloto.

Resolvidos estes problemas a caixa foi soldada então a fechamos e ela foi recolocada. Após um mês de$$$te serviço, novo vazamento do óleo da caixa...

Retornei ao mecânico. Fomos buscar outras opiniões. Ao levantarem a Ranger no elevador e fazer uma vistoria apurada na parte de baixo o mecânico constatou o problema: O cardã traseiro tinha uma batida com um belo afundamento e por isso estava desbalanceado e vibrando. Por isso o conjunto da caixa era forçado e a carcaça rachava.

Dai vem outro problema... cardã de Ranger é de alumínio e não dá balanceamento depois de alguma avaria. Resultado: tive de comprar um novo cardã, desta vez de ferro, para trocar.

Fechando a conta das duas idas ao mecânico, já se foram R$ 3.650,00.

Detalhe, a batida no cardã foi quando eu, 2 meses antes de viajar, quis passar por dentro de um riozinho e não vi uma pedra submersa que bateu no cardã...

Ou seja, antes de viajar, verifiquem o cardã, principalmente se estiver sentindo uma leve vibração diferente na caminhonete.

Um abraço.

roberto.cardoso@ig.com.br
05/09/2013, 17:05
Valladares,

"Saliento que o caso do cardã foi elucidado pelo Roberto Cardoso já lá em 06/01...não ratifiquei na hora pois terminei de ler todo o seu tópico hoje."

Obrigado por lembrar! Infelizmente as vezes postamos informações que passam despercebidas. Eu tive uma Ranger por 5 anos e sofri um bocado no ano passado com essa história do cardan (estava desbalanceado e era bi-partido), e pra arrumar o carro foi um parto, ainda mais que estava na véspera de uma viagem.

Muitas vezes caçamos pelo em ovo... sendo que o problema é muito mais simples. O grande problema hoje é encontrar um mecânico honesto e que saiba o que está fazendo, hoje não temos mais mecânicos e sim trocadores de peças!

Abraços,


Xexelo, primeiramente quero lhe dizer que você é um herói!!! Verdade - mais um dos tantos heróis nacionais - os professores, que mesmo diante da nojeira deste país e salários de fome lutam e não desistem de seus sonhos...você já realizou um e vai realizar todos os seus, tenha certeza, pois toda minha família também é de professores e e esta categoria realmente luta pelo que anseia.

Depois de ler todo o seu relato (gostei das "Gretas"), bem como os extraordinários do Ramalho e do Hugo Rangel, alimentei mais as baterias da alma e pretendo, com mais alguns corajosos, fazer esta trip em nov/14. Tenho a vantagem de estar mais pertinho, saindo pelo Chuí (melhor ponto para sair do país rumo a Ushuaia). Mesmo escrevendo depois de meses, com o tópico parado, saiba que tem muita gente lendo sua saga ok.

Saliento que o caso do cardã foi elucidado pelo Roberto Cardoso já lá em 06/01...não ratifiquei na hora pois terminei de ler todo o seu tópico hoje. O amigo Jones Walker em 07/01 errou feio ao descartar a hipótese, pois cardã desbalanceado trinca caixa sim. Não sei se está com a Ranger ainda, mas creio que vale pena ficar com a mesma depois do investimento...com manutenção em dia vai te levar longe, bem longe...não se endivide, compre doláres para a Carretera...o melhor carro é sempre o nosso. Caso troque, o melhor custo benefício são, na ordem: Pajero e Xterra disparado. Vou lhe dizer por quê: preço, resistência e conforto. A Toyota é excepcional na manutenção e resistência também, porém é muito cara pelo que oferece e menos confortável que as outras duas...não puxando a brasa para o meu assado, andar de Pajero é como andar no seu sofá da sua sala. Além disto, com manutenção em dia não quebra nunca e peças hoje tem aos montes no paralelo...não é a toa que ganhou 12X seguida o Paris Dakar ok, marca que jamais será alcançada por qualquer carro, rodando em todo mundo, assim como as Lands...também são mais resistente em suspensão sem dúvida alguma, tanto é que é raro Hilux na trilha...se tivesse grana comprava uma claro. Land são duas alegrias, quando se compra e quando se vende. É um trator amigo, até não quebrar, pois não se arruma na oficina da esquina..é como Harley, tem que ser apaixonado, pois é como andar num 608..trepida, é barulhenta e não oferece conforto (se for alto demais esqueça), além de não andar muito no asfalto. Outra boa opção é a Pathfinder, luxo puro e também resistente..todas as opções se acha a menos de 25 milhas (gasolina) e de garagem, procurando bem. Cherokee complica na manutenção, além de não ser tão resistente como as demais.

Estou planejando a da nossa turma aqui do sul e deve ser de 30 dias também, voltando por Mendonza depois de fazer o o V lá embaixo.

Forte abraço.

Alysson Souza Aguiar
06/09/2013, 02:44
Que massa, lindíssima viagem, parabéns, Xexelo. A Patagônia é maravilhosa mesmo. Em 2012 eu e minha namorada fizemos de moto quase todo o Sul da América do Sul, incluindo Ushuaia, viajamos aproximadamente 14.000 km. Já estamos ansiosos pra pegar estrada novamente, estas viagens viciam hehehe. Também estou pensando em fazer a Carretera Austral de Jipe com minha namorada e filha, porém ainda não comprei o meu tão sonhado Jimny hehehe. Abração.

Segue o vídeo da viagem e algumas fotos

http://www.youtube.com/watch?v=Cc5T60TyTxs

429602
429603
429604
429605
429606
429607

fraenkel
06/09/2013, 15:04
Que massa, lindíssima viagem, parabéns, Xexelo. A Patagônia é maravilhosa mesmo. Em 2012 eu e minha namorada fizemos de moto quase todo o Sul da América do Sul, incluindo Ushuaia, viajamos aproximadamente 14.000 km. Já estamos ansiosos pra pegar estrada novamente, estas viagens viciam hehehe. Também estou pensando em fazer a Carretera Austral de Jipe com minha namorada e filha, porém ainda não comprei o meu tão sonhado Jimny hehehe. Abração.

Segue o vídeo da viagem e algumas fotos

http://www.youtube.com/watch?v=Cc5T60TyTxs

429602
429603
429604
429605
429606
429607



Que beleza de viagem!!

Eu fiz ao contrário. Fui de carro e agora estou planejando fazer de moto!

Parabéns!

Alysson Souza Aguiar
06/09/2013, 23:05
Valeu mesmo, Fraenkel!! Tanto de motoca quanto de Jipe na Patagônia é uma aventura em tanto. Parabéns pra ti também, vi tuas viagens nestes teus links, foram fantásticas. Eu ainda não descarto ir a Carretera Austral, quando comprar o tão sonhado Jimny, eu de motoca e minha namorada e filha irem de Jipe, mas acho difícil ela querer ir digirindo heheheh. Quando estava em Ushuaia encontrei um Jimny branco do Chile (conforme foto abaixo). Já estava afinzaço de um pesquisando aqui na comunidade e vendo o que aquele pequeno notável é capaz. Soube que ele é econômico, confiável e tem uma boa autonomia (se fizer 10 km/l consegue andar 400 km sem galão reserva), está ótimo pra encarar aquelas bandas adversas, pois minha motoca tem autonomia para no máximo 370 km com um tanque de 19 litros hehehe. Abração e numa dessas estaremos por aquelas bandas juntos de motoca, vamos ver heheheh.

429733

xexelo
10/09/2013, 18:40
Herói eu??? Nem tanto...

Que bom que estejam lendo a saga. Espero que meu tópico sempre possa ajudar aos viajantes que estão indo pela primeira vez ao Ushuaia. Eu ainda tenho muito a aprender, Espero que essa tenha sido uma de muitas viagens que eu venha a fazer.
Pois é colega, lendo tudo agora vejo que realmente o Roberto tinha falado do cardã. Mas como dizem, agora já foi.
Bueno, devo ter gastado uns quase 9 mil em todo esse problema entre Argentina e Brasil. Com isso se foi uma parte da herança que recebi.
No momento nem posso pensar em comprar outra viatura. Temos uma chácara a venda e somente depois de vendê-la é q terei uma sobra para poder investir nisso.
Pajero e X-terra não estão nos meus planos. A X é muito cara e a Pajero, pelas pesquisas que eu fiz, é muito gastona. Land tbm não me faz a cabeça pelo quesito conforto e cu$$$to das peças.Pathfinder eu não sei e Cherokee tem o problema de preço das peças e a grande maioria ser a gasolina e bem gastona.
Não quero uma viatura para fazer trilha, mas quero uma que possa me tirar de uma encrenquinha ou outra de vez em quando.
Na faixa de preços que quero gastar quando puder (+ ou - 40 mil), penso numa Hilux sw4 ou sr5 de 2000 em diante, uma outra Ranger 2.8 mais nova q a minha, uma Blazer 2.8 4x4 pelo conforto e por ai vai.
O meu planejamento da viagem previa tbm a passagem por Mendoza, infelizmente com tantos problemas tive de cortar esse e outros lugares que queria conhecer.

UM abraço



Saliento que o caso do cardã foi elucidado pelo Roberto Cardoso já lá em 06/01...não ratifiquei na hora pois terminei de ler todo o seu tópico hoje. O amigo Jones Walker em 07/01 errou feio ao descartar a hipótese, pois cardã desbalanceado trinca caixa sim. Não sei se está com a Ranger ainda, mas creio que vale pena ficar com a mesma depois do investimento...com manutenção em dia vai te levar longe, bem longe...não se endivide, compre doláres para a Carretera...o melhor carro é sempre o nosso. Caso troque, o melhor custo benefício são, na ordem: Pajero e Xterra disparado. Vou lhe dizer por quê: preço, resistência e conforto. A Toyota é excepcional na manutenção e resistência também, porém é muito cara pelo que oferece e menos confortável que as outras duas...não puxando a brasa para o meu assado, andar de Pajero é como andar no seu sofá da sua sala. Além disto, com manutenção em dia não quebra nunca e peças hoje tem aos montes no paralelo...não é a toa que ganhou 12X seguida o Paris Dakar ok, marca que jamais será alcançada por qualquer carro, rodando em todo mundo, assim como as Lands...também são mais resistente em suspensão sem dúvida alguma, tanto é que é raro Hilux na trilha...se tivesse grana comprava uma claro. Land são duas alegrias, quando se compra e quando se vende. É um trator amigo, até não quebrar, pois não se arruma na oficina da esquina..é como Harley, tem que ser apaixonado, pois é como andar num 608..trepida, é barulhenta e não oferece conforto (se for alto demais esqueça), além de não andar muito no asfalto. Outra boa opção é a Pathfinder, luxo puro e também resistente..todas as opções se acha a menos de 25 milhas (gasolina) e de garagem, procurando bem. Cherokee complica na manutenção, além de não ser tão resistente como as demais.

Estou planejando a da nossa turma aqui do sul e deve ser de 30 dias também, voltando por Mendonza depois de fazer o o V lá embaixo.

Forte abraço.

valladares
12/09/2013, 08:46
Xexelo, estamos planejando a nossa aqui e a trip vai ser em Nov/14, com um roteiro com pontos especiais e média dia de 350km apenas para a viagem ser bem aproveitada. Também falei antes que a melhor viatura é a nossa..estando em dia te leva a todos os lugares. Aqueles que tem grandeza de espírito já são heróis, e vc, diante de toda a dificuldade não esmoreceu...creio que a maioria usaria a carta verde para acionar um guincho até a fronteira e ir embora, face a problemas mecânicos. Logo logo coloco meu roteiro aqui e quero sua opinião....até lá vou ter que trocar de viatura, pois a minha Pajero faz 7 na estrada, embora tenha gás (sei que na Argentina tem muito). Iremos até Bariloche com Carretera Austral do início ao fim.
Abs.


Herói eu??? Nem tanto...

Que bom que estejam lendo a saga. Espero que meu tópico sempre possa ajudar aos viajantes que estão indo pela primeira vez ao Ushuaia. Eu ainda tenho muito a aprender, Espero que essa tenha sido uma de muitas viagens que eu venha a fazer.
Pois é colega, lendo tudo agora vejo que realmente o Roberto tinha falado do cardã. Mas como dizem, agora já foi.
Bueno, devo ter gastado uns quase 9 mil em todo esse problema entre Argentina e Brasil. Com isso se foi uma parte da herança que recebi.
No momento nem posso pensar em comprar outra viatura. Temos uma chácara a venda e somente depois de vendê-la é q terei uma sobra para poder investir nisso.
Pajero e X-terra não estão nos meus planos. A X é muito cara e a Pajero, pelas pesquisas que eu fiz, é muito gastona. Land tbm não me faz a cabeça pelo quesito conforto e cu$$$to das peças.Pathfinder eu não sei e Cherokee tem o problema de preço das peças e a grande maioria ser a gasolina e bem gastona.
Não quero uma viatura para fazer trilha, mas quero uma que possa me tirar de uma encrenquinha ou outra de vez em quando.
Na faixa de preços que quero gastar quando puder (+ ou - 40 mil), penso numa Hilux sw4 ou sr5 de 2000 em diante, uma outra Ranger 2.8 mais nova q a minha, uma Blazer 2.8 4x4 pelo conforto e por ai vai.
O meu planejamento da viagem previa tbm a passagem por Mendoza, infelizmente com tantos problemas tive de cortar esse e outros lugares que queria conhecer.

UM abraço

henrique wamser
12/09/2013, 20:41
Olá pessoal
Xexelo, parabéns pela aventura!so hoje vi e aconteceu como quando Lemos bans livros....tive de ler tudo de uma vez... Fantástico a sua determinação em terminar a viagem
Eu sai em 7/2 para ushuaya e voltei em 7/3 , um pouco depois de voce.
Fomos em 5 viaturas aqui de Curitiba, e fizemos a carreteira também, entrando em chilechico e saindo em futaleufu
Recomendo a todos
Gastei muito mais que voce, mas gostaria de fazer de novo, ficando hospedado onda dava, e até camping, seria mais divertido....
Abraço a todos:)

henrique wamser
12/09/2013, 20:56
Amanha posto fotos poque estou em casa com iPad e as fotos estão no computador da empresa

henrique wamser
12/09/2013, 21:03
Tentando sincronizar iPhone e iPad para enviar fotos...
Nao deu:(
Amanha mando do pc da empresa

henrique wamser
13/09/2013, 09:39
fotossssssssss

henrique wamser
13/09/2013, 09:44
mais fotos

henrique wamser
13/09/2013, 09:58
mais umas fotinhas

hugorangel
13/09/2013, 13:32
Henrique.

Parabéns pela viagem, e obrigado por me fazer viajar de novo com tuas fotos. Valeu!!!!

Um abraço.

Hugo.

henrique wamser
13/09/2013, 13:56
valeu Hugo
as memórias de viagens são um patrimonio que ninguem nos tira!!!!
lembro tudo do atacama, depois lagos andinos , e agora o ushuaya!
e 11 chui hahaha :concordo:

F. Oliveira
13/09/2013, 14:36
parabéns pela viagem! um dia ainda faço isso!!! com fé em Dios!

ps: e que fotos!

henrique wamser
13/09/2013, 17:55
vai fazer sim! :concordo:

xexelo
12/06/2015, 10:30
Bateu uma saudaaaaaade.

hugorangel
12/06/2015, 16:28
Bateu uma saudaaaaaade.

Somos 2 com saudade Marcelo.

xexelo
12/06/2015, 17:25
Somos 2 com saudade Marcelo.

Bora botar essa Forester ai pra viajar Hugo.

Um abraço.

hugorangel
12/06/2015, 22:25
Bora botar essa Forester ai pra viajar Hugo.

Um abraço.

Ela já andou dando seus primeiros passos. Essa foto aí do avatar é lá no vale do Rio das Antas no Rio Grande. Primeira voltinha foi de 3000 km, só alegria!

Grande Abraço.

xexelo
13/06/2015, 11:33
Ela já andou dando seus primeiros passos. Essa foto aí do avatar é lá no vale do Rio das Antas no Rio Grande. Primeira voltinha foi de 3000 km, só alegria!

Grande Abraço.

E o que achou da diferença de uma caminhonete a diesel para um SUV a gasolina?
QUal é o consumo médio da Subaru?

Andei paquerando uma Forester 2000 antes de comprar a SW4.

Abraço.

hugorangel
14/06/2015, 00:13
E o que achou da diferença de uma caminhonete a diesel para um SUV a gasolina?
QUal é o consumo médio da Subaru?

Andei paquerando uma Forester 2000 antes de comprar a SW4.

Abraço.

A proposta do SUV é outra. O carro é muito versátil, mais leve, muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais rápido, mas menos robusto e menos econômico. No total da viagem ao sul fez média de 10,5 km/l de gasolina. Considerando que tem um motor 2.0 turbo de 240 CV, até que não bebe tanto, mas a hilux fazia mais ou menos essa média com diesel.

Abçs.

xexelo
15/06/2015, 14:52
A proposta do SUV é outra. O carro é muito versátil, mais leve, muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais rápido, mas menos robusto e menos econômico. No total da viagem ao sul fez média de 10,5 km/l de gasolina. Considerando que tem um motor 2.0 turbo de 240 CV, até que não bebe tanto, mas a hilux fazia mais ou menos essa média com diesel.

Abçs.

Caramba, 240 CV???? E fazendo a média de 10,5????? Ótimo consumo.
Imagine quanto faz um Forester 2.0 2000 com 125 CV???
Só paquerando a Forester.

Abç.

hugorangel
15/06/2015, 15:44
Caramba, 240 CV???? E fazendo a média de 10,5????? Ótimo consumo.
Imagine quanto faz um Forester 2.0 2000 com 125 CV???
Só paquerando a Forester.

Abç.

O pessoal que tem fala em 14 a 15 km/l aqui mesmo no fórum, no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/61907-subaru-forester-impressoes-173.html#post2286662

Tenho trocado idéia com os subaristas lá, desde antes de comprar a viatura, e só se ouve elogios ao modelo.

abçs.

xexelo
16/06/2015, 17:02
O pessoal que tem fala em 14 a 15 km/l aqui mesmo no fórum, no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/61907-subaru-forester-impressoes-173.html#post2286662

Tenho trocado idéia com os subaristas lá, desde antes de comprar a viatura, e só se ouve elogios ao modelo.

abçs.

Puxa Hugo,

Ótimo consumo e com a fama de carro que não gosta de ir a mecânico fica melhor ainda. Será q Subaru Forester da pra levantar um pouco mais?

VC tem Face Hugo?
Abç.

hugorangel
16/06/2015, 17:48
Puxa Hugo,

Ótimo consumo e com a fama de carro que não gosta de ir a mecânico fica melhor ainda. Será q Subaru Forester da pra levantar um pouco mais?

VC tem Face Hugo?
Abç.

Olá Marcelo.

Não, não tenho Face.

Sobre a Subaru, o que sei é que parece que a CAOA, que representa a marca no Brasil, está separando as operações dela (Subaru|) da Hyundai, e implementando ações para permitir o crescimento da marca no Brasil, incluindo nessas ações o aumento do número de concessionárias no país. O duro é fazer isso nessa crise que nossa pátria atravessa.

Um abraço.

xexelo
20/06/2015, 18:37
Olá Marcelo.

Não, não tenho Face.

Sobre a Subaru, o que sei é que parece que a CAOA, que representa a marca no Brasil, está separando as operações dela (Subaru|) da Hyundai, e implementando ações para permitir o crescimento da marca no Brasil, incluindo nessas ações o aumento do número de concessionárias no país. O duro é fazer isso nessa crise que nossa pátria atravessa.

Um abraço.

Para mim ok,
como são planos beeem no futuro.

Na verdade Hugo, sou um cara bem indeciso. Penso em uma viatura pro dia a dia e para viagens. Ao mesmo tempo que penso em uma viatura para "dar uma volta ou mundo".
Esse dias atrás fiquei considerando seriamente uma Bandeirantes CD ou jeep longo para esta volta ao mundo.Na minha imaginação, esta seria a viatura ideal para qualquer perrengue e ainda muito robusta. Claro que iria dar uma bela melhorada na questão de suspensão para uma longa viagem.

Porém, numa viagem global, não sei qual seria o melhor combustível, diesel ou gasolina. Se fosse a gasosa, ficaria com a minha viatura atual mesmo. Digo isso na questão de peças para motor. Por exemplo, nos EUA parece q não tem peças com facilidade para os motores diesel da Band.
Abraço.

hugorangel
20/06/2015, 22:38
Para mim ok,
como são planos beeem no futuro.

Na verdade Hugo, sou um cara bem indeciso. Penso em uma viatura pro dia a dia e para viagens. Ao mesmo tempo que penso em uma viatura para "dar uma volta ou mundo".
Esse dias atrás fiquei considerando seriamente uma Bandeirantes CD ou jeep longo para esta volta ao mundo.Na minha imaginação, esta seria a viatura ideal para qualquer perrengue e ainda muito robusta. Claro que iria dar uma bela melhorada na questão de suspensão para uma longa viagem.

Porém, numa viagem global, não sei qual seria o melhor combustível, diesel ou gasolina. Se fosse a gasosa, ficaria com a minha viatura atual mesmo. Digo isso na questão de peças para motor. Por exemplo, nos EUA parece q não tem peças com facilidade para os motores diesel da Band.
Abraço.

É isso mesmo Marcelo, nos estados unidos motor diesel não tem saída, eles gostam dos V8 a gasolina. Em compensação, na Europa e América do Sul os carros a diesel dominam, com exceção do Brasil, onde é proibido carro de passeio a diesel. É um grande dilema esse seu.

Abçs.

xexelo
21/06/2015, 11:34
É isso mesmo Marcelo, nos estados unidos motor diesel não tem saída, eles gostam dos V8 a gasolina. Em compensação, na Europa e América do Sul os carros a diesel dominam, com exceção do Brasil, onde é proibido carro de passeio a diesel. É um grande dilema esse seu.

Abçs.

Acredito que na Austrália tbm se use mais a gasolina. Africa deve ser mais o diesel, apesar que com o Ebola e tantas guerras tá difícil de eu querer ir pra lá.
Como será na Russia, Cazaquistão, Mongólia e China???

Abraço.

hugorangel
21/06/2015, 15:09
Acredito que na Austrália tbm se use mais a gasolina. Africa deve ser mais o diesel, apesar que com o Ebola e tantas guerras tá difícil de eu querer ir pra lá.
Como será na Russia, Cazaquistão, Mongólia e China???

Abraço.

Marcelo.

Austrália certamente refém da gasolina. Não tenho dados para falar sobre Rússia, Cazaquistão, Mongólia e China.

Mas pelas duas experiências que tive na África, eu também não incluiria no meu roteiro. Além de toda a questão de insegurança sanitária, tem também a questão da instabilidade política, atuação de grupos como boko haram e estado islâmico, e outras mazelas mais. Minhas experiências foram no Marrocos e Ilhas de Cabo Verde, países que podemos considerar tranquilos em todos os aspectos que citei, mesmo assim não me senti seguro. Se a gente acha que existe desigualdade social no Brasil, e tem mesmo, lá a coisa é potencializada nesse sentido, o que torna a condição de turista "endinheirado" (é como me senti e parece ser como eles nos veem) muito chamativa, o que gera muita insegurança pessoal, pelo menos comigo foi assim.

Abçs.

xexelo
04/07/2015, 18:20
Marcelo.
Austrália certamente refém da gasolina. Não tenho dados para falar sobre Rússia, Cazaquistão, Mongólia e China.
Mas pelas duas experiências que tive na África, eu também não incluiria no meu roteiro. Além de toda a questão de insegurança sanitária, tem também a questão da instabilidade política, atuação de grupos como boko haram e estado islâmico, e outras mazelas mais. Minhas experiências foram no Marrocos e Ilhas de Cabo Verde, países que podemos considerar tranquilos em todos os aspectos que citei, mesmo assim não me senti seguro. Se a gente acha que existe desigualdade social no Brasil, e tem mesmo, lá a coisa é potencializada nesse sentido, o que torna a condição de turista "endinheirado" (é como me senti e parece ser como eles nos veem) muito chamativa, o que gera muita insegurança pessoal, pelo menos comigo foi assim.
Abçs.

Fala Hugo,

Meu sonho de volta ao mundo é seguir pela Europa em direção ao leste, passando por Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlandia, Russia, Cazaquistão, Mongolia, China e talvez de lá mandar a viatura de navio para os EUA e voltar para o Brasil. Claro que antes disso teria a América do Sul.

Mas é apenas um sonho...

Abraço.

hugorangel
06/07/2015, 13:34
Fala Hugo,

Meu sonho de volta ao mundo é seguir pela Europa em direção ao leste, passando por Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlandia, Russia, Cazaquistão, Mongolia, China e talvez de lá mandar a viatura de navio para os EUA e voltar para o Brasil. Claro que antes disso teria a América do Sul.

Mas é apenas um sonho...

Abraço.

Marcelo.

Sei que alguém já disse isso, mas não custa lembrar que são os sonhos que nos movem.

Abraços.

xexelo
06/07/2015, 17:12
Marcelo.

Sei que alguém já disse isso, mas não custa lembrar que são os sonhos que nos movem.

Abraços.

É Hugo,

Uma dia, quem sabe, talvez...

Abraço.

RafaelCandido
10/07/2015, 12:05
Amigos, boa tarde.

Não sei se já houve alguma discussão acerca do tema (pela pesquisa eu não encontrei). E, como ainda estou na base da especulação, não sei se era correto abrir um tópico apenas para esclarecer essa dúvida. E ainda, peço desculpa por indagar a respeito nesse tópico.

Enfim...

A viagem de fim de ano ainda é dúvida. Entre uma conversa ou outra com a patroa, estamos cogitando a possibilidade de ir até o ushuaia (seja com a TK, ou de carona mesmo).

Pois bem. Considerando a ideia de ir de TK, surgiram algumas dúvidas em relação à documentação (já que quanto à condição das estradas, os relatos atendem bem o que procuro):

1 - O carro é financiado. Preciso de algum tipo de autorização (do banco, ou de alguém) para cruzar as fronteiras (ARG/CL)?
2 - O carro está em nome do meu irmão (sobrenome idêntico). Preciso de autorização dele tbm?
3 - O carro não tem seguro. Li alguma coisa a respeito de obrigatoriedade de contratação de seguro para alguns países. Em resumo, como funciona (e $$)?

Abs

xexelo
10/07/2015, 18:21
Amigos, boa tarde.
Não sei se já houve alguma discussão acerca do tema (pela pesquisa eu não encontrei). E, como ainda estou na base da especulação, não sei se era correto abrir um tópico apenas para esclarecer essa dúvida. E ainda, peço desculpa por indagar a respeito nesse tópico.
Enfim...
A viagem de fim de ano ainda é dúvida. Entre uma conversa ou outra com a patroa, estamos cogitando a possibilidade de ir até o ushuaia (seja com a TK, ou de carona mesmo).
Pois bem. Considerando a ideia de ir de TK, surgiram algumas dúvidas em relação à documentação (já que quanto à condição das estradas, os relatos atendem bem o que procuro):
1 - O carro é financiado. Preciso de algum tipo de autorização (do banco, ou de alguém) para cruzar as fronteiras (ARG/CL)?
2 - O carro está em nome do meu irmão (sobrenome idêntico). Preciso de autorização dele tbm?
3 - O carro não tem seguro. Li alguma coisa a respeito de obrigatoriedade de contratação de seguro para alguns países. Em resumo, como funciona (e $$)?
Abs

Rafael,

1- Carro financiado precisa sim de autorização do banco para sair do pais.

2- Precisa da autorização dele tbm. Quando eu fui para Ushuaia a Ranger que tinha estava no nome de minha mãe, tive de ir nos 3 consulados para obter as autorizações dos paises que eu ia. Veja na mensagem 1193 deste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/81969-projeto-patagonia-ushuaia-2011-2012-a-24.html
Neste tópico tem muiiiiiitas informações sobre Ushuaia e longas viagens.

3- Tem que fazer um seguro chamado Carta Verde para o Mercosul. Para o Chile tem q fazer o Soapex: https://www.magallanes.cl/venta/index.aspx?key=20151SeguroObligatorio1012015142823 969_4318
O seguro carta verde no Brasil é bem caro, para 30 dias uns 300 pilas ou mais. O Soapex deve ser no máximo 20 dolares por um mês.

Qualquer coisa é só escrever. Só te digo uma coisa, vá de carro, é muito melhor poder fazer o caminho que vc quiser.

Abraço.

RafaelCandido
20/07/2015, 17:54
Obrigado, xexelo.

Dei uma pesquisada geral no google, também achei muitas coisas a respeito. Mas tuas respostas foram mais objetivas.

Ainda na especulação, vamos ver.

Abs

xexelo
23/07/2015, 18:53
Obrigado, xexelo.

Dei uma pesquisada geral no google, também achei muitas coisas a respeito. Mas tuas respostas foram mais objetivas.

Ainda na especulação, vamos ver.

Abs

É assim que começa colega,
a gente vai especulando e quando vê está planejando a rota.

Só digo uma coisa, dê um jeito e vá. É maravilhoso poder viajar com seu próprio carro ou em um alugado mesmo.

Abraços.

xexelo
06/06/2022, 19:41
Recordando. Recordando.