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Ver Versão Completa : Rodizio de Pneus !!!



halls.ramos
22/12/2012, 12:22
Pessoal! Estou com uma duvida, com respeito a rodizio aos pneus, pois coloquei 4 pneus novos BF Goodrich fáz 15 mil Km, e estou percebendo que os 2 da traseira estão mais gastos e os da dianteira estão mais novos! O que acham está na hora do rodizio??

guilhermeabreu
22/12/2012, 15:24
Pessoal! Estou com uma duvida, com respeito a rodizio aos pneus, pois coloquei 4 pneus novos BF Goodrich fáz 15 mil Km, e estou percebendo que os 2 da traseira estão mais gastos e os da dianteira estão mais novos! O que acham está na hora do rodizio??


Habitualemente os pneus dianteiros gastam mais rápido pelo menos é assim que ocorre em minha SW4 e qual é o seu carro ? Mas independente de qual esta mais gasto , o correto é fazer rodízio a cada 10.000 km rodados , se o seu já rodou 15.000km , que faça o mais rápido possível .

halls.ramos
22/12/2012, 15:40
Então Guilherme, eu tenho uma Hilux D4D 4x4, e tambem achei meio estranho pois abtualmente os pneus da frente gastam mais rapidamente, eu peguei esse carro a aproximadamente 4 meses, o antigo proprietario falou que tinha trocado os pneus a pouco tempo, mas deu para perceber que ele rodava muito com o carro, pois em um mês ele rodou 10.000 Km, percebi pela troca de oleo. Pode ser também que ele já tenha feito o rodízio, e eu não percebi os pneus de trás mais gastos. O que acha?

dorderf
22/12/2012, 20:40
Os da traseira gastam mais porque é onde está a tração do seu carro. Rodízio a cada 10 mil km e seja feliz.

Kim
22/12/2012, 21:46
E complementando!

Os dianteiros vão em "X" para a traseira;
Os traseiros vão em linha para a frente.

guilhermeabreu
22/12/2012, 23:41
Os da traseira gastam mais porque é onde está a tração do seu carro. Rodízio a cada 10 mil km e seja feliz.



DORDERF

Por incrível que possa parecer , mesmo a tração sendo traseira os pneus dianteiros gastam mais do que os traseiros , tb pensava assim , só que não é assim , os da frente gastam mais e no caso do HALLS , já tem muita coisa que pode ter acontecido , como :
1- O dono anterior já ter feito o rodízio , como ele falou .
2- Pode ser que os dianteiros gastaram e tele já tenha trocado
3- Como vc falou que o cara roda muito , pergunto com atos km esta o carro agora ?

Normalmente a maioria das pessoas que vendem carro NÃO RELATAM O QUE REALMENTE ACONTECEU COM O CARRO, salvo raras exceções .

HALLS , neste caso sugiro a vc andar como esta , pois se os traseiros est~]a mais gastos se vc não fizer o rodízio vai acabar ficando com desgaste igual , sugiro a vc fazer o rodízio qdo os dianteiros estiverem com o mesmo desgate dos traseiros , assim vc poderá fazer o rodízio a cada 10km e acabarem todos na mesma ora e trocar os 4 de uma só vez e a partir daí fazer rodízio a cada 10.000 km , desta foram vc terá uma durabilidade de km maior do que se andar sem fazer rodízio além do mais com desgaste diferente e ter problema com o cambio , pois os pneus tem que serem do mesmo tamanho .

halls.ramos
23/12/2012, 20:06
Guilherme, éla está com 129 mil km, acho que vou manter do jeito que tá mesmo e ver se os dianteiros vão gastar por igual!!

dorderf
23/12/2012, 20:50
DORDERF

Por incrível que possa parecer , mesmo a tração sendo traseira os pneus dianteiros gastam mais do que os traseiros , tb pensava assim , só que não é assim , os da frente gastam mais e no caso do HALLS , já tem muita coisa que pode ter acontecido , como :
1- O dono anterior já ter feito o rodízio , como ele falou .
2- Pode ser que os dianteiros gastaram e tele já tenha trocado
3- Como vc falou que o cara roda muito , pergunto com atos km esta o carro agora ?

Normalmente a maioria das pessoas que vendem carro NÃO RELATAM O QUE REALMENTE ACONTECEU COM O CARRO, salvo raras exceções .

HALLS , neste caso sugiro a vc andar como esta , pois se os traseiros est~]a mais gastos se vc não fizer o rodízio vai acabar ficando com desgaste igual , sugiro a vc fazer o rodízio qdo os dianteiros estiverem com o mesmo desgate dos traseiros , assim vc poderá fazer o rodízio a cada 10km e acabarem todos na mesma ora e trocar os 4 de uma só vez e a partir daí fazer rodízio a cada 10.000 km , desta foram vc terá uma durabilidade de km maior do que se andar sem fazer rodízio além do mais com desgaste diferente e ter problema com o cambio , pois os pneus tem que serem do mesmo tamanho .

Dr. qual a lógica? Peso maior por conta do motor?

dpab
23/12/2012, 21:07
Guilherme e demais amigos,
Acabei de trocar, no dia 20/12, os pneus da minha SW4 e mantive a mesma marca, modelo e medidas dos pneus anteriores (BF Goodrich AT 265/75-16), os quais rodaram exatos 82.000 Km (80% em asfalto e grande parte rebocando meu trailer) até essa troca e gastaram UNIFORMEMENTE.
Informo que ao longo de 4 anos e 3 meses que os utilizei, jamais tive sequer um furo ou qualquer outra ocorrência e os pneus certamente rodariam no mínimo até os 90.000 Km se eu quisesse usá-los até o final de sua vida útil (indicador TWI - Tread Wear Indicator).
Atribuo essa boa performance a dois fatores (Além da qualidade dos pneus, balanceamento e alinhamento, obviamente):
RODÍZIOS EM "X" A CADA 5.000 KM E CALIBRAGEM MATINAL SEMANAL, FEITO "RELIGIOSAMENTE" !!!
Um abraco, Delfim

guilhermeabreu
23/12/2012, 21:29
Dr. qual a lógica? Peso maior por conta do motor?


DORDERF

Como tenho o mesmo carro por muitos anos e troco os pneus e rodo até acabarem , na BONEQUINHA foi assim , rodei com ela nestes 12 anos +- 180.000km nos quais comprei pneus novos por 3x e era assim , os da frente gastam mais ACHO QUE É PELA MANEIRA QUE ANDO QUE NÃO ALIVIO EM CURVAS , como exemplo em viagns nas placas que mandam 40km faço a 80/90 km/h , e TB PQ AS RODAS DA FRENTE É QUE FAZEM AS CURVAS E AS TRASEIRAS APENAS ACOMPANHAM ALÉM DO PESO DO MOTOR SER NA FRENTE , não sou grande conhecedor disto , mas como falei acho que ocorre isto por estes motivos expostos .

halls.ramos
24/12/2012, 10:11
Olá amigos, hoje pela manhã conversei com o antigo dono, e ele me informou que não teria feito nenhum rodizio nos pneus, ou sejá realmente os pneus estão com um desgaste maior na "traseira",não sei se pelo fato de na minha condução eu exigir pouco dos freios e tracionar forte nas arrancadas e retomadas, enfim não sei ,mas acredito que terei que fazer rodizio!!

guilhermeabreu
24/12/2012, 12:14
Olá amigos, hoje pela manhã conversei com o antigo dono, e ele me informou que não teria feito nenhum rodizio nos pneus, ou sejá realmente os pneus estão com um desgaste maior na "traseira",não sei se pelo fato de na minha condução eu exigir pouco dos freios e tracionar forte nas arrancadas e retomadas, enfim não sei ,mas acredito que terei que fazer rodizio!!

HALLS.RAMOS

O seu carro é SW4 ou PICAPE ? Pois se for picape tem sentido o traseiro acabar mais rápido , pois ela é mais comprida e a traseira sendo bem mais leve do que as SW4 , nas saídas mais violentas os pneus podem patinar com mais facilidade .

halls.ramos
25/12/2012, 08:11
Olá Guilherme, acredito que realmente seja isso mesmo, pois a minha realmente é picape, venho percebendo pela traseira leve ela acaba as vezes patinando um pouco, mas vou fazer o rodizio e acompanhar o desgaste, depois eu vou postar o resultado para vocês. Abraços..

André-4WD
05/03/2013, 21:27
Pessoal,
Fui olhar no manual da picape (japa) e diz que o rodizio deve ser feito a cada 10.000km. Na revenda Michelin, qdo botei os BFs A/T, eles preencheram uma etiqueta prevendo novo rodizio e balanceamento com 7.000km.
Enfim.. no manual tem uma figura com dois esquemas de rodizios.
O primeiro, indica a troca dos pneus dianteiros pelos traseiros (em linha) e ao lado está escrito "pneus radiais"
O segundo, que deve ser para os pneus diagonais, indica o que ja foi comentado aqui. ou seja, os dianteiros vão em X para a traseira, e os pneus traseiros passam para frente em linha.
abraços
andre

elmestizo
05/03/2013, 22:08
"indica a troca dos pneus dianteiros pelos traseiros (em linha)"

use esse metodo!!!

se trocar em x... vai ficar uma barulheira infernal...

jorge.duarte
05/03/2013, 22:09
Pessoal,
Fui olhar no manual da picape (japa) e diz que o rodizio deve ser feito a cada 10.000km. Na revenda Michelin, qdo botei os BFs A/T, eles preencheram uma etiqueta prevendo novo rodizio e balanceamento com 7.000km.
Enfim.. no manual tem uma figura com dois esquemas de rodizios.
O primeiro, indica a troca dos pneus dianteiros pelos traseiros (em linha) e ao lado está escrito "pneus radiais"
O segundo, que deve ser para os pneus diagonais, indica o que ja foi comentado aqui. ou seja, os dianteiros vão em X para a traseira, e os pneus traseiros passam para frente em linha.
abraços
andre
André,
Sempre soube que pneu radial, que é o nosso caso, não devem mudar o sentido de rodagem, pois descola a malha interna(lonas). Então devemos fazer o rodizio reto, o da frente para trás e vice e versa. Quanto ao rodizio X alinhamento, vai de cada um, não extrapolando o recomendado. Eu procuro fazer a cada 10.000.
Abs

dpab
05/03/2013, 22:59
Caros amigos,
Meus dois cents:
No meu jogo anterior de BF's AT, que rodaram 82.000 Km até a troca (e ainda rodariam mais uns 10.000 Km), fiz rodízio em X a cada 5.000 Km, por recomendação do Flavio, consultor da BF Goodrich que andou aqui pelo forum há alguns anos atrás.
Posso atestar que os pneus tiveram um desgaste absolutamente regular e uniforme e não faziam barulho !!!
Um abraço, Delfim

sandro_ventania
07/03/2013, 16:53
Coincidentemente eu estava pesquisando sobre isso ontem...eu uso pneus Kumho Road Adventure na frente e firestone destination atrás.
Porém é visivel que a borracha dos kumho é bem mais mole que dos firestone e como eles estão na frente é certo do desgaste ser bem mais acentuado, aliás já dá pra ver algum desgaste por causa do esterçamento nas curvas.
E no meu caso, fazendo o rodizio, acho que vou manter os firestone na frente por uns km a mais para fazer uma compensação e igualar o desgaste.
Fazendo o rodizio, o alinhamento e balanceamento é sempre necessario ou é uma escolha?

halls.ramos
07/06/2013, 21:17
Pessoal, estou com uma duvida, chegou a hora de fazer rodizio nos pneus da viatura, o normal seria trocar os pneus de traz pelos da frente Ok! Não sei como o antigo dono andava com o carro, mais estava medindo os sulcos dos pneus e percebi que o 2 pneus do lado esquerdo do carro estão com 8mm de altura e os 2 lado direito estão com 6mm!! Isso é normal?? Posso fazer o rodizio tirando os 2 do lado esquerdo e colocar na frente e os outros 2 mais desgastados colocar atraz?? Forte abraço..

Elias_qf
26/01/2014, 23:06
ae galera tirei essa foto mo dia q fui fazer balanceamento da p tirar a448479s duvida rs

meireles90
23/10/2016, 14:40
Olá amigos gostaria de uma informção tenho meu primeiro 4x4 a pouco tempo um troller 2010 que está com os pneus hankook 32x11.5x15r quando comprei vi que os dianteiros estavam em 60% e os traseiros cerca de 80% ainda nao deu para perceber o desgaste pois rodei pouco cerca de 2mil km em 6 meses porem queria saber da opiniao de vocês se é melhor jogar os mais novos para frente para equilibrar o desgastes, pois pelo que vi aqui no blog os dianteiros vão primeiro ou se já está assim mantem até a morte deles ?