Conectar

Ver Versão Completa : alinhamento

Delfim
14/11/2003, 10:05
Pessoal,
Qual a convergência para alinhamento da direção do CJ5 ?
Estou com pneus 750x16, que estão gastando por fora.
Grato,
Delfim.

Polvora
14/11/2003, 11:12
Fala rapaziada,

Aproveitando a dúvida do Delfim eu também estou com esse problema o pneu "gasta" somente do lado de fora só a roda esquerda os demais estão ok, o detalhe é que os amortecedores são novos.

Como resolver esse problema ???

Conto com a ajuda de vocês.

Abraços.

leopoldo
14/11/2003, 11:27
é normal o pneu do jeep gastar mais do lado de fora no eixo dianteiro devido à geometria do eixo. Isso é de projeto.
Se voce olhar o jeep de frente notará que os pneus formam um leve V.
no jeep normalmete só se ajusta a convergência, pois o camber é fixo e o caster também, porém neste caso pode-se dar um pequeno ajuste usando calços angulares, mas na maioria das vezes, não se mexe com isso.
se um lado gasta mais que o outro pode ser que a pressão dos pneus esteja diferente, voce judia mais de um lado nas curvas, uma das rodas livres esta travada ou simplesmente o eixo está torto, ou a mola de um dos lados esta arriada.

Marcio Martin
29/01/2008, 10:39
Ola amigos,
Desculpe reavivar um tópico tão antigo, mas não colhi as informações que preciso aqui e nem em outros encontrados, até cheguei perto, mas não o suficiente, e pelo q percebi o LEOPOLDO, domina a arte não é??
Bom o problema é o seguinte, tinha no meu CJ5 os pneus da F1000 750/16, o jipe estava legal, troquei pelos pneus da F250 (265/75/16), tive q usar espaçadores de 30mm, ficou bonito pra caramba, mas a dirigibilidade ficou terrivel, na estrada não conseguia passar de 40km/h qdo pegava buraco era quase impossivel segurar tinha q diminuir a até parar de chacoalhar, na cidade pior ainda.
Oq fiz:
1) Alinhamento e balanceamento, não resolveu
2) Coloquei amortecedor de Direção da D-20 (uso a cx do santana, incluvise manti o amortecedor antigo tbm, ou seja, esta com 2), ajudou em 80%, ainda não testei na estrada. Mas na cidade ao testar percebi q nuns 60km/h qdo pega buraco ele vibra um pouco ainda, nada q assuste mas vibra.

Segundo o mecanico, antigo dono do CJ, que colheu informações por aí, eu poderia fechar o alinhamento dianteiro das rodas em +/- 10mm, pq ele poderia "bater palmas" no alinhamento zero, daria pra fazer isso em casa com uma linha puxada dos pneus traseiros...isso procede? alguem tem alguma dica?

Obrigado antecipadamente!!

rctorrezam
26/07/2008, 12:31
é normal o pneu do jeep gastar mais do lado de fora no eixo dianteiro devido à geometria do eixo. Isso é de projeto.
Se voce olhar o jeep de frente notará que os pneus formam um leve V.
no jeep normalmete só se ajusta a convergência, pois o camber é fixo e o caster também, porém neste caso pode-se dar um pequeno ajuste usando calços angulares, mas na maioria das vezes, não se mexe com isso.
se um lado gasta mais que o outro pode ser que a pressão dos pneus esteja diferente, voce judia mais de um lado nas curvas, uma das rodas livres esta travada ou simplesmente o eixo está torto, ou a mola de um dos lados esta arriada.

Leopoldo,

Fui alinhar meus BFG MUD 33 e o cara disse que é bom deixa reto (sem a convergencia) para forçar menos (inclusive economizar gasolina).

O que você acha????

dougMG
26/07/2008, 17:23
Leopoldo,

Fui alinhar meus BFG MUD 33 e o cara disse que é bom deixa reto (sem a convergencia) para forçar menos (inclusive economizar gasolina).

O que você acha????

Me falaram a mesma coisa...

Carlão Rover
26/07/2008, 17:31
Minha opinião...levemente convergente...
Abraços

wcas
26/07/2008, 18:01
Eu olhando de frente para o jeep, a parte frontal do pneu fica mais aberta ou mais fechada que a parte de traz do pneu ? Pois o meu esta aberto na frete mais não sei se esta certo.

Durval
26/07/2008, 22:59
Eu olhando de frente para o jeep, a parte frontal do pneu fica mais aberta ou mais fechada que a parte de traz do pneu ? Pois o meu esta aberto na frete mais não sei se esta certo.

A palavra convergência quer dizer que linhas imaginárias que passassem pela linha de centro dos pneus, convergiriam para um ponto situado a frente do carro. Vejam o desenho que eu fiz, que tá com um angulo exagerado, é claro.

Seu pneu esta divergente. Ele devem ficar convergentes para compensar a tendência natural das rodas dianteiras de "abrirem" quando o carro está em movimento. O valor do ângulo depende do projeto de cada carro. Suspensões alteradas... bem aí só bom senso e tentativas, mas certamente devem ficar convergentes.

rctorrezam
27/07/2008, 11:10
A palavra convergência quer dizer que linhas imaginárias que passassem pela linha de centro dos pneus, convergiriam para um ponto situado a frente do carro. Vejam o desenho que eu fiz, que tá com um angulo exagerado, é claro.

Seu pneu esta divergente. Ele devem ficar convergentes para compensar a tendência natural das rodas dianteiras de "abrirem" quando o carro está em movimento. O valor do ângulo depende do projeto de cada carro. Suspensões alteradas... bem aí só bom senso e tentativas, mas certamente devem ficar convergentes.

É isso aí mesmo.:concordo:

Um dos motivos, dito pelos mecas, para a convergência dos 4x4 é dar maior tração.

Faz sentido.

Jedi Diego
31/05/2010, 20:43
"Bom o problema é o seguinte, tinha no meu CJ5 os pneus da F1000 750/16, o jipe estava legal, troquei pelos pneus da F250 (265/75/16), tive q usar espaçadores de 30mm, ficou bonito pra caramba, mas a dirigibilidade ficou terrivel, na estrada não conseguia passar de 40km/h qdo pegava buraco era quase impossivel segurar tinha q diminuir a até parar de chacoalhar, na cidade pior ainda."

então, comprei meu primeiro Jeep nessa última semana...

um Willys 75 direção hidráulica e algumas outras coisas, por um bom preço depois de um ano procurando...

no sábado vim dirigindo para SP capital desde Igaratá, quando estava na estrada perto de uns 40KM/h em terceira, o volante começava a jogar muito de um lado para o outro... que susto! :shock:

lendo o tópico dos colegas acima, reparei que os pneus estão gastos da mesma forma, (Aro 16, Pirelli parece de um trator, guardada as proporções, é claro) e a barra de direção foi soldada, pois foi prolongada por causa da direção hidráulica...

o que vocês acham, devo arriscar;
* primeiro fazer balanceamento e alinhamento; ou

*primeiro dar uma boa olhada na caixa de direção e depois mandar fazer balanceamento e alinhamento;

* ou nada disso...

sei lá, para vocês, jipeiros mais experientes pode soar meio infantil a pergunta, mas não queriar colocar a carroça na frente do burros e nisso torrar uma grana de imediato, e assim, acabar fazendo uma coisa que não teria tanta necessidade agora, pois há outras muitas para fazer com o tempo...

ValeU!!!

rodrigo.hoffman
31/05/2010, 21:25
"no sábado vim dirigindo para SP capital desde Igaratá, quando estava na estrada perto de uns 40KM/h em terceira, o volante começava a jogar muito de um lado para o outro... que susto! :shock:

E ai cara...

"o volante começava a jogar muito de um lado para o outro" = shimmy

Começe dando uma boa revisada em todos os componentes de suspensão e direção...

Segue um topico que fala bastante sobre o assunto... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36083

[ ]´s

Jedi Diego
31/05/2010, 22:08
Valeu, esse tópico irá ajudar bastante!!!

Grande abraço!