Ver Versão Completa : O que verificar antes de comprar um samurai usado
felipeantoniazzi
05/09/2005, 13:04
opa pessoal!
quais são os itens que devo verificar antes de comprar um samurai usado?
moro em brasília e estou a procura de um samurai. como não entendo de mecanica, gostaria de saber os principais itens que devo pedir que o mecanico olhe para saber se o carro está em boas condições.
Obrigado!
dinodasilva
12/09/2005, 13:03
caro felipe, acredito eu que alem dos cuidados que vc tem que ter ao comprar qq carro, no caso do samurai, sendo um carro q pode ter sido forçado em trilhas, tem que se tomar cuidado com o chassi, tricado ou empenado e transmissao.
a parte de lataria se tiver original bom, mas pelo tipo do carro, nao faz a menos diferença uns retoques na pintura, se houver massa demais na lata tb nao é legal...
O resto vai ser sorte como na compra de qq outro carro usado.
Abraços,
Felipe Marx
07/11/2005, 22:28
Verifica se o carro esta "em pé", se nao tem podres na lataria, em especial no assoalho por dentro e por fora (por baixo), se nao há vazamentos ou sinais de pancadas e se nao há barulhos de ronco ou chiados quando vc anda ...
Se der, anda com o carro a uma velocidade perto dos 80 Km/h que vc vai ter uma ideia se tem algo roncando.
Boa sorte na compra.
LeoGouveia
07/11/2005, 23:05
Rapaz, eu vim pra casa hoje pensando em perguntar isso!
Valeu! :o
Flavio Miranda
07/11/2005, 23:44
Felipe, Leo e D+ admiradores do Samuka...
Como qualquer veiculo usado, olhe o estado geral do veiculo e veja se não encontra "contradições" do tipo, pneus meia vida com 35 mil km e historico de troca de oleo com 70 mil km...
Levante TUDO sobre a documentação, pois em geral um carro é maquiado e o safado não dá muita bola para o docto.
Ande num Samurai de um conhecido ou veja ao menos uns 3 similares, antes da compra. Não se precipte se o cara te falar que vai vender HOJE ! Se for para ser seu, será. Melhor perder um negócio bom , do que fechar um mau negócio.
Aí parta para a análise mecânica. Os pontos fracos do Samuca são :
- a embreagem que come rápido pela falta de força do motor;
- levante as rodas dianteiras e sacuda em busca de folgas nos rolamentos. Gire as em busca de barulhos. As homocinéticas são outro ponto fraco. Em especial com pneus maiores que os originais.
- busque uma ladeira ou barranco e tente subir em 4x2. Depois engate a 4x4 e tente subir. Depois engate a 4x4 Reduzida e tente subir.
- levante TODOS os tapetes do assoalho. Não pode haver muita terra nos cantos. Sinal de muita trilha e desleixo.
- a direção do Samurai é leve, apesar de não ser hidráulica. Não deve ter folgas.
- se for ano anterior a 97, é feixe de molas e deve estar ligeiramente arqueadas para cima. No mínimo, retas.
- apoie as mãos nas pontas do jipe e force para baixo 3 a 4 vezes em seguida. O jipe tem de subir e parar ao descer. Se continuar descendo e subir novamente... amortecedores ruins.
- portas, capô e porta malas devem fechar com relativa suavidade. Verifique se pega em algum lugar e se a tinta esta gasta.
- não deve haver nenhum vazamento. Isto é problema normal em Jeep CJ. Samurai não vaza.
- dê uma geral na elétrica e instrumentos, assim como bancos e capota (canvas).
- peça Manual, Nota Fiscal e doctos anteriores + copias de chaves reserva. Indicativos de procedência e zelo.
- JAMAIS compre veiculo sem uma declaração de bom estado assinada pelo Dono com data e hora.
Agora, se vc for um cara que não se preocupa muito com detalhes... :roll: Negocie um belo desconto, acenda uma vela e vai para a trilha...!!!! :dance:
Welcome and good luck !! 8)
LeoGouveia
08/11/2005, 00:03
Muitíssimo didático e muito clara a explicação.
Obrigado, Flavio Miranda!
Flavio Miranda
08/11/2005, 01:00
Não por isso Leo... é um prazer ajudar...! :mrgreen:
Desde já, sugiro conversar com o Luiz Akium, Ramiro Bin Loco e Teo, aqui do fórum. :wink:
Na MINHA opinião, eles empregaram muito bem o dinheiro para deixar o Samuka pronto para 90% das trilhas... talvez mais...! :D 8)
Na sequencia : Redução (poupa a embreagem), body-lift, Spoa, Pneus 31" 3K, bloqueio e guincho. :concordo:
Depois é só ficar atento aos tópicos do povo ... e partir par o brejo, pedras, agua....... :twisted:
[ ] s
Felipe Marx
08/11/2005, 16:07
:shock: Opa !!! esse ai ta parecendo o meu ..... :dance:
Essas dicas são as melhores mesmo, especialmente a de conhecer outros carros, pra ter parametro de comparação ...
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