Ver Versão Completa : Troca de marcha ranger limited
arianton
20/12/2012, 23:07
Boa noite a todos do forum, eu tenho uma Ranger Limited 2007 e de uns tempos para cá estou tendo uma certa dificuldade de fazer a troca de marcha da 1ª e ré quando paro e com o motor ligado. Com o motor desligado as marchas entram na boa.
Falei com alguns mecânicos e um diz que é a embreagem que tem que ser trocada, outro já diz que não.
Quanto a embreagem está funcionando bem, não está dura, e também não está baixa.
Antes de mandar para uma oficina gostaria de alguém que já passou por esta situação antes, ou que tenha um conhecimento do funcionamento do sistema pudesse me dar uma dica quanto a possível causa do defeito.
Desde já agradeço a atenção de todos.
cristiano
21/12/2012, 09:32
Suspeito ser o cilindro auxiliar de embreagem, me parece que na Ranger fica dentro da capa seca.
Você tentou pisar mais de uma vez na embreagem? Faça isso e veja se entra a marcha.
Se entrar é o cilindro com certeza.
Desnickadu
21/12/2012, 10:49
Exato. se vc bombar o pedal da embreagem e a marcha entrar sem dificuldades então é o cilindro, aí vai restar saber se é o do pedal ou o da caixa.
Se mesmo bombando a marcha ficar dura ou arranhar, então é embreagem mesmo.
Charles_Curitiba
21/12/2012, 11:49
Cara tive uma ranger a gasolina 2007, tive que trocar embreagem e atuador com 90 mil km.Pus tudo novo. Os sintomas eram
a 1a. não entrava com motor ligado e parado, so desligando o motor
as demais marchas percebia na alavanca que entrava roçando dente a dente quando o veiculo estava em movimento, dando a impressão que poderia ser anel sincronizador
Daniel.Shimomoto
22/12/2012, 22:20
Exato...como a galera falou....
Esse problema é o seguinte: O atuador vai vazando e não dá conta de desacoplar completamente o disco da embreagem, deixando a primeira marcha e a marcha ré raspando com o veiculo parado.
Esse atuador fica dentro da capa seca, junto ao pedal de embreagem fazendo as vezes de rolamento. E a troca custa caro pois embora a peça custe pouco mais de R$200,00, a sua troca necessita da remoção de todo o conjunto de cambio e caixa de transferencia e geralmente não sai por menos de R$450,00 a mao de obra (foi o que paguei ano passado na minha Ranger para troca do platô e disco - embora tenha trocado tudo, o serviço de desmontagem é o mesmo seja para troca da embreagem, seja para troca apenas do atuador)
Uma solução paliativa, que ameniza os problemas por um curto periodo de tempo: Verifique o nivel do oleo da embreagem (é um reservatorio que fica escondido entre a lataria do paralamas e uma caixa de reles, do lado do motorista). Se estiver vazio, complete com fluido de freio DOT-4 e bombeie o pedal da embreagem até ele ir descendo e vai comletando até ele ficar no nivel. Se o vazamento do atuador for pequeno, tende a diminuir as raspadas de marcha.
Abraços
Desnickadu
23/12/2012, 11:22
Uma solução paliativa, que ameniza os problemas por um curto periodo de tempo: Verifique o nivel do oleo da embreagem (é um reservatorio que fica escondido entre a lataria do paralamas e uma caixa de reles, do lado do motorista). Se estiver vazio, complete com fluido de freio DOT-4 e bombeie o pedal da embreagem até ele ir descendo e vai comletando até ele ficar no nivel. Se o vazamento do atuador for pequeno, tende a diminuir as raspadas de marcha.
Abraços
Não sabia que a Ranger tinha reservatorio separaro pro fluido da embreola... achei que fosse o mesmo do freio, como nos carros pequenos. :shock:
Edintruder
25/12/2012, 11:23
Certa vez na minha ex-Ranger vazou esse atuador de uma hora para outra. 1060,00 na brincadeira...
Na F1000, comprei esse atuador novo por 84,00. Está guardado para futura troca pois está vazando um pouquinho.
O melhor de tudo é que na F1000 é só soltar 2 parafusos e a tubulação do fluído, e pronto! trocado!
Ranger só pego se for de graça!!!
Certa vez na minha ex-Ranger vazou esse atuador de uma hora para outra. 1060,00 na brincadeira...
Na F1000, comprei esse atuador novo por 84,00. Está guardado para futura troca pois está vazando um pouquinho.
O melhor de tudo é que na F1000 é só soltar 2 parafusos e a tubulação do fluído, e pronto! trocado!
R$ 1.060,00 no atuador hidráulico? Paguei R$ 190,00 (SKF) não tem 01 mês; quando fiz a embreagem da Natasha.
Abs
A embreagem da Natasha começou assim mesmo. Dificuldades em engatar as marchas. Depois, só engatava com "dupla embreagem" até que não engatou mais nada. O pedal estava macio e longo. Ou seja, a embreagem da Ranger não avisa quando vai pro saco. Serviço completo fica em torno 2 mil.
Abs.
Daniel.Shimomoto
26/12/2012, 23:20
Fora que na F-1000 o pistão que aciona o platô é externo a caixa seca. Em caso de troca não precisa desmontar....
Abs!!!