Ver Versão Completa : transformar cambio bandeirante 4 marchas em 5
valmirjunior
18/12/2012, 17:06
Pessoal, andei pesquisando e não achei nada a respeito.
Acredito que alguem ja pensou nisso como eu.
Então vai a pergunta, quem sabe o pessoal mais antigo de band tem a resposta.
"É possivel trocar o interior do cambio da band 4 marchas pelo de 5?"
mecamaniaco
18/12/2012, 17:32
Pessoal, andei pesquisando e não achei nada a respeito.
"É possivel trocar o interior do cambio da band 4 marchas pelo de 5?"
O cambio de 5 marchas é praticamente o mesmo q o de 4 marchas, muda apenas o anexo onde vai a 5º marcha, engrenagens da 5º, tramulador e o eixo!
Até a reduzida serve a mesma, é só usar parafusos mais longos!
junior888
18/12/2012, 18:04
acredito que nao é possível, pois a caixa de 5 marchas tem a carcaça um pouco maior (onde fica a engrenagem da 5ª marcha)...
Fe_jipeiro
18/12/2012, 18:08
É possível ... Porém dificil vai ser vc achar todas as peças do overdrive ...
ai o custo final nao vai compensar !!
Abs
as engrenagens da ct sao diferentes... sei pq comprei errado, o carretel e invertido...
valmirjunior
19/12/2012, 11:21
To vendo que pelas poucas informações que ja deram não é possivel, que pena, seria uma saida legal se as peças fossem P&P.
Walter da Camper
19/12/2012, 12:59
Bem que os fabricantes paralelos poderiam produzir um kit para essa transformação. Não é uma coisa tão difícil, haja vista que hoje é possivel comprar caixa de transferencia nova, toda montada com peças paralelas.
Considerando o preço que pedem por uma caixa 5m usada (4~5K) seria economicamente viável produzir o kit.
Belchior Belmonte
12/06/2013, 19:18
Já que não é possível, aproveito o tópico para perguntar se é possível usar câmbios mercedes 5m (608/709/712) em toyota? A relação de marchas é igual e são mais fáceis de encontrar. Mas a pergunta é: pode-se adaptar a reduzida? Existe algum outro câmbio 5m mais fácil de encontrar que pode ser usado>
Arthur Alves
12/06/2013, 19:33
Estive conversando hoje com o Sr Carlos Japonês e ele me disse que para adaptar um câmbio 5m no lugar do 4m o câmbio novo deve vir completo, e ainda é preciso adaptar os dois cardãs e fazer um pequeno recorte no túnel, pois as furações das alavancas são diferentes. Ele falou que a mão-de-obra fica em R$ 1.000,00 mais aprox. R$ 500,00 da empresa de cardãs.
Casa da transmissão4x4
13/06/2013, 12:38
Só para não deixar confusão por aqui :
a t-case da toyota que saiu com câmbio 4 machas (83 a 93) serve no câmbio 5 machas, da mesma forma ao contrario tambem serve. Só que 30% das peças da caixa de tração/redução da toyota com câmbio 4 ou 5 machas são diferentes uma da outra, como foi citado acima os dentes são um pouco diferentes. são estas peças :
carretel
engrenagem da redução
pino do carretel com rolamentos
luva seletora
carcaça da reduzida
carcaça do velocimetro
Estas peças citadas acima são diferentes de uma t-case para a outra.
sobre passar o câmbio 4 machas para 5 eu acho quase impossivel.
RogérioNunes
14/06/2013, 19:19
Já que não é possível, aproveito o tópico para perguntar se é possível usar câmbios mercedes 5m (608/709/712) em toyota? A relação de marchas é igual e são mais fáceis de encontrar. Mas a pergunta é: pode-se adaptar a reduzida? Existe algum outro câmbio 5m mais fácil de encontrar que pode ser usado>
Já adaptei caixa de tração engesa num cambio G2/24 que equipa os caminhões 608/709. Não é tarefa fácil adaptar tração nesses cambio mas é possível.
Levando em consideração que esses cambio tem a quinta marcha 1:1 ou seja, a mesma relação da quarta marcha dos cambio band 4M não vejo nenhuma vantagem em se aventurar com essa adaptação. As relações não são as mesmas do cambio Band, são muito mais curtas e para ter idéia, a primeira é coisa perto de 7,5:1!
RogérioNunes
14/06/2013, 19:21
pessoal, andei pesquisando e não achei nada a respeito.
"é possivel trocar o interior do cambio da band 4 marchas pelo de 5?"
Não é possível..
RogérioNunes
15/06/2013, 19:11
Esse é o cambio que equipa os caminhões 608/709 com tração engesa acoplada.
Walter da Camper
15/06/2013, 21:15
Tenho o cambio de Band 5m na Camper e não acho ele tão vantajoso comparando com o 4M porque a 5ª marcha tem relação de 1:0,85 (ou algo próximo disso), ou seja, apenas 15% mais longo que a 4º (1:1). Mudando de 4ª para 5ª a rotação cai apenas 300 RPM (a 100Km/h), nem dá pra perceber a diferença "de ouvido", parece que pisou na embreagem e continou na mesma marcha. Esses 15% são fáceis de se conseguir (e mais barato) alongando diferenciais ou com pneus maiores.
Pra valer a diferença do preço e as adaptações necessárias, a 5º deveria ser pelo menos 1:0,75 como na maioria dos cambios over-drive.
Tenho o cambio de Band 5m na Camper e não acho ele tão vantajoso comparando com o 4M porque a 5ª marcha tem relação de 1:0,85 (ou algo próximo disso), ou seja, apenas 15% mais longo que a 4º (1:1). Mudando de 4ª para 5ª a rotação cai apenas 300 RPM (a 100Km/h), nem dá pra perceber a diferença "de ouvido", parece que pisou na embreagem e continou na mesma marcha. Esses 15% são fáceis de se conseguir (e mais barato) alongando diferenciais ou com pneus maiores.
Pra valer a diferença do preço e as adaptações necessárias, a 5º deveria ser pelo menos 1:0,75 como na maioria dos cambios over-drive.
concordo, muitas vezes esqueco de angatar a 5 na estrada pq quaae nao da diferencia, acho que a relacao nao e 1:0,75 por que as band sempre foram com motores aspirados...
Arthur Alves
17/06/2013, 23:55
Desculpe a minha ignorância, mas todos os câmbios 5m de Bandeirante possuem a relação mencionada? Ou existem também câmbios 5m de Bandeirante com o citado over-drive?
Obrigado.
Desculpe a minha ignorância, mas todos os câmbios 5m de Bandeirante possuem a relação mencionada? Ou existem também câmbios 5m de Bandeirante com o citado over-drive?
Obrigado.
over drive e quando o motor gira menos que o diferencial.. no caso o diferencial roda 1 vez enquanto o motor roda 0,85..em quarta fica 1:1..no cambio da ranger por exemplo ao inves de ter escrito 5 tem escrito od (over drive)
Walter da Camper
19/06/2013, 01:05
Complementando a resposta do Dudu83, todos os cambios Band 5M possuem a 5ª over-drive com relação de 1:085.
A maioria dos outros câmbios over-drive tem a 5º com relação 1:0,75 (mais longa que a 5ª da Band), o que faz a rotação cair 25% quando muda de 4ª para 5ª.
Os mais antigos chamam de "5ª louca" (sinônimo de over-drive).
Alguns automóveis com câmbio automático têm uma tecla "over-drive off", que quando acionada impede de engatar a última marcha.
Obrigado.
Arthur Alves
19/06/2013, 05:53
Agora entendi. Obrigado pelas explicações.
Agora aproveitando a oportunidade, apesar de terem dito que não é possivel adaptar o câmbio de 5m na carcaça do 4m, será que haveria uma forma de diminuir a relação da 5m (ou do over-drive) no câmbio 5m? Considerando que é possível comprarmos engrenagens com medidas específicas sob encomenda - na Coniflex, por exemplo - não seria o caso, pelo menos teoricamente, de retirarmos do câmbio a engrenagem da 5 marcha e colocarmos uma menor no lugar? Será que isso é possível, ou estou viajando na maionese?
Walter da Camper
19/06/2013, 08:41
Tecnicamente é possível alterar as relações de marchas de qualquer câmbio. Basta dispor de um par de engrenagens feitas especialmente para isso.
Economicamente é inviável por, pelo menos, dois motivos:
1-o custo para mandar fazer as peças com qualidade confiável.
2-a ausência de reposição no mercado em caso de quebra/desgaste.
Quem faz adaptação em veículos que pretende utilizar para viagem dá preferência pelas soluções já existentes no mercado, pois se quebrar lá no fim-do-mundo, as chances de consertar e voltar para casa rodando são muito maiores. Diferente do que acontece em veículos de uso exclusivo em trilha/competições, que se quebrar os amigos te rebocam, larga o jipe na garagem, vai trabalhar na segunda-feira com outro carro e depois pensa em como e quanto vai consertar as gambiarras quebradas.
Agora entendi. Obrigado pelas explicações.
Agora aproveitando a oportunidade, apesar de terem dito que não é possivel adaptar o câmbio de 5m na carcaça do 4m, será que haveria uma forma de diminuir a relação da 5m (ou do over-drive) no câmbio 5m? Considerando que é possível comprarmos engrenagens com medidas específicas sob encomenda - na Coniflex, por exemplo - não seria o caso, pelo menos teoricamente, de retirarmos do câmbio a engrenagem da 5 marcha e colocarmos uma menor no lugar? Será que isso é possível, ou estou viajando na maionese?
Casa da transmissão4x4
19/06/2013, 09:08
Bom pessoal, tive estudando neste ultimos dias sobre essa adaptação, cheguei a conclusão que e possivel modificar sim sem gambiarras, apesar do custo não ser baixo mas tambem não ser alto. O problema seria a falta de peças da 5 macha, logo fui procurar o garfo e so consegui um que esta em estoque numa concessionaria, me pediram 300,00 !!!! Bom, mas se der certo e só mandar fazer em larga escala para abaixar o valor. O que esta pegando mais e achar um sistema que aciona esse garfo. Outro problema para enfrentar seria a tampa do câmbio, se colocar da 5 machas ficaria muito caro porem eu pensei em aproveitar a saida da cebolinha da ré que vai na tampa do câmbio 4 machas e aumentar esse mesmo varão e fazendo com que ele engate a 5 macha, sendo assim não precisando de trocar a tampa para diminuir custos.
Eu preciso destas peças que vai no garfo, se alguem tiver ajudaria muito.
Custos : O valor ficaria alto por conta da troca do carretel do câmbio, só esta peça custa em media de 1000,00 (preço medio na internet), então fiz uns calculos e deve custar entre 2,7 a 3,5 uma brincadeira desta, porque teria que trocar :
eixo carretel
eixo entalhado
Comprar :
2 engrenagens da 5 macha
conjunto sincronizador
sistema de engate (garfos e tudo mais)
carcaça extensão do câmbio 5 machas
se ficar nos 2.700,00 ate que não fica tão caro pois comprar 2 relações longas (especiais) custa em media de 2400,00, e preferivel ter uma 5 drive do que relações longas.............
Vamos continuar discutindo esse assunto, se alguem tiver alguma sugestão poste aqui sem receios.
Att.
Danilo.
Bom pessoal, tive estudando neste ultimos dias sobre essa adaptação, cheguei a conclusão que e possivel modificar sim sem gambiarras, apesar do custo não ser baixo mas tambem não ser alto. O problema seria a falta de peças da 5 macha, logo fui procurar o garfo e so consegui um que esta em estoque numa concessionaria, me pediram 300,00 !!!! Bom, mas se der certo e só mandar fazer em larga escala para abaixar o valor. O que esta pegando mais e achar um sistema que aciona esse garfo. Outro problema para enfrentar seria a tampa do câmbio, se colocar da 5 machas ficaria muito caro porem eu pensei em aproveitar a saida da cebolinha da ré que vai na tampa do câmbio 4 machas e aumentar esse mesmo varão e fazendo com que ele engate a 5 macha, sendo assim não precisando de trocar a tampa para diminuir custos.
Eu preciso destas peças que vai no garfo, se alguem tiver ajudaria muito.
Custos : O valor ficaria alto por conta da troca do carretel do câmbio, só esta peça custa em media de 1000,00 (preço medio na internet), então fiz uns calculos e deve custar entre 2,7 a 3,5 uma brincadeira desta, porque teria que trocar :
eixo carretel
eixo entalhado
Comprar :
2 engrenagens da 5 macha
conjunto sincronizador
sistema de engate (garfos e tudo mais)
carcaça extensão do câmbio 5 machas
se ficar nos 2.700,00 ate que não fica tão caro pois comprar 2 relações longas (especiais) custa em media de 2400,00, e preferivel ter uma 5 drive do que relações longas.............
Vamos continuar discutindo esse assunto, se alguem tiver alguma sugestão poste aqui sem receios.
Att.
Danilo.
Desculpe minha ignorância, mas poderia explicar melhor o porquê de ser preferível uma 5ª over drive a ter relações longas?
Att.
Casa da transmissão4x4
19/06/2013, 10:13
Desculpe minha ignorância, mas poderia explicar melhor o porquê de ser preferível uma 5ª over drive a ter relações longas?
Att.
e porque se colocar relação longa a 1 macha fica mais pesada para arrancar(mesmo que a toyota tenha a 1 macha muito reduzida), e outra você não vai ficar dependendo de relação sob medida o que torna dificil de encontrar em caso de quebra.
Abraço.
e porque se colocar relação longa a 1 macha fica mais pesada para arrancar(mesmo que a toyota tenha a 1 macha muito reduzida), e outra você não vai ficar dependendo de relação sob medida o que torna dificil de encontrar em caso de quebra.
Abraço.
Entendi. Obrigado pelas explanações!!
Carlo Pecca
19/06/2013, 11:45
Danilo
Gostei da explanação e vamos amadurecendo a ideia de uma cx de 5drive para Band. fornecida por vcs "Casa da Transmissão 4X4".
Pessoal quem puder ajudar o momento é AGORA, pois temos quem entendo do riscado e principalmente esta interessado em construir uma, a preço compatível!
Vamo que vamo, gente!!!!!
RogérioNunes
19/06/2013, 15:06
então fiz uns calculos e deve custar entre 2,7 a 3,5 uma brincadeira desta, porque teria que trocar :
Danilo, num custo desses sai mais barato vender o cambio de 4m e comprar outro de 5m. E não está contabilizando a mão de obra e outras variáveis que vão surgir para engordar essa conta.
abraço
Casa da transmissão4x4
19/06/2013, 15:14
Danilo, num custo desses sai mais barato vender o cambio de 4m e comprar outro de 5m. E não está contabilizando a mão de obra e outras variáveis que vão surgir para engordar essa conta.
abraço
......kkkkkkkkkkkkkkkkk................isso e verdade, mas achar toyota e muito complicado...........
junior888
20/06/2013, 10:50
Uma pergunta meia fora do assunto...
Esses tempos atras eu estava falando com uma pessoa sobre a famosa "5ª loca", e ele me falo que a engrenagem da 5ª é tipo um cone, e que quando se troca da 4ª pra 5ª praticamente nao se nota diferença, o que acontece é que conforme a aceleração a 5ª vai "alongando", é isso mesmo?
valmirjunior
20/06/2013, 12:22
Junior, este funcionamento da 5 não é assim, do jeito que voce esta falando alguem te explicou (pela metade) o funcionamento de um cambio automatico CVT.
Uma pergunta meia fora do assunto...
Esses tempos atras eu estava falando com uma pessoa sobre a famosa "5ª loca", e ele me falo que a engrenagem da 5ª é tipo um cone, e que quando se troca da 4ª pra 5ª praticamente nao se nota diferença, o que acontece é que conforme a aceleração a 5ª vai "alongando", é isso mesmo?
junior888
20/06/2013, 22:29
Junior, este funcionamento da 5 não é assim, do jeito que voce esta falando alguem te explicou (pela metade) o funcionamento de um cambio automatico CVT.
Pois é, na hora achei estranho, e tambem logo lembrei desse tipo de cambio automático...
valmirjunior
21/06/2013, 16:40
Roger, deve ter ficado fantástico.
Agora uma pergunta, eu sei que a primeira deste cambio é 7,31 (bemmmm reduzido), alguém aqui pode me informar o restante das relações, só para comparar com o da Band.
Casa da transmissão4x4
21/06/2013, 16:52
Pessoal, já aproveitando alguem conseguiu alguma peça ??? Já consegui quase tudo, só falta mesmo os acionadores do garfo.
Danilo.
Carlo Pecca
21/06/2013, 18:55
Danilo Vc tem como postar um desenho da tal peça que falta, assim fica mais fácil para identificar-mos para poder procurar nas tralhas.
Dendrobates
22/06/2013, 10:35
Apesar de usar minha Band mais pra trilhas, um cambio com overdrive é um UP-GRADE de respeito...
aqui na região tá PHODA de achar tais cambios... teve gente que deu o seu cambio 4 marchas na troca do 5 marchas e voltando quase 4000... por esse preço tô fora!
Enfim... no mais to postando pra assinar esse tópico para acompanhar e apoiar a idéia!!!
Arthur Alves
23/06/2013, 18:47
Apesar de usar minha Band mais pra trilhas, um cambio com overdrive é um UP-GRADE de respeito...
aqui na região tá PHODA de achar tais cambios... teve gente que deu o seu cambio 4 marchas na troca do 5 marchas e voltando quase 4000... por esse preço tô fora!
Enfim... no mais to postando pra assinar esse tópico para acompanhar e apoiar a idéia!!!
É isso mesmo!!!
Estive pesquisando bastante nos últimos dias e um câmbio 5m a base de troca com um de 4m estão pedindo de 4.000 a 5.000 reais e mais 1.500 de mão de obra, incluindo os cardans. Não é um absurdo? :freaking:
Casa da transmissão4x4
23/06/2013, 21:14
Pessoal ainda não postei as peças que preciso pois estou negociando um cambio 5 machas, se der certo vou fazer a tenttiva para resolver o problema. Mas tô correndo atras...rsrs...
Att.
Danilo.
valmirjunior
26/06/2013, 14:38
Danilo, me ocorreu uma outra duvida (olha eu dando mais trabalho kkk).
"É possível sincronizar o cambio seco de 4 marchas?"
Casa da transmissão4x4
26/06/2013, 14:42
Danilo, me ocorreu uma outra duvida (olha eu dando mais trabalho kkk).
"É possível sincronizar o cambio seco de 4 marchas?"
Não Valmir, são bem diferentes o câmbio 4 machas seco com o sincronizado. Passar o de 4 machas para 5 machas só e possivel por causa que são quase o mesmo câmbio, na verdade o de 5 machas e o mesmo 4 porem com 1 macha a mais.
Abraço.
lucciano amaral
26/06/2013, 16:29
Danilo, como estão as coisas por ai? vou acompanhar o tópico, gostei dessa ideia,
se vc quiser me passa o modelo desse garfo e acionador que vejo se encontro por aqui
abraços
junior888
26/06/2013, 17:37
Não Valmir, são bem diferentes o câmbio 4 machas seco com o sincronizado. Passar o de 4 machas para 5 machas só e possivel por causa que são quase o mesmo câmbio, na verdade o de 5 machas e o mesmo 4 porem com 1 macha a mais.
Abraço.
A relação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª marcha sao iguais? sempre achei que mudasse tudo...
Junior, segue as relações.
Relação do câmbio 4 marchas sincronizado:
1ª marcha - 4,92 : 1
2ª marcha - 2,64 : 1
3ª marcha - 1,52 : 1
4ª marcha - 1,00 : 1
Relação do câmbio 5 marchas:
1ª marcha - 4,92 : 1
2ª marcha - 2,64 : 1
3ª marcha - 1,52 : 1
4ª marcha - 1,00 : 1
5ª marcha - 0,86 : 1
junior888
26/06/2013, 18:30
Certo, obrigado Fband...
Wanderband
11/01/2014, 21:57
Pessoal, já aproveitando alguem conseguiu alguma peça ??? Já consegui quase tudo, só falta mesmo os acionadores do garfo.
Danilo.
Tópico assinado!
Danilo, alguma novidade por ai colega? Conseguiu os acionadores do garfo?
......kkkkkkkkkkkkkkkkk................isso e verdade, mas achar toyota e muito complicado...........
NUNCA SE ESQUEÇA do nosso lema: - Se podemo cumpricá, pra que facilita???
o gostoso disso tudo é desenvolver as coisas!!! pode ate num da certo nu final, má quiébão é!!
lucciano amaral
16/01/2014, 08:20
nunca se esqueça do nosso lema: - se podemo cumpricá, pra que facilita???
o gostoso disso tudo é desenvolver as coisas!!! Pode ate num da certo nu final, má quiébão é!!
concordo ......
Alguem teria fotos ou imagens do cambio 5 e 4 marchas explodido?
Wanderband
16/01/2014, 14:07
Alguem teria fotos ou imagens do cambio 5 e 4 marchas explodido?
Edwint, escaneei um catálogo e coloquei no google drive. Baixa lá... Tem visao explodida do cambio não sincronizado <82; 4M e 5M Sincro e suas respectivas T-Case. Ou melhor, parece-me que é a mesma T-Case para 4mM e 5M.
Baixe aqui... Faloww
https://drive.google.com/file/d/0B4Onwb-Mn-KKQkVncXJiUzNldkk/edit?usp=sharing
Ardidas///
09/03/2014, 01:02
É possível usar esses Câmbios nas Band´s?
Walter da Camper
09/03/2014, 19:59
Em matéria de adaptação tudo é possível. Nesse caso, embora possível não é viável, pois, além de custar caro, não trara nenhum benefício comparando com o cambio original 4M.
É possível usar esses Câmbios nas Band´s?
Ardidas///
09/03/2014, 20:41
Em matéria de adaptação tudo é possível. Nesse caso, embora possível não é viável, pois, além de custar caro, não trara nenhum benefício comparando com o cambio original 4M.
Então é possível.
Walter da Camper
10/03/2014, 09:41
Sim, mas há que se considerar que adaptação sempre tem consequências:
Pela foto que o Rogério colocou no post#13, dá pra ver que o cãmbio é bem alto e isso acabará por implicar na mesma sinuca em que fiquei quando adaptei a transferência de Band na Camper. Para o conjunto não ficar muito baixo em relação ao chassí (o carro era para trilha) fui obrigado a fazer lift de 13 cm na carroceria, muito acima do que havia planejado.
Portanto a pergunta correta não é se uma adaptação é possível, mas sim quais as implicações da adaptação (reforçar chassi e molas devido ao peso extra, aumentar distância entre longarinas e por aí vai... etc...)
Então é possível.
dalmo cruz torres
14/03/2014, 10:11
Pessoal, sem querer desvirtuar o tópico, mas para não abrir outro: Alguém saberia me informar onde compro o anel sincronizador da 3º marchas do cambio de 5 marchas, e qual oficina que faz o serviço de desmontar o conjunto da 2º e 3º para trocar esse anel sincronizador?
Tenta na tração mania ou tropa 4x4.
dalmo cruz torres
14/03/2014, 11:14
Tropa 4x4, onde fica?
Denise Ávila
14/03/2014, 13:11
Oi Dalmo!
Aí vai:
Tropa 4x4 - Autopeças para Toyota (Hilux e Bandeirante), Mitsubishi (Pajero, L200), Troller, Land Rover, HR (Hyundai), Daily (Iveco), K2500 (Kia).
Tropa 4x4 - Bragança Shop - Lojas de Bragança e Região (http://www.bragancashop.com.br/tropa-4x4)
Telefone: (11) 46031372
End.: Rua Coronel Daniel Peluso, 282
Bairro: Matadouro
dalmo cruz torres
14/03/2014, 13:37
Oi Denise, obrigado. Mandei um email para eles.
PAULO TEREX
20/03/2014, 08:51
Pessoal, sem querer desvirtuar o tópico, mas para não abrir outro: Alguém saberia me informar onde compro o anel sincronizador da 3º marchas do cambio de 5 marchas, e qual oficina que faz o serviço de desmontar o conjunto da 2º e 3º para trocar esse anel sincronizador?
Bom dia Dalmo, vc tá do lado da toyomax em machado, lá não tem????
PAULO TEREX
20/03/2014, 08:58
tinha turbinado minha band 1987 toda original ano passado, ficou bom d+++, porem ela mais subia do que descia, um amigo me arrumou um cambio de 5marcha e falou q ela iria ficar um tiro, falando que ela IA da 140km facil eu achei bem dificil, resultado acabei de por o cambio 5 marchas e só pra testar deu 150km...não é que vou ficar andando nessa velocidade acho o ideal 100( e ela tá rodando agora muito macia e com giro bem baixo) só pra teste, mas valeu apena o cambio de 5 marcha COMPROVADO...CONFIGURAÇÕES( eixo flutuante/direção hid original/cambio 5 marchas/turbinada/mod curta) nunca restaurada, pela primeira vez pintura nova e ar condicioando, valeu....
helder.dir
29/04/2014, 09:12
tinha turbinado minha band 1987 toda original ano passado, ficou bom d+++, porem ela mais subia do que descia, um amigo me arrumou um cambio de 5marcha e falou q ela iria ficar um tiro, falando que ela IA da 140km facil eu achei bem dificil, resultado acabei de por o cambio 5 marchas e só pra testar deu 150km...não é que vou ficar andando nessa velocidade acho o ideal 100( e ela tá rodando agora muito macia e com giro bem baixo) só pra teste, mas valeu apena o cambio de 5 marcha COMPROVADO...CONFIGURAÇÕES( eixo flutuante/direção hid original/cambio 5 marchas/turbinada/mod curta) nunca restaurada, pela primeira vez pintura nova e ar condicioando, valeu....
Paulo, vc sabe ao certo quantos centimentros você teve que aumentar (dianteiro) e encurtar (traseiro) os cardãs qdo adaptou o cambio 5 marchas?
Amigo, se der pra detalhar mais eu agradeço.
Obs: Lembro de ter visto essa informação em algum tópico, porém não estou encontrando.
Abraços!
Walter da Camper
29/04/2014, 15:11
A melhor solução para os cardans é primeiro fazer toda a adaptação e com tudo fixado definitivamente no lugar, rebocar o carro até uma oficina de cardans (aquelas de caminhão) e mandar fazer na hora sob medida. Poderá haver aproveitamento de terminais (luva, espiga, garfo) dos cardans antigos, principalmente daquele que será encurtado.
De outra forma, corre-se o risco da medida ficar errada e perder material e M.O.
Paulo, vc sabe ao certo quantos centimentros você teve que aumentar (dianteiro) e encurtar (traseiro) os cardãs qdo adaptou o cambio 5 marchas?
Amigo, se der pra detalhar mais eu agradeço.
Obs: Lembro de ter visto essa informação em algum tópico, porém não estou encontrando.
Abraços!