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Ver Versão Completa : Mais um vitara sas com eixo de samurai - df



RicardoM
17/12/2012, 22:55
Pois é, hoje começou a o trabalho de adaptação do eixo de samurai no vitara do nosso amigo Marcondes aqui do DF.

A suspensão utilizará links e triângulo do JPX e molas da pampa.

Até o resto da semana vou passar lá na oficina para tirar umas fotos do trabalho, e o Marcondes acompanhará o forum.


T+

Ricardo Madureira
Na fila para instalar os eixos de rural.

RicardoM
19/12/2012, 18:13
A suspensão dianteira já está toda desmontada, e a coluna e berço de molas já foram limados do chassi.

Os suportes dos links já foram dobrados, e agora começam as soldas.

Acho que amanhã vou conseguir tirar umas fotos dele.

RicardoM
20/12/2012, 21:55
O Marcondes não está conseguindo postar, mas olha aí umas informações que ele passou.

Achei todas as buchas originais de borracha para os links (olhal do link/tirante = bucha do feixe de caminhonete - L-200/D-20, parte da agulha/rosca = buchas do tensor da L-200, R$ 7,00 cada). Já dobrei todas as chapas. Molas da pampa e amortecedores de camionete (29cm de curso). Na frente, eixo de Samurai com alargadores e Rock Assault, na traseira o eixo original. Pneus 31 e Kaiser no diff traseiro.

andre veiga
21/12/2012, 13:42
Oi Ricardo, blz?

Estou só observando as modificações. rs
Mas ficou uma dúvida.
Já pensaram em usar os eixos carraro do J?
Tem um cara no sul, que usou esses eixos com partes (C&P?) do D44, e segundo o relato ficou ótimo.
Vi num programa 4x4 no canal rural, e o cara enumerou um monte de vantagens em relação aos eixos dana da rural.

O eixo do samurai, por ter bitola menor que o do vitara requer espaçadores de rodas bem grandes, e acho meio esquisito isso.

Não vi ao vivo o vitara do TA, mas sei que foi bem feito, minha única ressalva ficaria nisso, para fazer um igual. e tenho o eixo do samurai quase completo, faltam os semis e homos.

Agora meio off... vc teria a caixa seca que sobrou da cx de marchas do vitara quando instalou o kit deep tec?
Em caso positivo por quanto me faria?

Abs.
Boas festas e sorte na empreitada, sei que depois é o seu mas com D44 certo?

RicardoM
21/12/2012, 13:47
Fala André blz?

No caso do Marcondes ele vai colocar o do samurai por conta do custo menor e poder utilizar a C&P do vitara, e o outro ponto é que o TA fez e parece que ficou muito bom.

Acho que se ficar legal, é uma opção boa e barata para solucionar os problemas das bixanéticas do vitara, e ganhar um pouco mais de curso de suspensão.

No meu caso eu já tenho os eixos de rural, se eu não tivesse, os do JPX seriam uma boa opção.

A capa seca que eu tenho é da tracker, será que te serve?

Abcs,

Ricardo


Oi Ricardo, blz?

Estou só observando as modificações. rs
Mas ficou uma dúvida.
Já pensaram em usar os eixos carraro do J?
Tem um cara no sul, que usou esses eixos com partes (C&P?) do D44, e segundo o relato ficou ótimo.
Vi num programa 4x4 no canal rural, e o cara enumerou um monte de vantagens em relação aos eixos dana da rural.

O eixo do samurai, por ter bitola menor que o do vitara requer espaçadores de rodas bem grandes, e acho meio esquisito isso.

Não vi ao vivo o vitara do TA, mas sei que foi bem feito, minha única ressalva ficaria nisso, para fazer um igual. e tenho o eixo do samurai quase completo, faltam os semis e homos.

Agora meio off... vc teria a caixa seca que sobrou da cx de marchas do vitara quando instalou o kit deep tec?
Em caso positivo por quanto me faria?

Abs.
Boas festas e sorte na empreitada, sei que depois é o seu mas com D44 certo?

RicardoM
22/12/2012, 12:21
Seguem as primeiras fotos
38646438646538646638646738646838646938647038647138 64723864743864753864763864773864783864793864803864 81386482386483

RicardoM
22/12/2012, 12:28
38648438648538648638648738648838648938649038649138 64923864933864943864953864963864973864983864993865 00386501386502386503

RicardoM
22/12/2012, 12:30
386504386505386506

Varela
22/12/2012, 12:50
386504386505386506

Tou de olho.

dizzoroma
22/12/2012, 18:29
Galera, estou acompanhando..

Abraços,

Dizzo

RicardoM
22/12/2012, 18:35
Nesse projeto por conta do tamanho do eixo, os links estao pela parte interna do chassi, e tiveram que ser encurtados em 9cm por conta da travessa do câmbio.
As molas que serão utilizadas são as da pampa, que tem um tamanho bom e e trabalham bem.
Os amortecedores são de caminhonete, nao sei qual ainda, mas abrem bastante.
Sem contar com o kit de semi eixo e homocinéticas reforçados.

Quando o Marcondes resolver o problema do acesso dele, ele postará mais observações.

Mas o projeto tá bem legal, e quando ele sair, o meu vitara já tá na fila para começar o meu projeto.

Neilson
23/12/2012, 13:18
RicardoM,

Onde fizeram o corte e dobra das chapas aqui em Brasília? o corte foi feito por plasma, oxicorte ou outro método?

Valeu!

RicardoM
25/12/2012, 11:40
RicardoM,

Onde fizeram o corte e dobra das chapas aqui em Brasília? o corte foi feito por plasma, oxicorte ou outro método?

Valeu!

Fala Neioson, as chapas foram cortadas por plasma e dobradas la na Dimaço, que fica 3 ruas abaixo da badaruco, na helio prates em taguatinga norte.


Abcs

Pequeno jr
26/12/2012, 11:52
Assinando

GSNO

Marc Moraes
26/12/2012, 20:39
Olá Ricardo,
Finalmente apareci. Os trabalhos seguem bem. Estamos trabalhando apenas pela manhã, na maciota, começando por volta das 9h, mas está rendendo bem. Hoje terminamos as tores e berços de moda do eixo dianteiro. Só falta colocar o eixo no lugar e montar/adaptar o triangulo do J (já comprei o terminal de direção do MB 1113 - novo, na loja. O terminal traseiro vou por um menos parrudo). O Amortecedor vai na parte interna do chassi a fim de melhorar ainda mais o curso (curso do amortecedor = 29cm). As minhas molas eu medi direitinho e dá 50cm x 12.
Abraço
Marcondes - DF

Marc Moraes
26/12/2012, 20:57
Pois é Ricardo, o bom é que não vou precisar mexer com solda MIG, o mecânico Jerri solda muito bem (com a elétrica), tipo cordão escama de peixe que chega a derreter. Quanto mais grossa a chapa melhor fica a solda, impressionante. Sábado ou segunda feira ele passará para o eixo traseiro. Também nos moldes do JPX. Quanto ao seu eixo dianteiro de Rural, o Jerri disse que rotaciona os munhões e que fica filé. Os meus cardãns ele mesmo irá alongá-los. Não querendo fazer propaganda do cara, mas eu vi um eixo de towner que ele soldou os munhões de Willys e ficou muito bem feito (ele vai usar esse eixinho de towner num projeto que ele já está executando - fabricando um minijipe para o filho dele, suspensão de links e tudo mais.
Marcondes - DF

Neilson
26/12/2012, 21:10
Fala Neioson, as chapas foram cortadas por plasma e dobradas la na Dimaço, que fica 3 ruas abaixo da badaruco, na helio prates em taguatinga norte.


Abcs

Opa, tô com uns projetos em mente...quando for colocar em prática vou cortar as chapas na Dimaço...valeu

Neilson
26/12/2012, 21:12
Pois é Ricardo, o bom é que não vou precisar mexer com solda MIG, o mecânico Jerri solda muito bem (com a elétrica), tipo cordão escama de peixe que chega a derreter. Quanto mais grossa a chapa melhor fica a solda, impressionante. Sábado ou segunda feira ele passará para o eixo traseiro. Também nos moldes do JPX. Quanto ao seu eixo dianteiro de Rural, o Jerri disse que rotaciona os munhões e que fica filé. Os meus cardãns ele mesmo irá alongá-los. Não querendo fazer propaganda do cara, mas eu vi um eixo de towner que ele soldou os munhões de Willys e ficou muito bem feito (ele vai usar esse eixinho de towner num projeto que ele já está executando - fabricando um minijipe para o filho dele, suspensão de links e tudo mais.
Marcondes - DF

Marcondes, pode me passar o contato desse camarada que solda bem com solda elétrica? vou precisar dos trabalhos dele. valeu

RicardoM
26/12/2012, 21:21
Olá Ricardo,
Finalmente apareci. Os trabalhos seguem bem. Estamos trabalhando apenas pela manhã, na maciota, começando por volta das 9h, mas está rendendo bem. Hoje terminamos as tores e berços de moda do eixo dianteiro. Só falta colocar o eixo no lugar e montar/adaptar o triangulo do J (já comprei o terminal de direção do MB 1113 - novo, na loja. O terminal traseiro vou por um menos parrudo). O Amortecedor vai na parte interna do chassi a fim de melhorar ainda mais o curso (curso do amortecedor = 29cm). As minhas molas eu medi direitinho e dá 50cm x 12.
Abraço
Marcondes - DF

Marcondes, quanto foi o terminal?

RicardoM
26/12/2012, 21:25
Pois é Ricardo, o bom é que não vou precisar mexer com solda MIG, o mecânico Jerri solda muito bem (com a elétrica), tipo cordão escama de peixe que chega a derreter. Quanto mais grossa a chapa melhor fica a solda, impressionante. Sábado ou segunda feira ele passará para o eixo traseiro. Também nos moldes do JPX. Quanto ao seu eixo dianteiro de Rural, o Jerri disse que rotaciona os munhões e que fica filé. Os meus cardãns ele mesmo irá alongá-los. Não querendo fazer propaganda do cara, mas eu vi um eixo de towner que ele soldou os munhões de Willys e ficou muito bem feito (ele vai usar esse eixinho de towner num projeto que ele já está executando - fabricando um minijipe para o filho dele, suspensão de links e tudo mais.
Marcondes - DF

Fico feliz em saber da qualidade da solda dele, e de ele conseguir rotacionar os munhões p mim.

No sábado vou passar p ver como anda o projeto.

Abcs

Marcio-Bsb
26/12/2012, 23:21
No sábado vou passar p ver como anda o projeto.

Abcs

Eu quero ver é estes dois vitaras na trilha kkkkk Conversa de ficar olhando projeto!

RicardoM
26/12/2012, 23:36
Nao sabia q vc tinha cadastro. Nao se preocupe, agora terao 2 vitaras p puxar seu willys. hehehe


Eu quero ver é estes dois vitaras na trilha kkkkk Conversa de ficar olhando projeto!

Marc Moraes
27/12/2012, 18:44
Ricardo,
O terminal custou R$ 60,00 já com uma porca (na net 35,00 + 21 frete PAC).
Nem te falo... Quando colocamos o eixo com as molas o carro ficou quase no terceiro andar. Achei que a mola iria ficar com 27cm com o peso do carro, mas não ficou. Acho que quando testei o carro estava bem mais pesado com aqueles agregados que retirei (diferencial, eixos, cubos etc que estavam diretamente somando ao peso do carro). Agora vamos ter que baixar as torres de mola do eixo, que ficaram com 5cm, e cortar cerca de um elo e meio da mola.
Para o cálculo de seu projeto, acho que vc deve considerar agora a mola com cerca de 37 cm com o carro apoiado sobre elas.
Abraço
Marcondes -DF

Marc Moraes
27/12/2012, 18:45
Quanto aos links traseiros, o Jerri irá confeccioná-los.
Marcondes - DF

RicardoM
27/12/2012, 18:50
Bom saber disso.

Vou começar a fazer os desenhos.

Se eu não conseguir os links traseiros, vou mandar fazer também. Depois me fala quanto ficaram os links.

abcs,



Ricardo,
O terminal custou R$ 60,00 já com uma porca (na net 35,00 + 21 frete PAC).
Nem te falo... Quando colocamos o eixo com as molas o carro ficou quase no terceiro andar. Achei que a mola iria ficar com 27cm com o peso do carro, mas não ficou. Acho que quando testei o carro estava bem mais pesado com aqueles agregados que retirei (diferencial, eixos, cubos etc que estavam diretamente somando ao peso do carro). Agora vamos ter que baixar as torres de mola do eixo, que ficaram com 5cm, e cortar cerca de um elo e meio da mola.
Para o cálculo de seu projeto, acho que vc deve considerar agora a mola com cerca de 37 cm com o carro apoiado sobre elas.
Abraço
Marcondes -DF

RicardoM
27/12/2012, 18:50
Ah, já colocou o triângulo?

Marc Moraes
27/12/2012, 18:54
Eu quero ver é estes dois vitaras na trilha kkkkk Conversa de ficar olhando projeto!
KKKKK. Márcio, acho que você tem razão. Também quero ver no que isso vai dá.
Marcondes - DF

Marc Moraes
27/12/2012, 18:57
O triangulo ficará por último, que terá que ser retrabalhado. Só travamos o eixo e descemos o carro sobre as molas apoiadas nos berços do eixo.
Marcondes-DF

Marc Moraes
28/12/2012, 17:40
387205387204387206387207

RicardoM
28/12/2012, 17:43
Caraca, tá animal viu.

To doido p ir la na oficina dar uma olhada.

Abcs

Marc Moraes
28/12/2012, 17:52
Ricardo e Cia,
Andei fazendo alguns ensaios geométricos, escala 1/5cm, e verifiquei que o triângulo do J, de frente para trás (como no JPX) não vai ficar bom, pois teria que diminuir bastante o tamanho dele. E outra, o sistema ficaria bem vulnerável, já que não iria ter as cintas para limitar a suspensão, como tem no J. Analisei sua ideia de colocar o triângulo no sentido invertido (trás para frente), porém com as curvas (barriga) para cima. Se colocar de barriga para baixo vai topar no cardã, o que foi verificado no local. O triângulo já foi todo desconjuntado e redimensionado, ficando uma leve curva para baixo e também para os lados. Agora tá fácil resolver o resto. Oh trabalheira....
Com o triângulo diminuído e o eixo sem limitação (com cintas), na posição do JPX, pelo desenho em escala e dimensões precisas, verifiquei que o terminal abrirá no limite e o focinho do diferencial puxará muito o cardã (5cm), ao passo que com o novo projeto o diferencial rotacionará menos e puxará apenas 5mm. A diferença é grande.
Marcondes - DF

Marc Moraes
28/12/2012, 18:02
Olha o comportamento do diferencial.
Marcondes - DF387208

RicardoM
28/12/2012, 18:20
Se o triângulo ficasse na frente corria o risco da luva sair.

Ficou bem melhor assim.


Olha o comportamento do diferencial.
Marcondes - DF387208

Marc Moraes
29/12/2012, 17:36
Para quem tiver interesse em ver como a suspensão está ficando, copie e cole o endereço (abaixo indicado). A suspensão dianteira falta ainda os acabamentos, amortecedores etc, mas o serviço dá um horror de trabalho para se chegar ao ponde do triângulo não tocar em nada (focinho do diferencial, cardã, cárter, escapamento etc).


2012 12 29 11 47 52 544 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=K3rEz_0lTKk)Abs.
Marcondes-DF

Marc Moraes
29/12/2012, 17:45
387287387286Vitara sas - df

Natanael Junior
29/12/2012, 18:17
Tô de olho e na torcida, mas diga uma coisa: tá soldando a coisa toda no eletrodo??

Marc Moraes
29/12/2012, 19:32
Tá sendo tudo na elétrica (eletrodo grosso), mas a solda tá saindo uns cordões muito bons. Falta fechar com chapas reforçadas o suporte do terminal (pivô) do triângulo e tbem fechar os suportes dele com o chassi (ainda falta muita solda/acabamento) e aperto nos links/triângulos.
Abs.

RicardoM
12/01/2013, 13:21
Estive hoje lá na oficina e o trabalho da suspensão traseira está bastante adiantado.

As molas e amortecedores já estão no lugar e o triângulo foi construído.

Acho que hoje a tarde o triângulo já estará no lugar.

Seguem algumas fotos do Vitara que foi batizado de CHAROPIM.

38926838926938927038927138927238927338927438927538 9276389277389278389279389280

Carlos TA
12/01/2013, 19:34
Tá ficando show , parabéns .

cicereb
12/01/2013, 19:43
Estive hoje lá na oficina e o trabalho da suspensão traseira está bastante adiantado.

As molas e amortecedores já estão no lugar e o triângulo foi construído.

Acho que hoje a tarde o triângulo já estará no lugar.

Seguem algumas fotos do Vitara que foi batizado de CHAROPIM.

38926838926938927038927138927238927338927438927538 9276389277389278389279389280


boa parabéns, muito bom trabalho...

RicardoM
12/01/2013, 19:45
O triângulo traseiro foi instalado, praticamente finalizando a suspensâo traseira.

A barra da direção também foi instalada e ficou muito bacana.

Seguem mais fotos

389318389320

RicardoM
12/01/2013, 19:54
Mais umas

389329389330389331389332389333389334

RicardoM
12/01/2013, 19:58
389335

Outra

Marc Moraes
13/01/2013, 11:51
Falta ajustar e apertar os terminais/pivôs. O cano da descarga será desviado para o centro e próximo ao assoalho. Falta reforçar algumas soldas e ajustar detalhes.
Os terminais de direção são de Toyota (tive que abrir os olhais do munhão e embuchar).
As barras de direção são de aço 1045, será que aquela curva vai aguentar com esse aço ?????
Marcondes

Fabil
13/01/2013, 12:18
fala Marcondes

qual a espessura da parede dos tubos das barras de direçao? e o diametro externo?

a minha impressao é de que vc vai precisar de um highsteer.

Marc Moraes
13/01/2013, 16:18
Boa tarde Fabiano,
acho que o diâmetro externo é um polegada e meia (tenho que medir depois) e a parede é grossa (também não medi). Quando eu submeter o carro a testes, erei verificar o comportamento da direção e avaliar a necessidade de algumas possíveis mudanças/ajustes.
Aqui em brasília, não achamos o tudo de aço 1050 (acabou), só o 1045, mas achei ele bem resistente, aliás ele tem que ser um pouco flexível para não quebrar. Na prensa, foram precisos 3.5 toneladas para fazer aquela pequena curva (tenho a impressão que não entortará nas trilhas). A suspensão dianteira ainda vai baixar uns 02 cm com o para-choque e guincho, então acho que a barra de direção vai ficar numa inclinação razoável. Concorda ou discorda???

Marc Moraes
13/01/2013, 16:21
Depois postaremos uma foto da barra de direção com o carro todo no chão.
Abs

RicardoM
13/01/2013, 17:03
Depois postaremos uma foto da barra de direção com o carro todo no chão.
Abs


Tem essa aí
389416

Fabil
14/01/2013, 08:09
Boa tarde Fabiano,
acho que o diâmetro externo é um polegada e meia (tenho que medir depois) e a parede é grossa (também não medi). Quando eu submeter o carro a testes, erei verificar o comportamento da direção e avaliar a necessidade de algumas possíveis mudanças/ajustes.
Aqui em brasília, não achamos o tudo de aço 1050 (acabou), só o 1045, mas achei ele bem resistente, aliás ele tem que ser um pouco flexível para não quebrar. Na prensa, foram precisos 3.5 toneladas para fazer aquela pequena curva (tenho a impressão que não entortará nas trilhas). A suspensão dianteira ainda vai baixar uns 02 cm com o para-choque e guincho, então acho que a barra de direção vai ficar numa inclinação razoável. Concorda ou discorda???


bao, 38mm de DE com pelo menos 3mm de parede, pode ficar tranquilo que vai aguentar sim:palmas:

sobre a inclinaçao da barra, quando vc rodar com o carro e passar por irregularidades no piso, ai vc sabera se realmente vai precisar de highsteer ( ou dropped pitman) ou nao..
T+

Fabil
14/01/2013, 08:10
Tem essa aí
389416


esse monte de latinhas de skol ai é p/ dar lastro e arriar as molas? :mrgreen:

RicardoM
14/01/2013, 09:10
esse monte de latinhas de skol ai é p/ dar lastro e arriar as molas? :mrgreen:


kkkkkkk, haja cerveja. hehehe

RicardoM
15/01/2013, 19:36
Mais umas fotos.


E o vitara já está andando.389857389858389859389860

Fabil
16/01/2013, 08:16
bacana!! e como ficou a dirigibilidade dele?

cicereb
16/01/2013, 20:20
Mais umas fotos.


E o vitara já está andando.389857389858389859389860

teve bumpsteer?

RicardoM
18/01/2013, 23:32
O vitara do marcondes ficou pronto, e amanha será o primeiro teste na trilha.

Segue a foto compararando a altura do vitara dele com o meu. Isso pq tenho lift de 2" + 2"
390486

Fabil
19/01/2013, 11:21
boa!!!! tira fotos e faz um videos da trilha p/ gente dar uns pitacos.. :mrgreen:

RicardoM
20/01/2013, 01:30
Hoje fizemos o primeiro teste na pista de jipe cross de taguatinga.

O vitara realmente surpreendeu, foi mais do que esperávamos, e o único problema que tivemos foi um chimi por conta da porca do rolamento da roda dianteira que está folgando.

Testamos em diversas situações, e ele superou com facilidade os obstáculos. Claro que não era uma trilha pesada, mais deu pra ter uma boa ideia do comportamento.

Seguem algumas fotos e logo posto os vídeos

390644390646390647390649390651390652

RicardoM
20/01/2013, 01:36
2 videozinhos

Teste vitara SAS Brasília-DF - Parte 1 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=E3ICVpONATg)

Teste Vitara SAS Brasília-DF - Parte 2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=MsKI-e-CckU)

AlemãoRS
20/01/2013, 01:51
Muito bom! Ficou show!

RicardoM
20/01/2013, 01:58
Foto da barra estabilizadora com engate rápido
390666

Carlos TA
20/01/2013, 09:17
Parabéns, Marcondes , ficou muito bom , tá articulando pra caramba , show de bola .
Qual a medida dos pneus ?

Jeanilson
20/01/2013, 09:23
Muito bom, parabéns :concordo: :palmas:

Sobre o shimming, como ficou o ângulo do caster? Com a viatura em movimento, após uma curva, as rodas voltam sozinhas para a frente ao soltar o volante?

[]'s

RicardoM
20/01/2013, 10:13
Parabéns, Marcondes , ficou muito bom , tá articulando pra caramba , show de bola .
Qual a medida dos pneus ?

Blz carlos, ele tá usando 31". Parece q os pneus ficaram pequenos. Hehehe

RicardoM
20/01/2013, 10:16
Segue mais um video.

Teste Vitara SAS Brasília-DF - parte 3 - YouTube (http://m.youtube.com/watch?v=L95e71uJfAo)

Carlos TA
20/01/2013, 12:21
Blz carlos ele tá usando 31". Parece que os pneus ficaram pequenos. Hehehe

Parece mesmo ... hehe... , eu também uso 31 s que recapado , e quando a suspa dianteira fecha toda a parte superior do pneu some toda na caixa de roda , e tenho tambem calço de carroceria .

Bom com isso tudo, me parece que a carroceria do seu carro ficou mais alta , depois nos fala como ele vai funionar nas grandes inclinações e nas curvas na estrada . No meu caso ainda terei que cortar em dois pontos da caixa de roda que os pneus estão pegando .

Mais uma vez parabéns pelo projeto .

Um abraço .

Marc Moraes
20/01/2013, 18:15
Jeanilson e Carlos T.A, como o Ricardo Madureira falou, a suspensão ficou muito boa e superou as expectativas. Temos que resolver o problema da roda esquerda, com shimming. Acho que as porcas da roda e arruela travante não estão apropriadas. Na carcaça de eixo que comprei vieram nos cubos, de cada lado, uma arruela, duas porcas e uma arruela travante (com dentes ). Coloquei, na ordem, uma arruela junto ao rolamento, uma porca para apertar a roda, depois a arruela travante e depois a segunda porca por cima e puxei os dentes da arruela para travar essa segunda porca. Quando coloco a roda livre e aperto, o lado interno desta fica raspando na porca e folga a porcas com a roda. Acho que tenho que arrumar uma só porca um pouco mais larga e auto-travante... O que mais pode causar o shimming??? Alguma sugestão ??? Quanto ao caster, está acertado apenas no "olho", mas durante a semana iremos verificar.
Marcondes

Carlos TA
20/01/2013, 18:32
Ângulo decaster , acrescentar um amortecedor de direção, balanceamento das rodas ...

Jeanilson
21/01/2013, 07:31
Jeanilson e Carlos T.A, como o Ricardo Madureira falou, a suspensão ficou muito boa e superou as expectativas. Temos que resolver o problema da roda esquerda, com shimming. Acho que as porcas da roda e arruela travante não estão apropriadas. Na carcaça de eixo que comprei vieram nos cubos, de cada lado, uma arruela, duas porcas e uma arruela travante (com dentes ). Coloquei, na ordem, uma arruela junto ao rolamento, uma porca para apertar a roda, depois a arruela travante e depois a segunda porca por cima e puxei os dentes da arruela para travar essa segunda porca. Quando coloco a roda livre e aperto, o lado interno desta fica raspando na porca e folga a porcas com a roda. Acho que tenho que arrumar uma só porca um pouco mais larga e auto-travante... O que mais pode causar o shimming??? Alguma sugestão ??? Quanto ao caster, está acertado apenas no "olho", mas durante a semana iremos verificar.
Marcondes
Marcondes,

O diferencial dianteiro está paralelo em relação ao chão ou está um pouco inclinado para a frente?

[]'s

Fabil
21/01/2013, 08:53
Marcondes

a sequencia das porcas está correnta ( arruela lisa > porca > arruela aranha > porca ), porem vc tem que observar se a perninha interna da arruela aranha está travando na manga de eixo ( tem um friso nele) e as pernas da arruela aranha vc deve dobrar de modo que trave as duas porcas, umas pernas p/ dentro e outra p/ fora

sobre o shinmy, leve o seu carro em uma mesa de alinhamento e meça o caster. se nao estiver proximo dos 3 graus vai dar shimmy.

Neilson
22/01/2013, 22:07
Show...parabéns pelo projeto

Marc Moraes
25/01/2013, 11:33
Já com os pneus 33 e rodas mais largas. Agora falta colocar amortecedor de direção, o bloqueio dianteiro Kaiser que comprei do Fabiano, mais alguns pequenos ajustes na suspensão, e a monstrificação (ou monstrisse, kkkk...) estará finalmente concluída.Foto em anexo com os novos pneus/rodas.
Saudações Suzucadas.
Marcondes - VITARA SAS - Brasília391814

Carlos TA
25/01/2013, 11:40
Já com os pneus 33 e rodas mais largas. Agora falta colocar amortecedor de direção, o bloqueio dianteiro Kaiser que comprei do Fabiano, mais alguns pequenos ajustes na suspensão, e a monstrificação (ou monstrisse, kkkk...) estará finalmente concluída.Foto em anexo com os novos pneus/rodas.
Saudações Suzucadas.
Marcondes - VITARA SAS - Brasília391814

Ficou bonito demais heim Marcondes ??

Me fala uma coisa , como ficou o desempenho no asfalto ? Eu imagino que pra trilha você tenha Xcrawler .


O meu com uns pneus pouca coisa mais que 31" , já aconteceu mais de uma vez de eu ter que colocar reduzida para arrancar a viatura em rua de asfalto com inclinação de trilha , o que é comum em BH , se eu colocar 33" ... sei não ... hehe ..


Como BSB é tudo plano talvez você não tenha muito problema .


Outra dúvida que me impediu de arriscar o 33" foi a resistência do eixo traseiro , vou acompanhar a durabilidade do seu , boa sorte .


E parabéns novamente .

Fernando L. Schiesser
28/01/2013, 00:14
Já com os pneus 33 e rodas mais largas. Agora falta colocar amortecedor de direção, o bloqueio dianteiro Kaiser que comprei do Fabiano, mais alguns pequenos ajustes na suspensão, e a monstrificação (ou monstrisse, kkkk...) estará finalmente concluída.Foto em anexo com os novos pneus/rodas.
Saudações Suzucadas.
Marcondes - VITARA SAS - Brasília391814

E aí Marcondes,

Babei ao assistir os vídeos de seu vitara, o curso ficou muito animal.
Parabéns pela viatura, uma verdadeira obra prima...

Um abraço

Marc Moraes
28/01/2013, 20:58
Valeu Fernando,
Agradeço os elogios e sugestões postados também pelos outros colegas. Tá faltando ainda ajustes, já resolvi o problema de vibração da direção, com regulagem de caster (após cerca de 9 ou 10 graus positivos, melhorou 95%), com esse cáster, o carro ficou bem estável em velocidades mais elevadas, sem qualquer vibração. Esta só aparece agora em baixíssima velocidade quando se passa por buracos. Amanhã coloco amortecedor de direção para melhorar ainda mais. Quando faço curvas correndo e solto o volante, a direção volta sozinha.
Grande abraço.
Marcondes - Brasília

Varela
14/02/2013, 15:02
Suspa pronta, funcionando, agora vai trocar o motor? rsrsrsrsrsrs

Marc Moraes
14/02/2013, 17:41
Trocar motor prá quê Varela??? O meu motor tá ZERADO, tem uma força BRUTA, mesmo com os pneus 33, quando coloco a REDUZIDA(tem X - C R A W L E R !!!!!). Na estrada não passo de 90 km/h. Outra, prá dentro da cidade e viagens longas eu tenho meu carro de passeio. he he he he. Sexta-feira, final da tarde, vai ter churrasco na pista do jeep cros, anima em levar aquela umburana que a gente gosta??? he he he ... O André Motossera é quem vai "agitar.
Abs
Marcondes - Vitara CALANGÃO

cicereb
14/02/2013, 17:52
Trocar motor prá quê Varela??? O meu motor tá ZERADO, tem uma força BRUTA, mesmo com os pneus 33, quando coloco a REDUZIDA(tem X - C R A W L E R !!!!!). Na estrada não passo de 90 km/h. Outra, prá dentro da cidade e viagens longas eu tenho meu carro de passeio. he he he he. Sexta-feira, final da tarde, vai ter churrasco na pista do jeep cros, anima em levar aquela umburana que a gente gosta??? he he he ... O André Motossera é quem vai "agitar.
Abs
Marcondes - Vitara CALANGÃO

Poe X-crawler box e saia de segunda marcha com ele.... nada de trocar motor uhauhauha

RicardoM
14/02/2013, 22:15
Trocar motor prá quê Varela??? O meu motor tá ZERADO, tem uma força BRUTA, mesmo com os pneus 33, quando coloco a REDUZIDA(tem X - C R A W L E R !!!!!). Na estrada não passo de 90 km/h. Outra, prá dentro da cidade e viagens longas eu tenho meu carro de passeio. he he he he. Sexta-feira, final da tarde, vai ter churrasco na pista do jeep cros, anima em levar aquela umburana que a gente gosta??? he he he ... O André Motossera é quem vai "agitar.
Abs
Marcondes vitara CALANGÃO

Ouvi falar em churrasco amanha?