PDA

Ver Versão Completa : Instalado o filtro de ar.

torp
04/09/2005, 23:34
fala galera, neste final de senama eu levei a viatura pra instalar o filtro de ar de kombi, agora só falta instalar o snorkel (alguem tem dica d como faz um snorkel barato pois tem gente que ta pedindo 200 pilas por um cano)

valeu

ceveiga
05/09/2005, 00:21
Esse snorkel é muito resistente, até mais que alguns encontrados no mercado, e a grande vantagem: sai mais barato. A montagem é simples, apesar de precisar de alguns itens um pouco mais dificil de se encontrar, no final do texto vai alguns endereços de onde eu comprei as peças.

Você vai precisar de:

1,5 metro de Mangueira de Aspirador de 2 e 1/2 pol.

1 metro de Mangueira de borracha grossa (coberta com lona) de 2 e 1/2 pol.

1 Mangueira de borracha grossa (coberta com lona) dobravel de 2 e 1/2 pol.

1 pedaço de 10cm de cano de ferro de 2 e 1/2 pol.

6 "abraçadeiras" de 2 e 1/2 pol.

1 "copo" que se coloca nas rodas (geralmente da mangels) ou para ficar mais bonito, uma mufla de aluminio (é usada em postes de eletricidade para passar fio)

1 Bocal de snorkel de Land Rover.

Parafusos

O 1º passo é fazer o buraco no para-lama do jeep de modo a encaixar o bocal da forma que está na foto abaixo.

http://img350.imageshack.us/img350/2716/passo15ux.jpg

Com a mangueira de aspirador e duas "abraçadeiras" ligue a saida do filtro de ar com a entrada do bocal que ficou para o lado de dentro do jeep, como na foto abaixo.

http://img350.imageshack.us/img350/2148/passo24sy.jpg

Na parte de fora, coloque a mangueira dobravel na saida do bocal, prendendo com a abraçadeira.

Coloque metade do cano de ferro para dentro da outra extremidade da mangueira dobravel, na parte do cano que ficou de fora, encaixe a mangueira de borracha rígida, não se esqueça de prender bem com as abraçadeiras essas ligações.

http://img350.imageshack.us/img350/1059/passo33fq.jpg

Faça 3 ou 4 furos em volta do copo de roda, na parte de baixo (parte aberta), para prende-lo à outra extremidade da mangueira de borracha rígida. Lembre-se que dentro do copo terá que ter um espaço p/ cima da mangueira e dos lados, para que o ar entre sem dificuldades.

Prenda o snorkel em algum ponto resistente, por exemplo: perto do retrovisor, ou no suporte do "farol de mão" como foi o caso deste.

O resultado é o da foto abaixo:

http://img350.imageshack.us/img350/6282/passo42sz.jpg

Não é bom passar silicone nas junções, principalmente na mangueira de aspirador, pois o silicone pode aderir na mangueira, dificultando alguma manutenção que você possa precisar fazer. Uma boa ideia é passar um pouco de graxa branca, que ajuda a vedar as junções.

Lugares onde foram comprados algumas peças:

Bocal de snorkel de Land-Rover Atlantida Sport Racing Fone: (0xx11) 4363-1308
Mangueiras GR Produtos Industriais Fone: (0xx11) 4990-8255

As outras peças são facilmente encontradas em qualquer loja de material de construção.

SmootH_
05/09/2005, 09:41
no caso do motor bf161 onde fica o filtro de ar? no meio dos canos? no alto do snorkel? :oops: :oops:

torp
06/09/2005, 00:59
smmoth

no meu caso meu motor tb é um bf161, eu coloquei embaixo da bateria.

valeu

ceveiga
06/09/2005, 01:18
smmoth

no meu caso meu motor tb é um bf161, eu coloquei embaixo da bateria.

valeu

Torp, as instruções foram úteis?

[ ]

vnogueira
06/09/2005, 08:59
Ceveiga,

No meu jeep tbm tenho um snorkel com o mesmo tipo do sistema do filtro de ar que o seu. De que carro é o seu?

No meu caso está instalado diferente: uma mangueira sai do bocal do carburador e vai até uma das extremidades do sistema do filtro de ar. O sistema do filtro de ar fica acoplado no paralama (exatamente onde no seu está instalado a buzina - acho que é buzina - na 2ª foto), e da outra extremidade do sistema sai uma outra mangueira que vai até o pedaço de ferro que faz a ligação com o cano do snorkel.

Acho que esse excesso de mangueiras faz com que dificulte a circulação do ar, e por isso tive um aumento do consumo de combustível desde que o snorkel foi instalado.

Pra minimizar o problema coloquei até umas mangueiras mais grossas, mas resolveu pouco o problema.

Pergunto: como vc fez pra instalar o sistema do filtro de ar direto no carburador? Precisou abrir um buraco na lateral do sistema de filtro de ar? Essa mangueira de aspirador é resistente? Não estrangula com a sucção de ar do motor?

Se eu conseguir instalar o meu filtro igual ao seu economizo quase um metro de mangueira, o que creio eu deve facilitar a entrada e circulação do ar..

Abraço,

Vitor

torp
06/09/2005, 13:05
ceveiga

valeu pelas dicas eu vou ver se neste feriado ou no final de semana eu faço ai eu coloco as fotos , mas eu so vou trocar ao inves do copinho da roda eu vou colocar de outro tipo

valeu

ceveiga
06/09/2005, 13:46
Ceveiga,

No meu jeep tbm tenho um snorkel com o mesmo tipo do sistema do filtro de ar que o seu. De que carro é o seu?...

Vitor

Vitor,

Estas fotos não são de meu carro, mas sim de um passo a passo publicado no site trilha4x4.com.br.

Pelas fotos entendo que o filtro foi acoplado diretamente no carburador (parece um motor opala), mas não tenho maiores detalhes.

Mas não esquenta não, daqui a pouco alguém dá uma dica...

[ ]