PDA

Ver Versão Completa : Será que é o motor do meu niva que cansou de vez?



dands010
14/12/2012, 19:50
Galera, comprei um niva enguiçado, fora do ponto e com gnv, mas nao funcionava... coloquei o gnv pra funcionar.. acertei o ponto "de olho" girando o distribuidor até achar o melhor ponto.. gastei uma graninha e coloquei o niva pra andar... me deu muitas alegrias não tenho do que reclamar, fiz 5 ou 6 trilhas bem leves em um periodo de 3 ou 4 meses, enfim.. desde o inicio eu reparei no meu motor um problema no cabeçote(retentores de valvula provavelmente), pois durante a partida principalmente com o motor frio, fazia muita fumaça branca logo que dava partida e rapidamente parava ou diminuia a ponto de quase nao sair fumaça... enfim, o carro ligava melhor no gnv doque na gasolina.. na gasolina ele ligava e morria depois na segunda tentativa ele ligava bem.. no gnv ele ligava bem de primeira, mas numa viagem que fiz a 1mês atrás ele nao quis mais ligar no gnv.. só na gasolina nesse esquema de pegar de segunda tentativa com motor frio.. mas quente pegava beleza.. rodei uns 400km com esse problema.. mas com o carro normal (fraco como sempre foi mas nada além doq já era desde quando comprei) rodei, rodei.. e dei a sorte do carro enguiçar no exato momento da volta da viagem quando estacionei na garagem de casa! e lá está até hoje, sem querer dar a partida.. como meu sistema de ignição estava todo bem velho... distribuidor enferrujado, rotor também enferrujando apesar de ser novo.. bobina muito velha.. eu comprei o kit original pela lada power.. e troquei.. e o carro ainda não quer funcionar de jeito algum... será que o motor perdeu a compressão?? o que eu faço? segue um vídeo que gravei da troca do sistema de ignição:


http://youtu.be/s3MIQQozTm8

Kim
14/12/2012, 22:12
Caro amigo do mundo 4x4!

Algumas perguntas.

Quando em movimento, estava fumaceando pelo escapamento?
Quando na partida fumacera, é vedador de válvulas que estão ruim, então desce óleo pelas gias de válvulas causando a fumaça ma primeira partida, pode somente retirar o cabeçote e faze-lo.
Quando fumacea em movimento, pode ser anéis fraco, desgaste excessivo nas camisas, ai só retífica mesmo.

O GNV deixa o motor na base de 30% fraco em relaçao à gasola.

O problema dele ruim na gasola, é o não usar, pois quando em GNV, interrompe o fluxo de combustível para o bura - carburador.

Vejo, que deve mandar verificar em um profissional o carburador, mandar efetuar uma excelente limpeza e manutenção.

Mandde mais detalhes sobre o funcionamento do motor, se está com algum barulho diferente, como de atrito de metais ou batidos, assim podemos apinar de uma forma melhor.

Abraços.

Kim.

dands010
15/12/2012, 10:02
Caro amigo do mundo 4x4!

Algumas perguntas.

Quando em movimento, estava fumaceando pelo escapamento?
Quando na partida fumacera, é vedador de válvulas que estão ruim, então desce óleo pelas gias de válvulas causando a fumaça ma primeira partida, pode somente retirar o cabeçote e faze-lo.
Quando fumacea em movimento, pode ser anéis fraco, desgaste excessivo nas camisas, ai só retífica mesmo.

O GNV deixa o motor na base de 30% fraco em relaçao à gasola.

O problema dele ruim na gasola, é o não usar, pois quando em GNV, interrompe o fluxo de combustível para o bura - carburador.

Vejo, que deve mandar verificar em um profissional o carburador, mandar efetuar uma excelente limpeza e manutenção.

Mandde mais detalhes sobre o funcionamento do motor, se está com algum barulho diferente, como de atrito de metais ou batidos, assim podemos apinar de uma forma melhor.

Abraços.

Kim.

Com o motor frio.. ele fazia um barulho de batida de atrito de metais sim... que pra mim parecia ser no cabeçote... quando esquentava esse barulho parava, e quanto a fumaçar depois que o motor esquentava ele saia bem pouca fumaça pelo escapamento mas saia fumaça ao dar umas aceleradas... quanto ao carburador, não estou esquentando muito com isso agora.. eles nunca esteve bom comigo e eu pretendo agora em janeiro comprar um carburador zero original... pois ja fiz limpeza no carburador e tudo.. e nunca ficou 100%... tanto é que o carro tinha a mesma disposição na gasolina e no gnv... e em uma certa posição no pedal do acelerador ele embolava na gasolina como se fosse falta de combustivel... enfim... estou mais preocupado agora com o motor... existe algum teste que eu possa fazer? eu li sobre tirar as velas e tapar o buraco delas com uma rolha ou jornal e ve se dando partida a rolha ou o jornal é expulso do buraco... procede esse teste?

Kim
15/12/2012, 11:20
Bem, pelo seu segundo relato posso opinar um pouco mais.

Realmente terá que abrir o motor.
A fumaça que faz quando anda, é anéis fraco, está perdendo compressão.
O barulho metálico, pode ser válvulas desreguladas, bem como mancais de biela e virabrequim com folga.
O cabeçote terá que fazer mesmo, não tem jeito.

Para arrumar gastando pouco.
Ache um mecânico que arrume as coisas, não que troque as peças.
Abra o motor, verifique as folgas de saia de pistão, se estiver tolarável, verifique as medidas de anéis (std; 0,25; 0,50; 0,75) e se estiver std (escrito na cabeça do pistão), compre os anéis 0,25.
Com muita paciência, encaixe o anel na camisa e com uma lima refaça o anel para a medida da camisa, fará um anel sob medida!

Examine os mancais, se não estiverem marcados (saberá verificar, de prateado, terá marcas de cor bronze), remonte.

Esse procedimento te dará mais um grande fôlego no motor.

dands010
15/12/2012, 21:38
Bem, pelo seu segundo relato posso opinar um pouco mais.

Realmente terá que abrir o motor.
A fumaça que faz quando anda, é anéis fraco, está perdendo compressão.
O barulho metálico, pode ser válvulas desreguladas, bem como mancais de biela e virabrequim com folga.
O cabeçote terá que fazer mesmo, não tem jeito.

Para arrumar gastando pouco.
Ache um mecânico que arrume as coisas, não que troque as peças.
Abra o motor, verifique as folgas de saia de pistão, se estiver tolarável, verifique as medidas de anéis (std; 0,25; 0,50; 0,75) e se estiver std (escrito na cabeça do pistão), compre os anéis 0,25.
Com muita paciência, encaixe o anel na camisa e com uma lima refaça o anel para a medida da camisa, fará um anel sob medida!

Examine os mancais, se não estiverem marcados (saberá verificar, de prateado, terá marcas de cor bronze), remonte.

Esse procedimento te dará mais um grande fôlego no motor.


Valeu amigo! tem uma retífica aqui perto de casa, renomada, bem conceituada.. vou rebocar o nivão até lá amanha de tarde pq domingo é mais tranquilo.. para o carro amanhecer na segunda feira lá! novidades eu vou postando aqui! desde já sou Muito grato pela sua disposição em ajudar!

dands010
19/12/2012, 11:32
Atualizando, ainda não tive tempo de ver o motor do carro como está, mas o mecanico me comunicou que a corrente estava em péssimo estado e inclusive tinha um pedaço dela solto dentro do motor... devo ver hoje ainda a relação de peças que precisarei comprar!

simtesch
19/12/2012, 12:30
Olá amigo Niveiro,
Já vi motores de Lada com caracteristicas bem piores funcionar!!!O defeito apareceu antes de vc inverter o local da bobina e módulo da ignição???Chega faíscas nas velas?Se tiver faísca e gasolina teoricamente o motor teria que pegar....!peça para alguém apertar o acelerador alguns vezes, veja se está sendo injetado gasolina.... se não verificar carburador/mangueiras/ bomba. Se sim, veja se tem fagulha nas velas, retire o cabo de vela, segure-o com um "bom" alicate, afaste o borne, encoste em algum local de metal,peça para alguém dar partida, veja se tem corrente....Se não verificar bobina/distribuidor/módulo/etc (Melhor chamar um bom mecânico/eletricista).
Eu não levaria esse motor na retífica, vão te cobrar quase o valor do carro!!!Veja se não acha um motor de Laika em algum ferro velho, vai te custar uns R$500,00, faz uma pequena revisão e trilhas novamente.
Os retentores de válvula vc pode trocar sem retirar o cabeçote, compre os da marca Sabó para Passat antigo/ Niva,etc. Já diminui muito a fumaça.
Outro paleativo é trocar o óleo do motor, colocar um Bardhal prolonga ou similar (Para motores cansados)
Seu Niva está com cara de problemas na ignição.
Mande noticias!

Boa sorte

dands010
08/01/2013, 19:06
Bom atualizando, motor está na retifica e aberto, o camarada da retifica me informou que a medida do pistao + anel com a camisa estava 0,10 ou mais fora da medida.. me informou que tinha um calo em um dos pistões também, portanto me recomendou que comprasse 0,40... estou aguardando as peças chegarem, comprei: pistão + anel 0,40, bronzinas de biela e de fixo 0,25, kit da corrente completo (corrente + as 3 polias + 2 guias e esticador), bomba de óleo completa também e o jogo de juntas.. e aí vou comprar ainda os retentores de valvula sabó e o óleo do motor.. qual recomendam? estava usando havoline 20W40 SF...

OBS: Flugêncio se ver este tópico por favor entre em contato cmg! ou deixe seu telefone!

Tibricio
28/01/2013, 09:52
E ai amigão terminou o serviço?? usa pistao de fusca e aumenta para 1700 seu motor vai ficar show de bola e ainda o preço das peças é uma baba perto do original.
Abraço.

dands010
28/01/2013, 18:43
as peças ainda não chegaram... mas eu encomendei tudo original e saiu mto barato...

Tibricio
29/01/2013, 18:09
A Bacana de mais, tomara que fique show. :-D
Eu estou com o mesmo problema, mas decidi em usar um Ap2000i pois meu nivinha vai pro pau mesmo hehehe:twisted:, tava querendo tbm colocar a cx de chevete 5m mas ainda ninguem me ajudou com o esquema da adaptação AP + cx clark. O motor ja encomendei agora vou decidi o restante.
Abraçao e boa sorte ai na empreitada.

dands010
03/02/2013, 18:09
A Bacana de mais, tomara que fique show. :-D
Eu estou com o mesmo problema, mas decidi em usar um Ap2000i pois meu nivinha vai pro pau mesmo hehehe:twisted:, tava querendo tbm colocar a cx de chevete 5m mas ainda ninguem me ajudou com o esquema da adaptação AP + cx clark. O motor ja encomendei agora vou decidi o restante.
Abraçao e boa sorte ai na empreitada.

Valeu Tibricio! e boa sorte na sua empreitada também!

dands010
17/05/2013, 18:52
Galera atualizando o tópico! depois de uma longa novela de 5~6 meses... retirei hoje o carro da oficina.. com o motor ZERO bala, gostei mto do ronco da criança... amanha vou trocar algumas pecinhas bobas e a bateria... infelizmente terei q vender o carro.. de coração partido.. pois motor e sistema de igniçao eletronica 100% Zero bala e 100% original, comprado na Lada parts