PDA

Ver Versão Completa : Furo para passagem do chicote da buzina do CJ5

Luiz Fernando de C
14/12/2012, 11:44
Senhores boa tarde, estou tentando voltar com a buzina para o lugar de origem no meu CJ5 ano 1966, (afinal aquele botãozinho adaptado na lateral da coluna é bem desajeitado), mas ouvi dizer que o chicote da mesma passa por dentro de todo aquele tubo da coluna e vai até próximo ao setor de direção, alguem poderia me ajudar a localizar esse tal lugar de passagem do chicote, pois hj passei a manhã tentando achar esse tal furo lá mais nada de encontrar..se caso tiverem uma foto de pelo menos o chicote saindo do tubo, ou coisa do tipo por favor....

junior braga
14/12/2012, 14:25
Olá Luiz,

No sistema original o fio da buzina entra na caixa de direção e segue dentro da barra/eixo/coluna do volante até o mecanismo na tampa do volante.
O que vc quer saber é por onde o fio entra?? No setor de direção na tampa dele tem um furo no centro é por ali que o fio vai....é so vc olhar bem no mesmo sentido da coluna bem na topa do setor.

Luiz Fernando de C
14/12/2012, 16:50
Tudo bem Junior? Obrigado por responder, então a maior dificuldade é mesmo em encontrar esse furo sabe, uma vez que fui a um mecânico e o mesmo disse que no meu caso deve estar tampado com um selo de motor que tem o mesmo diâmetro e costumam colocar ali pra parar de vazar óleo do setor, ainda não consegui descobri-lo mas já foi um bom adianto saber que ele fica na mesma direção da coluna...só achei estranho o fio rodar junto..deve acontecer de haver mal isolamento e a buzina disparar...será?

junior braga
14/12/2012, 17:23
Tudo bem Junior? Obrigado por responder, então a maior dificuldade é mesmo em encontrar esse furo sabe, uma vez que fui a um mecânico e o mesmo disse que no meu caso deve estar tampado com um selo de motor que tem o mesmo diâmetro e costumam colocar ali pra parar de vazar óleo do setor, ainda não consegui descobri-lo mas já foi um bom adianto saber que ele fica na mesma direção da coluna...só achei estranho o fio rodar junto..deve acontecer de haver mal isolamento e a buzina disparar...será?

tudooooo blzzzz.., não o fio não roda junto.

espera ai um mim, que vou achar uma foto aqui...385483385483

pronto já está ai a foto, essa é da rural, mas no jeep é o mesmo sistema.

[ ],

Luiz Fernando de C
14/12/2012, 17:43
Junior vc é o cara! Obrigado camarada, agora tenho que ver o que arrumaram com o furo lá do setor do meu jeep porque está liso e convexo, parece realmente que colocaram lá um selo de bloco de motor.
Valeu camarada, mas por acaso, esse fio não costuma dar mal contato e disparar a buzina não?

Luiz Fernando de C
14/12/2012, 17:45
https://www.facebook.com/luizfernando.decarvalho.3

caso tiver, estou no face nesse perfil aê

ZEQUINHA8100
14/12/2012, 18:53
Junior vc é o cara! Obrigado camarada, agora tenho que ver o que arrumaram com o furo lá do setor do meu jeep porque está liso e convexo, parece realmente que colocaram lá um selo de bloco de motor.
Valeu camarada, mas por acaso, esse fio não costuma dar mal contato e disparar a buzina não?

Luiz meu amigo instalei o botão original da buzina quando comprei o meu cj5,no começo da um certo trabalho até vc acertar mas fica bom! tem gente q diz que não presta, na verdade eles não tem paciencia e de ajustar corretamente o botão, as vezes vc precisa diminuir o tamanho do isolante para o botãozinho preto encaixar na porca do volante,as vezes vc diminui muito a buzina dispara pq ja da contato a porca com o pratinho de metal as vezes vc coloca o isolante muito grande o botão de borracha não encaixa na porca então na verdade e jeito mas vc como um futuro Engenheiro isso cerá facil para vc.Uma coisa q nosso amigo Junior esqueceu de mencionar e que nesse furo por aonde passa o fio da buzina tem um caninho por dentro que vai ate o começo do canote para dar o nivel do oleo,pq se não o oleo sairia pelo furo recomendo a vc que tire a tampa do setor se for com tampa removivel e veja se tem o tal caninho por dentro da tampa e um caninho +ou- de uns 15 cm eu tive que fazer no meu pq não tinha o bendito caninho e saia todo oleo da caixa de direção qualquer duvida se precisar da um toque

Luiz Fernando de C
14/12/2012, 18:59
Certo Zequinha, esse caninho então sai de lá de dentro né? o do meu provavelmente deve estar tampado ou então empurraram ele lá pra dentro....ah..e obrigado pelo engenheiro...eu e um amigo aqui do fórum já estamos dando um jeito de fazer uma adaptação para o botão porque ta caro demais na net cara um coisa muito simples estão dividindo em 3 pra vender e ainda por cima cobrando o olho da cara....eu acho.
Obrigado pelas dias aê,
Caso tenha facebook me add no perfil aê

ZEQUINHA8100
14/12/2012, 23:51
Bom Luiz é isto mesmo o caninho sai do furo da tampa do setor, mas se eles tamparam o furo concerteza tava vazando oleo se tava vazando oleo vc a de convir comigor que o caninho não esta no lugar pq se não vazaria e eles não tampariam o buraco as vezes o caninho tb desencaixou do buraco da tampa do setor e esta dentro caixa de direção tem essa possibilidade mas eu acredito q algum mecanico desenformado possa tb ter retirado o caninho e fechado o buraco numa eventual manutenção na caixa de direção pois encontrei muita merda desse tipo quando reformei o meu jeep tem cada artista solto por ai q da até medo.O preço do botão é de morrer mesmo mas da adaptar sim, como alojamento da mola pensei que poderiamos usar dedais de metal ou mesmo de plastico ja que o contato não se da no alojamento da mola mesmo, faz se um furo no meio do dedal e passa o fio a mola e facil de se arrumar e barata de comprar o pratinho de metal e so arruma um pedacinho de chapa e arredonda no esmeril a unica coisa q vc tera de comprar e o botão de borracha mas esse é barato

junior braga
15/12/2012, 08:54
, mas por acaso, esse fio não costuma dar mal contato e disparar a buzina não?

o fio estando tudo ok não dá nenhum problema não, o que costuma fazer disparar a buzanza e a tampa do volante....como o zequinha já relatou.

agora mãos a obra!

junior braga
15/12/2012, 08:55

caso tiver, estou no face nesse perfil aê

ok vou add lá.

[ ],

antonio umino
15/12/2012, 13:15
falando em chapinha, que vai no botão de borracha..

Pode ser até tampinha de cerveja , Achata no martelo e faz na medida da borracha.
até mais.

Luiz Fernando de C
17/12/2012, 00:54
Então Zequinha, esse caninho que vc fez, por acaso se lembra das medidas dele? (externo principalmente) e o que usou?

eliasFerreira
17/12/2012, 07:43
385723

Segue a foto da saída do fio da buzina.
A foto tá ruim pq fiz pelo celular, que por sinal é uma bosta.

A foto do Junior Braga tá muito melhor.

Inté.

Luiz Fernando de C
17/12/2012, 08:22
O bom aqui é que a turma trabalha cedo, Valeu caboco! era isso mesmo que eu duvidava, mas só acreditarei vendo que o fio não roda junto com o volante!

Robertux
17/12/2012, 16:48
Esse furo normalmente fica tampado com graxa e terra, procure usando uma lanterna e cutucando com uma chave de fenda ou algo semelhante.

Se vc for passar o fio, passe antes um arame de baixo para cima, prenda no fio e puxe de volta. É praticamente impossível achar esse furo com o fio tentando passar a partir do volante, isto é, de cima para baixo.

Luiz Fernando de C
18/12/2012, 01:15
Esse furo normalmente fica tampado com graxa e terra, procure usando uma lanterna e cutucando com uma chave de fenda ou algo semelhante.

Se vc for passar o fio, passe antes um arame de baixo para cima, prenda no fio e puxe de volta. É praticamente impossível achar esse furo com o fio tentando passar a partir do volante, isto é, de cima para baixo.
OK, muito obrigado Robertux, acho que no meu caso está mesmo tapado com um selo de motor..amanhã cedo vou ver isso lá e retorno a vcs aqui... e parabéns pela criatividade no "camada de massas sobrepostas"
Grande Abraço!

Treme Terra
18/12/2012, 09:23
Amigo se vc faz questão de originalidade tudo bem, mas se quer ser pratico, instala uma chave de seta do caminhão mercedes 608, dai vc vai ter a seta, farol alto/baixo e buzina na mesma alavanca. Tem 2 modelos, compre o da alavanca curta.

Cyro de Luna
20/12/2014, 20:11
Olá, povo!
Peço perdão por ressuscitar esse tópico de dois anos atrás, mas como aqui tem informações interessantes preferi fazer isso a criar um tópico novo.

Estou apanhando bastante pra colocar o botão da buzina do meu CJ5 (volante de dois raios) no lugar original. A fiação está no lugar, mas não sei como montar o reparo e o suporte do botão. Alguém poderia postar algumas fotos com o botão retirado pra eu ver como é a montagem? Não consegui um eletricista de autos que conheça jipes por aqui...

Muito obrigado!

eliasFerreira
21/12/2014, 23:15
Esse reparo novo é uma merda. Eu comprei e perdi dinheiro.
Dei um trato no velho e ficou bom.

Ele entra com um pouco de jeito e força, pq ele é fixado por pressão das 3 borrachas laterais.

Tiro fotos amanhã.