Ver Versão Completa : Limite de folga do diferencial
GLMedina
13/12/2012, 08:54
Olá a todos.
Ontem, enquanto revisava e trocava as sapatas do freio de mão, ao retirar o cardã, reparei uma folga no diferencial traseiro que não sei se é normal.
Uma coisa que me incomoda muito é, ao engatar a primeira e começar a me deslocar, é o barulho ( um "CLANCK") ao sair, que eu achei que fossem as cruzetas com folga.
Levei ao mecânico e o mesmo, após colocar o carro sobre a valeta e fazer um monte de testes, me disse que não eram as cruzetas e sim as buchas do braço esquerdo gastas e que fazia trabalhar o braço criando esse barulho.
Ao tirar o cardã, para poder retirar o tambor do freio de mão, girei a engrenagem e percebi o mesmo barulho (com uma intensidade muito menor, claro). Por isso pergunto aos especialistas:
É uma folga normal, excessiva ou não pode ter folga nenhuma?
Existe uma tolerância nessa folga?
É um problema "resolvível" ou posso começar a rezar?!:semideia
Abs.
Alexandre Tietsche
13/12/2012, 11:50
Vou acompanhar a opiniões. Eu aprendi a tirar esse "clack" na condução trocando marcha mas quando minha mulher dirige....
Esse mesmo barulho eu ouço ao tirar o pé do acelerador de forma repentina, numa freada rápida por exemplo. Digamos que esteja a 100km/h e tire o pé do acelerador de uma vez, ouço esse mesmo "clack" mas como eu ainda não troquei todas buchas chuto que podem ser elas...
Também tenho esse problema na minha 90, estou acompanhando a possível "cura" pra ela rsrs
Desde que tirei minha CNH, só dirijo a land, até entao percebi que tem uma certa "manha" pra dirigir ela, rsrs
Alexandre Tietsche
13/12/2012, 13:59
Justamente por essa manhã que detesto emprestar ela pra patroa. Que dirá pro sogro cupim de aço!
GLMedina
13/12/2012, 14:16
O duro é que quem está do lado de fora acha que o "CLACK" é alguma coisa se soltando.
Eu minimizo esse barulho soltando a embreagem bem devagar, sem tranco. Mas tem hora.....
No entanto, eu senti a folga tanto na roda (uma espécie de "delay" entre o início do giro da roda e da engrenagem do diferencial). Essa diferença é normal? Se necessita de folga de quanto é essa tolerância?
Walter Carlos Brossel
13/12/2012, 15:09
Bem, no meu caso troquei os semi eixos originais pelos Ensimec reforçados e esse barulho acabou.
Lógicamente não troquei os semi eixos por causa do barulho, mas coincidentemente aconteceu.
Segundo o mecânico (Fabil da Tecno Trilha), essa folga nos semi eixos das Land´s é recorrente.
#ficaadica
Esse barulho é comum em vários land´s o meu também tem esse ''clanck'', no meu caso é o diferencial dianteiro que possui essa folga, se é homocinética,coroa e pinhao ou planetárias eu não sei.
Quanto a essa manha de dirigir, é a solução para não fazer barulho e garantir vida longa ao conjunto.
Antes eu até esperava que quebrasse em uma arrancada forte ou algo assim, pois esse barulho assusta um pouco, mas a minha está fazendo trilhas há 2 anos com pneus recapados 33'' e nada quebrou.
Abrass
ferramenteiro
13/12/2012, 20:02
Tenho mesmo sintoma em uma 2010.
Abrax
GLMedina
13/12/2012, 21:59
Valeu galera. Vou desencanar e esperar a troca das buchas de suspensão para ver o que acontece.
Abs.
Olá a todos.
Ontem, enquanto revisava e trocava as sapatas do freio de mão, ao retirar o cardã, reparei uma folga no diferencial traseiro que não sei se é normal.
Uma coisa que me incomoda muito é, ao engatar a primeira e começar a me deslocar, é o barulho ( um "CLANCK") ao sair, que eu achei que fossem as cruzetas com folga.
Levei ao mecânico e o mesmo, após colocar o carro sobre a valeta e fazer um monte de testes, me disse que não eram as cruzetas e sim as buchas do braço esquerdo gastas e que fazia trabalhar o braço criando esse barulho.
Ao tirar o cardã, para poder retirar o tambor do freio de mão, girei a engrenagem e percebi o mesmo barulho (com uma intensidade muito menor, claro). Por isso pergunto aos especialistas:
É uma folga normal, excessiva ou não pode ter folga nenhuma?
Existe uma tolerância nessa folga?
É um problema "resolvível" ou posso começar a rezar?!:semideia
Abs.
Amigo, a 2 anos com uma LR 90 e tendo lido "trocentos" topicos e posts aqui do forum, participado de encontro de landeiro e conversado com landeiros por aí posso até arriscar afirmar que isso é "original de fábrica" das nossas viaturas...rsrs. Nunca vi, nem conheci, nem ouvi algum landeiro que tenha um Defender dizer que seu jipe não dê o famoso tranco no diferencial nas trocas. E sim, o melhor remédio que conheço é o mesmo já comentado pelos outros colegas aqui: troca de marchas correta, aprender a conduzir o bicho e acertar o pé na embreagem. Se existir algum landeiro ai que tenha um Defender que NÃO dá o clank, que se apresente, pois é um caso raro! Rsrs abs.
Amigo, a 2 anos com uma LR 90 e tendo lido "trocentos" topicos e posts aqui do forum, participado de encontro de landeiro e conversado com landeiros por aí posso até arriscar afirmar que isso é "original de fábrica" das nossas viaturas...rsrs. Nunca vi, nem conheci, nem ouvi algum landeiro que tenha um Defender dizer que seu jipe não dê o famoso tranco no diferencial nas trocas. E sim, o melhor remédio que conheço é o mesmo já comentado pelos outros colegas aqui: troca de marchas correta, aprender a conduzir o bicho e acertar o pé na embreagem. Se existir algum landeiro ai que tenha um Defender que NÃO dá o clank, que se apresente, pois é um caso raro! Rsrs abs.
EU!. O meu 110 1998 não em nenhum tranco. Quando era zero não tinha, depois de algumas dezenas de minlhares de kms passou a ter uma pequena folga entre a tulipa e o semi eixo traseiros (Nunca no diferencial). Depois de muita pesquisa antes de substituir o conjunto semi-eixo/tulipa, resolvi soldar-los e o tranco se foi por completo. Nada de trancos. Meu diferencial é o Salisbury.
Abs
Sergio
EU!. O meu 110 1998 não em nenhum tranco. Quando era zero não tinha, depois de algumas dezenas de minlhares de kms passou a ter uma pequena folga entre a tulipa e o semi eixo traseiros (Nunca no diferencial). Depois de muita pesquisa antes de substituir o conjunto semi-eixo/tulipa, resolvi soldar-los e o tranco se foi por completo. Nada de trancos. Meu diferencial é o Salisbury.
Abs
Sergio
Bacana Sergio,
parece que você é a "rara exceção"...rs. Pelo menos até o momento o único sem o tal "problema". E em parte me expressei mal, não posso afirmar que os trancos sejam necessariamente no diferencial, pois não sou mecânico para saber isso, mas que existem em grande parte, senão a maioria, dos Defenders, acredito que todos concordam. Você é o primeiro que vejo afirmar isso em 2 anos, e já conversei com pelo menos uns 10 landeiros sobre esse tema e todos confirmam o mesmo fato. Será falha de projeto? Característica "normal"? Desgaste "previsível" ? Também não sei...rs. O que sei é que gostaria muito de não ter isso no meu jipe, pois nem sempre dá para acertar a troca de marcha com exatidão e o tal tranco aparece, as vezes com força até excessiva, e isso me causa grande desgosto...além desta solução que você citou, que me parece adequada apenas para as 110, alguém mais aí conhece soluções para minimizar ou acabar com o "problema" nas 90s ?
Abs.
Alexandre Tietsche
09/01/2013, 13:55
Mas ele teve o problema tb e soldou..rs...
Bacana Sergio,
parece que você é a "rara exceção"...rs.
Bacana Sergio,
parece que você é a "rara exceção"...rs. Pelo menos até o momento o único sem o tal "problema". E em parte me expressei mal, não posso afirmar que os trancos sejam necessariamente no diferencial, pois não sou mecânico para saber isso, mas que existem em grande parte, senão a maioria, dos Defenders, acredito que todos concordam. Você é o primeiro que vejo afirmar isso em 2 anos, e já conversei com pelo menos uns 10 landeiros sobre esse tema e todos confirmam o mesmo fato. Será falha de projeto? Característica "normal"? Desgaste "previsível" ? Também não sei...rs. O que sei é que gostaria muito de não ter isso no meu jipe, pois nem sempre dá para acertar a troca de marcha com exatidão e o tal tranco aparece, as vezes com força até excessiva, e isso me causa grande desgosto...além desta solução que você citou, que me parece adequada apenas para as 110, alguém mais aí conhece soluções para minimizar ou acabar com o "problema" nas 90s ?
Abs.
Pois é, acho que folga no diferencial não é normal. O que é , digamos , comum é a folga na tulipa/semi-eixo nos 110 pelo desgaste do sitema após algumas dezenas de milhares de km. Dai você tem basicamente 3 alternativas: conviver com o tranco até o sistema se desgastar totalmente, trocar o conjunto de tempos em tempos (mas ai vai ter que conviver com o tranco em maior ou menor grau dependendo do tempo das trocas), ou soldar. Como estes trancos me irritam eu, após pesquisar bastante nas possíveis consequencias da solda, adotei esta opção. A Ashcroft transmission oferece uma quarta alternativa que é retrirar o retentor de óleo da ponta do semi eixo deixando o óleo banhar o estriado do semi-eixo mais tulipa (eles dizem que o desgaste se dá pela corrosão e faltad e lubrificação do sistema). Agora se funciona eu nunca vi alguem que testou para dizer.
Já os 90 nào apresentam este problema pois já são "soldados"de fabrica. Então os trancos devem estar nas folgas das engrenagens (diferencial, caixa de tranferência) gerando CLANKS mais metálicos, ou nas buchas ou ball joint da suspensão gerando CLUNKS mais abafados.
Abs
Sergio
Alexandre Tietsche
09/01/2013, 16:35
Quanto gastou nesse serviço de solda ?
EU!. O meu 110 1998 não em nenhum tranco. Quando era zero não tinha, depois de algumas dezenas de minlhares de kms passou a ter uma pequena folga entre a tulipa e o semi eixo traseiros (Nunca no diferencial). Depois de muita pesquisa antes de substituir o conjunto semi-eixo/tulipa, resolvi soldar-los e o tranco se foi por completo. Nada de trancos. Meu diferencial é o Salisbury.
Abs
Sergio
Quanto gastou nesse serviço de solda ?
Faz uns quase 3 anos, R$ 280,00.
A solda tem que ser bem feita mantendo o perfeita prependicularidade entre a tulipa e o semi-eixo.
Abs
Sergio
GLMedina
09/01/2013, 21:00
Pois é, acho que folga no diferencial não é normal. O que é , digamos , comum é a folga na tulipa/semi-eixo nos 110 pelo desgaste do sitema após algumas dezenas de milhares de km. Dai você tem basicamente 3 alternativas: conviver com o tranco até o sistema se desgastar totalmente, trocar o conjunto de tempos em tempos (mas ai vai ter que conviver com o tranco em maior ou menor grau dependendo do tempo das trocas), ou soldar. Como estes trancos me irritam eu, após pesquisar bastante nas possíveis consequencias da solda, adotei esta opção. A Ashcroft transmission oferece uma quarta alternativa que é retrirar o retentor de óleo da ponta do semi eixo deixando o óleo banhar o estriado do semi-eixo mais tulipa (eles dizem que o desgaste se dá pela corrosão e faltad e lubrificação do sistema). Agora se funciona eu nunca vi alguem que testou para dizer.
Já os 90 nào apresentam este problema pois já são "soldados"de fabrica. Então os trancos devem estar nas folgas das engrenagens (diferencial, caixa de tranferência) gerando CLANKS mais metálicos, ou nas buchas ou ball joint da suspensão gerando CLUNKS mais abafados.
Abs
Sergio
Acho que a solução para mim já é "fonética"!:mrgreen:
O barulho é o "CLUNCK" e não o "CLANCK" como havia falado anteriormente. Mas, só vou saber direito depois que trocar as buchas todas.
hehe...bom pelo menos fico mais tranquilo, na minha com certeza, segundo nossas teorias sonoras, é nas buchas e ball joint, serviço que está na lista de "tarefas" futuras, menos mal que se fosse no diferencial...rs
Mas ele teve o problema tb e soldou..rs...
Verdade Alexandre, bem observado...rs
carlosth
17/01/2013, 18:04
Pois então companheiros...
Veja se podem me ajudar nessa minha situação:
Depois de ter feito um passeio bem leve com o Jipe neste final de semana, o carro começou a fazer um barulho de pancadas, do tipo de batendo a porta traseira quando passo em qualquer ondulação no asfalto. Coisa que antes não fazia.
A cerca de dois meses atrás troquei todas as buchas. Buchas do Tirante, Apanhard, amortecedores, Inferior, do Coxim e etc. Entretanto faltou as duas buchas da barra "A" e o pivô. Acredito que este seja o problema. Agora é foda né?! Por que o mecânico não viu isso e já não colocou no pacotão acima na época da primeira manutenção??? vai saber...
Ontem dei uma verificada nas "partes baixas" do 110 e além de concluir que o pivô e as buchas da barra "A" já estavam comprometidas, pude observar que há uma folga no diferencial dianteiro para o central, (girando com a mão aquela barra de ferro que esqueci o nome, que conecta os dois). Como é feito este ajuste?
Levei no mecânico e o mesmo me confirmou que vou ter que fazer os dois serviços. Troca de peças da Barra "A" (buchas e pivô) e ajustar a folga no diferencial que, segundo ele, não terá troca de peças e sim serviço de M.O.
Quanto a troca das buchas e pivô, vejo que eu não tenho condição de mexer nisso aqui em casa (pelo menos acredito), mas será que esse tal "ajuste" da folga eu consigo fazer? Quais ferramentas usar? Sou um pouco "estagiário" em DIY mas já fiz várias manutenções que se fosse levar pra oficina, com certeza seriam aquelas famosas facadinhas no lombo.... hehehehe
Abrasssssss
rafaelfernandez
17/01/2013, 22:06
Pois então companheiros...
Veja se podem me ajudar nessa minha situação:
Depois de ter feito um passeio bem leve com o Jipe neste final de semana, o carro começou a fazer um barulho de pancadas, do tipo de batendo a porta traseira quando passo em qualquer ondulação no asfalto. Coisa que antes não fazia.
A cerca de dois meses atrás troquei todas as buchas. Buchas do Tirante, Apanhard, amortecedores, Inferior, do Coxim e etc. Entretanto faltou as duas buchas da barra "A" e o pivô. Acredito que este seja o problema. Agora é foda né?! Por que o mecânico não viu isso e já não colocou no pacotão acima na época da primeira manutenção??? vai saber...
Ontem dei uma verificada nas "partes baixas" do 110 e além de concluir que o pivô e as buchas da barra "A" já estavam comprometidas, pude observar que há uma folga no diferencial dianteiro para o central, (girando com a mão aquela barra de ferro que esqueci o nome, que conecta os dois). Como é feito este ajuste?
Levei no mecânico e o mesmo me confirmou que vou ter que fazer os dois serviços. Troca de peças da Barra "A" (buchas e pivô) e ajustar a folga no diferencial que, segundo ele, não terá troca de peças e sim serviço de M.O.
Quanto a troca das buchas e pivô, vejo que eu não tenho condição de mexer nisso aqui em casa (pelo menos acredito), mas será que esse tal "ajuste" da folga eu consigo fazer? Quais ferramentas usar? Sou um pouco "estagiário" em DIY mas já fiz várias manutenções que se fosse levar pra oficina, com certeza seriam aquelas famosas facadinhas no lombo.... hehehehe
Abrasssssss
Carlos,
O cardã naturalmente tem uma certa folga, aproximadamente 1/4 de volta. Antes de mexer nos diferenciais, faça primeiro o serviço das buchas e do ball joint na barra A.
Ao fazer um serviço por vez fica mais fácil para você identificar os sintomas de desgaste que cada componente apresenta, facilitando assim, no futuro, os diagnósticos.
[]´s
Rafael
MFREITAG
17/01/2013, 22:30
Pois então companheiros...
Veja se podem me ajudar nessa minha situação:
Depois de ter feito um passeio bem leve com o Jipe neste final de semana, o carro começou a fazer um barulho de pancadas, do tipo de batendo a porta traseira quando passo em qualquer ondulação no asfalto. Coisa que antes não fazia.
A cerca de dois meses atrás troquei todas as buchas. Buchas do Tirante, Apanhard, amortecedores, Inferior, do Coxim e etc. Entretanto faltou as duas buchas da barra "A" e o pivô. Acredito que este seja o problema. Agora é foda né?! Por que o mecânico não viu isso e já não colocou no pacotão acima na época da primeira manutenção??? vai saber...
Ontem dei uma verificada nas "partes baixas" do 110 e além de concluir que o pivô e as buchas da barra "A" já estavam comprometidas, pude observar que há uma folga no diferencial dianteiro para o central, (girando com a mão aquela barra de ferro que esqueci o nome, que conecta os dois). Como é feito este ajuste?
Levei no mecânico e o mesmo me confirmou que vou ter que fazer os dois serviços. Troca de peças da Barra "A" (buchas e pivô) e ajustar a folga no diferencial que, segundo ele, não terá troca de peças e sim serviço de M.O.
Quanto a troca das buchas e pivô, vejo que eu não tenho condição de mexer nisso aqui em casa (pelo menos acredito), mas será que esse tal "ajuste" da folga eu consigo fazer? Quais ferramentas usar? Sou um pouco "estagiário" em DIY mas já fiz várias manutenções que se fosse levar pra oficina, com certeza seriam aquelas famosas facadinhas no lombo.... hehehehe
Abrasssssss
Oi Carlos,
Com certeza trocar as buchas e o pivô da barra A é mais fácil que desmontar o diferencial. Para fazer o serviço no diferencial você vai precisar de ferramentas que muitas vezes não temos em nossa caixa de ferramentas.
Também tenho essa folga na minha Defender 110 e pelo que já investiguei a maior culpa é das tulipas. Acho que vou acabar soldando elas para diminuir as folgas no sistema de transmissão.....porém acabar totalmente com essa "característica " da Defender é muito difícil.
Boa diversão com seu DIY!
sandroesaulo
18/01/2013, 08:33
Olá amigos, possuo a minha defender ha dois anos e ela sempre teve esse CLUNK, nao é a toa que ninguem poe a mao nela rsrsrsr
Estive conversando com o mecanico e ele me falou que isso é natural de Defender! e que pra sanar uns 90% desse problema, seria necessário a troca das tulipas, semi eixo traseiro... soldando acredito que seja a melhor opçao!!!
Porém, farei o serviço completo assim que nao tiver mais jeito rsrsrss e com certeza, vou morrer em uma grana forte!
Em relação ao diferencial, quando estou em lenta, escuto um pequeno barulho de folga tb.
Grande abraço a todos.
Oi Alexandre, o Bello te respondeu? Estou aqui no Rio e tb quero soldar, mas não conheço quem faça o serviço. Alguém sabe? grato
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