PDA

Ver Versão Completa : Ventoinha elétrica motor Defender

klempp
12/12/2012, 15:51
Olá,

Alguém tem experiência ou colocou uma ventoinha elétrica para arrefecimento antes do radiador da Defender, gostaria de colocar e acho que tem espaço. Alguma sugestão de especificação, marca e preço ?

alansouza
12/12/2012, 23:03
tambem pensei nisso, talves um par dessas! Ventoinha Universal 10 Polegadas 12 Volts Para Radiador V10p - R$ 64,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-449807195-ventoinha-universal-10-polegadas-12-volts-para-radiador-v10p-_JM)

mizo92
12/12/2012, 23:18
eu tenho uma na minha e não sabia até ler esse tópico. rsrs na verdade numca vi ela em funcionamento, ela está em frente ao radiador.

Dinho_BH
13/12/2012, 08:03
Amigos,

Se estão com problemas de aquecimento, não seria mais interessante procurar a causa, mantendo, tanto quanto possível, o veículo original? Notem que o sistema de arrefecimento do Defender, quando em bom funcionamento, é perfeitamente adequado para manter o motor em sua faixa otimizada de temperatura.

Note que este sistema extra de controle de temperatura do motor pode mantê-lo funcionando em uma temperatura abaixo da recomendada o que pode ser também prejudicial à sua vida útil.

Se, comprovadamente, o sistema de arrefecimento original não está atuando adequadamente, esta ventoinha extra pode ser um paliativo ATÉ ser corrigido o problema original.

Se estiver tendo problema de temperatura comecem verificando a troca adequada de calor (radiador) e não esquecendo do acoplamento viscoso.

Apenas uma dica.

Abraços.

CGAUER
13/12/2012, 14:06
Exatamente.

Não existe nenhum motivo para usar uma ventoinha elétrica como principal, apenas faz sentido para o AC nos momentos onde o carro está parado no transito. Para o motor pouco importa, pois em marcha lenta, um Diesel com injeção direta mal produz calor.

A ventoinha tocada pela correia é capaz de emprestar até 4hp do motor para fim de refrigeração, claro, isso se o acoplamento viscoso estiver ok...

4 hps em Watts é quase 3kW. Nenhum ventilador elétrico jamais terá tamanha potência, a começar pelas bitolas de seus cabos, que deveriam suportar mais de 240 Amperes continuamente, nem falar do alternador, bateria, circuitos de controle, etc...

Resumindo, em time vencedor não se bota a mão.

É justamente o fato ter um ventilador movido pelo motor, que faz do Defender um veículo capaz de rebocar até 6.5ton. Indiferente da velocidade e força, sempre haverá muito "vento" passando pelo radiador. É isso que separa um bom veículo de carga para um carro de passeio. O mesmo é observado em caminhões e cia...

Abraços

Clemente

Amigos,

Se estão com problemas de aquecimento, não seria mais interessante procurar a causa, mantendo, tanto quanto possível, o veículo original? Notem que o sistema de arrefecimento do Defender, quando em bom funcionamento, é perfeitamente adequado para manter o motor em sua faixa otimizada de temperatura.

Note que este sistema extra de controle de temperatura do motor pode mantê-lo funcionando em uma temperatura abaixo da recomendada o que pode ser também prejudicial à sua vida útil.

Se, comprovadamente, o sistema de arrefecimento original não está atuando adequadamente, esta ventoinha extra pode ser um paliativo ATÉ ser corrigido o problema original.

Se estiver tendo problema de temperatura comecem verificando a troca adequada de calor (radiador) e não esquecendo do acoplamento viscoso.

Apenas uma dica.

Abraços.

klempp
13/12/2012, 22:12
Exatamente.

Não existe nenhum motivo para usar uma ventoinha elétrica como principal, apenas faz sentido para o AC nos momentos onde o carro está parado no transito. Para o motor pouco importa, pois em marcha lenta, um Diesel com injeção direta mal produz calor.

A ventoinha tocada pela correia é capaz de emprestar até 4hp do motor para fim de refrigeração, claro, isso se o acoplamento viscoso estiver ok...

4 hps em Watts é quase 3kW. Nenhum ventilador elétrico jamais terá tamanha potência, a começar pelas bitolas de seus cabos, que deveriam suportar mais de 240 Amperes continuamente, nem falar do alternador, bateria, circuitos de controle, etc...

É justamente o fato ter um ventilador movido pelo motor, que faz do Defender um veículo capaz de rebocar até 6.5ton. Indiferente da velocidade e força, sempre haverá muito "vento" passando pelo radiador. É isso que separa um bom veículo de carga para um carro de passeio. O mesmo é observado em caminhões e cia...

Abraços

Clemente

Clemente, Dinho,
Aproveito e pergunto, qual a temperatura do fluido do 300 tdi ? Minha Defender geralmente mantém 95-97 graus. Mas quando ando na estrada com muito calor e o ar ligado por muitas horas com engarrafamento, começa a marcar 115 - 120 graus(pico 150 graus). Aí fico preocupado. Já troquei a bomba de água por uma com rotor de metal, acoplamento viscoso trocado, mangueiras novas e fluido novo. Será esta temperatura normal ? Pode ser o meu sensor de temperatura não está medindo direito ? Apesar da temperatura, o motor parece estar normal. A temperatura do cabeçote é maior que a do fluido ? Pode estar medindo a temperatura do bloco e não o fluído ? Como solução pensei em uma ventoinha elétrica dupla da range rover na frente do radiador mantendo a ventoinha mecânica, esta segunda ventoinha seria acionada pelo sensor de temperatura via relê. A minha Defender tem um monte de coisa na frente do radiador, guincho, faróis auxiliares, etc... Isto influi ? Meu carro só parece esquentar no transito pesado com muito calor.

scadufax
14/12/2012, 19:13
eu tenho uma na minha e não sabia até ler esse tópico. rsrs na verdade numca vi ela em funcionamento, ela está em frente ao radiador.
Mizo,
ventoinha na frente do radiador serve para o ar-condicionado - será que não é o seu caso?

t+

mizo92
14/12/2012, 21:53
Mizo,
ventoinha na frente do radiador serve para o ar-condicionado - será que não é o seu caso?

t+

sim, acho que é isso. :-P

Meccano
14/12/2012, 23:03
amigos, e o mito de que Defender tem o radiador´´ligeiramente´´menor que o necessário?

HelFel
15/12/2012, 08:53
Meccano,
Não sei se o mito é verdade. Estou trocando o meu radiador por um modelo de um caminhão MB (salvo engano, trata-se do MB 709 - posso checar depois). Conheço algumas pessoas que fizeram essa troca e deu certinho.

Abs

amigos, e o mito de que Defender tem o radiador´´ligeiramente´´menor que o necessário?

bello
15/12/2012, 09:31

Desconhecia este mito. Que eu saiba, a refrigeração do 300Tdi é eficiente, quanto ao dimensionamento do sistema. O que pega ,as vezes é a bomba d'água que pode apresentar problemas no rotor (quando de plástico) ou rolamento, principalmente as paralelas.
Quando o sistema está OK, com o acoplamento viscoso em dia, o Defender pode rebocar toneladas por um deserto sem problemas.
Abs
Sergio

mistura
15/12/2012, 19:14
Estava analisando a possibilidade de instalar uma dessas ventoinhas, pois faço trilhas pesadas com meu defender, ele possui um guincho, e o radiador do ar condicionado antes do radiador do motor, e quando estou na trilha, é sempre em altas rotações em baixa velocidade.
Será que nesse caso não é interessante a instalação de uma ventoinha auxiliar?
abs

levidesouza
13/01/2014, 14:45
Boa tarde,

Alguem sabe aonde consigo a ventoinha do ar condicionado ?
Já utilizaram alguma 'alternativa' ?
Obrigado,

Levi

Wilson Haddad
13/01/2014, 19:05
Exatamente.

Abraços

Clemente

E como o mestre clemente disse só serve para o ar condicionado, meu carro possui uma o modelo e o mesmo utilizado em vans

446786