Ver Versão Completa : CAIXA DE TRACKER 2008 EM VITARA 8V a/t 97/98
ArthurCarneiro
12/12/2012, 13:14
Pessoal, estou colocando uma caixa de marchar de tracker 2008 no meu vitara 98 A/T. ja comprei embreagem nova Valeo e cabo de embreagem na suzucar, estou a procura do volante do motor, ja que o A/T não possui acoplamento para embreagem... junto vou colocar a redução da tracker tbm, já com pedais e alavancas! gostaria de saber se alguem ja fez a adaptação e receber dicas! abraço a todos!
ArthurCarneiro
11/01/2013, 10:11
Olá galera, já iniciei a instalação da caixa da Tracker no virara, pra falar a verdade, esta sendo feita por muitos aqui em Natal-RN, pelo fato de ser bem mais resistente que a caixa original!
O mais difícil na operação é encurta o eixo primário, fora isso tem apenas que troca a urna da embreagem por uma do vitara, tendo assim o acoplamento perfeito no motor. A redução é a mesma e a caixa seca também, a embreagem continua a do vitara e pronto! Sem mais... =D
Ao termino da operação eu volto com fotos e resultados!
Abraco
Olá galera, já iniciei a instalação da caixa da Tracker no virara, pra falar a verdade, esta sendo feita por muitos aqui em Natal-RN, pelo fato de ser bem mais resistente que a caixa original!
O mais difícil na operação é encurta o eixo primário, fora isso tem apenas que troca a urna da embreagem por uma do vitara, tendo assim o acoplamento perfeito no motor. A redução é a mesma e a caixa seca também, a embreagem continua a do vitara e pronto! Sem mais... =D
Ao termino da operação eu volto com fotos e resultados!
Abraco
Oi Arthur,
vc vai sentir uma diferença muito boa por que seu cambio era Auto, mas se fosse mecânico acho que não ficaria bom pois a relação da Tracker é menor e perderia em torque e não haveria compensação devido a menor potência do Vitarinha.
Me corrijam se eu estiver errado.
AlemãoRS
11/01/2013, 23:37
É o contrário...se não trocar relação do diferencial vai ficar muito longo.
É o contrário...se não trocar relação do diferencial vai ficar muito longo.
Isso mesmo Alemão,
eu me referi as relações da caixa de marcha (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª marcha), se não trocar a relação do diferencial vai ficar muito longo mesmo.
Junior BH
01/02/2013, 11:15
Bom dia Amigo,
Vou fazer essa mudança no meu carro, assim que acabar passa os detalhes.
grato
JR
ArthurCarneiro
07/02/2013, 13:26
Ola, galerinha!
pra falar a verdade estou vendo que vou ser o pioneiro nessa operação, o resultado deve sair após o carnaval e postareia aqui logo em seguida...
Acredito que relação só vá mudar se for causada por alguma diferença entre piãoe e coroa, afinal a relação de marchas é a mesma ate onde sei!
Mesmo assim isso pode ser compenssado com a redução, acredito eu!
Estou ansciosissimo pelo resultado!! =D
ArthurCarneiro
07/02/2013, 13:27
Junior,
assim que tiver um orçamento e lista completa do que ira precisar eu te passo! :concordo:
rbrunato
20/02/2013, 17:42
E aí ArthurCarneiro?
Alguma novidade? Estou interessado no resultado!
Abraço!
ArthurCarneiro
28/02/2013, 13:38
Olá galera,
O procedimento esta próximo de ser concluído, a caixa ja se encontra acoplada, faltando apenas a parte elétrica e outra besteirinhas a parte...
No fim das contas, pelo fato de estar mudando do A/t para manual, varias peças eu tive que arrumar pra que pudesse funcionar. No caso de mudar de caixa original do vitara pra Tracker seria bem mais fácil e barato...
vamos lá...
A caixa em si eh a mesma, mudando apenas o seu interior, que eh mais reforçado!
entao tive que comprar as seguintes peças:
- urna de embreagem do vitara
- garfo de embreagem
- suporte de cabo (peça que apóia o cabo para puxar o garfo)
- luva de embreagem ( peça onde desliza o colar, uma vez que os garfos internos topam na original do Tracker)
- cabo de embreagem
- pedaleira
- kit de embreagem do vitara
A barra que segura a caixa tem que ser prolongada, uma vez que a caixa da Tracker eh mais alta. Os eixos acoplaram perfeitamente, diferença mínima em um deles sem precisar de maiores alterações.
E finalmente a mudança mais drástica, vc terá que encurtar o eixo primário da caixa, serviço para um torneiro experiente! O que fez o meu, ja tinha experiência de outros caixas para o mesmo fim, cobrou 200 reias, mas casou como uma luva...
hoje a tarde estou indo pegar o carro, tirarei fotos e postarei sobre minha opnião sobre a relação de marchas...
abraço a todos
RicardoM
06/03/2013, 00:58
Eu coloquei um cambio de tracker no meu vitara 97, pois na época meu cambio auto quebrou e achei melhor colocar um mecânico.
A diferença é que juntamente com o cambio, coloquei também um motor AP com o Kit da deeptec. A adaptação foi bem simples, uma vez que consegui comprar a pedaleira original do vitara manual.
Não tive problemas com a relacao no meu caso, pois meu vitara era 16v e a relacao já era 5.125.
Não tenho nada a reclamar do câmbio, muito pelo contrário, o engate das marchas é bem justo, sem contar que é um câmbio 2009 que acho que nunca tinha usado a tração.
Boa sorte na adaptação.
abcs,
Ricardo
gu1lherme
16/12/2013, 18:18
Senhores,
Aproveitando o tópico...
Comprei uma caixa completa de tracker 2009, pois a minha prise(eixo piloto)/ponta do eixo entalhado estavam com desgaste (culpa do antigo dono/mecânico que fez uma flange mal centralizada), após isto, comprei kit da deeptec e rodei 4 anos sem problemas, porém, como ela fazia um barulho um pouco estranho - devido a este desgaste, acabei comprando a caixa completa da tracker...
Resumindo a opera - para ficar registrado aqui para os amigos do fórum e também pedir ajuda...
- A tracker tem sensor de velocidade eletrônico, tem que trocar o pinhão pelo do vitara, para funcionar o velocímetro, correto?
- O disco de embreagem do Vitara não é igual ao do tracker, portanto, ainda não sei o que vou fazer...
Minhas alternativas são: conseguir um disco de embreagem da tracker e mandar recondicionar (não quero comprar o kit, pois não vou usar platô/rolamento... acho um desperdício colocar fora...
Ou, mandar no torneiro colocar a ponta do eixo piloto do vitara no lugar do da tracker...
Pelo que li aqui, tem que reduzir o eixo piloto da caixa da tracker para caber no vitarinha???
obrigado!
RicardoM
17/12/2013, 07:22
Vc esta usando motor ap? Caso positivo, se usa a embreagem do ap.
Em relacao ao sensor de velocidade, mandei o torneiro fazer em tecnil um pinhao com as estrias da tracker com encaixe para o Sensor do vitara. Funciona sem problemas.
gu1lherme
21/12/2013, 05:25
Vc esta usando motor ap? Caso positivo, se usa a embreagem do ap.
Em relacao ao sensor de velocidade, mandei o torneiro fazer em tecnil um pinhao com as estrias da tracker com encaixe para o Sensor do vitara. Funciona sem problemas.
Ricardo, sim, tenho um Ap, mas diesel... já foi feita a troca do eixo piloto em um torneiro extremamente competente, ficou muito bom o serviço. agora é só alegria com disco e rolamento e ap daqui para frente...
vou ter que ver se ele encara o pinhão do velocimetro também.
mais uma observação para deixar registrado para os amigos: a luva do cardan dianteiro eh igual a do vitara, mas a traseira não.