Ver Versão Completa : F-75 61´ - JABIRACA - Projeto funcional e low cost
Bruno Mosso
11/12/2012, 19:37
Bem meus amigos off roader´s, após alguns anos acompanhando este distinto fórum e rindo muito e babando demais em alguns topicos de amigos, resolvi criar o tópico da Jabiraca, uma F75 ano 61 que comprei semipronta de uma familia de amigos nossos aqui da cidade.
Vamos lá para o setup inicial da fera:
- Motor: GM IRON DUKE 151-S carburador simples
- Cambio: Willys 3m
- Tcase: Dana 18
- Eixos: D44 originais
- Freios: pedaleira suspensa do Opala com hidrovácuo e tambores nas rodas.
- Direção: Hidraulica do Opala
- Rodas: Rodasa Triangulares 15x7 offset 0 com pneus BOTTA 31x10.50R15
Assim ela chegou em nossa familia, que ja tem a Branca Mamute (F75 64´, GM 250-s aspirado e mais um monte de frescura), e a Jade Silvia (F75 76´, TOTALMENTE original e com apenas 48.000km originais)3849173849163849153849143849173849163849 15384914
Bruno Mosso
11/12/2012, 19:47
384919384920384921384922Assim ela chegando em nossa oficina, eu tratei de fazer novos jumelos, dianteiros e trazeiros e refazer todas as buchas em poliacetal, e que agora em janeiro serão trocadas por PU vermelho e com pinos graxeiros.
Outra atitude tomada foi em relação ao escapamento, odeio motor silencioso, então arranquei tudo e deixei só um JK e a ponteira na lateral ao melhor estilo "F1000 Piracicabana" hahaha.
Quando ela chegou, haviamos feito o encontro off road de Dois Corregos, e uma Brasilia capotou e desceu barranco abaixo, e a Jaby foi extensamente utilizada nos processos de salvamento.
Bruno Mosso
11/12/2012, 19:52
Logo após esse evento, tivemos o encontro de Boracéia, onde pude testar realmente a maquina que havia acabado de comprar, e simplesmente me maravilhei!!!
Bruno Mosso
11/12/2012, 19:56
Então pequenas alterações começaram......
Rodas e pneus foram trocados......
Revisão e troca da bomba de água e troca de TODOS os fluídos
Bruno Mosso
11/12/2012, 20:16
Na realidade acabei ficando com dó de colocar essas rodas de liga na trilha e acabei fazendo um rolo com meu amigo Robson que também tem uma F azul, muito linda!
Passaram-se meses e trilhas, até a primeira baixa, as rl´s avm originais automaticas não aguentaram o riscado, e foram trocadas por rl´s avm manuais de 1/4 de volta que foram cedidas pelo meu irmão Renato, dono da Branca Mamute.
Eu sentia que o volante original da F era MUITO grande para ser usado com a dh, e no mes retrasado, minha mãe presenteou-me com um belíssimo Shutt, com detalhes em cinza para combinar com a interna dela.
O cambio original teve alguns dentes no carretel quebrados... A segunda não estava 100% macia de entrar, a embreagem acabou-se entre outros detalhes foram desmontados e solucionados pelo amigo Noedi Soffner, um EXCELENTE mecanico de jeeps aqui da cidade, além de ser jipeiro e muito gente fina.
E tambem achava que ela faltava "um suspirinho" pra ficar 100%, pq o motor não dava muito a conta dela, então comprei aqui no fórum um coletor 4x1 do amigo Claudio, e também foi colocado um carburador solex H34 de corpo duplo com admissão em aluminio, e voilá!!!!!!!!!!!! Ela ficou muito boa!! Então fizemos uma trilha com o amigo Paulo Ortuzar (Paulão Gambiarra - Jau/SP Jeep Laranja) e o amigo Jean (Jau/SP Niva vermelho) e foi só risadas!!!
Bruno Mosso
11/12/2012, 20:20
Enfim, essa é a historia da Jabiraca até o momento, um veículo que não tem intenção em ser SUPER em nada, ela é meu transporte para nosso rancho a beira da represa de Barra Bonita - SP, minha companheirona de trilhas, e onde eu passo meu tempo quebrando a cabeça para atualizações mecânicas dela.
Os proximos passos dela, serão a instalação de freios a disco na dianteira, e a substituição dos componentes do freio traseiro por componentes novos, já que não tenho intenção de colocar disco na trazeira, melhorar o sistema de arrefecimento, e trocar o tanque dela por um de Caravan que temos aqui disponível.
Bruno Mosso
11/12/2012, 20:30
Um bonus das 3 F´s da familia.
Opa Bruno!
Finalmente, a história de sua F aqui!!!!
Irei acompanhar e palpitar nas futuras transformações que virão!
Abraços.
Kim.
Bruno Mosso
11/12/2012, 21:34
Obrigado Mestre Kim!!! Sua presença é muito bem vinda
Mauricio Rotta
12/12/2012, 08:59
Aí Moooosso. Vamos fazer umas apariçoes aqui nesse tópico também. Sempre assombrando os incautos!
valter vivoda
12/12/2012, 10:58
É isso ai seu mosso!!!! parabéns pela maquina.
Baraio :shock: que garagem :palmas: sonho de todo jeepeiro que se preze, parabéns pela F Bruno, vou acompanhar de perto.
[]´s
Júnior_NF
12/12/2012, 11:05
Que beleza!!! A história da jabiraca!!!
Passando para assinar, acompanhar e palpitar é claro.
Forte abraço,
Bruno Mosso
12/12/2012, 19:37
Valeu mesmo meus amigos!!! Fiquem sabendo que a presença de todos vocês aqui é MUITO bem vinda, e façam desse topico, o topico de vocês, a casa é nossa!
BRAVOECONOVEMBER
12/12/2012, 19:58
Que legal! Três delas! Assinando...
Marcus Brandão
12/12/2012, 22:24
Putz, mOsso, já contei aqui que comprei um barco de um cara de Jaú tem uns 7 anos. Nos falávamos por e-mail até que no inicio deste ano peguei um avião até Bauru, ele me pegou lá e fomos pescar no Tietê. Estive aí pertinho. Tbém comprei o gafanhoto em Itirapina e fiz outro amigo. QQuer hora dessas baixo por aí e vou conhecer essas belezuras e confirmar se sua mãe tem razão de não gostar de andar nessa deluxe silenciosa, macia, baixinha e sempre impecavelmente limpa. Aposto que é só implicância. Rotta, dá pra marcar uma pescari legal nessas bandas. Tem coragem?
Bruno Mosso
12/12/2012, 22:38
Nossa familia tem um rancho em um condomínio a beira da represa, hoje mesmo comi camarões pegos na hora...... Se quiserem, as porteiras estão abertas!
Bruno Mosso
13/12/2012, 22:24
Meus amigos. aproveitando a presença de todos, peço ajuda para tentar solucionar 2 problemas na Jaby.
O radiador dela fica MUITO uns 30cm longe da ventoinha (é usado o radiador original Willys em seu local original) e ela esquenta muito mesmo, chegando facilmente a 120ºc. Oque seria melhor??? Eu fazer uma coifa para o radiador até a ventoinha, ou simplesmente deslocar o radiador até um ponto que ele fique bem proximo da referida???
O segundo problema, é que sexta passada, estava eu voltando do rancho, e ela após passar num solavanco, começou a falhar, perdeu a potencia e estourava no carburador. Parei, retirei a tampa do dist. dei uma checada, estava tudo ok, aperto dos cabos e tudo mais, dei partida, pegou de prima, e andou mais uns 800m, e danou falhar tudo denovo, daí eu apliquei um pouco de WD40 no dist., atrasei um pouco o ponto e ela andou mais uns 2 km e perdeu muito a força, mas cheguei em casa. Segundo um mecanico pode ser a bobina impulsora do dist., mas eu tenho minha serias duvidas. Alguem tem um palpite?? Ou pelo menos por onde começar?
Palpite!
Da temperatura.
Uma solução que fiz para uma D10 que tinha, foi colocar um espaçador entre a polia e a hélice.
Na época, encontrei pronto, em de 15 cm, troquei os parafusos e ficou por muitos anos!!!
Sópara ter uma idéia do que é.
Espaçador Curto Helice Do Radiador Dodge Dart - R$ 39,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448628704-espacador-curto-helice-do-radiador-dodge-dart-_JM)
Pode fazer de tecnil.
Sobre o problema elétrico, passo.
Bruno Mosso
13/12/2012, 22:44
Kim, sobre fazer o espaçador, eu mesmo faço porque o meu pai tem uma tornearia muito bem equipada, então fica fácil
Marcus Brandão
14/12/2012, 06:48
E que tal colocar uma elétrica no radiador? No caso do Gafanhoto não consegui tbm uma termostática que atendesse e ando sem.
Tire a bobina de outra f e teste pra conferir a opinião do meca.
Bruno Mosso
16/12/2012, 12:14
Não estou me aguentando de felicidade peço meu timão!
Mauricio Rotta
17/12/2012, 16:28
Eu tava com a resposta dos teus problemas aqui na ponta dos dedos pra responder e matar suas duvidas, mas como vc é corintiano não vou falar.
valter vivoda
17/12/2012, 16:32
Eu tava com a resposta dos teus problemas aqui na ponta dos dedos pra responder e matar suas duvidas, mas como vc é corintiano não vou falar.
X2:curtir_nao:
Bruno Mosso
17/12/2012, 17:11
X2:curtir_nao:
HUhauhuahuahuahuahuahuauhahuahuahuahuauha infelizmente é assim que é kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marcus Brandão
17/12/2012, 18:37
Rita maudade, deixa o bichinho ficar feliz. Pronto, já passou. Rsssss
Marcus Brandão
23/12/2012, 20:59
Bruno, feliz Natal pra você, família e amigos.
:brinde: