PDA

Ver Versão Completa : F-75 61´ - JABIRACA - Projeto funcional e low cost

Bruno Mosso
11/12/2012, 19:37
Bem meus amigos off roader´s, após alguns anos acompanhando este distinto fórum e rindo muito e babando demais em alguns topicos de amigos, resolvi criar o tópico da Jabiraca, uma F75 ano 61 que comprei semipronta de uma familia de amigos nossos aqui da cidade.

Vamos lá para o setup inicial da fera:

- Motor: GM IRON DUKE 151-S carburador simples

- Cambio: Willys 3m

- Tcase: Dana 18

- Eixos: D44 originais

- Freios: pedaleira suspensa do Opala com hidrovácuo e tambores nas rodas.

- Direção: Hidraulica do Opala

- Rodas: Rodasa Triangulares 15x7 offset 0 com pneus BOTTA 31x10.50R15

Assim ela chegou em nossa familia, que ja tem a Branca Mamute (F75 64´, GM 250-s aspirado e mais um monte de frescura), e a Jade Silvia (F75 76´, TOTALMENTE original e com apenas 48.000km originais)3849173849163849153849143849173849163849 15384914

Bruno Mosso
11/12/2012, 19:47
384919384920384921384922Assim ela chegando em nossa oficina, eu tratei de fazer novos jumelos, dianteiros e trazeiros e refazer todas as buchas em poliacetal, e que agora em janeiro serão trocadas por PU vermelho e com pinos graxeiros.

Outra atitude tomada foi em relação ao escapamento, odeio motor silencioso, então arranquei tudo e deixei só um JK e a ponteira na lateral ao melhor estilo "F1000 Piracicabana" hahaha.

Quando ela chegou, haviamos feito o encontro off road de Dois Corregos, e uma Brasilia capotou e desceu barranco abaixo, e a Jaby foi extensamente utilizada nos processos de salvamento.

Bruno Mosso
11/12/2012, 19:52
Logo após esse evento, tivemos o encontro de Boracéia, onde pude testar realmente a maquina que havia acabado de comprar, e simplesmente me maravilhei!!!

Bruno Mosso
11/12/2012, 19:56
Então pequenas alterações começaram......

Rodas e pneus foram trocados......

Revisão e troca da bomba de água e troca de TODOS os fluídos

Bruno Mosso
11/12/2012, 20:16
Na realidade acabei ficando com dó de colocar essas rodas de liga na trilha e acabei fazendo um rolo com meu amigo Robson que também tem uma F azul, muito linda!

Passaram-se meses e trilhas, até a primeira baixa, as rl´s avm originais automaticas não aguentaram o riscado, e foram trocadas por rl´s avm manuais de 1/4 de volta que foram cedidas pelo meu irmão Renato, dono da Branca Mamute.

Eu sentia que o volante original da F era MUITO grande para ser usado com a dh, e no mes retrasado, minha mãe presenteou-me com um belíssimo Shutt, com detalhes em cinza para combinar com a interna dela.

O cambio original teve alguns dentes no carretel quebrados... A segunda não estava 100% macia de entrar, a embreagem acabou-se entre outros detalhes foram desmontados e solucionados pelo amigo Noedi Soffner, um EXCELENTE mecanico de jeeps aqui da cidade, além de ser jipeiro e muito gente fina.

E tambem achava que ela faltava "um suspirinho" pra ficar 100%, pq o motor não dava muito a conta dela, então comprei aqui no fórum um coletor 4x1 do amigo Claudio, e também foi colocado um carburador solex H34 de corpo duplo com admissão em aluminio, e voilá!!!!!!!!!!!! Ela ficou muito boa!! Então fizemos uma trilha com o amigo Paulo Ortuzar (Paulão Gambiarra - Jau/SP Jeep Laranja) e o amigo Jean (Jau/SP Niva vermelho) e foi só risadas!!!

Bruno Mosso
11/12/2012, 20:20
Enfim, essa é a historia da Jabiraca até o momento, um veículo que não tem intenção em ser SUPER em nada, ela é meu transporte para nosso rancho a beira da represa de Barra Bonita - SP, minha companheirona de trilhas, e onde eu passo meu tempo quebrando a cabeça para atualizações mecânicas dela.

Os proximos passos dela, serão a instalação de freios a disco na dianteira, e a substituição dos componentes do freio traseiro por componentes novos, já que não tenho intenção de colocar disco na trazeira, melhorar o sistema de arrefecimento, e trocar o tanque dela por um de Caravan que temos aqui disponível.

Bruno Mosso
11/12/2012, 20:30
Um bonus das 3 F´s da familia.

Kim
11/12/2012, 21:30
Opa Bruno!

Finalmente, a história de sua F aqui!!!!

Irei acompanhar e palpitar nas futuras transformações que virão!

Abraços.

Kim.

Bruno Mosso
11/12/2012, 21:34
Obrigado Mestre Kim!!! Sua presença é muito bem vinda

Mauricio Rotta
12/12/2012, 08:59
Aí Moooosso. Vamos fazer umas apariçoes aqui nesse tópico também. Sempre assombrando os incautos!

valter vivoda
12/12/2012, 10:58
É isso ai seu mosso!!!! parabéns pela maquina.

tuna
12/12/2012, 11:01
Baraio :shock: que garagem :palmas: sonho de todo jeepeiro que se preze, parabéns pela F Bruno, vou acompanhar de perto.

[]´s

Júnior_NF
12/12/2012, 11:05
Que beleza!!! A história da jabiraca!!!

Passando para assinar, acompanhar e palpitar é claro.

Forte abraço,

Bruno Mosso
12/12/2012, 19:37
Valeu mesmo meus amigos!!! Fiquem sabendo que a presença de todos vocês aqui é MUITO bem vinda, e façam desse topico, o topico de vocês, a casa é nossa!

BRAVOECONOVEMBER
12/12/2012, 19:58
Que legal! Três delas! Assinando...

Marcus Brandão
12/12/2012, 22:24
Putz, mOsso, já contei aqui que comprei um barco de um cara de Jaú tem uns 7 anos. Nos falávamos por e-mail até que no inicio deste ano peguei um avião até Bauru, ele me pegou lá e fomos pescar no Tietê. Estive aí pertinho. Tbém comprei o gafanhoto em Itirapina e fiz outro amigo. QQuer hora dessas baixo por aí e vou conhecer essas belezuras e confirmar se sua mãe tem razão de não gostar de andar nessa deluxe silenciosa, macia, baixinha e sempre impecavelmente limpa. Aposto que é só implicância. Rotta, dá pra marcar uma pescari legal nessas bandas. Tem coragem?

Bruno Mosso
12/12/2012, 22:38
Nossa familia tem um rancho em um condomínio a beira da represa, hoje mesmo comi camarões pegos na hora...... Se quiserem, as porteiras estão abertas!

Bruno Mosso
13/12/2012, 22:24
Meus amigos. aproveitando a presença de todos, peço ajuda para tentar solucionar 2 problemas na Jaby.

O radiador dela fica MUITO uns 30cm longe da ventoinha (é usado o radiador original Willys em seu local original) e ela esquenta muito mesmo, chegando facilmente a 120ºc. Oque seria melhor??? Eu fazer uma coifa para o radiador até a ventoinha, ou simplesmente deslocar o radiador até um ponto que ele fique bem proximo da referida???

O segundo problema, é que sexta passada, estava eu voltando do rancho, e ela após passar num solavanco, começou a falhar, perdeu a potencia e estourava no carburador. Parei, retirei a tampa do dist. dei uma checada, estava tudo ok, aperto dos cabos e tudo mais, dei partida, pegou de prima, e andou mais uns 800m, e danou falhar tudo denovo, daí eu apliquei um pouco de WD40 no dist., atrasei um pouco o ponto e ela andou mais uns 2 km e perdeu muito a força, mas cheguei em casa. Segundo um mecanico pode ser a bobina impulsora do dist., mas eu tenho minha serias duvidas. Alguem tem um palpite?? Ou pelo menos por onde começar?

Kim
13/12/2012, 22:41
Palpite!

Da temperatura.
Uma solução que fiz para uma D10 que tinha, foi colocar um espaçador entre a polia e a hélice.

Na época, encontrei pronto, em de 15 cm, troquei os parafusos e ficou por muitos anos!!!

Sópara ter uma idéia do que é.
Espaçador Curto Helice Do Radiador Dodge Dart - R$ 39,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448628704-espacador-curto-helice-do-radiador-dodge-dart-_JM)

Pode fazer de tecnil.

Sobre o problema elétrico, passo.

Bruno Mosso
13/12/2012, 22:44
Kim, sobre fazer o espaçador, eu mesmo faço porque o meu pai tem uma tornearia muito bem equipada, então fica fácil

Marcus Brandão
14/12/2012, 06:48
E que tal colocar uma elétrica no radiador? No caso do Gafanhoto não consegui tbm uma termostática que atendesse e ando sem.
Tire a bobina de outra f e teste pra conferir a opinião do meca.

Bruno Mosso
16/12/2012, 12:14
Não estou me aguentando de felicidade peço meu timão!

Mauricio Rotta
17/12/2012, 16:28
Eu tava com a resposta dos teus problemas aqui na ponta dos dedos pra responder e matar suas duvidas, mas como vc é corintiano não vou falar.

valter vivoda
17/12/2012, 16:32
Eu tava com a resposta dos teus problemas aqui na ponta dos dedos pra responder e matar suas duvidas, mas como vc é corintiano não vou falar.

X2:curtir_nao:

Bruno Mosso
17/12/2012, 17:11
X2:curtir_nao:

HUhauhuahuahuahuahuahuauhahuahuahuahuauha infelizmente é assim que é kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcus Brandão
17/12/2012, 18:37
Rita maudade, deixa o bichinho ficar feliz. Pronto, já passou. Rsssss

Marcus Brandão
23/12/2012, 20:59
Bruno, feliz Natal pra você, família e amigos.
:brinde: