PDA

Ver Versão Completa : Estrada Real - Reveillon 2013



Herman Carraro
10/12/2012, 22:26
Ola Pessoal.
estou programando de fazer parte do Caminho Velho da Estrada Real no Reveillon desse ano. A idéia é sair do Rio de Janeiro e passar por Visconde de Mauá, Santo Antonio, Monte Belo, Alagoa, Vale do Matutu, Aiuruoca, São Thomé das Letras, Cruzilia, Carrancas, Capela do Saco, Caquende, São João Del Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes. Estarei indo com minha esposa e filha. Alguém anima ou estará por essas bandas durante a passagem do ano?
Abraços

Elison
12/12/2012, 14:05
Ola Pessoal.
estou programando de fazer parte do Caminho Velho da Estrada Real no Reveillon desse ano. A idéia é sair do Rio de Janeiro e passar por Visconde de Mauá, Santo Antonio, Monte Belo, Alagoa, Vale do Matutu, Aiuruoca, São Thomé das Letras, Cruzilia, Carrancas, Capela do Saco, Caquende, São João Del Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes. Estarei indo com minha esposa e filha. Alguém anima ou estará por essas bandas durante a passagem do ano?
Abraços
Olá Herman, boa tarde.
Que dia vc pretende sair e voltar?
Como será a questão de hospedagem?
Vc conhece bem a região e seus atrativos?
Predente fazer um trejeto mas on ou mais off-road?

abçs.

T

Herman Carraro
13/12/2012, 23:08
Olá Herman, boa tarde.
Que dia vc pretende sair e voltar?
Como será a questão de hospedagem?
Vc conhece bem a região e seus atrativos?
Predente fazer um trejeto mas on ou mais off-road?

abçs.

T

Ola amigão.... vamos sair dia 27 e retornamos dia 2... não reservamos hotéis para não ficarmos preso ao cronograma... a idéia é ir indo e parar quando der vontade e o visual compensar... estamos levando barraca de camping por precaução mas temos preferência por hotéis BBB típicos do interior de minas... não conheço a região mas já estou terminando o mapeamento pelo mapsource com ótimas dicas de um amigo que esteve nessa região em novembro... a idéia é percorrer o máximo possível por estradas off road porém nada muito radical pois minha filha de 8 anos estará conosco!!! Segue um vídeo desse amigo que dar para ter uma idéia do que nos espera!!! abraços

Expedição Estrada Real-MG Novembro 2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=avJLBOFd1Eo&noredirect=1)

Elison
14/12/2012, 09:31
Olá Herman.
Foi exatamente ao ver esse video que despertou nosso interesse pela estarda real, mas com o nao conheço nada da regiao fiquei com receio de andar muito e nao conhecer os atrativos que o passeio oferece.
A ideia e fazer o mesmo que vc pretende, estradinhas de terra, mas nada de muito radical, pois tbem irei com a esposa, assim como vc damos preferencia por Hoteis BBB, mas se for necessário podemos acampar algumas noites.
Será que essa epoca do ano é possivel ir sem fazer reservas nos hoteis?
Como vou sair de Londrina-PR, pode ser que seja mais interessante encontrar com vc em algum ponto mais adiante do RJ, a menos que ja exitam lugares bacanas já no início do seu trajeto.
Outra coisa, pra mim seria mais interessante fazer no sentido contrario ao que vc pretende, pois ao final do passeio eu poderia ficar alguns dias na praia.
Se vc puder me passar informaçoes mais detalhadas do roteiro, tipo atrativos e um cronograma aproximado, assim posso ver se consigo participar.
Meu carro é um TROLLER 2.8, e o seu?
Abçs.
Elison




Ola amigão.... vamos sair dia 27 e retornamos dia 2... não reservamos hotéis para não ficarmos preso ao cronograma... a idéia é ir indo e parar quando der vontade e o visual compensar... estamos levando barraca de camping por precaução mas temos preferência por hotéis BBB típicos do interior de minas... não conheço a região mas já estou terminando o mapeamento pelo mapsource com ótimas dicas de um amigo que esteve nessa região em novembro... a idéia é percorrer o máximo possível por estradas off road porém nada muito radical pois minha filha de 8 anos estará conosco!!! Segue um vídeo desse amigo que dar para ter uma idéia do que nos espera!!! abraços

Expedição Estrada Real-MG Novembro 2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=avJLBOFd1Eo&noredirect=1)

jones vilela
15/12/2012, 18:06
Gostei da ideia! Estava mesmo querendo fazer algo diferente. Somos de vitória,es, também tenho criança de 12 anos que vou levar. O que pensam em fazer na virada do ano? Quantas pessoas vão participar?

Um abraço Jones

vilelajones@gmail.com

GPBarbosa
15/12/2012, 18:26
Passando para acompanhar e aprender.
Não conseguirei participar mas tenho interesse em fazer o passeio logo logo...

O que é mapsource?

obrigado.

Elison
17/12/2012, 16:09
Passando para acompanhar e aprender.
Não conseguirei participar mas tenho interesse em fazer o passeio logo logo...

O que é mapsource?

obrigado.
GPBarbosa, boa tarde.
Mapsourse é um programa para traçar rotas e transferir dados para o GPS garmim.
Vamos aguardar o amigo Herman pra ver se vai mesmo rolar o psseio.
Abçs.
Elison.

sandro_ventania
21/12/2012, 22:49
Rapaz, essa aventura me interessou, mas parece que a idéia não tá firme ainda, né?

Herman Carraro
26/12/2012, 20:32
Rapaz, essa aventura me interessou, mas parece que a idéia não tá firme ainda, né?

Pessoal,

desculpe-me pela falta de interação nos últimos dias devido a correria de Natal!! Respondendo as perguntas a aventura está de pé sim!!! Estou saindo amanhã a tarde do Rio de Janeiro em destino a Estrada Real... amanhã chegaremos a Visconde de Maua onde passaremos a primeira noite. Estou indo com esposa e filha de 8 anos. Em outro carro está indo meu pai, mãe e tia!!! Não reservamos hotel e estamos levando barraca de camping! Como os lugares não são muito cobiçados nessa época do ano acredito que conseguiremos hoteis bbb sem grandes problemas!!! Quem quiser se juntar será muito benvindo!!! Segue meu celular se alguém desejar fazer contato! 21-8722-8947
Abraços e Feliz Ano Novo a todos!!!

Herman Carraro
26/12/2012, 20:34
Gostei da ideia! Estava mesmo querendo fazer algo diferente. Somos de vitória,es, também tenho criança de 12 anos que vou levar. O que pensam em fazer na virada do ano? Quantas pessoas vão participar?

Um abraço Jones

vilelajones@gmail.com
Ola Jones...

não estamos presos a cronogramas e trajetos mas a intenção é passar a virada em Tiradentes!!! Mas com certeza se aparecer algo mais interessante mudamos a programação sem problemas. No momento temos 2 carros com 5 adultos e um criança!!! Abraços...

Herman Carraro
26/12/2012, 20:48
Olá Herman.
Foi exatamente ao ver esse video que despertou nosso interesse pela estarda real, mas com o nao conheço nada da regiao fiquei com receio de andar muito e nao conhecer os atrativos que o passeio oferece.
A ideia e fazer o mesmo que vc pretende, estradinhas de terra, mas nada de muito radical, pois tbem irei com a esposa, assim como vc damos preferencia por Hoteis BBB, mas se for necessário podemos acampar algumas noites.
Será que essa epoca do ano é possivel ir sem fazer reservas nos hoteis?
Como vou sair de Londrina-PR, pode ser que seja mais interessante encontrar com vc em algum ponto mais adiante do RJ, a menos que ja exitam lugares bacanas já no início do seu trajeto.
Outra coisa, pra mim seria mais interessante fazer no sentido contrario ao que vc pretende, pois ao final do passeio eu poderia ficar alguns dias na praia.
Se vc puder me passar informaçoes mais detalhadas do roteiro, tipo atrativos e um cronograma aproximado, assim posso ver se consigo participar.
Meu carro é um TROLLER 2.8, e o seu?
Abçs.
Elison

Ola Elison
pelo que pesquisei dá para ir sem fazer reservas sim pois as opções de hotéis são muitas!!! O passeio mesmo começa em Penedo, divisa entre Rio e São Paulo e talvez seja o lugar ideal para encontrarmos... infelizmente a idéia de fazer o caminho ao contrário não é muito boa devido ao fato de Tiradentes (última cidade no Trajeto) ter uma estrutura melhor e consequentemente uma virada mais animada!!! De Tiradentes voltaremos para o Rio e ai poderá pegar sua sonhada prainha!!! huahauhauauhahu
Tenho um Troller 3.2 e meu pai está indo de Duster. Os atrativos são cachoeiras, represas, grutas, montanhas, arquitetura histórica e muitos butequinhos com causos para ouvir e cachaças para degustar!!! Segue abaixo mapa com o trajeto!!!
Se desejar mais detalhes seu meu telefone: 21-8722-8947
Abraços e Felia Ano Novo!!!
386952

Elison
27/12/2012, 23:30
Olá, boa noite,
tivemos problemas no trânsito, acabamos chegando tarde em Visconde de Maua e não conseguimos te encontrar. Estamos na Pousada Visconde de Maua. Estarei no rádio na frequência 144.500.
Aguardo seu retorno,
Abraços,
Elison

sandro_ventania
02/01/2013, 16:36
E aí pessoal, como foi o passeio??
Infelizmente eu tinha que trabalhar logo no dia 1º !

Elison
02/01/2013, 22:15
E aí pessoal, como foi o passeio??
Infelizmente eu tinha que trabalhar logo no dia 1º !
Sandro,
O passeio foi fantástico, além de conhecermos lugares incríveis, fizemos novos amigos.
Aproveito para deixar um abraco para o Herman e sua família.

GPBarbosa
05/01/2013, 19:41
Sandro,
O passeio foi fantástico, além de conhecermos lugares incríveis, fizemos novos amigos.
Aproveito para deixar um abraco para o Herman e sua família.

Conterrâneo das boas terras do Paraná, como coloca algumas fotos ae para quem não teve a mesma felicidade de fazer o passeio...

Obrigado

Elison
05/01/2013, 21:50
Conterrâneo das boas terras do Paraná, como coloca algumas fotos ae para quem não teve a mesma felicidade de fazer o passeio...

Obrigado
GPBarbosa, nao sou de tirar muitas fotos, mas segue algumas..
.3882953882963882973882983882993883003883013883023 88303388304388305388306388307388308388309388310388 311388312388313388314

GSilveira
17/01/2013, 15:43
Sandro,
O passeio foi fantástico, além de conhecermos lugares incríveis, fizemos novos amigos.
Aproveito para deixar um abraco para o Herman e sua família.

Realmente Fantástico este passeio...belas imagens!
Vídeo postado anteriormente tb bastante emocionante e convidativo....rsrs

Quantos dias de fato levaram para completar o percurso? Quantos km mais ou menos possui a Estrada Real?

É um passeio com custo muito elevado devido as hospedagens, alimentação, etc?

Elison
18/01/2013, 13:22
G Silveira. boa tarde.

O percurso que fizemos, basicamente o mesmo do vídeo, não foi exclusivamente na estrada Real, pois nos primeiros dias andamos pela região do Parque Nacional de Itatiaia.
A Estrada Real é formada por quatro caminhos: Novo, Velho, dos Diamantes e dos Sabarabuçu. No nosso passeio percorremos apenas uma parte do caminho Velho. Voce pode conseguir mais informações no site: Estrada Real (http://site.er.org.br/)
O caminho que percorremos foi de aproxiamdamente 500Km por estradas de terra, fizemos em 6 dias, mas se tivéssemos mais tempo, poderíamos ter conhecido melhor a região.
O custo do passeio não é elevado, pois a região tem grande oferta de hospedagem e alimentação, com preços para todos os bolsos.

GSilveira
19/01/2013, 10:25
G Silveira. boa tarde.

O percurso que fizemos, basicamente o mesmo do vídeo, não foi exclusivamente na estrada Real, pois nos primeiros dias andamos pela região do Parque Nacional de Itatiaia.
A Estrada Real é formada por quatro caminhos: Novo, Velho, dos Diamantes e dos Sabarabuçu. No nosso passeio percorremos apenas uma parte do caminho Velho. Voce pode conseguir mais informações no site: Estrada Real (http://site.er.org.br/)
O caminho que percorremos foi de aproxiamdamente 500Km por estradas de terra, fizemos em 6 dias, mas se tivéssemos mais tempo, poderíamos ter conhecido melhor a região.
O custo do passeio não é elevado, pois a região tem grande oferta de hospedagem e alimentação, com preços para todos os bolsos.

Obrigado, Elison.

Todos esses caminhos são possíveis de se percorrer de jipe?

Quanto mais ou menos é a média da diária nos hotéis?

Abrcs

Ahhh valeu tb por ter passado o site....nao conhecia

Elison
19/01/2013, 12:52
Obrigado, Elison.

Todos esses caminhos são possíveis de se percorrer de jipe?

Quanto mais ou menos é a média da diária nos hotéis?

Abrcs

Ahhh valeu tb por ter passado o site....nao conhecia

Amigo,

Em todos os caminhos o Jeep vai tranquilo,
Como fui na época dos reveillon, paguei mais caro nos hoteis, em torno de 180 a diaria pra casal com café da manha.
O ideal é escolher um roteiro, pesquisar no google os atrativos e hospedagem de cada local pra poder aproveitar bem a regiao.

abçs.

GSilveira
20/01/2013, 14:05
Show de bola Elison...

Valeu mesmo pelas dicas e por ter esclarecido minha dúvidas....um dia ainda realizarei este desejo...

abçs.

paulosergio
20/01/2013, 23:28
Estou no meio desta viagem, Sai de Araras-SP, fui direto para Diamantina e comecei a descer a Estrada Real, agora estou pernoitando em Sao Joao del Rey, e pretendo chegar a Paraty ( caminho dos diamantes e caminho velho). As planilhas do site da estrada real (pelo menos no caminho dos diamantes) foram perfeitas, ajudaram em 100% o trajeto e as dicas. Como nao tenho muito mais tempo devo perter algum tempo em carrancas, mas nao vai dar para ficar parando o tempo todo, pois tenho até o dia 26 para estar em casa novamente.

Elison
21/01/2013, 09:47
Em Carrancas, vale a pena conhecer a cachoeira da Zilda, o roteiro Tira Prosa e a Cachoeira da Fumaça.
Entre Carrancas e São Tomé das Letras, não deixe de passar na Gruta de Sobradinho.
Bom passeio...

GSilveira
27/01/2013, 14:07
Comentando sobre o passeio com a patroa ela me fez uma pergunta que eu não soube responder...hauhau

Os hoteis do trajeto possuem energia elétrica?

Elison
27/01/2013, 16:11
Sim, todos os hoteis tem energia eletrica, alguns tem piscina e internet.

GSilveira
28/01/2013, 20:16
Sim, todos os hoteis tem energia eletrica, alguns tem piscina e internet.

obrigado por responder mais uma duvida...

paulosergio
28/01/2013, 21:34
Obrigado, Elison.

Todos esses caminhos são possíveis de se percorrer de jipe?

Quanto mais ou menos é a média da diária nos hotéis?

Abrcs

Ahhh valeu tb por ter passado o site....nao conhecia

GSilveira, no caminho dos diamantes (diamantina-ouro preto do oeste) voce desenvolve no maximo 25 km/h, pois sao quase 300 km de estrada de terra e muita paisagem bonita para tirar fotos. Vai balancar um bocado, mais vale a pena. Ja o Caminho velho é praticamente asfaltado em seu eixo principal, as saidas laterais sao de terra. Entao voce desenvolve uns 70 a 90 km/h pois tem um movimento relativamente alto para a estrada. As estradas de terras sao boas no entanto voce anda o tempo todo no topo das montanhas ( até 1.400 m de altitude) e tem muitas curvas em subidas e descidas. Eu paguei mais ou menos entre 150 a 200,00 a diaria para um casal e um filho de 10 anos, e comida muito boa, com internet, piscina.

GSilveira
01/02/2013, 13:31
GSilveira, no caminho dos diamantes (diamantina-ouro preto do oeste) voce desenvolve no maximo 25 km/h, pois sao quase 300 km de estrada de terra e muita paisagem bonita para tirar fotos. Vai balancar um bocado, mais vale a pena. Ja o Caminho velho é praticamente asfaltado em seu eixo principal, as saidas laterais sao de terra. Entao voce desenvolve uns 70 a 90 km/h pois tem um movimento relativamente alto para a estrada. As estradas de terras sao boas no entanto voce anda o tempo todo no topo das montanhas ( até 1.400 m de altitude) e tem muitas curvas em subidas e descidas. Eu paguei mais ou menos entre 150 a 200,00 a diaria para um casal e um filho de 10 anos, e comida muito boa, com internet, piscina.

Obrigado paulosergio!

O caminho velho então é possivel percorre-lo com veículo 4x2? No seu eixo principal tb tem paisagens bonitas?

Na sua opinião o caminho dos diamantes é oq tem visual mais bonito?

Abraços

JAC Souza
06/02/2013, 08:54
Bom dia Herman.
Me cadastrei no site 4x4 Brasil ontem depois que encontrei a sua viagem pela Estrada Real no Google. Pretendo fazer este passeio em breve. Você em determinado momento falou no Forum que estava preparando a rota no Mapsource. Voce chegou a preparar? Tens o arquivo com a rota?
Grato.
JAC Souza

Elison
06/02/2013, 13:26
Bom dia Herman.
Me cadastrei no site 4x4 Brasil ontem depois que encontrei a sua viagem pela Estrada Real no Google. Pretendo fazer este passeio em breve. Você em determinado momento falou no Forum que estava preparando a rota no Mapsource. Voce chegou a preparar? Tens o arquivo com a rota?
Grato.
JAC Souza
Olá Souza, boa tarde.
Fiz a viagem junto com o Herman, o trajeto nao foi gravado em GPS, mas se vc tiver interesse posso te passar um roteiro mais detalhado, com os atrativos de cada lugar que passamos.

JAC Souza
07/02/2013, 12:39
Olá Elison
Gostaria sim de te o máximo de informações sobre o passeio. Iniciei o mapeamento no MapSource utilizando a planilha que está no site da Estrada Real. Isto vai demorar pois são vários trachos. Estou utilizando a u´ltima bersão dos mapas do TrackSource mas mesmo assim tem trechos que não estão lá.
Grato
JAC Souza

Elison
07/02/2013, 13:09
Olá Elison
Gostaria sim de te o máximo de informações sobre o passeio. Iniciei o mapeamento no MapSource utilizando a planilha que está no site da Estrada Real. Isto vai demorar pois são vários trachos. Estou utilizando a u´ltima bersão dos mapas do TrackSource mas mesmo assim tem trechos que não estão lá.
Grato
JAC Souza

JAC,
O trecho que fizemos iniciou em Penedo-RJ e terminou em Tiradentes-MG, incluiu apenas uma pequena parte do caminho velho, e outros locais que não fazem parte da ER., mas que são muito interessantes, foi basicamente o mesmo trajeto do vídeo que o Herman postou
Quando vc pretende fazer o passeios?
Vai partir do Rio de Janeiro?
Pretende ir Até onde?
Vou reunir informaçoes e te passo assim que puder.

abçs.

paulosergio
07/02/2013, 14:27
Obrigado paulosergio!

O caminho velho então é possivel percorre-lo com veículo 4x2? No seu eixo principal tb tem paisagens bonitas?

Na sua opinião o caminho dos diamantes é oq tem visual mais bonito?

Abraços

Voce percorre a Estrada Real toda em 4x2 se quiser, é claro que se fosse um 4x4 voce teria mais segurança, mais vai sim em 4x2 tambem. A principal diferenca que eu achei entre o caminho dos Diamantes e o caminho Velho é que no Caminho dos diamantes a estrada e arquitetura das cidades foram mais preservadas que o caminho Velho, que tambem é muito bonito, quando voce sai do eixo principal para visitar locais turistico da regiao. No mais o caminho velho nao deixa de ser uma estrada bonita como outras.

GSilveira
08/02/2013, 11:21
Voce percorre a Estrada Real toda em 4x2 se quiser, é claro que se fosse um 4x4 voce teria mais segurança, mais vai sim em 4x2 tambem. A principal diferenca que eu achei entre o caminho dos Diamantes e o caminho Velho é que no Caminho dos diamantes a estrada e arquitetura das cidades foram mais preservadas que o caminho Velho, que tambem é muito bonito, quando voce sai do eixo principal para visitar locais turistico da regiao. No mais o caminho velho nao deixa de ser uma estrada bonita como outras.

Obrigado paulosergio!!

Com certeza 4x4 muito mais segurança...se chover muito no 4x2 deve dá problemas...kkk

JAC Souza
08/02/2013, 12:56
JAC,
O trecho que fizemos iniciou em Penedo-RJ e terminou em Tiradentes-MG, incluiu apenas uma pequena parte do caminho velho, e outros locais que não fazem parte da ER., mas que são muito interessantes, foi basicamente o mesmo trajeto do vídeo que o Herman postou
Quando vc pretende fazer o passeios?
Vai partir do Rio de Janeiro?
Pretende ir Até onde?
Vou reunir informaçoes e te passo assim que puder.

abçs.

Pretendo fazer Paraty / Ouro Preto e no inverno, pois chove menos. Ainda não tenho uma data mas será uma viagem com tempo e de uma só vez.
JAC Souza

GPBarbosa
08/02/2013, 18:54
A quem se interessar o pessoal da Africa4x4 (http://www.africa4x4.com.br) esta planejando percorrer do dia 28/abril @ 05/maio

Murillus
15/02/2013, 17:47
Qual o tempo (em dias) ideal de viagem para percorrer os cominhos da estrada real de Ouro Preto ate Paraty sem aperreio e atropelos ???

flaviodimonaco
18/02/2013, 18:49
Ola galera, talvez eu possa ajudar vcs, em Outubro de 2012 eu fiz o trajeto todo da Estrada Real de bike, sai de Diamantina e fui até Paraty

Para ir de carro, terá trechos que não tem como ir, por mais 4x4 que seu carro seja... mas existem estradas paralelas que voces podem ir aos destinos

Se tiver alguma duvida especifica que eu possa ajudar me perguntem

Tem algumas fotos e infos aqui no meu site MEDEIXAQUEEUVOU (http://www.medeixaqueeuvou.com)

Pretendo fazer novamente, com a TR4 e com a Tenere 250, o lugar é absurdamente lindo, vale muito a pena ser conhecido

Forte abraço

Marcos Martins
19/02/2013, 20:38
Murillus,

Vai depender mais dos itens que vc vai querer ver, o caminho na verdade é um conjunto de cidades, pontos interessantes para visitar;


1- Ouro Preto e Mariana ( 02 dias )
2- Congonhas do Campo MG ( passagem na Igreja Bom Jesus do Matozinho, 12 profetas )
3- São João Del Rey e Tiradentes MG ( 02 dias )
4- Carrancas e Aiuruoca MG ( 03 dias várias cachoeiras mais de 20 para escolher )
5- Cunha SP ( 01 dia. )
6- Paraty ( 02 dias )

10 dias é um bom tempo para conhecer bastante coisa com calma.

Abraço,

Marcos Martins