PDA

Ver Versão Completa : Intercooler com muito óleo

carlosth
10/12/2012, 16:39
Pessoal,

Meu intercooler foi pro bebeléu! Motor 300tdi.

Está vazando óleo tanto no tubo de ligação com a turbina quanto na conexão inferior do intercooler.

O Mecânico disse que não tem reparo e somente outro novo.

Será que consigo encontrar um aqui no Brasil com bom preço?

Ou importar seria a melhor opção?

Abrasss

Carlos Melo

CGAUER
10/12/2012, 17:31
Acredito que você se refira ao turbo.

Cuidado, presença de óleo é absolutamente normal, tanto no turbo quanto no intercooler e mangueiras. Quando existe qualquer vazamento de ar pelas mangueiras pós-turbo, é absolutamente comum verificar a presença de muito óleo.

Este óleo é oriundo do respiro do cárter, que por sua vez é introduzido na admissão para queima. Se trata de uma norma de controle de emissões.

Limpe tudo, remova todos os vestígios de oleosidade e aperte novamente. Apertar mangueira suja de óleo não adianta; ela vai escapar.

abs

clemente

Pessoal,

Meu intercooler foi pro bebeléu! Motor 300tdi.

Está vazando óleo tanto no tubo de ligação com a turbina quanto na conexão inferior do intercooler.

O Mecânico disse que não tem reparo e somente outro novo.

Será que consigo encontrar um aqui no Brasil com bom preço?

Ou importar seria a melhor opção?

Abrasss

Carlos Melo

carlosth
10/12/2012, 17:47
Grande Clemente,

Seus posts são sempre espetaculares e bem explicativos. Vou verificar as mangueiras que saem do turbo pra ver se encontro mais algum óleo por ali e volto aqui para postar os resultados.

Mas me tira uma outra dúvida: por este motivo o óleo do motor pode baixar? tipo ter que completar com 1 litro após 3 mil kilometros rodados?

Abrasss

Carlos Melo

rafaelfernandez
11/12/2012, 10:43
Mas me tira uma outra dúvida: por este motivo o óleo do motor pode baixar? tipo ter que completar com 1 litro após 3 mil kilometros rodados?

Carlos,

O Clemente esqueceu de comentar que UM POUCO óleo nas mangueiras é normal, muito não. E pelo que você está comentando, não é pouco.

Nesse caso, vale uma olhada na turbina, que pode estar deixando passar óleo. Definitivamente não é normal baixar tudo isso de óleo em tão pouco tempo.
Também não é normal a mangueira e o intercooler ficar encharcado ao ponto de pingar óleo. Um pouco de óleo (melado) é absolutamente normal e esperado.

[]´s
Rafael

carlosth
11/12/2012, 10:55
Pois é Rafael,

Vou verificar esses detalhes no fim de semana lá em casa... Por enquanto a viatura está parada pois estou em viagem e retorno na quinta.

Vou dar uma olhada na turbina. Se for defeito na turbina, será que só uma nova?

Aí me complica hein?

CGAUER
11/12/2012, 14:35
Carlos,

pegue com a mão o eixo da turbina e veja se tem folga, um pouco (uns 2mm) é normal. Passou disso é desgaste e pode ser o culpado.

1L até 3mil Km é considerado normal, apesar de chato.

Motores novos/retificados podem ter tal consumo.

No TDI existem três razões para baixar óleo:

1) vazamentos (corrigir)
2) turbo com desgaste ( enviar para posto Garret/Bosch )
3) anéis + cilindros + pistões gastos (retificar ou substituir o bloco parcial, anda valendo a pena)

Abs

Clemente

Pois é Rafael,

Vou verificar esses detalhes no fim de semana lá em casa... Por enquanto a viatura está parada pois estou em viagem e retorno na quinta.

Vou dar uma olhada na turbina. Se for defeito na turbina, será que só uma nova?

Aí me complica hein?

carlosth
13/12/2012, 17:01
Clemente e Rafael,

Vou corrigir o meu relato inicial, me perdoem... Não é problema no intercooler e sim na turbina. É ela que está comprometida, isso segundo o mecânico.
Hoje eu dei uma olhada pessoal nas mangueiras e observei que aquela duto de alumínio que sai do intercooler pra turbina estava com a mangueira de emenda tipo dobrada. Acredito que foi uma "orelhada" de quem mexeu ali por último e deixou assim. Motivo este do pinga-pinga de óleo na garagem. Resolvido este problema.

Agora é a turbina. Diz que não tem reparo! Procede? Só outra nova! E diz que a resolução do serviço fica em torno de 3 a 4 mil... É muito pra mim agora... Qual será o impacto de se rodar com o carro dessa forma? Pois pretendo arrumar isso só em meados de fevereiro e olhe lá...

Abrasss

vwinit
13/12/2012, 20:59
Carlos, vou dar um pitaco aqui.
Se tiver que comprar outra turbina, dê uma olhada nas TGV... Aqui no fórum tem muito material.
Talvez seu reparo se transforme em um upgrade. :concordo:

Abraço!

MRaizer
13/12/2012, 21:06
Meu irmão comprou uma turbina TGV e não saiu tão caro. Quanto não ter reparo... isso é MUITO discutível.

carlosth
13/12/2012, 21:17
oi Hailton,
Você não dá pitacos, e sim ajudas bastantes importantes...

Vou dar uma olhada nos post de turbos TGV. Mas elas adaptam no 300tdi sem maiores problemas?

Abrasss

Carlos, vou dar um pitaco aqui.
Se tiver que comprar outra turbina, dê uma olhada nas TGV... Aqui no fórum tem muito material.
Talvez seu reparo se transforme em um upgrade. :concordo:

Abraço!

bello
13/12/2012, 23:45
Meu irmão comprou uma turbina TGV e não saiu tão caro. Quanto não ter reparo... isso é MUITO discutível.

Quanto seu irmão pagou na TGV? Nova? que marca?
Obrigado
Sergio

vwinit
14/12/2012, 00:19
Vou dar uma olhada nos post de turbos TGV. Mas elas adaptam no 300tdi sem maiores problemas?

Sim Carlos ...
Funcionam que é uma beleza!!!

TGV não é uma marca ... é a sigla para Turbocompressor de Geometria Variável.

Aqui neste site tem o conceito de funcionamento:
Como funciono o Turbo de Geometria Variável? - Tudo sobre Automoveis (http://tudosobreautomoveis.blogs.sapo.pt/9143.html)

Aqui um videozinho legal, só poderia ser menos lento...
Turbo Compressor de Geometria Variável - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AmASUCOYnkw)

Boa sorte com sua turbina original. Se tiver reparo fica bem mais em conta!
Já entre comprar uma nova, original x TGV eu não pensaria muito ...

Abraço!

carlosth
14/12/2012, 16:07
Então Hailton,

Show de bola as dicas.

Andei dando uma olhada no site da Brit car e uma turbina original (G - Genuine) sai nada mais nada menos do que 3500 merréias (como diz um lavador de carro aqui perto de onde trabalho). Muito caro! E ainda por cima passível de tributação e isto pode dobrar...

Vou tentar reparar a atual e se não der mesmo reparo... vou nessa de TGV então...

Estou preocupado.

Será que posso rodar com o carro assim?

Abrasss

vwinit
14/12/2012, 23:21
Acho que pode sim ... vai com cuidado.

Se o motor TDI "disparar" devido a muuuuita passagem de óleo (já vi um video e o cara ficou desesperado)... mete uma quinta, pisa no freio fundo, puxa o de mão e faz o bicho morrer... Desligar na chave não funciona!
*Isso é raro acontecer... só fica a dica pq no desespero a gente afoba! rsrsrsss

Abraço!

carlosth
18/12/2012, 19:46
Hailton,

ótimo então e vou seguir sua dica em caso de uma "pane" do sistema da turbina.

Vou ver se arrumo isso no ano que vem. Isso depois que pagar os impostos de início de ano né! hehehehe

abrasss

vwinit
18/12/2012, 20:20
Carlos, veja o tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/99619-motor-da-discovery-tdi-disparou-e-fumacou-quase-explode.html

:pensativo:

carlosth
19/12/2012, 12:30
O negócio é feio mesmo...

Vou pegar leve. Mesmo porque não irei fazer viagem longe neste final de ano.

Assustei com os vídeos dos posts... Fumaceiro hein?!

vwinit
19/12/2012, 13:30
Pois é Carlos ...
O susto é grande! Numa dessas a gente até esquece o que fazer... O negócio é sair vazado!!! rsrsrsrrss

Aproveita o tópico pq além do vídeo tem boas dicas do Clemente sobre a revisão na turbina...

Abraço!