Ver Versão Completa : Casa artesanal Ford Ibiza
Cesar Galeffi
10/12/2012, 07:19
Com espirito aventureiro, poucos recursos economicos e muita inspiração decidi transformar uma Ford Ibiza 89 na nossa (eu e da minha companheira) a futura casa ambulante.
Carroceria em fibra de vidro, motor mwm 229 turbo diesel, 4v e mecanica de F1000 e espaço sufciente para acomodar itens basicos de conforto e no veiculo na dimensão adequada para facil estacionamento e embarque em containers mais baratos em viagens transcontinentais.
Com esse grupo pretendo passar e receber informações para poder finalizar o projeto que é a instalação de energia solar e eolica, geladeira 12v, baterias recarregaveis, instalação 4x4 etc.
Fotos preliminares:
384641384642384643384644384645384646384647
Tio Eddie
10/12/2012, 07:44
Com espirito aventureiro, poucos recursos economicos e muita inspiração decidi transformar uma Ford Ibiza 89 na nossa (eu e da minha companheira) a futura casa ambulante.
Carroceria em fibra de vidro, motor mwm 229 turbo diesel, 4v e mecanica de F1000 e espaço sufciente para acomodar itens basicos de conforto e no veiculo na dimensão adequada para facil estacionamento e embarque em containers mais baratos em viagens transcontinentais.
Com esse grupo pretendo passar e receber informações para poder finalizar o projeto que é a instalação de energia solar e eolica, geladeira 12v, baterias recarregaveis, instalação 4x4 etc.
Fotos preliminares:
Muito bom Cesar!
Vou acompanhar de perto teu tópico.
[]s
Eddie
Cesar Galeffi
10/12/2012, 22:23
Muito bom Cesar!
Vou acompanhar de perto teu tópico.
[]s
Eddie
Valeu meu amigo, nessa semana vou postar novas fotos com detalhes da estrutura.
Gostaria desde já da tua opinião sobre o dilema a seguir:
Tenho uma camper a venda, se puder veja os detalhes da camper na minha pagina, cogito de transferir a caixa de trasferencia e a de 5 marchas para Ibiza e implantar a de 4 marchas da Ibiza na camper deixando-a 4x2. Em seguida compraria somente o diferencial dianteiro 4x4 com feixe de mola completo para van e baixaria o preço de venda da camper. o que achas?
Tou pedindo R$ 32mil na camper toda completa.
Abraço e obrigado
BRAVOECONOVEMBER
10/12/2012, 22:36
Aaaaacompanhandooo!
Caro Cesar!
Muito bom seu projeto!
Já dirigi uma Ibiza, e é muito confortável, a SR configurou muito bem a suspensão desse veículo, deixando-o firme e estável, porém confortável.
Faça suas modificações, mais cuide com o peso que será acrescentado, onde provavelmente terá que recalibrar!
Acompanharei, e palpitarei em seu projeto!
Abraços.
Kim.
Cesar Galeffi
10/12/2012, 22:47
Aaaaacompanhandooo!
Beleza meu rei, fique a vontade agora.
Cesar Galeffi
10/12/2012, 23:01
Caro Cesar!
Muito bom seu projeto!
Já dirigi uma Ibiza, e é muito confortável, a SR configurou muito bem a suspensão desse veículo, deixando-o firme e estável, porém confortável.
Faça suas modificações, mais cuide com o peso que será acrescentado, onde provavelmente terá que recalibrar!
Abraços.
Kim.
Obrigado Kim, pensei nesse peso tambem quando distribuí os reservatórios por deabaixo do veiculo. Como informei ao Eddie nessa semana postarei mais fotos da Ibiza com detalhes tambem dos reservatorios de agua.
A estrutura das bancadas é bem leve, assim como os demais compartimentos, procurei evitar aquele tipo de motorhome pesados ( como se fossem casas ambulantes) porque pretendo chegar em lugares mais dificeis.
Agora tou no dilema assima descrito ao Eddie, o anuncio da venda da camper no 4x4 Brasil está em R$ 35 mil, mas essa semana baixei para 32 mil, detalhes no link ao lado: 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Jepe Camper Envemo, raridade (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/60606/3029-jepe-camper-envemo-raridade/)
Cesar Galeffi
10/12/2012, 23:24
Caro Cesar!
Muito bom seu projeto!
Abraços.
Kim.
Mais uma vez obrigado pela visita Kim e parabens pelo Fuzileiro. Anos atras um amigo meu de Salvador teve tambem um Engesa azul so nao sei se era fase I ou II, mas lembro que tinha todos so accessorios como pa, infravermelhos entre outros. Uma noite tomou todas e meteu o engesao num coqueiro derrubando-o. kkkkkk...
Cesar Galeffi
10/12/2012, 23:31
Aaaaacompanhandooo!
Parabens pela Jabureca, desistiu do nome Julieta? de qualquer forma aproveite bastante. Abraço e obrigado pela visita
Casa da transmissão4x4
10/12/2012, 23:39
Fotos preliminares:
Hi, "olha o homi ae", ate que enfim as fotos sairam heim Cesar !
Parabenns.
Danilo.
é um carro com um espaço enorme e com uma mecânica muuuuito resistente, pense bem, se for adaptar uma traçao 4x4 isso pode diminuir a robustes da mecanica, se encontrasse um kit da engesa proprio da f1000 seria interesante mas isso deve ser muito dificil de encontrar...instale um guincho e vai rodar o mundo
AdverDriving - Comunicação e Cultura Automotiva: Rodando o mundo numa F1000 (http://adverdriving.blogspot.com.br/2010/06/rodando-o-mundo-numa-f1000.html)
Cesar Galeffi
11/12/2012, 06:53
[QUOTE=Casa da transmissão4x4;1830758]Hi, "olha o homi ae", ate que enfim as fotos sairam heim Cesar !
Parabenns.
Diga ai meu rei, viu a pose do homi? pois é Danilo o espaço está aberto para comentarios, fique a vontade tambem. Vc ja sabe muita coisa a respeito do projeto especialmente referente a mecanica, postarei mais fotos em breve, essas são no inicio da empreitada . Abraço e obrigado pela visita
Vicente Guimaraes
11/12/2012, 14:21
Fala Cesar, parabens pelo projeto.
Concordo com o Dudu sobre a mudança para 4x4 ...
As vezes um 4x2 com bloqueio vai aos mesmos lugares que um 4x4 sem bloqueio... Então, pelo tamanho da viatura imagino que vc não vai fazer trilhas radicais... Assim não precisará de nada muito radical. Então, além do guincho (destacado pelo Dudu), vc deveria colocar um bloqueio no eixo traseiro, assim não vai precisar de 4x4....
Ola Cesar,
Boa sorte na empreitada!
Me tira uma duvida, voce trabalha perto do colegio oficina? Tenho a impressao que ja vi sua Camper pela Pituba...
Bruno Mosso
11/12/2012, 18:24
Também quero acompanhar, assim como os caras que são mais escolados, como Mestre Kim, Tio Eddie e cia ltda.
BRAVOECONOVEMBER
12/12/2012, 10:09
Parabens pela Jabureca, desistiu do nome Julieta? de qualquer forma aproveite bastante. Abraço e obrigado pela visita
É que pelas características dinâmicas tá mais pra jabureca que julieta se é que me entendes... Hehe
BRAVOECONOVEMBER
12/12/2012, 12:36
É que o comportamento dinâmico do artefato tá mais pra Jabureca que pra Julieta... hehehe...
Cesar Galeffi
13/12/2012, 07:09
Fala Cesar, parabens pelo projeto.
Concordo com o Dudu sobre a mudança para 4x4 ...
As vezes um 4x2 com bloqueio vai aos mesmos lugares que um 4x4 sem bloqueio... Então, pelo tamanho da viatura imagino que vc não vai fazer trilhas radicais... Assim não precisará de nada muito radical. Então, além do guincho (destacado pelo Dudu), vc deveria colocar um bloqueio no eixo traseiro, assim não vai precisar de 4x4....
Bom dia Vicente, obrigado pela visita e elogio, um amigo meu de Brasilia trollero e entendedor do assunto concorda contigo e com o Dudu, nesse caso prefiro um guincho hidraulico ao eletrico, qual seria na tua opinião?
eta engesao brabo meu rei, parabens Vicente.
Abraço
Cesar Galeffi
13/12/2012, 07:13
Ola Cesar,
Boa sorte na empreitada!
Me tira uma duvida, voce trabalha perto do colegio oficina? Tenho a impressao que ja vi sua Camper pela Pituba...
Bom dia Zeca, obrigado pela visita, isso mesmo, no meu perfil tem a foto dela na atividade, agora se Deus quiser vou aparecer com essa van. Gostaria de trocar umas ideias contigo pessoalmente e ver a Gaiola das Loucas, é possivel?
Abraço
Cesar Galeffi
13/12/2012, 07:18
Também quero acompanhar, assim como os caras que são mais escolados, como Mestre Kim, Tio Eddie e cia ltda.
Bom dia Bruno, fique a vontade, o projeto estrutural ( bancadas etc.) está quase finalizado e essa semana quero instalar dentro da van.
Abraço
Cesar Galeffi
13/12/2012, 07:20
É que o comportamento dinâmico do artefato tá mais pra Jabureca que pra Julieta... hehehe...
Bom dia, então bem vinda a Jabureca heheheh e boas aventuras
Vicente Guimaraes
13/12/2012, 09:42
Fala Cesar, obrigado pelo elogio para o meu engesa :)
Sobre o guincho, o hidraulico é melhor sem dúvida, mais duravel e confiável, mas é bem mais caro. Não sei se vale a pena vc investir num hidraulico (uns 4 ou 5 mil fora a mão de obra) pelos mesmos motivos de não investir num sistema 4x4, vc não vai usar toda hora, será um uso eventual em caso de algum enrosco imprevisto. Assim eu te indicaria um guincho eletrico mesmo, para reduzir os gastos para menos da metade. NO meu caso, eu resolvi investir num elétrico mesmo, hoj em dia vc encontra bons guinchos por preços muito baixos, no seu caso tem guinchos de 16.000lbs bem em conta.
Marcus Brandão
13/12/2012, 10:16
Olá, Cesar. Parabens pela viatura e pela idéia aventureira.
Quanto ao guincho tbem não gosto da idéia do hidráulico. Além do preço o que pretende fazer com a bomba? intalar uma nova? Grana e peso pro motor. Conjugar com a da direção? Nem pense nisso. Elétrico "pouco caro" pra ficar pendurado enfeitando a frente da "residência e ser usado somente em raras ocasiões me parece o mais adequado.
Mas gosto muito da idéia do 4x4. Mesmo assim não despensaria o guincho.
Passando pra assinar o tópico.
Quero saber se já tem roteiro da primeira aventura, rss.
Cesar Galeffi
15/12/2012, 09:25
Fala Cesar, obrigado pelo elogio para o meu engesa :)
Sobre o guincho, o hidraulico é melhor sem dúvida, mais duravel e confiável, mas é bem mais caro. Não sei se vale a pena vc investir num hidraulico (uns 4 ou 5 mil fora a mão de obra) pelos mesmos motivos de não investir num sistema 4x4, vc não vai usar toda hora, será um uso eventual em caso de algum enrosco imprevisto. Assim eu te indicaria um guincho eletrico mesmo, para reduzir os gastos para menos da metade. NO meu caso, eu resolvi investir num elétrico mesmo, hoj em dia vc encontra bons guinchos por preços muito baixos, no seu caso tem guinchos de 16.000lbs bem em conta.
Bom dia Vicente, entendo na proxima semana posto novas fotos do projeto e informações sobre os itens referente ao mesmo, a intenção de comparar com as informações de vocês.
Grande abraço e obrigado mais uma vez.
Cesar Galeffi
15/12/2012, 09:35
Olá, Cesar. Parabens pela viatura e pela idéia aventureira.
Quanto ao guincho tbem não gosto da idéia do hidráulico. Além do preço o que pretende fazer com a bomba? intalar uma nova? Grana e peso pro motor. Conjugar com a da direção? Nem pense nisso. Elétrico "pouco caro" pra ficar pendurado enfeitando a frente da "residência e ser usado somente em raras ocasiões me parece o mais adequado.
Mas gosto muito da idéia do 4x4. Mesmo assim não despensaria o guincho.
Bom dia Marcus, obrigado pela tua participação e pelo elogio, tou gostando desse forum devido a competencia, responsabilidade e carinho de cada participante e assim como os outros guardo a tua opinião para alcançar a melhor solução. Abraço
Cesar Galeffi
15/12/2012, 09:52
Passando pra assinar o tópico.
Quero saber se já tem roteiro da primeira aventura, rss.
Bom dia Marcelo, obrigado pela visita, nossa são tantos os lugares, começando pelo Brasil seria Pantanal, Amazonia e outros lugares que já conheço e gostaria de retornar como o nordeste.
Saindo do Brasil começando pelo sul da nossa america ate a Colombia ou Venezuela, desembarcar no Panamá e com muita calma conhecer a America Central ( rica em cultura, biodeversidade, belezas naturais e gastronomia), assim como a Asia merdional ( Tailandia, Ilhas adjacentes e outros paises esoticos proximos.
Estou analizando roteiros de outros viajantes, lendo relatos que serão uteis na formação do nosso.
Abraço
Acompanhando o tópico! Compartilho da opinião de manter 4x2 e usar guincho. E quanto ao guincho, elétrico por ser mais acessível financeiramente e simples na instalação e manutenção. Saudações
Rodrigo Baratti
16/12/2012, 12:08
Belo projeto, parabéns!!!
Já fiz muita bagunça e viagens com uma Ibiza de um companheiro durante a adolescência!!
[]'s acompanhando!
Bom dia Marcelo, obrigado pela visita, nossa são tantos os lugares, começando pelo Brasil seria Pantanal, Amazonia e outros lugares que já conheço e gostaria de retornar como o nordeste.
Saindo do Brasil começando pelo sul da nossa america ate a Colombia ou Venezuela, desembarcar no Panamá e com muita calma conhecer a America Central ( rica em cultura, biodeversidade, belezas naturais e gastronomia), assim como a Asia merdional ( Tailandia, Ilhas adjacentes e outros paises esoticos proximos.
Estou analizando roteiros de outros viajantes, lendo relatos que serão uteis na formação do nosso.
Abraço
É, eu sei como é. Tantos lugares, tão pouco tempo, muitas vezes menos dinheiro ainda, rss, mas o mais importante acho que é não deixar de sonhar.
Passo horas na frente do pc lendo relatos das viagens do pessoal. Boa sorte na empreitada e mantenha agente informado.
Abraços.
Cesar Galeffi
17/12/2012, 07:18
Acompanhando o tópico! Compartilho da opinião de manter 4x2 e usar guincho. E quanto ao guincho, elétrico por ser mais acessível financeiramente e simples na instalação e manutenção. Saudações
Bom dia Raphael, obrigado pela visita e opinião, espero contar com a tua participação sempre. Grato
Cesar Galeffi
17/12/2012, 07:30
Belo projeto, parabéns!!!
Já fiz muita bagunça e viagens com uma Ibiza de um companheiro durante a adolescência!!
[]'s acompanhando!
Bom dia Rodrigo, obrigado pela visita, parabens pela Mula Mecanica e a Sucatona + Branquinha. Parece que vc tambem estás na quebra cabeça com a Branquinha, tambem estou acompanhando o seu forum, temos assuntos em comum ( F1000 4x4), mas parece que algns amigos ja emitiram opiniões importantes contrarias a instalação do 4x4 na Ibiza.
Realmente da para bagunçar bastante com a Ibiza, especialmente quando preparada para tanto e é isso que estou fazendo.
Fique a vontade para mais opiniões.
Cesar Galeffi
17/12/2012, 07:40
É, eu sei como é. Tantos lugares, tão pouco tempo, muitas vezes menos dinheiro ainda, rss, mas o mais importante acho que é não deixar de sonhar.
Passo horas na frente do pc lendo relatos das viagens do pessoal. Boa sorte na empreitada e mantenha agente informado.
Abraços.
Bom dia Marcelo, pois é, assim como na vida temos que viver dia apos dia, seguindo seu foco e intuito e por falar em Defender, tempos atras mantive contato com esse casal: Challenging Your Dreams (http://www.challengingyourdreams.com/)
No inicio custearam o proprio sonho e na segunda etapa conseguiram patrocinios para continuar com a linda realidade.
Pensei desde já tentar conseguir algum patrocinio, organizando o meu portfolio e tentar apresenta-lo. Talvez faça isso????
Abraço
Cesar Galeffi
17/12/2012, 08:14
Bom dia a todos. Desculpem a minha insistencia referente ao assunto 4x4 na Ibiza.
Estou num dilema, tenho tambem uma camper a venda : 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Jepe Camper Envemo, raridade (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/60606/3029-jepe-camper-envemo-raridade/)
penso em trocar a caixa de marcha da camper ( 5 marchas + 4x4 / Ibiza ( 4 marchas) para depois acrescentar o diferencial F1000 4x4 na van.
Claro que implicará na redução de preço da Camper, que não seria um problema desde quando com a redução do IPI o carro usado reduziu drasticamente o preço.
Por favor aguardo mais uma vez a vossa opinião.
Walter da Camper
17/12/2012, 09:34
Cesar, inicialmente parabéns pelo projeto.
Pelo que lí no anúnico da Camper, o câmbio é de Hilux. A dúvida é se ele aguenta o torque do motor somado ao peso final da van.
Para adaptar o 4x4 na van eu utilizaria o câmbio original da F-1000, ou algum outro de caminhão, com uma caixa de transferência divorciada, como aquelas quadradonas dos caminhoes Engesa, já que o entre-eixos é grande o suficiente para a instalação. Além disso aquelas caixas têm várias tomadas de força, o que facilita a instalação de um guincho mecânico ao invés do hidráulico.
Abraços e boa sorte
Rodrigo Baratti
17/12/2012, 10:02
Pelo que lí no anúnico da Camper, o câmbio é de Hilux. A dúvida é se ele aguenta o torque do motor somado ao peso final da van.
Para adaptar o 4x4 na van eu utilizaria o câmbio original da F-1000, ou algum outro de caminhão, com uma caixa de transferência divorciada, como aquelas quadradonas dos caminhoes Engesa, já que o entre-eixos é grande o suficiente para a instalação. Além disso aquelas caixas têm várias tomadas de força, o que facilita a instalação de um guincho mecânico ao invés do hidráulico.
Abraços e boa sorte
Concordo com o Walter.
Vende a Camper como está e monta uma cx divorciada ou até uma original da F1000 (BW1356) e preserva o cambio original da EFE.
Qto a usar o 4x4 na IBIZA realmente é algo a se pensar bem, eu particularmente gosto da ideia, mas a questão é se será necessário ou se apenas um bloqueio selecionável (100%) não daria conta do recado, porém nesse caso acho que eixos mais resistentes (DANA 60) se faz necessário, pelo peso e esforço que o eixo sera submetido.
[]'s
Cesar Galeffi
18/12/2012, 07:31
Abraços e boa sorte
Bom dia Walter, muito obrigado pela informação e pelo elogio, era o que pensava a respeito, mas precisava da resposta profissional. Pacientemente tentarei vender a camper, assim como seguirei com o projeto da van e como tudo até agora tem acontecido naturalmente apesar de muito trabalho. Obrigado e abraço
Cesar Galeffi
18/12/2012, 07:42
Concordo com o Walter.
Vende a Camper como está e monta uma cx divorciada ou até uma original da F1000 (BW1356) e preserva o cambio original da EFE.
Qto a usar o 4x4 na IBIZA realmente é algo a se pensar bem, eu particularmente gosto da ideia, mas a questão é se será necessário ou se apenas um bloqueio selecionável (100%) não daria conta do recado, porém nesse caso acho que eixos mais resistentes (DANA 60) se faz necessário, pelo peso e esforço que o eixo sera submetido.
[]'sBom dia Rodrigo, um conhecido disse-me que colocando uma caixa de 5 marchas???, diferencial braseixos, guincho e bloqueio, resolveria a situação. O que achas?
Hoje tiro fotos detalhadas da van, inclusive da parte mecanica.
Vicente Guimaraes
18/12/2012, 08:58
Fala Cesar
Uma dica, acho que vc tem que fazer um orçamento e listar suas prioridades.
Para um Motor home , pelo que pesquisei se gasta muito para fazer bem feito. Inicialmente tem muita coisa para se investir, sistema e´létrico, refrigeração, sistema hidráulico, mobiliário, etc... só nisso vc pode gastar de 10 mil a 50 mil dependendo dos materiais e equipamentos que adquirir. Depois tem a adequação da lataria , vc pode aumentar um pouco o "pé direito" , tirar janelas , colocar outras etc... e, seguinda a adequação do veículo ao novo peso, reforço de suspensão, chassis, etc,,, Depois tem que deixar a mecanica 100% confiável. Tendo isso vc vai a qualquer lugar, dorme, cozinha, "mora". Ushuaia, Atacama, nordeste do Brasil, etc...
Depois disso tudo, se sobrar fôlego $$$$$ , vc pode pensar em 4x4, guincho, mudança de eixos, cambio, etc... Tem que ser um sistema muito bem dimensionado (o que pode sair bem caro $$) porque vc vai ter um veículo com 3 ou 4 toneladas? ou mais? carregado com gente dentro?
Não te falo isso para vc desanimar, falo para vc SE ANIMAR mais ainda com o seu MH. Cara !!! com um MH Vc vai a qualquer lugar e mora naquele lugar, conheçe a fundo a cultura e costumes, sem pressa de chegar ou ir embora. Essa é o grade lance de um MH e não a sua capacidade de vencer obstáculos e trilhas :) Tenha isso em mente.
Walter da Camper
18/12/2012, 11:25
Concordo com o Vicente.
É mais sensato priorizar a parte habitável e iniciar algumas viagens mais curtas para ir testando a capacidade do veículo e sentir a real necessidade da tração 4x4.
Quando criamos projetos off-road idealizamos algo muito ousado e a reforma/montagem pode se alongar demais no tempo.
É preferível ir por etapas, alternando períodos de construção com períodos de curtição.
Instale o guincho elétrico e faça algumas viagens antes de decidir pelo 4x4.
Abraços
Walter
Rodrigo Baratti
18/12/2012, 12:00
Bom dia Rodrigo, um conhecido disse-me que colocando uma caixa de 5 marchas???, diferencial braseixos, guincho e bloqueio, resolveria a situação. O que achas?
Hoje tiro fotos detalhadas da van, inclusive da parte mecanica.
Negativo, o diferencial Braseixos não tem bloqueios disponíveis, até existem mas é como se não existissem. rsss
Já o cambio 5 marchas se for igual das Rangers não vale muito a pena pois são mais fracos que da F1000.
[]'s
Cesar Galeffi
19/12/2012, 09:16
Fala Cesar
Uma dica, acho que vc tem que fazer um orçamento e listar suas prioridades.
Para um Motor home , pelo que pesquisei se gasta muito para fazer bem feito. Inicialmente tem muita coisa para se investir, sistema e´létrico, refrigeração, sistema hidráulico, mobiliário, etc... só nisso vc pode gastar de 10 mil a 50 mil dependendo dos materiais e equipamentos que adquirir. Depois tem a adequação da lataria , vc pode aumentar um pouco o "pé direito" , tirar janelas , colocar outras etc... e, seguinda a adequação do veículo ao novo peso, reforço de suspensão, chassis, etc,,, Depois tem que deixar a mecanica 100% confiável. Tendo isso vc vai a qualquer lugar, dorme, cozinha, "mora". Ushuaia, Atacama, nordeste do Brasil, etc...
Depois disso tudo, se sobrar fôlego $$$$$ , vc pode pensar em 4x4, guincho, mudança de eixos, cambio, etc... Tem que ser um sistema muito bem dimensionado (o que pode sair bem caro $$) porque vc vai ter um veículo com 3 ou 4 toneladas? ou mais? carregado com gente dentro?
Não te falo isso para vc desanimar, falo para vc SE ANIMAR mais ainda com o seu MH. Cara !!! com um MH Vc vai a qualquer lugar e mora naquele lugar, conheçe a fundo a cultura e costumes, sem pressa de chegar ou ir embora. Essa é o grade lance de um MH e não a sua capacidade de vencer obstáculos e trilhas :) Tenha isso em mente.
Bom dia Vicente, obrigado mais uma vez.
Antes de enveredar nesse projeto, interpelei a maioria das empresas nacionais e internacionais do segmento, assim como troquei ideias com pessoas que fizeram os proprios MH etc. Das nacionais achei muito caro e a estrutura muita pesada para o que eu precisava, enquanto nas internacionais me inspirei nesses a seguir:
4X4 Lifted Camper Van - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=xeA8FWfUSCw&feature=related)
Sportsmobile Custom Camper Vans - 4WD (4 Wheel Drive, 4x4) (http://sportsmobile.com/4_4x4sports.html)
Toyota KJ 73 (http://www.innovation-campers.com/index.php?option=com_content&view=article&id=37&Itemid=28&lang=en)
O abitaculo está pronto ( salvo detalhes de acabamento), mobilia ( bancadas independentes), hidraulica ( tanques de aguas, tubulação etc.)
Falta instalar o kit solar, possivelmente eolico tambem, baterias nobreak, assim como os componentes eletricos ( geladeira 12v, bomba hidraulica etc), vaso quimico. Ainda verifico o sistema de aquecer a agua para o chuveiro.
Na mecanica preciso suspender/calçar a carroceria talvez arqueando as molas traseiras ou colocar calço sob as mesmas ( estão acima do diferencial), devido ao posicionamento dos reservatorios de agua.
Referente ao peso da estrutura, calculo que seja inferior ao da capacidade maxima em passageiros da van ( 10 pessoas).
Ja tenho informações detalhadas dos equipamentos necessarios tanto na parte mecanica do veiculo ( 4x4 etc) como nos componentes internos que possivelmente serão elencados nesse forum para trocarmos ideias.
Concordo contigo Vicente que é necessario testar o veiculo antes de partir para o 4x4 etc, de fato não tenho como prioridade, em base a isso que iniciei pelo abitaculo e ate amanha postarei fotos detalhadas da estrutura.
Abraço
Cesar Galeffi
19/12/2012, 09:19
Concordo com o Vicente.
É mais sensato priorizar a parte habitável e iniciar algumas viagens mais curtas para ir testando a capacidade do veículo e sentir a real necessidade da tração 4x4.
Quando criamos projetos off-road idealizamos algo muito ousado e a reforma/montagem pode se alongar demais no tempo.
É preferível ir por etapas, alternando períodos de construção com períodos de curtição.
Instale o guincho elétrico e faça algumas viagens antes de decidir pelo 4x4.
Abraços
Walter
Bom dia Walter, obrigado tambem pela opinião, detelhei as informações para o Vicente e acato plenamente as vossas opiniões.
Abraço
Cesar Galeffi
19/12/2012, 09:21
Negativo, o diferencial Braseixos não tem bloqueios disponíveis, até existem mas é como se não existissem. rsss
Já o cambio 5 marchas se for igual das Rangers não vale muito a pena pois são mais fracos que da F1000.
[]'s
Bom dia Rodrigo, grato mais uma vez pelas informações, as levarei em consideração tambem.
Abraço
Cesar Galeffi
20/12/2012, 19:01
Boa tarde, atualizando fotos, ainda faltam detalhes nas bancadas e box que serão colocados em breve.
Obrigado:
38633138633238633338633438633538633638633738633838 63393863403863413863423863433863443863453863463863 47386348386349386350
Cesar Galeffi
20/12/2012, 19:05
mais fotos:
386351386352386353386354
Cesar Galeffi
20/12/2012, 19:11
386355386356386357386358
Ainda falta a foto da caixa de utensilios que será colocada ao lado do pneu estepe, no lado posterior do veiculo. Em seguida será anexada a essas outras fotos. Abaço e obrigado
Cesar Galeffi
20/12/2012, 19:23
-No teto será fechado lateralmente por uma lona com janelas e tela mosquiteiro.
- No estrado da cama levanta-se junto com o teto quando não usado como tal, no intuito de permanecer em pé dentro do abitaculo.
- Com os 2 motores de ar condicionado que estavam instalados nas extreminades da base posterior da van foram desativados e tenho que trocar por outro modelo a ser colocado na frente. Alguem sabe me indicar algum tipo?
Proxima etapa será organizar as bancadas no abitaculo. Abraço e obrigado a todos.
Amigo, naquela foto onde mostra a caixa de roda com as tubulações em mangueira e pvc, sugiro você substituir a parte de pvc por mangueira e evitar o maior número de emendas possível. Outra coisa, no lugar das presilhas de nylon, procure usar braçadeiras comuns. O PVC é frágil e qualquer pedra maior lançada pelo pneu irá trincá-lo. E as braçadeiras de nylon (enforca gato) ressecam com o tempo, perdendo a efetividade. É o que acho! Saudações
Cesar Galeffi
21/12/2012, 07:49
Amigo, naquela foto onde mostra a caixa de roda com as tubulações em mangueira e pvc, sugiro você substituir a parte de pvc por mangueira e evitar o maior número de emendas possível. Outra coisa, no lugar das presilhas de nylon, procure usar braçadeiras comuns. O PVC é frágil e qualquer pedra maior lançada pelo pneu irá trincá-lo. E as braçadeiras de nylon (enforca gato) ressecam com o tempo, perdendo a efetividade. É o que acho! Saudações
Bom dia Raphael, obrigado pelas dicas que serão acatadas, hoje mesmo faço as mudanças. Abraço
Cesar bão?
Passando aqui pra acompanhar a saga também.
Pergunta:
Essas conexões não estão muito expostas?
Em estradas de chão/rípio/lama penso eu que pode ter problemas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=386353&d=1356037484
No mais, sorte aí na empreita, vai ficar o bicho.
Abraços
Cesar Galeffi
21/12/2012, 10:49
Cesar bão? Passando aqui pra acompanhar a saga também. Pergunta: Essas conexões não estão muito expostas? Em estradas de chão/rípio/lama penso eu que pode ter problemas. http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=386353&d=1356037484 No mais, sorte aí na empreita, vai ficar o bicho. Abraços Bom dia Jeison, parabens pelo Land Cruiser e site. Acompanhei seu forum logo no inicio da minha inscrição e as vezes retorno para mais informações. Lembrei de vc agora lendo esse link ao lado: about us (http://www.landcruising.nl/lc_en/about/about.html) Falando sobre as conexões, ja tinha visto na instalação e fiquei de providenciar uma proteção ( sabe aqueles retoques finais após um projeto?). Obrigado pela atenção e elogio. Abraço
Vicente Guimaraes
21/12/2012, 10:58
Olá compartilho da opnião do "jeisonk" e do "rfdex" ... essa "conjunto hidráulico" tá muito baixo,,, seu vão livre está menor que carro de passeio... nao só as conexões como os tanques, mesmo para estradas de asfalto vai dar problemas... e quando vc passar num quebra-mola (lombada no sul), agora imagina em uma estrada de terra para 4x4???
O ideal é vc usar tubulações flexívies específicas, tambem acho que tanques quadrados seriam mais indicados do que cilindricos, vc poderia mandar fazer em fibra de vidro ou aço inox ou até usar estes muitos tanques de combustível de plástico que existem no mercado, são quase sempre quadrados e achatados (certa vez eu até pesquisei um destes tanques para colocar no teto do meu engesa como reservatório de água potável tinha 60l , acho que era do cj5).
Se ficar do jeito que está vc vai ter que colocar uma proteção por baixo disso tudo... aí a proteção vai "quase" raspar no chão, então só com lift pesado de carroceria e suspensão para te dar mais "vão livre"
Cesar Galeffi
21/12/2012, 12:42
Olá compartilho da opnião do "jeisonk" e do "rfdex" ... essa "conjunto hidráulico" tá muito baixo,,, seu vão livre está menor que carro de passeio... nao só as conexões como os tanques, mesmo para estradas de asfalto vai dar problemas... e quando vc passar num quebra-mola (lombada no sul), agora imagina em uma estrada de terra para 4x4???
O ideal é vc usar tubulações flexívies específicas, tambem acho que tanques quadrados seriam mais indicados do que cilindricos, vc poderia mandar fazer em fibra de vidro ou aço inox ou até usar estes muitos tanques de combustível de plástico que existem no mercado, são quase sempre quadrados e achatados (certa vez eu até pesquisei um destes tanques para colocar no teto do meu engesa como reservatório de água potável tinha 60l , acho que era do cj5).
Se ficar do jeito que está vc vai ter que colocar uma proteção por baixo disso tudo... aí a proteção vai "quase" raspar no chão, então só com lift pesado de carroceria e suspensão para te dar mais "vão livre"
Bom dia Vicente, tambem pesquisei como vc, porem nenhum tinha a medida certa para encaixar naquele espaço, a não ser feito artesanalmente. Esses reservatorios os encontrei num ferro-velho aqui em Salvador que só trabalha com produtos em aço inox e fiquei contente tanto no preço como nas medidas compativeis com o espaço disponivel. Sabia que ficariam mais proximos do solo e ja que estava propenço na suspensão da carroceria decidi instala-los.
Dos 4 reservatorios, o que tem os 2 registros na direção para baixo é o que requer cuidado. Ao limite posso alterar a posição colocando-as na lateral ( ou apenas reduzir para uma), igual aos outros reservatorios, sendo assim resolveria o problema sempre levantando a carroceria para mais segurança.
Abraço e obrigado Vicente.
paje_tapuya
22/12/2012, 17:12
Opa! Essa tem um número semelhante ao que eu visto... hehehe
Muito bom, amigo. Vou marcar para acompanhar e torcer pelo seu resultado.
Cesar Galeffi
22/12/2012, 17:51
Opa! Essa tem um número semelhante ao que eu visto... hehehe
Muito bom, amigo. Vou marcar para acompanhar e torcer pelo seu resultado.
Ola amigo, grato pela visita e torcida, agora não entendi " um numero semelhante ao que eu visto" , o que seria?
Cesar Galeffi
22/12/2012, 17:59
aproveito para desejar um Feliz Natal para todos do forum e da 4x4 Brasil.
paje_tapuya
22/12/2012, 18:13
Ola amigo, grato pela visita e torcida, agora não entendi " um numero semelhante ao que eu visto" , o que seria?
hahahaha... sonho de consumo!
Um dia vu ser caramujo também e irei ter a minha casa nas costas.
Cesar Galeffi
22/12/2012, 19:34
[QUOTE=paje_tapuya;1837356]hahahaha... sonho de consumo!
Um dia vu ser caramujo também e irei ter a minha casa nas costas.[/QUOTE
beleza, boa ideia, ja andei bastante por aí sem a casa nas costas, agora será completo. Abraço
Cesar Galeffi
22/12/2012, 19:59
Pra quem gosta de curiosidades, antes do projeto da Ibiza, a camper tambem de criação propria, teve a sua pequena transformação, e pretendo continuar com a mesma atividade na Ibiza, porem agora definitivamente mais completo,vejam as fotos:
38653238653338653438653738653838653938654038654138 6542386535386536
Bom dia,parabens pelo projeto, passando para assinar e palpitar , pensou em utilizar aquelas manqueiras revestidas com malha de aço, daquelas que se utiliza em cozinha, acho ue protegeria melhor uma vez que estão expostas na parte inferior.
abs.
Bom dia Jeison, parabens pelo Land Cruiser e site. Acompanhei seu forum logo no inicio da minha inscrição e as vezes retorno para mais informações. Lembrei de vc agora lendo esse link ao lado: about us (http://www.landcruising.nl/lc_en/about/about.html) Falando sobre as conexões, ja tinha visto na instalação e fiquei de providenciar uma proteção ( sabe aqueles retoques finais após um projeto?). Obrigado pela atenção e elogio. Abraço
Cesar Galeffi
26/12/2012, 08:29
Bom dia,parabens pelo projeto, passando para assinar e palpitar , pensou em utilizar aquelas manqueiras revestidas com malha de aço, daquelas que se utiliza em cozinha, acho ue protegeria melhor uma vez que estão expostas na parte inferior.
abs.
Bom dia Gustavo, obrigado pelo elogio, na epoca tambem cogitei essas mangueiras, realmente é uma boa e eficaz opção. Como todo projeto estreante, ao final existem reajustes para otimiza-lo e esse é um deles.
Abraço e fique a vontade com as opiniões.
Eriksom Teixeira Lima
30/12/2012, 08:26
Cesar
estou com teu tópico aberto no meu computador há uma semana, mas estive envolvido com dezenas de preparativos finais para fechar minha fase de trabalhador doravante remunerado pela aposentadoria que não pude escrever. Vamos com tudo de uma vez
1) Camper, negativo, não tire o 4x4 dela, pois se é difícil vender 4x4, impossível 4x2, pois quase ninguém tem saco para mexer nela.
2) Camper, de que hilux veio sua transferência? Sem saber isso, fica difícil palpitar. Ela é por engrenagem direto? Se sim, é a única adequada para o S4T, inclusive pois é possível reforcá-la. De qualquer forma, é possível trocá-la, pois esse motor é forte demais.
3) Ibiza, eixo traseiro, realmente não sei reconhecer pela foto, mas o eixo original da F1000, um dana 46, aguenta fácil o peso. Um Dana 44 não segura o tranco. Independentemente de qual seja, o Dana 46 só tem no Brasil, ou seja, uma quebra fora daqui te deixará na mão. Minha opinião, procure um caminhão f4000, ou melhor ainda, um F2000, e use o eixo dele para a traseira. É um Dana 60 padrão, que aguentará fácil o peso e será padrão internacional.
4) Ibiza, 4x4, mande mais fotos da suspensão dianteira para saber como ela foi implementada pela Ibiza. De antemão diria que independentemente do que ela seja na atualidade, você deverá colocar um sistema de feixes de molas na dianteira.
5) Ibiza, 4x4, se a opção for essa mesma, te sugeriria fortemente comprar os 2 eixos casados mais a transferência (quiça, a própria caixa de câmbio) de uma F-250 4x4 e colocar um coisa só (pode ser de uma Dodge Ram 2500 ou 3500 - esta com rodagem dupla. Procure uma batida). Lembre-se, o teu motor 229 é uma usina de força, e empurra qualquer peso que você puder colocar em cima dessa Ibiza. Não misture várias mecânicas, só te dará dor de cabeça no futuro (ou seja, se o orçamento estiver apertado, coloque um guincho elétrico e um eixo traseiro que citei acima, e siga feliz e com segurança)
6) Ibiza, feixe de molas, pare, não faça essas porqueiras de forçar, de vergar mais ainda o feixe para suspender a viatura é coisa pra trocar de conselheiro mecânico. mande mais fotos detalhadas das suspensões (sem as rodas, para eu saber o que a Ibiza fez) e pesquiso e te dou sugestões detalhadas de qual feixe usar ou adaptar. Se as fotos forem pesadas, mande direto para meu endereço eriksom@uol.com.br
No mais, não poderia deixar de te sacanear, leia com sotaque soterapolitano: " - vixê, bofe, tá liiinnndooo, todo paramentado de mecânico. Ainda bem que que não sou devoto de Iemanjá" :twisted:
Abraços
Eriksom
Eriksom Teixeira Lima
30/12/2012, 16:16
Cesar
de novo eu. terminei de olhar seu abum em https://picasaweb.google.com/100629098525155631426
Muita coisa boa para eu também relembrar vários lugares onde já estive.
Primeiro, uma falha imperdoável de sua parte, pois parece que você passou por lá: cadê as fotos de Sagi, na Paraíba, lugar belíssimo, nota mil. Eu considero a Pipa e arrabaldes as praias mais bonitas do Brasil. Aquela praia ao sul, onde está a pousada yahoo é espetacular. Baia Formosa, então, belíssima. Aliás, RN tem também Galinhos, outro dos paraísos de praia (com a maior densidade de Campers do Brasil, 3 campers em um único quarteirão de Galos).
Segundo, por pouco, pouco, muito pouco mesmo, a gente não se encontra nos Lençois Bahianos, estive por lá algum tempo depois. Como minha Camper teve um problema por lá e foi consertada (mal consertada) em Andaraí e eu estava hospedado em Igatu, o mecânico me emprestou a moto 125cc dele para eu andar por lá. Foram 4 dias de subida e descida naquela estrada. Imagine que a primeira subida foi à noite, cerca de 9 horas, sozinho, por aquelas paragens. Até hoje, guardo um quero mais, conhecer mais daquilo tudo lá. No ano retrasado, depois de 30 dias de viagem (Rio - Jeribobagem - Atins - Capivara - Confusões - Jalapão) abortamos a ida pra lá (eu, minha atual mulher e a nossa cadela) na encruzilhada ao sul do Jalapão, e retornamos pelos Veadeiros ao Rio.
Visitem o álbum do César, quem não foi, ficará com vontade de ir e deve ir.
Abraços
Eriksom
paje_tapuya
30/12/2012, 20:30
Erikson, boas dicas para todos! Assino abaixo! Conheço todos esses lugares citados, principalmente os do RN, e são realmente fantásticos. O sertão do RN e da PB, assim como PE e CE são DUKA! E para quem curte viajar a beira mar, entre o RN e o MA da para ir direto de Natal até os Lençóis Maranhenses em 90% pela praia. Quem for, guarde 15 dias no mínimo da viagem para fazê-la, pois além de ter locais fantásticos para comer e descansar, em muitos outros não tem passagem se a maré estiver alta.
Dia 04 eu estou saindo naquela direção....
Cesar Galeffi
31/12/2012, 20:23
Cesar
estou com teu tópico aberto no meu computador há uma semana, mas estive envolvido com dezenas de preparativos finais para fechar minha fase de trabalhador doravante remunerado pela aposentadoria que não pude escrever. Vamos com tudo de uma vez
1) Camper, negativo, não tire o 4x4 dela, pois se é difícil vender 4x4, impossível 4x2, pois quase ninguém tem saco para mexer nela.
2) Camper, de que hilux veio sua transferência? Sem saber isso, fica difícil palpitar. Ela é por engrenagem direto? Se sim, é a única adequada para o S4T, inclusive pois é possível reforcá-la. De qualquer forma, é possível trocá-la, pois esse motor é forte demais.
3) Ibiza, eixo traseiro, realmente não sei reconhecer pela foto, mas o eixo original da F1000, um dana 46, aguenta fácil o peso. Um Dana 44 não segura o tranco. Independentemente de qual seja, o Dana 46 só tem no Brasil, ou seja, uma quebra fora daqui te deixará na mão. Minha opinião, procure um caminhão f4000, ou melhor ainda, um F2000, e use o eixo dele para a traseira. É um Dana 60 padrão, que aguentará fácil o peso e será padrão internacional.
4) Ibiza, 4x4, mande mais fotos da suspensão dianteira para saber como ela foi implementada pela Ibiza. De antemão diria que independentemente do que ela seja na atualidade, você deverá colocar um sistema de feixes de molas na dianteira.
5) Ibiza, 4x4, se a opção for essa mesma, te sugeriria fortemente comprar os 2 eixos casados mais a transferência (quiça, a própria caixa de câmbio) de uma F-250 4x4 e colocar um coisa só (pode ser de uma Dodge Ram 2500 ou 3500 - esta com rodagem dupla. Procure uma batida). Lembre-se, o teu motor 229 é uma usina de força, e empurra qualquer peso que você puder colocar em cima dessa Ibiza. Não misture várias mecânicas, só te dará dor de cabeça no futuro (ou seja, se o orçamento estiver apertado, coloque um guincho elétrico e um eixo traseiro que citei acima, e siga feliz e com segurança)
6) Ibiza, feixe de molas, pare, não faça essas porqueiras de forçar, de vergar mais ainda o feixe para suspender a viatura é coisa pra trocar de conselheiro mecânico. mande mais fotos detalhadas das suspensões (sem as rodas, para eu saber o que a Ibiza fez) e pesquiso e te dou sugestões detalhadas de qual feixe usar ou adaptar. Se as fotos forem pesadas, mande direto para meu endereço eriksom@uol.com.br
No mais, não poderia deixar de te sacanear, leia com sotaque soterapolitano: " - vixê, bofe, tá liiinnndooo, todo paramentado de mecânico. Ainda bem que que não sou devoto de Iemanjá" :twisted:
Abraços
Eriksom
Ola de novo carissimo, respondi por mail. Esse site fica lento as vezes. Grande abraço e Feliz 2913
Cesar Galeffi
01/01/2013, 09:29
Cesar
de novo eu. terminei de olhar seu abum em https://picasaweb.google.com/100629098525155631426
Muita coisa boa para eu também relembrar vários lugares onde já estive.
Primeiro, uma falha imperdoável de sua parte, pois parece que você passou por lá: cadê as fotos de Sagi, na Paraíba, lugar belíssimo, nota mil. Eu considero a Pipa e arrabaldes as praias mais bonitas do Brasil. Aquela praia ao sul, onde está a pousada yahoo é espetacular. Baia Formosa, então, belíssima. Aliás, RN tem também Galinhos, outro dos paraísos de praia (com a maior densidade de Campers do Brasil, 3 campers em um único quarteirão de Galos).
na proxima viagem conhecerei Sagi e muitas outras que deixei de conhecer. Menciono que Jericoacoara seja tambem imperdivel ( ate agora vi o mais bonito pôr do sol da minha vida). Sempre no Ceará conheci Guaramiranga ( Serra do Baturité), vale a pena conferir. Na viagem pelo Nordeste vi paisagens inesqueciveis, como aquela descendo o chapadão em Areias ( Paraiba) em direção ao sertão, ou seja deixando uma vegetação exuberante de Mata Atlantica encontrando em seguida o sertão brabo, mas não menos bonito. Passei por varias pequenas cidades indo até Cajazeiras ( ultima cidade ao oeste da PB), logo subi a estrada do sol até Jericoacoara. Afirmo que esse Nordeste apesar de sofrido, tem pessoas e lugares fantasticos.
Agora quero repetir e mais ainda conhecer mais a fundo numa proxima viagem, especialmente com a estrutura independete da van, sim porque naquelas viagens tinha barraca de camping somente que como todos sabem so poderia ser usada dentro deles, portanto a maioria da viagem pernoitei em pousadas ou cooisas parecidas
Segundo, por pouco, pouco, muito pouco mesmo, a gente não se encontra nos Lençois Bahianos, estive por lá algum tempo depois. Como minha Camper teve um problema por lá e foi consertada (mal consertada) em Andaraí e eu estava hospedado em Igatu, o mecânico me emprestou a moto 125cc dele para eu andar por lá. Foram 4 dias de subida e descida naquela estrada. Imagine que a primeira subida foi à noite, cerca de 9 horas, sozinho, por aquelas paragens. Até hoje, guardo um quero mais, conhecer mais daquilo tudo lá. No ano retrasado, depois de 30 dias de viagem (Rio - Jeribobagem - Atins - Capivara - Confusões - Jalapão) abortamos a ida pra lá (eu, minha atual mulher e a nossa cadela) na encruzilhada ao sul do Jalapão, e retornamos pelos Veadeiros ao Rio.
Realmente precisa voltar para esse santuario, ainda mais com o teu futuro super motorhome e eu com a casa ibiza, vamos alimentar essa ideia. Pretendo conhecer o centro oeste ( Pantanal, Veadeiros, Jalapão, etc) e tudo que puder desse mundão.
No entanto aprofunde os teus conhecimentos com os links ao lado: http://www.guiachapadadiamantina.com.br/
Chapada-Diamantina.INFO*|*Tudo sobre a Chapada Diamantina (http://chapada-diamantina.info/home/)
Obrigado pela recomendação, fiquem a vontade e espero ajuda-los no que precisem
Visitem o álbum do César, quem não foi, ficará com vontade de ir e deve ir.
Abraços
Eriksom
Um prospero 2013 para voce e familia
Humberto Brandão
20/01/2013, 15:34
Oi Cesar, estou na área, vou ler as mensagens anteriores para tomar pé do rumo das mensagens trocadas.
Abraço,
Humberto Brandão
Cesar Galeffi
22/01/2013, 10:35
Oi Cesar, estou na área, vou ler as mensagens anteriores para tomar pé do rumo das mensagens trocadas.
Abraço,
Humberto Brandão
Olá Humberto, conversei com o MArcelo a respeito da conversão em 12v dos aparelhos do MH e segundo ele em parte tem procedencia sobre o que me foi informado. Conversa com ele a respeito.
Em breve postarei novas fotos da Ibiza.
Abraço, Cesar
Bira IJC
22/01/2013, 18:31
Prezado Cesar,
Até então não conhecia seu projeto e, passeando pela primeira vez no seu tópico, já notei que vai sair muita coisa interessante daí. Vou passar a acompanhar tb!
De cara já simpatizei com este teto escamonteável, acho uma solução muito interessante e bastante utilizada em veículos preparados para overlanding.
Ainda não consegui (e nem sei se um dia terei) a necessária coragem de meter o "abridor de lata" e fazer isso na minha vtr, rsrsrsrs!!!
Abraços e sucesso na empreitada.
Bira.
Cesar Galeffi
23/01/2013, 10:08
Prezado Cesar,
Até então não conhecia seu projeto e, passeando pela primeira vez no seu tópico, já notei que vai sair muita coisa interessante daí. Vou passar a acompanhar tb!
De cara já simpatizei com este teto escamonteável, acho uma solução muito interessante e bastante utilizada em veículos preparados para overlanding.
Ainda não consegui (e nem sei se um dia terei) a necessária coragem de meter o "abridor de lata" e fazer isso na minha vtr, rsrsrsrs!!!
Abraços e sucesso na empreitada.
Bira.
Bom dia Bira, pois é obrigado pelo elogio, por coincidencia a Ibiza a busquei em Brasilia e toda a transformação está sendo possivel por ser em fibra de vidro, caso contrario seria mais complicado.
Ate agora tem sido muita inspiração, criatividade e coragem em cada etapa e graças a Deus tem sido bem sucedido.
Em breve tiro fotos do interior do veiculo.
Abraço e fique a vontade em opinar.
Cesar Galeffi
26/01/2013, 10:35
Bom dia a todos, espero que estejam aproveitando o verão. Embora ainda em fase de conclusão, atualizo as fotos do habitaculo.
No entanto corrijo a posição dos reservatórios de agua e seus registros que estavam proximos do solo.
Continuo avançando nos trabalhos com fechamento lateral da teto ( dormitorio), instalação de energia solar etc.3919703919713919723919733919743919753919763919 77
Cesar Galeffi
26/01/2013, 10:44
falta instalar chuveiro/torneira ( procuro o modelo de jardinagem) tamanho entre o chuveirinho higienico e chuveiro normal, pretendo usá-lo como torneira/chuveiro. Enfim estou detalhando o projeto fazendo correções mencionadas por vocês aqui no forum e avançando nos trabalhos. Obrigado
Lucas NCR
14/02/2013, 18:29
Salve grande Cesar. to acompanhando. ta ficando so o ouro da bahia. se vier pelas bandas de ca nao esquece da gente.
forte abraço.
Lucas NCR
15/02/2013, 10:58
cara um diferencial com bloqueio e um guincho eletrico mesmo ja satifarao suas nececidades a meu ver. ademais com o peso dela e medidas nao da pra pegar trilhas. entao o bloquei e o guincho resolveriam o problema de uma estrada com cascalho solto ou subida ingrime ou lama. continuo acompanhado. abracao. semana santa vou pra chapada dos veadeiros se quiser passa la.
Cesar Galeffi
17/02/2013, 13:24
Diga meu rei, gostei da visita, por enquanto quero instalar os componentes citados, entre os quais os mencionados por vc. Pretendo tambem colocar uma caixa de 5 marchas no lugar da de 4. Com o tempo verei a necessidade e a possibilidade de instalar o 4x4.
A Camper está quase vendida, amanhã ( segunda) será concretizada a venda ( 30 pilhas).
Farei o possivel para concretizar o nosso encontro, mantenhamos contatos. Abraço
cara um diferencial com bloqueio e um guincho eletrico mesmo ja satifarao suas nececidades a meu ver. ademais com o peso dela e medidas nao da pra pegar trilhas. entao o bloquei e o guincho resolveriam o problema de uma estrada com cascalho solto ou subida ingrime ou lama. continuo acompanhado. abracao. semana santa vou pra chapada dos veadeiros se quiser passa la.
Cesar Galeffi
02/03/2013, 14:47
Boa tarde a todos, gostaria de saber qual é o sistema 100% autoblocante posterior ideal ?
Edintruder
04/03/2013, 13:06
Cesar, andei pesquisando e o pior é que um ônibus 85 não custa mais de 15.000,00. Depois de transformado em Motorhome passa a valer 150.000,00!
Tens ideia de quanto será o teu investimento total na Ibiza?
Cesar Galeffi
10/03/2013, 11:22
Ola Ed tudo bem? optei pela Ibiza pelo tamanho, resistencia, comodidade, facil manutenção, fibra de vidro, mecanica confiavel e preço ( R$29 mil). Pesquisei antes da execução por pequenos ônibus, micro ônibus e camihões/micro onibus Agrale 1600/1800D, vans, motorhome prontos, enfim no meu perfil gostei daqueles elencados nesse forum que foram inspiradores domeu projeto. Enquanto ao investimento ate agora foi aproximadamente R$ 8mil incluindo ferramentas ( maquina de solda, lixadeira, furadeira entre outros utensilios) mão de obra propria ( eu mesmo), falta agora os componenentes ( paineis de energia solar, vaso quimico,bombas shurflo, baterias no break etc. O valor deles seria acrescentado em qualquer veiculo escolhido.
Se quisesse, a mecãnica da Ibiza estaria pronta
Cesar, andei pesquisando e o pior é que um ônibus 85 não custa mais de 15.000,00. Depois de transformado em Motorhome passa a valer 150.000,00!
Tens ideia de quanto será o teu investimento total na Ibiza?
Eriksom Teixeira Lima
10/03/2013, 12:01
Cesar
Seguem os caminhos para dois vídeos que podem te interessar, afinal sempre se aproveita algo. Eu mesmo peguei duas idéias dele para mim, e para você pode ser que tenha mais ou que confirme as boas que você já têm.
parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=riMTgFHr7GY&feature=youtube_gdata_player
parte 2
https://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=-NwXAQEQbkU
PS: ainda estou em dívida com você, mas alguns problemas se avolumaram nas últimas 6 semanas, e me atrapalhei.
Abraços
Eriksom
Cesar Galeffi
10/03/2013, 22:56
Olá Eriksom, obrigado pelos videos, quanto mais informações melhor.
Espero que estejas aliviado dos problemas, não se preocupe tudo se resolve na hora certa, fico a disposição caso precise. Abraço
Cesar
Cesar
Seguem os caminhos para dois vídeos que podem te interessar, afinal sempre se aproveita algo. Eu mesmo peguei duas idéias dele para mim, e para você pode ser que tenha mais ou que confirme as boas que você já têm.
parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=riMTgFHr7GY&feature=youtube_gdata_player
parte 2
https://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=-NwXAQEQbkU
PS: ainda estou em dívida com você, mas alguns problemas se avolumaram nas últimas 6 semanas, e me atrapalhei.
Abraços
Eriksom
FabianoEG6
19/03/2013, 21:12
Olá César,
em primeiro lugar te parabenizo pelo projeto. Aqui em casa tivemos uma ibiza idêntica a sua, na cor vinho, Tb ano 1989. Foi comprada 0km em julho de 1989...ficamos com ela por nove anos, trocamos por uma sw4 1998. Esse carro é sensacional, fizemos varias viagens com ela, o Brasil todo, até hoje esse carro é lembrado porque fez um sucesso imenso nos anos 80/90. Foram fabricadas pouquíssimas unidades, nao tenho noção mas menos de mil com certeza. Uma curiosidade, qual o número de serie dessa sua ibiza?? A nossa era a 432...um vizinho meu na mesma época tinha uma 87 e era a 37. Lembro-me que era um carro caríssimo para a época mas foi a realização de um sonho... Bom saber que ainda temos admiradores desse tipo de veiculo.
Abs
Cesar Galeffi
24/03/2013, 11:10
Olá Fabiano, obrigado pelo elogio, concordo contigo da comodidade do veiculo, por coincidência o adquiri em Brasilia em dez. 2011 no intuito desse projeto. Pretendo substituir a caixa de 4 por outra de 5 marchas assim que possivel, assim como a instalação de um guincho eletrico e bloqueador de diferencial manual ( não mais automatico) no diferencial posterior.
Em breve postarei fotos atualizadas, enquanto ao numero de serie do veiculo, onde é descrimnado?
Grato Cesar
em primeiro lugar te parabenizo pelo projeto. Aqui em casa tivemos uma ibiza idêntica a sua, na cor vinho, Tb ano 1989. Foi comprada 0km em julho de 1989...ficamos com ela por nove anos, trocamos por uma sw4 1998. Esse carro é sensacional, fizemos varias viagens com ela, o Brasil todo, até hoje esse carro é lembrado porque fez um sucesso imenso nos anos 80/90. Foram fabricadas pouquíssimas unidades, nao tenho noção mas menos de mil com certeza. Uma curiosidade, qual o número de serie dessa sua ibiza?? A nossa era a 432...um vizinho meu na mesma época tinha uma 87 e era a 37. Lembro-me que era um carro caríssimo para a época mas foi a realização de um sonho... Bom saber que ainda temos admiradores desse tipo de veiculo.
Abs[/QUOTE]
FabianoEG6
26/03/2013, 22:02
Olá Fabiano, obrigado pelo elogio, concordo contigo da comodidade do veiculo, por coincidência o adquiri em Brasilia em dez. 2011 no intuito desse projeto. Pretendo substituir a caixa de 4 por outra de 5 marchas assim que possivel, assim como a instalação de um guincho eletrico e bloqueador de diferencial manual ( não mais automatico) no diferencial posterior.
Em breve postarei fotos atualizadas, enquanto ao numero de serie do veiculo, onde é descrimnado?
Grato Cesar
Abs[/QUOTE]
Olá César vou acompanhar o projeto, com relação ao número de serie ele fica em uma chapa localizada nas portas do motorista e passageiro... Constam o número de serie e a data de fabricação. Lembro-me que a nossa foi vendida com 100 mil km, por 16 mil reais, foi para a cidade de vitoria da conquista, o cara comprou para transporte. Apesar de muito nova era um carro pouco procurado na época, com valor comercial baixíssimo... So pra ter idéia a sw4 foi comprada 0km, 1998, por 50 mil.
abs
Cesar Galeffi
30/03/2013, 13:34
Ola Fabiano, poucas pessoas conhecem a van, muito mais agora, mesmo assim quando mostrada enfatizam a boa mecanica e a carroceria em fibra de vidro. A SW4 ( Toyota) é um otimo carro, tive uma hilux ( 2.8 aspirada) 98, super economica e versatil, ainda assim alcancei o top dos 4x4 na camper, já vendida para executar o projeto da Ibiza.
Vou averiguar o numero de serie da Ibiza e te informo em seguida.
Abraço e Feliz Pascoa.
Olá César vou acompanhar o projeto, com relação ao número de serie ele fica em uma chapa localizada nas portas do motorista e passageiro... Constam o número de serie e a data de fabricação. Lembro-me que a nossa foi vendida com 100 mil km, por 16 mil reais, foi para a cidade de vitoria da conquista, o cara comprou para transporte. Apesar de muito nova era um carro pouco procurado na época, com valor comercial baixíssimo... So pra ter idéia a sw4 foi comprada 0km, 1998, por 50 mil.
abs[/QUOTE]
Cesar Galeffi
05/04/2013, 13:07
Olá Fabiano, respondendo a tua pergunta, o numero de serie da Ibiza é : 0457
Abraço
Olá César,
Abs
Walter da Camper
17/06/2013, 21:09
E aí meu camarada? A quantas anda o projeto? O motor-home Ibiza (eita nome chique...) já pegou a estrada?
Cesar Galeffi
24/06/2013, 12:15
Grande Walter, chique né!!!!!!!!!!!! hheheheheheeh. Tou labutando na escolha de placas solares e demais componentes, do resto está pronto. Aindanão postei novas fotos porque quero tirá-las comtudo pronto.
E vc como tem passado? abração
E aí meu camarada? A quantas anda o projeto? O motor-home Ibiza (eita nome chique...) já pegou a estrada?
Juka Bala
24/06/2013, 15:40
Show de bola!!! Quero ver quando terminar!! Parabéns. Eu me lembro de uma parecida quando estudei nos EUA há uns anos atrás. O motor era um baita V8 a gasolina com cambio na coluna. Uma delicia o somzão do motor. Abraço
Cesar Galeffi
26/06/2013, 11:17
Olá Juka, obrigado pelos parabens. Pois é, la sim que existem grandes vans e pick ups e foi de lá que me inspeirei no meu projeto. Tambei morei nos EUA 1995/1998 em San Antonio (Texas) e te confesso que paquerava muitas vans e pick ups e se pudesse teria trazido uma para cá rodando.
Voltando a realidade, fico satisfeito com o resultado do meu projeto e assim que terminar anexo fotos atualizadas o quanto antes.
Abraço
Show de bola!!! Quero ver quando terminar!! Parabéns. Eu me lembro de uma parecida quando estudei nos EUA há uns anos atrás. O motor era um baita V8 a gasolina com cambio na coluna. Uma delicia o somzão do motor. Abraço
Cesar Galeffi
22/11/2013, 13:19
440326
Ok pessoal, após longa ausência fiz ajustes e upgrades como :
Mudança da posição dos registros dos reservatórios, acrescentar 3 feixes de molas atrás, calço de 8 cm na base da mola helicoidal dianteira e colocação dos amortecedores maiores também iguais aos posteriores, compra de2 placas solares de 240w da Bosh, controlador de carga MPPT STECCA 2010,fita de LUZES led, 2 baterias 150h freedom estacionárias.
Faltam :bomba de pressão para água dos reservatórios 12V, bomba manual para o reservatório de água potável e vaso químico.
Obs:por motivos de preço e facilidade adaptei o para brisa da f250 no lugar do da Ibiza 3x mais caro e raro. Refeita a borda, o novo vídro será colado ao invés de encaixado como o anterior.
Após instalação dos painéis solares, fecharei as laterais do teto escamoteavel com lona de camião com detalhes das janelas em tela contra mosquitos.
Nesse intervalo também foi revisado o motor, válvulas, bicos, bomba injetora, etc.
Estou atrás de um hilift 1.50m, guincho, compressor de ar 12v para pneus e mais alguma coisa que possa agregar.
Ainda estou cogitando a instalação do 4x4 e parece bastante fativel, mas ainda em fase de pesquisa.
Grato mais uma vez pela participação e mais uma vez estou disponível para cooperar e ser sugerido.
Cesar Galeffi
22/11/2013, 13:22
Atualizei fotos no fórum
Cesar Galeffi
22/11/2013, 13:35
Faltou informar a compra da geladeira da Electrolux 140l e transformada pela Elber Em 12V 440328440329
Alberto Granville G Paula
22/11/2013, 14:40
Show de bola....acompanhando.
Walter da Camper
22/11/2013, 16:27
Essa idéia de adaptar um parabrisa de carro-de-série é muito interessante. A Camper sofre do mesmo problema de parabrisa exclusivo e raro.
Cesar Galeffi
23/11/2013, 13:58
Grato pela força novo amigo.
Cesar Galeffi
23/11/2013, 14:01
Essa idéia de adaptar um parabrisa de carro-de-série é muito interessante. A Camper sofre do mesmo problema de parabrisa exclusivo e raro.
Pois é amigo Walter, cansei de exclusividade com as peças de carro, com a minha ex camper receava essa situação. Pra semana postarei o resultado.
Cesar Galeffi
23/11/2013, 14:22
https://picasaweb.google.com/m/viewer#album/100629098525155631426/5570666774555592881
Ex camper
Cesar Galeffi
24/11/2013, 02:23
Para os tubos da caixa de rodas, foram forrados com mangueiras plásticas de malha.
Eriksom Teixeira Lima
24/11/2013, 16:15
Excelente trabalho!
gostaria de ter as habilidades construtivas aqui demonstradas, mas infelizmente esse predicado é apenas para escolhidos!
Eriksom
Vicente Guimaraes
24/11/2013, 17:43
Cesar não consegui abrir o album de fotos....
Cesar Galeffi
24/11/2013, 19:41
Excelente trabalho!
gostaria de ter as habilidades construtivas aqui demonstradas, mas infelizmente esse predicado é apenas para escolhidos!
Eriksom
Carissimo Erikson, prazer em te ver por aqui novamente, não de preocupe cada qual com os seus predicados e com certeza você tem os seus positivos. Somente em enveredar aquela armadura motorizada já é uma façanha e não vejo a hora de cruzarmos territórios por aí. Pretendo descer para conhecer vocês, caso queiram,vejo que tudo concentra-se ao sul desse Brasil, portanto antes de sair do país necessito dessa visita.
Abraço
Cesar Galeffi
24/11/2013, 19:45
Cesar não consegui abrir o album de fotos....
Caro Vicente, tente então no Google 'Picasa César galeffi' tem albums de viagens. Acho que nesse fórum postei um link desses albums ao Erikson,dê uma olhada. Abraço
Vicente Guimaraes
25/11/2013, 00:57
Opa , valeu, consegui abrir. Po tá ficando muito legal, imagino o trabalhão qeu deve estar dando :curtir: parabens pelo trabalho e talento !!!
Cesar, eu já tinha comentado isso antes não sei se vc se lembra ou se já alterou algo, é sobre os tanques embaixo do veículo, como vc vai percorrer trilhas e caminhos tortuosos eu acho que eles estão muito expostos. O ideal seria colocar tanques retangulares, ou proteções, ou ainda elevar a suspensão para aumentar o vão livre, ou todas as opções anteriores :)
Cesar Galeffi
25/11/2013, 23:12
Opa , valeu, consegui abrir. Po tá ficando muito legal, imagino o trabalhão qeu deve estar dando :curtir: parabens pelo trabalho e talento !!!
Cesar, eu já tinge comentado isso antes não sei se vc se lembra ou se já alterou algo, é sobre os tanques embaixo do veículo, como vc vai percorrer trilhas e caminhos tortuosos eu acho que eles estão muito expostos. O ideal seria colocar tanques retangulares, ou proteções, ou ainda elevar a suspensão para aumentar o vão livre, ou todas as opções anteriores :)
Pois é Vicente, Graças ao teu questionamento que alterei a estrutura anterior e a explicação está logo num tópico no reinício do meu contato nesse fórum. Acho que são 2 páginas atrás, ligue - se nas datas e verás a lacuna entre a última há meses atrás e a próxima Foi nesse mês.
A foto atualizada dos reservatórios está no álbum de fotos desse fórum.
realmente muito trabalho, mas amo desafios e grato pela força
Walter da Camper
16/09/2014, 10:10
E aí meu rei... finalizou o projeto? Viajando muito? Já passou por alguma situação em que o 4x4 fez falta?
Cesar Galeffi
26/09/2014, 01:01
Grande Walter, prazer em falar contigo de novo, como tem passado? Estou feliz por finalizar esse projeto, por coincidência nessa semana finalizo os detalhes, em seguida posto um vídeo e fotos detalhando o projeto e agradecendo os envolvidos. Acredito que não será necessario o 4x4, ate porque coloquei guincho, pranchas, âncora etc. Nos falamos em breve. Grande abraço meu rei
Cesar Galeffi
06/05/2016, 12:25
Bom dia a todos, após longo silêncio e correções, informo que os detalhes finalizados estão no blog "sonhoveromundo" no Facebook e Instagram no perfil de César Augusto Galeffi . Grato a todos pela preciosa colaboração e espero continuar trocando experiências. Obrigado também a 4x4 Brasil pelo espaço
Cesar Galeffi
05/06/2016, 18:27
Olá tio Eddie como tem passado? Já estamos na estrada, favor veja "sonhoveromundo", face e Instagram. Abraço
Cesar Galeffi
05/06/2016, 18:31
Como vão as coisas amigo? Estamos na estrada, mais detalhes "sonhoveromundo" no face
Cesar Galeffi
05/06/2016, 18:49
Amigo Walter, como tem passado? Estamos na estrada, nossa página "sonhoveromundo" no face e Instagram. Abraço
Walter da Camper
06/06/2016, 09:34
Cesar, parabéns pela conclusão do projeto e, principalmente, parabéns por estar na estrada.
Muitos projetos semelhantes a esse nunca chegam a ver o asfalto.
As redes sociais são boas para divulgação de fotos e coisa e tal, mas não deixe de voltar aqui para trocar ideias sobre a parte técnica.
Grande abraço e boa sorte.
Parabéns César, está realizando o sonho de muitas pessoas, que nunca tiveram chance ou coragem para tanto, parabéns e sucesso!
[]´s
Cesar Galeffi
08/06/2016, 15:15
Cesar, parabéns pela conclusão do projeto e, principalmente, parabéns por estar na estrada.
Muitos projetos semelhantes a esse nunca chegam a ver o asfalto.
As redes sociais são boas para divulgação de fotos e coisa e tal, mas não deixe de voltar aqui para trocar ideias sobre a parte técnica.
Grande abraço e boa sorte.
Beleza irmão, por enquanto se puder nos siga na página "sonhoveromundo" detalhes inclusive de aprovação do inmetro e Detran. Grato
Cesar Galeffi
08/06/2016, 15:18
Obrigado Tuna, realmente não foi fácil, agora é vivr mais uma etapa de vida escolhida e planejada por nós "sonhoveromundo"
Obrigado Tuna, realmente não foi fácil, agora é vivr mais uma etapa de vida escolhida e planejada por nós "sonhoveromundo"
E aí Cesar? viajando pelo mundo já?
[]´s
Cesar Galeffi
23/02/2018, 22:19
E aí Cesar? viajando pelo mundo já?
[]´s
Boa noite Tuna, tudo bem? Estamos prontos para mais uma etapa, modificamos o veículo e em breve estaremos na estrada novamente. Postaremos as novidades no face e Instagram. Grande abraço e grato