PDA

Ver Versão Completa : Problema Resolvido na Roda Livre AVM Suzuki 438 HP (Com Fotos)

Executor
08/12/2012, 00:09
Pessoal, relatando o problema que tive com as ditas cujas...

Antes de colocar a roda livre manual no meu tracker eu pesquisei bastante sobre o assunto e, entre outras coisas, vi que tem gente que gosta e gente que não gosta das AVM. Hoje eu dou razão pro pessoal que não gosta...

As minhas são as AVM 438 HP (high performance, que teóricamente são mais resistentes que as comuns) para suzukis. Aparentemente são bem robustas, mas o mecânismo de acionamento é muito frágil. Prova disso é que tenho as minhas instaladas a pouco mais de dois meses e começaram a apresentar problemas essa semana. Nesse tempo, se eu virei aquelas borboletas umas 10 vezes pra acionar a 4x4, foi muito.

384359

O problema:
No começo da semana notei um barulho vindo da roda dianteira direita. O barulho parecia ser de uma catraca. A principio pensei que pudesse ser o rolamento e, temendo aquela ferroada no bolso, levei pro mecânico avaliar. De cara ele disse que com certeza não era o rolamento e que provavelmente era algum problema na RL. Dei mole porque nem me ocorreu que pudesse ser na RL o problema, se tivesse pensado nisso poderia ter feito o simples teste de acioná-la, e não é que com ela acionada o barulho parou?. Menos mal, fui pra casa futucar.

Desmontando:
De cara o problema do barudo de catraca foi identificado.
Repare que nas fotos, quando a roda livre está em 4x2, a flange que encaixa na estria do eixo não estão sendo recolida completamente e de forma regular, daí, por causa dessa inclinação, a estria da flange fica pegando de leve na estria do eixo e gera o baruno de catraca.
384360384361

No detalhe da pra ver as pontas das estrias desgastadas.
384362384363

Identificada a causa:
Desmontando todo o conjunto, foi possível verificar o que ocasionou tal efeito. Ao girar a borboleta, a flange é conectada ao eixo ou recolhida através do trabalho dessas duas peças (de plástico!!!) em conjunto.
384364384365

Quando em 4x2, a peça de dentro fica apoiada nestes 3 pinos da peça de fora.
384366

Na peça pequena, em um dos locais onde um dos pinos se apoia, houve um desgastezinho de nada, mas já foi o suficiente pra fazer a peça de dentro escapúlir e deixar a flange inclinar. A peça de fora também sofreu um micro desgaste no pino que casa no mesmo local.
384367

Pino desgastado:
384368

Pino normal (para comparação):
384369

Peça de dentro encaixada na de fora na posição normal:
384370384371

Peça "escapulida" provocando a inclinação:
384372384373

Resolvendo o problema - tentativa 01:
Como a peça de fora e a de dentro sofreram este desgaste, girando as peças e trocando as posições, pude observar que tudo se apoiava sem escapar. Pra montar desse jeito, porém, tive que fazer algumas adaptaçãos. Teóricamente iria funcionar, mas não funcionou. Quando troquei as posições pareceu que tudo estava bem encaixado, mas depois de montar, na hora do "vamos ver", como o conjunto já tava todo zuado, aconteceu a mesma coisa. 1 a 0 pra roda livre...

Resolvendo o problema - tentativa 02:
Como a tentativa anteriou resultou em fracasso, sabia que iria ter que fazer uma intervenção mais drástica...
A solução que adotei foi subistituir o pino ruin por um parafuso. Achei o parafuso perfeito, que este tork de um hd desmontado (não sei a medida), pois o diâmetro da cabeça é praticamente o mesmo do pino de pástico e as bordas da mesma são bem agudas (se fossem mais arredondadas poderiam escapulir novamente)
384374384376

Com muito cuidado, uma microretífica e uma broca com o diâmetro do parafuso, foi feio um furo no lugar devido e o parafuso foi enrroscado ali
384377

Só que como tive que colocar o parafuso um pouco mais abaixo do local que corresponderia ao pino, se não ele ficaria muito próximo à borda e frágil. Então para que não houvesse difereça com os demais pinos de plástico, tive que fazer o mesmo serviço neles
384378

Em seguida, apesar dos parafusos terem ficado bem firmes, tinha que colocar um adesivo qualquer pra garantir que não iriam se mover. Não fiz muita questão e fui de super bonder mesmo.
384379

Executor
08/12/2012, 00:17
Como a cabeça dos parafusos ultrapassou um pouco a altura original, dei uma usinada. Só tirei a foto do excedente que deveria retirar, não do resultado final...

384380

Por fim, trabalho concluído:
384381384382

Hora de montar. Ficou perfeito e funcional!
384383384384

E o problema da inclinação não voltou a ocorrer:
384385384386

Conclusão: roda livre montada e problema resolvido. Resta saber até quando minha gambiarra vai aguentar. Na verdade, modéstia à parte, acho que ficou bem mais robusto que o original. Agora é esperar pra ver.
Vlw!

Wesley Lima
15/03/2013, 11:03
Muito bom amigo!

Tópico excelente!

Ajudou a resolver o problema na minha Sportage... A minha apresentou o mesmo problema com apenas 2 meses de instalado, e se usei o 4x4 três vezes foi muito...

Estou decepcionado com a AVM, pois paguei quase R$600,00 no kit que o fabricante diz ser "reforçado"... Agora descobri que as peças internas são de plástico... Lamentável...

Valeu amigo!

Executor
15/03/2013, 19:29
Muito bom amigo!

Tópico excelente!

Ajudou a resolver o problema na minha Sportage... A minha apresentou o mesmo problema com apenas 2 meses de instalado, e se usei o 4x4 três vezes foi muito...

Estou decepcionado com a AVM, pois paguei quase R$600,00 no kit que o fabricante diz ser "reforçado"... Agora descobri que as peças internas são de plástico... Lamentável...

Valeu amigo!

Fala Wesley!
Rapaz, maravilha que o tópico serviu pra te ajudar. Ajudar alguém é a recompensa que buscamos quando compartilhamos nossas experiências..

Aproveitando pra adicionar uma informação. Realmente é muito ruin o sistema da RL ser tão frágil, porém, no meu caso, eu descobri posteriormente que o problema foi ocasionado por uma folga no cubo da roda dianteira direita. As poucas vezes em que a 4x4 foi usada foi suficiente para danificar as peças plásticas devido à fragilidade. Como a ponta do eixo ficava parada e a roda "sambando" devido à folga, foi esse jogo que gerou o desgaste. Tanto é que na roda esquerda eu não tive o problema na RL por não ter folga no cubo. A conclusão é que acabei tendo que morrer em 360 pratas da troca do cubo de qualquer jeito :parede: Mas pelo menos agora estou rodando com um cubo zero bala.
Então te alerto que se o problema da RL ocorreu com vc pode ser que vc tb tenha uma folga na roda e, se não resolver, o problema da RL provavelmente vai voltar.

Vlw!

uvantuil
21/11/2013, 13:28
Parabens pelo DIY RODA LIVRE SUZUKI!!!

Executor
21/11/2013, 20:00
Parabens pelo DIY RODA LIVRE SUZUKI!!!

Vlw meu nobre!
Só pra constar, a roda livre ta funcionando que é uma beleza até hj! :mrgreen:

MendesFortal
26/02/2014, 16:15
Caro Executor, parabéns pelo seu tópico. Vai ajudar muito a nos foristas. Como vc está usando a roda livre manual, gostaria de sobre como vc fez para travar o diferencial dianteiro.

Executor
27/02/2014, 22:05
Caro Executor, parabéns pelo seu tópico. Vai ajudar muito a nos foristas. Como vc está usando a roda livre manual, gostaria de sobre como vc fez para travar o diferencial dianteiro.

Olá MendesFortal!

O meu diferencial dianteiro não está travado, ainda estou usando o sistema original. A minha intenção em instalar a roda livre manual foi para poupar o sistema de tração dianteiro, que na configuração original está sempre em movimento, mesmo em 4x2.

Caso ainda não tenha visto, dê uma olhada nestes tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/118879-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/83851-roda-livre-avm-para-tracker-grand-vitara.html

Um abraço!

Elisson
28/02/2014, 09:31

Olá Mendes, para travar o diferencial é necessário tirar o difragma e no lugar do mesmo preencher o espaço com arruelas ou com uma peça de nylon.

No meu GV o meu mecânico disse que preencheu esse espaço com 3 pecinhas de nylon. Não tenho como descrever pq não vi o que foi feito, só sei que tá funcionando bacana.

Essa questão de preencher com arruelas jã foi outro mecânico que disse que fez.

Boa sorte.

pacosancas
01/03/2014, 12:14
Olá Executor, obrigado pelo seu tópico. A última vez que eu dirigi meu Grand Vitara notei que uma das rodas livres (também 438) estava ficando travada em 4x4, mesmo se eu virava para 4x2. Quando eu voltar ao Brasil vou abrir ela e ver se eu posso corrigir do jeito que você fez.

Obrigadão! :palmas:

Executor
03/03/2014, 22:33
Olá Executor, obrigado pelo seu tópico. A última vez que eu dirigi meu Grand Vitara notei que uma das rodas livres (também 438) estava ficando travada em 4x4, mesmo se eu virava para 4x2. Quando eu voltar ao Brasil vou abrir ela e ver se eu posso corrigir do jeito que você fez.

Obrigadão! :palmas:

Maravilha, pacosancas!!
Boa sorte e, se puder, poste os seus resultados! :concordo: :concordo: :concordo:

Executor
17/03/2015, 19:30
Atualizando o tópico referente aos resultados do reparo da RL.
Há alguns meses a roda livre apresentou problemas de novo. Desmontei e verifiquei que um dos parafusos se soltou porque o plástico rachou bem na marca da foto abaixo.
495894
Tentei reparar com durepox mas o funcionamento não ficou legal. Comprei um par de Aisin usadas que estão dando conta do recado.
Conclusão: o reparo valeu à pena, rodei quase dois anos sem problemas. No final das contas, tive outro problema pelo mesmo motivo que são os componentes internos de plástico frágeis.
As aisin, por outro lado, possuem todos os componentes internos de metal e, mesmo sendo usadas, dá pra ver que ainda vão rodar muito tempo.

Arildo MT
27/03/2015, 14:48
Atualizando o tópico referente aos resultados do reparo da RL.
Há alguns meses a roda livre apresentou problemas de novo. Desmontei e verifiquei que um dos parafusos se soltou porque o plástico rachou bem na marca da foto abaixo.
495894
Tentei reparar com durepox mas o funcionamento não ficou legal. Comprei um par de Aisin usadas que estão dando conta do recado.
Conclusão: o reparo valeu à pena, rodei quase dois anos sem problemas. No final das contas, tive outro problema pelo mesmo motivo que são os componentes internos de plástico frágeis.
As aisin, por outro lado, possuem todos os componentes internos de metal e, mesmo sendo usadas, dá pra ver que ainda vão rodar muito tempo.

Bom dia, parabéns pelo serviço, estas rodas livres avm 438hp estão completas com todas as peças? sera que rola uma ''doação''? rsrsrsrs, pago frete pac, ou uma precinho camarada pra primo turco? kkkkk, eu poderia tentar usar meus humildes conhecimentos na tentativa de consertar e ficaria de rferencia p/ outros, obs: tenho uma tracker gasolina e penso em usar roda livre, desde de já agradeço.

Executor
27/03/2015, 18:30
Olá, arildo eletrecista!

Lamento mas eu já vendi a roda livre boa e enviei a ruin de brinde.

Bom dia, parabéns pelo serviço, estas rodas livres avm 438hp estão completas com todas as peças? sera que rola uma ''doação''? rsrsrsrs, pago frete pac, ou uma precinho camarada pra primo turco? kkkkk, eu poderia tentar usar meus humildes conhecimentos na tentativa de consertar e ficaria de rferencia p/ outros, obs: tenho uma tracker gasolina e penso em usar roda livre, desde de já agradeço.

Arildo MT
27/03/2015, 19:54
Olá, arildo eletrecista!

Lamento mas eu já vendi a roda livre boa e enviei a ruin de brinde.

Sem problema, tudo certo, precisava tentar, vai que cola, rsrsrsrs, aproveitando farei um off topic, não tenho certeza, mas teria sido o sr' que postou sobre a troca do retentor do diferencial dianteiro da tracker? se foi, teria como nos passar uma pequena explanação sobre o procedimento, já troquei as coifas entre outros, olhei no manual de serviço e parece ter uma trava interna na ponta do semieixo dentro do diferencial e orienta a puxar forçar com uma chave de fenda fazendo alavanca para sacar o semieixo, tentei mas não deu, não queria forçar, se tiver a informação como proceder e puder compartilhar, agradeço, se me enganei desconsidere, não lembro mais quem tinha postado, abraço.

Executor
27/03/2015, 20:09
Olha, eu não tenho certeza se postei essa informação aqui no fórum, rsrsrs. Mas eu já troquei sim o retentor do diferencial dianteiro, lado direito. É só puxar mesmo. A trava é um C que funciona como uma mola em um corte transversão em volta da ponta do eixo. É só puxar que o C é comprimido em volta do eixo e o mesmo (eixo) sai. Será que deu pra entender? Qualquer dúvida é só falar.

Sem problema, tudo certo, precisava tentar, vai que cola, rsrsrsrs, aproveitando farei um off topic, não tenho certeza, mas teria sido o sr' que postou sobre a troca do retentor do diferencial dianteiro da tracker? se foi, teria como nos passar uma pequena explanação sobre o procedimento, já troquei as coifas entre outros, olhei no manual de serviço e parece ter uma trava interna na ponta do semieixo dentro do diferencial e orienta a puxar forçar com uma chave de fenda fazendo alavanca para sacar o semieixo, tentei mas não deu, não queria forçar, se tiver a informação como proceder e puder compartilhar, agradeço, se me enganei desconsidere, não lembro mais quem tinha postado, abraço.

Arildo MT
28/03/2015, 02:22
Olha, eu não tenho certeza se postei essa informação aqui no fórum, rsrsrs. Mas eu já troquei sim o retentor do diferencial dianteiro, lado direito. É só puxar mesmo. A trava é um C que funciona como uma mola em um corte transversão em volta da ponta do eixo. É só puxar que o C é comprimido em volta do eixo e o mesmo (eixo) sai. Será que deu pra entender? Qualquer dúvida é só falar.

obrigado, então era sua postagem mesmo,estava com este mesmo vazamento do lado direito, agora parou, mas se voltar a merejar vou mexer novamente, tem um topico no fórum com post indicando a confecção de uma bucha de apoio p/ ficar entre o rolamento e o retentor evitando o retorno do problema, e esta trava sai junto com o eixo na ponta? ou fica dentro da caixa satélite/planetária? algum risco dela cair lá dentro do diferencial? e o retentor conseguiu sacar ele no local com diferencial montado no carro? desculpe o interrogatório, sobre a roda livre, deixo meu relato, pelas minhas pesquisas ''servem'' para tracker gas 2.0 16v com 26 estrias, 6 parafusos, distantes 90mm: samurai, vitara, jimny 97, marrua, hilux a partir de 97, avm =538,438,438hp,738,738xp,456,464,413,466,457 ou aisnin etc., para os mesmos modelos, só ainda não sei se todo eixo 26 estrias tem o mesmo diâmetro e distancia entre estrias do entalhado, ou sem tem mais algum detalhe que impossibilite a conversão/compatibilidade entre estes modelos, seguem links com menor preço para referencia, valeu.

http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=lista_produtos&cdg=7008&sid=ekenqpd2k3q2mvoep6cikpe613-1427520103

http://trilha4x4parts.com.br/categoria-produto/rodas-livres/escolha-por-montadora/gmchevrolet/tracker/

Arildo MT
06/04/2015, 00:02
conversando com o departamento de engenharia da AVM, me passaram algumas orientações:
não colocar graxa, graxa causa superaquelimento, vacuo interno ou excesso de pressão que chega a espelir a manoplade acionamento, a bucha da pista de rolamento é auto lubrificante, então é sólimpar c/ querosene, lubrificar com oleo lubrificante para motor sae 30,
o sistema de acionamento interno foi melhorado com reforço naqueles 03 pontos de apoio, composição nylon, poliamida e 35% fibra de vidro, omodelo top /suzuki 738xp toda em ferro
ou usar o modelo 438 hp mudou parafusos p/inox não oxida no aluminio, mudou de alen p/ torks, as travas internas foramreforçadas, problemas c/ falsificasão (falsificada etiqueta diz AVM, originais diz AVM MADE IN BRASIL), um dos distribuidores avmwww.trilha4x4parts.com.br (http://www.trilha4x4parts.com.br) produto despachado direto pela avm, linha hp e xp c/ 03anos de garantia.

Arildo MT
06/04/2015, 00:10

obrigado, então acho que era sua postagem mesmo,estava com este mesmo vazamento do lado direito, agora parou, mas se voltar a merejar vou mexer novamente, tem um topico no fórum com post indicando a confecção de uma bucha de apoio p/ ficar entre o rolamento e o retentor evitando o retorno do problema, e esta trava sai junto com o eixo na ponta? ou fica dentro da caixa satélite/planetária? algum risco dela cair lá dentro do diferencial? e o retentor conseguiu sacar ele no local com diferencial montado no carro? desculpe o interrogatório, alguns textos que posto estão chegando sem os espaços entre algumas palavras, ainda não sei o porque, se ocorrer desculpe.

Executor
06/04/2015, 19:08
Olá novamente!
O meu vazamento não ocorreu do nada, começou porque o mecânico descuidado desmontou de qualquer jeito quando foi fazer um outro serviço no carro e detonou o retentor. Então assim que troquei o retentor não houve mais vazamento, logo não precisei da bucha de nylon. Outra coisa, se o seu vazamento parou, pode ser ser que o óleo do diferencial tenha baixado e por isso parou de vazar.
Respondendo as suas perguntas:
A trava não fica presa dentro da caixa, ela vem junto na ponta do eixo quando vc tira ele e acho que não tem risco de cair lá dentro; Não precisa retirar o diferencial pra fazer o serviço.

Qualquer outra dúvida pode perguntar!

obrigado, então acho que era sua postagem mesmo,estava com este mesmo vazamento do lado direito, agora parou, mas se voltar a merejar vou mexer novamente, tem um topico no fórum com post indicando a confecção de uma bucha de apoio p/ ficar entre o rolamento e o retentor evitando o retorno do problema, e esta trava sai junto com o eixo na ponta? ou fica dentro da caixa satélite/planetária? algum risco dela cair lá dentro do diferencial? e o retentor conseguiu sacar ele no local com diferencial montado no carro? desculpe o interrogatório, alguns textos que posto estão chegando sem os espaços entre algumas palavras, ainda não sei o porque, se ocorrer desculpe.

Arildo MT
07/04/2015, 00:13
agora sim, tudo explicadíssimo e compreendido, troquei as coefas (usei do uno/palio e corcel/delrey) comprei no auto peças local de marcas conhecidas mas uma porcaria o produto 02 meses ressecou e começou a trincar a borracha das coefas, pedi novas da suzucar aproveitando pedi os retentores entre outras peças p/ preventiva (sou chato com manutenção), neste meio tempo o ''vazamento'' começou e parou, no meu o vazamento era mínimo apenas molhava e grupava poeira em volta, não gotejava, pouco depois que troquei o óleo do diferencial parou, talvez tenha ocorrido por falta de uso, a dona e familia anterior não sabia para que servia aquela alavanca pequena ao lado do cambio (4x4)rsrsrs, então quando passei a usar melou minimamente de óleo, agora o nível esta normal e sem vazamento, mas como vou trocar as coefas acho que já vou trocar os retentores e afins levando em conta que dá um trabalho desmontar p/ trocar as coefas, então aparece o JAQUE esta mexendo troca, (q blz são aquelas coefas abertas lateralmente, é só cortar a velha passar cola na lateral da nova encaixar e ela vulcaniza em uma peça única, é só por as abraçadeiras e pronto, não desmonta nada) mas ainda são raras, obrigado pelas dicas, ficou fácil entender, valeu, abraço.

Cláudio Ferro
16/11/2015, 19:07
Pessoal boa tarde, a roda livre no meu Jeep Engesa esta escapando quando aciono...a roda dianteira quando olho pela janela ao dirigir no barro...não esta nem rodando e por vezes da uns estalinhos quando movimento de um lado pro outro o eixo? SERÁ que pode ter gasto as estrias da roda livre ao ponto de pular assim?