PDA

Ver Versão Completa : Temperatura de trabalho do motor 14B



mecamaniaco
07/12/2012, 12:13
Olá pessoal, estou instalando um eletro ventilador no radiador da minha band para dar uma ajuda em dias quentes e com o AC ligado e preciso de uma ajuda...

Minha ideia é fazer com q o eletro ventilador ligue em 3 ocasiões:

1º AC ligado
2º Automático com termostato no motor
3º Manualmente com comando interno[

O meu problema é que eu não sei qual é a temperatura de trabalho desse motor, sei que existem 2 tipos de valvula termostatica para ele, uma de 82º e outra 86º.... Alguém ai saberia dizer qual é a temperatura de trabalho (quando o ponteiro de temperatura fica entre as duas marquinhas do relógio).

mecamaniaco
07/12/2012, 14:58
Falei com um mecânico agora a pouco, parece q a temperatura de trabalho é entre 82~86ºC..... Neste caso vou comprar o interruptor de temperatura do Opala q funciona a partir de 87ºC.....

Walter da Camper
07/12/2012, 18:27
Meu 14B na Camper está com o radiador de opala 6C com o respectivo cebolão de temperatura.
Meu eletroventilador externo está exatamente como pretende ligar o seu: aciona com o ar-cond ou cebolão ou interruptor.
É o motor mais "cuca fresca" que já conheci. Nunca ví o cebolão acionar pela temperatura e o ponteiro nem chega no meio da escala, enquanto no GM-6c ele vivia a 3/4 da escala, utilizando o mesmo sensor de Opala que foi adaptado no 14B.
Talvéz isso ocorra porque o ventilador mecânico não tem acoplamento viscoso e sopra o tempo todo.

Mourão GP
07/12/2012, 21:34
85 a 100º
384356

Edward Moura
13/07/2019, 16:32
Amigos, possuo uma band curta ano 2001 com motor 14B

Gostaria de saber a temperatura de trabalho do motor!

Coloquei uma turbina da anhanguera e o motor está trabalhando com temperaturas entre 85 e 90 graus.

Qual a temperatura correta de trabalho?

Sergio c
13/07/2019, 18:35
Acho meio arriscado conduzir com essa média de temperatura. Qualquer vacilo a temperatura sobe repentinamente e o motor vai p espaço.
Amigos, possuo uma band curta ano 2001 com motor 14B

Gostaria de saber a temperatura de trabalho do motor!

Coloquei uma turbina da anhanguera e o motor está trabalhando com temperaturas entre 85 e 90 graus.

Qual a temperatura correta de trabalho?

Denise Ávila
13/07/2019, 19:00
Colega, tá dentro da média (veja a tabela no postagem antes da sua).
O 14B trabalha entre: 85 a 100°C (ideal) - a partir de 82°C (abertura da VT).



Amigos, possuo uma band curta ano 2001 com motor 14B

Gostaria de saber a temperatura de trabalho do motor!

Coloquei uma turbina da anhanguera e o motor está trabalhando com temperaturas entre 85 e 90 graus.

Qual a temperatura correta de trabalho?