PDA

Ver Versão Completa : PULANDO IGUAL CABRITO!



Ian Moreira
12/11/2003, 08:28
E aí Galera do barro,

Moçada é o seguinte meu Jeep está com:
:arrow: KIT FEES
:arrow: Jumelos altos em forma de "U"
:arrow: Calços do motor do opala
:arrow: 4 amortecedores atrás - 2 originais e 2 da S-10 (bons)
:arrow: Rodas aro 15" e Pneus 255-70-15(que ando com 15 libras no asfalto)
Agora que eu acostumei mais com o carro, estou achando que ele está pulando demais, ãndei em um do amigo meu com a mesma configuração e é macio, o meu a menor bacada e: PÁ, PUM, TRÀ, tá batendo demais, andar com ele no asfalto e em estrada batida está sendo desprazeroso,
Ajudem-me por-favor com as suas dicas.

Abraços, []'Tremidos, Pulados....


Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

Giovani
12/11/2003, 21:04
Agora que eu acostumei mais com o carro, estou achando que ele está pulando demais, ãndei em um do amigo meu com a mesma configuração e é macio...

:D Fala Ian!!!

:D Quantas lâminas vc tem em cada feixe??? :shock:
[]'s

Eduardo Velo
12/11/2003, 21:20
Ian , um colega nosso estava com o mesmo problema , fazia muito barulho por nada , até que numa trtilha descobriu o que era , o suporte do jumelo traseiro estava trincado por dentro , só percebeu que era isso qdo quebrou de vez , voltamos na maciota com o suporte só apoiado . Dá uma olhada no suporte do Jumelo só pra desencargo ...

[]s ...

Ian Moreira
13/11/2003, 10:51
Eduardo, Giovani, obrigado pelas respostas :wink: ,
os jumelos estão belezas, chequei, mas eu estou achando que pode ser o tal do segundo amortecedor estou (tentando) mandando um desenho de como está a minha suspenção traseira. O feixe traseira está com 6 e o dianteiro está com 5, e outra dúvida é a parte do cardã dianteiro, me palpitaram aquí dizendo que se a folga entre cardãs(dianteira) for pequena também, a suspensão vai trabalhar forçada e fazer o Jeep pular e bater, pois meus jumelos são altos, para ver se está errado.
Vou fazer um teste da seguinte forma vou tirar o amortecedor do Jeep ou da S10 primeiro andar nos buracos aqui do asfalto e depois tirar o cardã dianteiro e ver se melhora, agora minha pergunta é a seguinte será que se eu tirar o amortecedor do Jeep original e deixar o da S10 na posição em que ele se encontra será que não dá nem um problema.

Obs: com essa configuração dei saltos subi barrancos bem ígremes e etc... e não escapuliu o cardã traseiro, será que a hora que eu tirar um par dos amortecedores traseiros vou ter que alongar o cardã traseiro :?:

Abraços a
todos :roll: :!:

Ian Moreria
Jeep 71 Laranjão

fugger
14/11/2003, 00:23
:) Ian

:) 2 amortecedores por roda deixam mais dura a suspensão. :wink:

:? E realmente se a suspensão estiver na altura normal, seu cardã dianteiro esta muito "estrangulado" :?

[]'s

Ian Moreira
14/11/2003, 08:32
:) Ian

:) 2 amortecedores por roda deixam mais dura a suspensão. :wink:

:? E realmente se a suspensão estiver na altura normal, seu cardã dianteiro esta muito "estrangulado" :?

[]'s

Chefe retirei o segundo amortecedor traseiro e melhorou um pouco, agora sobre a folga dos cardãs na figura acima agora que eu vi que está errado o desenho, o dianteiro que está estrangulado, e o traseiro está com os 3 cent. de folga, acho que vou trocar os amortecedores por outros mais eficientes, agora perguntas aqui eles me dizem que o bom é o amortecedor traseiro da Kombi nova, outros dizem que o bom é o da S10, outros o da Ranger 4x2, qual vocês me aconselham :?:

Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

fugger
14/11/2003, 18:27
:) Ian

:) Da Toyota ou do 608 :wink:

[]´s amortecidos

Giovani
14/11/2003, 22:36
...agora perguntas aqui eles me dizem que o bom é o amortecedor traseiro da Kombi nova, outros dizem que o bom é o da S10, outros o da Ranger 4x2, qual vocês me aconselham :?:

:D Fala Ian!!!

:D O da S-10 é mais macio que o original. O da Ranger é mais macio que o da S-10. O da Kombi é bobagem! É fraco, pouco curso e estoura bem fácil! :wink:


Da Toyota ou do 608

:D Fala Fugger!!!

:o Como isso?? Vc está sugerindo usar um amortecedor duro pra KCT (Toyota) e outro completamente diferente, muito mais macio (608)... :shock:
[]'s

fugger
15/11/2003, 00:04
:D Ae Giovani

:D Pessoalmente prefiro o do 608, mas como gosto é gosto, tem gente que prefere o da Toyota. Só dei sugestões de opções melhores que o de Kombi(arght). :D

[]'s amortecidos e esclarecidos

leopoldo
15/11/2003, 08:46
Sem fotos da suspensão fica difícil opinar mas vale a pena lembrar:

quem deixa a suspensão dura é a mola ( ela é que carrega o peso) assim quanto mais lâminas mais duro, para mais carga.

tira as lâminas, fica mais mole , só que na suspensão com feixe, tirando laminas o diferencial começa a girar e pode até quebrar as mestras e/ou escapar o cardã.

amortecedor foi feito para controlar a mola....aliás porque é que voce colocou 2 jogos ?

2 amortecedores por roda é só para embelezar, não funciona direito, a menos que o coeficiente de amortecimento de 2 adaptados seja menor ou igual a 1 de jeep e mais uns 10%.

Se fosse suspensão com mola helicoidal, poderia ser, dependendo do kit.

(Mas eu entendí o seu problema....voce quer ajudar a controlar a traseira do jeep que é muito leve, comparada com a frente).

sem amortecedor, o jeep Joga voce pro alto - comprima uma molinha nos dedos e solte.... a mesma voa longe. Comprima a mesma molinha, e solte , só que dentro de um copo com glicerina ...ou mel.... quase que dá pra ver em camera lenta....é isso que o amortecedor faz.

detalhe..... o amortecedor não pode lever porrada no fim de curso nem pra cima nem pra baixo, quebra tudo por dentro e voce nem vê....o azar é só seu....amortecedor não é barato.

é por isso que tem batente de borracha na suspensão. Mudou o jumelo? tem que mudar tudo junto.....amortecedor e batente idem. Dependendo do caso tem até que por cinta de nylon pra não deixar a suspensão esticar demais......e estourar os pivos da direção.

cardã tambem, não foi feito pra bater, só girar. A folga normal da luva, desde que seja original é por volta de 3 cm. Não esta assim, tá errrrado.
Se escapar da luva ou bater tirando o tampão e ficar encostado na cruzeta, ou quebra a cruzeta ou o câmbio.

Assim cada caso um caso.

Thiago Rodeghel
15/11/2003, 12:09
E aí Galera :D

Vou recomendar por uso próprio 8) amortecedor traseiro da Ranger :D

Ficam muito bons :D

Acho q não tem muita lógica colocar do 608 ou da Band. :roll: são amortecedores mais duros :shock: mais isso é só minha opnião

[s]

Giovani
15/11/2003, 12:44
quem deixa a suspensão dura é a mola ( ela é que carrega o peso) assim quanto mais lâminas mais duro, para mais carga.
...amortecedor foi feito para controlar a mola...

:D Fala Leopoldo!!!

:D O amortecedor tem influência direta na maciez da suspensão!!! Ou vc acha que não??? Ande por uma rua esburacada com Jeep equipado com os Rancho, com regulagem. Na regulagem mais leve vc quase não sente os buracos. Aí vc calibra ele no máximo. Parece que vc vai voar fora do jeep! :wink: Ou então ponha um amortecedor da Ranger no jeep e ande pala mesma rua, trocando em seguida por um da Toyota. :wink:
:D Experimenta, experimenta, experimenta!!! :lol:
[]'s

Giovani
15/11/2003, 12:48
Vou recomendar por uso próprio 8) amortecedor traseiro da Ranger :D

Ficam muito bons :D

Acho q não tem muita lógica colocar do 608 ou da Band. :roll: são amortecedores mais duros :shock: mais isso é só minha opnião


:D Fala Thiago!!!

:D O da Ranger é macio e tem o mesmo tamanho do original Willys. O amortecedor do 608 é muito macio!!! Só que o curso é maior, sendo necessário mudar os suportes. O da Band sim, é duro pra KCT!! :wink:
[]'s

leopoldo
15/11/2003, 17:18
Boa tarde moçada, primeiramente gostaria de manifestar meu contentamento por poder discutir com quem entende e experimenta.
Mas já que a minha opinião mais conturbou que esclareceu, vou explicar meu ponto de vista. Na verdade o que eu quis expor foi uma série de tópicos juntos, mais como um lembrete. Realmente o comportamento de uma suspensão leva vários fatores em conta e é claro, concordo plenamente com voces, o amortecedor é muito importante, senão , lá não estaria.
Nosso colega (e seu CJ mais ainda) esta sofrendo com uma suspensão muito "dura".
Bom, o que eu entendo por suspensão muito "dura" tem a ver com a carga da mola. A mola é a responsável por manter o CJ suspenso. Mas a mola pode ser muito dura, feixe muito espesso, ou muito mole, feixe com poucas lâminas, e nesse caso estou comparando um mesmo feixe.
No CJ, molas muito duras são responsáveis (não só elas) por empenamentos e trincas no chassis, situação que fica muito pior se os jumelos estiverem na posição perpendicular após uma arqueamento. Assim, alguns jipeiros tiram um monte de folhas para "amaciar" a suspensão, porém o feixe fica instável e começa a trabalhar como uma cobra serpenteando, o que é bem perigoso, inclusive com o "mergulho" da carroceria em curva.
A FUNÇÃO do amortecedor é apenas controlar a resposta da mola quando comprimida e de quebra evitar um infinito sobe e desce descontrolado da suspensão. Sem amortecedores, a suspensão poderia inclusive entrar em ressonância oque é pra lá de perigoso tambem, pois o CJ poderia decolar em lina reta depois da suspensão ser excitada por um solavanco. (flutter)

Bom, teoricamente, quanto mais dura uma mola maior amortecimento ela necessitaria para estabilizar uma mesma deflexão.

Só que o piloto sofre com isso; quando o mesmo passa por uma lombada, primeiramente ele é arremessado contra o banco(tranco) e logo em seguida contra o cinto (esticado), que espero esteja usando. Essas duas componentes consecutivas e de direções opostas tem uma aceleração que é proporcional á dureza da mola, ao amortecimento, e a deflexão da mola no momento do impacto e são tão desagradáveis quanto mais intensas.

Para o nosso colega, receito ações consecutivas, desde que viáveis:
1- verificação do ângulo do jumelo, que deve ser inclinado para tras,
2- remoção do amortecedor adicional, deixando o original,
3- aumento do peso morto na extremidade do chassis (tem estepe, ok, senão coloque, se puder adicione um galão no supoerte , cheio)
4- colocação apenas do amortecedor mais macio, se houver, em conjugação com a remoção de apenas algumas folhas por feixee devido a isso, talvez:
5- instalação de uma barra panhard e uma barra estabilizadora na traseira

Apenas vou lembrar que a sensação de tranco e desaceleração diminuirá, porém, outra vai aumentar, a de sobe e desce em certas estradas. Tem gente que não gosta e fica enjoado.

Thiago Rodeghel
15/11/2003, 17:41
:D Fala Thiago!!!

:D O da Ranger é macio e tem o mesmo tamanho do original Willys. O amortecedor do 608 é muito macio!!! Só que o curso é maior, sendo necessário mudar os suportes. O da Band sim, é duro pra KCT!! :wink:
[]'s

E aí Giovani :D

Sabia q os amortecedores da Band eram muuito duros(oops) , mas não sabia q do 608 é mais macio do q das Band, acho q é mais macio os feixes do 608 já devem fazer o serviço maior da suspenção, por isso talvez, um amortecedor mais macio :roll: :D

[s]

Terada
15/11/2003, 20:48
Blz Galera

Giovani, como deve ser feito com os suportes no caso do 608?

[]´s
Terada
CJ-5/58
Sampa

Giovani
15/11/2003, 20:51
Boa tarde moçada, primeiramente gostaria de manifestar meu contentamento por poder discutir com quem entende e experimenta.
Mas já que a minha opinião mais conturbou que esclareceu, vou explicar meu ponto de vista.

:D Grande Leopoldo!!!

:D Primeiramente, seja bem vindo ao fórum! Não se preocupe, não "conturbou" nada... :wink: O fórum é pra isso mesmo, discutir (sempre em alto astral) as idéias de cada um. E pela sua resposta está "esclarecedíssimo"... :lol:
:D Quanto à suspensão do nosso amigo, deveria realmente ter apenas um amortecedor e dos mais macios, Ranger ou S-10... Como ele já tem os da S-10, basta retirar os originais e pôr eles nos suportes originais. :wink:
[]'s

Mauro B.
15/11/2003, 21:33
Oi Giovani, Leopoldo e ALL !!! :D

Não se esqueçam do atrito entre o monte de lâminas que existe no feixe original o CJ, que ajuda no "efeito dureza" da suspensão, como se fosse um amortecedor duro! :shock: No meu cj-5 fiz aquele sanduíche de graxa-tira de radiografia-graxa entre todas as lâminas e gostei da melhora! :P

Sobre retirar algumas lâminas do feixe, comece a partir da menor! Isso é para o feixe não fica uma "cobra serpenteando"...hehehe...né Leopoldo!! :D

Sobre a barra panhard, eu acho uma solução interessantíssima! Já estou a um tempo para fazer uma mas sempre tem outra coisa para fazer na frente... :cry:

[]'s

Giovani
15/11/2003, 21:36
Blz Galera
Giovani, como deve ser feito com os suportes no caso do 608?


:D Grande Terada!!!

:D Vc deve elevar os suportes do chassi, pois o amortecedor do 608 tem uns 8 cm à mais de curso. Se instalar nos suportes originais ele vai bater em fim de curso. :wink:
[]'s

Ian Moreira
17/11/2003, 09:51
Obrigado galera :) , pelas ótimas dicas
Giovani, comprei 2 amortecedores TURBOGÁS, COFAP da Ranger 4x2, por R$ 160,00 o Par, o vendedor me disse que era da antiga(será que o TURBOGÁS é realmente da antiga :?: ), e coloquei os da S-10 atrás(só eles) diminuí o cardã dianteiro em 1,5 cent. e melhorou muito :P , mas ainda na estrada de chão ele treme , vou andar mais umas semanas com ele e ver se eu acostumo senão vou fazer igual ao Mauro e suas tiras de Radiografia, só não sei como eu vou explicar ao Moleiro as vantagens, porquê o pessoal daqui é que nem "CAVALO DE CARROÇA" que só encherga para frente(nada contra os cavalos de carroça :roll: , é claro), senão volto a amolar vocês de novo :wink: ,

Abraços, valeu galera :mrgreen:

Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

Mauro B.
17/11/2003, 12:54
Aee Ian !!! :D

Deixe o seu mecânio (ou moleiro) retirar os feixes, pegue-os e leve para casa. Daí vc mesmo faz! 8) É melhor deixar para os outros o trabalho mais grosseiro e menos cansativo, porque daí vc garante que vai ficar um serviço bom! :wink: Tem um tópico que fala a respeito dessas tiras...
:P
[]'s