PDA

Ver Versão Completa : DOT 4 x DOT 5 - Substituição



Dinho_BH
07/12/2012, 07:17
Amigos,

Vou trocar a pastilha de freio do Defender e, como não sei quando foi a última troca do fluído, resolvi trocá-lo.

O mecânico indicou substituir o DOT 4 pelo DOT 5. Algum problema? Se a substituição puder ser feita, será de uma maneira mais "artesanal": será adicionado DOT 5 no sistema e, observando algum ponto de vazão, quando começar a sair o DOT 5 o mecânico diz que interrompe a troca.

Não vamos "misturar" os fluídos, mas, pelo método de troca, haverá resíduo do DOT 4 no sistema.

Alguma dica antes da substituição? (se é que ela deva ser feita!)

Abraços.

CGAUER
07/12/2012, 11:00
:!: CUIDADO!!

Muita atenção; DOT 5 não é compatível com o DOT 3 ou 4.

O DOT 5 é base de silicone e hidrófobo, repele a humidade e não é compatível com as borrachas do sistema que utiliza DOT 3 ou 4.

O DOT 3 e 4 são base glycol e são higroscópicos, absorvem a humidade.

Agora.....

O DOT 5.1 é compatível com os sistemas DOT 3 e 4, por também ser base glycol.

Ainda assim, um Defender jamais aproveitaria o maior ponto de ebulição do DOT 5.1 isso é vantagem para veículos com freios cerâmicos e de pista.



Ponto de ebulição fluído seco
Ponto de ebulição fluído contaminado com água


DOT 3
205 °C
140 °C


DOT 4
230 °C
155 °C


DOT 5*
260 °C
180 °C


DOT 5.1
270 °C
190 °C


* Base silicone.

Antes de substituir o fluído, é importante sugar com uma grande seringa todo o reservatório e então completar com fluído novo e sangrar todas as rodas até a presença do fluído novo.

Mora da história:

Melhor substituir o fluído anualmente por DOT 4, que gastar uma pequena fortuna no 5.1. A deterioração do fluído impacta mais seriamente na performance, que os benefícios que eventualmente o 5.1 podem trazer.

Substituo o fluído de freio anualmente, o mesmo vale para o fluído de embreagem.

Abraços

Clemente





Amigos,

Vou trocar a pastilha de freio do Defender e, como não sei quando foi a última troca do fluído, resolvi trocá-lo.

O mecânico indicou substituir o DOT 4 pelo DOT 5. Algum problema? Se a substituição puder ser feita, será de uma maneira mais "artesanal": será adicionado DOT 5 no sistema e, observando algum ponto de vazão, quando começar a sair o DOT 5 o mecânico diz que interrompe a troca.

Não vamos "misturar" os fluídos, mas, pelo método de troca, haverá resíduo do DOT 4 no sistema.

Alguma dica antes da substituição? (se é que ela deva ser feita!)

Abraços.

Dinho_BH
07/12/2012, 17:45
Clemente,

Grato pelo retorno.

Acho que acabei então fazendo a coisa certa (por sorte ou competência do mecânico).

Acabei de chegar da oficina e colocamos, por recomendação do mecânico, o DOT 5.1.

O procedimento foi como descrito por você: retiramos o reservatório do fluído de freio, drenamos o fluído antigo TOTALMENTE, lavamos e secamos (a dica da seringa foi ótima, mas retirar o reservatório de freio foi "manha" e optamos for fazer um serviço definitivo).

Fizemos a sangria em cada roda e fomos completando o nível de fluido a medida que este abaixava, até sair o fluído TOTALMENTE cristalino (para quem não conhece o DOT 5.1 é cristalino).

Por "segurança" deixamos escorrer bastante fluído de cada roda. Custo da brincadeira: 1.5 litros de DOT 5.1 a um custo total de R$ 105,00. Cada 500ml de fluído custou R$ 35,00. Apesar do preço acabei "desencanando" com mais este detalhe da viatura. Por falta de um histórico de manutenção, não sabia quando (ou até mesmo SE) o fluído havia sido trocado.

Fizemos o correto?

Valeu Clemente!!

Abraços.

carlosth
11/12/2012, 08:27
Ok Dinho_BH e Clemente,

Pelo que entendi, seria então uma boa prática minha, realizar esta manutenção de troca de fluido de freio do meu Defender, recentemente adquirido (mais ou menos 3 meses)? Por via das dúvidas?

BrunoRN-RS
04/06/2013, 00:20
Caros,
como o cilindro mestre da embreagem da minha 90 começou a pingar (cada vez mais, de modo que estou repondo fluido quase todo dia), resolvi trocar. A ideia era ir pelo orignial (TRW, se não me engano), mas acabei comprando um da Bearmach pq eles naõ vendem mais o original.
Bem, pra minha surpresa, na tampa e na embalagem do cilindro novo (ele mais escuro que o TRW, com a tampa preta) pedia para colocar fluido DOT 3. Bem, como vinha usando o DOT 4, fiquei na dúvida.

Alguém poderia me dar alguma luz sobre qual (e quanto) fluido comprar para fazer a troca?

Desde já, agradeço a ajuda!
Bruno