PDA

Ver Versão Completa : Jeep - Modelos, motores e afins...

EDAPO
06/12/2012, 19:59
Fala galera, sempre acompanho o fórum para ver sobre a nova ranger que estou afim de trocar no meu atual duster 4x4.
Mas agora me veio a ideia de um jipe para dar umas voltinhas final de semana na cidade mesmo (com capota aberta).
Pensei numa bandeirante diesel, mas teria que tirar a capota rígida (mas nem sempre diesel é sinônimo de economia),
ae me veio o jipe "aquele que tem escrito JEEP na lateral" kkkk.

Encontrei um na cidade vizinha 82/82 aparentemente perfeito, mas não entendo muito em vista que estou começando...
Lata toda nova, banco recaro em couro, motor original 4 cilindros e cambio 3 marchas com 4x4 e reduzida.
O dono do veículo sabe menos que eu sobre o mesmo, ele pegou em rolo de materiais de construção por 30.000 segundo ele.
Está a mais de 1 tentando vender por esse valor em uma garagem (cidade pequena cerca de 15mil hab. e não tem anúncio online)
que agora ele me pediu quanto eu pagava e podia levar embora.
Ele falou algo de 22mil (acredito que se eu mandar 18 ele vende). Mas também não quero ser injusto neste parte.
Pedi para ele tirar fotos e me enviar, assim posso postar aqui para a galera que entende me falar o que ele tem, e quanto vale.

Procurando em anúncios vi que esses 82 são mais baratos que os mais antigo, porque?
Tem algum contra esses mais novos?
Parece estranho "3 marchas", parece que vai andar sempre em alta e a 30km/h.
As rodas e pneus dele me parecem a da silverado, pneus estão super novos.

Desde já agradeço.

chinelao4x4
06/12/2012, 22:12
por 18 k , se vc garimpar por ai, acha com uma configuração mais moderna , reforço e etc... mais se quer originalidade pra rodar pela city e , se estrutura estando sem tricas e soldas , lata muito boa e mecanica impecavel , tração e reduzida e tal ...acredito que os 18k ta bom sim., posta fotos, roda antes, liga tudo e suba um barrando , volta , para ,olha em baixo , se pingar oleo , ai vc compra . rsrsrs , mais ou menos isso.
abrçs

EDAPO
06/12/2012, 22:17
O que seria uma configuração mais moderna?
Amanha posto fotos do bichinho para vocês olharem :)

chinelao4x4
07/12/2012, 08:29
O que seria uma configuração mais moderna?
Amanha posto fotos do bichinho para vocês olharem :)

motor : ap, opala, s10....
cambio ,: chevette, clark ,...
suspenção: toyota ...
freio a disco, hidrovacuo
bancos concha
etc

Robertux
07/12/2012, 11:26
Encontrei um na cidade vizinha 82/82 aparentemente perfeito, mas não entendo muito em vista que estou começando...
Lata toda nova, banco recaro em couro, motor original 4 cilindros e cambio 3 marchas com 4x4 e reduzida.

Procurando em anúncios vi que esses 82 são mais baratos que os mais antigo, porque?
Tem algum contra esses mais novos?
Parece estranho "3 marchas", parece que vai andar sempre em alta e a 30km/h.
As rodas e pneus dele me parecem a da silverado, pneus estão super novos.

Desde já agradeço.

Olá EDAPO, bem vindo ao Forum,

Tem alguma coisa estranha nesse Jeep, o 82 tem câmbio de 4 marchas.

O motor original do Jeep 82 é o Ford OHC (o mesmo usado no Maverick). Se for a gasolina ele deverá ser azul, se for a álcool cinza. (isso se estiver original).
Os Jeep mais novos não são mais baratos que os antigos, nem têm nenhum problema, alias o que manda no preço do Jeep é o estado dele e não o ano.
Alguns modelos são mais procurados do que outros, por exemplo, os CJ2 e CJ3A (conhecido como 51) são unanimidade, nunca ouvi ninguém dizer que não gosta deles. É aquele famoso jipinho da guerra. Foram fabricados de 1942 a 1953. (a diferença visual deles é mínima e frequentemente são confundidos).
O CJ3B, conhecido como cara de cavalo é o mais polêmico, muitos o acham o Jeep mais feio que já foi feito, outros são apaixonados por ele e o acham maravilhoso. Basicamente ele foi fabricado de 1954 a 1957. São mais raros. Houve uma versão militar dele fabricado pela Kaiser nos anos 60.
O mais comum é o CJ5 que teve sua produção iniciada em 1955 e, no Brasil, foi fabricado até 1983.
O motor do CJ3A era o Continental Go Devil, de 4 cilindros, que tenha as válvulas de admissão e escape no bloco e as velas ficavam em cima do cabeçote, na posição vertical.
O CJ3B e o CJ5 até 1958 vinham com o motor Hurricane, de 4 cilindros, era uma versão melhorada do Go Devil, que já tinha as válvulas de admissão no cabeçote (as de escapamento permaneceram no bloco) e as velas passaram a ficar inclinadas, como nos motores modernos.
A partir de 1959 o Jeep passou a ser produzido no Brasil, com os motores BF 161 (Brasilian Fabrication) de 161 polegadas cúbicas (2600 cm³) e seis cilindros (basicamente era um Hurricane com 2 cilindros a mais). O câmbio, desde o CJ2 era de 3 marchas.
Em 1976 a Ford, que havia comprado a Willys em 1968, substituiu o velho motor BF 161, para o então moderno OHC, que já tinha o comando de válvulas no cabeçote, com correia dentada e fluxo cruzado, o mesmo que equipou o Maverick e a F100 4 cilindros. O câmbio passou a ser de 4 marchas.
Embora muitos digam que o motor AP e o Opala sejam mais modernos, isso não é verdade, o OHC é da mesma geração do AP, ambos têm comando de válvulas no cabeçote com correia dentada e são da mesma época, aqui no Brasil o AP saiu inicialmente no Passat em 1974 e o OHC em 1976, a diferença é que o OHC parou logo (1983) de ser fabricado no Brasil e o AP continuou evoluindo, recebendo injeção eletrônica e outros aperfeiçoamentos. Uma versão atualizada do OHC com injeção eletrônica e duas velas por cilindro voltou ao Brasil equipando, até recentemente, a Ranger.
O motor do Opala é de projeto muito antigo, com comando de válvulas lateral, varetas e balancins no cabeçote, embora seja um excelente motor. Apesar de atualizado ele tem sua origem nos motores que equiparam as famosas Chevrolet Ramonas da década de 20.
Das versões originais o Jeep, a que alcança melhor velocidade e anda "mais suave" no asfalto é o com motor OHC, a partir de 1976.
Até 1968 o Jeep usava o diferencial mais curto (43/8 - 43 dentes na corôa e 8 no pinhão) e era muito amarrado (melhor para trilhas pesadas). A partir de 1969 a Ford adotou um diferencial um pouco mais longo (44/9) que melhorou o desempenho no asfalto, sem prejudicar muito na trilha.
Acho que passei o mínimo de informação sobre as versões do Jeep, necessárias para um iniciante.
Ah, estava me esquecendo do CJ6, que basicamente é um CJ5 mais comprido, tendo versões de duas e 4 portas.

Se precisar de mais alguma coisa é só perguntar.

Abraço

Roberto

dojao campeao
07/12/2012, 12:44
Olá EDAPO, bem vindo ao Forum,

Tem alguma coisa estranha nesse Jeep, o 82 tem câmbio de 4 marchas.

O motor original do Jeep 82 é o Ford OHC (o mesmo usado no Maverick). Se for a gasolina ele deverá ser azul, se for a álcool cinza. (isso se estiver original).
Os Jeep mais novos não são mais baratos que os antigos, nem têm nenhum problema, alias o que manda no preço do Jeep é o estado dele e não o ano.
Alguns modelos são mais procurados do que outros, por exemplo, os CJ2 e CJ3A (conhecido como 51) são unanimidade, nunca ouvi ninguém dizer que não gosta deles. É aquele famoso jipinho da guerra. Foram fabricados de 1942 a 1953. (a diferença visual deles é mínima e frequentemente são confundidos).
O CJ3B, conhecido como cara de cavalo é o mais polêmico, muitos o acham o Jeep mais feio que já foi feito, outros são apaixonados por ele e o acham maravilhoso. Basicamente ele foi fabricado de 1954 a 1957. São mais raros. Houve uma versão militar dele fabricado pela Kaiser nos anos 60.
O mais comum é o CJ5 que teve sua produção iniciada em 1955 e, no Brasil, foi fabricado até 1983.
O motor do CJ3A era o Continental Go Devil, de 4 cilindros, que tenha as válvulas de admissão e escape no bloco e as velas ficavam em cima do cabeçote, na posição vertical.
O CJ3B e o CJ5 até 1958 vinham com o motor Hurricane, de 4 cilindros, era uma versão melhorada do Go Devil, que já tinha as válvulas de admissão no cabeçote (as de escapamento permaneceram no bloco) e as velas passaram a ficar inclinadas, como nos motores modernos.
A partir de 1959 o Jeep passou a ser produzido no Brasil, com os motores BF 161 (Brasilian Fabrication) de 161 polegadas cúbicas (2600 cm³) e seis cilindros (basicamente era um Hurricane com 2 cilindros a mais). O câmbio, desde o CJ2 era de 3 marchas.
Em 1976 a Ford, que havia comprado a Willys em 1968, substituiu o velho motor BF 161, para o então moderno OHC, que já tinha o comando de válvulas no cabeçote, com correia dentada e fluxo cruzado, o mesmo que equipou o Maverick e a F100 4 cilindros. O câmbio passou a ser de 4 marchas.
Embora muitos digam que o motor AP e o Opala sejam mais modernos, isso não é verdade, o OHC é da mesma geração do AP, ambos têm comando de válvulas no cabeçote com correia dentada e são da mesma época, aqui no Brasil o AP saiu inicialmente no Passat em 1974 e o OHC em 1976, a diferença é que o OHC parou logo (1983) de ser fabricado no Brasil e o AP continuou evoluindo, recebendo injeção eletrônica e outros aperfeiçoamentos. Uma versão atualizada do OHC com injeção eletrônica e duas velas por cilindro voltou ao Brasil equipando, até recentemente, a Ranger.
O motor do Opala é de projeto muito antigo, com comando de válvulas lateral, varetas e balancins no cabeçote, embora seja um excelente motor. Apesar de atualizado ele tem sua origem nos motores que equiparam as famosas Chevrolet Ramonas da década de 20.
Das versões originais o Jeep, a que alcança melhor velocidade e anda "mais suave" no asfalto é o com motor OHC, a partir de 1976.
Até 1968 o Jeep usava o diferencial mais curto (43/8 - 43 dentes na corôa e 8 no pinhão) e era muito amarrado (melhor para trilhas pesadas). A partir de 1969 a Ford adotou um diferencial um pouco mais longo (44/9) que melhorou o desempenho no asfalto, sem prejudicar muito na trilha.
Acho que passei o mínimo de informação sobre as versões do Jeep, necessárias para um iniciante.
Ah, estava me esquecendo do CJ6, que basicamente é um CJ5 mais comprido, tendo versões de duas e 4 portas.

Se precisar de mais alguma coisa é só perguntar.

Abraço

Roberto

Parabéns, descreveu de forma suscinta mas com conteúdo!

EDAPO
07/12/2012, 12:55
Obrigado chinelao4x4. :)
Robertux nossa muito obrigado.
Esclareceu muita coisa, muita mesmo.... Estou aguardando as fotos do indivíduo para postar aqui. :P
Outra coisa, quando você fala 4 marchas, é 4 pra frente + ré certo?
O dono do jipe ta mais perdido que eu, da pra ver que pegou em conta mesmo kkk

Outra coisa, se for para mudar motor, cambio, suspensão e tudo mais,
não é mais fácil colocar fogo e começar uma do zero ou comprar uma bandeirante? :P

EDAPO
07/12/2012, 15:26
Vamos as fotos...
384316

384317

384318

384319

384321

384322

384323

384324

384325

384326

384327

384328

384329

384330

384331

384332

384333

384334

Robertux
07/12/2012, 15:43
Obrigado chinelao4x4. :)
Robertux nossa muito obrigado.
Esclareceu muita coisa, muita mesmo.... Estou aguardando as fotos do indivíduo para postar aqui. :P
Outra coisa, quando você fala 4 marchas, é 4 pra frente + ré certo?
O dono do jipe ta mais perdido que eu, da pra ver que pegou em conta mesmo kkk

Outra coisa, se for para mudar motor, cambio, suspensão e tudo mais,
não é mais fácil colocar fogo e começar uma do zero ou comprar uma bandeirante? :P

Sim, sempre marchas para a frente, três p/ a frente + ré, 4 para a frente + ré e assim por diante.

Veja bem, dependendo do que vc vai fazer com o Jeep, realmente uma Band é melhor. Existem Bands curtas com capota de lona que são muito parecidas com o Jeep.
Vantagens da Band. É mais macia, mais confortável e mais econômica.
Vantagens do Jeep. É mais leve, mais barato, manutenção mais barata e tem muito mais carisma.
Se for para trilhas vá de Jeep, sem dúvida.
Se for para passeio em estradinhas de terra e expedições vá de Toy Band.
O meu Jeep é totalmente original, só instalei freio a disco na frente e recomendo. Troquei também o alternador por um mais moderno de 90 AH.
Pretendo também trocar o sistema do eixo traseiro de semi-flutuante para flutuante por questão de segurança, alias, a única coisa que quebrou no meu Jeep até hoje, e não foi na trilha, foi o rolamento da roda traseira e a roda saiu com semi eixo e tudo.
O sistema de direção do Jeep, principalmente de 1976 para baixo é problemático e merece uma atenção especial. Eu estudei, estudei e ainda não me convenci qual sistema colocar, então vou mantendo o original que, por enquanto, está funcionando bem.
O resto, com boa manutenção vai bem, sou contra muitas adaptações. É difícil ver Jeep original, com a manutenção em dia, quebrar na trilha, mas aqueles cheios de adaptações frequentemente voltam rebocados.

Tem gente que pensa diferente, eu respeito, mas essa é a minha opinião.

Abraço,

Roberto

Robertux
07/12/2012, 15:50
Pelas fotos o Jeep está em ordem, O motor aparentemente é original.
Veja se a documentação está em ordem.
Eu notei que ele tem pedais embaixo e, se não me engano, o 82 já tinha pedaleira suspensa, porém não tenho bem certeza.
Se tiver bom de mecânica e co

Robertom a documentação em ordem acho que dá pra pagar 18 nele.

Abraços

EDAPO
07/12/2012, 16:24
Ótimas respostas...
Pior que não tenho mecânico de confiança, ainda mais é cidade vizinha...
Estou virando expert mesmo kkk :)

Alguém poderia confirmar se os 82 tinha pedais suspensos?
Não estou achando no fórum.

Custa muito caro fazer esta modificação dos pedais?
O eixo, qual custo para modificar?
Não gosto da ideia de perder a roda andando hehe
Não sei se é problema, mas olhando na foto de frente da pra ver que o radiador tem bastante "derretido"
mas que não vaza água, é necessário trocar com urgência?

O meu uso seria rodar na cidade mesmo, finais de semana, nada de trilhas :)

EDAPO
07/12/2012, 18:13
Fui em uma mecânica que mexe com jeep aqui na cidade.
Eles estavam desmontando um lá para refazer completo.
O mecânico me falou que os 4cc são "uma bosta" e difíceis de concertar caso aja algum problema. (peças e tudo mais)
Falou que ideal é o 6cc e apenas modificar para o câmbio 4 marchas ORIGINAL também.
Isso tudo procede?

Pablo.pinto2007
07/12/2012, 18:37
Fui em uma mecânica que mexe com jeep aqui na cidade.
Eles estavam desmontando um lá para refazer completo.
O mecânico me falou que os 4cc são "uma bosta" e difíceis de concertar caso aja algum problema. (peças e tudo mais)
Falou que ideal é o 6cc e apenas modificar para o câmbio 4 marchas ORIGINAL também.
Isso tudo procede?

Começaram a lhe falar besteira... esse mecânicos são danados mesmo!!!

Sem demagogia... quanto mais original melhor, como diz o Robertux... então confere mesmo se esse documento está em dia, se o chassis bate com o chassis do jeep, pois se ele é 82 já era pra ser realmente pedaleira suspensa... e confere mesmo se ele é 3 ou 4 marchas... isso é importante, pois os 4 cil saíram com 4 marchas... para o que vc quer, esse motor dará conta tranquilo e não se preocupe com peças, elas existem, estão no mercado a bambão... nem que vc tenha que comprar em uma outra cidade (capital)... só confere se esse câmbio é de 4 marchas mesmo... é estranho ser de 3 marchas...
Eu adorei esse jeep... se ele pegar por 18 e a documentação estiver realmente em dia, vale a pena, tá uma jóia... e a finalidade que vc vai dar ao jeep que é passear, pegar uma brisa na cara, um sítio, uma estradinha de terra... tá tranquilo demais vai sem medo... agora numa das fotos tem um cardã dentro do jeep... esse cardã por acaso é o dianteiro?

Forte abraço!

Pablo

EDAPO
07/12/2012, 20:52
Certo... Imaginei que o mecânico já estava viajando mesmo.. É um senhor mais de idade, ae pode puxar mais pra "antigo"....
Então são 4 marchas mesmo e está 82/82 no documento. Resto não conferi.
Agora estou grilado com os pedais, todos 82 são suspensos? Qual lógica teria o cara por assim denovo? :(
Esse cardã também achei estranho, vou verificar porque está ali atras....
Começam as dúvidas....

chinelao4x4
08/12/2012, 10:10
pode ser que este jeep foi montado apartir do chassis , garimpado peças e etc , provavelmente foi isso .
CONFERE numero do chassis e motor com os docs, vê se não tem alguma marca de solda por perto dos numeros do chassis, tipo emenda , pois a vistoria no detran pode encrencar , Já devia ter olhado isso e comprado o jeep, 18k , e pelas todas fotos analizadas, parece tudo perfeito.

EDAPO
08/12/2012, 12:34
Segunda vou lá pegar o jipe para levar mecânico...
Vou olhar os documentos e tudo que você citou. Mas provavelmente foi montado do zero,
porque se não as pedaleiras deveriam ser diferentes mesmo.

Paulo Limão
08/12/2012, 14:16
Boa tarde.

Eduardo, acabei de ver teu post lá no Clube do Cruze sobre o Jeep.
Que bom que já conhece o 4x4Brasil, a galera aqui é fera!

Seja bem vindo!

[]'s

EDAPO
08/12/2012, 15:53
Opa que bom mais um conhecido o/
Animei no bichinho agora que você mandou aquele site falando que as pedaleiras
PODIAM ser suspensas, mas que não era OBRIGATÓRIO vir....
Caso contrário o jipe das fotos teria sido montado de várias partes :P

Pablo.pinto2007
08/12/2012, 17:31
Opa que bom mais um conhecido o/
Animei no bichinho agora que você mandou aquele site falando que as pedaleiras
PODIAM ser suspensas, mas que não era OBRIGATÓRIO vir....
Caso contrário o jipe das fotos teria sido montado de várias partes :P

Bem, eu não implicaria com isso não (as pedaleiras)... o jeep tá muito bonito, reformado, e dependendo do preço negociado, ficará com uma jóia na mão...

Agora fique ciente de uma cosia, jeep é a cara do dono... de repente aos poucos vc vai descobrir os "defeitos" crônicos do jeep e vai acabar por modificar, ou então, lidar com esses "problemas"... como por exemplo os freios... eu bem que gostava dos freios a tambor... até ter uma dor de cabeça, que na verdade nem era culpa dos tambores... mas aí entrei na onda do freio a disco... fazer o quê!
Se o amigo gostar de mecânica, ou seja, de mecher no jeep, aprenderá aos poucos a regular, dar manutenção nos freios e aí levará de boa esses "problemas" que estou citando... caso não... nunca deixe seu jeep parado por mais de uma semana... jeep parado trava freio, cola cilindro... aí dá problema bem rapidinho... ande sempre no jeep... se possível escolha um ou dois dias da semana pra sair nele, nem que seja pra comprar pão na esquina... porque senão... no dia que colocar a criançada (se tiver) ou a namorada nele pra dar um rolé... ficará na mão... e terá raiva e acabará apegando ódio ao veículo... de uma coisa é certa: seu uso pode até começar com um passeio na cidade e no campo, mas muito provavelmente vc estará enfiado na trilha com ele... não tem escapatória... Boa sorte a visita ao mecânico e esperamos que entre pro time!!!

Forte abraço!

PAblo

Gilvan.BA
08/12/2012, 17:55
Tá bonito o Jeep e levaram o bichinho aqui da Bahia para o Paraná

EDAPO
08/12/2012, 23:34
Certo Pablo muito obrigado pelas dicas... Estou ficando animado.
Pretendo trocar logo o sistema de freios para disco mesmo, ae metades dos problemas já se resolvem...
Colar cilindro xiiiii...
Realmente saiu da Bahia o bichinho. Se ele aceitar 18 mil eu pego.
O que me dizem do preço?
Bom? Barato? Caro? Aceitável?
Abraço

Paulo Limão
09/12/2012, 00:35
Eduardo, eu particularmente diria que o preço está bom, ele tá muito inteiro e se os documentos estiver tudo certo, será um bom negócio. Pra comparação, paguei no meu 7.500 com muita coisa pra fazer, muita mesmo, documentos atrasados (placa amarela ainda), sem tração, motor pra fazer, a unica coisa que estava direito era o chassi, a lata e os pneus que eram novos, e mesmo assim foram trocados. No tempo que comprei, se tivesse um nessa faixa de preço (18 mil) e arrumado assim, com certeza escolheria ele.
Mas se vc gosta de mexer, aprender, adaptar, pega um todo detonado e reforma por inteiro. Mas, tenha paciência, muita paciência! rsrs

[]'s

chinelao4x4
09/12/2012, 11:56
o meu 51 , foi 9.500 , ai gastei mais 20 mil pra deixar como queria , então se prepara e faz amizade com o gerente do bc.
abrçs

Pablo.pinto2007
09/12/2012, 17:37
o meu 51 , foi 9.500 , ai gastei mais 20 mil pra deixar como queria , então se prepara e faz amizade com o gerente do bc.
abrçs

Não exageremos...

Pagar 18 mil num jeep em que só se pretende trocar o sistema de freio... não quer dizer que ele nunca ficará pronto... e que se gastará toda a grana que há na caixa forte da cidade do amigo!!!

Mas jeep é sempre a cara do dono, sempre terá algo pra fazer... modificar... melhorar...
O meu não me custou nada, é da família desde que eu era pequeno, tenho fotos nele com 5 anos de idade... aí um dia tomei de conta, e venho gastando devagarinho nele, troquei motor... depois o câmbio... pneus.... aros... freios... agora está em reforma (eu mesmo estou fazendo), pra recuperar o chassis... e fazer um pequeno UP, colocando flutuante e freio a disco na traseira... e só... mas está me custando bastante tempo, devido fazer só... só sei de uma coisa, se for contabilizar realmente todo o dinheiro que eu já gastei... compra brincando um carro zero de médio porte... mas pra quê que eu quero um carro de médio porte? se ele não me leva a lugares bonitos e nem me porporciona a liberdade de um jeep? sem falar das trilhas... e dos comentários depois: o jeep 51 arrasou... tirou troller, savana... (sem querer aparecer)...

Boa compra!

Pablo

EDAPO
09/12/2012, 20:03
Obrigado pessoal...
A idéia seria por freio a disco e as pedaleiras suspensas...
penso que se for para trocar motor, caixa e tudo mais, seria melhor pegar um acabado mesmo.
se eu ficar neste laranjada pretendo não mexer muito, pois meu sonho realmente é uma pickup chevrolet 1951 boca de sapo.
essa sim quero reformar....
Se alguém tiver dicas de outro bom pra comprar pode postar ae, pode ser acabado, ae eu reformo sem problemas...

Mas pelo que senti de vocês não estou fazendo um SUPER negócio né?
Qual seria um super negócio imperdível em se falando de preço neste laranjado?
Dizendo que esteja com doc em dia e motor e caixa perfeitos...

Robertux
10/12/2012, 12:24
EDAPO, Não esquente a cabeça com a pedaleira suspensa, eu apenas citei isso para que vc tivesse mais referências para um exame mais detalhado, realmente pode ser um chassi de um Jeep 1982 que foi remontado com peças de outros Jeeps, isso é bastante comum. O meu é 1976, tem as pedaleira em baixo e não tenho a intenção de troca-las, pelo menos por enquanto.
As vantagens da pedaleira suspensa são:
Maior facilidade de instalar um servofreio (hidrovácuo) e possibilidade de utilizar um cilindro mestre de corpo duplo, dividindo o freio em dianteiro e traseiro, de forma que, se houver um vazamento em um dos circuitos, vc não ficará totalmente sem freio.
No sistema original apenas um cilindro empurra o fluido de freio para as 4 rodas, de forma que um vazamento em qualquer parte pode deixá-lo totalmente sem freio, utilizando um cilindro mestre duplo, se houver um vazamento em um dos circuitos vc ainda contará com o outro circuito. Perderá capacidade de frenagem mas não ficará totalmente sem freio.
Desvantagem:
Se o serviço de adaptação não for muito bem feito pode ser que o cabo da embreagem fique quebrando toda hora.
Se a documentação estiver em ordem, o chassi estiver em bom estado, a carroceria aparentemente está boa, se o motor estiver bom, acho que 18k dá pra pagar. Só veja o câmbio, se for de 3 marchas vc sentirá falta de motor para arrancar (alegue que não é original do Jeep e que precisará trocar para conseguir um preço melhor (-2k), se for de 4 marchas acho que dá pra bater o martelo.

EDAPO
10/12/2012, 13:16
É 4 marchas mesmo :D
Um amigo meu que andou nele me confirmou que são 4 marchas....
A ideia dos freios é boa então, melhor prevenir né, e já que não é um custo absurdo.

Agora estou em viagem, mas provavelmente quarta feira vou pegar ele para andar e levar no mecânico. :)
Mas vou tentar baixar um pouco o valor, para fazer umas coisinhas a mais como o banco traseiro.

EDAPO
10/12/2012, 17:54
É.... Mas o cara não baixa de 20mil :(
Agora já não sei se vale a pena...

Pablo.pinto2007
11/12/2012, 02:06
É.... Mas o cara não baixa de 20mil :(
Agora já não sei se vale a pena...

Ok!... uma dica! é cidade de interior?

Se o cara não baixa de 20 conto... dá teu telefone pra ele (se é que já não o fez)... e espera quinze dias, um mês...
Se não tiver muita gente interessado no bichinho e ele se apertar, ele irá te ligar!!!

Deixa quieto... não mostre interesse como se fosse o último jeep do deserto... coloque uns defeitos... tipo aquele cardã, que muito provavelmente é o dianteiro... alegue que terá que revisar o sistema dianteiro, já que está sem o cardã... mas não vá falar isso sem se abaixar e ver realmente que o eixo dianteiro está sem cardã...

Veja o estepe se está novo também... se tem macaco... chave de roda, triângulo, extintor... essas coisinhas que normalmente jeep não tem e que vc vai precisar se for se deslocar com ele na estrada até sua cidade... dá uma olhada na caixa de ferrugem, que é aquela caixa que tem debaixo do banco do passageiro, alguns até tiram ela pois só serve pra criar ferrugem... veja se o tanque é de plástico ou de metal... também é uma tendência a baixar o preço, pois normalmente estraga, fura... verifica já na hora de andar se tem cheiro forte de gasolina dentro do jeep (enquanto anda)... essas coisinhas... se quiser testar a tração também é bom... se ele estiver sem o cardã dianteiro, pode testar somente então se a reduzida está roncando muito ou não... como testar... ligando a tração e a reduzida (normalmente a reduzida só entra depois da tração - no meu eu já mudei isso, posso reduzir de 4x2)... e dá uma sentida nele reduzido... sai logo de segunda e vá até a quarta... fique logo sabendo que não ficará veloz (como o nome já diz, reduzida)... veja então se ronca muito... normalmente ronca, mas exageradamente significa que foi trocado alguma peça e está descasado (peça original com outra peça, ou seja, engrenagem quando se troca deve-se trocar aos pares, igual a coroa e pinhão) o que significa? apenas que alguma engrenagem desgastou no encaixe e o cara trocou... não significa que é defeito... e todo jeep vaza óleo, nem que seja só o melado da caixa e reduzida... então se onde o jeep fica guardado não tiver uma mancha de óleo no piso, desconfie... embora haja a possiblidade de zero vazamento... a chance de estar com o nível baixo acontece.

Vemos que o amigo gosta mesmo é do antigo... então um jeep é um bom começo...

Forte abraço!

PAblo

EDAPO
11/12/2012, 10:54
Perfeito amigo... Amanha volto de viagem e resolvo isso de uma vez.

EDAPO
13/12/2012, 16:45
Ainda não consegui conversar com o proprietário e mandar uma proposta.
Ta corrido final de ano.
Breve atualizo aqui.

Systema
19/12/2012, 18:50
20 mil é um bom dinheiro pra um brinquedo, mas compra um mais velho e poe um motor e cambio deste, depois pedaleira suspensa, dh, freio a disco, quando voce espera ja foi 15 a vinte mil e este jeep pelo ano ja tem boas vantagens, que nos que temos o mais velho tivemos que gastar e trabalhar horrores pra chegar nisso.
Eu sei que doi mas acho que vale até mais se ele estiver bom
abraços a todos

EDAPO
19/12/2012, 23:42
Obrigado pelo depoimento.
Ainda não fiz uma oferta para o proprietário, correria de fim de ano.
Vou esperar virar ano.

coloma
13/01/2013, 20:34
É justamente isso o meu medo em colocar um motor novo SAO ESSAS ADAPTAÇÕES pois o meu ainda é todo original .A unica coisa que realmente tenho que colocar é uma direção pois nao aguento aquele peso para manobrar e olhe que os meus pneus sao MILITARES

Gilvan.BA
13/01/2013, 21:29
Oi amigo, moro aqui em feira de santana também e tenho 2 jeep.
Precisamos nos interagir mais

coloma
13/01/2013, 23:28
Oi amigo, moro aqui em feira de santana também e tenho 2 jeep.
Precisamos nos interagir mais
Pois é que mundo pequeno nao é mesmo!!!!!!.Mas acho que eu conheço o senhor de todas a maneiras vou deixar aqui meu email coloma2@hotmail.com
ja te mandei uma mensagem .