Conectar

Ver Versão Completa : motor bf 161 esquentando

cangu
06/12/2012, 11:58
Oi pessoal,

O motor da minha rural passou a esquentar mais de repente do nada ela estabiliza em 90ºc e fica por ali numca passa será que devo me preocupar já ja tentei trocar a água do radiador e retirei a valvula termostática mas vou comprar outra, queria usar aqueles produtos de limpeza mas ainda não usei oq vcs sugerem?????

Denilsom
07/12/2012, 10:41
Colega não use esses aditivos, ai vai ter problemas de vazamento fura os selos do bloco,aditivo só em motor que saiu da retifica,a valvula é sim importante ter ela se realmente seu radiador estiver varetado e limpo de uma conferida na regulagem das valvulas.

Oi pessoal,

O motor da minha rural passou a esquentar mais de repente do nada ela estabiliza em 90ºc e fica por ali numca passa será que devo me preocupar já ja tentei trocar a água do radiador e retirei a valvula termostática mas vou comprar outra, queria usar aqueles produtos de limpeza mas ainda não usei oq vcs sugerem?????

cangu
10/12/2012, 10:46
regulagem de valvulas interfere na temperatura???? eu retirei a termostática so ate o pagamento eu concordo que tem que estar ali. ondem emdei 100km com ela e a temperatura chega perto do vermelhos mas não passa do penultimo tracinho

RogérioNunes
10/12/2012, 21:06
Na sequencia:

1-Verifique a tensão e o estado da correia
2-Leve a viatura numa loja/oficina de radiadores e mande abrir e limpar
3-Reponha a termostática
4-Verifique se não existe vazamentos nas mangueiras,bomba d'água e selos do motor
5-Se usar aditivos para LIMPEZA das galerias internas do motor, siga a risca o tempo determinado para troca de todo líquido e depois use aditivo de boa qualidade a base de etilenoglicol ou propilinoglicol.

Mitos
Muita gente acredita, até hoje, que a aplicação de aditivo pode corroer partes do sistema de arrefecimento. Você coloca o aditivo e começam a aparecer vazamentos.
Um dos componentes dos bons aditivos é o detergente, que recolhe a sujeira e a fuligem que naturalmente se formam com o tempo, mantendo-as em suspensão. Basta verificar a coloração do líquido para ver quanta sujeira está presa a ele. Se a cor do líquido do reservatório estiver com cor de ferrugem ou muito escura, é porque há muitas impurezas. Assim como o óleo do motor que tende a ficar escuro com o acúmulo de impurezas, o líquido de arrefecimento também deve ser trocado periodicamente.
Mas se você só utilizava água da torneira, a ferrugem acumulada nas peças do motor será removida pelo aditivo; e esta ferrugem acumulada poderia estar impedindo algum vazamento. Quando for removida, prepare-se para o vazamento. O aditivo fez a sua parte e limpou o sistema de arrefecimento. Logo, a culpa do vazamento ou da corrosão de alguma peça não é dele. É sua!

[QUOTE=cangu;1830240]regulagem de valvulas interfere na temperatura????

A regulagem das válvulas pode afetar a temperatura de funcionamento sim mas se fosse o caso, afetaria todo funcionamento do motor e não só a temperatura.

Boa sorte aí!

abraço

cangu
10/02/2013, 23:42
Na sequencia:

3-Reponha a termostática
4-Verifique se não existe vazamentos nas mangueiras,bomba d'água e selos do motor
5-Se usar aditivos para LIMPEZA das galerias internas do motor, siga a risca o tempo determinado para troca de todo líquido e depois use aditivo de boa qualidade a base de etilenoglicol ou propilinoglicol.

Mitos
Muita gente acredita, até hoje, que a aplicação de aditivo pode corroer partes do sistema de arrefecimento. Você coloca o aditivo e começam a aparecer vazamentos.
Um dos componentes dos bons aditivos é o detergente, que recolhe a sujeira e a fuligem que naturalmente se formam com o tempo, mantendo-as em suspensão. Basta verificar a coloração do líquido para ver quanta sujeira está presa a ele. Se a cor do líquido do reservatório estiver com cor de ferrugem ou muito escura, é porque há muitas impurezas. Assim como o óleo do motor que tende a ficar escuro com o acúmulo de impurezas, o líquido de arrefecimento também deve ser trocado periodicamente.
Mas se você só utilizava água da torneira, a ferrugem acumulada nas peças do motor será removida pelo aditivo; e esta ferrugem acumulada poderia estar impedindo algum vazamento. Quando for removida, prepare-se para o vazamento. O aditivo fez a sua parte e limpou o sistema de arrefecimento. Logo, a culpa do vazamento ou da corrosão de alguma peça não é dele. É sua!

[QUOTE=cangu;1830240]regulagem de valvulas interfere na temperatura????

A regulagem das válvulas pode afetar a temperatura de funcionamento sim mas se fosse o caso, afetaria todo funcionamento do motor e não só a temperatura.

Boa sorte aí!

abraço

é oessoal so falta levar á rural `uma oficina de radiadores pq ate agora do piora uma volta no quarteirão e sem valvula termostática ela chega a 90º

robsonpsantos
11/02/2013, 14:22
Eu usei aditivos no radiador e rapidamente ficava enferrujado, já faz 1.5 ano que uso óleo solúvel de usinagem e esta com ótima aparência e alem dele conservar as partes metálicas e tem uma boa troca de calor pq ele é pra extrema temperatura e o motor nunca vai chegar nem na metade

cangu
12/02/2013, 19:41
é pessoal achoq ue volter que abrir o motor pq es~tao aparacendo peq bolhar doh quando acelera minha ultima tentativa é colocar um radiador emprestado para testar!!!!! eu tb notei que que o radiador esta com um trinca bem na solda da tampa superior e vaza água d repente por isso esta almentaNDO tanto a temperatura

antonio umino
12/02/2013, 21:54
Na mosca !!!!!!
Junta do cabeçote queimada.....

Borbulhas...... vasa pela junta...

Troca a junta e acho que vai ter que aplainar o cabeçote...

Geralmente a queima da junta do cabecote, acontece quando no reaperto. não fazem nos parafusos que ficam debaixo do balanceiro..

Pois tem que tirar o balanceiro para fazer o reaperto do cabeçote,. e depois fazer a regulagem das valvulas de admissão...

Quando for fazer o reaperto do cabeçote fique de olho vivo...

até mais...
abçs

Ismael Montes Sousa
09/03/2013, 20:02
[QUOTE=Roger Nunes;1830614]Na sequencia:

3-Reponha a termostática

Mitos

é oessoal so falta levar á rural `uma oficina de radiadores pq ate agora do piora uma volta no quarteirão e sem valvula termostática ela chega a 90º

A minha F75 é erança do meu avo ele fikou com ela desde 1977 nem sabia que no motor tinha valvula termostatica kkkkk maiss to na providencia de uma Valew

cangu
25/11/2013, 22:58
amigos eu retirei o cabeçote e realmente tinha uma trinca na junta mas achei tão pouco, também tinha mmmuuuuuiiiittttaaaaa oxidação dentro do cabeçote e bloco, dei uma raspada retirei o que deu montei e testei, melhorou um pouco mais ainda passa dos 90ºc será que a falta da válvila termostática faz isso??

RogérioNunes
26/11/2013, 09:05
Tirou o cabeçote e trocou a junta, mas levou o cabeçote na retífica para testar quanto a trincas e conferir a planicidade?

cangu
26/11/2013, 11:42
Planicidade testei trincas não. mas esta aquecendo menos e não mistura água e óleo ou vice versa, e nem diminui o volume de água no radiador.

euclidesjr
28/11/2013, 19:07
A falta da valvula termostática não faz isso, ao contrário o motor deveria trabalhar mais frio. Considerando que não há trincas no cabeçote, acho que pode ser radiador entupido, ou com poucas canaletas passando água, ou até mesmo bomba d´agua com defeito (alguma pá quebrada, circula pouca agua).

cangu
09/12/2013, 23:16
é tambem estou pensando em sujeira no radiador. outra coisa que pensei como melhoria é instalat aqueles tubo ligando a bomba aos ultimos cilindros sera que dá?

cangu
06/12/2014, 13:30
hoje eu troquei a colmeia do radiador mas ainda não fica com a temperatura estabilizada se pegar transito lento a temperatura sobe com vontade com velocidade de 70 a 80 por km/h mantem em 90.

antonio umino
06/12/2014, 17:34
Cangu

qual polia da bomba de agua vc esta usando?

no motor BF. Tem que manter a polia original.
Se colocar polia do opala que eh maior tem menor giro da bomba e da helice.

abcs

cangu
08/12/2014, 12:20
A polia é original! O carro nao tinha ezte problema! Começou quando abri o topico, estou afim de comprar uma bomba nova para garantir pois da ultima vez troquei o reparo, mas se abri a tampa do radiador vejo movimento na àgua!

antonio umino
11/12/2014, 12:12
Cangu. boa tarde.

Dá uma olhada na válvula termostática.
Ela está colocada na saída do cabeçote, ali onde a mangueira superior do radiador é colocada.
Tira a mangueira e ali tem a capa da válvula por 3 parafusos 5/16.
Vc pode tirar a válvula e andar sem ela. se esquentar deve ser a bomba de água.
se não é a válvula com defeito.

abraços.

Rafael OFF
13/12/2014, 00:21
Qual a temperatura ideal de trabalho? Tambem refiz meu motor e o mecanico nao reapertou o cabecote depois de quente e realmente necessario?

antonio umino
13/12/2014, 12:34
O Manual. fala que sim.

Dá um pouco de trabalho..

o reaperto do cabeçote do motor bf.

Pois tem que tirar o balanceiro para reapertar... Muitos não retiram o balanceiro e reapertam os da periferia, e com o tempo acaba queimando a junta do cabeçote e outras vezes causam empenamento do cabeçote.
Retirando o balanceiro, vai ter que fazer uma nova regulagem de válvulas.
abçs

cangu
30/12/2014, 08:02
Cangu. boa tarde.

Dá uma olhada na válvula termostática.
Ela está colocada na saída do cabeçote, ali onde a mangueira superior do radiador é colocada.
Tira a mangueira e ali tem a capa da válvula por 3 parafusos 5/16.
Vc pode tirar a válvula e andar sem ela. se esquentar deve ser a bomba de água.
se não é a válvula com defeito.

abraços.

Antonio ela esta sem a válvula desde o começo do tópico, e esta piorando a situação em transito de cidade no anda e para ela chega quase no 120º vou comprar uma bomba para descargo de consiencia mas acho que a coisa é mais séria apesar de o motor não apresentar problema.

antonio umino
30/12/2014, 10:09
Este 120 graus,
é no marcador do painel????
Pode ser que esteja marcando errado..
abçs

cangu
05/01/2015, 19:22
Infelizmente conferi e esta certo (120º) estou ate triste nem sei direito o que fazer agora ontem descobri que se for bem na maciota sem forçar nada o motor ele fica por volta dos 90º. Será que só a retifica vai dar jeito?
Semana q vem vou temptar trocar a bomba dagua antes de procurar retifica.

antonio umino
07/01/2015, 09:09
Este aquecimento esta acontecendo pelo fato do motor estar. Trabalhando com o distribuidor adiantado.

Atrase um pouco e experimente. Geralmente com distribuidor esta adiantado o motor grila (batida de pino )

Ok.

Abracos

antonio umino
07/01/2015, 09:18
Este aquecimento esta acontecendo pelo fato do motor estar. Trabalhando com o distribuidor adiantado.
coloque o distribuidor. Atrase um pouco e experimente.

Muitas vezes, o distribuidor adiantado faz o motor grilar (bater pino) e esquentar.
pelo que vc diz tirando um pouco o pe do acelerador a temperatura diminui eh. Uma caracteristica de o motor estar trabalhando adiantado

Abracos

cangu
08/01/2015, 18:45
Vou tentar atrazar mais, mas ja tentei isso!

cangu
10/01/2015, 19:29
Boa noite tenho pesimas noticias!
Comprei uma bomba dagua nova e aqueceu da mesma forma parado na garagem por 30 min passou d 90, antes atrasei o ponto um pouco e depois voltei ao que esteva pq o motor ñ quis pegar como ficou.
Detalhe a bomba que saiu estava perfeita!

looseclau
10/01/2015, 21:55
Cangu
estava vendo as opiniões dos amigos . Todas são validas , vou dar a minha você disse la trás que a temperatura foi a 120 graus com 100 a agua ferve correto? Então não é a parte de arrefecimento e sim o marcador de temperatura .tive um amigo que trocou tudo e não parava de esquentar sempre se baseava no marcador pois estava marcando alem do normal quando tem um problema qualquer na parte de arrefecimento do carro não para nos 90 ele bota pra ferver

abraços

cangu
11/01/2015, 11:22
a água ferve a 100º despressurizada sob pressão vai além disso, eu estou achando de haver algum problema sério
pois quando ligo ela o fica saindo água do escapamento até aquecer.

antonio umino
12/01/2015, 10:12
Está parecendo junta do cabeçote queimada.

Se sai água pelo escape, deve estar abaixando o nível.

vai ter que tirar o cabeçote para verificar.

grande abraço.

cangu
12/01/2015, 12:13
Está parecendo junta do cabeçote queimada.

Se sai água pelo escape, deve estar abaixando o nível.

vai ter que tirar o cabeçote para verificar.

grande abraço.

èm pensei nesta caso também mas foi umas das primeiras coisas vou retirar o cabeçote e mandar para a retifica fazer um serviço completo, e o bloco será que precisa eu olhar alguma coisa?

antonio umino
12/01/2015, 13:09
tirando o cabeçote...
vc vai ver os dutos de água, se não estiver com muita encrustação, é dar uma varetada em volta dos cilindros.

e já que está sem o cabeçote, tira a bomba de água e dá uma boa limpeza.

Mas esta de esquentar e ferver com certeza é o cabeçote, com a junta queimada.

Ao colocar novamente o cabeçote. e dar o reaperto do mesmo, tome cuidado de mandar tirar o balanceiro para fazer o aperto recomendado, pois muitas vezes não é retirado o balanceiro e fazem o reaperto na periferia do cabeçote, ficando os parafusos do centro do cabeçote sem o reaperto...

abçs

cangu
13/01/2015, 12:12
Bom dia, antonio eu mesmo quem estou fazendo o serviço e estou fazendo o reaperto depois de aquecer o motor, dá o maior trabalho mas fiz já que manda no manual. agora eu não levei na retifica é o que vou fazer desta vez.

antonio umino
13/01/2015, 13:09
depois de tirar o cabeçote..
Posta foto da junta do cabeçote.....
..para ter uma idéia de onde esta queimada..
abçs

cangu
14/01/2015, 12:42
Blz! a primeira vez que tirei o cabeçote era uma trinca bem pequena será que aquilo estava fazendo esquentar? olha no começo do topico.

cangu
14/01/2015, 22:10
boa noite acabei de retira o cabeçote, e não vi nada demais na junta com relação ao sistema de arrefecimento do motor. fotos deem sua opiniões.

antonio umino
14/01/2015, 22:51
Cangu. boa noite.

Por acaso vc mecheu na engrenagem do comando de valvulas.????

Verifique se a engrenagem do virabrequim, está em compasso com o comando.

Na engrenagem do vira tem um marca que tem que coincidir com a marca que tem na engrenagem do comando.
Estando fora. a abertura das valvulas fica deficiente....

Na foto do bloco na primeira pagina, tem muita ferrugem nos dutos,
Outra ao colocar agua no sistema tem que ser agua pura (potavel)....
Se colocar agua salobra vai dar ferrugem....
Na foto do bloco com os pistões. dá impressão que o motor está fora de ponto....
Ou trabalhou fora.... pela marca de fuligem no pistão..

abcs

cangu
15/01/2015, 05:53
A engrenagem pode estar gasta pq numca mexi nela!

antonio umino
15/01/2015, 22:24
É só tirar a polia e a tampa.....
vc vai ver..

abçs

quetiver
16/01/2015, 21:52
Antes de abrirem o motor vejam como está o regulador de tensão do alternador. É só medir a tensão da bateria com o motor funcionando. O meu estava funcionando com 15,3 V e a indicação de temperatura no painel era uns 10 a 15 graus a mais. O ideal seria que a tensão estivesse em torno de 14,0 a 14,5V.
Em último caso use um termômetro para comparar com a temperatura indicada no painel.

Abraços

cangu
17/01/2015, 18:41
Amigo eu tedtei medindo a resistencia do sensor e comparando com uma tabela. E o cabeçote esta na retifica estou aguardando eles entregarem, fiz uma limpeza no bloco e fiz um teste com as valvulas colocandoas no oleo d freio para avaliar o vazamento e amnha terei certesa mas ñ vazou

cangu
21/01/2015, 19:13
Antonio quanto ao ponto acho que descobri! A polia esta marcando errado o pms

antonio umino
21/01/2015, 21:55
Estou montando a F 75 do Spin...
E como preciso colocar em funcionamento o motor... Bf 184 Maverick.
Estive fazendo a parte elétrica. chave de seta, chave do motor do limpador de parabrisa, enfim tudo da eletrica.
Tenho uma Parati 1.6 ap... e de repente parou de marcar a temperatura...pensei ser o mostrador, mas era o bulbo da temperatura. coloquei um novo e está funcionando...... O antigo marcava bem embaixo..... e com o novo bulbo vai um pouco mais do meio.....
Com o painel da Pickup, fazendo a ligação em 12 volts, e reduzindo para 5 v. coloquei para funcionar na parati com a ligação do bulbo dela....... Marca no ultimo......
Agora vou ver uma da Ford F 1000... ver se dá certo.. (marca certo)...
Mas a eletrica é muito complicada.... mas vai dando certo...

abraços.

antonio umino
21/01/2015, 21:58
Antonio quanto ao ponto acho que descobri! A polia esta marcando errado o pms

Então com a marcação errada na polia, vc vai ter que arrumar uma polia original para ver a marcação certa e colocar o motor no ponto.....Motor adiantado causa aquecimento.... pois trabalha grilando (batendo pino)....

abçs

cangu
01/02/2015, 01:00
pois é hj que montei o cabeçote mas num teminei pq quebrei a conexão de lubrificação do cabeçote @#$#$%@!@#%@%, enfim estou providenciando outra e semana q vem devo testar. obs: aqueci o motor e fiz o reaperto.

antonio umino
01/02/2015, 13:01
pois é hj que montei o cabeçote mas num teminei pq quebrei a conexão de lubrificação do cabeçote @#$#$%@!@#%@%, enfim estou providenciando outra e semana q vem devo testar. obs: aqueci o motor e fiz o reaperto.

O cotovelo, peça de metal.. tem que ter cuidado ao apertar... quebra mole mole...
Ao apertar coloque uma porca na rosca para não amassar a rosca ....... lado do cano....

abçs

cangu
01/02/2015, 17:12
ja quebro vou arrumar outra

cangu
09/02/2015, 08:55
Amigos oq faço agora coloquei o cabeçote no lugar o motor ficou mais forte mas a temperatura ainda passa dos 80. só agora vou veu o alternador como citou o colega quetiver.

reslima
09/02/2015, 09:03
Verifique como está a distribuição, ordem dos cabos, se está no ponto correto, avanço funcionando, etc... Pra mim está com o ponto fora, adiantado ou atrasado demais...

antonio umino
09/02/2015, 10:13
No motor Bf.. as polias usam a correia da bomba, virabrequim, e alternador (original).. de numero 13....
Se a correia estiver patinando...com a polia gasta ela vai trabalhar no fundo.. isto é com o v da correia no fundo da polia.
Outra na adaptação do alternador ou da bomba. tem as polias 10.... que não combina com a de 13..

e assim vai.

abçs

akio nishikawa
10/02/2015, 13:04
Quando minha F75 usava o BF161 aconteceu isso uma vez, verifiquei e era a junta queimada. Troquei e queimou mais 2 vezes, conclusão, o cabeçote estava um pouco empenado.

cangu
11/02/2015, 11:18
A adaptação de alternador que fiz, usei a mesma polia e na época não ficou esquentando. Quanto ao ponto ja revi a ordem de ignição e o ponto já tentei adiantar mai e atrasar mais nada funcionou.

cangu
11/02/2015, 11:19
Quando minha F75 usava o BF161 aconteceu isso uma vez, verifiquei e era a junta queimada. Troquei e queimou mais 2 vezes, conclusão, o cabeçote estava um pouco empenado.

Isso era minha suspeita mas na ultima desmontagem madei para a retifica dar uma geral, verificar empenamento e assentamento das válvulas.

reslima
11/02/2015, 11:22
E o radiador? Qual o estado dele? Talvez precise de revisão. A hélice que está usando é de quantas pás?

cangu
13/02/2015, 12:02
radiador com colmeia nova e helice d 4 pas igual sempre foi sem esquentar estou buscando uma d 6 pas mas não creio q seja o defeito. Acontece o seguinte o carro na lenta parado na garagem esquenta e andandao se não forçar mantem entre 80 e 90. So que a um tempo atraz ela não saia de 80º. hj se para no transito passa de 90 facil.

LuizDP
07/05/2015, 22:57
Colega Cangu, descobriu o problema onde estava, resolveu? Fiquei curioso com seu caso, ainda mais com tantas idéias dadas ao longo do seu post.

Abs.

quetiver
26/05/2015, 13:41
Cangu, já vi bf borbulhando e não era junta do cabeçote, era uma camisa que de tão corroída vazava gas para a água.
O pior é que depois de desligar o motor não entrava água no cilindro. Trocando as camisas resolveu. Considerando que todo bf já tem mais de 40 anos rodando, não é difícil de acontecer. Quem matou o defeito foi o Seu Josewal, da Josewal 4x4, tenta falar com ele.

cangu
22/09/2016, 22:07
Cangu, já vi bf borbulhando e não era junta do cabeçote, era uma camisa que de tão corroída vazava gas para a água.
O pior é que depois de desligar o motor não entrava água no cilindro. Trocando as camisas resolveu. Considerando que todo bf já tem mais de 40 anos rodando, não é difícil de acontecer. Quem matou o defeito foi o Seu Josewal, da Josewal 4x4, tenta falar com ele.

Obrigado pelas dicas, mas o meu problema estava no painel obrigado!!!

AlessandraComin
10/03/2019, 20:08
Boa noite,

Estamos com um problema de aquecimento no motor de uma Rural completamente restaurado. O bloco e o cabeçote estão plainados, guias e válvulas novas, inclusive sistema de arrefecimento, limpeza de bloco e cabeçote, radiador novo com hélice de 6 pás, selo de motor novo, bomba d'água e mangueiras novas. Foi colocado o marcador de temperatura de números e o original. Quando a Rural sobe serras, o motor aquece. Em regiões planas não aconteceu aquecimento. Porém ela não tem a válvula termostática. Será que é isso? Regulagem de válvulas por estarem mais justas? E o escapamento pode influenciar no aquecimento? Precisamos de uma ajuda. Não sabemos mais o que fazer. Obrigada.

Rene Abreu
10/08/2019, 21:25
Boa noite AlessandraComin,
Alguns colegas já comentaram sobre a questão da parte elétrica dos Jipes e Rural. Por experiência própria, recomendo que, em caso de qualquer leitura estranha nos indicadores destes veículos, seja feita uma avaliação da tensão da bateria. Esta tensão deve estar entre 12 e 13,8 volts. Qualquer valor fora desta faixa pode "enlouquecer" as indicações no painel. Meu jipe estava assim e, depois de gastar uma grana com juntas, válvulas e um radiador novo, sem sucesso, retirei todos os sensores e o instrumento do painel para teste em bancada. Não encontrei falhas elétricas mas descobri que a indicação de temperatura varia muito quando a tensão da bateria sai da faixa de 12 a 13,8 volts.
No meu caso, o superaquecimento era real e a causa estava nas galerias de água do bloco. Estavam obstruídas por muuuuuita sujeira. Depois da limpeza, a temperatura normalizou.

cangu
18/08/2019, 17:44
Como o bloco e cabeçote foram plainados fique atento para a compressão pois o histórico deste motor é qua aquece com mais compressão, o meu caso se resolveu com a calibração do medidor de temperatura, outro ponto a ter em mente é que pelo manual este motor trabalha entre 80 e 90 graus se nao estiver chegando aos 90 pode ficar tranquilo que é assim mesmo, quanto ao uso da valvula termostatica não creio que faça o motor aquecer mas diminuirá a vida útil dele uma vez que o motor pode variar muito a temperatura durante o uso.

Cristiano Vaconc
06/12/2023, 16:55
Obrigado pelas dicas, mas o meu problema estava no painel obrigado!!!
Olá Cangu. qual era o problema detectado no painel?

cangu
18/05/2024, 13:46
O marcador estava mostrando 10 graus a mais de temperatura então quando chegava a 85 em uma subida de serra ele marcava 95 a 100 graus, foi desmontado o marcador e calibrado para 10 graus a menos agora marca muito mais próximo do real.