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Ver Versão Completa : Roda Livre Automatica troller



Armindo Neto
06/12/2012, 09:31
bom dia , pessoal comprei o troller tem 1 mes e vim de uma tr4 onde a roda livre é automática, e o meu troller tem roda livre mecanica , e eu não gosto muito de em uma situação ter que descer do jipe para acionar a roda livre , ai eu pergunto vale apena trocar a roda livre mecanica pela roda livre de acionamento automatico ?

Frederico Mendes
06/12/2012, 10:27
bom dia , pessoal comprei o troller tem 1 mes e vim de uma tr4 onde a roda livre é automática, e o meu troller tem roda livre mecanica , e eu não gosto muito de em uma situação ter que descer do jipe para acionar a roda livre , ai eu pergunto vale apena trocar a roda livre mecanica pela roda livre de acionamento automatico ?


Mindo, é uma questão polêmica.
Sei de casos de pessoas que tem hilux automática, que mudam para a manual.
A automática, até onde sei, é feita através de solenoide electrica, ou a vácuo, dois sistemais mais pacíveis de falha que a manual.
Existe uma outra forma de utilizar a segunda caixa de marcha da viatura, que somente é possivel com a 4x4 manual, que é nao liga-la e passar a botoeira para reduzida, jogando toda a força da reduzida apenas no eixo traseiro, mas isso é uma outra polêmica que ja foi debatido aqui no forum.
Sintetizando:
Passar para toda livre automática, ou deixar em manual, vai depender exclusivamente do uso que voce quer de sua viatura.
É o que penso.

homerohermida
06/12/2012, 11:14
bom dia , pessoal comprei o troller tem 1 mes e vim de uma tr4 onde a roda livre é automática, e o meu troller tem roda livre mecanica , e eu não gosto muito de em uma situação ter que descer do jipe para acionar a roda livre , ai eu pergunto vale apena trocar a roda livre mecanica pela roda livre de acionamento automatico ?

Acho que a TR4 não possui roda-livre e a automática vendida pela AVM não é nem a vácuo, nem elétrica. É automática mesmo. Quando o semi-eixo traciona, ela engata. E para desengatar, basta uma ré em 4x2. Correto?

Armindo Neto
06/12/2012, 11:39
Acho que a TR4 não possui roda-livre e a automática vendida pela AVM não é nem a vácuo, nem elétrica. É automática mesmo. Quando o semi-eixo traciona, ela engata. E para desengatar, basta uma ré em 4x2. Correto?
correto! e automatica mesmo no possui roda livre nem a vacuo nem eletrica e so empurrar a alavanca de 4x4 que a roda livre entra automaticamente

Armindo Neto
06/12/2012, 11:45
pessoal nao seria nem roda livre de acionamento automatico seria igual ao da tr4 virou o botao 4x4 entra , ai nao precisaria de nenhum tipo de roda livre, mas o diferencial , carda e etc ficariam trabalhando e causando desgaste das peças correto? e por que acho meio chato descer da viatura para engatar e desengatar roda livre. por exemplo em uma chuva eu teria que descer da viatura e etc. com essa roda livre nao aconteceria isso , mas tambem algumas peças iriam ter desgates desnecessario!?

Armindo Neto
06/12/2012, 11:48
Mindo, é uma questão polêmica.
Sei de casos de pessoas que tem hilux automática, que mudam para a manual.
A automática, até onde sei, é feita através de solenoide electrica, ou a vácuo, dois sistemais mais pacíveis de falha que a manual.
Existe uma outra forma de utilizar a segunda caixa de marcha da viatura, que somente é possivel com a 4x4 manual, que é nao liga-la e passar a botoeira para reduzida, jogando toda a força da reduzida apenas no eixo traseiro, mas isso é uma outra polêmica que ja foi debatido aqui no forum.
Sintetizando:
Passar para toda livre automática, ou deixar em manual, vai depender exclusivamente do uso que voce quer de sua viatura.
É o que penso.
Nao irei fazer trilhas pesadas com a viatura , somentes passeios ,trilhas leves e moderadas, e viagens , e quando chover atravessar pontos alagados . mas tenho um pouco de medo de quando eu mais precisar a roda livre automatica nao engatar...

homerohermida
06/12/2012, 11:57
Nao irei fazer trilhas pesadas com a viatura , somentes passeios ,trilhas leves e moderadas, e viagens , e quando chover atravessar pontos alagados . mas tenho um pouco de medo de quando eu mais precisar a roda livre automatica nao engatar...
Já usei uma roda-livre destas modernas no Jeep. Um belo dia, quebrou. Mas durou muitos anos. Para uso eventual, acho que não há problema. Meu primo tem uma na Rural. As modelo antigo eram muito ruins, mas estas que desengatam com marcha ré, são muito melhores.

Armindo Neto
06/12/2012, 12:35
Já usei uma roda-livre destas modernas no Jeep. Um belo dia, quebrou. Mas durou muitos anos. Para uso eventual, acho que não há problema. Meu primo tem uma na Rural. As modelo antigo eram muito ruins, mas estas que desengatam com marcha ré, são muito melhores.na minha ex l200 93 , o antigo dono tinha colocado roda livre automatica e NUNCA deu problemas , mas no troller e outra conversa... totalmente diferente , fora de estrada so as vezes , nao sera todo fim de semana(eu acho)! para o troller seria uma boa?

Jorgao
06/12/2012, 14:29
na minha ex l200 93 , o antigo dono tinha colocado roda livre automatica e NUNCA deu problemas , mas no troller e outra conversa... totalmente diferente , fora de estrada so as vezes , nao sera todo fim de semana(eu acho)! para o troller seria uma boa?

Mindo, se você não gosta de descer para engatar a roda-livre manual, por que já não deixa ela engatada sempre? Tenho 1 amigo que faz isso. Você continua com a confiabilidade da manual e não desce nunca para desengatar.

Agora, depois de um tempo com qualquer jipe 4x4 part time de roda-livre manual (desligando e ligando sempre as rodas-livres), você vai perceber que simplesmente não existe a possibilidade de você descer no meio de uma chuva ou lama para ligar roda-livre. Sempre antes de qualquer trecho off-road, as rodas-livres devem ser ligadas. Seja num posto abastecendo, numa parada pra mijar, no ponto de encontro dos jipes, etc.

As automáticas duram menos, são menos confiáveis, mas pro seu uso, também não fariam mal. Eu já vi automática desengatar em subida e descida de barrancos bem íngremes. No resto, são tranquilas.

Armindo Neto
06/12/2012, 18:20
Mindo, se você não gosta de descer para engatar a roda-livre manual, por que já não deixa ela engatada sempre? Tenho 1 amigo que faz isso. Você continua com a confiabilidade da manual e não desce nunca para desengatar.

Agora, depois de um tempo com qualquer jipe 4x4 part time de roda-livre manual (desligando e ligando sempre as rodas-livres), você vai perceber que simplesmente não existe a possibilidade de você descer no meio de uma chuva ou lama para ligar roda-livre. Sempre antes de qualquer trecho off-road, as rodas-livres devem ser ligadas. Seja num posto abastecendo, numa parada pra mijar, no ponto de encontro dos jipes, etc.

As automáticas duram menos, são menos confiáveis, mas pro seu uso, também não fariam mal. Eu já vi automática desengatar em subida e descida de barrancos bem íngremes. No resto, são tranquilas.
mas ficar o tempo todo com ela ligada nao da problema não? o diferencial , cardã e etc vão ficar funcionando o tempo todo né? com a roda livre automatica eu ganharia em conforto mas perderia a confiabilidade né?

paulosergio
06/12/2012, 18:31
Esses dias eu passei 6 dias na serra da canastra. Assim que cheguei na pousada liguei a roda livre, passiei os 5 dias restantes pela serra da canastra sem desliga-la e nem sempre estava no 4x4, mas quando precisava ja estava ligado. No dia de ir embora e pegar o asfalto desliguei e pronto.
Eu sempre analiso a situacao do clima antes de sair. No domingo passado deu uma enchente aqui em Araras, e antes de sair de casa achei que precisaria do 4x4 entao ja sai com a roda ligada. Nao deu outra, atravessei ruas alagadas onde a agua batia no parabrisa. Cheguei em casa depois de varias coisas que precisei fazer, desliguei e pronto.

homerohermida
06/12/2012, 18:38
mas ficar o tempo todo com ela ligada nao da problema não? o diferencial , cardã e etc vão ficar funcionando o tempo todo né? com a roda livre automatica eu ganharia em conforto mas perderia a confiabilidade né?
Ligada direto ficará semelhante a sua TR4. Diferencial, cardã, homocinéticas, cruzetas, etc... girando o tempo todo, sem carga, mas girando. Aumenta o consumo um pouco, aumenta o desgaste das peças, mas fora isso, nada demais. A automática moderna pode ser que seja menos confiável. A minha que quebrou, teve a mão de um mexânico que trocou um rolamento ou coisa parecida. Pode ser que ele tenha feito alguma coisa errada. Não me lembro direito pois tem mais de 10 anos! Por que não mandas um e-mail para AVM perguntando sobre a diferença de resistência das duas?

Frederico Mendes
06/12/2012, 19:45
Opa!
No manual consta que nao se pode utilizar a 4x4 do Troller em pavimento rígido, sob risco de quebrar muita coisa embaixo do carro.
Não se deve utiliza-la no asfalto seco, e algumas coisas mais, que nao me lembro, mas ja li.

Jorgao
06/12/2012, 20:16
Opa!
No manual consta que nao se pode utilizar a 4x4 do Troller em pavimento rígido, sob risco de quebrar muita coisa embaixo do carro.
Não se deve utiliza-la no asfalto seco, e algumas coisas mais, que nao me lembro, mas ja li.

Frederico, mas com a roda-livre ligada, você não está em 4x4.
O manual também alerta para não rodar com a roda-livre no asfalto, claro. É um desgaste desnecessário, ainda mais num veículo sem diferencial central.

Mas, isso não acarreta dano algum ao veículo. Na verdade, quem anda muito em asfalto deveria inclusive se preocupar de ligá-las de vez em quando para lubrificação do sistema, e aproveitar e ligar o 4x4h e 4x4l também para os contatos não oxidarem por falta de uso. Só não vai fazer curva em 4x4 :parede:

JEFFCATUNDA
06/12/2012, 22:02
Deixa ligada e pronto...

Tem muita gente que faz assim e nunca quebrou nada. O ideal é fazer como os colegas escreveram, aciona no começo da aventura e só desaciona em casa...

A diferença no desgaste é mínima, o conjunto dianteiro é igual ao traseiro... Se desgastasse tanto assim ligado direto o traseiro não duraria nemmetade dl tempo de dianteiro...

homerohermida
06/12/2012, 22:41
Deixa ligada e pronto...

Tem muita gente que faz assim e nunca quebrou nada. O ideal é fazer como os colegas escreveram, aciona no começo da aventura e só desaciona em casa...

A diferença no desgaste é mínima, o conjunto dianteiro é igual ao traseiro... Se desgastasse tanto assim ligado direto o traseiro não duraria nemmetade dl tempo de dianteiro...
Rsrsrsrs isso é verdade!

Armindo Neto
07/12/2012, 09:01
acho vou deixar ligada o tempo toda o que. o jorgao falou sobre ela desengatar em uma subida ingreme me desanimou ...

Frederico Mendes
07/12/2012, 09:11
Frederico, mas com a roda-livre ligada, você não está em 4x4.
O manual também alerta para não rodar com a roda-livre no asfalto, claro. É um desgaste desnecessário, ainda mais num veículo sem diferencial central.

Mas, isso não acarreta dano algum ao veículo. Na verdade, quem anda muito em asfalto deveria inclusive se preocupar de ligá-las de vez em quando para lubrificação do sistema, e aproveitar e ligar o 4x4h e 4x4l também para os contatos não oxidarem por falta de uso. Só não vai fazer curva em 4x4 :parede:

Jargao, mas caso se coloque a roda livre automática, é virar para 4x4, e ela acionar, eu me referia é a esta situação, quando falaram em deixar ligada direta igual na TR4.
Eu quando saio para trilha, quase sempre ja aciono em casa mesmo a roda livre, e ao sair do asfalto, ligo a 4x4, e só desaciono a rola livre, ao fim da aventura (fazendo a mudança de 4x4 para uso na brincadeira, voltando pro asfalto 4x2, com a roda livre ligada), afinal é um saco ficar descendo e desacoplando e acoplando a roda.
E como voce disse, eu tambem faço o mesmo procedimento, pelo menos uma vez ao mes, ligo o sistema 4x4 e a reduzida, por no mínimo uns 10 minutos a baixa velocidade, para a lubrificação dos componentes.
No mais... é só alegria... hehehe...

JEFFCATUNDA
08/12/2012, 11:00
Jargao, mas caso se coloque a roda livre automática, é virar para 4x4, e ela acionar, eu me referia é a esta situação, quando falaram em deixar ligada direta igual na TR4.
Eu quando saio para trilha, quase sempre ja aciono em casa mesmo a roda livre, e ao sair do asfalto, ligo a 4x4, e só desaciono a rola livre, ao fim da aventura (fazendo a mudança de 4x4 para uso na brincadeira, voltando pro asfalto 4x2, com a roda livre ligada), afinal é um saco ficar descendo e desacoplando e acoplando a roda.
E como voce disse, eu tambem faço o mesmo procedimento, pelo menos uma vez ao mes, ligo o sistema 4x4 e a reduzida, por no mínimo uns 10 minutos a baixa velocidade, para a lubrificação dos componentes.
No mais... é só alegria... hehehe...

É isso ai... E muito bem lembrado que é necessário acionar a tração dianteira pelo menos uma vez ao mes...

Murillus
09/12/2012, 13:30
Adoro topicos polemicos...

Tenho uma tracker que me deixou no prego ao perder a tracao devido a uma mangueira (de vacuo) que desconectou... uma besteira que poderia ter dado uma "caca" gigante se estivesse fazendo uma lateral ou algo parecido... Por isso, no troller, nunca pensei em colocar este sistema... Nao conheço este sistema das TR4 porem fico com o pé atras pois me parece haver algum tipo de acionamento eletrico...

Mas quanto é o custo para montar este sistema automatico ?

GPBarbosa
09/12/2012, 19:13
Opa!
No manual consta que nao se pode utilizar a 4x4 do Troller em pavimento rígido, sob risco de quebrar muita coisa embaixo do carro.
Não se deve utiliza-la no asfalto seco, e algumas coisas mais, que nao me lembro, mas ja li.

Vixi agora fiquei confuso...
na CCS eles falam q se pode usar o 4x4 em asfalto sem problemas até uns 100km/h????

JEFFCATUNDA
09/12/2012, 19:56
Vixi agora fiquei confuso...
na CCS eles falam q se pode usar o 4x4 em asfalto sem problemas até uns 100km/h????

Em um Troller?

Existem alguns casos muito especificos em que você pode acionar o 4X4 no asfalto, mas os riscos são grandes... Sempre que existe a perda de aderencia dos pneus você pode acionar os 4x4, nesse caso, se você esta enfrentando uma chuva fortissima em que a dirigibilidade esteja comprometida por conta da falta de aderencia, você pode acionar sim... MAS O CUIDADO NAS CURVAS DEVE SER REDOBRADO, em algumas curvas muito fechadas ele pode travar e não fazer...Temos que nos lembrar que quando acionada a tração do troller, as rodas dianteiras e traseiras vão girar por igual, ocorre que em uma curva, as rodas que ficam para dentro da curva, rodam menos que as que ficam fora... assim as que rodam menos vão ter que "cantar", arrastar" para compensar o giro da roda externa a curva... Nesse caso, se a aderencia do terreno for grande ela vai prender o pneu e você pode perder uma ponta de eixo ou quebrar outra coisa dentro do diferencial...

O risco então e maior é somente nas curvas, em uma reta nem tanto...

Outro uso de 4x4 em piso de boa aderencia é quando você precisa deslocar ou puxar algo muito pesado, tipo um reboque etc... dai você "traça" o 4x4 e faz o deslocamento inercial do reboque e depois volta para 4x2...

Deixo bem claro que não estou recomendando esses tipos de uso, só relatando que existe sim possibilidade(S) remota(S) de seu uso...

Armindo Neto
09/12/2012, 22:20
Pessoal, vou deixar roda livre de acionamento mecanico mesmo, por que irei pagar caro e perder a confiabilidade ! vou fazer o que tão dizendo verificar o tempo(clima) antes de sair de casa se tiver chuvoso ou para chover aciono a roda livre em casa ainda, ou então se for direto pra uma aventura aciono em casa , acho que assim será melhor !

Abraço e Boas Trilhas:safari-rig:

JEFFCATUNDA
10/12/2012, 00:38
Pessoal, vou deixar roda livre de acionamento mecanico mesmo, por que irei pagar caro e perder a confiabilidade ! vou fazer o que tão dizendo verificar o tempo(clima) antes de sair de casa se tiver chuvoso ou para chover aciono a roda livre em casa ainda, ou então se for direto pra uma aventura aciono em casa , acho que assim será melhor !

Abraço e Boas Trilhas:safari-rig:

Boa idéia Armindo.

hugocsl
10/12/2012, 18:00
Tenho uma dúvida.

Com o sistema de roda livre manual (quando em 4x2) é possível utilizar o carro reduzido sem usar o conjunto dianteiro, por exemplo ao puxar uma carretinha bem pesada eu poderia usar a reduzida mas mantendo 4x2?

E com a RL automática, seria possível fazer isso? Usar a reduzida 4x2 sem que a RL acione automaticamente o 4x4 reduzido?

[]´s

homerohermida
10/12/2012, 18:11
Tenho uma dúvida.

Com o sistema de roda livre manual (quando em 4x2) é possível utilizar o carro reduzido sem usar o conjunto dianteiro, por exemplo ao puxar uma carretinha bem pesada eu poderia usar a reduzida mas mantendo 4x2?

E com a RL automática, seria possível fazer isso? Usar a reduzida 4x2 sem que a RL acione automaticamente o 4x4 reduzido?

[]´s
No primeiro caso, sim é possível, embora não recomendado pelo fabricante, pela quantidade de torque concentrado somente no eixo traseiro, corre-se o risco aumentado de quebra dos componentes.
E no segundo, não é possível pois assim que os semi-eixos dianteiros se movimentarem, a roda-livre engatará.

hugocsl
11/12/2012, 14:09
No primeiro caso, sim é possível, embora não recomendado pelo fabricante, pela quantidade de torque concentrado somente no eixo traseiro, corre-se o risco aumentado de quebra dos componentes.
E no segundo, não é possível pois assim que os semi-eixos dianteiros se movimentarem, a roda-livre engatará.

Foi o que eu imaginei.... valeu!

paulosergio
11/12/2012, 23:28
Em um Troller?

Existem alguns casos muito especificos em que você pode acionar o 4X4 no asfalto, mas os riscos são grandes... Sempre que existe a perda de aderencia dos pneus você pode acionar os 4x4, nesse caso, se você esta enfrentando uma chuva fortissima em que a dirigibilidade esteja comprometida por conta da falta de aderencia, você pode acionar sim... MAS O CUIDADO NAS CURVAS DEVE SER REDOBRADO, em algumas curvas muito fechadas ele pode travar e não fazer...Temos que nos lembrar que quando acionada a tração do troller, as rodas dianteiras e traseiras vão girar por igual, ocorre que em uma curva, as rodas que ficam para dentro da curva, rodam menos que as que ficam fora... assim as que rodam menos vão ter que "cantar", arrastar" para compensar o giro da roda externa a curva... Nesse caso, se a aderencia do terreno for grande ela vai prender o pneu e você pode perder uma ponta de eixo ou quebrar outra coisa dentro do diferencial...

O risco então e maior é somente nas curvas, em uma reta nem tanto...

Outro uso de 4x4 em piso de boa aderencia é quando você precisa deslocar ou puxar algo muito pesado, tipo um reboque etc... dai você "traça" o 4x4 e faz o deslocamento inercial do reboque e depois volta para 4x2...

Deixo bem claro que não estou recomendando esses tipos de uso, só relatando que existe sim possibilidade(S) remota(S) de seu uso...


Aqui voce diz que nas curvas as rodas vao girar diferente certo, concordo, no entanto existem os diferencias para fazer a compensacao, só nao compensa o eixo tras com o eixo diant, que é "bloqueado"e essa diferencia nao é tao grande assim. portanto não vejo tanto perigo em quebrar algo o perder a dirigibilidade andando em 4x4 no asfalto com chuva.Pelo menos esse arrasto de pneu que voce mencionou acho que nao vai ter.

JEFFCATUNDA
12/12/2012, 02:03
Aqui voce diz que nas curvas as rodas vao girar diferente certo, concordo, no entanto existem os diferencias para fazer a compensacao, só nao compensa o eixo tras com o eixo diant, que é "bloqueado"e essa diferencia nao é tao grande assim. portanto não vejo tanto perigo em quebrar algo o perder a dirigibilidade andando em 4x4 no asfalto com chuva.Pelo menos esse arrasto de pneu que voce mencionou acho que nao vai ter.

Paulo, esse "arrasto com certeza vai ter, e ainda bem que tem, porque é ele quem salva o conjunto das quebras... Sem arrastos ou a viatura para, freia literalmente, ou quebra... É por isso que só se deve usar 4x4 em terrenos de baixa aderência... Isso justifica o que já foi citado de que em chuva esse risco cai...

Vou contar um episódio que se passou comigo e meu primeiro 4x4, uma SW4 97... eu certa vez acionei o 4x4 no asfalto e achei que a direção ficava mais estável e que a viatura ficava melhor de dirigir, eassim fiz por mais algumas vezes, sempre em retas ou longas estradas (ainda bem)...Até que certo dia eu coloquei o 4x4 e ESQUECI DELE, cheguei em um supermercado e tentei colocar a SW4 em uma vaga de estacionamento, mas a mesma se recusava a obedecer os comandos da direção, ela simplesmente travava quando eu acelerava e virava a direção... Pensei que havia quebrado algo, não entendia bulufas de 4x4...

Entrei aqui mesmo nesse Forum e fiz essa brilhante pergunta, questionei se havia algo errado e descobri que a unica coisa errada era eu mesmo :)

Dessa forma aprendi, como ainda hoje continuo a aprender por aqui graças a pessoas maravilhosas que aqui frequentam...

Ainda hoje leio essa duvida de colegas novatos e lembro de mim mesmo...

homerohermida
12/12/2012, 07:37
X2! O arrasto entre os eixos em curvas é enorme!

paulosergio
12/12/2012, 09:19
X2! O arrasto entre os eixos em curvas é enorme!

Ok...OK...voces me convenceram. Em algum lugar aqui do forum, rolou essa discussao, e aí um colega postou um desenho muito esclarecedor do que acontece com as rodas e eixos na curva. Vou procura e citar depois o endereco para nao fugir do assunto do topico, abracos e valeu.

jaime_sandim
12/12/2012, 14:39
Eu não entendo muito desses sistemas de diferencial mas até onde sei o Paulo Sergio esta certo.

em 4x4H o diferencial esta ''aberto'' , ele vai compensa as curvas e tal(ai esta a necessidade do bloqueio de diferencial amado por todos,na trilha com uma das rodas no ar o eixo entende como uma curva e manda força pra roda que era rodando mais, achando que ela esta do lado de fora da curva).

não sei se me fiz entender

esse arrasto dito por voces eu acho que acontece com jeep bloqueado,ai sim ele não quer obedecer os comandos

como disse não entendo muito disso posso ter falado um monte de coisa errada.

[]'s ainda com duvidas

homerohermida
12/12/2012, 16:47
Eu não entendo muito desses sistemas de diferencial mas até onde sei o Paulo Sergio esta certo.

em 4x4H o diferencial esta ''aberto'' , ele vai compensa as curvas e tal(ai esta a necessidade do bloqueio de diferencial amado por todos,na trilha com uma das rodas no ar o eixo entende como uma curva e manda força pra roda que era rodando mais, achando que ela esta do lado de fora da curva).

não sei se me fiz entender

esse arrasto dito por voces eu acho que acontece com jeep bloqueado,ai sim ele não quer obedecer os comandos

como disse não entendo muito disso posso ter falado um monte de coisa errada.

[]'s ainda com duvidas
Você está confundindo os diferenciais! Em 4x4H o diferencial não está "aberto" por um motivo: o Troller não possui diferencial na caixa de transferência. Logo não poderia estar, nem aberto, nem fechado!!!! Aliás, por não ter, está permanentemente bloqueado, não compensando rotações distintas entre os eixos durante as curvas. Entre as rodas da esquerda e da direita, o diferencial do eixo faz a compensação. O que estamos falando aqui é sobre diferença entre a traseira e a dianteira. E o bloqueio amado por todos é localizado nos eixos traseiro e dianteiro.

M-Beltrame
12/12/2012, 19:24
em algumas curvas muito fechadas ele pode travar e não fazer...
Isso NUNCA vai acontecer.
O pneu compensa esse diferença derrapando, a direção vai ficar mais pesada e os componentes do eixo vão sofre mais esforço e só!!!



ABS

JEFFCATUNDA
13/12/2012, 00:31
Isso NUNCA vai acontecer.
O pneu compensa esse diferença derrapando, a direção vai ficar mais pesada e os componentes do eixo vão sofre mais esforço e só!!!





ABS




Tá bom, liga o 4x4 e faz um retorno, ou tenta estacionar em diagonal entre dois carros... a baixa velocidade e o esterço da roda vai travar a viatura, não tem como ela compensar... e se os pneus forem largos e, ou, maiores que os originais.... vai dar um "treck"

M-Beltrame
13/12/2012, 00:42
Retorno= rotatória?
Do jeito que vc escreve deu a entender que ele não dobraria uma esquina...


ABS

jaime_sandim
13/12/2012, 09:15
Você está confundindo os diferenciais! Em 4x4H o diferencial não está "aberto" por um motivo: o Troller não possui diferencial na caixa de transferência. Logo não poderia estar, nem aberto, nem fechado!!!! Aliás, por não ter, está permanentemente bloqueado, não compensando rotações distintas entre os eixos durante as curvas. Entre as rodas da esquerda e da direita, o diferencial do eixo faz a compensação. O que estamos falando aqui é sobre diferença entre a traseira e a dianteira. E o bloqueio amado por todos é localizado nos eixos traseiro e dianteiro.


ok.:curtir:

não sabia mesmo, só comentei pra nao ficar com duvidas.

abraços

JEFFCATUNDA
13/12/2012, 09:20
Retorno= rotatória?
Do jeito que vc escreve deu a entender que ele não dobraria uma esquina...


ABS

Dobra esquinas sim, mas já no limite e dependendo da velocidade, aderencia da pista e do tamanho dos pneus, vai começar a pesar demais... Não foi projetada para isso.

Volto a repetir que aprendi na prática e com o erro, tentei ESTACIONAR tendo esquecido a 4x4 ligada e a viatura travou e não saia do lugar com o giro rodado... não insisti e descobri que era o 4x4 ligado... Pensei que era problema dele, mas não era, era problema do burrinho da direção...

CONHEÇO colegas que insistiram nessa pratica e QUEBRARAM no asfalto, exatamente em situação parecida com a minha.

Murillus
13/12/2012, 17:15
CONHEÇO colegas que insistiram nessa pratica e QUEBRARAM no asfalto, exatamente em situação parecida com a minha.

naquela saida apos a trilha dos cataventos, ja na rotatoria do japão, voce nota bem isso... a viatura parece que "gruda" quando chega ao asfalto...

Ozzie
22/06/2013, 09:41
O meu 2008 vibra muito no asfalto quando a roda livre está no 4x4. Pelos relatos, parece que isso não deveria ocorrer. Alguém sabe o que pode ser?

homerohermida
22/06/2013, 19:03
Pode ser folga no eixo cardã ou nas cruzetas do mesmo.

Frederico Mendes
23/06/2013, 07:28
Pode ser folga no eixo cardã ou nas cruzetas do mesmo.
Pode ser tambem problema na própria roda livre. A de minha viatura estava com barulho quando ligava, parecendo pastilha de freio.

Leandro-SC
23/06/2013, 10:22
Pode ser tambem problema na própria roda livre. A de minha viatura estava com barulho quando ligava, parecendo pastilha de freio.


o meu esta com este problema, como resolveu? ou deixou assim mesmo?

O barrulho do meu parece falta de lubrificação, mas engraxei tudo e continua. tenho costume de uma vez por semana fazer uns 10 km com a 4x4 ligada no painel e as rodas desligadas, faço para a caixa reduzida girar as cruzetas e o diferencial dianteiro tbm, faço para lubificar, nem sei se precisa. Mas quando paço ao lado de um muro estudo o barulho.

Ozzie
06/08/2013, 11:10
Tá hoje na manutenção, desmontaram tudo. Depois faço o relato.

rafabene
06/08/2013, 15:01
Aposto em folga do cardã dianteiro

homerohermida
10/11/2013, 23:01
Aviso aos preguiçosos (como eu), que a roda livre automática AVM para o Troller NÃO é plug and play. Tem que retrabalhar manga de eixo e homocinética, necessitando numa desmontagem quase que total do eixo dianteiro e uma visita ao torneiro... Vem tudo descrito como fazer na embalagem. No final fica bom, mas dá uma trabalheira que quase compensa as decidas para o liga e desliga das manuais!!!

mpbarroso
11/11/2013, 16:54
Homero, informa os passos para esta modificação, e se da para voltar para a manual no futuro.
Faz tempo que quero fazer no meu e tenho preguiça, ou espero uma oportunidade tipo quebrar uma original...

Marcelo

homerohermida
11/11/2013, 18:59
Homero, informa os passos para esta modificação, e se da para voltar para a manual no futuro.
Faz tempo que quero fazer no meu e tenho preguiça, ou espero uma oportunidade tipo quebrar uma original...

Marcelo
Marcelo,
a adaptação é totalmente reversível. Para quebrar a original, recomendo o uso de uma marreta. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abs preguiçosos...

Lamberto
29/12/2013, 20:18
A minha, que coloquei na css, foi tirar uma e colocar outra. Presenciei todo o serviço.

homerohermida
29/12/2013, 21:08
A minha, que coloquei na css, foi tirar uma e colocar outra. Presenciei todo o serviço.
Legal! Qual o modelo que você colocou?

Frederico Mendes
29/12/2013, 22:51
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por Frederico Mendes http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/113262-roda-livre-automatica-troller-4.html#post1952913)
Pode ser tambem problema na própria roda livre. A de minha viatura estava com barulho quando ligava, parecendo pastilha de freio.





o meu esta com este problema, como resolveu? ou deixou assim mesmo?

O barrulho do meu parece falta de lubrificação, mas engraxei tudo e continua. tenho costume de uma vez por semana fazer uns 10 km com a 4x4 ligada no painel e as rodas desligadas, faço para a caixa reduzida girar as cruzetas e o diferencial dianteiro tbm, faço para lubificar, nem sei se precisa. Mas quando paço ao lado de um muro estudo o barulho.

Leandro, peço desculpas por somente agora ter visto a sua pergunta.
No meu caso, eu troquei a roda livre, na época comprei um jogo novo a um preço muito bom, as velhas estao em minha casa até hoje, guardadas.

JotaN
30/12/2013, 17:47
Uma dúvida. Ao engatar as rodas livres,estando em 4x2, as memas vão girar por igual? Eu entendo pouco de 4x4 e sempre achei que ao engatar as rodas livre do meu Troller, mesmo o estando em 4x2, as duas duas girariam no mesmo eixo?

Pedro Rocha
30/12/2013, 20:10
Uma dúvida. Ao engatar as rodas livres,estando em 4x2, as memas vão girar por igual? Eu entendo pouco de 4x4 e sempre achei que ao engatar as rodas livre do meu Troller, mesmo o estando em 4x2, as duas duas girariam no mesmo eixo?

JotaN,

ao ligar a roda livre mesmo no 4x2 os semi-eixos, diferencial e carda dianteiro passam a girar. Os semi-eixos vão girar por igual até que o diferencial entre em ação.

JotaN
31/12/2013, 14:36
JotaN,

ao ligar a roda livre mesmo no 4x2 os semi-eixos, diferencial e carda dianteiro passam a girar. Os semi-eixos vão girar por igual até que o diferencial entre em ação.

Então não é aconselhado andar com a roda livre engatada, mesmo não estando no 4x4, porque vai forçar do mesmo geito ao fazer uma curva, mesmo estando no 4x2. As rodas vão tender a rodar por igual forçando o sistema.

homerohermida
31/12/2013, 15:41
Então não é aconselhado andar com a roda livre engatada, mesmo não estando no 4x4, porque vai forçar do mesmo geito ao fazer uma curva, mesmo estando no 4x2. As rodas vão tender a rodar por igual forçando o sistema.
Creio que há algum engano pois o fato de se engatar as rodas-livres não acarreta em nenhuma especie de sobrecarga. Seja em alfalto, em retas ou em curvas. O eixo dianteiro possui um diferencial que realiza estas correções. O desaconselhamento baseia-se no fato de não fazer muito sentido não liberar as rodas em 4x2 no asfalto!