Ver Versão Completa : Vazamento de óleo no Vitara
rbrunato
02/09/2005, 12:52
Pessoal, o meu vitara está vazando um pouco de óleo e achei que fosse problemas com o retentor.
Na época at´pe criei um tópico falando sobre isso aqui.
O que ocorre é que os três retentores foram trocados e o carro continua vazando.
Vaza pouco mas vaza.
E o mais estranho é que é só na parte inferior do veículo.
A parte de cima está limpinha.
Vou mandar dar uma lavada completa no motor para tentar detectar de onda vem este óleo.
Alguem já teve problema semelhante?
temn alguma idéia de onde possa estar o problema?
Ah! e também já reapertei os parafusoso do carter para eliminar qualquer folga.
Ah! e também já reapertei os parafusoso do carter para eliminar qualquer folga.
_________________
então eh melhor lavar e verificar o carter, não existe a possibilidade de vazar em outro lugar, uma vez que não esta vazando nos retentores. e o fato de apertar o carter não resolve caso ele estaja vazando , pois o carter do vitar a não usa junta, somente cola.
rbrunato
02/09/2005, 16:07
Ah! e também já reapertei os parafusoso do carter para eliminar qualquer folga.
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então eh melhor lavar e verificar o carter, não existe a possibilidade de vazar em outro lugar, uma vez que não esta vazando nos retentores. e o fato de apertar o carter não resolve caso ele estaja vazando , pois o carter do vitar a não usa junta, somente cola.
Usa junta sim, pelo menos o meu.
E custa R$90,00
Usa junta sim, pelo menos o meu.
E custa R$90,00
_________________
impossivel, vc pode até usar, alias vc pode fazer o que vc quizer , até colocar oleo diesel no tamque. mas a questão eh que não usa , isso eh fato!
BOM ENTÃO EXISTE 3 POSSIBILIDADES:
1º voce foi roubado
2º voce não conhece seu carro
3º vc acabou de criar uma nova peça pro seu carro e alem do mais carissima.
CARA MANDA OLHAR O RETENTOR DO VOLANTE DA TUA VIATURA SE NAO COLOCARAO UMA ADAPTAÇAO POIS DA PRA FAZER MAS DURA POUCO TEMPO JA NO CASO DO RETENTOR ORIGINAL SE O TEU CARRO ESTIVER MUITO QUENTE E VC PASSAR EM AGUA FUNDA MUITO LENTO E A MESMA CHEGAR A COBRIR A CAIXA DE CAMBIO SEU RETENTOR ESTOURA E VAZA NOVAMENTE
Periquitooffroad
03/09/2005, 22:37
Edvaldo está certo, o cártes Samurai e Vitara e confeccionado para usarmos silicone como vedante.
Verifique se o vazamento não é entre a caixa de marchas e o motor, fica sempre uma gota de óleo a pingar por ali. Se for assim o vazamento e do próprio retentor do volante.
Ocorre que com o tempo o retentor risca o eixo e acaba por o retentor não dar vedação completa. Tive um samurai que só durava seis meses se vazar, após isso começava um pequeno vazamento. Deixava assim até que começava a vazar mais.
Depois de trocar três resolvi a questão da seguinte maneira. Coloquei uma junta mais espessa na flange do retentor e afastei o retentor do "arranhão" do eixo e resolveu. Outra solução seria cortar a mola do retentor em 3 a 4mm para aumentar a pressão do lábio sobre o risco do eixo, assim diminuiria o diametro interno do retentor compensando o menor diametro no eixo.
Também acontece do mecânico cortar a mola como indiquei mas no retentor que tava dando vazamento e guardando o novo. O retentor velho para de dar vazamento por um período mas se estiver ressecado volta a vazar em um ou alguns meses.
rbrunato
05/09/2005, 10:39
Edvaldo está certo, o cártes Samurai e Vitara e confeccionado para usarmos silicone como vedante.
Verifique se o vazamento não é entre a caixa de marchas e o motor, fica sempre uma gota de óleo a pingar por ali. Se for assim o vazamento e do próprio retentor do volante.
Ocorre que com o tempo o retentor risca o eixo e acaba por o retentor não dar vedação completa. Tive um samurai que só durava seis meses se vazar, após isso começava um pequeno vazamento. Deixava assim até que começava a vazar mais.
Depois de trocar três resolvi a questão da seguinte maneira. Coloquei uma junta mais espessa na flange do retentor e afastei o retentor do "arranhão" do eixo e resolveu. Outra solução seria cortar a mola do retentor em 3 a 4mm para aumentar a pressão do lábio sobre o risco do eixo, assim diminuiria o diametro interno do retentor compensando o menor diametro no eixo.
Também acontece do mecânico cortar a mola como indiquei mas no retentor que tava dando vazamento e guardando o novo. O retentor velho para de dar vazamento por um período mas se estiver ressecado volta a vazar em um ou alguns meses.
Os retentortes foram todos trocados.
Vou verificar se existe algum risco.
Quanto aà junta... so for colado será muito melhor, mas se realmente não usa, então como é que vende?
Procure por esta peça e certamente encontrará.
Junta do carter para Vitara 97 automático.
Eu encontrei. Agora, se não existem...
rbrunato
05/09/2005, 10:43
Usa junta sim, pelo menos o meu.
E custa R$90,00
_________________
impossivel, vc pode até usar, alias vc pode fazer o que vc quizer , até colocar oleo diesel no tamque. mas a questão eh que não usa , isso eh fato!
BOM ENTÃO EXISTE 3 POSSIBILIDADES:
1º voce foi roubado
2º voce não conhece seu carro
3º vc acabou de criar uma nova peça pro seu carro e alem do mais carissima.
Vc está nervoso e agressivo em seu post ou é apenas impressão minha?
1- Não fui roubado pois não comprei nem vendi nada. Talvez esteja quase sendo mas como mewu mecanico falou que eu posso colar, então...
O ladrão me deu a chance de escapar. :concordo:
2- Realmente não conheço :discordo: , pois se conhecesse, não estaria perguntando, certo? :wink:
3- Se criei uma nova peça, então cobrarei royalties de todas as empresas que a vende. :mrgreen:
rbrunato
05/09/2005, 10:48
CARA MANDA OLHAR O RETENTOR DO VOLANTE DA TUA VIATURA SE NAO COLOCARAO UMA ADAPTAÇAO POIS DA PRA FAZER MAS DURA POUCO TEMPO JA NO CASO DO RETENTOR ORIGINAL SE O TEU CARRO ESTIVER MUITO QUENTE E VC PASSAR EM AGUA FUNDA MUITO LENTO E A MESMA CHEGAR A COBRIR A CAIXA DE CAMBIO SEU RETENTOR ESTOURA E VAZA NOVAMENTE
Não deve ser o caso pois troquei semana passada e desde então não fiz trilhas.
Acredito que seja algo no carter ou algum risco como citado no posto acima
Procure por esta peça e certamente encontrará.
Junta do carter para Vitara 97 automático.
quando vc cotou te informaram o valor da junta do carter do câmbio AT.
3- Se criei uma nova peça, então cobrarei royalties de todas as empresas que a vende.
cite apenas uma empresa que comercializa junta do carter do motor do vitara!!! :wink:
Vc está nervoso e agressivo em seu post ou é apenas impressão minha?
foi impressão sua. :lol: :lol: :lol:
rbrunato
06/09/2005, 12:50
3- Se criei uma nova peça, então cobrarei royalties de todas as empresas que a vende.
cite apenas uma empresa que comercializa junta do carter do motor do vitara!!! :wink:
1- Japan sei lá o que
2- Barraquinha de peças suzuki da extinta feira do Ibira
3- Um cara do grupo suzuki-net que me falou que tinha uma quando fiz a mesma pergunta lá no grupo.
4- Theófilo (empresa daqui de São josé especializada em peças para carros importados)
5- Mauro Auto elétrica e mecanica (outra empresa daqui de São josé)
:discordo:
mas fazer o que :putz:
Amigo Rbrunato....
A dica que vou dar vale com 100% de certeza para os motores 16V.... devido a um PÂNICO mental repentino naum consigo lembrar se ela vale ou não para os 8V, mas não custa nada vc conferir....
Aí vai....
entre a tampa de tuchos e o distribuidor existe um pequeno mancal que prende e veda o óleo do comando de válvulas... este danado já gosta de trincar e aí fica vazando muito óleo.... ele escorre/pinga por trás do motor e parece vazamento do carter mas não é... vem lá de cima mesmo...
Outra coisa que é bom conferir é o oring (anel de vedação) do distribuidor, se ele romper ou ressecar vaza do mesmo jeito mas com menos quantidade de óleo....
Quanto a discussão Juntas X Silicone, sinceramente isso me parece mais Loiras X Morenas... cada um escolha o que preferir... :mrgreen:
[]s tentando ajudar...
diogoandre
21/02/2006, 09:44
Meu carro começou a vazar óleo , muito óleo, de um dia para o outro, sem que tenha feito nenhum esforço incomum ou batido em alguma coisa..
Parece que o problema é o retentor de virabrequim traseiro, só essa peça custa uns R$200 :( ... mais óleos.. mais mão de obra... ai ai.. e isso tudo logo antes do carnaval...
alguém já passou por isso? parece que esses retentores do Grand Vitara dão problema de vez em quando...
abraços
Pegue as medidas do retentor ( use um paquímetro de boa precisão e tire as medidas pelos eixos e mancais pois o retentor já vai estar gasto) e vá a uma casa especializada em retentores (normalmente as mesmas que vendem rolamentos...) e compra um com as mesmas dimensões... Para facilitar a vida.. verifique que podem existir sobras de espaço como na largura por exemplo... ai vc anota qual a sobra e tem mais chances de achar um bem baratinho....
O que vale no retentor é a qualidade dos materiais e dimensões... compre de preferência sabó...
Meus vitaras tem até retentores que foram fabricados para implentos agrícolas e funfam 100%...
[]s
Olá
estou com um GV 98 1.6 16v 3 portas. Motorzinho g16b.
Ele esta com um vazamento na polia dianteira do virabrequim. Já troquei o retentor e continua vazando.
Alguém já teve esse problema e conseguiu uma solução?
uma atualização....
o óleo chegou no nível correto superior da vareta e parou de vazar. Estava um pouco acima antes.
Acredito que esta vazando pelo pé da vareta. Tem um ORING que veda o guia da vareta e deve estar ressecado.
Fiquei mais aliviado.... tinha trocado o retentor do virabrequim dianteiro e tinha esse óleo escorrendo.
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