PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas entre caixa de 5 marchas x mudança de relação.

thefranca
02/12/2012, 20:30
Prezados, boa noite!

Sou novo no forum e tenho lido muito os posts aqui feitos. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo ótimo forum e pelos assuntos muito esclarecedores tem aqui.
Adquiri recentemente uma toyota bandeirante (curta, motor MB OM 364, ano 1990, de 4 marchas) e estou aos poucos corrigindo / colocando do meu jeito.

No entanto surgiu uma dúvida esse final de semana, pesquisei bastante as diversas opiniões, sugestões e modificações, porém não cheguei a uma conclusão, com isso, gostaria da opinião dos experientes em Bandeirantes daqui do site.

Surgiu a oportunidade de adquirir uma caixa de 5 marchas para a band (a minha tem 4 marchas), porém decidi pesquisar o que o forum fala sobre o assunto, vi que muitos tem a caixa com 5 marchas e outros mantiveram a caixa com 4 marchas e alteraram a relação para 12x35 no diferencial.

A intenção é utilizar o carro de forma mista, 50% estrada e 50% terra (trilhas leves). Acrescento que a band atualmente não é turbinada, porem em breve será.

Qual a melhor opção para a utilização acima citada? Gostaria da opinião dos senhores.

Muito obrigado.

thefranca
03/12/2012, 20:27
Pessoal, dêem uma opinada sobre o assunto, por favor. Pelo menos, aos mais experientes, qual a melhor opção?

Aguardo a ajuda de vocês.

Abraços!!

jipeirodesdepequeno
03/12/2012, 20:58
Pessoal, dêem uma opinada sobre o assunto, por favor. Pelo menos, aos mais experientes, qual a melhor opção?

Aguardo a ajuda de vocês.

Abraços!!

EU colocaria relação 12x35, ja é suficiente pra andar bem na estrada, principalmente por seu motor ter torque em menor giro, e o custo beneficio ficaria melhor do que colocar uma 5m.

Fband
04/12/2012, 07:59
Dependendo do preço dessa caixa 5m que surgiu pra você, compensa você trocar o câmbio em vez de colocar relação.
Até porque vai ser melhor na hora da trilha...

Abraço

thefranca
04/12/2012, 08:06
EU colocaria relação 12x35, ja é suficiente pra andar bem na estrada, principalmente por seu motor ter torque em menor giro, e o custo beneficio ficaria melhor do que colocar uma 5m.

Pois é "jipeirodesdepequeno" confesso que também estou mais para essa linha. Só queria realmente saber a opinião de vocês, já que sou novo no assunto, e como surgiu a oportunidade de adquirir uma caixa de 5m, fiquei na dúvida do que fazer. Principalmente quando li aqui no forum que muitos ao invés de trocar a caixa, alteram a relação dos diferenciais.

Acho que farei isso, turbinarei o motor primeiro e posteriormente trocarei a relação do diferencial. Além de outras coisas que terei que fazer na band.

Valeu pela ajuda!!!

Abraço!!

thefranca
04/12/2012, 08:09
Dependendo do preço dessa caixa 5m que surgiu pra você, compensa você trocar o câmbio em vez de colocar relação.
Até porque vai ser melhor na hora da trilha...

Abraço

Tudo bom "Fband"? Então, a cara pediu 6k, mas ainda não negociei com ele. Apenas foi o preço limpo. Ele disse que a caixa está nova, toda revisada e com peça de 1ª linha.

E aí, o que você acha???

Fband
04/12/2012, 09:17
Tudo bom "Fband"? Então, a cara pediu 6k, mas ainda não negociei com ele. Apenas foi o preço limpo. Ele disse que a caixa está nova, toda revisada e com peça de 1ª linha.

E aí, o que você acha???

Se estiver completo com reduzida está no preço....
Pensei que você conseguiu a caixa com o preço mais em conta.
Acho que então compensa você alongar a relação e colocar um turbo que ja vai ficar muito boa !
Vai gastar no máximo uns 5k com tudo.

Abraço

Carlo Pecca
04/12/2012, 09:20
Thefranca
Só para lembrar alem de trocar a caixa de quatro para cinco, vc terá que trocar as engrenagens de transmissão para dentes mais finos, pois as de quatro os dentes são mais largos e não dá para utilizar em uma caixa de cinco marchas. é bom consultar algum mecânico que tenha conhecimento de Bandeirante, afinal 6k é muita grana só para andar um pouco a mais de velocidade.
abcs.

thefranca
04/12/2012, 09:44
Se estiver completo com reduzida está no preço....
Pensei que você conseguiu a caixa com o preço mais em conta.
Acho que então compensa você alongar a relação e colocar um turbo que ja vai ficar muito boa !
Vai gastar no máximo uns 5k com tudo.

Abraço

É só a caixa sem a reduzida, Fband. Por isso a minha dúvida em estar pesquisando o que fazer. Achei bem caro!!!
E pelo que vocês tem dito, turbinar e alterar a relação posteriormente é mais viável.

Fband
04/12/2012, 09:49
Amigo, turbine, alongue a relação e seja feliz ! :torcendo:

thefranca
04/12/2012, 09:51
Carlo Pecca, tudo bom?? Isso de trocar as engrenagens de transmissão eu já tinha conhecimento que teria que fazer.

Atualmente, infelizmente, não conheço um mecanico que tenha um bom conhecimento de bandeirante em Petropolis / RJ onde moro. Vi que o Francisco Bicalho, aqui no forum, mora em Petropolis tb, mas ainda não tive oportunidade de falar com ele. Acredito que ele possa me ajudar nesse quesito. Inclusive, pelo que li dos posts dele, entende de turbinar tb!! :)

Quando você diz, andar um pouco mais de velocidade, o ganho é pequeno? Qual a mudança de relação da 4ª para a 5ª marcha, sabe?? Acho que numa caixa de 4m a 4ª é 1:1, não é isso??

Abraço.

thefranca
04/12/2012, 09:53
Com certeza, estou chegando a essa conclusão mesmo, Fband!! :)

junior888
04/12/2012, 12:43
que pneus vc usa? talvez só botando uns pneus maiores ja alonga um pouco a relação...mas nao deixe de turbinar :concordo:

thefranca
04/12/2012, 15:13
Beleza Junior?? Os pneus que estão atualmente nela são Wrangler RT/S LT265/75 R16 (recuperados), foram os que vieram.

Turbinar com certeza ... em breve!!! :euforico:

Abraço!

birawc
04/12/2012, 16:02
Troca a caixa, + 6k ta muito caro eu comprei uma +- ha uns 5 meses e paguei 4k completa gastei + 700,00 p/ deixar ela inteira.

Elison
04/12/2012, 16:17
Eu tive uma Band, motor 709, coloquei a caixa de 5marchas com relação original, ficou ótima.

Walter da Camper
04/12/2012, 17:46
A relação da 5ª é aprox. 0,85:1 e na estrada se nota que fica bem próxima da 4ª, já que é apenas 15% mais longa e esse alongamento é fácil de se conseguir apenas com a troca de pneu.
A caixa é uns 12 cm mais longa e isso implicará em mudar cardans entre outras adaptações.
Há também uma lenda que diz que a 4M quebra menos...
Eu ficaria com a cx original e trocaria as C&Ps, o que possibilita um alongamento superior a 15% para aproveitar melhor o turbo.
Se a relação fosse 0,75, como a maioria dos cambios 5M, valeria bem mais a pena.

Carlo Pecca
04/12/2012, 18:49
Thefranca
O walter da Camper, já respondeu sobre a "relação de 5ª M." . Aqui no Rio utilizo os serviços da Toymundo, fica em São Gonçalo. Qualquer dúvida me passa um email, OK?

thefranca
05/12/2012, 08:16
A relação da 5ª é aprox. 0,85:1 e na estrada se nota que fica bem próxima da 4ª, já que é apenas 15% mais longa e esse alongamento é fácil de se conseguir apenas com a troca de pneu.
A caixa é uns 12 cm mais longa e isso implicará em mudar cardans entre outras adaptações.
Eu ficaria com a cx original e trocaria as C&Ps, o que possibilita um alongamento superior a 15% para aproveitar melhor o turbo.
Se a relação fosse 0,75, como a maioria dos cambios 5M, valeria bem mais a pena.

Tudo bom Walter? Realmente, pelas informações que você falou, não valeria apena, a troca da caixa traz um ganho pequeno, sem falar no custo para essa troca.
Posteriormente, trocarei a relação dos diferenciais, seguramente é mais viável.

Valeu pelas informações.
Abraço

thefranca
05/12/2012, 08:22
Thefranca
O walter da Camper, já respondeu sobre a "relação de 5ª M." . Aqui no Rio utilizo os serviços da Toymundo, fica em São Gonçalo. Qualquer dúvida me passa um email, OK?

Beleza Carlo, o Walter esclareceu a dúvida da relação da 5ª marcha, sim. Realmente acredito, pelo que tenho pesquisado, a troca das C&Ps será melhor, após turbinar, claro.

Qualquer dúvida coisa lhe falo sim, caso precise ir na Toymundo.

Valeu pelos esclarecimentos.

Abraço!

Elison
05/12/2012, 15:55
Como vc disse há uma "LENDA", na verdade as engrenagens da 4m são as mesmas da 5m, a diferença é que nesses 12 cm a mais foi instalado mais um conjunto reponsável pela 5ª marcha.
A caixa 5m com dif original e pneus 33 fica perfeita, e tem a grande vantagem de um melhor escalonamento das marchas, tipo numa subida de serra e numa ultrapassagem por exemplo, vc tem a opção de reduzir pra 4ª, enquanto que numa 4m, na mesma situação, teria que reduzir pra 3º.
Outra grande vantagem da 5m, é na trilha, ou para rebocar outro carro por exemplo, vc vai ter uma 1º marcha com mais força se comparado com uma 4M com diferencial alongado, e isso te garante conforto e economia de embreagem.
Com relação a mudanca do cardan, isso é super tranquilo, qquer loja especializada faz o serviço.
Ah, mais uma vantagem da 5M, é que vc pode instalar a caixa do ar condicionado no centro do painel, e não em baixo do porta luvas, como ocorre na 4M.

hercilio.neto
05/12/2012, 23:32
A caixa de 5 marchas pode ser negociada à base de troca?
O overdrive (5ª marcha) é ótimo em viagens.
Voce deve considerar que quando voce alonga a relação essa alteração acontece em todas as marchas, enfraquecendo a 1ª e 2ª marchas. Perde-se no torque, que não é compensado pela turbina (a turbina funciona bem em alta não em baixa).
Na verdade, tanto de um quanto o outro, o custo é muito alto. Em seu lugar eu apenas turbinaria e colocaria pneus de 33 polegadas.

thefranca
06/12/2012, 13:57
Como vc disse há uma "LENDA", na verdade as engrenagens da 4m são as mesmas da 5m, a diferença é que nesses 12 cm a mais foi instalado mais um conjunto reponsável pela 5ª marcha.
A caixa 5m com dif original e pneus 33 fica perfeita, e tem a grande vantagem de um melhor escalonamento das marchas, tipo numa subida de serra e numa ultrapassagem por exemplo, vc tem a opção de reduzir pra 4ª, enquanto que numa 4m, na mesma situação, teria que reduzir pra 3º.
Outra grande vantagem da 5m, é na trilha, ou para rebocar outro carro por exemplo, vc vai ter uma 1º marcha com mais força se comparado com uma 4M com diferencial alongado, e isso te garante conforto e economia de embreagem.
Com relação a mudanca do cardan, isso é super tranquilo, qquer loja especializada faz o serviço.
Ah, mais uma vantagem da 5M, é que vc pode instalar a caixa do ar condicionado no centro do painel, e não em baixo do porta luvas, como ocorre na 4M.

Tudo bom Elison? Pois é, por isso a minha dúvida. Estou adquirindo o kit turbo para o motor. Enquanto isso, vamos analisando. E vendo se o cara da caixa de 5m abaixa o preço um pouco.

thefranca
06/12/2012, 14:01
A caixa de 5 marchas pode ser negociada à base de troca?
O overdrive (5ª marcha) é ótimo em viagens.
Voce deve considerar que quando voce alonga a relação essa alteração acontece em todas as marchas, enfraquecendo a 1ª e 2ª marchas. Perde-se no torque, que não é compensado pela turbina (a turbina funciona bem em alta não em baixa).
Na verdade, tanto de um quanto o outro, o custo é muito alto. Em seu lugar eu apenas turbinaria e colocaria pneus de 33 polegadas.

Beleza Hercilio? Eu imagino. O motor na estrada, pede uma 5 marcha, e mais um motor desses com um torque bom.

Concordo com o que disse, realmente com a troca da relação do diferencial alterei a relação de todas as marchas.

Esse valor é para a caixa de 5m pura, sem troca e sem reduzida.

Estou adquirindo o kit para turbinar a "criança".

jipeirodesdepequeno
06/12/2012, 14:21
thefranca, sua conta nao esta habilitada para aceitar MP, qual seu e-mail?
[]'s

thefranca
07/12/2012, 08:00
thefranca, sua conta nao esta habilitada para aceitar MP, qual seu e-mail?
[]'s

Pois é, minha conta é nova. Meu e-mail é: thefranca@uol.com.br.

Abraço!!!

Walter da Camper
07/12/2012, 18:40
Isso é verdade. Tendo uma marcha a mais há melhor escalonamento. Mas pagar 5000 latas numa caixa de câmbio usada é f....
A da Camper é 5M porque foi negociada junto com o 14B, que veio o powertrain completo, mas se eu voltar a ter Band e for 4M prefiro mudar os diferenciais.
Qual a influência do cambio em relação à caixa do ar-cond? É a posição da alavanca?

Dimasi
07/12/2012, 19:51
Sim, as alavancas ficam mais p trás.

aguinel martins
09/12/2012, 22:10
Amigos sou novo aqui e entrei neste mundo de toyoteiros a poucos dias e lendo oque foi postado aqui surgiu 2 duvidas, caso eu trocar o cambio terei de cadastrar o mesmo, quando fui comprar as bands um amigo puxou os números do motor cambio e eixo traseiro para eu comparar com os que estavam nos carros, a outra duvida e se eu colocar turbina tenho que legalizar igual carro de passeio, ou é só colocar e já era?????

Fe_jipeiro
10/12/2012, 16:25
theFranca,

esse valor de 6k, está alto... se fosse no cambio completo, estaria OK...

Na minha, turbinei primeiro, depois coloquei relacao 12x35 com pneus 33".. ficou boa ... depois coloquei oenus 35", ficou melhor ainda ...

Como pego bastante estrada, coloquei um 5M, ai meu amigo, nao troco essa config por nada... o MB tem torque de sobra pra levar... sem contar q vendi minha caixa de 4M e a diferenca do 5M ficou em 2500,00 ... comprei completo e vendi completo...

Cambio 5M é outro ... mais confortavel no engate, barulho e talz ... recomendo ! O detalhe é que o q comprei era de um 14B.. ai uso disco do 14B, plato do MB e rolamento encontrado para o eixo piloto do 14B ... muitos embucham o buraco onde vai esse rolamento, mas encontrei um rolamento q coube certinho... ou seja, sem gambis, ficou tudo 0Km... rsrs...

Para ter ideia ... em 4M a 2000rpm, estou a 100km/h e em 5ª a 2000 rpm a 120km/h..... ficou um t.e.s.ã.o. para dirigir na estrada(muito silenciosa) e na trilha, nao falta força pq a usina dá conta do recado...

Se quiser informações, me procure...

Absss

Francisco Bicalho
10/12/2012, 16:33
Isso é verdade. Tendo uma marcha a mais há melhor escalonamento. Mas pagar 5000 latas numa caixa de câmbio usada é f....
A da Camper é 5M porque foi negociada junto com o 14B, que veio o powertrain completo, mas se eu voltar a ter Band e for 4M prefiro mudar os diferenciais.
Qual a influência do cambio em relação à caixa do ar-cond? É a posição da alavanca?

Walter, a caixa de marchas nunca fica exatamente cinco mil. Lembre-se que a de quatro marchas é vendida com facilidade por, pelo menos dois mil, e que o carro com caixa de cinco marchas se valoriza na proporção do dinheiro investido. Sem falar que com 5 marchas você economiza combustível. Eu tive sorte na compra da minha caixa porque paguei 4 mil, e vendi a minha de 4 por três mil, mas isso foi a muito tempo. Claro que tem que se levar em consideração o valor da instalação da caixa de cinco, mexer no tampão do assoalho, e como foi o meu caso, pra aproveitar que a peça está na bancada, revisar tudo e trocar todos os rolamentos.

Mas eu acho que a caixa de 5 e uma relação um pouco mais alongada é uma baita melhoria no Bandeirante

Abraço;
Chico

Dimasi
10/12/2012, 21:55
Amigos sou novo aqui e entrei neste mundo de toyoteiros a poucos dias e lendo oque foi postado aqui surgiu 2 duvidas, caso eu trocar o cambio terei de cadastrar o mesmo, quando fui comprar as bands um amigo puxou os números do motor cambio e eixo traseiro para eu comparar com os que estavam nos carros, a outra duvida e se eu colocar turbina tenho que legalizar igual carro de passeio, ou é só colocar e já era?????

Aguinel, nunca soube que precisa cadastrar o câmbio, nem ví vistoriador nenhum cobrando isso. No documento não vem nem mesmo dizendo se é 4 ou 5m. A maiorias das Bands não tem nem mesmo o n. do motor cadastrado. Turbinando, tem que incluir no docto, fazendo uma inspeção veicular em uma oficina credenciada pelo inmetro, mas a maioria ( inclusive eu )deixa do jeito que tá.

aguinel martins
10/12/2012, 22:12
Valeu Dimasi pelas informações como já postei em outro fórum estou tentando escolher com qual Band vou ficar e estou colhendo todo tipo e informações pr não me arrepender depois.

jipeirodesdepequeno
10/12/2012, 22:18
Aguinel, nunca soube que precisa cadastrar o câmbio, nem ví vistoriador nenhum cobrando isso. No documento não vem nem mesmo dizendo se é 4 ou 5m. A maiorias das Bands não tem nem mesmo o n. do motor cadastrado. Turbinando, tem que incluir no docto, fazendo uma inspeção veicular em uma oficina credenciada pelo inmetro, mas a maioria ( inclusive eu )deixa do jeito que tá.

A turbina não precisa cadastrar, na hora da transferência eles nem olham
Sobre a numeração da caixa, eixos, isso existe sim, se um dia forem fazer uma perícia no seu veiculo, eles vão olhar TUDO, se vc for olhar nos eixos tem uma númeração, a caixa de cambio e redução tb tem outros numeros, tudo isso fica guardado no cadastro nacional, o famoso "BIN". Vou ver se consigo uma foto do bin que peguei da minha caminhonete pra postar aqui
[]'s

aguinel martins
10/12/2012, 22:54
Valeu valeu mesmo Jipeiro!
cara antes de vender uma das 98 vou verificar todas os números possíveis pr evitar zica la na frente mas vou acabar ficando com a com motor 608 e depois trocar o cambio e a relação só com a grana que vou economizar com IPVA

dudu83
11/12/2012, 04:48
Valeu valeu mesmo Jipeiro!
cara antes de vender uma das 98 vou verificar todas os números possíveis pr evitar zica la na frente mas vou acabar ficando com a com motor 608 e depois trocar o cambio e a relação só com a grana que vou economizar com IPVA

pensa bem 14b ja tem freio a disco direçao hidraulica cambio com a travessa certinha é economico, pegar uma 85 pra depois instalar cambio freio adisco mudar diferenciais mexer no tunel turbinar direçao hidraulica... não vai gastar menos que R$15.000 e de qualquer forma vai ser adaptaçao, sei la uma 98 apesar do ipva depois vai ter maior valor de revenda...

o jipe é mais simples pois so tem um diferencial atras ja a picape tem dois ja tem mais uma complicaçao o tanque da 85 é pequeno pra ter maior autonomia vai ter que adaptar outro tanque atras

outro dia estava vendo um mecanico mexer numa band 314 com cambio 5m adaptado so pra mexer no tambor de freio de mao ja deu um trabalhao

ja que vc tem tres com a venda de duas pode deixar uma dessa 98 zero bala, tranfere pra Goias que nao paga mais ipva...

thefranca
11/12/2012, 16:08
Mas eu acho que a caixa de 5 e uma relação um pouco mais alongada é uma baita melhoria no Bandeirante

Abraço;
Chico

Tudo bom Francisco? Estou prestes a turbina a minha band e o pessoal da Mercedes em Itaipava elogiou você demais.
Depois gostaria de algumas dicas, sugestões ....

Meu e-mail é thefranca@uol.com.br

Um abraço!!

Francisco Bicalho
11/12/2012, 16:59
Tudo bom Francisco? Estou prestes a turbina a minha band e o pessoal da Mercedes em Itaipava elogiou você demais.
Depois gostaria de algumas dicas, sugestões ....

Meu e-mail é thefranca@uol.com.br

Um abraço!!

Oi thefranca (como é o seu nome mesmo?) Eu gosto muito daquela turma da S. Vicente. Só que ultimamente eu tenho levado o meu carro no Jorge Luis da JL Mecânica 4x4 que fica naquela curva bem na frente da Red Bull Stock Car. Ele é um excelente mecânico, muito meticuloso, barato e uma pessoa muito legal. Se eu puder passar qualquer dica é só falar. Só que eu acho que tem uma galera aqui bem mais graduada que eu no quesito conhecimento. Enfim, eu sei algumas coisas da serra, inclusive um bombista muito bom que é o Amauri da Jarama.

Um abraço;
Chico

thefranca
12/12/2012, 08:34
Oi thefranca (como é o seu nome mesmo?) Eu gosto muito daquela turma da S. Vicente. Só que ultimamente eu tenho levado o meu carro no Jorge Luis da JL Mecânica 4x4 que fica naquela curva bem na frente da Red Bull Stock Car. Ele é um excelente mecânico, muito meticuloso, barato e uma pessoa muito legal. Se eu puder passar qualquer dica é só falar. Só que eu acho que tem uma galera aqui bem mais graduada que eu no quesito conhecimento. Enfim, eu sei algumas coisas da serra, inclusive um bombista muito bom que é o Amauri da Jarama.

Um abraço;
Chico

Tudo bom Francisco!!
É bom saber sobre esse mecanico, com certeza precisarei. Uns amigos na VW me indicaram um mecanico, lá como que vai para a pista de voo livre, mas ainda não tive tempo de levar o carro lá. É muito bom saber que esse mecanico (Jorge Luis) é bom.
Quanto ao bombista, eu levei ela no sr Amauri para colocar o lacre, que estava sem, gente boa ele. Me informaram de um bombista em JF, muito bom também.
Minha conta aqui ainda não está podendo receber e-mail, qual o seu e-mail?

Depois, marcamos de nos encontrar, ouvir algumas dicas de sua experiencia.

Abraço,
Thiago!

thefranca
12/12/2012, 08:42
theFranca,

esse valor de 6k, está alto... se fosse no cambio completo, estaria OK...

Na minha, turbinei primeiro, depois coloquei relacao 12x35 com pneus 33".. ficou boa ... depois coloquei oenus 35", ficou melhor ainda ...

Como pego bastante estrada, coloquei um 5M, ai meu amigo, nao troco essa config por nada... o MB tem torque de sobra pra levar... sem contar q vendi minha caixa de 4M e a diferenca do 5M ficou em 2500,00 ... comprei completo e vendi completo...

Cambio 5M é outro ... mais confortavel no engate, barulho e talz ... recomendo ! O detalhe é que o q comprei era de um 14B.. ai uso disco do 14B, plato do MB e rolamento encontrado para o eixo piloto do 14B ... muitos embucham o buraco onde vai esse rolamento, mas encontrei um rolamento q coube certinho... ou seja, sem gambis, ficou tudo 0Km... rsrs...

Para ter ideia ... em 4M a 2000rpm, estou a 100km/h e em 5ª a 2000 rpm a 120km/h..... ficou um t.e.s.ã.o. para dirigir na estrada(muito silenciosa) e na trilha, nao falta força pq a usina dá conta do recado...

Se quiser informações, me procure...

Absss

Beleza Fe_jipeiro.

Com certeza mais a frente precisarei de informações de vocês sim.

Mas é mais ou menos isso que eu quero fazer, 100 - 120 km/h com a rotação na faixa normal do motor. Viagem de cruzeiro tranquila.

Estou meio sem tempo de mexer no carro, mas em janeiro irei ver instalação da turbina e da caixa de 5m. Esses detalhe que você citou sobre a sua caixa de 5m, depois irei aproveitar, sou a favor de não fazer gambis. Se podemos fazer um trabalho limpo, então faremos. Principalmente no conjunto motriz do carro.

Valeu pelas dicas e apoio!!

Nos falamos ...

Um abraço!

Francisco Bicalho
12/12/2012, 11:00
Tudo bom Francisco!!
É bom saber sobre esse mecanico, com certeza precisarei. Uns amigos na VW me indicaram um mecanico, lá como que vai para a pista de voo livre, mas ainda não tive tempo de levar o carro lá. É muito bom saber que esse mecanico (Jorge Luis) é bom.
Quanto ao bombista, eu levei ela no sr Amauri para colocar o lacre, que estava sem, gente boa ele. Me informaram de um bombista em JF, muito bom também.
Minha conta aqui ainda não está podendo receber e-mail, qual o seu e-mail?

Depois, marcamos de nos encontrar, ouvir algumas dicas de sua experiencia.

Abraço,
Thiago!

Oi Thiago

Meu e-mail é chicobic@gmail.com

abraço;
Chico

Carlo Pecca
12/12/2012, 13:28
Pessoal
muito legal as informações que vcs passaram. Agora, quando eu decidir (ter + grana) para colocar turbina e mudar relação falo com ôces!!
Grande Abraço

Marcoscj5
01/01/2013, 13:37
Aproveitando o topico alguem sabe qual a relação de machas do cambio da toyota bandeirante 5 machas?

jipeirodesdepequeno
01/01/2013, 14:19
Aproveitando o topico alguem sabe qual a relação de machas do cambio da toyota bandeirante 5 machas?

Se não me engano a relação do cambio 4m e 5m é o mesmo, só adiciona a 5 em over..
1ª marcha 4,93
2ª marcha 2,64
3ª marcha 1,52
4ª marcha 1
5ª marcha 0,86
Ré 4,93

Marcoscj5
01/01/2013, 15:14
Esta escalonagem deste cambio e muito distante entre a 1ª e a 2ª se for assim.

hercilio.neto
01/01/2013, 21:01
A escala de marchas referem-se a relação entre o giro do motor e o giro do cardã.
Mas não esqueçam que a medida do pneu interfere no resultado final da relação coroa & pinhão.
Consideremos a Band andando a 2000 rpm em 4ª marcha com pneus 33" e relação c&p 12x35 a velocidade será de 108 km/h. Nessa mesma configuração, porém com pneus 31" a velocidade será de 101 km/h.
Para quem tem cambio de 5 marchas a velocidade passa para 125 e 117 respectivamente.
Mas creio que sem turbina relação 12x35 com pneu de 33" fica longa demais e vai faltar força. Melhor ficar na 11x35.

MarcioNatal
01/01/2013, 22:50
Hercílio e turma, boa noite.

Tem uma planilha em Excel muito legal, de autoria do amigo Rodrigo Moraes, de Campinas/SP, onde você entra com variáveis como:
-modelo da viatura.
-tipo de pneu
-tipo de câmbio.
-tipo de motor.

Feito isso, serão calculadas:
-Velocidades máximas, por marchas.
-Rotação do motor por escala de velocidades predefinidas.

Achei bem legal. Tentei anexar, mas como não sei como fazer isso aqui, coloquei em velotoyota - Download - 4shared (http://www.4shared.com/office/UckcdCPq/velotoyota.html)
Um abraço a todos.

Márcio Humberto

hercilio.neto
01/01/2013, 23:20
Hercílio e turma, boa noite.

Tem uma planilha em Excel muito legal, de autoria do amigo Rodrigo Moraes, de Campinas/SP, onde você entra com variáveis como:
-modelo da viatura.
-tipo de pneu
-tipo de câmbio.
-tipo de motor.

Feito isso, serão calculadas:
-Velocidades máximas, por marchas.
-Rotação do motor por escala de velocidades predefinidas.

Achei bem legal. Tentei anexar, mas como não sei como fazer isso aqui, coloquei em velotoyota - Download - 4shared (http://www.4shared.com/office/UckcdCPq/velotoyota.html)
Um abraço a todos.

Márcio Humberto

Planilha show de bola.
Salvei no meu PC.
Valeu.

MarcioNatal
01/01/2013, 23:33
Legal que lhe tenha sido útil!!
Hercílio, então aproveita e dê uma olhadinha aqui:Tire Size Calculator - tire & wheel plus sizing (http://www.1010tires.com/tiresizecalculator.asp?err=98&rsn=usr-snt-emty-str)
Aqui você consegue comparar e ver a diferença de dimensões entre vários tipos de pneus. Quer comparar um 285-75-16 com um 33-12.5-15 e com um 7.50-16? Olhe lá como é fácil!

Um abraço.

Márcio Humberto

hercilio.neto
03/01/2013, 01:11
Legal que lhe tenha sido útil!!
Hercílio, então aproveita e dê uma olhadinha aqui:Tire Size Calculator - tire & wheel plus sizing (http://www.1010tires.com/tiresizecalculator.asp?err=98&rsn=usr-snt-emty-str)
Aqui você consegue comparar e ver a diferença de dimensões entre vários tipos de pneus. Quer comparar um 285-75-16 com um 33-12.5-15 e com um 7.50-16? Olhe lá como é fácil!

Um abraço.

Márcio Humberto

Eu uso aquela tabela que tem no site da Genius Tires. Também é muito prática.

Randy Delgobo
12/04/2015, 10:04
Ola amigos, sou novo aqui e tbm no quesito Jipeiro, comprei um Toyota Bandeirante 63, tem 57000 km, me parece todo original, dito unico dono, estou comecando a mexer nele agora, notei que a velocidade final da terceira marcha e nao esguelando mto a 60 km/h enquanto que o inicio da quarta marcha so e compativel com a rotacao do inicio da terceira a 80km/h, gostaria de alguma dica sobre isso, obrigado

Sergio c
12/04/2015, 16:18
Randy, bem vindo ao fórum e ao mundo das Bands...Ficou um pouco confuso esse teu post, poderia-nos explicar melhor o que ocorre com sua band em relação as marchas e a velocidade?

Walter da Camper
13/04/2015, 21:42
ano 63 com 57.000Km ?!? É isso mesmo?

Inner
06/05/2015, 11:38
Fiquei com algumas dúvidas na troca de uma caixa de 4 marchas por uma de 5 é necessário ajustar o cardã que será mais curto correto nesse caso o cardã original será AJUSTADO OU TEREI DE COMPRAR OU MANDAR FAZER OUTRO. A caixa da reduzida pode ser utilizada, ou na caixa de cinco marchas a reduzida é diferente pergunto pois na hipótese de comprar uma caixa de cinco marchas, ela deveria ser completa não poderia ser somente a caixa de marchas é isso? Quanto ao encaixe das engrenagens da transmissão deverão vir também?

Bem é isso

Fband
06/05/2015, 13:48
Fiquei com algumas dúvidas na troca de uma caixa de 4 marchas por uma de 5 é necessário ajustar o cardã que será mais curto correto nesse caso o cardã original será AJUSTADO OU TEREI DE COMPRAR OU MANDAR FAZER OUTRO. A caixa da reduzida pode ser utilizada, ou na caixa de cinco marchas a reduzida é diferente pergunto pois na hipótese de comprar uma caixa de cinco marchas, ela deveria ser completa não poderia ser somente a caixa de marchas é isso? Quanto ao encaixe das engrenagens da transmissão deverão vir também?

Bem é isso

Inner,

A reduzida dos câmbios 4 e 5 marchas são diferentes, não são intercambiáveis !
Ao colocar o câmbio de 5 marchas você terá que aumentar o cardã dianteiro e encurtar o cardã traseiro.
Fique atento quanto as estrias do eixo piloto do câmbio e o disco de embreagem.

Abs

Inner
06/05/2015, 23:20
Valeu F esclareceu obrigado

Inner,

Ao colocar o câmbio de 5 marchas você terá que aumentar o cardã dianteiro e encurtar o cardã traseiro.

Abs

Inner
30/05/2015, 23:14
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Inner,

Abs

Inner
30/05/2015, 23:35
F band me diz uma coisa, o meca disse que seria possível utilizar disco com estrias grossas que faria um trabalho no eixo piloto e daí ficaria híbrido, podendo se utilizar ambos os discos. No seu caso você usa o disco da 14B, e quanto ao rolamento que coube certo lá sem precisar das gambis teria a referência dele.

Inner,

Abs

mfcaumo
19/01/2018, 11:55
Bom dia pessoal. Depois de muito consultar o forum, resolvi tentar a mudança da caixa (de 4 para 5m) na minha band picape cabine dupla. Encontrei uma caixa aqui na minha cidade em uma oficina, e combinei um valor (caro, muito caro!) pela caixa revisada e já instalada. Depois de muitos transtornos para montar a caixa, arrumar os cardans, solucionar (ou quase solucionar) a sinfonia de barulhos, quando fui testar a caixa nova me veio a surpresa: a picape deu pra trás. Antes com a caixa 4m, esguelando bem o motor (2800rpm) chegava nuns 105-110. Agora com a de 5m, com o motor (aspirado) esguelando a 2800rpm, não chega a 100... alguém tem alguma noção do que pode ter acontecido? Grato.

Denise Ávila
19/01/2018, 14:54
Se a caixa é mesmo a da Bandeirante e estiver montada de forma correta, não era pra acontecer isso. Será que vc não está andando com a reduzida engatada?

Bom dia pessoal. Depois de muito consultar o forum, resolvi tentar a mudança da caixa (de 4 para 5m) na minha band picape cabine dupla. Encontrei uma caixa aqui na minha cidade em uma oficina, e combinei um valor (caro, muito caro!) pela caixa revisada e já instalada. Depois de muitos transtornos para montar a caixa, arrumar os cardans, solucionar (ou quase solucionar) a sinfonia de barulhos, quando fui testar a caixa nova me veio a surpresa: a picape deu pra trás. Antes com a caixa 4m, esguelando bem o motor (2800rpm) chegava nuns 105-110. Agora com a de 5m, com o motor (aspirado) esguelando a 2800rpm, não chega a 100... alguém tem alguma noção do que pode ter acontecido? Grato.

Sergio c
19/01/2018, 15:05
Pelo que eu sei a relação das marchas da 4 e 5 marchas são exatamente iguais, sendo que a 5 tem uma marcha a mais e com uma relação menor que a 4 marcha. Até a quarta marcha é para andarem exatamente iguais.

mfcaumo
19/01/2018, 15:09
Opa. A caixa de uma band 96, tbm picape cabine dupla. A reduzida não está engatada, mas funciona. Só se o mecânico na hora de montar a caixa tivesse montado as engrenagens invertidas, mas não sei se isso é possível (e pensando bem, quando engatasse a reduzida, sentiria o "inverso" do esperado, o que não ocorre). Um detalhe que notei é que entre a quarta e a quinta marcha a diferença é mínima, como se fosse "meia marcha".

mfcaumo
19/01/2018, 15:12
Olá Sérgio. Pelo que pesquisei é isso mesmo. Tanto no cambio 4m quanto no 5m, a relação da quarta é 1:1, enquanto a quinta a relação muda (acho que é 0.8). Outro mecânico já abriu o câmbio e disse que não tinha nada errado. Tá um mistério isso.

Pelo que eu sei a relação das marchas da 4 e 5 marchas são exatamente iguais, sendo que a 5 tem uma marcha a mais e com uma relação menor que a 4 marcha. Até a quarta marcha é para andarem exatamente iguais.

Denise Ávila
19/01/2018, 16:45
Com o motor MB, vc não terá a relação quilometragem x rpm como num motor 14B porém, no mínimo, o desempenho em 4ª deveria ficar igual ao que era com o câmbio 4M.
Eu acredito que em algum ponto a adaptação possa estar errada (eixo piloto, embreagem, garfos, cardã e etc.) pois é um câmbio 5M de motor 14B numa mecânica de motor MB, o que é diferente de adaptar um câmbio de 5M do 364, por ex.
Ou quem sabe o câmbio esteja mesmo com defeito.

Denise Ávila
19/01/2018, 17:12
A 5ª na verdade não é uma marcha de força nem pra acrescentar velocidade, ela é uma overdrive. Ela serve apenas pra baixar o giro qdo vc estiver a mais de 80 km/h em descida ou reta. Ela não te faz "ganhar terreno", sua percepção é no nível do ruído do motor ao baixar o rpm e no consumo.

Opa. A caixa de uma band 96, tbm picape cabine dupla. A reduzida não está engatada, mas funciona. Só se o mecânico na hora de montar a caixa tivesse montado as engrenagens invertidas, mas não sei se isso é possível (e pensando bem, quando engatasse a reduzida, sentiria o "inverso" do esperado, o que não ocorre). Um detalhe que notei é que entre a quarta e a quinta marcha a diferença é mínima, como se fosse "meia marcha".

Sergioporto
19/01/2018, 17:33
Com o motor MB, vc não terá a relação quilometragem x rpm como num motor 14B porém, no mínimo, o desempenho em 4ª deveria ficar igual ao que era com o câmbio 4M.
Eu acredito que em algum ponto a adaptação possa estar errada (eixo piloto, embreagem, garfos, cardã e etc.) pois é um câmbio 5M de motor 14B numa mecânica de motor MB, o que é diferente de adaptar um câmbio de 5M do 364, por ex.
O cambio 5 marchas do 14B para o do 364 a diferença é nas estrias do piloto ,o resto é igual.Não lembro a relação do diferencial ,sei que da camioneta é mais curto que o do jipp.
O que me admira é a final que está dando entre os dois câmbios pois a priz ou seja a 4ª marcha é direta ,não podia dar diferença na final.
No Willis sei que tem diferença em eixos pilotos ,com mais ou menos dente mas também muda dentes do carretel.

Sergioporto
19/01/2018, 17:36
O cambio 5 marchas do 14B para o do 364 a diferença é nas estrias do piloto ,o resto é igual.Não lembro a relação do diferencial ,sei que da camioneta é mais curto que o do jipp.
O que me admira é a final que está dando entre os dois câmbios pois a priz ou seja a 4ª marcha é direta ,não podia dar diferença na final.
No Willis sei que tem diferença em eixos pilotos ,com mais ou menos dente mas também muda dentes do carretel.
outra coisa que lembrei agora é a engrenagem de saída da caixa principal para a da reduzida mas teria que ter diferença também no carretel da caixa de reduzida,não sei se me fiz entender.

Sergioporto
19/01/2018, 17:38
Olá Sérgio. Pelo que pesquisei é isso mesmo. Tanto no cambio 4m quanto no 5m, a relação da quarta é 1:1, enquanto a quinta a relação muda (acho que é 0.8). Outro mecânico já abriu o câmbio e disse que não tinha nada errado. Tá um mistério isso.
Colega ,qual a caixa que você retirou ? Caixa seca ou sincronizada de 4 marchas ?mexeu nas relações dos diferenciais ?Mudou eixo traseiro ?

mfcaumo
20/01/2018, 13:17
A caixa que eu tinha era original da picape (ano 92), que até onde eu sei é uma 4m sincronizada. Os eixos tbm são originais (até onde me consta). Não mexi nos diferenciais, mas já estou pensando em apelar para um kit da coniflex. Mas antes queria saber o que pode ter dado errado. Até onde eu sei, o único lugar em que poderia haver "perda" de força que justificasse o fato de o motor girar bem mas a picape não render em km/h seria a embreagem (poderia estar patinando), mas não vejo nenhum sintoma disso (não patina em marchas mais baixas, não "cheira", etc.).

Colega ,qual a caixa que você retirou ? Caixa seca ou sincronizada de 4 marchas ?mexeu nas relações dos diferenciais ?Mudou eixo traseiro ?

mfcaumo
20/01/2018, 13:21
Olá Denise. Concordo com o Sérgio quanto à caixa (a princípio entre a caixa de 5m do MBB e do 14B, o que muda é só o piloto, e ainda assim apenas na extremidade que conecta na embreagem). Quanto às outras opões (garfos, cardã, etc.), será que podem influenciar, resultando em algum tipo de perda de eficiência na transmissão da potência do motor para as rodas?

Denise Ávila
20/01/2018, 13:54
A sua sendo 92 o motor é um OM364 e o câmbio já é sincronizado. O que quis dizer é que o cambio de 5M pode vir de uma Band OM364 (93 a abril/94), ou de uma Band 14B e, dependendo da origem a adaptação tem diferenças, inclusive na escolha da embreagem pois tem embreagem pra motor MB e pra 14B com garfos e cilindros tbm diferentes.
Inclusive há maneiras diferentes de fazer uma mesma adaptação, trocando ou não os pilotos e etc. mas não tenho conhecimento suficiente pra dar maiores detalhes.

Olá Denise. Concordo com o Sérgio quanto à caixa (a princípio entre a caixa de 5m do MBB e do 14B, o que muda é só o piloto, e ainda assim apenas na extremidade que conecta na embreagem). Quanto às outras opões (garfos, cardã, etc.), será que podem influenciar, resultando em algum tipo de perda de eficiência na transmissão da potência do motor para as rodas?

Diogo_Vargas
22/01/2018, 10:54

Bom dia, acompanhei a sua duvida, e gostaria de saber como verificou a diferença de velocidade: pelo próprio velocímetro da Bandeirante ou por uso de GPS???

Do câmbio original seu 4 marchas para o câmbio 5 marchas pode haver diferença no pinhão do velocímetro que fica dentro da caixa, há dois modelos o de 11 dentes para uso de pneu 650 (jipe curto/longo) e o pinhão de 10 dentes para pneu 750 (picapes)... Se você usa pneu 265/75 R16 o pinhão de 10 dentes da picape deixa o velocímetro quase que calibrado e é notável a diferença de velocidade só trocando o pinhão.

Mas nos diga como viu a diferença de velocidade???

Abraço.

Sergioporto
22/01/2018, 13:36
Matou a charada !

Denise Ávila
22/01/2018, 15:17
Isso me parece improvável pois o pinhão do velocímetro tem a ver com o diâmetro do pneu e não com o câmbio ou com o rpm. O colega mencionou ter observado a diferença após ter trocado os câmbios.

Bom dia, acompanhei a sua duvida, e gostaria de saber como verificou a diferença de velocidade: pelo próprio velocímetro da Bandeirante ou por uso de GPS???

Do câmbio original seu 4 marchas para o câmbio 5 marchas pode haver diferença no pinhão do velocímetro que fica dentro da caixa, há dois modelos o de 11 dentes para uso de pneu 650 (jipe curto/longo) e o pinhão de 10 dentes para pneu 750 (picapes)... Se você usa pneu 265/75 R16 o pinhão de 10 dentes da picape deixa o velocímetro quase que calibrado e é notável a diferença de velocidade só trocando o pinhão.

Abraço.

Diogo_Vargas
22/01/2018, 17:09
Isso me parece improvável pois o pinhão do velocímetro tem a ver com o diâmetro do pneu e não com o câmbio ou com o rpm. O colega mencionou ter observado a diferença após ter trocado os câmbios.

Denise, o pinhão do velocímetro está localizado no flange que fixa o sistema do freio de mão, como o amigo trocou os câmbios, pode ser que não tenha observado que existe diferença de dentes do pinhão conforme a configuração da Bandeirante, isso se ele está levando em consideração a velocidade indicada no velocímetro da Band. Vamos aguardar a resposta do amigo.

A nossa Band aqui em casa é original de mecânica e possuía o pinhão de 11 dentes (pneu 650, jipe curto) e apresentava um erro grande de velocidade e odômetro. Conforme indicação de colegas e como uso pneus 265/75 R16 fiz a substituição do pinhão do velocímetro para o de 10 dentes e corrigi quase que em 95% o erro do velocímetro comparando com GPS Garmin.

Abraço.

Sergioporto
22/01/2018, 18:49
Meu cambio 5 marchas saiu duma picape e foi necessário substituir pinhão .

Denise Ávila
22/01/2018, 20:03
Realmente não havia entendido o que vcs falaram sobre o pinhão do velocímetro. No caso, se a caixa de 5M veio de um jipe (pinhão de 11 dentes) vai dar diferença na velocidade final na Band dele que é CD, correto?
Mas essa diferença não seria pra mais? O de 11 não faria uma leitura de velocidade maior que o de 10? E no caso de vir de uma CD, não alteraria em nada.
Ou tô juntando pé com cabeça kkk?

Denise, o pinhão do velocímetro está localizado no flange que fixa o sistema do freio de mão, como o amigo trocou os câmbios, pode ser que não tenha observado que existe diferença de dentes do pinhão conforme a configuração da Bandeirante, isso se ele está levando em consideração a velocidade indicada no velocímetro da Band. Vamos aguardar a resposta do amigo.

A nossa Band aqui em casa é original de mecânica e possuía o pinhão de 11 dentes (pneu 650, jipe curto) e apresentava um erro grande de velocidade e odômetro. Conforme indicação de colegas e como uso pneus 265/75 R16 fiz a substituição do pinhão do velocímetro para o de 10 dentes e corrigi quase que em 95% o erro do velocímetro comparando com GPS Garmin.

Abraço.

Sergioporto
22/01/2018, 20:19
Uma pequena pergunta : Relação de diferenciais da band jipp curto com 14 B ,qual relação usa ?

Denise Ávila
22/01/2018, 21:09
Igual às demais, 10x37. Apenas as pickups 14B têm relação 9x37

Uma pequena pergunta : Relação de diferenciais da band jipp curto com 14 B ,qual relação usa ?

Sergioporto
23/01/2018, 08:18
Igual às demais, 10x37. Apenas as pickups 14B têm relação 9x37
Cambio não tem modo de ser montado errado.Sei que tem diferença entre engrenagens nas caixas de transferência,não sei dizer qual.Está esquisito a toy do nosso amigo.
Duas hipóteses,pinhão do velocímetro ou foi trocada relação para 9x37 ,não vejo outra alternativa.pequeno mistério.
Ele pode seguir veículo de amigo com velocidade X e comparar com toy dele.Rpm e velocidade.

Denise Ávila
23/01/2018, 08:59
Realmente, tá aí um mistério que estou curiosa em desvendar kkkk

sergioband83
23/01/2018, 13:16
Relacao de diferencial tem haver com velocimetro ??

Denise Ávila
23/01/2018, 13:46
Diretamente com o velocímetro não, mas com o rpm, sim. A relação 9x37 é mais curta.

Relacao de diferencial tem haver com velocimetro ??

sergioband83
24/01/2018, 12:55
RPM :curtir:

Diretamente com o velocímetro não, mas com o rpm, sim. A relação 9x37 é mais curta.

José Gustavo
30/01/2018, 09:05
Da mesma forma que quando colocamos pneus com maior diâmetro e ou diminuímos a relação do diferencial, o velocímetro e hodômetro registrarão um valor menor que o real. Exemplo numa determinada RPM do motor/câmbio com diferencial e pneus originais marcará certa velocidade e com pneus maiores e ou diferenciais alongados marcará uma velocidade inferior à real, inversamente proporcional ao alongamento conseguido com tais modificações.

Denise Ávila
30/01/2018, 10:11
São ações diferentes.
O diâmetro dos pneus irá influenciar na RPM e também no velocímetro (já que alterará seu "rodado"), mas a relação do diferencial influenciará somente na RPM.
Haja vista que as pickups 14B têm relação 9x37 e usam o mesmo velocímetro e cabo dos jipes.

Da mesma forma que quando colocamos pneus com maior diâmetro e ou diminuímos a relação do diferencial, o velocímetro e hodômetro registrarão um valor menor que o real. Exemplo numa determinada RPM do motor/câmbio com diferencial e pneus originais marcará certa velocidade e com pneus maiores e ou diferenciais alongados marcará uma velocidade inferior à real, inversamente proporcional ao alongamento conseguido com tais modificações.

hercilio.neto
31/01/2018, 09:01
São ações diferentes.
O diâmetro dos pneus irá influenciar na RPM e também no velocímetro (já que alterará seu "rodado"), mas a relação do diferencial influenciará somente na RPM.
Haja vista que as pickups 14B têm relação 9x37 e usam o mesmo velocímetro e cabo dos jipes.
Não haverá interferência no RPM, visto que o alongamento, tanto pelo aumento do pneu como na relação C&P, se dará após a transmissão.
No caso das picapes, a relação menor é compensada pelo aumento dos pneus.

Denise Ávila
31/01/2018, 12:52
O que eu entendo de como a coisa acontece:
Alterando as rodas e/ou a relação do diferencial irá interferir na RPM.
Ao se colocar pneus maiores e/ou alongar a relação, vc tem uma RPM menor em relação à mesma velocidade. E da mesma forma, vc tem uma RPM maior ao se reduzirem as medidas dos pneus e/ou a relação.
Já no caso do velocímetro a relação não faz diferença, somente os pneus.
Mas posso estar enganada

Não haverá interferência no RPM, visto que o alongamento, tanto pelo aumento do pneu como na relação C&P, se dará após a transmissão.
No caso das picapes, a relação menor é compensada pelo aumento dos pneus.

mfcaumo
31/01/2018, 17:23
Olá pessoal. Desculpem pelo sumiço, correria no trabalho.

Respondendo a pergunta do Diogo, a velocidade foi medida com o waze depois de ver que o velocímetro estava "marcando pouco", mas o erro entre velocímetro e waze é de uns 3-5km/h só.

Abraço.

fabiano r
31/01/2018, 17:29
Claro que altera o RPM qualquer alteração no tamanho dos pneus ou na relação vai mudar o RPM pois para andar a 100 você vai usar rotação diferente, eu tenho uma band 4 marchas relação 12x35 com 1500rpm está a 100 em terceira pouco mais de 2000 rpm 100 se tivesse relação original estaria com muito mais rotação nessas velocidades.

hercilio.neto
31/01/2018, 22:22
Claro que altera o RPM qualquer alteração no tamanho dos pneus ou na relação vai mudar o RPM pois para andar a 100 você vai usar rotação diferente, eu tenho uma band 4 marchas relação 12x35 com 1500rpm está a 100 em terceira pouco mais de 2000 rpm 100 se tivesse relação original estaria com muito mais rotação nessas velocidades.
Sim Fabiano.
Mas na marcação do velocímetro não haverá alteração em relação a rotação do motor.
A velocidade final obviamente muda, tanto na mudança da relação c&p quanto na mudança do tamanho dos pneus.
Embora ambos proporcionem o aumento da velocidade com a mesma RPM, a diferença é que na mudança da C&P o eixo vai girar mais em comparação ao cardan, enquanto na mudança do tamanho dos pneus, este copiará um percurso maior a cada volta do eixo.