Ver Versão Completa : Hilux 2.8 D com 1kg no turbo. Quem aprovou?
A pergunta é: quem tem este motor 3L, da hilux 2.8, turbinado com 1 kg? Teve problemas? Aguentou? Aguentou bem?
Histórico:
Amigos, eu, igual a outros colegas do fórum, turbinei minha SW4 com o o Maurício da Rasch Moroten. O serviço dele é nota 10, completo. Turbina, intercooler, filtro de ar, escape, scoop e regulagem da BI. O que ele faz de diferente do usual é deixar a compressão com 1 kg, enquanto a galera em geral deixa com 0,8 kg. Conforme palavras dele este motor com intercooler aguenta esta configuração. Minha SW deu problema no cabeçote agora, 20.000 km depois de turbinar. O cabeçote tinha sido recondicionado 1.000 km antes de turbinar. Foi recondicionado e a junta não era original. Agora vou trocar o cabeçote por um novo japonês , e colocar válvulas e colocar junta original. O carro não ferveu, simplesmente começou a sumir a água do radiador e sobrar no reservatório de expansão, troquei a tampa do radiador e continuou o problema. Sintoma típico de cabeçote deixando vazar pressão do cilindro para a galeria de água. Mandei tirar o cabeçote e verifiquei com o meca que o cabeçote tinha problemas e a junta estava ruim. Enfim, agora vai ficar tudo novo no cabeçote e a duvida que me assola é se deixo com 1 kg de pressão ou abaixo para 0,8. Realmente o carro está muito bom de andar com 1 kg, e se tiverem relatos de colegas que usaram este carro com esta pressão sem ter problemas devo manter assim. Afinal o próprio Maurício disse que o carro aguenta esta pressão, só que se tiver algo meio ruim no motor ele vai abrir o bico mesmo. Ou seja, pode ser que o meu problema agora seja por conta do cabeçote recondicionado e não pelo 1 kg.
Aguardo contribuições!!!
Obrigado.
guilhermeabreu
03/12/2012, 00:05
A pergunta é: quem tem este motor 3L, da hilux 2.8, turbinado com 1 kg? Teve problemas? Aguentou? Aguentou bem?
Histórico:
Amigos, eu, igual a outros colegas do fórum, turbinei minha SW4 com o o Maurício da Rasch Moroten. O serviço dele é nota 10, completo. Turbina, intercooler, filtro de ar, escape, scoop e regulagem da BI. O que ele faz de diferente do usual é deixar a compressão com 1 kg, enquanto a galera em geral deixa com 0,8 kg. Conforme palavras dele este motor com intercooler aguenta esta configuração. Minha SW deu problema no cabeçote agora, 20.000 km depois de turbinar. O cabeçote tinha sido recondicionado 1.000 km antes de turbinar. Foi recondicionado e a junta não era original. Agora vou trocar o cabeçote por um novo japonês , e colocar válvulas e colocar junta original. O carro não ferveu, simplesmente começou a sumir a água do radiador e sobrar no reservatório de expansão, troquei a tampa do radiador e continuou o problema. Sintoma típico de cabeçote deixando vazar pressão do cilindro para a galeria de água. Mandei tirar o cabeçote e verifiquei com o meca que o cabeçote tinha problemas e a junta estava ruim. Enfim, agora vai ficar tudo novo no cabeçote e a duvida que me assola é se deixo com 1 kg de pressão ou abaixo para 0,8. Realmente o carro está muito bom de andar com 1 kg, e se tiverem relatos de colegas que usaram este carro com esta pressão sem ter problemas devo manter assim. Afinal o próprio Maurício disse que o carro aguenta esta pressão, só que se tiver algo meio ruim no motor ele vai abrir o bico mesmo. Ou seja, pode ser que o meu problema agora seja por conta do cabeçote recondicionado e não pelo 1 kg.
Aguardo contribuições!!!
Obrigado.
EZAHN
Vc reviveu meu problema , acho que ninguem aqui usa 1kg de pressão no turbo , embora o MAURÍCIO seja um EXPERT no assunto , MAS QUEM VAI USAR E PAGAR NOVO CABEÇOTE E/OU MOTOR COMPLETO SERÁ VC , POR ISTO SUGIRO A VC ANDAR COM 800 GRAMAS DE PRESSÃO NO TURBO O QUE VC NÃO VERIFICARÁ MUITA DIFERENÇA DE DESEMPENHO .
Como já falei , antes de fazer o motor por último estava sumindo água e eu pensava que o carro estava ruim de andar por falta de pressão no turbo e cheguei a colocar 1kg e depois que troquei o cabeçote por um novo voltei a pressão para 800 gramas e ficou bom e vendí a BONEQUINHA desta forma .
O SEGURO MORREU DE VELHO , COLOCA 800 GRAMAS E SEJA FELIZ POR MUITOS E MUITOS ANOS .
EZAHN
Vc reviveu meu problema , acho que ninguem aqui usa 1kg de pressão no turbo , embora o MAURÍCIO seja um EXPERT no assunto , MAS QUEM VAI USAR E PAGAR NOVO CABEÇOTE E/OU MOTOR COMPLETO SERÁ VC , POR ISTO SUGIRO A VC ANDAR COM 800 GRAMAS DE PRESSÃO NO TURBO O QUE VC NÃO VERIFICARÁ MUITA DIFERENÇA DE DESEMPENHO .
Como já falei , antes de fazer o motor por último estava sumindo água e eu pensava que o carro estava ruim de andar por falta de pressão no turbo e cheguei a colocar 1kg e depois que troquei o cabeçote por um novo voltei a pressão para 800 gramas e ficou bom e vendí a BONEQUINHA desta forma .
O SEGURO MORREU DE VELHO , COLOCA 800 GRAMAS E SEJA FELIZ POR MUITOS E MUITOS ANOS .
Guilherme, cara eu tinha certeza que vc iria ser o primeiro a responder meu tópico falando isto mesmo. Estou realmente pensando em baixar a compressão mas queria saber de alguém que tenha deixado com 1 kg se não deu problema. A minha acredito que o problema seja originário de defeitos passados no cabeçote. Tinha até 1 parafuso do cabeçote enferrujado porque tinha um furo passando água do motor no canal do parafuso. Quando vi o problema logo encostei a viatura e mandei tirar o cabeçote, o carro não ferveu, a temperatura passou um pouco do normal e este já foi o meu alerta. Seus relatos foram de grande valia para eu não abusar e acabar travando o motor.
Vamos ver se alguém complementa.
guilhermeabreu
03/12/2012, 13:49
Guilherme, cara eu tinha certeza que vc iria ser o primeiro a responder meu tópico falando isto mesmo. Estou realmente pensando em baixar a compressão mas queria saber de alguém que tenha deixado com 1 kg se não deu problema. A minha acredito que o problema seja originário de defeitos passados no cabeçote. Tinha até 1 parafuso do cabeçote enferrujado porque tinha um furo passando água do motor no canal do parafuso. Quando vi o problema logo encostei a viatura e mandei tirar o cabeçote, o carro não ferveu, a temperatura passou um pouco do normal e este já foi o meu alerta. Seus relatos foram de grande valia para eu não abusar e acabar travando o motor.
Beleza , então vamos aguardar .
ABRAÇO
Leonardo Dic
03/12/2012, 19:33
Fui um dos 1º a usar 1Kg com o kit da Rasch fiz isso em 2005. Minha ex Hilux ficou comigo até os 360.000 Km e depois q vendi o cara passou a andar com 1,5 Kg. Mesmo assim aguentou até os 500.000 Km quando quebrou o vira e lá se foi o 2.8.
Na minha opinião o kit da Rasch com 1 Kg com o intercooler daquele tamanho, filtro, escape e td a tubulação superdimensionada é mt menos agressivo ao motor q essas turbinas q o povo pindura no motor e nem escape direito faz.
Sabendo usar vai sem problemas, o q sofre mesmo é a embreagem, a minha não passava de 60.000 Km.
Abraço
Mantiqueira
03/12/2012, 21:40
Fui um dos 1º a usar 1Kg com o kit da Rasch fiz isso em 2005. Minha ex Hilux ficou comigo até os 360.000 Km e depois q vendi o cara passou a andar com 1,5 Kg. Mesmo assim aguentou até os 500.000 Km quando quebrou o vira e lá se foi o 2.8.
Na minha opinião o kit da Rasch com 1 Kg com o intercooler daquele tamanho, filtro, escape e td a tubulação superdimensionada é mt menos agressivo ao motor q essas turbinas q o povo pindura no motor e nem escape direito faz.
Sabendo usar vai sem problemas, o q sofre mesmo é a embreagem, a minha não passava de 60.000 Km.
Abraço
Leo,
Vc saberia dizer quantos km seu carro rodou turbinado efetivamente, ou seja o carro já estava com quantos km quando vc turbinou?
Estou perguntando porque acabei de fazer o motor da minha e turbinei, intercoolei com 0.8 kg. Seria legal ter uma previsão de quanto roda esse motor turbinado:pipoca:.
Um abraço.
jorge.duarte
03/12/2012, 21:51
Ezahn,
Será que teu problema, não foi causado pela junta não original? se teu carro não ferveu, talvez não tenha empenado o cabeçote. Se for de ferro, mais dificil ainda! Referente a pressão, como o amigo Guilherme disse: Seguro morreu de velho. Baixando para 0,8 talvez não sinta uma put....diferença e com certeza terás um motor por mais tempo.
Abs
elmestizo
03/12/2012, 22:09
se for 1kg de pico, e vc souber dosar... vai na fé!!
abrass
jorge.duarte
03/12/2012, 22:30
Ezhan,
Qual o diametro de descarga o Mauricio, usou no teu carro? Pergunto pois vou trocar o da minha essa semana e o cara da loja, sugeriu 3 polegadas.
Abs
Leonardo Dic
03/12/2012, 22:33
Eu usava 2.5
Acho q turbinei com uns 200.000.
Primeiro muito obrigado pelas contribuições. Então Leonardo, vc usou o carro por uns 150.000 com esta configuração e não teve problemas certo! Bom saber. A minha foi problema de junta mas o cabeçote já havia sido recondicionado e esta visualmente com alguns problemas. Vou trocar o cabeçote e colocar junta original.
Quanto ao escape é de 2,5 mesmo.
Revivendo o tópico e aumentando a história.
Agora em julho minha SW4 começou a falhar. A princípio achei que podia ser bico, mas era válvula. Tinha válvula presa, não deu regulagem.
Arrancado o cabeçote depois de um ano e meio de uso e o diagnóstico foi: Muito fogo!!!
Eu estou com um barco que puxo com ela que deve pesar uns 700 kg junto com a carreta, ou mais. Viajando horas o manômetro não saia do 1 kg. A sede da terceira válvula gastou. Derreteu!!! Nestas puxadas, em subida de serra tinha que tirar o pé pois a temperatura chegava a 95 e subindo. Puxando o barco com ar ligado também tendia a esquentar mesmo no plano. Nunca deixei ferver.
Agora retifiquei o cabeçote, junta nova original e vamos ver no que dá. Abaixei a pressão para 0,8 kg e fechei um pouquinho a BI. Não senti muita diferença no desempenho solo, mesmo porque ela estava falhando entes de arrumar e eu já tava acostumado. Ainda não puxei o barco depois disto para ver desempenho e temperaturas.
Próximos passos: Inventar uma borracha para colocar entre o capô e o intercooler para forçar o ar a passar no intercooler. Como é adaptado não tem, mas nos originais sempre tem. Se for o caso colocar ventoinha no intercooler.
E segue a velha e boa Japa me dando alegrias!
TCHEIGOR
12/08/2014, 23:54
Putz que zebra...Nesse ano e meio que vc andou com 1kg, quantos km foram Ezahn??
E o cabeçote que vc colocou na época qual foi?
boa sorte com a japa!
guilhermeabreu
13/08/2014, 00:02
Agora em julho minha SW4 começou a falhar. A princípio achei que podia ser bico, mas era válvula. Tinha válvula presa, não deu regulagem.
Arrancado o cabeçote depois de um ano e meio de uso e o diagnóstico foi: Muito fogo!!!
Eu estou com um barco que puxo com ela que deve pesar uns 700 kg junto com a carreta, ou mais. Viajando horas o manômetro não saia do 1 kg. A sede da terceira válvula gastou. Derreteu!!! Nestas puxadas, em subida de serra tinha que tirar o pé pois a temperatura chegava a 95 e subindo. Puxando o barco com ar ligado também tendia a esquentar mesmo no plano. Nunca deixei ferver.
Agora retifiquei o cabeçote, junta nova original e vamos ver no que dá. Abaixei a pressão para 0,8 kg e fechei um pouquinho a BI. Não senti muita diferença no desempenho solo, mesmo porque ela estava falhando entes de arrumar e eu já tava acostumado. Ainda não puxei o barco depois disto para ver desempenho e temperaturas.
Próximos passos: Inventar uma borracha para colocar entre o capô e o intercooler para forçar o ar a passar no intercooler. Como é adaptado não tem, mas nos originais sempre tem. Se for o caso colocar ventoinha no intercooler.
CARO EZAHN
Estava sumido em ????
Depois de abusar da bichinha com pressão de 1,0kg vc chegou a conclusão que eu havia falado a 2 anos atras , mas tudo bem .
Se o seu intercooler não esta vedado , ele esta praticamente sem função , no meu ENGESA que adaptei o intercooler em cima do motor e recortei o capô , foi feito uma aba de fibra na qual eu coloquei uma borracha de porta e ficou totalmente vedado , ou seja todo o ar que entra no buraco do intercooler passa pelo intercooler , posso tirar fotos de como ficou para vc ter a idéia de como é feito .
Abraço e prazer em falar com vc novamente .
Mantiqueira
13/08/2014, 11:48
A minha ta com 0,9, mas uso o intercooler frontal da Maxcooler.
l
Putz que zebra...Nesse ano e meio que vc andou com 1kg, quantos km foram Ezahn??
E o cabeçote que vc colocou na época qual foi?
boa sorte com a japa!
Tcheigor, não rodei muito, foram 20.000 km. O cabeçote foi um comprado na américa, mas não original. Cotei agora novamente, este sai por 1,5k o original 4,5 k. Na epoca comprei o cabeçote paralelo e válvulas originais. Agora, como estava tudo novo ainda, fora o desgaste do cabeçote, arrisquei uma retifica por 350 contos.
sandro_ventania
13/08/2014, 22:37
Rapaz, voce estava sumido! Senti a sua falta por aqui!
Sempre achei voce corajoso em andar com 1kg...he he he! Se voce reparar, vai ver que ainda dá pra fechar um pouquinho mais a bomba...rsss!!
A retifica que voce fez, foi colocar sede novas no cabeçote, né? A folga das valvulas foram deixadas como manda o manual? Eu quando regulei as válvulas da minha, tive que levar a página do manual na retifica, pois eles insistiam em usar numeros que eles estavam "acostumados" a usar nas picapes que apareciam por lá!
CARO EZAHN
Estava sumido em ????
Depois de abusar da bichinha com pressão de 1,0kg vc chegou a conclusão que eu havia falado a 2 anos atras , mas tudo bem .
Se o seu intercooler não esta vedado , ele esta praticamente sem função , no meu ENGESA que adaptei o intercooler em cima do motor e recortei o capô , foi feito uma aba de fibra na qual eu coloquei uma borracha de porta e ficou totalmente vedado , ou seja todo o ar que entra no buraco do intercooler passa pelo intercooler , posso tirar fotos de como ficou para vc ter a idéia de como é feito .
Abraço e prazer em falar com vc novamente .
Então Dr, como diz o ditado: Burro velho não amansa. Acostuma. Eu to quase acostumando!! kkk
Sobre o intercooler, eu já tenho o projeto na cabeça e até as peças, mas vai empurrando com a barriga a anos. Tipo uns 3!!!! Agora vou ter que fazer! Penso em fazer com alumínio e borracha, preso no capô. Logo sai. O F. é que são muitos projetos para poucos dias de folga. Neste tempo que fiquei sumido estava compenetrado e estudando para reformar o barco que hoje puxo. Alias, descobri que este fórum aqui é pra la de muito bom. Tentei muitas coisas em fóruns de náutica e a coisa é bem devagar.... Parabéns pra galerinha!!!!
Agora com o barco na água estou voltando ao projeto Japa.
Leonardo Truccolo
14/08/2014, 15:48
A minha ta com 0,9, mas uso o intercooler frontal da Maxcooler.
l
Mantiqueira,
Não tem como tu tirar as medidas desse Intercooler pra mim????
Abs.
Rapaz, voce estava sumido! Senti a sua falta por aqui!
Sempre achei voce corajoso em andar com 1kg...he he he! Se voce reparar, vai ver que ainda dá pra fechar um pouquinho mais a bomba...rsss!!
A retifica que voce fez, foi colocar sede novas no cabeçote, né? A folga das valvulas foram deixadas como manda o manual? Eu quando regulei as válvulas da minha, tive que levar a página do manual na retifica, pois eles insistiam em usar numeros que eles estavam "acostumados" a usar nas picapes que apareciam por lá!
Exato, foi feita ima sede nova para uma válvula. No restante foi regulado a folga sei lá com que parâmetros, Não foi o meca, foi o cara da retífica.
Eu rodando com 0,6 já acho que estou no limite... eu não colocaria o intercooler sobre o motor, mesmo com scoop. Tentaria usá-lo na posição que a S10 pitbull usa, à frente tomando o primeiro vento. Abraço
sandro_ventania
14/08/2014, 19:25
Eu rodando com 0,6 já acho que estou no limite... eu não colocaria o intercooler sobre o motor, mesmo com scoop. Tentaria usá-lo na posição que a S10 pitbull usa, à frente tomando o primeiro vento. Abraço
Eu também acho que 0,6 é o limite...he he he! Com 0,6 com intercooler deve ser o mesmo que 0,8 ou 1kg sem intercooler. Além de que o intercooler ajuda a controlar a temperatura.
Intercooler sobre o motor e scoop é muitooo ineficiente...só valeria se tivesse ventoinha para ele.
Eu quando turbinar a minha quero colocar um tipo da sprinter que é fino e comprido e tentar colocar praticamente abaixo do radiador, assim, além de pegar o primeiro ar ele não vai jogar ar quente no radiador...um santo não pode descobrir o outro.
sandro_ventania
14/08/2014, 19:31
Exato, foi feita ima sede nova para uma válvula. No restante foi regulado a folga sei lá com que parâmetros, Não foi o meca, foi o cara da retífica.
Ezahn...aposto 2 cuzcuz e 1 pé de moleque que a retífica usou valores totalmente diferentes do que manda o fabricante do motor...:mrgreen:
Não sei se voce acompanhou, mas a retifica que fez o motor do Delfim condenou um jogo de pistões originais toyota por pura ignorância...ele teve que levar o manual para provar que as medidas estavam exatas como manda o fabricante!
Eu aqui já estou vacinado...qualquer serviço eu levo o manual e fico do lado...he he he!
Mantiqueira
15/08/2014, 01:00
Mantiqueira,
Não tem como tu tirar as medidas desse Intercooler pra mim????
Abs.
Tem sim Leo,
Na Segunda estarei em casa e posto as medidas pra vc.
Eu também acho que 0,6 é o limite...he he he! Com 0,6 com intercooler deve ser o mesmo que 0,8 ou 1kg sem intercooler. Além de que o intercooler ajuda a controlar a temperatura.
Intercooler sobre o motor e scoop é muitooo ineficiente...só valeria se tivesse ventoinha para ele.
Eu quando turbinar a minha quero colocar um tipo da sprinter que é fino e comprido e tentar colocar praticamente abaixo do radiador, assim, além de pegar o primeiro ar ele não vai jogar ar quente no radiador...um santo não pode descobrir o outro.
Realmente concordo que intercooler frontal é muito mais eficiente. Mas nesta viatura na frente do condensador de ar não tem espaço nenhum, já tem uma ventoinha apertada ali e o filtro do AC. Só restaria a opção de colocar abaixo mesmo. Mas ali ficaria atrás da saia de plastico e extremamente exposto para um carro que a princípio é para trilhas. Como vc disse, um santo não pode descobrir o outro. Restou esta opção do scoop, que fazendo a vedação e colocando uma ventoinha deve dicar bem próximo da eficiência do frontal.
Hoje, sem vedação e nem ventoinha já medi a temperatura na admissão de forma tosca, e realmente ele esfria, não sei dizer quanto.
Tem outra, o carro já deve fica bom com 0,6 e intercooler, mas não fica igual 1 Kg não. A ganho de pressão de 0,4 é de 60% de ganho em relação ao 0,6 !!!!
Ezahn...aposto 2 cuzcuz e 1 pé de moleque que a retífica usou valores totalmente diferentes do que manda o fabricante do motor...:mrgreen:
Não sei se voce acompanhou, mas a retifica que fez o motor do Delfim condenou um jogo de pistões originais toyota por pura ignorância...ele teve que levar o manual para provar que as medidas estavam exatas como manda o fabricante!
Eu aqui já estou vacinado...qualquer serviço eu levo o manual e fico do lado...he he he!
Sandro, você tem as medidas de regulagem de folga das válvulas para este motor? Qual manual tem isto, o do proprietário ou do mecânico?
Leonardo Truccolo
15/08/2014, 17:55
Tem sim Leo,
Ok,
Obrigado,
abs
RaphaelF
15/08/2014, 18:23
Olha, na minha humilde opinião a idéia do scoop no capô é ótima mas acho dispensável a ventoinha naquela posição que certamente atrapalharia mais do que qualquer coisa!É o suficiente fazer a vedação para direcionar o ar pras aletas do intercooler e deixar o vento contra fazer seu trabalho...se somente isso é suficiente pro D4D dessas Toyota mais recentes com seus 160 e muitos cavalos, acredito que tbm seja pro 2.8....
Volto a repetir, a ventoinha entre o scoop e as colméias do intercooler só iria atrapalhar.....a não ser que tivesse uma forma de ligar somente no trânsito pesado e deixa-la desligada acima de 60, 80 km/h mas tbm não sei se seria muito conveniente ficar ligando e desligando ela td hr..
guilhermeabreu
15/08/2014, 22:58
Olha, na minha humilde opinião a idéia do scoop no capô é ótima mas acho dispensável a ventoinha naquela posição que certamente atrapalharia mais do que qualquer coisa!É o suficiente fazer a vedação para direcionar o ar pras aletas do intercooler e deixar o vento contra fazer seu trabalho...se somente isso é suficiente pro D4D dessas Toyota mais recentes com seus 160 e muitos cavalos, acredito que tbm seja pro 2.8....
Volto a repetir, a ventoinha entre o scoop e as colméias do intercooler só iria atrapalhar.....a não ser que tivesse uma forma de ligar somente no trânsito pesado e deixa-la desligada acima de 60, 80 km/h mas tbm não sei se seria muito conveniente ficar ligando e desligando ela td hr..
X2 AS SUAS PALAVRAS
Além do que no transito intenso da cidade vc não precisa de potência e o intercooler não faria nenhuma falta , vc estará em marcha lenta ou em baixa rotação e a turbina nem estaria funcionando .
sandro_ventania
17/08/2014, 22:25
Ezahn, está no manual do motor 3L.
Eis a página:
474397
Leonardo Truccolo
18/08/2014, 12:20
Ezahn, está no manual do motor 3L.
Eis a página:
474397
Onde acho esse manual Sandro???
Abs
sandro_ventania
18/08/2014, 19:44
Leonardo, me passe um e-mail seu que eu mando pra voce...eu esqueci de onde baixei...rsss!
Leonardo Truccolo
19/08/2014, 15:33
Leonardo, me passe um e-mail seu que eu mando pra voce...eu esqueci de onde baixei...rsss!
leonardo.truccolo@poupex.com.br
valeu Sandro.
Abs.
Sandro.
Se não for pedir demais, poderia mandar pra mim também? Meu e-mail é clandiobs@gmail.com
Obrigado.
Pessoal, evitem divulgar os emails publicamente. Façam através de mensagem privada. Dessa forma evitam golpes e também que seus emails sejam capturados pelas malditas malas direta de Spams. Abraço!
sandro_ventania
22/08/2014, 22:22
Já enviei para vocês. Quem precisar é só falar!
Recebi o arquivo. Muito obrigado Sandro.
Abraços
Olá Sandro
Manda um email do manual da Hilux tbém pra mim ok.
jose.battistuzzi@terra.com.br
Obrigado
José
Leonardo Truccolo
25/08/2014, 15:43
Obrigado Sandro,
Abs.
Obrigado Sandro,
Abs.
Olá Leonardo
Se possivel, encaminhe pra mim tbém o manual da Hilux.
jose.battistuzzi@terra.com.br
OBrigado
Bom, depois de mais de ano que o projeto não saia do papel, comecei a fazer a vedação do scoop!
475941475942
Vai usar espuma expansiva, borracha, silicone, ... ?
A princípio vou colocar uma borracha que já comprei, acho que é borracha normal, parece com estas de porta. Será que aguenta o calor?
Alguém indica uma borracha para este fim??? É um vão de uns 2 cm.
Aguentar, até acredito que aguente, mas logo ressecará. Eu usaria silicone para alta temperatura ou espuma expansiva mesmo.
Leonardo Truccolo
02/09/2014, 13:45
Tem sim Leo,
Mantiqueira,
conseguiu as medidas??
abs
Aguentar, até acredito que aguente, mas logo ressecará. Eu usaria silicone para alta temperatura ou espuma expansiva mesmo.
rfdex, onde encontra este silicone para alta temperatura ou a espuma expansiva?
Eu já fiz com a borracha. A vedação funciona,mas não ficou 100%, quando desliga o motor passa o saculejo do motor para o capô. A peça é de alumínio e se distancia do capô até 5 cm em alguns pontos, e nos pontos de estrutura do capô fica com até 1 cm. Desta forma sobra um vão de 1,5 cm que a borracha veda. Acho que a parte flexível tinha que ser maior. O ideal é se desse para fazer tudo flexível. Como é esta espuma expansiva? É flexivel ou é aquela que usa para fixar porta? Aquela não serve. Talvez fazer só de espuma.
Palpites?
476334
sandro_ventania
04/09/2014, 21:53
Faça uma moldura de borracha no intercooler também, de forma que no fechamento do capô elas se encostem, isso dará o dobro da distancia e talvez assim não transmita a vibração do motor para o capô.
TCHEIGOR
04/09/2014, 22:10
Faça uma moldura de borracha no intercooler também, de forma que no fechamento do capô elas se encostem, isso dará o dobro da distancia e talvez assim não transmita a vibração do motor para o capô.
'Acho' que se botar outra borracha vai fazer o dobro de pressão, o capô contra o intercooler, e vai transmitir mais ainda a vibração. O ideal seria uma borracha bem macia ou sanfonada, tipo coifa de homocinética, mas que aguente calor. Ou seja, tarefa nada fácil...
TCHEIGOR
04/09/2014, 22:37
Agora veio uma luz! kkk
Junto com a idéia do Sandro, de botar uma borracha também no intercooler, pensei o seguinte:
Deixar a borracha que fica no capô a 1/2 centímetro do intercooler, assim não vai ficar pressionando o capô contra o intercooler e não vai vibrar.
Ah, mas como vai vedar?
Aí que vem a borracha do intercooler. Construa ela no mesmo formato de borracha do capô, porém um pouco maior pra que se encaixe bem justo por fora da borracha do capô.(ou menor e ficando por dentro, vai depender do que ficar melhor pra vc) Aí quando vc fechar, a vedação se dará pelo contato lateral entre as borrachas, elas vão se transpassar cerca de 1,5, sem necessidade de pressão do capô contra o intercooler pra dar a vedação. E sem essa pressão, não vai transmitir vibração.
dá até pra usar uma no intercooler e duas no capô, uma por dentro e outra por fora, aí quero ver não vedar.
Acha que é isso, se alguém não entendeu eu desenho!:lol:
Pra mim tá claro, mas não sei se é porque to degustando uma cervejinha artesanal puro malte :twisted:
guilhermeabreu
05/09/2014, 00:24
Vou amanhã tirar fotos do meu intercooler que adaptei/coloquei em meu ENGESA ficou muito bom .
Me aguardem .
Agora veio uma luz! kkk
Junto com a idéia do Sandro, de botar uma borracha também no intercooler, pensei o seguinte:
Deixar a borracha que fica no capô a 1/2 centímetro do intercooler, assim não vai ficar pressionando o capô contra o intercooler e não vai vibrar.
Ah, mas como vai vedar?
Aí que vem a borracha do intercooler. Construa ela no mesmo formato de borracha do capô, porém um pouco maior pra que se encaixe bem justo por fora da borracha do capô.(ou menor e ficando por dentro, vai depender do que ficar melhor pra vc) Aí quando vc fechar, a vedação se dará pelo contato lateral entre as borrachas, elas vão se transpassar cerca de 1,5, sem necessidade de pressão do capô contra o intercooler pra dar a vedação. E sem essa pressão, não vai transmitir vibração.
dá até pra usar uma no intercooler e duas no capô, uma por dentro e outra por fora, aí quero ver não vedar.
Acha que é isso, se alguém não entendeu eu desenho!:lol:
Pra mim tá claro, mas não sei se é porque to degustando uma cervejinha artesanal puro malte :twisted:
Valeu Theigor. Entendi sim, completamente. Talvez porque eu tenha ficado fazendo cerveja artesanal hoje!!! Hahaha
Agora não sei se vai ser fácil de fazer!!!!
Vou aguardar a foto do Guilherme e ver se tenho uma luz!!!
Elias_qf
10/09/2014, 21:09
boa noite a todos
depois de ler todos os tópicos possíveis depois de analisar muito resolvi turbinar minha vtr
coloquei o intercooler na frente achei mais apropriado rs o tamanho dele ficou perfeito pois ja tinha ela ai juntei o útil ao agradável rs
veja as fotos irei testar e regular o carro amanha hj tirei a bomba da direção para trocar rolamento e retentor
rolamento 6203
retentor medida 24x43x8
vamos voltar para o que interessa fotos rs
comecei cortando a barra reforço que fica em baixo do radiador do ar condicionado para entrada do intercoller
477069477070
depois disso posicionei td no local e comecei o trabalho de encanador cortando e soldando curvas e acertando os graus e tmb suporte para fixar tubulação resultado
477071477072
agora montando intercooler e tubulação
477073477074477075477076477077
so tenho essas fotos tirada do meu celular ficou com ruim a resolução minha camera digital quebrou...
o trampo ficou do meu agrado testando na garagem ficou bem legal ainda nao andei com o carro irei terminar de ajustar a bomba injetora amanha depois de colocar a bomba da direção no lugar ai coloco resultados vou regular para andar com 0,8 de pressão acredito que seja mais que o suficiente sem prejudicar meu motor que eu fiz em casa mesmo kkkk que esta com apenas 10 mil km estou utilizando a turbina k14 a saida do escape esta de 3" sai da turbina apenas 40cm de tubo mais para frente irei fazer o escape dai vejo se baixo para 2,5" ou deixo com 3" mesmo
acredito que seja so isso
Aí sim meu camarada, que serviço bom!! Parabéns. Poste mais!!! Abraço
guilhermeabreu
10/09/2014, 23:34
ELIAS
Não achei bom não !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ESTA ÓTIMO , VAI FUNCIONAR BEM MELHOR DO QUE EM CIMA DO MOTOR , PARAAAABENS .
Elias_qf
11/09/2014, 11:50
oi guilherme tive essa mesma impressao todos prefere em cima do motor....
diz que numa trilha se pegar algo na frente ja era o intercooler mas pense de outra forma se entrar algo na frente um galho por exemplo vai furar seu radiador de agua...
se furar o intercooler vc volta para casa... se furar o radiador de agua ja era so guincho.... entao qual a diferença de ter o intercooler ou radiador de agua na frente do motor
entao se for fazer trilha verifica bem antes de entrar na agua ou atoleiro para nao ser surpreendido por um galho ou qualquer coisa que possa danificar qualquer um dos 3 radiadores ar agua e ar condicionado rsrssr
Elias, ta ficando show! Eu tbem turbinei a minha e ta com 0,8 e estou pensando em intercoolar ela, inclusive medi alguns radiadores para ver se colocava em cima ou na frente! Na frente achei mais dificil, mas dpois da sua adaptaçao minha ideia ja mudou! Mas estou com umas duvidas?
Vc ta usando calço da cabine de quantas polegadas?
Essa barra reforço que vc cortou nao irá enfraquecer a estrutura? Ou dpois vc ira reforçar?
Este radiador é de qual veiculo, ou se possivel me passe as medidas!
Obrigado!
[]'s
Elias_qf
11/09/2014, 13:46
esse intercooler que estou utilizando estava instalado num palio
eu cortei a barra, e na hora de posicionar td no lugar achei o radiador ficou como se tivesse preso por coxim vc mexe ele rs dai vou fazer um reforço para prende-lo ainda nao fiz nada, quero testar o carro depois vou desmontar td para pintar e refazer alguma coisa que tenha de ser feito para melhorar...
quanto o tamanho da colmeia é
42 x 19 x 5
meu calço é de 10 cm...
eu tirei referencia pelo intercooler que é vendido para hilux não lembro o nome da empresa ela vende os dois kit de intercooler para colocar em cima e na frente
tirei ideia dessas fotos ai
477132477133477134
sandro_ventania
11/09/2014, 23:20
Gostei muito Elias...parabens!
Quando eu turbinar a minha penso em colocar um intercooler igual dessa foto....vou achar um espaço...nem que eu use o intercooler como peito de aço...rsrsrs!!
guilhermeabreu
12/09/2014, 00:07
oi guilherme tive essa mesma impressao todos prefere em cima do motor....
diz que numa trilha se pegar algo na frente ja era o intercooler mas pense de outra forma se entrar algo na frente um galho por exemplo vai furar seu radiador de agua...
se furar o intercooler vc volta para casa... se furar o radiador de agua ja era so guincho.... entao qual a diferença de ter o intercooler ou radiador de agua na frente do motor
entao se for fazer trilha verifica bem antes de entrar na agua ou atoleiro para nao ser surpreendido por um galho ou qualquer coisa que possa danificar qualquer um dos 3 radiadores ar agua e ar condicionado rsrssr
X2 as suas palavras . É isto aí mesmo a S-10 tem o intercooler lá embaixo e ninguém fala nada .
esse intercooler que estou utilizando estava instalado num palio
eu cortei a barra, e na hora de posicionar td no lugar achei o radiador ficou como se tivesse preso por coxim vc mexe ele rs dai vou fazer um reforço para prende-lo ainda nao fiz nada, quero testar o carro depois vou desmontar td para pintar e refazer alguma coisa que tenha de ser feito para melhorar...
quanto o tamanho da colmeia é
42 x 19 x 5
meu calço é de 10 cm...
eu tirei referencia pelo intercooler que é vendido para hilux não lembro o nome da empresa ela vende os dois kit de intercooler para colocar em cima e na frente
tirei ideia dessas fotos ai
477133477134
Elias, parabéns. Ficou caprichado. A sua instalação ficou mais protegido que este kit maxicooler, bem mais. A eficiência do intercooler vai ficar melhor do que em cima com certeza.
Mas eu não cortaria a carroceria nem a pau. Isto é a estrutura da carroceria, segura um paralama alinhado com o outro. Agora a resistência de torção da parte da frente da carroceria vai ficar por conta dos coxins e calços. Sei lá, pode ir soltando tudo e gemendo tudo.
E tem outra, sem o calço de 10cm não entra intercooler ali não. Só dá para colocar aquele da da maxicooler e ficando mais para frente.
Vou amanhã tirar fotos do meu intercooler que adaptei/coloquei em meu ENGESA ficou muito bom .
Me aguardem .
Cade?????
Na verdade eu andei fazendo um teste ainda provisório de calçar o capô e ficou muito bom. Parece que vai resolver o problema 100%. Coloquei uns pedaços de EVA esculpidos no paralama e na parte perto da entrada de ar do vidro que apoiam o capô ao fechar. Falta fazer direito a ajustar a altura, fazer na volta toda e fixar. Ficou muito bom, inclusive o capô jogava muito de um lado para o outro quando passava em buracos e chegava a fazer barulho, agora ficou ótimo. O capô ficou justinho, e não tem mais o barulho da vibração do intercooler.
Inclusive, o carro sempre teve um barulho de bateção de coisa perto do porta luvas quando jogava de um lado para o outro. Com o capô calçado acabou!!!! Só tem uma vibração em marcha lenta na trava do capô que vou trabalhar em cima para resolver. O carro de vocês não tem este barulho?
Depois de tudo pronto coloco fotos.
guilhermeabreu
13/09/2014, 12:43
Cade?????
Na verdade eu andei fazendo um teste ainda provisório de calçar o capô e ficou muito bom. Parece que vai resolver o problema 100%. Coloquei uns pedaços de EVA esculpidos no paralama e na parte perto da entrada de ar do vidro que apoiam o capô ao fechar. Falta fazer direito a ajustar a altura, fazer na volta toda e fixar. Ficou muito bom, inclusive o capô jogava muito de um lado para o outro quando passava em buracos e chegava a fazer barulho, agora ficou ótimo. O capô ficou justinho, e não tem mais o barulho da vibração do intercooler.
Inclusive, o carro sempre teve um barulho de bateção de coisa perto do porta luvas quando jogava de um lado para o outro. Com o capô calçado acabou!!!! Só tem uma vibração em marcha lenta na trava do capô que vou trabalhar em cima para resolver. O carro de vocês não tem este barulho?
EZAHN
Já tirei as fotos , agora tenho que enviar e eu sou dos tempos das cavernas e só meu filho que consegue colocar , estou esperando ele chegar para colocar lá no tópico do meu ENGESA o CORAÇÃO VALENTE .
Abraço
TCHEIGOR
14/09/2014, 18:37
Cade?????
Boa, vou conferir o meu capô, pq dá um barulho de metal com metal em algumas trepidadas ou balanços mais fortes do carro, sempre achei que fosse onde a parte de o porta luvas prende à barra metálica do painel, já botei borracha ali e não resolveu, vou partir pra tua dica! Valeu, abraço!
guilhermeabreu
15/09/2014, 18:29
EZAHN
Da uma olhada no FRTOA 4X4 que já estão as fotos do CORAÇÃO VALENTE com as fotos da borracha do SCOOP de como fiz , é com fibra de vidro , fácil de fazer a fibra agarra bem na chapa de aço , olhe na outra foto como fiz no intercooler , eu fixei um quadro de chapa de aço no qual a boraacha veda no intercooler , veja a marca da borracha do scoop no quadro do intercooler .
Abraço
Elias_qf
15/09/2014, 22:45
boa noite galera
carro montado com a turbina da ducato, iveco, 2.8 k14 nao tenho referencias de outras turbinas para comparar...
carro ficou muito ligeiro, muito agil, passa segurança em ultrapassagem e não apenas em decidas como antes kkkk
em subidas ele sobe sem perder velocidades, aqui na regiao que moro osasco so tem morro rs, subidas que antes so com o pe no fundo e embalado, hj vc vai tranquilo com o pe bem suave...
regulei o carro com 0,8kg porem so cheguei a essa pressão em teste, com o pe no assoalho, no dia a dia em condução normal chega no max 0,5 kg o que é suficiente para se tornar outro carro.
o que achei agora é o conjunto de cambio coroa e pião um pouco curto, utilizo pneus 33" que ja da uma alongada no conjunto.
ainda não deu para ter ideia de consumo mas acredito que não tenha mudado o consumo, pois aquela fumaça preta que saia antes que não passa de um enorme vazamento de diesel que o motor joga fora e que agora é aproveitado gerando mais enconomia...
conclusão geral deveria ter turbinado o carro antes de qualquer outra coisa, recomendo a todos "invista" que vale cada centavo.
se nao tem td dinheiro faça como eu compra uma peça hj outra amanha e assim vai ate montar td kkkkkkk
EZAHN
Da uma olhada no FRTOA 4X4 que já estão as fotos do CORAÇÃO VALENTE com as fotos da borracha do SCOOP de como fiz , é com fibra de vidro , fácil de fazer a fibra agarra bem na chapa de aço , olhe na outra foto como fiz no intercooler , eu fixei um quadro de chapa de aço no qual a boraacha veda no intercooler , veja a marca da borracha do scoop no quadro do intercooler .
Abraço
Valeu Dr. Vou conferir!
zenzen 4x4
16/09/2014, 08:09
Também Turbinei a Minha SW4 2.8 95, mas o resultado não foi muito satisfatório...sobe melhor, abri a Bomba, agora faz muita Fumaça...Falta velocidade final...se alguém já trocou as relações, poderia nos informar, acho que seria o ideal...
Elias_qf
16/09/2014, 14:44
Também Turbinei a Minha SW4 2.8 95, mas o resultado não foi muito satisfatório...sobe melhor, abri a Bomba, agora faz muita Fumaça...Falta velocidade final...se alguém já trocou as relações, poderia nos informar, acho que seria o ideal...
boa tarde qual a pressão esta regulada sua vtr?
no começo a minha dava pico de 0,7kg depois caia para 0,3kg.... abri um pouco mais a bomba para dar pico de 0,9kg pela bomba, depois regulei a wastegate para 0,8kg ai ela ficou perfeita nao fumaça e anda bem....
mesmo que eu pise ate o final ela vai ate 0,8 e segura essa pressão... como disse a relação ficou curta para a potencia mas acredito que vc trrocando ela vai ficar muito chocha de saida numa subida forçando muito o conjunto e embreagem essa é minha opnião.... nunca andei em outra hilux turbinada muito menos alongada rs
vou andar mais um pouco com ela mais para frente penso em alongar ou nao vamos ver no dia a dia
zenzen 4x4
16/09/2014, 18:21
Olá Elias! estamos instalando o relógio da pressão do turbo, aí vou ver quantos kilos está.
Leonardo Dic
16/09/2014, 19:40
na minha 95 eu troquei a 4,56 pela 4,10 da V6, ficou mt boa, a 1 ainda ficou forte, saia bem na subida. Com os 265/75-16 dava 100 a 2250 rpm. e um kit de embreagem a cada 60.000 km. andava com 1 kg, tinha intercooler
zenzen 4x4
16/09/2014, 19:57
Leonardo, isto que preciso fazer na minha! trocaste os dois? onde comprar?
Leonardo Dic
16/09/2014, 20:52
Troquei os 2 sim, na época 2006 comprei do Mak aqui do forum. Ele desmontou uma Hiace q comprou num leilao.
O Augusto de GO comprou no EUA. O mais longo q eu vi é 4,11. Aqui no Brasil na pickup 3.0TD de 2002-2005 tem 3,72.
Dianteiro:
High performance Yukon Ring & Pinion gear set for Toyota 7.5" in a 4.11 ratio - YG T7.5-411 (http://www.ringpinion.com/b2c/ProductDetails.aspx?ProdID=1108&Product=YG_T7.5-411&Brand=Yukon_Gear_Ring_and_Pinion_Sets)
Toyota 7 5" 4 11 Ring and Pinion Set G2 Gear Axle F 100 IFS Toyota 4x4 | eBay (http://www.ebay.com/itm/Toyota-7-5-4-11-Ring-And-Pinion-Set-G2-Gear-Axle-F-100-IFS-TOYOTA-4x4-/251262944814?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3a8070462e&vxp=mtr)
Used ring & pinion set for standard rotation Toyota 7.5", 4.11 ratio. - USET7.5-411 (http://www.ringpinion.com/b2c/ProductDetails.aspx?ProdID=10408&Product=USET7.5-411&Brand=RANDYS_Worldwide_Automotive)
Traseiro:
High performance Yukon Ring & Pinion gear set for Toyota 8" in a 4.11 ratio - YG T8-411 (http://www.ringpinion.com/b2c/ProductDetails.aspx?ProdID=1304&Product=YG_T8-411&Brand=Yukon_Gear_Ring_and_Pinion_Sets)
USA Standard Ring & Pinion gear set for Toyota 8" in a 4.11 ratio - ZG T8-411 (http://www.ringpinion.com/b2c/ProductDetails.aspx?ProdID=1312&Product=ZG_T8-411&Brand=USA_Standard_Gear).
Motive Gear Performance Differential T411 Ring and Pinion 79 95 4Runner Pickup | eBay (http://www.ebay.com/itm/Motive-Gear-Performance-Differential-T411-Ring-And-Pinion-79-95-4Runner-Pickup-/271558312128?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Year%3A1995%7CMake%3AToyota%7CModel%3A4Runner %7CSubmodel%3ASR5%7CEngine+-+Liter_Display%3A2.4L&hash=item3f3a2300c0&vxp=mtr)
USA Standard Gear ZG T8 411 Ring and Pinion 84 97 4Runner Hilux | eBay (http://www.ebay.com/itm/USA-Standard-Gear-ZG-T8-411-Ring-And-Pinion-84-97-4Runner-Hilux-/400685221746?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Year%3A1995%7CMake%3AToyota%7CModel%3A4Runner %7CSubmodel%3ASR5%7CEngine+-+Liter_Display%3A2.4L&hash=item5d4ab34772&vxp=mtr)
Elias_qf
16/09/2014, 21:25
Olá Elias! estamos instalando o relógio da pressão do turbo, aí vou ver quantos kilos está.
esses manometros pressão de turbo e o de oleo acho que deveria ser obrigatório em td veiculo, pois hj vc tem no carro indicador por luz do oleo do carro porem vc não sabe se tem pouca ou muita pressão... se baixar muita a pressão do oleo pelo manometro vc consegue identificar uma possivel falha da boma de oleo ou outro problema sem que isso gere um problema maior no seu motor...
o do turbo tmb muito essencial com ele vc consegue regular o veiculo e identificar vazamento de ar ou defeitos relacionado a turbina e todo sistema de pressurização
acredito que apenas de instalar o manometro de pressão da turbina ja da para regular seu carro de acordo deixar ele mais esperto...
na primeira vez que fui andar com minha vtr o manometro deu pico de 0,7 depois baixou para 0,3kg cara na hora eu pensei que bosta gastei um baita dinheiro para ficar essa porcaria, depois fui regulei a bomba injetora e a wastegate ai sim ficou show o carro agora pisa ela mantem 0,8kg e nao cai nada se nao tirar o pe...
Elias_qf
16/09/2014, 21:30
na minha 95 eu troquei a 4,56 pela 4,10 da V6, ficou mt boa, a 1 ainda ficou forte, saia bem na subida. Com os 265/75-16 dava 100 a 2250 rpm. e um kit de embreagem a cada 60.000 km. andava com 1 kg, tinha intercooler
vc vendeu sua vtr ne rs, queria ver a diferença dela alongada e ela original, ela deve te dar folego para viajens longas ne pois acaba deixando o motor com mais folego nao trabalhando enforcado, fora o consumo q deve cair drasticamente na estrada ou não? o desempenho dela permanece o mesmo? força de saida ou tem que queimar muita embreagem para sair com ela em subidas
Leonardo Dic
16/09/2014, 21:42
A turbina da minha foi preparada pela Rasch, De saida, mesmo em subida ficou normal, nao trepida nem patna embreagem. só q ela durava 60.000 km
O consumo em estrada mantendo 110-120 melhorou 1.5 km/lt. q eu lembro 100 a 2250 e a 3000 quase 140. fica mt boa de viajar. eu achava q dava até pra colocar a 3.72, mais a embreagem ia sofrer mt, o disco e plato é mt pequeno.
O desempenho em subida na pista nao da diferença, a turbina enche o motor e vai embora.
sandro_ventania
17/09/2014, 15:18
esses manometros pressão de turbo e o de oleo acho que deveria ser obrigatório em td veiculo, pois hj vc tem no carro indicador por luz do oleo do carro porem vc não sabe se tem pouca ou muita pressão... se baixar muita a pressão do oleo pelo manometro vc consegue identificar uma possivel falha da boma de oleo ou outro problema sem que isso gere um problema maior no seu motor...
o do turbo tmb muito essencial com ele vc consegue regular o veiculo e identificar vazamento de ar ou defeitos relacionado a turbina e todo sistema de pressurização
acredito que apenas de instalar o manometro de pressão da turbina ja da para regular seu carro de acordo deixar ele mais esperto...
na primeira vez que fui andar com minha vtr o manometro deu pico de 0,7 depois baixou para 0,3kg cara na hora eu pensei que bosta gastei um baita dinheiro para ficar essa porcaria, depois fui regulei a bomba injetora e a wastegate ai sim ficou show o carro agora pisa ela mantem 0,8kg e nao cai nada se nao tirar o pe...
Elias,
Como voce fez exatamente essa regulagem? Foi parado na garagem ou testando na estrada? Tentou regular primeiro a wastergate antes de abrir a bomba? Se o motor estava acelerado por que a pressão caía?
Explica, mas explica para leigos como eu entender, ok amigo!
Elias_qf
17/09/2014, 22:11
a wastegate ela é uma válvula de alivio, ela alivia a pressão do coletor de escape para manter a pressão que foi regulada no sistema de pressurização,
porem essa valvula ela é lenta, entao se sua valvula estiver regulada para 0,4 kg vc pode abrir a vazão da bomba injetora o quanto quiser que ela vai assegurar que seu motor nunca passe de 0,4kg mesmo que quando vc atolar o pé de uma vez no acelerador ele de pico de pressão depois baixa para a pressão pré regulada... se vc abrir muito a bomba e a wg não estiver regulada corretamente vai dar excesso de diesel e vai sair aquela baita fumaceira e o carro nao vai andar, vai estar apenas jogando seu diesel e $$$$ no lixo ou no ar rssr
para vc regular "aumentar" a pressão dela vc solta o eixo da wg e rosqueia ele dando maior pressão na valvula pronto agora so colocando para andar para saber o resultado... detalhe na minha eu fui de 0,3kg para 0,8 dendo 4 voltas no eixo, não precisa de muita coisa tanto que alguns eixos da valvula tem pouca rosca
outra coisa para se regular o carro vc tem que andar com ele pois so assim vc tera o peso do carro com o peso de arrasto para saber quanto esta de pressão no carro, da uma volta olha td como esta volta para casa e regula td e assim vai....
este video esta em ingles mas explica de forma mais facil o que eu quiz dizer mesmo não sabendo ingres como eu kkkkkk
https://www.youtube.com/watch?v=p12g1PpIcjE
espero que ajude na duvida de tds, se puder ajudar em algo a mais so perguntar
Elias_qf
17/09/2014, 22:24
tem outra coisa isso se aplica quando instalar o kit turbo no carro e esta regulando pela primeira vez, ou se esta aumentando a pressão da turbina...
agora se seu carro andava td perfeito derepente apresentou este defeito, não mexa nesta regulagem tem que verificar outros problemas como vazamento no sistema de pressurização, defeito na válvula, vazamento ou trincas no coletor de escapamento, turbina, combustivel, filtro de óleo diesel, bomba injetora, bicos injetores, etc rs
zenzen 4x4
18/09/2014, 08:10
Olá Elias! Para saber o quantos kilos, no teste de rua, há necessidade de andar com o pé no fundo(Lacrada), ou trocar de marcha como se usa normalmente?
Elias_qf
18/09/2014, 09:02
Bom dia
Tem q ser com o pé no fundo,na minha acima d 2000 rpm com pé no fundo já
Dá 0,8kg
Em condução normal no dia a dia vc vai chegar a 0,5kg
Apenas em ultrapassagem ou algumas situações vc precisa
Usar toda potência do carro
zenzen 4x4
18/09/2014, 09:54
Obrigado Elias!
zenzen 4x4
18/09/2014, 10:05
Leonardo, o Sr. me consegue o contato do augusto que comprou os conjuntos dos EUA?
Leonardo Dic
18/09/2014, 13:14
Cara faz mt tempo q não falo com ele.
Olha um topico dele: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/25142-vendo-coroa-e-pinhao-41-09-swr-93-a.html
zenzen 4x4
18/09/2014, 18:34
Valeu, Obrigado Leonardo!
roberto_sw4_1997
21/05/2016, 13:43
sou um novato e acabei de turbinar a minha sw4 2.8 está com 240.000 km,,,,, porem está com 0.5 de pressão o mecanico disse que para aumentar a presão tem que colocar um TAL DE LDA, pois segundo ele a bomba tem que está 35% mais abarta que o normal para alimentar a turbina --35% para 0,5 de pressão....GOSTARIA DE SABER SE ISSO PROCEDE,,,POR FAVOR ALGUEM ME AJUDA!!!!!! TO FICANDO DOIDO ,POIS NÃO ACHEI NADA FALANDO DE LDA
Leonardo Dic
21/05/2016, 17:42
Tanto a bomba quanto os bicos da hilux alimentam com folga até 1,5 kg. A lda apenas permite q enquanto a turbina não está cheia a bomba mande menos diesel. Evitando assim aquela fumaçada preta quando pisa. Pra resolver é so pisar gradativo até a turbina começar encher.
sandro_ventania
21/05/2016, 22:49
Já me falaram que a bomba das hilux não aceitam LDA.
Roberto...no caso, mesmo ajustando a wastergate e abrindo a bomba, a pressão não passa de 0,5kg...é isso?
Se o seu cano de escape for original, com certeza é isso.
Leonardo Dic
22/05/2016, 09:08
Sandro aceita lda sim o Augusto de Goias aqui do fórum tinha lda na sw dele. Olha a msg dele.
Eu tenho o LDA na minha, veio de uma bomba da L200 que é igual a nossa bomba injetora mas com o LDA, então faz um pouco de diferença. Mas não é o bicho como eu imaginava, principalmente como quando coloquei na minha antiga BAnd´ida com motor 14B, que ao instalar o LDA senti a diferença a começar pela marcha lenta e baixos giros, onde o motor fica inclusive mais frouxo, uma vez que você vai diminuir o débito de diesel da bomba quando não tem pressão de turbo, até o momento que a válvula atua sentindo a pressão da admissão e aumenta o débito, fazendo você sentir o resultado.
Claro isso no 14B,mas no 3L essa diferença não veio assim. apesar de ser muito bom para diminuir a fumaça, principalmente até a pressão entrar e equilibrar a mistura.
Uma dica que me deram é que deveríamos usar o LDA das nosvas SW4 de 97 a 2001, que são melhor dimensionados para nossas viaturas, quem sabe é uma opção.
Abraços,
Augusto César
lucaspissinini
23/05/2016, 08:24
Sobre o 1kg.
Fiz o motor da minha Hilux e esta com 15 mil km, quando fiz ele aproveitei e turbinei, foi feito inteiro troquei válvulas, pistões, usinagem de bloco, etc. Até os parafusos do cabeçote eu troquei e coloquei originais! No começo andei com 0.6 de pressão e bomba fechada, depois de 6mil km subi pra 0.8 e abri 1/2 volta da bomba, ficou boa, quando coloquei o escape direto melhorou mais ainda, a 1 mês atras tive que trocar a tampa do radiador de óleo, como tive que retirar a turbina aproveitei e subi a pressão chegando a 1kg mas no mesmo dia achei que foi muito e voltei pra 0.92 de pico! A duas semanas a trás fui pra cidade do meu sogro e como estava com hora marcada lá exigi um pouco da tartaruga, andando a 120km/h e todas as subidas pé no assoalho, estourou uma manguei da turbina chegando na cidade :putz: Chegando na casa dele arrumei um pedaço de borracha, silvertap e fiz um improviso técnico! Ficou melhor que a borracha! Ontem estava vindo da casa dele novamente a patroa dormindo do lado quando shihiiiiiiiiiiii outra mangueira foi pro pau e dessa vez eu estava com o pé leve!
Resumindo hoje vou arrumar a mangueira e baixar a pressão pra 0.8 novamente! A configuração do 0.92 foi a melhor até agora andando sempre sobrando motor difícil ter que afundar o pé mas já me estourou 2 mangueiras! Claro que as mangueiras não devem ser de boa qualidade mas teria que ter aguentado a pressão porque ela veio junto com o kit turbo da SPA!
OBS: Não tenho intercooler ainda!
Elias_qf
23/05/2016, 20:13
boa noite, pode apostar que é qualidade da mangueira, agora que vc escreveu seu relato na minha eu tenho intercooler e ja estourei mangueira minha e por coincidência comprei as mangueiras soltas na spa e ando com 0,8 de pressão
não deve ser caso isolado logo aparece mais relatos de mangueiras que estourou
shuther4x4
24/05/2016, 00:54
A minha com kit spa e trabalhando com 0.6 estourou uma mangueira fim de semana retrasado.
Mangueira comum que veio no kit spa. Estourou a primeira logo após a turbina.
Comprei também a que vai na boca do coletor de admissão, pois estava muito dilatada já.
Turbinei ela em junho de 2013, mas rodo pouco.
O que percebi e que está melada de óleo por dentro. Pelo kit, o respiro do motor vai no tubo de aspiração; No começo deixei ele solto para baixo, mas como entro em muitos lugares com água, coloquei de volta no tubo. Ai já viu, um pouco de óleo vai para a admissão saindo do respiro, passa pela turbina e vai para o tubo de pressurização. E óleo e borracha não combinam muito né.
Quero agora com a troca dos tubos pensar em um separador de óleo tipo blow by, como existem nos sprint 2.8.
Elias_qf
24/05/2016, 07:38
agora vai ficar show com as de silicone... acabou os problemas...
lucaspissinini
24/05/2016, 08:18
boa noite, pode apostar que é qualidade da mangueira, agora que vc escreveu seu relato na minha eu tenho intercooler e ja estourei mangueira minha e por coincidência comprei as mangueiras soltas na spa e ando com 0,8 de pressão
não deve ser caso isolado logo aparece mais relatos de mangueiras que estourou
Elias, tudo certo? Acredito eu que foi problema com mangueira ruim mesmo, estou pedindo as de silicone também, vou trocar as três da pressurização!
lucaspissinini
24/05/2016, 08:28
A minha com kit spa e trabalhando com 0.6 estourou uma mangueira fim de semana retrasado.
Mangueira comum que veio no kit spa. Estourou a primeira logo após a turbina.
Comprei também a que vai na boca do coletor de admissão, pois estava muito dilatada já.
Turbinei ela em junho de 2013, mas rodo pouco.
O que percebi e que está melada de óleo por dentro. Pelo kit, o respiro do motor vai no tubo de aspiração; No começo deixei ele solto para baixo, mas como entro em muitos lugares com água, coloquei de volta no tubo. Ai já viu, um pouco de óleo vai para a admissão saindo do respiro, passa pela turbina e vai para o tubo de pressurização. E óleo e borracha não combinam muito né.
Quero agora com a troca dos tubos pensar em um separador de óleo tipo blow by, como existem nos sprint 2.8.
Coincidência ou não a minha estou a mesma que a sua e já estourou a que sai da turbina também! Sobre o óleo me incomoda também esse óleo que a turbina aspira e manda pra admissão, esse ar que vem de dentro do motor é um ar quente atrapalhando um pouco no rendimento também vi alguns sistemas de suspiros de óleo pra evitar que isso aconteça, muito usado e carros de competição justamente por atrapalhar no desempenho ou por as vezes não ter acesso pra instalação desse tubo na admissão!
Vou postar uma Foto do sistema aqui529146
Não sei se funciona!!!
lucaspissinini
24/05/2016, 08:40
Quais as medidas das mangueiras? Comprou da SPA mesmo?
Obrigado!
Elias_qf
24/05/2016, 18:56
na minha eu deixei o respiro do óleo na admissão apesar de deixar sujo os dutos acredito que corre menos risco ao entrar em agua e ajuda a lubrificar as válvulas de admissão não sei se significa algo mas não me incomoda pois é apenas vapor... se estiver indo oleo pois nosso cabeçote é baixo e pode jogar um pouco de oleo pode se instalar parece um filtro que fica dentro da mangueira utilizado em motores ap vai ajudar a condensar o oleo e escorrer de volta para o motor...
Coophamat
24/05/2016, 22:52
Coincidência ou não a minha estou a mesma que a sua e já estourou a que sai da turbina também! Sobre o óleo me incomoda também esse óleo que a turbina aspira e manda pra admissão, esse ar que vem de dentro do motor é um ar quente atrapalhando um pouco no rendimento também vi alguns sistemas de suspiros de óleo pra evitar que isso aconteça, muito usado e carros de competição justamente por atrapalhar no desempenho ou por as vezes não ter acesso pra instalação desse tubo na admissão!
Vou postar uma Foto do sistema aqui529146
Não sei se funciona!!!
Lucas, esse reservatório de respiro de óleo e obrigatório em carros de arrancada, para evitar jogar óleo na pista. Vou por na minha ranger pois ela ta sujando a admissão de óleo e isso me incomoda, só estou esperando criar dinheiro.
shuther4x4
24/05/2016, 22:58
Quais as medidas das mangueiras? Comprou da SPA mesmo?
Obrigado!
Sim lucas comprei na spa.
A da saida da turbina é 2 1/4 x 2
A do coletor e 2 3/4 x 2 1/4
40,00 cada
shuther4x4
24/05/2016, 23:05
Hoje troquei as mangueiras, mas fiz diferente: cortei o maximo delas nas extremidades para ficar com menos mangueira na ligação entre um tubo e outro, evitando dilatar.
Na mangueira da turbina que tinha estourado, cortei a velha e coloquei a parte mais grossa sobre a parte mais fina da nova para um reforço e coloquei uma abraçadeira no centro também.
Na mangueira que não troquei e que fica uma parte grande de ligação entre os tubos (não dá para aproximar mais, kit spa poderia ser melhor!), coloquei duas abraçadeiras para evitar dilatação.
Coloquei o corta fogo do cht na saida de vapor de óleo do motor, ligando no tubo de aspiração (como já estava). Vamos ver se agora diminui a sujeira de óleo nos tubos.
lucaspissinini
25/05/2016, 08:06
Hoje troquei as mangueiras, mas fiz diferente: cortei o maximo delas nas extremidades para ficar com menos mangueira na ligação entre um tubo e outro, evitando dilatar.
Na mangueira da turbina que tinha estourado, cortei a velha e coloquei a parte mais grossa sobre a parte mais fina da nova para um reforço e coloquei uma abraçadeira no centro também.
Na mangueira que não troquei e que fica uma parte grande de ligação entre os tubos (não dá para aproximar mais, kit spa poderia ser melhor!), coloquei duas abraçadeiras para evitar dilatação.
Coloquei o corta fogo do cht na saida de vapor de óleo do motor, ligando no tubo de aspiração (como já estava). Vamos ver se agora diminui a sujeira de óleo nos tubos.
Fábio obrigado pelas medidas!
Vou ficar aguardando pra saber se ficou bom esse corta fogo do cht!
Sobre a SPA, realmente poderiam caprichar mais ao invés de economizar tanto!
joaocnsbc
26/05/2016, 23:51
Na hilux que estou pegando tá montado o turbo assim..
529314529315
sandro_ventania
27/05/2016, 20:26
Esse turbo é o que já saia da concessionaria com ele. Era vendido como opcional. Nunca ouvi falar de problemas.
joaocnsbc
27/05/2016, 21:08
Qual turbo oque postei a foto??
TCHEIGOR
28/05/2016, 07:45
Esse turbo é o que já saia da concessionaria com ele. Era vendido como opcional. Nunca ouvi falar de problemas.
Eu sempre ouvi falar desse turbo que as ccs toyota vendiam como opcional, porém nunca achei algum proprietário que soubesse dizer se um novo conjunto de escape também fazia parte do pacote do turbo ou ficava o escape original mesmo. Alguém tem essa informação?
Amigo tbm sou de Sorocaba e vi que tem uma galera daqui no forum...
Queria saber onde vc instalou o kit turbo na sua Hilux? Peguei uma e estou começando a mexer nela...se der pra dar esse toque agradeço....
Abraçosss
Renato Blumenau
07/10/2016, 17:35
Olá pessoal. Sou novo por aqui mas acompanho há algum tempo.
Tenho uma opinião sobre o intercooler sobre o capô:
Acredito que a eficiencia dele seja quase nula! Explico:
A pressão exercida pelo ar que entra frontalmente é muito grande. A Entrada é maior ou igual à saÍda, isso se não houver um protetor de motor fechado. Então o ar tende a escapar pelo intercooler(ar quente do motor).
O intercooler frontal funciona e muito. O scoop funciona para induzir ar para a admissão aumentando ainda mais a quantidade de ar admitida! Posso estar errado...
sandro_ventania
10/10/2016, 19:56
Renato...o scoop capta o ar e direciona para o intercooler que fica sob o capô...o scoop não tem nenhuma participação com o ar admitido.
Renato Blumenau
10/10/2016, 20:47
Renato...o scoop capta o ar e direciona para o intercooler que fica sob o capô...o scoop não tem nenhuma participação com o ar admitido.
Com certeza não. Eu disse que que serveria se fosse pra induzir pressão na admissão(alguns carros a gasolina tem). Não sei como é instalado o intercooler nas camionetes mas se eu tivesse uma faria o teste pra ver se o sistema realmente é eficiente como o frontal.:safari-rig:
sandro_ventania
11/10/2016, 19:51
O frontal é muito melhor, sem dúvidas! Até a área é maior!
O sob o capô e scoop funciona bem...mas não chega aos pés do frontal.
veiga2070
12/10/2016, 18:23
O frontal é muito melhor, sem dúvidas! Até a área é maior!
O sob o capô e scoop funciona bem...mas não chega aos pés do frontal.
Como vai Sandro, espero que bem.
amanhã e sexta feira estarei em Rio das Ostras trabalhando será que vc poderia me passar algumas dicas do turbo que vc instalou na sua viatura, porque pretendo turbinar minha viatura mas farei como vc comprarei o coletor de escape e a turbina e o restante das peças tudo separado e vi também naquele video do regulador de voltagem que tem algo mais na sua instalação. não sei se aqui no fórum podemos passar telefone estou te enviando meu e-mail para se vc puder entrar em contato comigo. segue ai = veiga2070@gmail.com
abraços.
Eduardo Veiga.
sandro_ventania
13/10/2016, 18:33
Veiga, mandei e-mail.
Eu usava 2.5
Acho q turbinei com uns 200.000.
Amigo uma hilux 2.8d com 300.000 mil já seria um motor muito desgastado para colocar um turbo?
Leonardo Dic
27/02/2018, 21:20
Tudo depende de como foi tratado esse motor. Quando vendi a minha tava com quase 400.000 km. Estava zerada.
Mas será que se colocar o turbo ele vai aguentar um tempo? O ex dono desse carro tinha ela a 9 anos e fazia todas as manutenções conforme a necessidade.
Leonardo Dic
27/02/2018, 22:57
Se o motor estiver saudavel, fazer um trabalho bem feito com turbina bem dimensionada, fazer escape de 2,5 pol bem livre, regular bem a bomba injetora (se tiver um pirometro no escape pra monitorar a temperatura de exaustão melhor), usar uma pressão maxima em torno de 0,8. Vai ter um carro extremamente agradavel de andar, subidas e ultrapassagens não serão mais problemas. usa um bom óleo, troca sempre com o filtro a cada 5.000 km. E saiba tocar ele na estrada, mantendo a rotação em viagens longa de no maximo 3.000.
Terás um motor pra muitos km ainda.
Obrigado pela dica ai amigo.
E qual kit turbo você me daria sugestão para usar?
Silvano Guerra
22/05/2021, 22:11
Olá pessoal...tô chegando no grupo!!! Acabei de mandar turbinar minha Hilux japonesa ano 95 diesel 4x4 van. Dupla, gostaria de saber se alguém sabe como dimensionar o cano descarga(escape)? ,Eu trabalho com aço inox,e estou pensando em sair com um cano 3 Pol,penso em usar um difusor,mas tô com dúvida qto a dimensionamento,bitola desse escape,se alguém puder me dar umas dicas fico grato...abraço
Silvano Guerra
22/05/2021, 22:45
E qual kit turbo você me daria sugestão para usar?
Poisé... Estou turbinando a minha japa....estou com dúvidas sobre o escapamento,como dimensionar corretamente
Hemerson lima
21/01/2022, 22:42
Olá Sandro!
Poderia me enviar o manual?
hemerson_henrique@hotmail.com