Conectar

Ver Versão Completa : Viagem a Patagonia e Chile

Marcos Martins
02/12/2012, 13:00
Pessoal,

Em março de 2013 irei para Patagonia chilena, estou com duvida em relação a utilização de quebra mato ( instalado no para choque dianteiro ) e guincho, foi informado que a policia rodoviária na Argentina não permite a utilização destes acessórios. Alguem tem mais informação sobre este assunto.

Att,

Marcos Martins
Defender 90 2003.

mouramares
03/12/2012, 01:43
Marcos tbm tenho a mesma duvida, to saindo dia 27 proximo, falei agora ha pouco com o Marco ( Armazen 4x4) curitiba que comentou haver uma lei regulamentar do codigo deles que permitem os veic. 4x4 trafegar com guincho etc.....vou tentar achar qq coisa te aviso.
abcs
Joao

henrique wamser
03/12/2012, 09:40
o Vinicius aqui do fórum foi de defender com guincho e quebra-mato (cruzei com eles na ruta 5) e não tiveram problema algum, e está indo de novo agora dia 7/12 com o Tadeu tambem equipado com defender com guincho!

vwinit
03/12/2012, 11:25
Tbm vou de guincho...

*Minha impressão é que esse acessório para os Defender's parece ser de fábrica. :pensativo:

Li relatos de caminhotes de brasileiros com problemas em relação ao quebra-mato, mas os argentinos trafegavam normalmente pelos guardas com o mesmo acessório...

Christian Costa
03/12/2012, 12:34
Tbm vou de guincho...

*Minha impressão é que esse acessório para os Defender's parece ser de fábrica. :pensativo:

Li relatos de caminhotes de brasileiros com problemas em relação ao quebra-mato, mas os argentinos trafegavam normalmente pelos guardas com o mesmo acessório...

O problema do quebra-mato é a especificação. Se não me engano, em alguns países da América do Sul, o quebra mato só pode ser da largura do carro. Não pode ter aquela "curva" na quina que protege um pouco a lateral.

Meu irmão foi de Defender 110 para Argentina, Chile, Peru e Bolivia - 55 dias de viagem.

Para evitar qualquer transtorno, preferiu retirar o quebra-mato. Guincho não teve problema.

Att
Christian Costa

mouramares
03/12/2012, 12:45
383703 [ATTACH=CONFIG]383704[/ATTACH
galera minha vtr ta assim:

luiz ccosta
03/12/2012, 20:11

João estive falando com um amigo que foi de troller a um tempo para a Argentina/Chile e a poliça da Argentina pediu um café de 500 pesos porque o carro dele estava com o suporte do engate passando 2cm do parachoque nem estava com a bola do engate do troller no lugar, ele foi parado umas 3 vezes e era uma briga pra chegar no valor do café qualquer irregularidade!!!!! os caras pediam 500 pesos pra não prender o carro e pensar que aqui 10real resolve qualquer problema no documento do carro.

abços

luiz

Marcos Martins
04/12/2012, 13:10
Pessoal,

Grato pelos comentários, até agora vi que é um assunto ainda resolvido e gera duvida em muita gente, vamos aguardar mais comentários para decidir se terei de desmontar tudo para realizar a viagem.

Sds,

Marcos

scadufax
04/12/2012, 21:36
Já fui para o Argentina, Chile e Peru (Expedição em procura da Neve + Expedição Machu Picchu e Atacama) ... nunca falaram nada de quebra-mato ou guincho, mas no norte da Argentina sempre tentam achar alguma coisa para levar uma grana.

percy fernandes
04/12/2012, 23:04
por via das dúvidas é melhor retirar ou será que na patagônia será essencial a presença do guincho ??
to indo agora dia 11 de janeiro e tenho essa dúvida,,,383957

Marcos Martins
05/12/2012, 08:42

João,

Tenho o mesmo para-choque e proteção dos farois do seu Jeep, como vc irá primeiro não deixe de postar o resultado de sua viagem.

abraço,

Marcos

henrique wamser
05/12/2012, 10:20
olá
já que estamos falando de sacanagem, fica o alerta: na Bolivia, mais precisamente nas redondezas do salar UYUNI ou coisa parecida, os postos não estão abastecendo carros de "gringos" .daí, tem de pagar algum garoto local para buscar com garrafões. claro que fica mais caro:parede:

mouramares
05/12/2012, 11:07
João,

Tenho o mesmo para-choque e proteção dos farois do seu Jeep, como vc irá primeiro não deixe de postar o resultado de sua viagem.

abraço,

Marcos

kkkkkkkk.....te ligo para a ajudar na fiança....

enymuller
14/12/2012, 22:09
Oi pessoal,

Olha, fomos duas vezes a Argentina e Chile, uma para Atacama e outra até Ushuaia. O guincho no Discovery é bem aparente, projeta bastante a frente e não tivemos problema nenhum. Mas fomos com um grupo grande, incluindo Defenders com guincho na frente e atrás. O problema maior é quando vc está sozinho parece, pelos relatos que ouvi. Se o policial estiver afim ele vai arrumar alguma desculpa. Mas em grupo é mais difícil, quando tem muita gente eles ficam mais na deles.

Quem mais causa problema, quando causa, é a Polícia das Províncias. Já a Gendarmeria (os de verde) é correta, nunca ouvi nada deles. Cuidado só na avenida principal de Corrientes, uns guardinhas de moto ficam só esperando um brasileño passar no sinal amarelo para te parar e dizer que é proibido para multar.

Se pudesse dar um conselho, seria: vá em grupo. Nem que seja um pequeno grupo, é até melhor ter mais carros para o caso de algum problema mecânico com um colega. Assim é tranquilo, passamos em zilhões de postos de polícia (nunca vi país prá ter tanto posto de polícia) e eles apenas paravam, faziam as perguntas de praxe, de onde vem prá onde vai e seguiamos adiante. Vai tranquilo.

Abraços, boa viagem e divirtam-se pois a região é belíssima!
Marcelo

VOVÔ DO TROLLER
14/12/2012, 22:45
Pessoal,

Em março de 2013 irei para Patagonia chilena, estou com duvida em relação a utilização de quebra mato ( instalado no para choque dianteiro ) e guincho, foi informado que a policia rodoviária na Argentina não permite a utilização destes acessórios. Alguem tem mais informação sobre este assunto.

Att,

Marcos Martins
Defender 90 2003.

Olá Marcos. Eu e o meu grupo de jipeiros, estivemos na Patagônia (Argentina e Chile) no final de 2010, início de 2011 e mesmo em grupo ( estávamos em 5 carros) os guardas enchem o saco e querem grana mesmo. Um amigo de Troller levou multa porque os guardinhas alegaram que a lâmpada do farol baixo estava fraca. O amigo do Niva levou multa porque estava com o engate traseiro, ultrapassando o limite do parachoque (teve que desmontar e colocar no bagageiro, p..... trabalho). Eles são fdp mesmo. Qualquer coisa que ultrapasse o limite do parachoque dianteiro ou traseiro (inclusive o guincho) não pode. Para os "hermanos" pode. Para os "brazucas" não. Na Patagônia não vai precisar de guincho, aliás, dá para viajar para a região até de Uno Mille ( com todo o respeito, pois também tenho um). Pelo sim, pelo não, é melhor tirar para não ter dissabores. Não se esqueça de levar 2 triângulos e verificar a carga do extintor de incêndio, pois eles sempre exigem estes ítens e conferem se o extintor está OK. Leve também lâmpadas reserva, bem como, filtro de ar e óleo, para uma emergência. Abs. Válter.
p.s. também sempre é bom levar um cambão, pois no caso de rebocar alguém, ou ser rebocado, este acessório é imprescindível pois é proibido rebocar com cinta. Pelo sim, pelo não, sempre é bom ter um cambão. Vai que.......

cemecor
15/12/2012, 13:01
Oi pessoal,

Olha, fomos duas vezes a Argentina e Chile, uma para Atacama e outra até Ushuaia. O guincho no Discovery é bem aparente, projeta bastante a frente e não tivemos problema nenhum. Mas fomos com um grupo grande, incluindo Defenders com guincho na frente e atrás. O problema maior é quando vc está sozinho parece, pelos relatos que ouvi. Se o policial estiver afim ele vai arrumar alguma desculpa. Mas em grupo é mais difícil, quando tem muita gente eles ficam mais na deles.

Quem mais causa problema, quando causa, é a Polícia das Províncias. Já a Gendarmeria (os de verde) é correta, nunca ouvi nada deles. Cuidado só na avenida principal de Corrientes, uns guardinhas de moto ficam só esperando um brasileño passar no sinal amarelo para te parar e dizer que é proibido para multar.

Se pudesse dar um conselho, seria: vá em grupo. Nem que seja um pequeno grupo, é até melhor ter mais carros para o caso de algum problema mecânico com um colega. Assim é tranquilo, passamos em zilhões de postos de polícia (nunca vi país prá ter tanto posto de polícia) e eles apenas paravam, faziam as perguntas de praxe, de onde vem prá onde vai e seguiamos adiante. Vai tranquilo.

Abraços, boa viagem e divirtam-se pois a região é belíssima!
Marcelo

assino embaixo este relato, pois fomos na mesma época... minha Defender tem estes equipamentos e voltei pela Ruta 3 sozinho e não tive nenhum problema nos inúmeros postos policiais...

um grande abraço Marcelo

Leo

enymuller
15/12/2012, 15:19
assino embaixo este relato, pois fomos na mesma época... minha Defender tem estes equipamentos e voltei pela Ruta 3 sozinho e não tive nenhum problema nos inúmeros postos policiais...

um grande abraço Marcelo

Leo

Opa, grande abraço Leo!

Fernando608
20/12/2012, 19:50
Beleza , agora vamos ao que interessa rsrsrs qual o custo mais ou menos de uma expedição como essa ?? além do mais vejo algumas empresas de turismo nesse setor cobrando algo em torno de 10 a 12 mil dólares por carro com dois passageiros . Eu sei q a hospedagem mais confortável deve ter influenciado em muito o valor dessa expedição . Mas alguém poderia me passar outras estimas tipo qtos lugares conheceu e por qto saiu ?? Ainda penso em fazer uma expedição dessas ,mas 20 mil reais pra duas pessoas não dá né galera aí quebra a firma rsrsrs

Preá 4x4
21/12/2012, 00:00
Olá Fernando,
Respondendo sua pergunta, a expedição que fizemos em dez 2011/jan 2012, ficou em aproximadamente R$9.000.
Foram 30 dias de Patagônia com ida pela costa atlântica e retorno pelo Pacífico até voltar para Minas Gerais. 12 mil km.
Fizemos Punta Tombo, Perito Moreno (Trekking no gelo), El Chaitén ( Trekking Laguna de Los Tres) e Bariloche na Argentina além da Carretera Austral (Chaltén com ferry até Puerto Mont) e Torres del Paine (Trekking até base do Cerro Torre) no Chile. Cruzamos também o Uruguai e na volta ainda passamos pelo Parque de Itatiaia na divisa Minas Rio.
Esse custo foi para uma Land Rover Defender noventinha com 3 pessoas dentro.
Diesel + trocas de óleo+ hotéis + refeições+ entradas em parques.
Se for fazer a viagem com duas pessoas apenas no carro, creio que o custo deve cair uns 20%.
Lembrando que a viagem foi barata pois além do nosso carro, outras 2 defenders foram juntas. Então algumas noites alugamos chalés de 4 quartos onde todos dormiam nessa mesma casa, como uma grande família que somos. Isso ajudou e muito a reduzir o custo.
Dos R$9.000 que dividimos por 3 pessoa, creio que uns R$2.200 foram de diesel (lembrar que o diesel aumentou bastante esse ano).
As outras expedições que fizemos também saiu por volta disso.
Segue fotos e mapa da última viagem pra Patagônia. Qualquer dúvida, só perguntar.
Expedição Patagônia 2012 Carretera Austral / Expedição Atacama 2011 / Expedição Uruguai Argentina 2010 (http://www.flickr.com/photos/57883004@N03/sets/72157629565609729/)
Flickr: Galeria de Marcel Cambraia Lippelt MG (http://www.flickr.com/photos/57883004@N03/)
Abraço

Beleza , agora vamos ao que interessa rsrsrs qual o custo mais ou menos de uma expedição como essa ?? além do mais vejo algumas empresas de turismo nesse setor cobrando algo em torno de 10 a 12 mil dólares por carro com dois passageiros . Eu sei q a hospedagem mais confortável deve ter influenciado em muito o valor dessa expedição . Mas alguém poderia me passar outras estimas tipo qtos lugares conheceu e por qto saiu ?? Ainda penso em fazer uma expedição dessas ,mas 20 mil reais pra duas pessoas não dá né galera aí quebra a firma rsrsrs

Fernando608
21/12/2012, 13:18
Preá , volto a ficar animado além do mais 9.000 reais pra 3 ficou muito barato é o tipo de despesa que cabe no meu orçamento rsrsrsrs vi muitas fotos suas acabei de adquirir uma land ano 2000 e estarei fazendo os check ups devidos , não animo a fazer esse tipo de viagem sozinho se vc precisar de mais um carro para esses tipo de expedições pode contar comigo . Sou de brasília e na realidade eu curto mais expedições do que trilha . Trilha só serve pra surrar o carro rsrsrs prefiro fazer trilhas de moutain bike . E valeu pelas informações um abraço

Miecz
21/12/2012, 15:42
Meu amigo, as suas fotos estão demais!!!
Dá até vontade de largar tudo e cair na estrada.
Abçs

fertag
22/12/2012, 22:02
Olá, Preá4x4!
Parabéns pelas belas fotos !
Uma pergunta : Algumas fotos mostram casas arruinadas e, aparentemente, com cinzas em volta e em seu interior. Isso é em Chaiten, junto ao Pacífico (Chile) ? Ou ... Onde ?
Gratos pela atenção.
Abs a todos.

Preá 4x4
22/12/2012, 23:28
Valeu Fernando/ Miecz! Quando for fazer alguma viagem é só falar. E precisando de informação pra essa viagem, chame aqui.
Olá Fertag. É sim Chaitén. Nesse ponto embarcamos o carro em um ferry e seguimos para Puerto Mont, mas dá pra ir também para Chiloé se preferir.
Vale a pena parar na vila e dar uma caminhada pelo que restou da cidade, conversar com os poucos locais que resistiram e entender melhor como foi tudo. Lembro de ter jantado em um restaurante bem simples (tipo dona Florinda do Chaves) perto da Autoridade Marítima da vila. Salmão e vinho por um excelente preço por toda a região.
Segue coordenada. Abraço

WGS84 (http://en.wikipedia.org/wiki/World_Geodetic_System)
42° 55′ 0″ S, 72° 42′ 0″ W
-42.916667, -72.7

Eder Bonesi
04/01/2013, 18:27
o Vinicius aqui do fórum foi de defender com guincho e quebra-mato (cruzei com eles na ruta 5) e não tiveram problema algum, e está indo de novo agora dia 7/12 com o Tadeu tambem equipado com defender com guincho!

Grande Ique, tudo certinho em 2013? Respondendo ao tema do colega Martins, confirmo que cruzamos a Argentina, na volta de Macho Pitchu e Atacama, até Foz do iguaçú, sem problemas.

Na época, estava com a 110, 2 farois Hella 1000 no quebra-mato, 2 farois MicroHella no bagagueiro e o poderoso XP Warn instalado e aparente. No parachoque original.
Fui parado por policiais rodoviários no Perú e na Argentina. O único interesse dos policiais era para saber o destino final e desejar boa viagem.
Se eu tiver a oportunidade de repetir a ida aos países vizinhos, iria equipado.
Sonhando com a minha sexta Defender...deixo um grande abraço.

Marcos Martins
07/01/2013, 20:34
Eder,

Obrigado pela informações, não irei desmontar nada então, irei com guincho e quebra mato.

Um abraço,

Marcos Martins

Denes
10/01/2017, 17:22
Amigos do 4x4 BOM DIA a todos! Reativando o tópico, pois já se passaram cinco anos do último post, gostaria de saber como está hoje em dia,o comportamento das PULIÇAS. Peço ajuda aos companheiros, pois não encontrei nenhuma referência, somente a citação de um problema aos que viajam à Patagônia e sinceramente, está me incomodando muito.Vi em posts anteriores a menção que na Argentina, não sei se Uruguai e Chile a situação se repete, que é PROIBIDO nestes países o guincho, quebra mato,ou a ponta do engate ultrapassar os limites dos para-choques. Amigos como fica nossa situação? È proibido baseado em qual legislação deles? Alguém que foi multado, sabe em qual artigo eles se baseiam? Pois, dá uma trabalheira danada, pesquisei muito e não encontrei nada! Como os 4x4 dos companheiros viajaram? Falaram de multa de R$2700,00 no ano de 2015! Se algum amigo puder esclarecer ajudaria muito todos nós. Obrigado !

DanielAGC
04/02/2017, 17:24
Olá Fernando,
Respondendo sua pergunta, a expedição que fizemos em dez 2011/jan 2012, ficou em aproximadamente R$9.000.
Foram 30 dias de Patagônia com ida pela costa atlântica e retorno pelo Pacífico até voltar para Minas Gerais. 12 mil km.
Fizemos Punta Tombo, Perito Moreno (Trekking no gelo), El Chaitén ( Trekking Laguna de Los Tres) e Bariloche na Argentina além da Carretera Austral (Chaltén com ferry até Puerto Mont) e Torres del Paine (Trekking até base do Cerro Torre) no Chile. Cruzamos também o Uruguai e na volta ainda passamos pelo Parque de Itatiaia na divisa Minas Rio.
Esse custo foi para uma Land Rover Defender noventinha com 3 pessoas dentro.
Diesel + trocas de óleo+ hotéis + refeições+ entradas em parques.
Se for fazer a viagem com duas pessoas apenas no carro, creio que o custo deve cair uns 20%.
Lembrando que a viagem foi barata pois além do nosso carro, outras 2 defenders foram juntas. Então algumas noites alugamos chalés de 4 quartos onde todos dormiam nessa mesma casa, como uma grande família que somos. Isso ajudou e muito a reduzir o custo.
Dos R$9.000 que dividimos por 3 pessoa, creio que uns R$2.200 foram de diesel (lembrar que o diesel aumentou bastante esse ano).
As outras expedições que fizemos também saiu por volta disso.
Segue fotos e mapa da última viagem pra Patagônia. Qualquer dúvida, só perguntar.
Expedição Patagônia 2012 Carretera Austral / Expedição Atacama 2011 / Expedição Uruguai Argentina 2010 (http://www.flickr.com/photos/57883004@N03/sets/72157629565609729/)
Flickr: Galeria de Marcel Cambraia Lippelt MG (http://www.flickr.com/photos/57883004@N03/)
Abraço

Que maravilha... além de bom Landeiro é ótimo fotógrafo!! Parabéns pelas viagens e as fotos! Sensacionais!

Denes
06/02/2017, 02:31
Lindas fotos Daniel AGC! Parabéns! Melhor que as fotos com certeza foi vivencia-las. Como foi o tempo? Pegaram chuva/frio? A puliça hermana não implicou com o estepe ultrapassando o para-choque traseiro ou com a Land que estava com o bumper/suporte dos faróis milha, a mesma que está com barraca de teto, chegou a usa-la, pois vou com uma também? Obrigado.

Hugo4x4
06/02/2017, 15:48
Denes

Veja o que diz o artigo 48, alínea y) da lei de trânsito Argentina Número 24.449:
“Está prohibido circular con vehículos que posean defensas delanteras y/o traseras, enganches sobresalientes, o cualquier otro elemento que, excediendo los límites de los paragolpes o laterales de la carrocería, pueden ser potencialmente peligrosos para el resto de los usuarios de la vía pública.”

francaclayton
06/02/2017, 21:36
E como fica as viaturas com os guinchos e os rabichos....????
[]

Denes

Veja o que diz o artigo 48, alínea y) da lei de trânsito Argentina Número 24.449:
“Está prohibido circular con vehículos que posean defensas delanteras y/o traseras, enganches sobresalientes, o cualquier otro elemento que, excediendo los límites de los paragolpes o laterales de la carrocería, pueden ser potencialmente peligrosos para el resto de los usuarios de la vía pública.”