PDA

Ver Versão Completa : Band 89 sem reduzida ?



ssmj72
01/12/2012, 22:43
Saudações senhores!
Tenho um band 89 longa e no painel e tem a alavanca do 4x4 mas acho que não tem reduzida. Pelo menos a alavanca só vai para frente e para traz e o esquema no painel só diz isso mesmo.
Como, um dia, pretendo colocar um guincho mecâncio Eckron , gostaria de saber se preciso ter reduzida para instaler ele .
Muito obrigado!

Kim
01/12/2012, 23:15
Sim, é isso mesmo!

As Band sairam 4m + 4x4, depois, nos anos 80 (não sei precisar), saíram as 4m + 4x4 + red., depois as 5m.

junior888
02/12/2012, 00:15
toda band a partir de 82 tem reduzida e caixa sincronizada...

AlexandreStudart
02/12/2012, 09:16
O meu é 83, tem 4x4 + redução.

Casa da transmissão4x4
02/12/2012, 09:22
Saudações senhores!
Tenho um band 89 longa e no painel e tem a alavanca do 4x4 mas acho que não tem reduzida. Pelo menos a alavanca só vai para frente e para traz e o esquema no painel só diz isso mesmo.
Como, um dia, pretendo colocar um guincho mecâncio Eckron , gostaria de saber se preciso ter reduzida para instaler ele .
Muito obrigado!

Estranho, era para ter reduzida, verifica se o cardam que sai para a traseira fica bem no rumo do câmbio ou se fica no mesmo rumo do cardam dianteiro !

ssmj72
02/12/2012, 12:39
Estranho, era para ter reduzida, verifica se o cardam que sai para a traseira fica bem no rumo do câmbio ou se fica no mesmo rumo do cardam dianteiro !

Os cardans trazeiro e dianteiro ficam no mesmo rumo.

junior888
02/12/2012, 12:42
então tem reduzida :concordo:

Fband
02/12/2012, 12:58
Puxando a alavanca para tras você engata a 4x4.
E levando a alavanca para a direita você engata a reduzida.
Faça isso com o pé na embreagem e no ponto morto.

Abraço

ssmj72
02/12/2012, 14:08
Puxando a alavanca para tras você engata a 4x4.
E levando a alavanca para a direita você engata a reduzida.
Faça isso com o pé na embreagem e no ponto morto.

Abraço
Fiz isso e alavanca deu sinal que atracou sim, mas não ví nenhuma diferença no funcionamento do carro. Primeiro, com a reduzida atracada, soltei lentamente a embreagem em ponto morto e o carro continou parado, aí engatei uma primeira e uma ré, mas tudo me pareceu igual ao que estava antes ( não notei o carro "mais lento" ou "reduzido"). A reduzida deve funcionar com o câmbio normal engatado em primeira ou em ponto morto ? Teve até um ponto no meio do curso da alavanca da reduzida, em que o carro ignorava as marchas que eu engatava, mas foi só isso, não se moveu.
P.S. Desculpem as perguntas iniciantes, mas é que uso o carro todo o dia só para trabalhar e , uma vez ou outra,e, quando pego uma trilha nunca nem prestei atenção o lance da reduzida.

Fband
02/12/2012, 14:17
Seguinte,
Quando pareceu que a Band estava em ponto morto mesmo com a primeira engata, significa que a reduzida ainda não engatou.
Tem que levar a alavanca tudo para a direita, as vezes pode não entrar, mas daí você vai um pouco pra frente ou pra tras e a reduzida já fica mais facil pra engatar.
Depois de engatada a reduzida, coloca a primeira e daí você vai sentir que ela está bem reduzida obviamente. Mesmo acelerando a band parece que ela não sai do lugar !

Abraço

ssmj72
02/12/2012, 14:25
Valeu mesmo pessoal, agora sei que tenho um Band com reduzida . Vou lá testar e dpois posto o resultado aqui.
Obrigado a todos.

junior888
02/12/2012, 14:28
quando ela "ignorava" as marchas, estava no neutro, para engatar a reduzida, vc chega no neutro, e empurra um pouco mais a direita...

ssmj72
02/12/2012, 14:49
Não estava conseguindo observar diferença de velocidade na 1ª marcha, é que está chovendo e o carro tá na garagem ( tenho que cuidar bem dela, ré,ré). Aí fiz o seguinte : resolvi engatar a reduzida e tentar partir com e Band em 4ª, então ela partiu na boa, ou seja, está mais forte com reduzida engatada . Depois tentei partir em 4ª sem reduzida e ela não conseguiu. Conclusão : Reduzida está ok !
Sei que não se deve fazer isso pq estraga e embreagem, mas foi só pra verificar a reduzida mesmo.
O teste que fiz procede ? Minha conclusão está certa ?

Fband
02/12/2012, 16:19
Acho que está certo sim !!
Na trilha deixo só na reduzida e fico cambiando em segunda e terceira, e quando preciso de marcha pra reduzir sempre tenho a primeira...
Testa amanha na estrada pra confirmar mesmo !

Abraço

felix
04/12/2012, 19:02
ssmt,
toda band a partir do segundo semestre de 1981 possui sistema de caixa sincronizada com reduzida.
vc correu grande risco de quebrar alguma coisa no cambio/sistema de reduzida quando engatou a reduzida e saiu com a viatura em 4 marcha,o limite para velocidade com a reduzida é em torno de 40km,e com o 4x4 maximo de 60km.
reduzida é uma coisa,engatar a traçao é outra,reduzida e velocidade nao combina,
4x4 para estrada de terra,batida,piso com cascalho,situação em que a viatura possa sofrer algum tipo de derrapagem.
reduzida,pra situação de reboque,transpor algum obstaculo/atoleiro por exemplo,ou subida ingreme,ou descida tambem para aliviar o sistema de freio.
procure tirar o maximo de proveito do sistema de tração da sua viatura,trabalhando de forma adequada as quebras sao evitadas.

hercilio.neto
05/12/2012, 17:32
Voce reconhece um Bandeirante sem reduzida olhado a bola do diferencial traseiro. Sem reduzida, a bola fica no centro no eixo.
Talvez não esteja entrando porque a alavanca está pegando na tampa. Tem que levar a alanca toda à direita.

ssmj72
05/12/2012, 20:50
Nossa! Testei a reduzida numa espécie de pista off-road que tem aqui perto de casa. O carro ficou um monstro ! Tinha obstáculos que antes eu não conseguia transpor de forma nenhuma e depois da reduzida passou fácil,fácil . Na verdade ela até está entrando de primeira, eu é que não estava identificando isso. Obrigadão mesmo a todos pelas dicas e grande ajuda, vocês ajudaram bastante. Obrigadão mesmo !

hercilio.neto
05/12/2012, 23:15
O Bandeirante tem um torque impressionante. Sobe rampas muito íngremes praticamente na marcha lenta. Quando está engatada a reduzida o danado sempre segue em frente, por isso a propaganda dizia "Nada pára um Toyota Bandeirante"... tó-tó-tó-tó...
PS: Uma piada (injusta?) complementava o slogan "nem os freios".

Dimasi
07/12/2012, 11:07
Quando se esquece que tá na reduzida e arranca em 1a, a Band dá um pulo que vc cai do banco hahahaha. Quando saio com o carro de plástico, deixo ele morrer toda hora, já desacostumei de ter que acelerar para sair...

ssmj72
07/12/2012, 20:20
Partida em primeira+reduzida é um coice mesmo.