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Ver Versão Completa : diferencial curto e cambio longo x diferencial longo e cambio curto



mauriciocsf
01/12/2012, 18:49
bom pessoal, qual a vantagem de um e de outro? sei que um compensa o outro, sei que dependem um do outro, que multiplicados junto com o torque do motor dao a força do carro. mas citando 2 exemplos, frontier e l200 triton.

frontier tem diferencial mais alongado e cambio curto, ja a triton tem diferencial curto e cambio "alongado"(nao tao curto em relaçao a frontier).

e ai, qual a vantagem do diferencial curto x diferencial alongado junto com o cambio.

frontier

Relação das marchas
1a marcha - 4,632
2a marcha - 2,705
3a marcha - 1,747
4a marcha - 1,291
5a marcha - 1,000
6a marcha - 0,827
Ré - 4,260
Redução do diferencial 3,632

triton



Relação das marchas
1a marcha - 4,313
2a marcha - 2,230
3a marcha - 1,436
4a marcha - 1,000
5a marcha - 0,788
Ré - 4,220
Redução do diferencial 4,100


multiplicando a da frontier tem mais torque, mas a questao é a vantagem de se usar o que ja tem no titulo.

Desnickadu
01/12/2012, 20:38
Tudo depende do escalonamento e do motor, MAS, se vc tiver o mesmo motor e caixas/diferenciais simetricos, o resultado final será o mesmo.

se somando a caixa e o diferencial vc tiver, por exemplo, 6:1 de redução, pouco importa o caminho que usou pra chegar nisso, a rotação do motor e a rotação da roda serão as mesmas.

Então o que muda é o conjunto todo, desde o motor até os pneus.

Não tem um bom e outro ruim, tudo depende do conjunto.

mauriciocsf
01/12/2012, 22:32
Tudo depende do escalonamento e do motor, MAS, se vc tiver o mesmo motor e caixas/diferenciais simetricos, o resultado final será o mesmo.

se somando a caixa e o diferencial vc tiver, por exemplo, 6:1 de redução, pouco importa o caminho que usou pra chegar nisso, a rotação do motor e a rotação da roda serão as mesmas.

Então o que muda é o conjunto todo, desde o motor até os pneus.

Não tem um bom e outro ruim, tudo depende do conjunto.
bom amigo, a minha duvida é essa mesmo, sera que o caminho nao importa mesmo? tipo usar um cambio de relaçao 3 e um diferencial de 2 ou um cambio 2 e diferencial 3??? e como que vc fez essa tabela, qual site ou programa vc utilizou, achei bem interessante apesar de nao ter olhado ainda.

TCHEIGOR
02/12/2012, 00:35
o caminho importa sim, não podemos exagerar para um lado nem para o outro, e pela visão de quem projeta, o esforço tem que ser distribuído de acordo com a resistência (ou durabilidade) de cada componente da transmissão, então com certeza o projeto é feito pelo custo benefício. a relação é definida para que o esforço seja distribuído entre o câmbio e o diferencial sem que nenhum dos dois tenha que ser de titânio ou adamantium hehehe, além, é claro de respeitar a faixa de giro do motor e extrair o melhor dele.

TCHEIGOR
02/12/2012, 00:37
completando!
mas na teoria está correto, conjuntos diferentas podem ter o mesmo resultado final, o que vai mudar é digamos assim o 'ponto fraco'.

Desnickadu
02/12/2012, 12:07
A tabela é um excel, vou ver se consigo subir no 4shared, minha internet ta MUITO RUIM!



e ao cambio, o diferencial é usado como multiplicador de torque para que as engrenagens do cambio não fiquem gigantes.

Assim, em vez de fazer uma redução de 8,2:1 [1ª marcha da frontier], vc faz uma de 4,6 e outra de 3,6. Isso vai de encontro ao que o colega falou acima, vc reduz o esforço no conjunto todo ao fazer as coisas mais devagares, porem no final a torção será a mesma, vc muda somente o esforço das engrenagens e seus respectivos eixos e suportes.



PS.: Ta aí o link da tabela: calculo_de_transmissao.xls - 4shared.com - online file sharing and storage - download (http://www.4shared.com/office/LqnP4rsW/calculo_de_transmissao.html)