Conectar

Ver Versão Completa : jeep OHC álcool será que bateu o motor?

calhiandro
30/11/2012, 20:52
E ai Galera, pessoal estou com problemas, estou precisando da ajuda de vocês. É o seguinte sexta-feira passada fui fazer um passeiozinho com meu jeep é um jeep ohc 2.3 álcool original com módulo da motorspice, fui subir uma ladeira e no meio da ladeira o carro começou a falhar como se estivesse somente com três cilindros, ele manteve a lenta mais depois apagou e não pegou mais, notei que ao tentar dar a partida quando tirei a mangueira do suspiro estava saindo muita fumaça, como nunca tinha antes.Será que bateu o motor? a luz da pressão do óleo não acendeu, e não dava nenhum sinal que ia bater ou falhar. No caso de ter danificado algum pistão onde encontrar pistões e anéis para esse motor álcool? O que eu faço? Estou meio que desesperado por que sei que é quase impossível achar pistões álcool para esse motor. Tem pistão de outro carro que dê?

abaixo o vídeo do motor quando começou a falhar

Motor do jeep 2.3 ohc álcool quebrando - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=_8-svhKueFQ&feature=youtu.be)

acho que começa a falhar no tempo 20 22 segundos

Aguardo anciosamente,

Fabiano Willys CJ5 1959
30/11/2012, 21:52
Cahiandro.

Deu uma verificada no carburador ? Pode estar afogando ou entupido.
Caso contrário, conversa com o Sérgio, pois vi que vc tem um DIS instalado.

FVL

calhiandro
30/11/2012, 22:21
O carburador, foi limpo há umas duas semanas. Estranho que ao tentar dar partida ficar pesando como se alguma coisa estivesse quebrada dentro do motor. O estranho é que sai muita fumaça do suspiro do motor.

rodrigo.hoffman
01/12/2012, 00:30
O carburador, foi limpo há umas duas semanas. Estranho que ao tentar dar partida ficar pesando como se alguma coisa estivesse quebrada dentro do motor. O estranho é que sai muita fumaça do suspiro do motor.

Cara

De longe e muito dificil dar palpite, mas nao parece ter batido o motor..

Umas perguntas:

1 - Qual e essa mangueiro do respiro (suspiro é doce, hehehe) que vc fala?
2 - O sistema de ignição antigo ainda ta instalado?
3 - Tem a valvula de PVC?

[ ]´s

chinelao4x4
01/12/2012, 10:11
fumaça saindo da tampa de valvulas ! o meu estava assim , mais não falhava , só qud a vela sujava , então, da uma ligada no jeep e vai por cabo de vela , retira um cabo e ve se falha mais ainda, poe de volta e vai pro outro cabo, se algum cabo não mudar a lenta , retira essa vela e verifica se ta com oleo , provavelmente deve de ta, isso é aneis , ou retentor de valvula .

os pistões e aneis o motorpepe tem do alcool , só STD ,porem forjado , se for abrir o ohc, não faça meia boca , o meu fiz inteiro , de ponta a ponta , aproveitei e coloquei comando mais bravo , retritei o virabrequim , etc... total com embreagem e não de obra 6.7k.

abrçs

edgar
01/12/2012, 10:25
Como esta a correia dentada ? talvez primeiro pula uns dentes, começa a falhar e esquenta(por isso a fumaça)
Depois de perder mais alguns dentes sai do ponto e não liga mais.
A unica coisa não fecha é o motor pesado...normalmente qdo a correia estraga o motor fica leve, mas pode ser que ela não chegou a arrebentar.

calhiandro
01/12/2012, 10:46
Rodrigo a mangueira é a que vai para a mufla do carburador, sim o sistema pvc esta isolado o antigo dono isolou tanto a valvula como fechou a admissão. Edgar a correia dentada foi trocada em janeiro desse ano, juntamente com o esticador. Estou achando que deve ser aneis ou retentor de válvulas, tuchos e molas quebradas, por ai. Ainda não verifiquei as velas. Vou dar uma olhada.

retorno com mais noticias

rodrigo.hoffman
01/12/2012, 11:54
Rodrigo a mangueira é a que vai para a mufla do carburador, sim o sistema pvc esta isolado o antigo dono isolou tanto a valvula como fechou a admissão. Edgar a correia dentada foi trocada em janeiro desse ano, juntamente com o esticador. Estou achando que deve ser aneis ou retentor de válvulas, tuchos e molas quebradas, por ai. Ainda não verifiquei as velas. Vou dar uma olhada.

retorno com mais noticias

Bom..

Primeiro tira esse isolamento que o cara fez na pvc e deixa ela aberta. Vira a mangueira pra baixo e deixa ela la aberta .. A admissão ali perto do pe do carbura tem que vedar.. Ai provavelmente a fumaça vai diminuir muito .. Pq isolada deve estar dando pressao dentro do cartes, por isso da fumaça excessiva pela tampa de valvulas.

Tem o sistema de ignição dele antigo sainda funcionando? Faz um teste com ele antes de ficar pensando em abrir motor, essas coisas.

Tb desconfio das velas.. Ou pode ter saido de ponto..

Ta pesado pra dar na partida??

[ ]´s

calhiandro
01/12/2012, 17:25
Acabei de retirar as velas e estavam meladas de óleo principalmente as velas do 1º e 4º cilindro. E também não consigo dar a partida, o solo é bom ameaça pegar, mas funciona.

Fabiano Willys CJ5 1959
03/12/2012, 22:30
Calhiandro.

Se tiver velas encharcadas, não irá funcionar, porém certifique-se que se trata de óleo mesmo.
Se for óleo pode ser os anéis, devido à fumaça (contrapressão ) que sai da mangueira ou então a junta do cabeçote queimada e ainda retentor de válvulas ressecado.
Tenta levar num meca para medir a pressão de compressão dos cilindros, nao tem valor especifico porém este valor tem que ficar muito prox. um do o outro para que estejam conforme.
Como vc tá com o DIS, não era pra ter problema de naõ querer funcionar, isso só ocorre neste motor quando ta original - distribuidor.

Sobre o ruído que vc comenta, infelizmente no vídeo não dá pra perceber.

calhiandro
04/12/2012, 09:48
Calhiandro.

Se tiver velas encharcadas, não irá funcionar, porém certifique-se que se trata de óleo mesmo.
Se for óleo pode ser os anéis, devido à fumaça (contrapressão ) que sai da mangueira ou então a junta do cabeçote queimada e ainda retentor de válvulas ressecado.
Tenta levar num meca para medir a pressão de compressão dos cilindros, nao tem valor especifico porém este valor tem que ficar muito prox. um do o outro para que estejam conforme.
Como vc tá com o DIS, não era pra ter problema de naõ querer funcionar, isso só ocorre neste motor quando ta original - distribuidor.

Sobre o ruído que vc comenta, infelizmente no vídeo não dá pra perceber.

Fabiano, o barulho metalico foi depois quando parei o carro e ele ficou em marcha lenta. Confirmo que as velas estavam meladas de óleo, mas troquei as velas por umas que eu tinha e mesmo assim não pegou, a partida esta estranha como se tivesse alguma coisa quebrada no motor, fica pesando. Se for os anéis onde vou arranjar anéis para esse motor ohc álcool? Parece que não fabrica mais pistões para ele. Você sabe dizer se os anéis dos pistões a gasolina serve nos pistões a álcool?

Sobre a junta queimada, quando ela queima, o óleo fica cheio de água né? Eu puxei a vareta de óleo esta normal sem presença de água.

vlww grande abraço

Fabiano Willys CJ5 1959
04/12/2012, 23:16
Seguem algumas obs:

O barulho metálico foi depois quando parei o carro e ele ficou em marcha lenta.
=> pode ser quebra de anel, furo no pistão e sobre o ruido e motor pesado, ainda teria hipotese de calço hidraulico, que ocasionou torção da biela. Por isso te indiquei que fizesse o teste de compressão em cada um dos cilindros.

Confirmo que as velas estavam meladas de óleo, mas troquei as velas por umas que eu tinha e mesmo assim não pegou,
A partida esta estranha como se tivesse alguma coisa quebrada no motor, fica pesando. => Pode ter dado pau no DIS e ele mudou o ponto o de igniçao e o ruido pode ser batida de pino, porém no alcool não era pra acontecer. Teria que voltar com o sistema a distribuidor pra ver o que acontece.

Se for os anéis onde vou arranjar anéis para esse motor ohc álcool? Parece que não fabrica mais pistões para ele. Você sabe dizer se os anéis dos pistões a gasolina serve nos pistões a álcool? => 1º seria bom analisar bem o caso antes de sair desmontando e trocando peças. Sobre os aneis, se tiverem a mesma medida (espessura x diam) vai funcionar, porém não seria indicado pois não tem o tratamento necessário para suportar a abrasividade do álcool pós queima.

Sobre a junta queimada, quando ela queima, o óleo fica cheio de água né? => Nem sempre, depende de onde queimou, pode so aumentar a contrapressão.

Vamos aguardar que os demais companheiros tbem expressem suas opiniões !!

calhiandro
17/12/2012, 21:32
Salve galera, finalmente descobri o que era o problema. Foi motor mesmo, abrimos o motor e tchan tchan a junta queimou entre o 3 e o 4 cilindro. Estranho que a temperatura nunca passou dos 85 graus de temperatura, medidor da cronomac. O aquecimento danificou as válvulas ,os pistões estão intactos, medida std vai dar para aproveitá-los, graças a Deus meu medo maior era os pistões já que não fabricam mais, então a lista de peças que vou substituir: jogo de aneis de segmento, valvulas de admissão e escape, jogo de juntas completo do motor incluindo os retentores de válvulas, bronzinas de mancal e de biela(falta desmontar a parte de baixo do motor para vê que medida é para eu poder comprar),retentores traseiro e dianteiro, fora serviço de plaina que deve ser feito no cabeçote. Agora o que me intriga é como esse motor deu esse superaquecimento? Eu me queixo que foi depois que coloquei válvula termostática, coloquei a do chevette à alcool cabe certinho, não acusou nada no termômetro, o mecânico ficou de investigar o que causou o superaquecimento.

Valeu grande abraço