Ver Versão Completa : Ar condicionado Samurai
Daniel Engelbrecht
01/09/2005, 15:20
Galera, estou precisando de uma ajuda para reparar o ar condicionado do samurai. Existe uma caixa transistorizada (caixa de plástico com um chip dentro), ligada ao botão no painel (o botão também tem um pequeno chip). Parece que nada funciona, mas tenho a esperança que o problema esteja apenas na caixa. Alguém saberia dizer se é possível fazer a ligação diretamente no botão, sem passar pela caixa?
Será que é possível improvisar o sistema de algum veículo nacional, como o gol? Descobri que o botão do ar condicionado do gol cabe exatamente no buraco do painel do samurai. Será que daria certo?
o melhor que vc tem a fazer e levar numa oficina especializada em ar condiconado.. certamente eles darao uma solucao...
T+
Daniel Engelbrecht
01/09/2005, 20:59
Pois é, mas não foi muito bem isso que aconteceu. O cara disse que nem a caixa transistorizada nem o botão funcionavam, que não tinha como arrumar e aí tirou tudo e disse que ia fazer uma ligação direta colocando um daqueles botões tic tac (acho que é assim que se chama). Assim é fácil... :stop: :stop:
To querendo consertar direito. Pra fazer uma porcaria, eu mesmo faço. :evil:
marcelovds
02/09/2005, 09:23
As vezes não enxergamos algo simples.
Se já fez, desculpe, mas vale a pena lembrar: você mudou a alavanca para "re-circulação" de ar (alavanca voltada para a esquerda e não para a direita que seleciona entrada de ar externo?
Fabiano Afonseca
02/09/2005, 09:53
Daniel...
Tbm tive um problema recente com o ar do Samuca.
Aparentemente era o botão q não funcionava, parecia estar com mal contato. Pq as vezes rolava, ás vezes não.
Eu fui numa oficina q o cara falaou q tava sem gas, além do mal contato.
Ele deu carga, saí de lá funcionando, mas depois de um tempo voltou o mesmo problema.
Ontem fui numa outra oficina (na Av Politécnica) q o cara desvendou o mistério.
Tinha um caninho de metal q estava quebrado na curva, segundo ele por causa da trepidação do Samuca.
E por esse buraco, estava vazando todo o gás!
Agora ele está fazendo um cano novo reforçado pra evitar q eu tenha problemas novamente...
Ou seja, além de, às vezes o problema ser mais simples do q parece, a gente pode acabar gastando dinheiro sem necessidade... Como numa regarga de gás a toa....
:wink:
Daniel Engelbrecht
02/09/2005, 10:02
O gás eu já conferi. Na mecânica eu dei uma recarga e foi checado se tinha algum vazamento, o que não foi constatado. O problema parece estar mesmo no botão e/ou caixa transistorizada. Pelo menos a caixa estava num estado lamentável quando foi retirada. O que vou tentar agora é fazer uma ponte, ligando diretamente a fiação no botão, pulando a caixa. Ainda não olhei direito para ver. Só sei que chegam três fios ao botão, que se ligam a um chip.
Aliás, é uma incógnita a função dessa caixa, porque o mecânico fez uma ligação direta num botão daqueles toscos e funcionou. :?
Marcelo, acho que o ar funciona tanto em recirculação quanto da outra forma. De qualquer jeito, isso foi tudo testado. :cry:
Maurício Vitara
02/09/2005, 10:26
Pessoal...desculpe off topic
Mas alguém pode indicar algum lugar para recarregar o gás do ar baratinho$$$ aqui em Sampa? :pensativo:
Passem os valores tbm hehehe :concordo:
Periquitooffroad
02/09/2005, 10:32
O defeito mais comum no A/C do Samurai e do Vitara é a quebra do terminal do sensor de temperatura para o A/C. O terminal onde se encaixa o fio parte, partido o A/C não arma pois entende temperatura alta do motor. Quando ele esta com esse defeito a ventoinha do A/C arma assim que liga a ignição, ou seja independente do A/C ligado ele arma direto, ajudando a resfriar o motor em caso de superaquecimento (uma das funções da tal caixinha).
Outra função da caixinha e aumentar a rotação da marcha lenta em 200rpm, isso através do acionamento de uma solenóide. Mais uma função da caixinha e desarmar o A/C quando a pressão do gás cai, isso através de um sensor de pressão localizado geralmente acima do filtro.
Por acaso o botão fica aceso e o A/C não funciona? ou fica apagado?
Fazer a ligação direta também faz perder a função do termostato, que desarma o A/C quando a temperatura no evaporador está baixa e arma quando sobe, isso é mais uma função da caixinha.
Quando a colmeia do evaporador está muito suja e obstruida, o termostato resfria rapidamente e não arma o A/C.
Fabiano Afonseca
02/09/2005, 18:41
Maurício,
tem um cara que o Sérgio da SR me indicou q parece q é muito bom e não é caro.
Eu não sei quanto ele cobra pra dar a carga, mas acho q vale a pena ligar lá...
Pacífico Ar Condicionado - 3768-3786 / 3765-2721
Fica na Av. Escola Politécnica, 4067
Aliás, amnhã eu vou estar lá pra ele colocar o tubo do ar q tinha quebrado e ele ficou de refazer pra mim....
Daniel Engelbrecht
02/09/2005, 20:22
Eu tô ferrado, então. :cry: :cry: :cry: Vou ter que arrumar uma caixinha nova. Ela está ferrada. Mas o pior não é isso. O compressor também já era. :parede: :parede: :parede:
Está igualmente com defeito. Foi levado para uma retifica e o cara disse que não tem as peças necessárias para o conserto. :parede: :cry: Na segunda vou tentar em outras três retíficas, mas começo a perder as esperanças. Já vi que vou ter que colocar um ar novo, não quero nem imaginar o preço, ou ficar sem mesmo. :putz:
Será que usar sem a tal caixinha, ou seja, sem todas aquelas funções, prejudicaria alguma coisa? :(
Periquitooffroad
03/09/2005, 01:01
Para clarear quanto a preço, informo que o compressor do Samurai e um Denso 10p08 igual a de carros 1000 nacionais, não é bicho de sete cabeças.
Para saber se tua "caixinha" é que está com problemas, basta colocar uma funcionando no lugar e ver se funciona.
Outra coisa que poderia dar defeito no ar do Samurai é o fuzivel que vive queimando (abaixo do porta luvas) e os relés ventoinha e compressor que fica parafusados abaixo da bandeja plástica abaixo do porta-luvas. O fuzível mencionado alimenta esses dois relés.
Daniel Engelbrecht
03/09/2005, 15:28
Segunda-feira vai começar o segundo round da luta contra o defeito do ar condicionado. Em relação ao compressor, vai para a retífica. O problema é no pistão. Vou ver ver consigo um usado em bom estado, para não ter que comprar o compressor inteiro.
Estava pensando em levar a caixa transistorizada para um técnico em eletrônica para ele verificar se todos os componentes estão funcionando, mas, de acordo com o que você falou, vou testar primeiro o fuzível e os relés.
Daniel... esqueca seu compressor original... os compressores de gol1000, uno mille, etc... sao praticamente identicos ao original do samurai, e esses vc acha baratinho em desmanches..
T+
Daniel Engelbrecht
06/09/2005, 15:27
É isso que pretendo fazer, Fabil. O cara da oficina desmontou o compressor (a sorte é que o carro anda mesmo sem ele e a correia) e tá vendo alguma retífica que tenha o miolo (pistões etc.) que é o que está moído, para trocar. Se ele não conseguir, vou acabar recorrendo a um desmanche. Comprar novo é dose. Querendo juntar grana para guincho e outras coisas, não dá para ficar gastando com ar condicionado.
A sorte é que pelo menos a caixa transistorizada não está com componentes defeituosos. Tudo funciona lindamente, apenas os contatos estão um pouco oxidados, o que será resolvido com minha lixa. :D
o problema é que apenas lixando vc estará resolvendo temporariamente o mal contato, pois certamente vai oxidar denovo, o certo e lixar, montar e aplicar algum produto anti-oxidante... se bezuntar tudo com vazelina já é uma melhora
Marcelo, acho que o ar funciona tanto em recirculação quanto da outra forma. De qualquer jeito, isso foi tudo testado. :cry:
Daniel, vc já disse que foi testado, mas apenas para constar, no meu Samuka o a/c só funciona com a lavanca em recircular.
Abs,
Elio
Daniel Engelbrecht
08/09/2005, 12:01
Daniel, vc já disse que foi testado, mas apenas para constar, no meu Samuka o a/c só funciona com a lavanca em recircular.
Abs,
Elio
Vou até verificar isso de novo, assim que consertar ou arrumar um compressor novo (porque de fato está destroçado). É estranho porque em qualquer outro carro (pelo menos os que eu já vi) o ar funciona independente de estar na recirculação. Mas nunca se sabe.
LuizCabral
08/09/2005, 15:23
eh verdade que o compressor do samurai eh o mesmo dos carros 1.0 (uno, palio, celta, etc.)
alguem sabe quanto custa um compressor desse novo?
Daniel Engelbrecht
09/09/2005, 11:51
O cara da oficina que levei, aqui no Rio, disse que está em torno de R$ 1.600. Acho muito caro.
Povo... TODOS samurai e vitaras que já ví e tive o A/C só funciona em modo de recirculacao.....
T+
Periquitooffroad
11/09/2005, 23:09
Povo... TODOS samurai e vitaras que já ví e tive o A/C só funciona em modo de recirculacao.....
T+
Vitara funciona ar externo e recirculação.
qual ano/modelo? , pq eu já tive um 93 MT 3D e um 97MT 3D e só funcionam em recirculacao...
e já ví de alguns amigos tb que só funcionam em recirculacao... enfim.. eu nunca ví um vitara que funcione em ar externo...
Periquitooffroad
13/09/2005, 23:39
qual ano/modelo? , pq eu já tive um 93 MT 3D e um 97MT 3D e só funcionam em recirculacao...
e já ví de alguns amigos tb que só funcionam em recirculacao... enfim.. eu nunca ví um vitara que funcione em ar externo...
:discordo: :discordo: :discordo:
Vá lá no Vitara e avalie. :wink:
Grande Manel....
fui no meu vitara 97 e nao funcionava no modo ar externo... como sou curioso demais e depois de vc afirmar categoricamente que funciona nos vitaras, desmontei os controles do A\C e nao é que a alavanca de selecao estava com mau contato?? apos alguns ajustes e o A\C realmente funciona em modo externo!!! :shock:
agora é muita coincidencdia, os dois vitaras que já passaram na minha mao estarem com o mesmo problema... e os de alguns amigos que pude verificar tb...
T+
Daniel Engelbrecht
14/09/2005, 14:35
Pronto. Mais um problema comum em ar condicionados para entrar na lista.
Flavio Miranda
16/09/2005, 10:13
COMUM !!! Bota comum nisso !!! :evil:
O meu Samuca tá doidão com o Ar... :cry:
Se liga o ar-externo o bicho não esfria... :(
Se mudo a alavanca para ar no vidro ou pés somente, não sai o ar pelos lugares devidos... :( :(
O ar quente não funciona... :( :( :(
Tanto faz botar no mais gelado como no menos gelado que fica igual... :cry:
E agora cedo, falando com o auto-elétrico, ele me deixou com outra dúvida que acho que não procede... :pensativo: O ar-condicionado não deve ser usado para esquentar o carro. :o Isso seria o ar quente que viria do calor do radiador... :roll: Aí pergunto.... pra que a parte vermelha na alavanca do controle de temperatura ?! :?:
Pelo menos nos carros de passeio, sempre usei o ar condicionado para esquentar... :?
Esse lugar na Politecnica abre de sábado ?!?!?
Aqui na Zona sul vcs tem alguma indicação ?!?
[ ] s
Periquitooffroad
16/09/2005, 12:31
COMUM !!! Bota comum nisso !!! :evil:
O meu Samuca tá doidão com o Ar... :cry:
Se liga o ar-externo o bicho não esfria... :(
Samurai não funciona com ar externo, só recirculação
Se mudo a alavanca para ar no vidro ou pés somente, não sai o ar pelos lugares devidos... :( :(
Essa alavanca no Samurai é fraca, na verdade você só entorta ela. As manivelas atrás do painel fica todas travadas nas articulações. Tem que lubrificar para funcionarem. No meu caso eu aciono a articulação lado direito do painel central. junto ao CD.
O ar quente não funciona... :( :( :(
Tanto faz botar no mais gelado como no menos gelado que fica igual... :cry:
Ar quente do Samurai só funciona se o ar estiver direcionado para o vidro ou para os pés. Acione a alavanca comentada acima e veja o resultado.
E agora cedo, falando com o auto-elétrico, ele me deixou com outra dúvida que acho que não procede... :pensativo: O ar-condicionado não deve ser usado para esquentar o carro. :o Isso seria o ar quente que viria do calor do radiador... :roll: Aí pergunto.... pra que a parte vermelha na alavanca do controle de temperatura ?! :?:
Pelo menos nos carros de passeio, sempre usei o ar condicionado para esquentar... :?
Na verdade ter ar quente e ar/condicionado lhe dá condição de misturar as temperaturas conseguindo uma temperatura agrádável. No Japão por exemplo, frio pra KCte, a Japonesada deve usar ar quente e olha que o do Samurai esquenta até derreter os pes.
Ar condicionado não serve para esquentar o carro, para isso use um lança chamas.
Flavio Miranda
16/09/2005, 14:20
Periquito,
Não que eu desconfie de vc, :stop: mas que é difícil acreditar que a Suzuki montou um sistema assim, é..!!! :parede: :putz: Se fosse russo, até entenderia... :twisted: É diferente de todos os sistemas de ar-condicionado que eu já vi !!! :o :x
Vou imprimir o seu "manual de instruções" pois não vou conseguir lembrar das combinações para testar... :oops: :lol:
Deixando o Samuca de lado... num carro de passeio.... girar/mover a alavanca da temperatura para o vermelho (quente) com o AC ligado, estraga ?!??! Sempre fiz isso ..... e não precisei de lança chamas... :lol: :lol: :lol: :mrgreen:
[ ]´s e valeu pela ajuda, pois já tava puxando a faca no auto-elétrico... ::P lol:
Daniel Engelbrecht
16/09/2005, 23:13
Samurai não funciona com ar externo, só recirculação
Tinha gente com Vitara também achando isso, mas depois viram que não era. Eu acho estranho só funcionar na recirculação se em qualquer outro carro funciona também no ar externo. Por que montariam um sistema inferior :?:
Enfim, até gostaria de testar, mas por enquanto não vai dar. Tá todo ferrado o compressor do meu, talvez a caixa transistorizada também... uma desgraça cara de se consertar. :parede:
Periquitooffroad
17/09/2005, 00:29
[quote]
Tinha gente com Vitara também achando isso, mas depois viram que não era. Eu acho estranho só funcionar na recirculação se em qualquer outro carro funciona também no ar externo. Por que montariam um sistema inferior :?:
Enfim, até gostaria de testar, mas por enquanto não vai dar. Tá todo ferrado o compressor do meu, talvez a caixa transistorizada também... uma desgraça cara de se consertar. :parede:
Pois é, realmente o A/C do Samurai é inferior. Horário de Sol a pino não Gela, Em marcha lenta não gela. É o mesmo compressor "peba" dos carros 1000. Além disso o Samurai não tem proteção nenhuma quanto a poeira e a entrada de ar externa é bem aberta. Como é um Jipe feito para o barro e estradas de terra, ficaria com o evaporador entupido de poeira sempre.
Pode ter certeza, o projeto do Samurai não é para trânsito Urbano, ele é o Bom e Barato, simples e robusto. Na Índia e paquistão tem de cacetada, até o exército deles tem.
Periquitooffroad
17/09/2005, 00:34
Periquito,
Deixando o Samuca de lado... num carro de passeio.... girar/mover a alavanca da temperatura para o vermelho (quente) com o AC ligado, estraga ?!??! Sempre fiz isso ..... e não precisei de lança chamas... :lol: :lol: :lol: :mrgreen:
[ ]´s e valeu pela ajuda, pois já tava puxando a faca no auto-elétrico... ::P lol:
Não tem problema nenhum puxar a alavanca para o vermelho, através deste artifício vc equilibra a temperatura interna. Vivo fazendo isso. Infelizmente o Samurai é diferente nesse ponto, ou ele é Frio ou é quente.
Já o Vitara tem concepção Urbana, é um Utilitário Esporte. (SUV)
Flavio Miranda
17/09/2005, 01:26
Testei as configurações mas sem o seu Manual, Periquito...
Depois vou fazer a coisa de forma metodica e coloco o resultado no topico.
Por hora, ar frio e quente funcionando e pelas saidas corretas...
[ ]s
Daniel Engelbrecht
17/09/2005, 11:45
Como é um Jipe feito para o barro e estradas de terra, ficaria com o evaporador entupido de poeira sempre.
Pode ter certeza, o projeto do Samurai não é para trânsito Urbano, ele é o Bom e Barato, simples e robusto. Na Índia e paquistão tem de cacetada, até o exército deles tem.
As razões disso que não consigo entender. :| Se o bicho é feito para andar no barro e na poeira, não tem concepção urbana (quanto a essas informações não há dúvida), porque colocaram nele um ar condicionado, se ele vai ficar com o evaporador entupido e funcionar mal :?: Era melhor não ter colocado para baratear um pouco mais, ou colocar uma proteção contra a poeira, que não deve ser nada complicado. Aliás, se um dia for consertar o meu, vou ver essa possibilidade. :palmas:
Daniel...
lembre-se..
samurais foram vendidos nos 4 cantos do mundo inclusive no calor sufocante dos desertos do oriente medio, autraliano etc... pra que um ar condicionado???
e da maneira que el foi projetado ( apenas funcionando em modo de recirculacao) o evaporador fica dentro do habitaculo e com isso é mais dificil de entupir com poeira...
deixa quieto no seu ... dop jeito que está funciona direitinho....
T+
AnBeLuZuK
18/09/2005, 19:17
Caros,
Meu Vitara nao acelera ao ligar o Ar nem desliga o compressor mesmo com o ar super gelado. Acho que a citada caixinha deve estar com defeito ou foi feita ligacao direta pelo antigo proprietario. Alguem poderia me orientar na localizacao desta caixinha ? Ja procurei pra caramba e nao encontrei.
Abracos,
Andre
marcelovds
19/09/2005, 11:56
Eu também equilibro a temperatura movendo a alavanca um pouco para o Vermelho.
As vezes o meu também não liga quando aperto a tecla A/C.
Para funcionar, movo a alavanca de recirculação para lá e para cá. :parede:
Movo também o direcionador de ar tudo para a esquerda ou na segunda posição da esquerda para a direita... :parede:
As vezes mesmo assim não funciona, aí eu mexo as alavancas de novo!! :evil:
Aí acaba ligando.
Preciso de tempo para desmontar e verificar esses contatos das alavancas.
Andre,
No meu Samuka, a caixa fica abaixo do porta-luvas...
Flavio Miranda
19/09/2005, 12:02
Resumo....
Ar condicionado de Samuca é feito pebolim.... tem que ficar mexendo as alavancas para dar certo....!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Coisa de lôco ... :lol:
[ ] s
Daniel Engelbrecht
20/09/2005, 09:25
Meu Vitara nao acelera ao ligar o Ar nem desliga o compressor mesmo com o ar super gelado. Acho que a citada caixinha deve estar com defeito ou foi feita ligacao direta pelo antigo proprietario.
A ligação direta é uma coisa bem provável. Pelo que percebi, a primeira reação dos mecânicos é ignorar tudo e meter uma ligação direta. Foi o que tentaram fazer no meu. Não deu certo pq o compressor tb estava ferrado. :mrgreen:
marcelovds
20/09/2005, 10:46
P.S.: Pebolim também é conhecido como Totó em alguns lugares... heheheheh
AnBeLuZuK
02/10/2005, 11:05
Pessoal, ainda estou com problema no arcondicionado do Vitara. Levei num eletricista e checamos a tal caixinha. O eletricista checou e não encontrou nada errado. Me falou para levar num cara que conheça a injeção do vitara, pois deve ser problema em alguma válvula que acelera o motor qdo o ar é ligado. Alguem sabe onde fica tal válvula. Porra no Haynes nem no Chilton tem nada sobre isso!
Sds,
André
Joao Baeta
08/11/2009, 21:47
:arrow:Povo..... Tópico antigo hein???? :mrgreen:
Há um tempo atras... Eu mandei revisar o compressor do Azul... Tenho outro o de reserva!
E coloquei o gás... Ele esfria um bocado.... E nunca usei o ar até hoje... E voltarei usar o ar condionado... Pois andar nele sem ar aqui no Rio e viajando por aí.. Tô fora!
O compressor.. Qnd liga pelo botao... Ele arma na hora....
Amanha irei verificar melhor e posto aqui...!!!
Levarei o outro compressor...!!!! :concordo:
leo cabral
08/11/2009, 21:57
Joao Baeta,
Verifique principalmente se o trocador de ar embaixo do porta luvas esta rigorasamente limpo , se a válvula termostática esta funcionando perfeitamente e se o eletroventilador esta disparando :concordo::concordo:
Joao Baeta
08/11/2009, 22:44
Joao Baeta,
Verifique principalmente se o trocador de ar embaixo do porta luvas esta rigorasamente limpo , se a válvula termostática esta funcionando perfeitamente e se o eletroventilador esta disparando :concordo::concordo:
:arrow:Td bem... Irei verificar isso amanha!!!
:concordo: