PDA

Ver Versão Completa : Dicas para Pneu Frontiera



Dante
11/11/2003, 18:08
Tenho em meu Jeep pneus frontieira 750 x 16 com calibragem de 25 lb. e tenho encontrdo algumas dificildades para usa-lo na areia pois ele cava muito, gostaria de saber se alguem tem alguma dica para melhorar a performance deste na areia ou realmente é necessario mudar por outro?

Eduardo Chaves
11/11/2003, 20:22
Grande Dante...

Pela experiência de nossos amigos, vc deve inverter a posição do par dianteiro por exemplo...
Desta forma os pneus traseiros iriam ficar no sentido / e os dianteiros no sentido inverso /, melhora sensivelmente o desempenho na areia... :wink:

À propósito, acho que vc tenha conhecido o Jericó, pois importei daí... hehehe...
É um Engesa amarelo com capota de fibra e rodas BBS... Show de bola... :lol:

A foto não está lá essas coisas mas dá pra ver o Jericó...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0030715370e83089da0a3874f91a9d98.jpg

[]'s...

Dante
12/11/2003, 12:55
Carro Eduardo obrigado pela dica da posção dos pneus, mas gostaria de saber se tambem devo mudar a calibragem e para quanto?

Quanto ao seu Engesa creio conhece-lo pois há muitos anos atrás fui á Venezuela com um amigo num Engesa que possivelmente seja este ele era a alcool e lá não tinha o combustivel então colocamos gasolina e o bicho funcionou direitinho.

Um abraço e muita lama

Eduardo Chaves
12/11/2003, 16:43
Falae Dante...

Com certeza poderá utilizar uma pressão mais baixa, mas não muito, pois poderá destalonar, algo em torno de 16 libras... :wink:

Rapaiz... Legal a história... muito bom saber que nas veias do Jericó corre óleo aventureiro, :lol: :lol:
Se tiveres alguma foto em que ele apareça, envie em pvt...

[]'s... :lol:

kge
13/11/2003, 15:13
Tenho em meu Jeep pneus frontieira 750 x 16 com calibragem de 25 lb.

Vizzziiii !!!!

Cê tá trabalhando com empilhadeira é ?!?!? :shock: :shock:
25 Libras é um toco de duro ! :shock:


Coloca 16, no máximo 18 libras. Vai aumentar o contato dos sulcos com o solo. :wink:

Agora ele é bom pra caramba :D . Gasta demais no asfalto :oops: , mas na terra não tem pra ninguém :wink: .... agora reza pra vc não ter que voltar de ré !!! hehehe :shock:
Esse frontieras são muito ruins quando vc tem que dar a ré.

E esse papo de colocar os dianteiros invertidos e tal, o carro não fica nem com tração 100% pra frente nem com tração 100% pra trás... então deixa tudo pra frente e já era.

Sai acelerando !

[]´s.

KGE

Eduardo Chaves
13/11/2003, 15:55
PessoALL,

Dêem uma lida neste tópico de tempos atrás:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=841&start=0

Onde o Giovani relata...
"...É o seguinte: montei assim porque quis! O exército alemão, quando treina seus motoristas, usando os Unimogs, aplica essa técnica! Se os quatro pneus estão montados iguais, os dianteiros fazem a vala para os traseiros cairem dentro, perdendo tração. Outra vantagem (comprovada por mim), é conseguir sair do trilho já feito. Se vc caiu dentro de um trilho, é só girar a direção e acelerar! Ele abre um novo caminho. Andei assim por uns 2 anos...
Na prática: os frontiera não possuem uma "abertura" central na banda de rodagem. Então, em determinadas situações, ele entope de barro! Hoje já existem uns modelos diferentes, abertos no centro da banda, que poderiam ser usados dessa forma. Mas que funciona, funciona!!!
Ah, já ia esquecendo... Pneus direcionais devem ser montados dessa forma. Vejam os traseiros das colheitadeiras! Com ele montado dessa forma, vc faz o seu trilho, leva o jeep como quer. Na montagem "tradicional", se existir um trilho fundo, vc fica dentro dele...
O único inconveniente é se o barro for muito pastoso, de forma que entope a banda de rodagem... Mas se ele solta fácil, vc faz o que quer na trilha!..."

E o Ojaneri completa:
"...Hoje a noite, fui dar um passeio nas dunas com meu Samuca pra ver se o ponto do Carburador dele agora com gicle novo estava bom. Numa subida de duna o carro se negou a subir, mesmo reduzido. Sei que meus pneus Fronteira são horriveis para areia fofa, e como estava fofa.
Ai lembrei do esquema do Giovani, de usar as rodas dianteiras invertidas. Voltei para o posto mais próximo, tirei o macaco e troquei as duas rodas dianteiras, invertendo a direção dos "gomos". Voltei para a areia e que diferença. Subi a duna em 4x4 HIGH. Da água para o vinho.
Realmente é espantoso a diferença que a inversão dos gomos fez, principalmente na areia. E olha que meu Fronteira nao é aquele tradicional pé de galinha, mas um desenho um pouco mais suave (com sulcos mais largos e retos na area de contato com o solo).
Agora só vou andar com os pneus assim..."

[]'s... :wink:

leopoldo
15/11/2003, 07:20
bom dia moçada,
sobre toda essa história de pneus, é o seguinte:

Pneus de estrada: são projetados para dar o máximo de tração no asfalto, portanto seguem o padrão e as variações dos pneus dos carros de passeio.
Se voce quiser andar na lama, ou neve, tem que usar correntes.

Pneus lameiros: MUD, swamper, e suas variantes, são pneus tambem chamados de reação pois (parte do princípio da física (lei de newto) ação e reação) onde para manter o ´jeep em movimento deve-se fazer com que o mesmo gire na lama, cave e jogue a lama longe, assim ele "flutua" na lama e pela reação, quanto mais joga para traz, mais o jeep vai para frente, é como se fosse uma lancha, só que na lama.

Pneus agrícolas : o mesmo princípio que o de cima, só que mais agressivo, porém possuem limitação de velocidade, geralmente escrita na lateral do pneu, (velocidade máxima: 40 km/h, ou menos)

Pneus Dune Buggy, (alguns pneus de avião em jeep), são próprios para areia, pois são largos e lisos - nem pense em usar na chuva.

Pneus Dune Buggy com canaletas: variante do de cima, mas oferecem maior tração em arrancadas - nem pense em usar fora da areia.... no máximo lama e muito aguada.

Ou seja, cada pneu tem sua aplicação, mas como ainda não inventaram um pneu sistema ideal para um jeep, temos as variantes:

swamper / Mud : mistura de agrícola com passeio, e um toque de Dune ...um pouco dos tres com os prós e contra dos tres tambem.

MUD e swampers são muito bons na lama , bons na areia e razoáveis no asfalto (onde gastam muito depressa).

Assim, realmente é difícil tirar proveito de um tipo agrícola na areia,
essa de inverter ajuda mas só na areia, e.....a vida do pneu some, ele não é para isso.

O ideal, para quem tem verba é um tipo para cada situação.

boa sorte