Ver Versão Completa : Jeep Willys - Demora a pegar.
Waldir CM
01/09/2005, 12:23
Olá turma.... :lol:
Sou agora proprietário de um Jeep Willys 1967, que estava parado em uma garagem de fazenda por mais de 5 anos. Levei para uma oficina onde foi feita uma revisão para colocá-lo em condições de rodar. Já rodei algumas vezes com ele dentro da cidade e agora estou percebendo que ele demora a pegar quando fica mais dias sem ser ligado. :?: Isso é normal do Jeep ou há algo que eu possa fazer ou verificar??? Uma outra dúvida é a respeito da alavanca da reduzida que escapa quando o terreno não é muito regular.
Agradeço a quem puder me ajudar e parabenizo a todos pelo espírito de cooperação que existe entre os usuários deste fórum.
[]'s.
Waldir
vnogueira
01/09/2005, 12:52
Waldir,
Quando ficar muito tempo parado experimente dar umas bombadas no acelerador antes de dar a partida, pra injetar um pouco de gasolina...
Uma opção é adaptar injeção eletrônica...mas custa $$$$$ !
Quanto à reduzida, pode ser que precise de uma retífica pra corrigir a engrnagem..
Abraço
Vitor
DougBRSP
01/09/2005, 14:04
Olá Waldir, bem vindo à familia. Quanto a pegar depende de quantos dias a viatura fica parada da temperatura ambiente etc, a minha geralmente após uns 3 dias parada já não pega de primeira o que o Vitor disse funciona, ante de dar a partida dê umas duas ou tres bombadas no acelerador e depois tente ligar, só não bombe demais senão vai acabar afogando.
Isso acontece pq qdo o jeep fica muito tempo parado a gasolina acaba evaporando da cuba do carburador e até chegar gasolina lá denovo demora um pouco mesmo, outra coisa que auxilia é antes de desligar, dar uma bombada no acelerador e virar a chave desligando-o, assim vc o desliga com a cuba mais ou menos cheia, e forma definitiva de resolver é colocando uma bomba de gasolina elétrica (isso considerando que todo o resto está em ordem e esse problema realmente o aborrece).
Quanto a alavanca da reduzida, verifique se ela não está raspando na lataria, ele está com os calços de carroceria originais? estão em bom estado? Geralmente a reduzida desengata devido ao trabalho da carroceria, especialente com calços maiores, as vezes só um pequeno corte na lata, na região da reduzida já resolve o problema.
De resto só alegria, crie um tópico para ele na seção Frota 4x4, parabéns pela aquisição.
[]s
Waldir CM
01/09/2005, 16:55
Vitor e DougBRSP,
Obrigado pela ajuda :idea: e com certeza vou precisar muito da ajuda do grupo.
Conversando com outras pessoas a respeito da reduzida me disseram que pode ser a coifa, já que coloquei uma nova. Vou rodar sem ela para ver se o problema continua, caso continue volto para a oficina para verificar a parte de calços, lataria e engrenagens.
Quanto ao problema da demora ao pegar já percebi duas vezes após o carro ficar parado dois ou três dias. Na revisão troquei a bateria, foi dada uma geral no carburador, filtro de gasolina, etc....
Vamos ver se o problema persiste....
Obrigado.....
Waldir
[]'s :lol:
lucasoffroader
22/07/2006, 11:09
Quando vc for ligar o jipe, experimente dar umas 5 ou 6 bombadas, e qdo for ligar, apenas APOIE o pé no acelerador, sem pisar, pois se vc pisar enquanto estiver tentando fazê-lo pegar ele não pega mesmo. Vc apenas apoia o pé no acelerador e tente fazê-lo pegar. Quando vc ver que ele "pegou", vc acelera apenas para firmar a rotação. Caso vc deixe o motor morrer, apenas dê mais 2 bombadas e faça o msm procedimento da primeira vez. Mas atenção: NÃO ACELERE ENQUANTO VC ESTIVER 'BATENDO' NA CHAVE, OU TENTANDO FAZÊ-LO PEGAR, BLZ??
Espero ter ajudado!!
Abraços
José Augusto
22/07/2006, 18:46
A respeito de o motor "pegar" os colegas já disseram quase tudo, pois esse motor costuma pegar muito fácil e de primeira quando bem regulado e com o carburador está em ordem, tem um colega que as vezes deixa meses sem ligar e quando vai ligar põem os cabos de bateria da uma "cutucadinha" no acelerador, meio pé, e liga assim de primeira.
Agora a reduzida, se não for a coifa de borracha ou lata empurrando a alavanca, e se ela pula fora quando é "forçada" indica folga no sistema ou alguma coisa gasta, tem gente que amarra com "aranhas elásticas" e andam assim por um bom tempo mas o ideal é dar uma olhada antes que o "preju" aumente.
rafarodriguea26
06/02/2020, 01:41
Boa noite, tudo bem?
Adquiri um Jeep wilys 72 do meu avô, lembro que quando mais novo sempre andava com ele e o Jeep pegava normalmente.
Depois de um tempo com a idade meu avô não pode mais dirigir e ele ficou encostado um bom tempo, hoje eu adquiri o Jeep.
Ele possui motor original de 6cc, todas peças originais.
Fiz uma revisão geral nele, troquei óleo, filtro do óleo, velas, cabos de velas, bateria, lâmpadas, condensador, platinado, limpei o tanque, limpei e regulei o carburador, troquei a mangueira de combustível e o filtro de combustível, filtro de ar e a bomba de combustível.
Foi uma boa revisão, mas acontece o seguinte dificilmente ele pega de primeira, preciso ficar bombando no acelerador para ele pegar, e nem sempre é de primeira. Ou em um dos casos colocar gasolina no carburador, ou em algumas vezes não chega nem a pegar.
Isso seria normal? Tem solução?
Obrigado a todos
Walter da Camper
06/02/2020, 12:32
Depende do tempo em que fica parado.
Depois de umas 2 ou 3 semanas é normal o carburador secar (possivelmente pela evaporação da gasolina) e ter dificuldade na partida. Quando tinha jipe e ficava muito tempo sem ligar, tinha que derramar gasolina direto no carburador. Eu cheguei a comprar um reservatório de partida a frio de carro a álcool, com bombinha elétrica, para facilitar esse procedimento, mas acabei vendendo o jipe antes.
Por outro lado, se essa dificuldade acontece com ele parado por poucos dias, pode ser problema no carburador ou no ponto de ignição.
Leonardo Raffi
06/02/2020, 12:36
platinado precisa lixar etal
rafarodriguea26
06/02/2020, 20:59
platinado precisa lixar etal
Mas o platinado é novo, nas faz uma semana que fiz a troca junto com o condensador.
Hoje com muito custo consegui tirar da garagem para dar uma volta. Mas ele está morrendo muito
Sydney66
06/02/2020, 21:49
Boa noite.
Nos dê mais informações. Ele está morrendo muito, mas de que forma, na marcha lenta ou acelerado? Fica muitos dias parados ou liga todo dia? Como foi essa revisão do carburador? Tirou fora e depois reinstalou? Ou apenas abriu a tampa dele sem retirar do lugar?
Mais dados nos ajuda a ajuda-lo.
Abs
rafarodriguea26
06/02/2020, 22:07
Boa noite.
Nos dê mais informações. Ele está morrendo muito, mas de que forma, na marcha lenta ou acelerado? Fica muitos dias parados ou liga todo dia? Como foi essa revisão do carburador? Tirou fora e depois reinstalou? Ou apenas abriu a tampa dele sem retirar do lugar?
Mais dados nos ajuda a ajuda-lo.
Abs
Então consegui ligar ele hoje, depois de várias pisadas no acelerador e tentativas ele ligou. Tirei ele da garagem e fui dar uma volta.
Mas ele morre muito, tanto em marcha lenta como acelerado, andava de primeira devagar e ficava morrendo, fui subindo a marcha e acelerando para ver e ele dava uns trancos e desligava. Só consegui andar com ele acelerado, pisando bem no acelerador.
O carburador foi retirado, foi limpo, trocamos todos os reparos de carburador, platinado, condensador e etc.
Relação do que foi trocado na revisão:
- lâmpadas
- velas
- cabo de velas
- bateria
- cabo de bateria
- reparo carburador
- platinado
- condensador
- filtro de óleo
- troca de óleo
- bomba de combustível
- filtro de combustível
- filtro de ar
- mangueira de combustível
- limpeza de tanque
- limpeza de radiador
Gastei um pouco rs, achei que ele ia ficar zero kkkkkk
Uma coisa que estou achando fora do normal é o combustível que vem do tanque pela mangueira, passa pelo filtro, vai para a bomba e etc.
Fizemos a troca da mangueira e filtro, essa mangueira é um pouco mais grossa que a anterior, e acaba vindo algumas bolhas junto com o combustível, isso pode causar esse problema? Se sim o que devo fazer
Leonardo Raffi
07/02/2020, 09:20
testa com um galão e gasol nova pra ver o resultado
Aristides Jr
07/02/2020, 17:20
Olá rafarodriguea26!
Bem vindo ao forum!
O pessoal aqui entende bastante deste seu Jeep!
Sua revisão foi boa, e substituiu todos itens que costumam trazer problemas.
Minha dica é que alguma coisa está errada na montagem:-
Verifique se algum componente do carburador não ficou desajustado, tipo agulha e bóia, ou mesmo algum dos gicleurs
Outro detalhe, nestes motores são comuns os problemas de ignição, revisa a abertura do platinado, veja se o condensador não está com defeito, aproveita examina a tampa, verifica se o carvão e o martelete estão OK!
Já houve quem relatou problemas ao substituir a bomba de combustível e resolveu afrouxando os parafusos e empurrando a bomba contra a lingueta, e daí apaerta, deste jeito aproxima mais do came (ressalto).
Bolhas são normais no sistema e não atrapalham nada!
A vazão voce pode medir em casa, desliga a mangueira do caburador e insere numa garafa pet, funcione com o que restou o tempo que ele funcionar com o combustível da cuba do carburador deve encher +- 1 litro.
Se for na oficina peça para medir a pressão da bomba, deve ser de 3 lbs (psi) ou 0,2kgf/cm2
Poste aqui o que conseguiu verificar e se resolveu o problema, se puder insere fotos que ajuda.
Abraço Aristides Júnior
Marcos ET
07/02/2020, 21:17
o que devo fazer
kkk amigo, Jeeps são temperamentais! São senhores de certa idade que tem suas “manhas” e manias, mas com o tempo você vai sacar cada um destes detalhes!
Na época do seu avô, a gasolina tinha chumbotetraetila, agora tem 27% de álcool (parabéns, seu jeep agora é FLEX), e isso altera substancialmente o funcionamento do bom e velho BF161.
Quer uma ideia? Troque o sistema de ignição original de platinado/condensador por um kit de ignição Eletrônica (pois é bem provável que seu eletricista não tenha mais encontrado bobina de ignição por platinado e você já esteja usando uma bobina de ignição eletrônica, e ela não se da muito bem com o tempo de ignição do platinado).
Se você quiser manter o sistema original, com platinado, então verifique se está com a bobina certa... e mais, leve seu platinado num ourives e mande ele “banhar a ouro” os Contatos do platinado, assim ele vai durar “para sempre”, sem precisar lixar (so regular folga).
Outra ideia: se tiver que arrumar o carburador, mande niquelar (para proteger da agressividade do álcool na gasolina) ou, como paliativo, use um pouco de óleo dois tempos (bem pouco) pra tentar proteger o carburador com uma película deste óleo.
Por fim, uma coisa que não tem nada a ver com o que você perguntou, mas que é “das antigas” e funciona muito bem é colocar 200ml de fluido refrigerante de corte (popular “óleo solúvel”, aquele negócio que fica branco igual leite quando mistura na água, e que toda retífica ou torneadora usa) na água do radiador... nunca mais vai oxidar e nem vai ferver.
Instale um kit de partida a frio se você deixa o jeep muitos dias parados, pois 5 segundos de injetor ligado (bombeando gasolina para o carburador) força muito menos a bateria do que 40 segundos de motor de arranque... rsrsrs
Grande abraço!!
Sydney66
08/02/2020, 16:16
Prezado Rafa, boa tarde;
Seu jeep vai ficar novo sim e você fez a coisa certa na revisão, o que acho e pela sua descrição do ocorrido, muito estranho o comportamento de falhar na alta e na baixa. Carburador hoje é bicho de sete-cabeças para muitos mecânicos, o seu para o motor BF deve ser o famoso "pé-de-ferro" correto?
Isto para mim está parecendo que está havendo falsas entradas de ar pela base do carburador, isso empobrece a mistura e "mata" o motor.
Retire o carburador, revise as juntas de pé, e reaperte, se ficar com dúvida passe um pouco de silicone industrial nessa junta.
Outra coisa, veja se o eixo da borboleta apresenta folga, não pode ter, qualquer entrada de ar abaixo da borboleta acaba com o funcionamento correto do carburador.
Se conhecer algum mecânico antigo na sua região que ainda mexa com carburadores leve até ele, senão faça você mesmo, a gente aprende sozinho também.
Nos mantenha informados.
[]
rafarodriguea26
02/03/2020, 21:32
Boa noite amigos, tudo bem?
Desculpe a demora, fui viajar e depois que retornei ficou bem corrido com o serviço.
Hoje que tive um tempo acabei desmontando o carburador, já tinha passado em três mecânicos e nada, vi tantos vídeos que achei que não seria impossível de mexer no carburador.
E pela surpresa achei dois problemas, a primeira foi a bengalinha que joga combustível, estava completamente entupida, como vi em um vídeo fiz a limpeza com uma agulha de fogão.
O segundo foi no pistonete (ou pistão de injeção) a cortiça estava praticamente dobrada e se desfazendo, além de não ter a esfera abaixo do pistão.
Amanhã irei fazer a troca dessa peça, limpar com compreensões, gasolina e montar novamente.
Preciso regular alguma coisa antes de montar? Pois vi que ele possui algumas regulagens de boia, ar e etc, mas não sei como são realizadas
E a respeito do pistonete vi que tem alguns modelos que não são de cortiça e sim de borracha, qual me aconselham?
Sydney66
03/03/2020, 19:33
Rafa, boa noite;
Os de cortiça são os mais antigos, originais da época, hoje melhor usar os de borracha.
Com relação ao ajuste da bóia não sei se esse carburador tem, mas monte ele conforme os vídeos, e o parafuso da marcha lenta, (de agulha) que fica na base do pé-de-ferro, aperte ele com cuidado (para não danificar a ponta da agulha) até topar, depois volte 3/4 de volta.
Agora no parafuso da borboleta aperte para abrir um pouco. Dê a partida no motor, ele vai ficar um pouco acelerado, deixe trabalhar um pouco para entrar ne temperatura e vá abrindo o parafuso da borboleta (ela vai fechando) até o motor ratear, quando isso acontecer aperte para abrir a borboleta, o motor ficou redondinho, pronto.
Caso ele frio fique um pouco irregular na lenta até atingir a temperatura abra um pouquinho o parafuso de agulha.
É isso. Vá mexendo e aprendendo com seu guerreiro.
Aristides Jr
04/03/2024, 16:31
Olá Pessoal!
Meu Jeep sempre seca os carburadores, problema de quase todos os Jeeps!!!
Até uma semana parado tudo bem! Mas se forem 10 dias a partida tem que ser longa ou até umas 3 a 4 das normais!
Para evitar isso todas as vezes tirava a mufla e com uma bisnaga de bico fino, enchia os carburadores através do tubo de respiro da cuba!
Desta forma não forçava nada!!! Pegava fácil com 1/2 volta mesmo se a bateria estivesse com pouca carga.
Tudo bem não é tão difícel nem trabalhoso!
Mas como todo Jeepeiro que se preze procurei melhorar, adaptei um mortozinho daqueles universais que serve para água (do para brisas) ou gasolina (partida a frio no alcool). O melhor de tudo foi a simplicidade da adaptação:-
Já possuo instalado o desborbulhador.
Materiais:-
-> motorzinho; R$ 30 já incluído o frete (ML)
-> duas braçadeiras;
-> um pedaço de mangueira;
-> conectores elétrico;
-> Fio;
-> Parafuso de 1/4 algumas porcas e arruelas;
-> Pedaço de cinta de metal aquela perfurada.
Parece muita coisa mas é bem simples, não necessita reservatório nem válvula solenóide!!!!
Meu Jeep é partida no pé! Então liguei o sistema para acioná-lo na posição de partida na chave!
Motorzinho com a cinta + parafuso,
581377
Era assim que estava ligado no tanque, uma saída e outro o retorno do desborbulador;
581378
Fixei o motorzinho num furo que já existia na longarina. Soltei a mangueira que vinha do desborbulhador.
581379
A ligação de combustível ficou assim:- A saída lateral da bomba vai ligada na saída do desborbulhador, e aquele tubinho que é a entrada da bomba, nele liguei um pedaço de mangueira até o tanque.
581380
Nesta foto dá para ver melhor! Ficou assim!
581381
O fio não tenho tirei foto! Foi só trazer lá da chave de partida.
Quando o jeep está funcionando o motorzinho não faz nada!
O retorno de combustível funciona normalmente contra fluxo, sem problema algum! Não há restrição de passagem.
Tem também a vantagem de, em caso de falha da bomba mecânica, de forma emergencial, dá para funcionar e andar e andar com o Jeep.
Gilberto de Souza
07/03/2024, 14:02
as bolhas na mangueira pode ser por causa do filtro de combustivel que náo enche completamente,nos auto carburados é normal,e quanto a marcha lenta e pifando deve ter alguma sujeira no giclê da marcha lenta ou falta regulagem no parafuso da mistura ar× combustivel..
Aristides Jr
25/09/2024, 11:18
Olá Pessoal volto depois de algum tempo afim de informar sobre o funcionamento do sistema que instalei!
A idéia é boa! Não gosto de forçar o Jeep na partida e também infelizmente, fica sem funcionar as vezes até por meses!
O Sistema foi simples de instalar, mas infelizmente não funcionou! A pressão do motorzinho é alta! Na hora de acionar se manter ele ligado um pouquinho a mais, pode até estourar o diafragma da bomba ou rachar o desborbulhador!
De bom nesta experiência foi aprender que:- Dá certo, e funciona bem conectar o motorzinho na mangueira, sem reservatório!
No meu caso que o Jeep 51 não utiliza o vácuo no distribuidor penso em usar aquele plug do carburador para injetar gasolina, e obrigatoriamente deve ter o solenóide.
Abraço a todos,
Olá Pessoal!
Meu Jeep sempre seca os carburadores, problema de quase todos os Jeeps!!!
Até uma semana parado tudo bem! Mas se forem 10 dias a partida tem que ser longa ou até umas 3 a 4 das normais!
Para evitar isso todas as vezes tirava a mufla e com uma bisnaga de bico fino, enchia os carburadores através do tubo de respiro da cuba!
Desta forma não forçava nada!!! Pegava fácil com 1/2 volta mesmo se a bateria estivesse com pouca carga.
Tudo bem não é tão difícel nem trabalhoso!
Mas como todo Jeepeiro que se preze procurei melhorar, adaptPei um mortozinho daqueles universais que serve para água (do para brisas) ou gasolina (partida a frio no alcool). O melhor de tudo foi a simplicidade da adaptação:-
Já possuo instalado o desborbulhador.
Materiais:-
-> motorzinho; R$ 30 já incluído o frete (ML)
-> duas braçadeiras;
-> um pedaço de mangueira;
-> conectores elétrico;
-> Fio;
-> Parafuso de 1/4 algumas porcas e arruelas;
-> Pedaço de cinta de metal aquela perfurada.
Parece muita coisa mas é bem simples, não necessita reservatório nem válvula solenóide!!!!
Meu Jeep é partida no pé! Então liguei o sistema para acioná-lo na posição de partida na chave!
Motorzinho com a cinta + parafuso,
581377
Era assim que estava ligado no tanque, uma saída e outro o retorno do desborbulador;
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Fixei o motorzinho num furo que já existia na longarina. Soltei a mangueira que vinha do desborbulhador.
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A ligação de combustível ficou assim:- A saída lateral da bomba vai ligada na saída do desborbulhador, e aquele tubinho que é a entrada da bomba, nele liguei um pedaço de mangueira até o tanque.
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Nesta foto dá para ver melhor! Ficou assim!
581381
O fio não tenho tirei foto! Foi só trazer lá da chave de partida.
Quando o jeep está funcionando o motorzinho não faz nada!
O retorno de combustível funciona normalmente contra fluxo, sem problema algum! Não há restrição de passagem.
Tem também a vantagem de, em caso de falha da bomba mecânica, de forma emergencial, dá para funcionar e andar e andar com o Jeep.
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