PDA

Ver Versão Completa : Molas para JPX



mirian
27/11/2012, 22:34
Olá,

Mandei fazer parachoques mais reforçados e instalei o guincho no meu JPX; com isso o jipe baixou um pouco.
As molas estão ruins e perderam a flexibilidade.
Alguém pode indicar alguma outra mola que seja mais reforçada? Abs,

Mirian

fcanal
28/11/2012, 10:09
Olá,

Mandei fazer parachoques mais reforçados e instalei o guincho no meu JPX; com isso o jipe baixou um pouco.
As molas estão ruins e perderam a flexibilidade.
Alguém pode indicar alguma outra mola que seja mais reforçada? Abs,

Mirian
bom dia...Mirian são são as do JPX mesmo....
att. Fernando Canal

mirian
28/11/2012, 10:33
Oi Fcanal, Existe alguma diferença entre as molas militares e as molas normais para JPX? A altura é a mesma? Abs, Mirian

fcanal
28/11/2012, 10:42
Mirian....


Molas Traseiras:



As molas traseiras do JPX Montez podem ser substituídas pela mola dianteira esquerda (que é mais dura e longa que a do lado direito) da picape Ford Pampa motor CHT 1.6 com ar-condicionado, até o ano 1992. Códigos de referência dos fabricantes:
- Sueden S-064
- Nakata NKM-197
- Fabrini (hoje Fabrini-NHK) FO-0264
- Cofap EFOR-51
Segundo os catálogos, estas molas têm as seguintes dimensões: 528 mm de altura livre, 134,60 mm de diâmetro externo e 14,14 mm de espessura de fio, com 11,80 espiras. O único inconveniente dessas molas é que costumam "arriar" com o uso. Existem ainda as chamadas molas militares dos JPX de uso das forças armadas, que têm como diferença apenas o fio de 17 mm de espessura, tornando-as mais resistentes e também mais "duras".
att. Fernando Canal

Tocha
28/11/2012, 17:56
Mirian,
Troquei as molas traseiras do meu Jpx a duas semanas paguei R$ 380,00 o par.
Encomendei-as nas molas Tigre no Rj www.molastigre.com.br (http://www.molastigre.com.br) . Mandei fazer as molas militares com o diâmetro do fio com 17 mm enquanto as molas civis tem 15mm de diâmetro. O "J" subiu uns 10 cm em relação as molas arriadas que eu tinha na traseira e não sei quais eram porque comprei assim.
Tenho lido no forum que as molas da Pampa arriam facilmente com o tempo. Caso opte pelas molas Tigre talvez você tenha que trocar os amortecedores devido ao curso ou mudar o suporte, isto vai depender o quanto o seu J vai subir outra opção é cortar os elos da mola para acertar altura e não mexer nos amortecedores, qualquer loja especializada faz este serviço.
Sds
Tócha

mirian
28/11/2012, 23:55
Tócha,

Os amortecedores do meu JPX são Rancho, mas,vou ter que trocar pois estão com problema e não tem peças p substituir. Estou pensando em comprar o OffShox.Será que dá certo? Qual a altura destas molas? Abs,

Mirian

Tocha
29/11/2012, 17:28
Mirian,
As molas tem as mesmas dimensões da mola civil, o que muda é o diâmetro do fio da mola: civil 15 mm militar 17 mm, com isso a mola militar é mais resistente e menos flexível em relação a mola civil ou seja ela suporta mais carga e cede menos que a civil, por outro lado a suspensão fica mais dura.Enfim esta é uma relação que é inversamente proporcional, fica a critério do usuário. n
No caso do "J" ter sobre peso como guincho, parachoque reforçado, motor mais pesado que original etc. aconselho o uso destas molas.
Tenho lido no forum que o pessaol usa mola civil traseira montada na dianteira e mola militar montada na traseira mas não sei onde comprar estas molas originais e nem o resultado.
No meu caso as molas traseiras estavam arriadas e eu troquei por molas militares feitas nas molas Tigre e mantive as molas dianteiras que já estavam no "J", não sei se são originais mas militares não são por que o fio da mola tem 15 mm.
Eu estava no RJ e fui pessoalmente nas molas Tigre, quando pedi as molas do JPX ele me perguntou se eu queria as reforçadas, portanto ele deve fazer com fio de 15 mm e 17 mm.
Seguem as especificações da mola civil:

GModulo de Elasticidade 7.734,00 kgf/mm²
L0 Altura Livre 528,00 mm
Da Diâmetro Externo 141,40 mm
Dm Diâmetro Medio 126,40 mm
Di Diâmetro Interno 111,40 mm
d Diâmetro Arame 15,00 mm
If Espiras Ativas 10,30
Ig Espiras Totais 11,80
X Curso Total (Aprox.) 351,00 mm
Lbl Altura Sólida (Aprox.) 177,00 mm
V Distancia entre Espiras 34,08 mm
P Passo Nominal 49,08 mm
CB Comprimento da Barra 4.685,61 mm
M Peso da Mola 6,50 kg
C Constante Elástica 2,35 kgf/mm
Ang Angulo da Hélice 10,99 mm
W Indice da Mola 8,43
Y Indice Esbelteza da Mola 4,18
FW Fator de Whall 1,16
F Carga Máxima (Aprox.) 825,86 kgf
T Tensão na Carga Máxima 91,59 kgf/mm²

d/4 3,75
esquadro e1 10,56 mm
esquadro e2 2,12 mm


TESTE DE CARGA 30 A 70% DO CURSO

TOLERANCIAS DE: 10,00%

MÍNIMO MÉDIO MÁXIMO TENSÃO
F1 105,30 P1 222,98 247,76 272,53 27,48
F2 175,50 P2 371,64 412,93 454,22 45,80
F3 245,70 P3 520,29 578,10 635,91 64,11
D4
mm kgf kgf kgf kgf/mm²

abraços
Tócha

mirian
29/11/2012, 19:28
Tócha,

Muito obrigada. Vc esclareceu bastante. Acho que vou optar por molas mais reforçadas.
Pedi um parachoques bem reforçados, e isso vai requerer molas que suportem este peso a mais. Abs,

Mirian

Djalma colombo
29/11/2012, 22:57
Quando tiver pronto tem que ir desfilar la no cmc pra gente ver!

mirian
30/11/2012, 11:32
Oi Djalma,

Pode deixar! Vou levar meu JPX no CMC e tirar foto junto com o M41.Abs,

Mirian

mirian
30/11/2012, 17:01
:???:Pessoal,

Li alguns tópicos sobre molas p/ JPX e vi que alguns colocaram molas militares e o Jipe ficou quicando. Posso colocar as molas militares na traseira e dianteira? E as molas do Marruá t:???:bem dão certo ou pode haver alguma inconveniencia?
É o meu próximo passo e, não sei o que fazer.Abs

Mirian

mirian
30/11/2012, 17:23
Pessoal ,

Por favor leiam o tópico acima e me ajudem. Sou motivo de piadas no meu trabalho. Dizem que eu sou maluca, pois tenho um jipe imaginário. Preciso resolver este problema das molas e terminar essa mega novela.
Não sei se existe relação com a troca das molas, mas, os amortecedores vão ser trocados. Abs,

Mirian:screwy:

Djalma colombo
01/12/2012, 21:48
Qum te conhece la no cmc a tanto tempo, nem imagina que uma pessoa como vc tem um jeep para trilhas, andar de pickup é uma coisa, mas ter um jeep, é radicalizar!

mirian
03/12/2012, 00:11
Oi Djalma,

Tenho este jipe a tres anos e oito meses, mas, nunca fiz trilha. Esta reforma esta demorando tanto que já virou lenda rsrsrs.Abs,

Mirian

Djalma colombo
03/12/2012, 21:35
Trilhinha basica pra testar e boa tem la no campo do 20, la na graciosa, não precisa muita coisa e é perto!

mirian
15/01/2013, 19:45
Olá pessoal,

Troquei as molas do JPX. Na traseira foram colocadas molas da F1000 e na diateira da Cherokee. Apareceu um problema com o angulo do cardã, que ficou muito acentuado e meio preso. O JPX foi levantado mais uns 8 centimetros, pois, tinha baixado com o peso dos parachoques e guincho. Gostaria de saber se alguém já utilizou essas molas. Abs,

Mirian

zegotinhacpv
15/01/2013, 23:17
Mirian,como ficaram estas molas de f1000,não ficaram muito duras?Quais são as medidas dela?Devem ser a da gasolina né?No meu eu coloquei as da pampa mas ficaram baixas,elas sedem muito só de soltar o peso do jota nelas!Coloquei as traseiras originais na frente e na traseira as da pampa com calço de 2" e ainda ficou com a traseira arreiada.

zegotinhacpv
15/01/2013, 23:18
Tocha,como ficou seu jota com as molas tigre?Ficou por 380,00 mais quanto de frete?Com as da pampa FO 0264 só joguei dinheiro fora !flwae.

jeepboat@hotmail.com
16/01/2013, 00:07
Oi mirian, meu JPX está com molas da engesa fase 2 (diesel), fica perfeito e acabei com essa novela de "molas para JPX". Comprei na ROTA 4x4, com seu Luìs...Se nâo estou enganado! O pessoal da loja te dará as dicas; acho que 42cm para dianteira e 46cm para traseira, e elas têm 16mm de espessura. Ficaram perfeitas em tudo: Na maciez do molejo, no encaixe e na altura; nâo precisei fazer nada! O meu motor é um maxxion, mesmo peso do MWM e o meu JEEP é bem alto e equalizado; e os amortecedores nâo batem no limite do curso. Boa sorte!

Tocha
16/01/2013, 15:32
Zegotinha,
tudo bem?
No meu JPX a suspensão traseira subiu uns 8 cm, como quando eu comprei a traseira já estava arriada em não tenho a referência em relação ao original. Ela ficou mais dura mas tenho feito trilhas e não tive problemas.
Porém vou ter que trocar os amortecedores porque estão dando fim de curso, como já esta no meu plano colocar os Rancho com controle para mim tudo bem, talvez a suspensão pudesse ficar um pouco mais macia.
Quanto ao frete eu trabalho no RJ e fui direto na loja/fábrica.
eu moro em Taubaté e de vez em quando faço trilha com o Alemão / Cézinha, meu JPX fica em Tté caso você queira vê-lo me dá um toque.
Sds
Tocha

zegotinhacpv
16/01/2013, 21:33
Eu ia compra estas da rota4x4 especiais,mas elas são firmaes mas são menores do que as do jota!!

zegotinhacpv
16/01/2013, 21:42
Tocha,conheço o Alemão sim e moro perto da casa dele! bom que vc relatou que as suas ficaram boas,pois assim posso colocar destas mesmo !O meu está quase bom mas preciso destas molas pq apesar de ter ficado alto a traseira ainda está mais baixa !Coloquei amortecedores da ranger argentina turbo gás cofap e são muito bons,segue uma foto do meu para vc ver a altura que está !Flwae.

390094

zegotinhacpv
16/01/2013, 21:44
Tocha, estas molas eles tem em produçaõ normal ou tem que encomendar?flwae.

Tocha
18/01/2013, 10:32
Zégotinha,
Eles fabricam em dois dias.
Quando eu fui lá pessoalmente eles me perguntaram se eu queria a mola normal ou reforçada, eu pedi a reforçada.
Como lhe falei, caso você queira experimentarr o meu JPX me dá um toque.
Ontem meu filho mediu o curso da minha suspensão e vou colocar os amortecedores Rancho do Troller na dianteira e da S10 na Traseira, como lhe falei meus amortecedores traseiros ficaram curtos depois que eu troquei as molas.
sds
Tocha

zegotinhacpv
18/01/2013, 13:41
Os da S10 são bem parecidos no tamanho com os que coloquei da ranger argentina,mas o da ranger é turbo gás (ação dupla )e o da s10 é simples !Comprei ai na suplauto com uma diferença minima de preço para os da s10 (acho que não era nem 10,00 ).Quanto as molas eu realmente preciso destas que vc colocou pq corrigirá a altura e ficará mais firme e até já mandei email para as molas tigre,mas eles nunca respondem.Vou ter que ligar lá mesmo,flwae.

Tocha
22/01/2013, 18:01
Zegotinha
Pretendo comprar o amortecedor rancho para S10.
sds

zegotinhacpv
22/01/2013, 21:41
Ahh blz,preciso resolver as molas do meu jota mas estou começando um projeto na minha rural e estou na maior correria atrás das peças.Qualquer dia apareço ai para ver como ficou seu jota !!flwae.

mirian
24/01/2013, 13:19
Olá Zegotiha,

O mecanico testou algumas molas como o do Marruá e da LandRover. Ele disse que ficou bom, mas, não testei pois ainda está sem banco e ainda está instalando o ar condicionado.Aí estao as fotos das molas.391575391576391577

zegotinhacpv
26/01/2013, 14:14
Mirian,as da traseira são do marrua ?Vc sabe quais as dimensões dela?Parabens pelo seu jota que está realmente ótimo ! De muito bom gosto as modificações feitas nele.

mirian
30/01/2013, 21:42
Zégotinha,

As molas da traseira são da 1000, o mecanico nao estava, entao falei com o auxiliar que mediu e disse que elas tem 17mm. Ele nao soube dar mais detalhes.
Obrigada pelo elogio ao meu JPX, acredito que ele ainda vai ficar melhor pois, os parachoques ficaram do jeito que eu queria. Infelizmente nao vou leva-lo ao proximo Encontro. O eletrecista e o latoeiro so vao poder terminar o trabalho em março e a tapeçaria só em abril. Eu estou bem satifeita com o resultado, ele está muito muito bonito, não canso de olhar para ele. Abs,

Mirian

wilson ghetti
31/01/2013, 11:21
Zégotinha,

As molas da traseira são da 1000, o mecanico nao estava, entao falei com o auxiliar que mediu e disse que elas tem 17mm. Ele nao soube dar mais detalhes.
Obrigada pelo elogio ao meu JPX, acredito que ele ainda vai ficar melhor pois, os parachoques ficaram do jeito que eu queria. Infelizmente nao vou leva-lo ao proximo Encontro. O eletrecista e o latoeiro so vao poder terminar o trabalho em março e a tapeçaria só em abril. Eu estou bem satifeita com o resultado, ele está muito muito bonito, não canso de olhar para ele. Abs,

Mirian

Mirian, o encontro acontecerá no fim de maio, dia 30 (Corpus Christi), com certeza vc irá, e vamos de comboio, rsrs ,, lógico, conforme o local a ser escolhido, vc vai passar quase na frente de casa(moro a 2 kms da Régis, em Itapecerica da Serra-SP).
Abraços.

mirian
31/01/2013, 17:37
Wilson,

Que boa noticia!Talvez de tempo de fazer boa parte do serviço. Se nao der tempo de testa-lo, estou pesando em leva-lo puxado pela towbar. Se der tudo certo, a gente combia. Abs,

Mirian

J.Ohia
06/11/2013, 16:29
Boa tarde pessoal!

Uma dica para quem está precisando de molas militares da Tigre para o J: Em vez de ligar para a loja (onde estão cobrando R$480,00 pelo par de molas militares traseiras), fale com o Mauro Vianna, da fábrica (021-3899-2362) pois o preço é bem menor: R$242,00 + frete pelo jogo completo de molas militares (dianteiro + traseiro).

Já recebi as molas, e como pedi para fazerem com 1 elo a mais, gostaria de saber se foram feitas conforme o requisitado:
- A traseira está com 12 elos e mede 525mm
- A dianteira tem 9 elos e mede 400mm
Alguém poderia me passar as medidas das molas originais militares para poder comparar?

Obrigado

fabiano tenorio porreca
22/01/2014, 20:05
Boa tarde pessoal!

Uma dica para quem está precisando de molas militares da Tigre para o J: Em vez de ligar para a loja (onde estão cobrando R$480,00 pelo par de molas militares traseiras), fale com o Mauro Vianna, da fábrica (021-3899-2362) pois o preço é bem menor: R$242,00 + frete pelo jogo completo de molas militares (dianteiro + traseiro).

Já recebi as molas, e como pedi para fazerem com 1 elo a mais, gostaria de saber se foram feitas conforme o requisitado:
- A traseira está com 12 elos e mede 525mm
- A dianteira tem 9 elos e mede 400mm
Alguém poderia me passar as medidas das molas originais militares para poder comparar?

Obrigado

bom dia ficou bom com as molas????

Carolino
26/01/2014, 22:50
Pessoal, pegando carona no assunto, procurei e nao achei em nenhum lugar as medidas das molas originais da dianteira do JPX Montez, alguem sabe?

J.Ohia
06/02/2014, 10:13
bom dia ficou bom com as molas????
desculpe a demora Fabiano, mas o J ainda está no estaleiro e vai demorar um bom tempo até ficar pronto.
Coloquei as molas e ficou 10cm mais alto atrás e 5 cm mais alto na frente, isto medido com o chassi totalmente suspenso e as novas cintas limitadoras regulados para as molas. Encomendei amortecedores Offshox fx-5 com 4,5" a mais atrás e 2,5"a mais na frente de curso para ter uma folga e não dar fim de curso.

mirian
10/02/2014, 11:57
Olá Konnyaro,

Como ficou a estabilidade do te JPX com estas molas?Houve alguma diferença?Abs,

Mirian

J.Ohia
11/02/2014, 08:52
Olá Konnyaro,

Como ficou a estabilidade do te JPX com estas molas?Houve alguma diferença?Abs,

Mirian

Oi Mirian, não vou poder responder ainda esta pergunta, pois meu J militar ainda não vai rodar por um bom tempo, pois depois disto ainda tem a reforma da carroceria, converter o motor DW8 para dois tempos diesel, colocar ar condicionado, refazer a parte elétrica, colocar capota Atlântida conversível, etc..., mas teoricamente como a mola militar da Tigre é bem mais dura que o normal por ter 17mm de espessura e o amortecedor FX-5 ter maior carga que o normal e ainda ser dupla ação, não veria problemas com estabilidade (caso fique mole ainda, teria como aumentar a carga do amortecedor mandando de volta para a fábrica). O importante seria ajustar direito a carga do amortecedor em relação à dureza da mola e ao peso total do carro.
Uma vez andei em um Niva que tinha amortecedores reguláveis a ar onde estas regulagens estavam desativadas, ou seja, estava travada na regulagem mais macia, e era uma droga dirigir a viatura, pois parecia um barco em alto mar de tanto que balançava e cheguei a ficar meio enjoado mesmo dirigindo no asfalto.

Abraços
Jorge

fabiano tenorio porreca
15/08/2014, 20:19
mola da f1000 fica bom recomendo ,macio e alto..

RSTOCO
15/11/2014, 22:25
Comprei 3 jgs molas acredito que e da pampa. Estou usando na dianteira e guardei o resto. Tive que fazer calco mola trazeira de 2 pol. No limite, fico blz. Tenho aqui as molas para teste e medias caso alguem queira. Abs

Miúdogeo
09/01/2017, 10:05
Reabrindo o tópico.
Alguém por ventura já utilizou as molas dianteiras do opala na traseira do Jpx?
Estou com um par de molas dessas encostadas num canto e pretendo por no meu jipe, pois a traseira ta meio caidinha... kkk

Paulo André BR
15/01/2017, 11:26
Reabrindo o tópico.
Alguém por ventura já utilizou as molas dianteiras do opala na traseira do Jpx?
Estou com um par de molas dessas encostadas num canto e pretendo por no meu jipe, pois a traseira ta meio caidinha... kkk


Miudo, coloca e veja se fica bom...

Isso é rápido de fazer não requer nenhuma ferramenta especial..., quer dizer, cavaletes e macaco e muito bom senso.
Mas não exige alto conhecimento.

Compare os tamanhos da atual e da mola do opala, para ver se não haverá estrangulamento ou estiramento do amortecedor.

Coloque os resultados depois!

T+

"NÔMADE"
17/03/2021, 10:12
Mirian,
As molas tem as mesmas dimensões da mola civil, o que muda é o diâmetro do fio da mola: civil 15 mm militar 17 mm, com isso a mola militar é mais resistente e menos flexÃ*vel em relação a mola civil ou seja ela suporta mais carga e cede menos que a civil, por outro lado a suspensão fica mais dura.Enfim esta é uma relação que é inversamente proporcional, fica a critério do usuário. n
No caso do "J" ter sobre peso como guincho, parachoque reforçado, motor mais pesado que original etc. aconselho o uso destas molas.
Tenho lido no forum que o pessaol usa mola civil traseira montada na dianteira e mola militar montada na traseira mas não sei onde comprar estas molas originais e nem o resultado.
No meu caso as molas traseiras estavam arriadas e eu troquei por molas militares feitas nas molas Tigre e mantive as molas dianteiras que já estavam no "J", não sei se são originais mas militares não são por que o fio da mola tem 15 mm.
Eu estava no RJ e fui pessoalmente nas molas Tigre, quando pedi as molas do JPX ele me perguntou se eu queria as reforçadas, portanto ele deve fazer com fio de 15 mm e 17 mm.
Seguem as especificações da mola civil:

GModulo de Elasticidade 7.734,00 kgf/mm²
L0 Altura Livre 528,00 mm
Da Diâmetro Externo 141,40 mm
Dm Diâmetro Medio 126,40 mm
Di Diâmetro Interno 111,40 mm
d Diâmetro Arame 15,00 mm
If Espiras Ativas 10,30
Ig Espiras Totais 11,80
X Curso Total (Aprox.) 351,00 mm
Lbl Altura Sólida (Aprox.) 177,00 mm
V Distancia entre Espiras 34,08 mm
P Passo Nominal 49,08 mm
CB Comprimento da Barra 4.685,61 mm
M Peso da Mola 6,50 kg
C Constante Elástica 2,35 kgf/mm
Ang Angulo da Hélice 10,99 mm
W Indice da Mola 8,43
Y Indice Esbelteza da Mola 4,18
FW Fator de Whall 1,16
F Carga Máxima (Aprox.) 825,86 kgf
T Tensão na Carga Máxima 91,59 kgf/mm²

d/4 3,75
esquadro e1 10,56 mm
esquadro e2 2,12 mm


TESTE DE CARGA 30 A 70% DO CURSO

TOLERANCIAS DE: 10,00%

MÃNIMO MÉDIO MÃXIMO TENSÃO
F1 105,30 P1 222,98 247,76 272,53 27,48
F2 175,50 P2 371,64 412,93 454,22 45,80
F3 245,70 P3 520,29 578,10 635,91 64,11
D4
mm kgf kgf kgf kgf/mm²

abraços
Tócha

Algum dos senhores poderia me informar quanto às medidas originais das molas dianteiras bem como as traseiras do JPX Montez e as da pickup respectivamente? Pois procurei por demais esta informação é até o momento não consegui nada...
Grato por sua atenção e preststividade.