PDA

Ver Versão Completa : Novato de L200



jackalbr
27/11/2012, 21:13
Bom dia Galera, em primeiro lugar me desculpem pelo tópico sei que tem muita informação no forum, jah procurei muita coisa., mais é muita informação mesmo, chego a me perder nas páginas e tenho algumas duvidas gostaria da ajuda da galera!

Comprei uma L200 GLS 02/02 preta, dito, sonho de consumo! estou com ela a 4 dias!

Já comprei, todas as correias (inclusive balanceiros) e tensores para troca!
Liquido de arrefecimento comprado, é necessário manda limpar todo o sistema ou a troca já vale?
òleo e filtros vou trocar na quinta- qual a sugestão!

Fora isso que mais preciso verificar de imediato?

Outros pontos não menos importantes são;

Velocímetro esta fazendo um barulho acima de 60KM/hora, é fácil de resolver? troca o cabo, ou é mais complexo?

a bussola e termômetro parecem loucos (termômetro com código de erro) é fácil de resolver?

Ela veio com o protetor do vidro traseiro (parece um santo antônio fininho) tem como colocar outro santo antônio? das mais novas serve?

Abraçoa todos!

SergioMedeiros
27/11/2012, 22:11
Amigo, parabéns pela aquisição... você vai adorar cada vez mais seu brinquedinho...
Primeira dica, muda sua foto do perfil... :)
Segundo, se já souber, por favor desconsidere, mas a melhor forma de fazer buscas no site é entrar no google, e no campo de buscas digitar: site:4x4brasil.com.br termos_a_serem_pesquisados.
Assim voce coloca quantos termos quiser, e o próprio google vai fazer a busca para voce dentro do site. É muito mais eficiente.
Quanto ao sistema de arrefecimento, por mais que a sua não sofra muito com problemas de aquecimento, é sempre bom fazer a limpeza. Assim como trocar todos os fluídos e filtros, se possível ou na medida do possível.
Ela ta com quantos km?
Quanto ao óleo, bom, voce já tinha um Maxxion, então não vai ser muito diferente... procure no fórum qual o mais específico para a sua, e veja se não vale a pena colocar um um pouco mais denso devido a vazamentos.. o melhor seria ver com o antigo dono qual ele usava, e se tiver tudo ok continuar com ele. Eu uso mineral, troco a cada 5K e filtro+oleo a cada 10K. Padrão é 15W40 Castrol Tection... li em algum post que a Castrol acabou de desenvolver um novo, específicos para MIT... agora não lembro.. óleo deixo com o meu mecanico de confiança.

Bom, quanto ao ponteiro, o meu vibra mas não faz barulho... são coisas que voce absorve com o tempo.
A bussola e temp não posso ajudar pois a minha não tem... :(
Ah... santo antonio também não manjo muito pois não gosto... mas já já a galera vem em peso aí ajudando... só esperar!

Ahhh.. já ia esquecendo, muito importante é verificar o sistema de 4x4 dela. Como tem rodas-livres, é sempre bom ver se tá tudo engatando certinho.

Abs e se divirta.
E aproveita e posta umas fotos aí da bichinha...

jackalbr
28/11/2012, 08:07
Bom dia Sérgio, obrigado pela dica de busca, já conhecia ela sim, mais acho valido a lembrança!

O carro era de um conhecido, segundo dono dele desde 2005, com manuais, notas e tudo que po de imaginar (com procedencia)!

a KM que esta é 290 mais o motor foi feito a 22 mil! conheço o mecânico que fez, então estou tranquilo!

vou aguardar para ver se alguém comenta os demais tópicos..

PS: quanto a foto, vou trocar no fds hehehehe. preciso tirar a fotos....

Junior-L200Power
28/11/2012, 13:58
Amigo, tenho uma 2003/2003, a sua deve ser igualzinha a minha..hehe!
Sobre a bussola e marcador de temperatura, quando acusa ERRO piscando é porq caiu o sensor de temperatura...
Já a bussola, vc mantém pressionado o "S" até ele ficar dando voltas no marcador...daí vc esterça o volante pra um dos lados e faz um 360 com ela( não dando cavalo de pau, é so andando na moralzinha mesmo. ok? Rsrs)!! Quando acabar de fazer os 360 graus ela calibra sozinha e volta ao normal!!

Em relação ao óleo eu uso o 15w40 mineral e troco com 5000km!! Isso já basta!!
Já com relação ao aditivo de radiador, não sei se é recomendável fazer limpeza pois pois soltar ferrugem interna caso ele tenha e comprometer alguma coisa, então se fosse eu só colocaria o aditivo mesmo e ficaria tranquilo!!
Atente-se a temperatura do motor, em qlquer regime de rotação ou uso o ponteiro não deve subir muito mais do que 1/4..ok?!
E a válvula termostática que combina com esse motor é a de 76,5 graus, não muito difícil de encontrar!!
Fora isso tem um excelente carro em mãos, não se esqueça de testar o 4x4 e acioná-lo pelo menos 1 vez por mes para lubrificação do sistema dianteiro e não deixar "enferrujar"..Rsrs

Grande abraço e posta fotos depois!!

jackalbr
29/11/2012, 08:43
Bom dia Junior, já li dezenas de pot's seus no forum hehehe, agradeço a resposta e tambem a contribuição a todos!

O óleo vou trocar hoje, e colocar nessa especificação mesmo 15W40 de marca primeira linha (tenho tendencia de usar Petrobras ou Ipiranga).

O 4X4 com certeza sera sempre bem acionado heheh, perto de casa tem estradas de terra ruins para carros e ótimas para 4x4 hehehe. dou um jeitinho de mudar meu caminho para passar por elas.. :)

Ela esta com a temperatura como vc disse, em 1/4 praticamente o tempo todo! já rodei quase 1000Km e não esquentou nada!

Tem alguma sugestão de filtro? quais devo trocar? combustível, ar, cabine(não sei se tem, acho que não)

fiquei coma pulga atras da orelha em relação a outra coisa!.... a entrada de ar no capo é só estética!!!!! pra mim tinha função como nas mais novas...

Abraço

jackalbr
29/11/2012, 09:03
outra Duvida Junior, ela tem roda livre automática!

Como tenho certeza que esta funcionando? quando aciono a tração, ao desligar engato a ré e ando uns 2, 3 metros para traz, mais já fiz isso em outras L200 e sempre ouvi um "estalo", no meu caso hoje, não estou ouvindo esse estalo e as vezes quando esterço (principalmente manobrando) ouço o pneus cantar um pouco (apesar que ele canta mesmo).

tem algum "teste" para ter certeza que esta funcionando o bloqueio e a roda livre automática?

Abraço!

Jon_offroad
29/11/2012, 22:09
Amigo comprou uma nave mais tenha precaução e cuidado como qualquer veículo, não coloque problemas antes de acontecer, quem fala mal do veículo fala apenas do seu e não pode refutar sua desgraça com as dos outros, faça todas as preventivas e curta a nave, bem vindo ao verdadeiro mundo off road!:safari-rig:

jvc
30/11/2012, 19:46
Parabéns, amigo, pela aquisição! Eu sou um apaixonado pelas quadradinhas e espero que vc. goste da sua como eu me amarro no meu "Marchador"!!!

Quando fui comprar a minha fiz uma série de pesquisas (muitas aqui no Forum) e tentei compilar tudo que podia em um site e um blog que, espero, possam ser úteis pra vc.

https://sites.google.com/site/l200ownersclub/home

L200 (http://mitl200.blogspot.com.br/)

Abraço!

SergioMedeiros
01/12/2012, 02:15
Amigo, o teste de roda livre é mais simples do que voce imagina. Não tem nada de estalo ou qualquer outra coisa não. Isso pode acontecer ou não, independente dela estar com as RLs funcionando.
O mais certo é engatar 4x4 e testar se as quatro rodas estão tracionando. Se sim, estão engatadas.
Para ver se estão desengatando, deixa em 4x2 e roda um pouco. Depois levanta o eixo dianteiro com um jacaré e tenta virar uma roda. Se ela girar independente da outra, está desengatada do cardan.
Pronto. Sistema testado.

jackalbr
01/12/2012, 09:36
Amigo, o teste de roda livre é mais simples do que voce imagina. Não tem nada de estalo ou qualquer outra coisa não. Isso pode acontecer ou não, independente dela estar com as RLs funcionando.
O mais certo é engatar 4x4 e testar se as quatro rodas estão tracionando. Se sim, estão engatadas.
Para ver se estão desengatando, deixa em 4x2 e roda um pouco. Depois levanta o eixo dianteiro com um jacaré e tenta virar uma roda. Se ela girar independente da outra, está desengatada do cardan.
Pronto. Sistema testado.

Bom dia Sérgio, muito obrigado pela sugestão, assimq ue li, já sai com ela e fiz o teste, esta tudo Ok (menos mal heheh)

Grande abraço!

jackalbr
01/12/2012, 09:49
Parabéns, amigo, pela aquisição! Eu sou um apaixonado pelas quadradinhas e espero que vc. goste da sua como eu me amarro no meu "Marchador"!!!

Quando fui comprar a minha fiz uma série de pesquisas (muitas aqui no Forum) e tentei compilar tudo que podia em um site e um blog que, espero, possam ser úteis pra vc.

https://sites.google.com/site/l200ownersclub/home

L200 (http://mitl200.blogspot.com.br/)

Abraço!

Bom dia JVC, já tinah visto eu link em outro post seu e "esmiucei" o seu blog, li tudo heheheh parabens pela dedicação!

jackalbr
01/12/2012, 09:57
Amigo comprou uma nave mais tenha precaução e cuidado como qualquer veículo, não coloque problemas antes de acontecer, quem fala mal do veículo fala apenas do seu e não pode refutar sua desgraça com as dos outros, faça todas as preventivas e curta a nave, bem vindo ao verdadeiro mundo off road!:safari-rig:


bom dia Jon!

vou por partes para não ser mal entendido Ok!

1º não coloquei problema nenhum no carro, ele é perfeito assim como todos que tive minhas duvidas sãoq uanto as "prevenções" assim evitarei futuro problemas..

2º não falei mal de nenhum veiculo, acho que cada um tem o que gosta e por isso cada carro é problema do seu dono...

3º você fala para não "desdenhar" outros veículos, mais termina dizendo "bem vindo ao verdadeiro mundo 4x4" Como pode ver na minha assinatura, antes da L200 tive uma ranger, que até o momento ao MEU VER (minha opnião pessoal) não fica devendo em nada para a L200. cada uma tem seus pontos fortes e outros não tão fortes...

A meu ver não existe carro ruim, existe sim 2 tipos por ai, que fazem a má fama dos veículos, um deles é o "próprioOTÁRIO" que é relaxado com o carro, não faz preventiva, só usa peça de segunda e vive se queixando que carro nenhum presta!

O segundo é o "Piloto" esse, acha que sabe dirigir melhor que todo mundo, abusa do carro, judia do motor e dos freios, só faz besteira, e vive reclamando que o carro esta ruim, ou que a peça é ruim, e esquece de analisar sempre a peça que realmente esta com defeito, aquela que fica entre o "volante e o banco do motorista"

Espero que não tenha me entendido mal, fiz perguntas bem objetivas e expliquei o motivo da minhas duvidas e na sua resposta vi um direcionamento para outro assunto!

Abraço

Junior-L200Power
01/12/2012, 12:20
outra Duvida Junior, ela tem roda livre automática!

Como tenho certeza que esta funcionando? quando aciono a tração, ao desligar engato a ré e ando uns 2, 3 metros para traz, mais já fiz isso em outras L200 e sempre ouvi um "estalo", no meu caso hoje, não estou ouvindo esse estalo e as vezes quando esterço (principalmente manobrando) ouço o pneus cantar um pouco (apesar que ele canta mesmo).

tem algum "teste" para ter certeza que esta funcionando o bloqueio e a roda livre automática?

Abraço!

Amigo Jack Estripador, hehe, brincadeira viu...
Olha a tração ao ser engatada ou desengatada não faz nenhum estralo não...não deve fazer menos ainda ao ser desacoplada andando pra trás...
As vzs ela dá um estralo forte se vc estiver em 4x2 e aciona o 4x4 na alavanca, daí acelera de uma vez...aí ela dá um baque meio forte pra travar as rodas...fora isso não tem estralo nenhum amigão!!
Pra vc saber se está funcionando, na minha opinião é só na lama mesmo quando vc observar se elas patinam juntas ou mesmo alternadas, o importante é que elas tracionem pelo menos em certos momentos, pois quando em 4x4 pelo menos 1 roda dianteira gira...!!
Já falei aki algumas vzs mas repito, em 4x4 jamais esterce a direção no limite pois pode quebrar a homocinética interna ou mesmo a externa...
Fora isso está com uma grande máquina 4x4...

Vou postar no tópico "Amantes de L200", mas já adianto aqui que é com uma imensa tristeza no coração que vendi a minha L200 há 2 dias atrás.. :(

Grande abraço a todos, e amigo, qlquer dúvida em L200 quadrada pode me perguntar a vontade poiis já estou perito haha!!

jackalbr
01/12/2012, 14:14
Amigo Jack Estripador, hehe, brincadeira viu...

Relaxa, acho legal a brincadeira, e to acostumado com ela já heheh, esse nick, vem de longos 15 anos...



Olha a tração ao ser engatada ou desengatada não faz nenhum estralo não...não deve fazer menos ainda ao ser desacoplada andando pra trás...

então... sempre ouvi dizer que faz um estalo quando a roda livre destrava, mais depois de ler e fazer o teste vi que estão funcionando e que estão ótimas (já que não fazem barulho)




Já falei aki algumas vzs mas repito, em 4x4 jamais esterce a direção no limite pois pode quebrar a homocinética interna ou mesmo a externa...
Fora isso está com uma grande máquina 4x4...

ótimo, uma excelente dica que ainda não tinha lido!




Vou postar no tópico "Amantes de L200", mas já adianto aqui que é com uma imensa tristeza no coração que vendi a minha L200 há 2 dias atrás.. :(

espero que seja para um Upgrade! e que tenha muito sucesso!



Grande abraço a todos, e amigo, qlquer dúvida em L200 quadrada pode me perguntar a vontade poiis já estou perito haha!!

Agradeço de novo sua colaboração afinal, é disso que o forum é feito...

Abraço

Jon_offroad
01/12/2012, 20:17
bom dia Jon!

vou por partes para não ser mal entendido Ok!

1º não coloquei problema nenhum no carro, ele é perfeito assim como todos que tive minhas duvidas sãoq uanto as "prevenções" assim evitarei futuro problemas..

2º não falei mal de nenhum veiculo, acho que cada um tem o que gosta e por isso cada carro é problema do seu dono...

3º você fala para não "desdenhar" outros veículos, mais termina dizendo "bem vindo ao verdadeiro mundo 4x4" Como pode ver na minha assinatura, antes da L200 tive uma ranger, que até o momento ao MEU VER (minha opnião pessoal) não fica devendo em nada para a L200. cada uma tem seus pontos fortes e outros não tão fortes...

A meu ver não existe carro ruim, existe sim 2 tipos por ai, que fazem a má fama dos veículos, um deles é o "próprioOTÁRIO" que é relaxado com o carro, não faz preventiva, só usa peça de segunda e vive se queixando que carro nenhum presta!

O segundo é o "Piloto" esse, acha que sabe dirigir melhor que todo mundo, abusa do carro, judia do motor e dos freios, só faz besteira, e vive reclamando que o carro esta ruim, ou que a peça é ruim, e esquece de analisar sempre a peça que realmente esta com defeito, aquela que fica entre o "volante e o banco do motorista"

Espero que não tenha me entendido mal, fiz perguntas bem objetivas e expliquei o motivo da minhas duvidas e na sua resposta vi um direcionamento para outro assunto!

Abraço
Colega eu que não entendi, falei de forma geral, não apontei um colega em especial, leia o texto novamente, abraços.

Jon_offroad
01/12/2012, 20:29
Vejo muita gente reclama dos problemas de aquecimento neste sentido é que cabe essa preventiva como um dos pontos chaves, hahaha falei de "mundo offroad" pois a Mit na maioria de seus programas de anúncio traz esta informação meu caro rsrsrsr.
No mais como já disse anteriormente tudo que falei foi de forma geral, essa ofensividade e acidez nunca foram dirigidas ao colega, no mais curta a nave.:shock:

jackalbr
07/12/2012, 20:28
Jon, desculpa a demora em responder, amis essa semana nasceu minha filha e estava na correria não entrei no Forum!

então, não gostaria de forma alguma de ser mal interpretado por isso fiz os comentários tentando ser claro e educado, realmente me desculpe se te entendi mal, mais tem muita gente aqui no fórum que só quer causar!

Agradeço as dicas.

Abraço!