PDA

Ver Versão Completa : Vitara X TR4 X Jimny X Tracker



Pedroc
27/11/2012, 20:33
Boa noite pessoal.

Sou novo no mundo off-road. Vou comprar meu primeiro 4x4 e disponho de no máximo R$ 35.000. Quero um carro confortável para andar na cidade e que dê para fazer trilhas leves e médias (Chapada dos Viadeiros e Jalapão, por exemplo).

Andei dando uma pesquisada no fórum e até agora o que mais parece se encaixar no meu perfil é um Gran Vitara, 2.0 16v a gasolina, porém não descarto os outros modelos citados.

O que acham? O que eu tenho mais olhado para decidir é principalmente a performace off-road, o consumo na cidade e a facilidade/preço da mecânica.

Agradeço desde já!

thix4
27/11/2012, 20:46
Só para estradas de terra e uso no asfalto eu iria de GV/Tracker.

Sou suspeito pra falar do Jimny porque gosto muito. Mas é ruim de asfalto.

A TR4 ouvi falar que gasta uma gasosa lascada. Mas deixo pra propietários relatarem...

neilsonhenriques
27/11/2012, 21:16
Nunca tive carros da Suzuki (embora saiba que são bons) e posso falar do TR4 (estou no segundo) cujos atrativos são os itens de segurança (ABS/EBD, Airbags e opção de tração 4x4 permanente) e o câmbio automático que embora seja bem ruim, ainda acho mais confortável do que o manual, mas isso é opinião pessoal sobretudo porque o escalonamento do automático é péssimo e muita gente fica incomodada com isso. Eu já acostumei e não reclamo mais. O consumo vai ficar entre 6 km/l na cidade e uns 9 km/l na estrada no modelo Flex. Se conseguir pegar uma só a gasolina, vai beber menos um pouco.

Outro detalhe é sobre o espaço interno. O TR4 é bem apertado. Se você pretende fazer essas viagens com 3 adultos, por exemplo, pode ser que fique meio desconfortável.

De resto, é um 4x4 autêntico: bom sistema de transmissão, muito resistente e tem boas opções de pneus mais adequados pra trilha.

Acho que você precisa experimentar os carros e ver o que mais te agrada. Todos esses que você falou são bons carros, cada um com seus pontos mais fortes e outros mais fracos. Não tem escolha errada. Vai depender mesmo é do que você gostar mais.

thix4
27/11/2012, 21:57
Bem lembrado a questão do espaço.

Pelo que também escuto, a TR4 é um bom jipe. O 4x4 pode ser usado no asfalto e parece que já vem com bloqueio traseiro de fábrica. O motor é mais potente e, mesmo sendo mais pesada, acredito que puxe bem.

No Jimny posso falar que falta motor. Mesmo sendo leve, o 1.3 é triste na estrada. Desempenho pouca coisa melhor que um carro 1.0. A maior virtude é a robustez e valentia na trilha.

Pedroc
28/11/2012, 18:29
Opa, obrigado pela resposta, caras.

Pra falar a verdade eu já quase descartei o Jimny justamente pelo desempenho dele no asfalto, estou entre o TR4 e o GV mesmo. O que mais me desanima no TR4 é o cunsumo, apesar de que uma conhecida minha tem um automático a gasolina e diz que faz 9km/L na cidade. Já o GV parece mais espaçoso por dentro e tem cara de que aguenta mais o tranco nas trilhas, mas dever ser só impressão minha.

Outra vantagem do GV é que dá pra encontrar uns 00/01 em bom estado por uns R$ 25.000, o que ia ser bom porque ia me deixar mais folgado.

Enfim, acho que só correndo atrás mesmo pra ver o que mais me agrada, acho que qualquer um dos dois no final é uma escolha boa.

Abraços!

Jorgao
28/11/2012, 19:22
Bem lembrado a questão do espaço.

Pelo que também escuto, a TR4 é um bom jipe. O 4x4 pode ser usado no asfalto e parece que já vem com bloqueio traseiro de fábrica. O motor é mais potente e, mesmo sendo mais pesada, acredito que puxe bem.

No Jimny posso falar que falta motor. Mesmo sendo leve, o 1.3 é triste na estrada. Desempenho pouca coisa melhor que um carro 1.0. A maior virtude é a robustez e valentia na trilha.

Em relação a desempenho off-road, não tem como comparar. Num Jimny você põe pneus (muito) maiores, aumenta curso de suspensão, levanta carroceria/aumenta molas, troca relação de diferencial pela que você quiser, enfim, faz o que você quiser. O mercado oferece todas as opções para incrementar a proposta original do projeto do Jimny, que é bem mais off-road que cidade. Jimny aguenta pneu 30" bloqueado, traçado e reduzido sem quebras de homocinéticas, semi-eixo, etc. Faz miséria nas trilhas! Dá pra ser divertir muito com esse jipinho.

Em relação a desempenho no asfalto, sei não. O Jimny 4Sport talvez tenha desempenho muito melhor que TR4 pois a relação do diferencial deve ser mais reduzida que as versões normais, se não me engano, mas não tenho certeza se essa modificação é para versão Jimny DDS (que é vendida lá fora), que usa pneus 235/75R15 de fábrica e com isso precisa compensar os pneus maiores com relação mais reduzida. Se ela valer também para o 4Sport vendido aqui, que sai de fábrica com pneus 2" menores, ele deve ter ficado bem forte.

Agora, sobre consumo da TR4 x Jimny, perguntei certa vez na Suzuki e o vendedor disse 16 km/l. Perguntei a 2 proprietários, nenhum conseguiu mais que 11 km/l, e eram versões normais do Jimny. Ou seja, ele não é lá tão econômico assim, mas tudo depende do pé também né... Tem tópico no fórum da Suzuki se quiser ver mais relatos de consumo.

RHL
29/11/2012, 18:14
Ninguém reclama do desempenho da Defender 110 no asfalto, e o Jimny anda mais que ela.

"The Defender's 2.4 litre turbodiesel delivers exactly the type of performance that the vehicle requires. Forget about power and acceleration. A 0-100 km/h time of 20.3 seconds is slower than just about anything else on the road."

http://www.mynrma.com.au/motoring/reviews/car-reviews/land-rover/defender-1000km-road-test.htm

Frederico Mendes
01/12/2012, 20:35
Faça test drive nos tres veiculos...
Sinta os carros... veja se gosta...
Todos sao bons, mas ... Cada um é uma proposta diferente.
Eu pessoalmente, ficaria com o Jimny.

Marcel Toledo
02/12/2012, 09:36
No intuito de ajudar, vou expor minha opinião sobre o Jimny X TR4. Adquiri o meu primeiro 4 x 4, Jimny 2010 com pneus 215/75/15(original, modelo HR - comprei usado). No começo de 2011, fiz uma pesquisa muito grande sobre o assunto, pois uso o carro no dia a dia, viagens (muitas - longas e curtas), pois não tenho outro auto.
Caso seu objetivo seja economizar, o Jimny é mais econômico em tudo. Ele faz por litro na cidade 9 ou 10 e 12 ou 13 na estrada (depende condições e ar condicionado ligado). O seguro, aqui em São Paulo, custou metade do preço (fiz cotação na época nos 2 carros). Revisões na concessionária na base de R$ 500,00 no Jimny. Lembro que TR4 custava R$ 700/800 mais ou menos.
Agora vou alterar os meus pneus originais pelo BF Goodrich e vou pagar mais ou menos R$ 2.200 pelos 4 pneus novos, deixando o auto um trilheiro de verdade. Será que no TR4 custaria esse valor??? Outro detalhe é que TR4 original é mais baixo que o Jimny. Para chegar no "nível de trilha" do Jimny, acredito que deverá fazer alterações, prejudicando as condições contratuais do seguro do carro e outros itens q devem ser levados em consideração..
Fiz em janeiro 2012 uma travessia Delfinopolis X São Roque de Minas e no dia seguinte atravessei o parque da Canastra de ponta a ponta com direito a cachoeira do fundão (descida na chuva). Todo o trajeto foi feito debaixo de temporal na grande maioria do trajeto, incluindo Serra Branca. Devido o carro e pneus serem totalmente originais, muitos trilheiros com jeeps MEGA PREPARADOS (Troller, TR4, Defender, Ford etc) diziam que eu não deveria encarar com aquela chuva, mas acabei fazendo todo o trajeto com "certa facilidade", apesar de eu ter grande experiência com trilhas (15 anos) andando de moto, bike e treeking - sangue frio nas horas mais complicadas). Espero que tenha ajudado em algo.