Ver Versão Completa : freios problematicos
waltin willys
26/11/2012, 21:15
salve amigos jipeiros! tenho problemas com meus freios desde que comprei meu jeep. Fizeram uma adaptação mal feita e para o freio funcionar sempre tive que pisar umas 3 ou 4 vezes até começar a freiar. Essa semana tive um problema porque nao deu tempo de freiar e acabei batendo, entao resolvi dar um fim nisso. estou entre instalar um kit de freios a disco ou reformar meu sistema de freios a tambor trocando o que for necessario para que funcione normalmente. Alguem ja fez esse tipo de reforma mantendo os freios a tambor? se sim, alguma idéia dos gastos? economiza-se muito fazendo isso ao inves de instalar o kit de disco? se a diferença for pequena vou colocar o kit de disco. Muito obrigado
recentemente reformei meus freios. Dianteira troquei tudo campanas, burrinho, lonas, flexiveis etc.... a campana simplesmente se partiu de tão fina que estava e vazou todo fluido ficando sem freio. tinha rebocado 3 jeeps quebrados de um passeio, estava chegando no posto para abastecer e ir embora... quase levei frentista, bomba e tudo na frente. Mas consegui reduzir o jeep e desliguei ele a tempo de travar tudo....kkkkk A parte traseira tava OK. Optei por deixar original, hoje o veiculo freia bem... não como disco, mas o suficiente!
Dependendo do seu uso parte logo para frios a disco!
salve amigos jipeiros! tenho problemas com meus freios desde que comprei meu jeep. Fizeram uma adaptação mal feita e para o freio funcionar sempre tive que pisar umas 3 ou 4 vezes até começar a freiar. Essa semana tive um problema porque nao deu tempo de freiar e acabei batendo, entao resolvi dar um fim nisso. estou entre instalar um kit de freios a disco ou reformar meu sistema de freios a tambor trocando o que for necessario para que funcione normalmente. Alguem ja fez esse tipo de reforma mantendo os freios a tambor? se sim, alguma idéia dos gastos? economiza-se muito fazendo isso ao inves de instalar o kit de disco? se a diferença for pequena vou colocar o kit de disco. Muito obrigado
Bom dia prezado ! se vale a experiência de quem já passou por isso, não gaste vela com difunto ruim ! minha exposa tem um CJ58 e reformou o sistema todo - original - e ficou uma me#da ! gastou pouco a mais colocando um kit SBD na dianteira, sem hidrovácuo nem nada, o Jeep freia igual automóvel, assim que puder vou fazer isso no meu CJ64 ! boa sorte e um abraço !
georgevalle
27/11/2012, 07:48
No jeep troquei o CM original (circuito simples) pelo da F-1000 (duplo) sem servo e no chassi com o acionamento pelo pedal original também depois de ficar sem freio por ter partido um cano de freio e com isso vazar o óleo e ficou excelente o problema é a necessidade frequente de regulagem que o sistema a tambor exige coisa que com o sistema a disco dispensa, já na rural coloquei o kit de freio a disco que usada as pinças da linha ford se não me engano ficou uma bo*** o freio ficou muito pesado o problema é a relação de Cilindro Mestre x Cilindro de Roda na rural também era CM F-1000 e quando tinha freio a tambor precisava bombar (pelo fato da regulagem das lonas) mas o freio era leve e depois que coloquei o kit não precisava mais bombar mas ficou bem pesado mesmo tendo servo, então aconselho que para manter a traseira com lonas procure um kit com pinças de freio grandes como S-10 ou já fazer o serviço completo tanto na frente como atras com as pinças do kadet que tem freio de estacionamento, no jeep que estou iniciando a montagem dele vou utilizar o sistema da Grand Cherokee que tem disco nas quatro rodas.
Eu tambem concordo que manter o sistema original tem um custo mais elevado. Um par de pincas de kombi, um par de suportes e dois discos. O custo de manutencao a longo prazo sera muito menor.
Porem para o pesadelo dos puristas, sera mais um item nao original.
antonio umino
27/11/2012, 12:56
No jeep troquei o CM original (circuito simples) pelo da F-1000 (duplo) sem servo e no chassi com o acionamento pelo pedal original também depois de ficar sem freio por ter partido um cano de freio e com isso vazar o óleo e ficou excelente o problema é a necessidade frequente de regulagem que o sistema a tambor exige coisa que com o sistema a disco dispensa, já na rural coloquei o kit de freio a disco que usada as pinças da linha ford se não me engano ficou uma bo*** o freio ficou muito pesado o problema é a relação de Cilindro Mestre x Cilindro de Roda na rural também era CM F-1000 e quando tinha freio a tambor precisava bombar (pelo fato da regulagem das lonas) mas o freio era leve e depois que coloquei o kit não precisava mais bombar mas ficou bem pesado mesmo tendo servo, então aconselho que para manter a traseira com lonas procure um kit com pinças de freio grandes como S-10 ou já fazer o serviço completo tanto na frente como atras com as pinças do kadet que tem freio de estacionamento, no jeep que estou iniciando a montagem dele vou utilizar o sistema da Grand Cherokee que tem disco nas quatro rodas.
Georgevalle. Tenho em minha Rural, o kit de freio a disco da SBD. com pinça de kombi.. cilindro mestre e hidrovácuo (servofreio)da Ford F 1.000. e o sistema de campana (panela de freio) na trazeira original da Rural... Freia muito bem....
Como vc diz que o sistema de sua viatura continua com o pedal duro... mesmo com o hidrovácuo. dá uma olhada na mangueira que vai do coletor ao hidro,. pode estar entupido ou obstruido e neste caso o pedal fica duro como se não tivesse o hidro.
Ok... até mais.
Paulo Limão
27/11/2012, 14:42
Bom dia prezado ! se vale a experiência de quem já passou por isso, não gaste vela com difunto ruim ! minha exposa tem um CJ58 e reformou o sistema todo - original - e ficou uma me#da ! gastou pouco a mais colocando um kit SBD na dianteira, sem hidrovácuo nem nada, o Jeep freia igual automóvel, assim que puder vou fazer isso no meu CJ64 ! boa sorte e um abraço !
Boa tarde, amigos.
Jacimar, você poderia me dar mais detalhes desse sistema que sua esposa usa?
As pinças são de qual carro? E os discos? Não fica pesado o freio sem o hidrovácuo? Qual o cilindro mestre? Pedaleiras originais?
Desculpe-me tantas perguntas e agradeço a paciência em responder.
Abraço.
Robertux
27/11/2012, 16:42
Olá Paulo.
Pelo que o Jacimar disse, o sistema que sua exposa (exposa com x mesmo, porque é ex) usa é o mesmo que eu uso, ou seja, tudo original menos nas rodas dianteiras onde substituí o sistema original de campanas e lonas pelo kit da SBD ou MDS, com discos feitos sob medida para o Jeep, e pinças da Kombi. É o kit vendido na maioria das casas especializadas. Eu mantive o cilindro mestre, o sistema original na traseira e coloquei o kit de freio a disco na dianteira. Ficou excelente, lógico que fica um pouco mais pesado que se tivesse o sistema hidrovácuo mas freia muito bem, reto e confiável e mais, como é um pouco mais duro dificilmente o as rodas travam, funcionando quase como um ABS natural. KKKKKK!!
Abraços
Roberto
Paulo Limão
27/11/2012, 22:12
Cara, não sabia que podia usar sem o hidrovácuo, achei que não daria freio. Agora sim, quando sobrar uma grana vai ser o próximo upgrade do Jeep. O sistema original dá muito trabalho, desregula com facilidade, as vezes só freia uma roda, é muito tenso! hehe
Valeu, Roberto :concordo:
Abraço!
marciorank@gmail.com
27/11/2012, 23:05
Olá Paulo.
Pelo que o Jacimar disse, o sistema que sua exposa (exposa com x mesmo, porque é ex) usa é o mesmo que eu uso, ou seja, tudo original menos nas rodas dianteiras onde substituí o sistema original de campanas e lonas pelo kit da SBD ou MDS, com discos feitos sob medida para o Jeep, e pinças da Kombi. É o kit vendido na maioria das casas especializadas. Eu mantive o cilindro mestre, o sistema original na traseira e coloquei o kit de freio a disco na dianteira. Ficou excelente, lógico que fica um pouco mais pesado que se tivesse o sistema hidrovácuo mas freia muito bem, reto e confiável e mais, como é um pouco mais duro dificilmente o as rodas travam, funcionando quase como um ABS natural. KKKKKK!!
Abraços
Roberto
boa noite Roberto
quando voce instalou o sistema a disco com pinças de kombi em seu 4x4
voce retirou aquela valvula na ponta do cilindro mestre, aquela que não
deixa o fluido retornar?
abraço
Robertux
27/11/2012, 23:50
boa noite Roberto
quando voce instalou o sistema a disco com pinças de kombi em seu 4x4
voce retirou aquela valvula na ponta do cilindro mestre, aquela que não
deixa o fluido retornar?
abraço
Essa eu realmente não sei responder porque não fui eu que fiz o trabalho, eu fiquei apenas como ajudante, mas eu acho que não, porque não me lembro de termos mexido no cilindro mestre, mexemos apenas no eixo dianteiro, que tinha enchido d'água. Desmontamos todo o eixo, inclusive o diferencial, lavamos tudo, mandamos alinhar o eixo (tubo) que estava torto, encher e usinar as bolas das pontas que estavam gastas, trocamos todos os rolamentos e retentores e aproveitamos para colocar o freio a disco.
O amigo que fez para mim é um jipeiro que estava desempregado e sobrevivendo de bico de mecânico de Jeep e eu estava de férias.
Quando terminamos meu Jeep, voltei a trabalhar (trabalho em São Paulo) e ele começou a trabalhar em Paulínea e ambos moramos em Piracicaba, então ficou dificil de nos encontrarmos, mas na próxima vez que encontrá-lo vou perguntar pra ele.
Abraço
Roberto
georgevalle
28/11/2012, 08:14
Georgevalle. Tenho em minha Rural, o kit de freio a disco da SBD. com pinça de kombi.. cilindro mestre e hidrovácuo (servofreio)da Ford F 1.000. e o sistema de campana (panela de freio) na trazeira original da Rural... Freia muito bem....
Como vc diz que o sistema de sua viatura continua com o pedal duro... mesmo com o hidrovácuo. dá uma olhada na mangueira que vai do coletor ao hidro,. pode estar entupido ou obstruido e neste caso o pedal fica duro como se não tivesse o hidro.
Ok... até mais.
Antonio a questão é o kit usado mesmo que não era essa que usa pinça da kombi, o da kombi o diâmetro do pistão é maior que esse que usei (quando precisei trocar as pastilhas fui em uma auto peças e foi identificado como da linha da ford se não me engano daqueles carros em que a ford e vw montaram em parceria) foi um kit que comprei da recuperg de SC e preferi este que usa o disco da F-1000 eles tambem tem um kit que usa a pinça da kombi mas o disco também é sob medida como o SBD mas optei pelo que usa o da F-1000 justamente pensando a longo prazo, mas na pratica ele não funcionou pela diferença de diâmetro dos cilindros mestre x cilindro de roda, lembro que montei com o CM do opala e o freio ficou mais leve e a viatura freava bem mas como os cilindros das rodas traseiras são os originais e o CM do opala tem o diâmetro menor se desregulasse um pouco ja ficava com o pedal baixo.
antonio umino
28/11/2012, 23:15
Georgevalle....
Em algum lugar aqui no forum fala de um disco de F 1000 com as pinças do escort..
tem também disco de f 1000 ventilado com as pinças de opala com um suplemento de alargameto da pinça para caber o disco da f 1000
tem também com a pinça da S 10.. disco de f 1000.... concluindo é melhor comprar os kits que já estão no mercado...
fica muito mais fácil adaptar...
até mais.
georgevalle
29/11/2012, 07:39
Foi o que pensei mas ficou ruim, se não me engano era pinças do verona e os disco foram passados no torno para poder caber as pinças, ficando assim um kit de facil reposição tanto do disco como das pastilhas mas o desempenho de frenagem não ficou bom o ideal é colocar como ja vi em algumas adaptações duas pinças por roda para compensar o reduzido diâmetro do pistão.
Sei nao, mas confiar o peso de um Jeep em pincas de escort (que pesa quase metade) é meio arriscado nao acham?
Denis Takashi
29/11/2012, 10:26
Meu pitaco :
O kit de kombi dá conta de frear a maioria dos jeeps que encontramos por aí... Só casos de carros extremamente preparados que precisariam de algo maior e etc...
O que já bati muita cabeça pra aprender : Não adianta querer re inventar a roda.... o kit de kombi tem a desvantagem de não ser "de linha" , mas por outro lado duvido muito que seja descontinuado, pois a quantidade de Jeeps rodando com esse kit hoje em dia é muito grande... e se alguma das empresas que produz por ventura parar, ainda acho uma peça relativamente fácil de ser produzida por uma metalurgica de médio porte.
Por fim : Economizar no freio ( tentar manter os tambores na frente, soluções malucas e etc)é um investimento de risco ... pois se alguma coisa falhar, o prejuizo pode ser grande , e como Murphy sempre está presente, ele colocará aquele belo suv importado na sua frente, mesmo que seja pra vc borrar a cueca :mrgreen:
Da maioria dos kits que eu já montei : Pedaleira suspensa+ servo e cilindro do opala ou servo gol + cilindro Kombi e freio a disco na frente já fica bom.... com disco nas 4 ( algo que acho essencial) fica melhor que carro novo....rsrsrsr
()´s
Boa tarde, amigos.
Jacimar, você poderia me dar mais detalhes desse sistema que sua esposa usa?
As pinças são de qual carro? E os discos? Não fica pesado o freio sem o hidrovácuo? Qual o cilindro mestre? Pedaleiras originais?
Desculpe-me tantas perguntas e agradeço a paciência em responder.
Abraço.
Bom dia prezado ! desculpe mas só vi sua pergunta agora, não lembro detalhes mas o Roberto disse tudo : é um kit da SBD, como as rodas do Jeep dela são 15"X8" deu uma pequena interferencia com as pinças, nada que uma lixadeira não resolva ! e freia muito bem, acredito que se for uma roda de 16" deve ser mais tranquilo ainda . . . boa sorte e um abraço !
Paulo Limão
30/11/2012, 16:56
Bom dia prezado ! desculpe mas só vi sua pergunta agora, não lembro detalhes mas o Roberto disse tudo : é um kit da SBD, como as rodas do Jeep dela são 15"X8" deu uma pequena interferencia com as pinças, nada que uma lixadeira não resolva ! e freia muito bem, acredito que se for uma roda de 16" deve ser mais tranquilo ainda . . . boa sorte e um abraço !
Boa tarde, Jacimar.
Também uso rodas 15x8, já que tem solução com lixadeira, será o próximo upgrade da viatura.
Obrigado.
Abraço
antonio umino
15/12/2012, 14:08
Georgevalle. estou montando um Opala cupe 75.
Estou com um problema no cilindro mestre. Não estou encontrando um novo
Achei um que dizem que é o do opala, mas os furos do hidrovacuo do meu é de 80,5 mm
O novo que achei é de coisa de 6,5 (não foi medido) mais ou menos , aí vou ter que trocar o hidro....
Tem alguma idéia de que viatura poderia servir no hidro original opala, com o furo de 80,5 no cilindro.
agradeço a quem souber me informar a respeito..
um abraço a todos..
edu_cramos
29/12/2012, 14:32
Pessoal, se ajudar...
Já usei disco da F1000 e pinça do Opala (com alargador), CM da Kombi (igual ao da Bandeirantes) e servo do Santana. Atras mantive o sistema de tambor. Nunca ficou 100%. Meu colega utiliza sistema parecido, só que disco de F1000 e pinça de opala na dianteira e traseira. Tb não ficou bom.. pé no fundo e precisa bombar, fora a quantidade de manutenção que a pinça exige.
Hoje utilizo sistema 100% VW (CM de Kombi, servo de Santana, pinças de Gol. Melhor freio não tem... suave, eficiente, baixa manutenção (só troco as pastilhas).
Quem desejar, tem um camarada de Criciuma/SC que faz estes kits. O suporte da pinça é em aço e não ferro fundido como alguns que tem no mercado. O kit de pedal suspenso, que tb recomento, tem em Gaspar/SC (o kit utiliza servo de Gol e cilindro de Bandeirante).
Abraço e um 2013 de muitas trilhas/passeios e pouca incomodação com os CJs, rs....
willys1960_ctba
29/12/2012, 15:28
Georgevalle. Tenho em minha Rural, o kit de freio a disco da SBD. com pinça de kombi.. cilindro mestre e hidrovácuo (servofreio)da Ford F 1.000. e o sistema de campana (panela de freio) na trazeira original da Rural... Freia muito bem....
Como vc diz que o sistema de sua viatura continua com o pedal duro... mesmo com o hidrovácuo. dá uma olhada na mangueira que vai do coletor ao hidro,. pode estar entupido ou obstruido e neste caso o pedal fica duro como se não tivesse o hidro.
Ok... até mais.
kra, tenho no meu jeep o mesmo sistema que vc, servo da f1000 e kit de freio a disco na dianteira e a traseira a tambor. Pois bem,não freia na primeira pisada nem a pau... Ja sangrei o sistema e mesmo assim só fria na 2 pisada..
Me falaram paratrocar os reparos do cilindro mestre do servo que resolve... alguém tem alguma dica ??
juleymar73
29/12/2012, 17:36
Pessoal, se ajudar...
Já usei disco da F1000 e pinça do Opala (com alargador), CM da Kombi (igual ao da Bandeirantes) e servo do Santana. Atras mantive o sistema de tambor. Nunca ficou 100%. Meu colega utiliza sistema parecido, só que disco de F1000 e pinça de opala na dianteira e traseira. Tb não ficou bom.. pé no fundo e precisa bombar, fora a quantidade de manutenção que a pinça exige.
Hoje utilizo sistema 100% VW (CM de Kombi, servo de Santana, pinças de Gol. Melhor freio não tem... suave, eficiente, baixa manutenção (só troco as pastilhas).
Quem desejar, tem um camarada de Criciuma/SC que faz estes kits. O suporte da pinça é em aço e não ferro fundido como alguns que tem no mercado. O kit de pedal suspenso, que tb recomento, tem em Gaspar/SC (o kit utiliza servo de Gol e cilindro de Bandeirante).
Abraço e um 2013 de muitas trilhas/passeios e pouca incomodação com os CJs, rs....
Ola amigo , me enteressei por esse kit com pinça de gol, quem faz ? qual o valor ?
RodrigoPD
29/12/2012, 23:34
Prezado;
Instale freio à disco nas 4 rodas, com pedaleira suspensa e hidrovácuo. O custo é mais elevado mas compensa cada centavo. Pense que seu acidente poderia ser num carro de luxo de valor elevado... bancar o conserto do plasticar poderá ser muito mais alto do que o de adaptar freios de verdade!
Fiz isso no Tropeço e foi uma das melhores coisas que fiz até agora!
Na verdade, de tudo o que fiz no jipe, a única coisa que me arrependo foi de ter revisado por completo o câmbio original de 4 marchas (deveria ter partido para uma adaptação bem feita). De resto, todas as adaptações bem feitas só trouxeram alegrias!
Abs.
rodrigo.hoffman
29/12/2012, 23:39
Ola amigo , me enteressei por esse kit com pinça de gol, quem faz ? qual o valor ?
Eu sei quem é.. Mas não conto.. rsrsrsrsr
Só um detalhe que o Eduardo esqueceu de falar e que no caso dele e no meu tb.. Utilizamos freio a disco nas 4 rodas..
Com certeza o freio fica muito bem dimensionado, até hoje nem pastilha eu troquei nos meus ainda..
[ ]´s
juleymar73
30/12/2012, 03:14
Eu sei quem é.. Mas não conto.. rsrsrsrsr
Só um detalhe que o Eduardo esqueceu de falar e que no caso dele e no meu tb.. Utilizamos freio a disco nas 4 rodas..
Com certeza o freio fica muito bem dimensionado, até hoje nem pastilha eu troquei nos meus ainda..
[ ]´s
qual e Rodrigão, passa a fonte hehehe, voce nume assim. tambem to querendo por freio a disco nas 4 pois ja tenho as pinças de Tempra aqui so comprar os kits Berga e pronto, pois eu acho que fica seguro sim , pois tem gente que aind usa o original , voces ja pensaram o perigo que e ele, pior que os original ( lona nas 4 )nao fica.
rodrigo.hoffman
02/01/2013, 08:29
qual e Rodrigão, passa a fonte hehehe, voce nume assim. tambem to querendo por freio a disco nas 4 pois ja tenho as pinças de Tempra aqui so comprar os kits Berga e pronto, pois eu acho que fica seguro sim , pois tem gente que aind usa o original , voces ja pensaram o perigo que e ele, pior que os original ( lona nas 4 )nao fica.
Bom..
Ai vai o site do cidadão.. Metal Cientista | 4x4 | (http://www.metalcientista4x4.com.br/)
O nome dele é Emerson..
[ ]´s
juleymar73
02/01/2013, 23:03
Bom..
Ai vai o site do cidadão.. Metal Cientista | 4x4 | (http://www.metalcientista4x4.com.br/)
O nome dele é Emerson..
[ ]´s
valew Rodrigo, vc deu sorte mora ai na cidade ne hrhehe.
Tenho conjunto de freio a disco nas 4 com pedaleiras suspenças do opala e e hidrovácuo e fica excelente o freio do jeep, não tenho certeza de quais peças foram usadas para montagem pois foi feita na época que o jeep era do meu pai, mas senão me engano são pinças de kombi na dianteira e do omega na traseira com o hidrovácuo do opala. E fica show de bola de freio mesmo pneus 7.50/16 recapados que tão dando de 34" na trena.
Renato Scandoleira
10/01/2013, 15:17
Boa tarde amigos, gostaria de saber se alguem pode me informar onde compro esses suplementos alargadores das pinças de opala, irá me ajudar muito se alguem souber!
willys1960_ctba
12/01/2013, 18:32
Boa tarde, pessoal pesquisando sobre o problema nos freios do meu jeep um conhecidocomentou que pode ser problema no servo freio mesmo, e sugeriu comprar reparo e trocar, comentou algo que pode estar com alguma " borrachinha " estourada e que na primeira pisada de freio o óleo passa e na segunda ai da pressao e ele freia..
Pois bem,alguém ja fez troca do reparo servo freio / cilindro mestre da f1000, pergunto pois é esse que estou usando em meu jeep.
Obrigado a todos.
juleymar73
23/01/2013, 00:47
Bom..
Ai vai o site do cidadão.. Metal Cientista | 4x4 | (http://www.metalcientista4x4.com.br/)
O nome dele é Emerson..
[ ]´s
Entao Rodrigo , deixei meu Email no site dels e ainda nao me retornaram, sabe me dizer se estao de ferias ??
AJUDA URGENTE
Dae pessoAll...
Estou com problemas no freio do meu jeep e brigando com o mecânico...
Tenho disco nas 4 rodas, tudo opala marca varga, no entanto não sei certo o ano modelo dos opalas, só sei do servo e cilindro mestre que comprei no Joseval 4x4 (novo semana passada), que é 81 até 90...
E não da freio...
A briga é, eu digo que tem coisa errada nas pinça, tem pistão encravado ou ta mal sangrado e o mecânico diz que tem que troca tudo desde servo, cilindro mestre e pinça...
E dae, o que devo fazer??? a logica diz que devo trocar de mecânico...
Alguém tem algo parecido e tem freio bom???
rodrigo.hoffman
23/01/2013, 12:06
Entao Rodrigo , deixei meu Email no site dels e ainda nao me retornaram, sabe me dizer se estao de ferias ??
Que eu saiba estão trabalhando.. Da uma ligada e fala direto com ele, acho mais facil..
[ ]´s
AJUDA URGENTE
Dae pessoAll...
Estou com problemas no freio do meu jeep e brigando com o mecânico...
Tenho disco nas 4 rodas, tudo opala marca varga, no entanto não sei certo o ano modelo dos opalas, só sei do servo e cilindro mestre que comprei no Joseval 4x4 (novo semana passada), que é 81 até 90...
E não da freio...
A briga é, eu digo que tem coisa errada nas pinça, tem pistão encravado ou ta mal sangrado e o mecânico diz que tem que troca tudo desde servo, cilindro mestre e pinça...
E dae, o que devo fazer??? a logica diz que devo trocar de mecânico...
Alguém tem algo parecido e tem freio bom???
Cara..
Nunca funcionou o freio com essa configuração.. foi trocado algo que estragou o freio??
Tem algo entranho na para.. A pedaleira e de que carro?
[ ]´s
Adir Danielsson (Berga)
23/01/2013, 13:50
Leva pra alguem que sabe o que faz hehehehe
AJUDA URGENTE
Dae pessoAll...
Estou com problemas no freio do meu jeep e brigando com o mecânico...
Tenho disco nas 4 rodas, tudo opala marca varga, no entanto não sei certo o ano modelo dos opalas, só sei do servo e cilindro mestre que comprei no Joseval 4x4 (novo semana passada), que é 81 até 90...
E não da freio...
A briga é, eu digo que tem coisa errada nas pinça, tem pistão encravado ou ta mal sangrado e o mecânico diz que tem que troca tudo desde servo, cilindro mestre e pinça...
E dae, o que devo fazer??? a logica diz que devo trocar de mecânico...
Alguém tem algo parecido e tem freio bom???
Cara..
Nunca funcionou o freio com essa configuração.. foi trocado algo que estragou o freio??
Tem algo entranho na para.. A pedaleira e de que carro?
[ ]´s
As pedaleiras e pinça de opala nas 4 tenho desde 2004... naquela época usava hidrovado de santana e cilindro mestre que até hoje não sei do que era, nem o mecânico que adaptou sabe do que é direito... e tinha freio...
Dae estraga hidrovacuo, estraga cilindro mestre, troca reparo de pinça, troca cano quebrado e nunca mais tive freio bom... uma merda de freio, de freia mal quando molha... ridículo isso com freio a disco nas 4 rodas....
Cansado da salada de fruta, e depois de uma longa reforma ( os freios sempre ficavam por último ) agora sim vou fazer os freios...
Resolvi colocar o conjnto completo, tudo opala, pedaleira, hidrovácuo, cilindro mestre e pincas....Por já ter as pinças e pedaleiras, só o que faltava era hidrovácuo e cilindro mestre....
Mas até agora nada de freio.....porra se no opala funciona porque no meu jeep não... detalhe meu jeep é uma pena de leve em comparação a um opala...
Bem, hoje a tarde tiro o jeep da oficina e levo para casa ou em outra oficina para resolver... estou seriamente desconfiado das pinças encravadas, algo entupido, e da valvula de retorno do cilindro mestre que apesar de novo pode não estar sigurando a pressão...
No entanto, alguém tem essa configuração??? tudo opala????
As pedaleiras e pinça de opala nas 4 tenho desde 2004... naquela época usava hidrovado de santana e cilindro mestre que até hoje não sei do que era, nem o mecânico que adaptou sabe do que é direito... e tinha freio...
Dae estraga hidrovacuo, estraga cilindro mestre, troca reparo de pinça, troca cano quebrado e nunca mais tive freio bom... uma merda de freio, de freia mal quando molha... ridículo isso com freio a disco nas 4 rodas....
Cansado da salada de fruta, e depois de uma longa reforma ( os freios sempre ficavam por último ) agora sim vou fazer os freios...
Resolvi colocar o conjnto completo, tudo opala, pedaleira, hidrovácuo, cilindro mestre e pincas....Por já ter as pinças e pedaleiras, só o que faltava era hidrovácuo e cilindro mestre....
Mas até agora nada de freio.....porra se no opala funciona porque no meu jeep não... detalhe meu jeep é uma pena de leve em comparação a um opala...
Bem, hoje a tarde tiro o jeep da oficina e levo para casa ou em outra oficina para resolver... estou seriamente desconfiado das pinças encravadas, algo entupido, e da valvula de retorno do cilindro mestre que apesar de novo pode não estar sigurando a pressão...
No entanto, alguém tem essa configuração??? tudo opala????
KitiU,
Eu tenho a sua configuração do sistema de freio, disco nas 4 rodas(dianteiras de Kombi e traseiras do Marea) com servo e CM do Opala(adquiridos na Josewal em Nov/2012) e pedaleira de opala, no meu caso o freio ficou ótimo, até demais em trilhas que trava as rodas!! No meu caso eu não colequei a valvula antiretorno na traseira, pois só se usa essa válvula com o sistema a tambor traseiro!
Quando instalei o servo/CM aproveitei e troquei toda tubulação/flexivel do sistema, vc desconfia que a(s) pinça(s) pode(m) estar travados, acho improvável, mas não impossível, pois vc relata que antes vc tinha "freio" pode ser que o circuito dianteiro esteja entupido/restrição e vc esteja apenas com o freio traseiro(aconteceu comigo), ñão custa verificar! Mas posso "afirmar" que o sistema hidro/servo do opala fica muito bom!
Abraços
Denis Takashi
23/01/2013, 19:46
As pedaleiras e pinça de opala nas 4 tenho desde 2004... naquela época usava hidrovado de santana e cilindro mestre que até hoje não sei do que era, nem o mecânico que adaptou sabe do que é direito... e tinha freio...
Dae estraga hidrovacuo, estraga cilindro mestre, troca reparo de pinça, troca cano quebrado e nunca mais tive freio bom... uma merda de freio, de freia mal quando molha... ridículo isso com freio a disco nas 4 rodas....
Cansado da salada de fruta, e depois de uma longa reforma ( os freios sempre ficavam por último ) agora sim vou fazer os freios...
Resolvi colocar o conjnto completo, tudo opala, pedaleira, hidrovácuo, cilindro mestre e pincas....Por já ter as pinças e pedaleiras, só o que faltava era hidrovácuo e cilindro mestre....
Mas até agora nada de freio.....porra se no opala funciona porque no meu jeep não... detalhe meu jeep é uma pena de leve em comparação a um opala...
Bem, hoje a tarde tiro o jeep da oficina e levo para casa ou em outra oficina para resolver... estou seriamente desconfiado das pinças encravadas, algo entupido, e da valvula de retorno do cilindro mestre que apesar de novo pode não estar sigurando a pressão...
No entanto, alguém tem essa configuração??? tudo opala????
Já diria jack, o estripador : " Vamos por partes"
O fato de não dar freio, pode ser várias coisas, o diagnóstico depende de algumas coisas a serem verificadas ;
1- Se o freio não "pega" bem, por mais que vc pule no pedal, pode ser servo com defeito ( não operando) ou um cilindro mestre muito grande, assim não gera pressão.
2- Se o pedal fica 'baixo" pode ser falta de sangria, pinça de ponta cabeça, disco empenado, cubo solto, rolamento estourado e por aí vai...
3- Verifica se o fluido sai com pressão nas 4 pinças.... isso indica que não tem nada obstruindo a passagem ( um tubo amassado e etc)
4- Se for reparo engripado , normalmente ele começa a travar a roda, ou frear meio desigual, pois o fluido "vai" mas não tem pressão para "voltar" totalmente o embolo da pinça... ou em outros casos, apenas 1 embolo pega por roda ( no caso da pinça da Kombi;Opala)
5- Se ao pisar no pedal ele vai baixando, é um sinal que tem vazamento, seja na tubulação ou no reparo do mestre....
E nunca ponha a mão no fogo por peça nova, pois Murphy nunca tira férias.
()´s
antonio umino
23/01/2013, 22:46
Estas fotos da pinça do Opala....São de autoria do Tuna de Campinas. sp
391526
o suplemento montado no meio da pinça
.
391528 o suplemento colocado na pinça.
391527 o suplemento em sí.
Não sei se vai te ajudar....... Mas o amigo forista Tuna com certeza te informará melhor.
Ok.. grande abraço.
Boa tarde amigos, gostaria de saber se alguem pode me informar onde compro esses suplementos alargadores das pinças de opala, irá me ajudar muito se alguem souber!
Dae PessoALL...
Consegui resolver meu problema de freio... Solução encontrada: Trocar de mecânico...
Nem precisei levar o jeep, o outro resolveu o problema por telefone... hehehehe
Liguei para ele, falei o que estava acontecendo, já para saber se valeria a pena levar lá o jeep, se ele conseguiria resolver... e por telefone mesmo ele me disse o que fazer e que assim eu teria freio...
Bem o que foi feito.... retirei o cilindro mestre do hidrovácuo e aumentei curso do pedal, deixando o cilindro mestre um pouco precionado quando apertado contra o hidrovácuo... não sei direito mas tem a ver com a valvula de retorno...
Precisei até colocar a tal valvula equalizadora no freio de tráz que arrastava as rodas com muita facilidade, se tornando um perigo pisar no freio... heheheh
Antes quase me matava sem freio, agora por ter freio de mais quase me mato...
Preciso ainda sangrar bem para ficar parelho o freio, ele esta puchando pros lados e se atravessa tudo quando freio... mas pelo menos agora tem freio...
Bem, depois de ter resolvido o "problema" aconselho quem quiser ter todo o conjunto opala, fica bom... agora eu aprovo...
Forte abraço e obrigado todos que se manifestaram para ajudar...
No jeep troquei o CM original (circuito simples) pelo da F-1000 (duplo) sem servo e no chassi com o acionamento pelo pedal original também depois de ficar sem freio por ter partido um cano de freio e com isso vazar o óleo e ficou excelente o problema é a necessidade frequente de regulagem que o sistema a tambor exige coisa que com o sistema a disco dispensa, já na rural coloquei o kit de freio a disco que usada as pinças da linha ford se não me engano ficou uma bo*** o freio ficou muito pesado o problema é a relação de Cilindro Mestre x Cilindro de Roda na rural também era CM F-1000 e quando tinha freio a tambor precisava bombar (pelo fato da regulagem das lonas) mas o freio era leve e depois que coloquei o kit não precisava mais bombar mas ficou bem pesado mesmo tendo servo, então aconselho que para manter a traseira com lonas procure um kit com pinças de freio grandes como S-10 ou já fazer o serviço completo tanto na frente como atras com as pinças do kadet que tem freio de estacionamento, no jeep que estou iniciando a montagem dele vou utilizar o sistema da Grand Cherokee que tem disco nas quatro rodas.
vc tem fotos deste CM de f-1000 sem servo e no chassis?? eu estava pensando em usar de kombi com hidro no chassi! será que em uma rural??
antonio umino
30/01/2013, 21:29
Cangu.
Se deixar pedaleira original. em que empurra o cilindro mestre original.
modificando 0 sistema de freio em que este passa a puxar para empurrar..
explicando....coloca o conjunto hidrovácuo cilindro mestre na parte de traz, antes do tanque no caso da pick-up (F 75).
Faz um balancim (tipo embreagem da D 20). em que o pedal original puxa uma haste e empurra a outra.
Se não for colocar hidro. somente o cilindro mestre ( não sei de qual camioneta serve). faz um novo suporte para o cilindro mestre que dará certo...
392837
392838
Tá aí. de como estou a fazer em uma F 75..
Ok.
abraços
.
antonio colocando sem servo da pra usar pinça de s10?
antonio umino
31/01/2013, 14:36
Sei não.. mas tem jeep que tem o sistema da SBD. sem o hidro, com o sistema original, e freia bem....
Se colocar um cilindro mestre de Ford F 1000 ou similar deve dar freio.
mas com freio não se brinca, tem que ser coisa séria.
Estou recuperando um opala 75. especial... e está me tomando o tempo. mas acabando vou firme novamente nas rurais e pickups..
mas a gente vai levando...
Um abraço.
vavarusso
31/01/2013, 14:52
Bem, depois de ter resolvido o "problema" aconselho quem quiser ter todo o conjunto opala, fica bom... agora eu aprovo...
Forte abraço e obrigado todos que se manifestaram para ajudar...
Como assim Kitiu, todo conjunto do opala? Os discos também??
Sei não.. mas tem jeep que tem o sistema da SBD. sem o hidro, com o sistema original, e freia bem....
Se colocar um cilindro mestre de Ford F 1000 ou similar deve dar freio.
mas com freio não se brinca, tem que ser coisa séria.
Estou recuperando um opala 75. especial... e está me tomando o tempo. mas acabando vou firme novamente nas rurais e pickups..
mas a gente vai levando...
Um abraço.
X2, o do meu sobrinho que também fizemos com quatro discos de f-1000 e quatro pinças de opala usa cilindro mestre original e freia bagaralho, o cilindro mestre de jeep enche muito bem as quatro pinças, já o meu cilindro de opala... se as pastilhas estiverem em mais da metade, já falta volume, eu sempre troco antes porque num gasto nem 20 de pastilha mesmo...
[]´s
vavarusso
31/01/2013, 15:28
X2, o do meu sobrinho que também fizemos com quatro discos de opala e quatro pinças de f-1000 usa cilindro mestre original e freia bagaralho, o cilindro mestre de jeep enche muito bem as quatro pinças, já o meu cilindro de opala... se as pastilhas estiverem em mais da metade, já falta volume, eu sempre troco antes porque num gasto nem 20 de pastilha mesmo...
[]´s
Amigo Tuna o que é preciso fazer com os discos do opala para dar no jeep??? Pq voce nao usou tb as pinças do opala??
Amigo Tuna o que é preciso fazer com os discos do opala para dar no jeep??? Pq voce nao usou tb as pinças do opala??
Vavá, tá nas fotos aí de cima... o que usamos é o disco da f-1000 acho que 92, é só pedir o disco sem cubo, em casa de freio todo mundo sabe o que é... e pinças do opala varga até 76 se não me engano (no final de semana pego o código delas) que tem que ser "abertas" para caberem nos discos, isso é feito usando os espaçadores que estão nas fotos do Antonio (aqui apelidamos essas peças carinhosamente de feijãozinho), uso esse sistema nas quatro rodas no meu jeep, mas na traseira ou tem que usar válvula equalizadora ou esmerilhar as pastilhas, senão a traseira ultrapassa a frente mesmo....
p.s. eu prefiro usar pastilhas esmerilhadas, num confio naquela penca de válvula atracada uma na outra (isso mesmo, tem que usar uma penca)...
[]´s tentando ajudar
No post anterior a informação da pinças e discos estava errada, já corrigi, desculpa aí galera...
[]´s analfabetos
antonio umino
31/01/2013, 16:03
O Tuna, quiz dizer... Os discos são da Ford F 1000 ventilado usado nas ultimas f 1000
A pinça é do Opala com um sistema de alargador ou (espaçador).
interferindo... Pois as fotos postadas aí em cima são as fotos do Tuna.
Ok.
Um abraço.
O Tuna, quiz dizer... Os discos são da Ford F 1000 ventilado usado nas ultimas f 1000
A pinça é do Opala com um sistema de alargador ou (espaçador).
interferindo... Pois as fotos postadas aí em cima são as fotos do Tuna.
Ok.
Um abraço.
Antonio Já corrigi o post errado,
Vixe tem alguma coisa errada aí essa fotos não são as minhas não, será que não são as do Ortiz que também fez assim?
[]´s
antonio umino
31/01/2013, 16:34
Sei lá.
Estas fotos apareceram nos primeiros post seus...
Copiei. e usei.. se não são seus ????? de quem será (olha o direito autoral em curso)..
Mas usamos para o bem não é mesmo.....
E vamos que vamos em nossas viaturas...
Tuna um grande abraço.
Sei lá.
Estas fotos apareceram nos primeiros post seus...
Copiei. e usei.. se não são seus ????? de quem será (olha o direito autoral em curso)..
Mas usamos para o bem não é mesmo.....
E vamos que vamos em nossas viaturas...
Tuna um grande abraço.
Vamo que vamo!
Grande abraço!
Eu ainda estou a definir qual será o conjunto que usarei no freio do meu Jeep...
Preciso de um conjunto forte, que dê conta de pneus até 40", e estava tendencioso a usar discos de f1000 e pinças de S-10.
Mas e a adaptação para instalar essas pinças de S-10? Onde é possível comprar isso pronto para ter menos trabalho? Ou o trabalho será pouco?
[]'s
vavarusso
10/02/2013, 09:01
Bom dia a todos, bem, ontem depois 16 meses de reforma o meu Jeep andou para teste, e vi que apenas uma roda, a dianteira direita trava completamente. Acredito que seja ajuste das sapatas. Config. pedaleira opala, servo freio da pick-up strada, usando tres saídas e nas rodas tudo original com lonas novas......Opiniões. Obrigado
antonio umino
10/02/2013, 13:12
O amigo Athaides. que fez a adaptação de Disco da Ford F 1000 mais as pinças da S 10
Ele fez o suporte da pinça com uma chapa (disco do diametro da ponta de eixo) de 8mm, onde fez os furos da ponta de eixo.
e soldou um Z no disco e na outra ponta onde vai a pinça S 10....Uma chapa em forma de Z em que distancia a pinça do disco de freio.
Ok.... agora ficou mais fácil. copiar o tal suporte da pinça...
até +
Eu ainda estou a definir qual será o conjunto que usarei no freio do meu Jeep...
Preciso de um conjunto forte, que dê conta de pneus até 40", e estava tendencioso a usar discos de f1000 e pinças de S-10.
Mas e a adaptação para instalar essas pinças de S-10? Onde é possível comprar isso pronto para ter menos trabalho? Ou o trabalho será pouco?
[]'s
Casa da transmissão4x4
10/02/2013, 13:41
O amigo Athaides. que fez a adaptação de Disco da Ford F 1000 mais as pinças da S 10
Ele fez o suporte da pinça com uma chapa (disco do diametro da ponta de eixo) de 8mm, onde fez os furos da ponta de eixo.
e soldou um Z no disco e na outra ponta onde vai a pinça S 10....Uma chapa em forma de Z em que distancia a pinça do disco de freio.
Ok.... agora ficou mais fácil. copiar o tal suporte da pinça...
até +
Ele usou espaçadores de roda ?
antonio umino
10/02/2013, 15:15
acho que só fez, o suporte da pinça ainda não montou as rodas.. vamos aguardar se pega a roda na pinça.
O melhor mesmo é comprar um kit e colocar,, aí não tem stresse. ou estressse.
até mais.
DJ Biel Henrique
19/07/2021, 00:04
Eai pessoal blz? Eu tenho um jeep willys 1975 sempre que ele está em uma ladeira e eu tento frear ele, ele nunca pega o freio sempre acaba indo de ré de morro abaixo, mas quando ele está de frente descendo um morro os freios funcionam normalmente só de ré mesmo que não segura, o que pode ser ?
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