PDA

Ver Versão Completa : Problemas com faísca das velas

Benyjr
26/11/2012, 16:56
Senhores,

Estou com um probleminha que não está deixando o meu Jeep partir...
Tenho um Jeep Wyllis 79, com motor OHC2300 original. Um belo dia o motor não mais quis pegar e nos últimos testes que realizei, verifiquei:

- Centelhamento no fim do cabo da bobina ok, forte;
- Centelhamento no fim dos cabos das velas fraco; e
- Centelhamento das velas inexistente...

O que poderia ser a causa deste problema? Pesquisei pelo Forum e não encontrei problema igual... Poderiam me ajudar por favor??

Grato,

Beny.

antonio umino
26/11/2012, 17:42
Vc está sem o carvão da tampa do distribuidor....
No centro da tampa tem um carvão e uma mola vc deve ter perdido .
coloque o carvão ou troque a tampa.

Benyjr
26/11/2012, 17:49
Vc está sem o carvão da tampa do distribuidor....
No centro da tampa tem um carvão e uma mola vc deve ter perdido .
coloque o carvão ou troque a tampa.

Antonio,

Quando este problema começou, troquei a tampa do distribuidor, os cabos de vela, o platinado e o condensador...
Verificarei novamente hoje...

Onde posso conseguir este carvão? Desculpe a ignorância, pois sou novo na parada...

Obrigado!

antonio umino
26/11/2012, 18:12
Vc desloca a tampa.. do distribuidor...
Olha o lado de dentro // bem no centro deve ter o carvão. Olhando ele se destaca pois está bem visivel.
Se não tiver vc vai ter que comprar o carvão separadamente em auto peças. ou em alguma oficina pois o carvão é quase igual em todas as tampas....
Bom deve ser isto que não está dando centelhamento nos cabos de vela... e vc diz que no cabo da bobina tem centelhamento...
e como o cabo da bobina vai no centro da tampa do distribuidor, sem este carvão a centelha nos cabos de vela é nulo ou fraco..
Ok.... vai em oficinas que mechem com gol, corcel, corsa, palio etc. são quase todos iguais o carvão do distribuidor.
Ok... um abraço.

Jacimar
26/11/2012, 18:23
Boa tarde prezados ! pode ser o rotor também, boa sorte e um abraço . . .

chinelao4x4
26/11/2012, 19:16
vem por etapas, primeiro faisca bobina, depois faisca platinado , depois faisca velas

Benyjr
26/11/2012, 20:57
vem por etapas, primeiro faisca bobina, depois faisca platinado , depois faisca velas

Pois então, como falei, na bobina faisca sem problemas, platinado mesma coisa, no cabo de vela faisca fraco e quando coloco a vela, nada de faísca...

Verifiquei na tampa do distribuidor e o carvão está por lá...

Acredito que pode ser algum problema elétrico...

Jacimar
26/11/2012, 21:11
Boa tarde prezados ! pode ser o rotor também, boa sorte e um abraço . . .

Já conferiu o rotor ?

lucar
26/11/2012, 23:23
Por acaso não inverteu algum cabo de vela alterando sem querer a ordem de ignição?? Caso esteja trocado não vai ligar ou se ligar vai falhar e pipocar bastante! Limpa as velas, joga um wd40 no buraco da vela (suficiente para lubrificar a primeira partida fria), recoloca os cabos com a ordem certa e boa! Se parou andando o que fez de revisão já é suficiente. O condensador também vale a pena trocar hora ou outra ele para do nada!

Benyjr
27/11/2012, 08:14
Por acaso não inverteu algum cabo de vela alterando sem querer a ordem de ignição?? Caso esteja trocado não vai ligar ou se ligar vai falhar e pipocar bastante! Limpa as velas, joga um wd40 no buraco da vela (suficiente para lubrificar a primeira partida fria), recoloca os cabos com a ordem certa e boa! Se parou andando o que fez de revisão já é suficiente. O condensador também vale a pena trocar hora ou outra ele para do nada!

O condensador é novinho, troquei quando esses problemas começaram...
O rotor parece normal... O que exatamente devo procurar no rotor como possível problema?
Os cabos estão na sequência correta, chequei e chequei e chequei... Apenas apresentam o centelhamento fraco, vermelho, e com a vela nem isso... Tentarei com o WD40 e veremos o que pode dar...

Obrigado!

rodrigo.hoffman
27/11/2012, 08:28
O rotor parece normal... O que exatamente devo procurar no rotor como possível problema?
Os cabos estão na sequência correta, chequei e chequei e chequei... Apenas apresentam o centelhamento fraco, vermelho, e com a vela nem isso... Tentarei com o WD40 e veremos o que pode dar...

Obrigado!

Da pra testar o rotor usando um multimetro.. Eu não me lembro certinho como é, mas dá.. Apesar de ter faisca na bobina, pode ser que ela esteja fraca.. Tensão da bateria tb pode estar influenciando isso ai..

Dá uma conferida ai em tudo que ele ja pega já..

[ ]´s

chinelao4x4
27/11/2012, 09:06
motor ta girando rapido ? , o ohc se não virar rapido não pega, e fora do ponto dá a mesma coisa que vc falou , o meu com o arranque original e bateria meio fraca não pega , faisca vermelha na ponta do cabo da vela ! , platinado desrregulado tambem faz isso
tenta dar uma adiantada e atrasada no ponto e ve se pega , mais a bateria com carga boa.

gmr66
27/11/2012, 09:34

Benyjr, por experiencia própria, não é porque vc comprou/instalou componentes novos os mesmos não venha com defeito, vai recolocando, por partes as peças "velhas" e teste, pode ser rotor ou os contatos(4) da tampa que estão gastas ou "zinabrado"!

Boa sorte

Ricardo

antonio umino
27/11/2012, 13:03
Como vc disse no começo, tem faisca na bobina, e nas velas tem faisca fraca.
Ou o distribuidor está fora do ponto de ignição, "como da bobina tem faisca, colocando na tampa, a faisca passa pelo carvão e depois pelo rotor de distribuição" Na tampa do distribuidor tem os cabos que vão pra vela. Se o rotor não coincidir (apontar) para o cabo de vela este não dará faisca ou terá uma faisca mais fraca. acho que é o que esta acontecendo...
O distribuidor está fora do ponto..
até mais.