PDA

Ver Versão Completa : Aditivo para radiador

wladimircapelo
31/08/2005, 20:27
Gostaria de saber qual o aditivo que vocês recomendam para ser utilizado no radiador do CJ5. Estou usando o radiador original do jeep e motor opala 6cc, que sempre gerou muito calor.

Obrigado.
Wladimir

Dias
01/09/2005, 07:47
Cara, acredito que qualquer aditivo para radiador, desde que de boa qualidade, funcione a contento . . . eu te aconselho o Bardhal Rad Cool. . . . eu sempre utilizei nos meu carros e ele nunca deu problema. . . não confie naquelas almofadinhas (tipo saquinho de leite) que são vendidas nos postos de gasolina. . .

[ ]´s
Dias

Jalexandre
01/09/2005, 10:47
Concordo com o amigo acima, além de boa qualidade , use na concentração indicada, que deve girar em torno de 40% do volume, você vai acabar gastando uns R$50,00 na brincadeira, mas vai "dormir"...
Se você não usava nada antes, use um RadClean por exemplo, para limpar o sistema, depois você drena e usa o aditivo final....Nunca mais aparecem aquelas águas marrom de ferrugem...

Jalexandre
01/09/2005, 10:48
Concordo com o amigo acima, além de boa qualidade , use na concentração indicada, que deve girar em torno de 40% do volume, você vai acabar gastando uns R$50,00 na brincadeira, mas vai "dormir"...
Se você não usava nada antes, use um RadClean por exemplo, para limpar o sistema, depois você drena e usa o aditivo final....Nunca mais aparecem aquelas águas marrom de ferrugem...

Wart
01/09/2005, 11:31
É isso aí, alguma solução de etilenoglicol de boa qualidade (além do rad cool existem várias, inclusive nas autorizadas de qualquer marca). Mas se o radiador for velho e/ou remendado, como o meu, cuidado com as soluções de limpeza. Tem a possibilidade de soltar crostas internas e furar ou entupir parte do radiador. :shock:

klaus
01/09/2005, 13:40
Cuidado!!!! :stop:
Quando comprei meu Jeep eu ia fazer uma limpeza com produtos químicos, mas fui alertado sobre o que já foi comentado de entupir ou furar o radiador devido ás crostas internas e além disso, se o selo do motor estiver enferrujado, este pode se romper e aí :putz: .....Adeus água.
Isso aconteceu com um amigo meu e quase perdeu o motor. :discordo:
Aconselharia a você limpar apenas com água mesmo (sem outros produtos) e aí sim acrescentar o aditivo de boa qualidade.
Até mais. :dance:
Klaus

Tristão
25/05/2007, 11:23
Acho que o Klaus foi bem sensato. Já me alertaram também quanto ao tipo de aditivo.No caso do radiador original existem partes de cobre o que requer aditivo específicos,os mesmos utilizados em veiculos a diesel.

GOT
25/05/2007, 12:53
Pessoal, agora surgiu uma dúvida. Qual a quantidade de água que vai no sistema (radiador + motor) Eu tenho radiador original do 4cc e motor de opala. Acho que é preciso saber disso para diluir o aditivo.abs

regisbellini
25/05/2007, 13:05
Incrivel, eu ia pesquisar sobre isso, pois não aguentava mais olhar aquela água marron.

Quantos litro tem o motor OHC com radiador original ?? Alguém sabe ??

[]´s

widel
25/05/2007, 13:58
eu tinha este problema com meu jeep, tem o motor ohc tb, e vivia suja a agua do radiador, e agua acaboua tristeza, fica parado até dois mêses e nem sinal de ferrugem, alem re refrigerar melhor, utilizo RADIEX, inclusive em uma F 1000 e nun Valmet .

Cacá
25/05/2007, 23:51
Quantos litro tem o motor OHC com radiador original ?? Alguém sabe ??
[]´s

E aí Regis? beleza? Cabem 9,7 litros no sistema de arrefecimento do OHC.

:concordo:

regisbellini
27/05/2007, 14:19
Grande Cacá!!!

Tudo beleza!!!! Valeu pela resposta!!!!

Estava olhando agora pouco e estava formando até uma espuma esquisita. Acabei de trocar a agua e vou andar mais um pouco. Aí essa semana vou comprar o aditivo e trocar a agua novamente.....

Obrigado.

[]´s

Cacá
27/05/2007, 18:58
Estava olhando agora pouco e estava formando até uma espuma esquisita. Acabei de trocar a agua e vou andar mais um pouco. Aí essa semana vou comprar o aditivo e trocar a agua novamente.....

Opa Régis. O meu tambem espumava. Troquei a água, coloquei uma com um pouco de aditivo Rad Clean, rodei uma semana, troquei agua de novo, coloquei sem aditivo nenhum, esgotei de novo e coloquei a agua definitiva, com RadCool. Tá beleza!

Boa sorte!

Abração, boa semana pra vc.

Cacá

Hélio
27/05/2007, 21:54
Caros Amigos,
Li os comentários sobre os aditivos, mas e sobre a água a ser colocada no sistema. Pode ser a água de torneira?
Ouvi que o melhor seria colocar água mineral.

[]`s refrigerados

cmte_carvalho
27/05/2007, 22:18
Não sei se a água mineral seria a ideal... Água passada por um bom filtro caseiro é o que me parece ser melhor.

Há uns 5 meses eu realizei a lavagem do radiador e dos dutos do motor, tendo colocado água (de torneira mesmo) e aditivo após o processo. Hoje a água já está marrom novamente - acho que farei uma nova lavagem, desta vez usando um desses "radclean da vida" (o radiador é de Alumínio).

Até!

Cacá
27/05/2007, 22:28
Olha, gente, filtrar a água não resolve o problema. Água mineral, sim, pode ajudar, pq o vilão da história é o cloro, adicionado para torná-la potável, mas que pode ocasionar/acelerar a corrosão do sistema. Quanto ao radiador ser de alumínio, beleza:concordo: , mas o bloco continua sendo de ferro. Portanto, suscetível à ferrugem.

[s],

Cacá

cmte_carvalho
27/05/2007, 22:42
Oé? Pensei que haviam filtros caseiros modernos que fossem capazes de filtrar inclusive o cloro. Enfim...

Com certeza o bloco é de ferro, não podia é ser de "prástico"...

:lol::lol::lol: :lol::lol::lol:

Enfatizei o alumínio do radiador para ter certeza de que o radclean (ou similar) não geraria nenhum tipo de reação capaz de deteriorá-lo.

Alvaro Pereira
27/05/2007, 22:47
Olha, gente, filtrar a água não resolve o problema. Água mineral, sim, pode ajudar, pq o vilão da história é o cloro, adicionado para torná-la potável, mas que pode ocasionar/acelerar a corrosão do sistema. Quanto ao radiador ser de alumínio, beleza:concordo: , mas o bloco continua sendo de ferro. Portanto, suscetível à ferrugem.

[s],

Cacá

Bem vamos lá galera uma boa opção de economia e usar um detergente neutro pode ser colocado meia guantidade do vidro de detergente neutro rodar ou deixar motor funcionando por meia hora e drenar a água colocar nova água com o restante do detergente e se rodar pouco de um tempo de pelo menos quinze dias para trocar a água ate ela ficar totalmente clara apois este processo e só colocar o aditivo de sua preferência eu particularmente coloco por ter facilidade um óleo fino que e muito usado pelo torneiro mecânico ou retifica pois este óleo e misturado com água e posto na ferramenta de corte para que a mesma não cegue ou quebre e boa sorte a toda galera

cmte_carvalho
27/05/2007, 22:52
Álvaro, não tenho certeza mas acho que já houve algum tópico anterior a esse no qual era discutida a questão desse "óleo de corte" no radiador e, se não me engano, chegou-se à conclusão de que ele não deve ser usado.

Vale à pena usar a busca do fórum. Até!

JORIS
28/05/2007, 11:15
Cuidado!!!! :stop:
Quando comprei meu Jeep eu ia fazer uma limpeza com produtos químicos, mas fui alertado sobre o que já foi comentado de entupir ou furar o radiador devido ás crostas internas e além disso, se o selo do motor estiver enferrujado, este pode se romper e aí :putz: .....Adeus água.
Isso aconteceu com um amigo meu e quase perdeu o motor. :discordo:
Aconselharia a você limpar apenas com água mesmo (sem outros produtos) e aí sim acrescentar o aditivo de boa qualidade.
Até mais. :dance:
Klaus

Pessoal, o conserto do radiador é uma tarefa relativamente$$$$ em conta, então não devemos economizar nesse item, imaginem ficar no meio de uma trilha com o radiador furado, faz uns 2 anos e meio que refiz completamente meu radiador (original), e valeu cada centavo que paguei (não lembro quanto), isso sem pensar que a água com ferrugem ataca tanto o bloco do motor quanto bomba dágua e mangotes, fiz a +- 3 messes uma limpeza geral, faço a cada ano mais ou menos, e a diferença de temperatura a cada limpeza é muito grande (motor trabalha mais frio), por isso na minha opinião é melhor fazer a limpeza como deve mesmo que com isso anteceda o aparecimento de furos do que ficar-mos no prego e com risco de danificar o motor.

[]´s.

Alvaro Pereira
28/05/2007, 11:58
Álvaro, não tenho certeza mas acho que já houve algum tópico anterior a esse no qual era discutida a questão desse "óleo de corte" no radiador e, se não me engano, chegou-se à conclusão de que ele não deve ser usado.

Vale à pena usar a busca do fórum. Até!

cmte, bom dia.
eu digo que nunca tive problemas com este óleo de retifica pois eu aprendi a usa-lo na época de guartel hoje tenho 5.0 de idade e ate hoje uso o referido mais já o querosene eu tive problema com aquecimento e não recomendo a ninguém. lavar o radiador com detergente eu também uso a muito tempo e estou usando no momento pois acabo de compra a terceira viatura que estava a 8 anos parada numa garagem e neste final de semana coloquei o menino pra roncar e usei o detergente por meia hora e renovei a água com mais detergente para limpar o radiador.

otavio_gomes
28/05/2007, 14:43
Não sei se a água mineral seria a ideal... Água passada por um bom filtro caseiro é o que me parece ser melhor.

Há uns 5 meses eu realizei a lavagem do radiador e dos dutos do motor, tendo colocado água (de torneira mesmo) e aditivo após o processo. Hoje a água já está marrom novamente - acho que farei uma nova lavagem, desta vez usando um desses "radclean da vida" (o radiador é de Alumínio).

Até!

Comandante,

O Radclean não deve ser usado com radiadores de alumínio pois o mesmo será corroído por este produto.

O melhor a se fazer é levar para uma oficina de radiadores e fazer a limpesa geral.

Para fazer o serviço em casa, eu não tenho receita de bolo mas imagino que terá de trocar muito água.

Sobre água,
a água encanada normalmente tem cloro que é corrosivo.
as águas minerais nem sempre tem ph7 depende de cada uma.
Eu utilizo água do poço (lençol freático)

O aditivo a se usar no fluido de arrefecimento não mudou nos últimos 50 anos - continua sendo etilenoglicol (pode estar escrito errado), Eu utilizo o aditivo da Fiat com a proporção de água/aditivo de acordo com a recomendação do manual da Fiat. Isto em meu Jeep CJ3A 1951.

Boas trilhas,

Otávio.

Jayme Lage Rocha
28/05/2007, 18:05
Pessoal, para retirar o cloro da água, é só filtra-la em um filtro com carvão ativado que a mesma estará livre de cloro.

leobnaval
03/06/2007, 19:11
olá pessoal sou novo no grupo qualquer pergunta leobnaval@yahoo.com.br entro geralmente de FDS, vamos a receita:

água destilada (ou seja água pura = água que põe na bateria, é a melhor opção podem até discordar mas tem que ter fundamento)pois ela não possui sais minerais, nem cloro ou impurezas que podem prejudicar o sistema de arrefecimento.
mais o aditivo (etileno glicol) devem ser consultados manuais quanto a quantidade e tipo, existem diversas marcas conhecidas e de exelente qualidade geralmente na proporção de 40% a 60%.disconfie de opiniões de vendedores de auto-peças,procure uma loja especializada em óleos,filtros e fluidos, e leia o manual para não comprar aditivo errado (diesel,concentrado, diluido,etc.)

esqueçam receitas caseiras, óleos, detergentes, etc.

o aditivo de limpeza realmente limpa e certos casos aparecerá furos, rachaduras no radiador, selos, etc. mas se isto aconteceu é porque esses pontos estavam bem deteriorados( já ponha esperando reparos para não gerar imprevistos).

uma checada nas mangueiras, abraçadeiras, bomba de água e tampa garanterá um motor sem aquecimento e sem dores de cabeça.lembrando que a troca da água+aditivo deve ser anual e que ele polui se descartado inadequadamente.

Jumpe
15/06/2020, 18:22
Pessoal, como as postagens eram muito antigas, gostaria de saber a opinião dos colegas sobre os aditivos mais recentes. O meu motor é bf e o radiador original. Qual seria o mais indicado hoje, inclusive a água?

Sydney66
15/06/2020, 19:01
Água sempre a destilada, ainda é encontrada e postos de combustível e lojas de peças, vendida em embalagem de 1L.
Melhor comprar com folga, no caso do BF são 10,4L.
Esses veículos, nesta época não usavam aditivo, então deve-se ter cuidado com a quantidade, melhor usar na proporção de 3x1, 3L de água para 1L de aditivo, pois devido serem projeto antigo, pode ser que esses aditivos novos ataquem os selos da bomba d'água. Melhor usar os mais simples, na base de monoetilenoglicol.
Mas se algum colega aqui tiver mais conhecimento no assunto, temos interesse.

Abs

Jumpe
16/06/2020, 21:39
Valeu, Sydney66. Sempre atencioso. Vou procurar o tal aditivo.
Abraço