Conectar

Ver Versão Completa : Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4



Páginas : [1] 2

Eriksom Teixeira Lima
25/11/2012, 19:44
:safari-rig:
Depois de muito procurar, examinar, viajar, testar, enfim, consegui achar meu objeto de desejo, minha Casa 4x4. :brinde:

Pelas fotos de apresentação, pode-se ver que ele é daqueles pequeninos para uma casa, mas o quintal será bem espaçoso e variado.

Descrição técnica do que eu consegui identificar precisamente até agora.

- Chassis Mercedes ano 1978, segundo achei por aí, era de um micro-ônibus da época (até achei um que deve ser irmão-gêmeo)
- Motor, atualmente um OM366 turbo-cooler, sem nenhuma eletrônica :curtir:
- Eixos, traseiro do MB 1313, dianteiro do MB 1111 (na realidade são iguais, a única diferença é o suporte do feixe)
- Caixas de câmbio e de transferência da Mercedes (se alguém puder me ajudar a identificar todos os detalhes, agradeço) :concordo:
- Cabine e Baú, são os da foto, mas serão totalmente reformulados, por ora, servirão para carregar os amigos e churrasqueira, carvão, carnes e cervejas geladas.

Eriksom

Aurélio
25/11/2012, 19:57
Opa,

Parabéns pela aquisição..:concordo:
Vamos acompanhar a reforma.
Abs

guilhermeabreu
25/11/2012, 20:02
CARO ERIKSOM

Mais parece com um TRATA , mas o aspecto é que esta muito bom , muito novo , que pneuzão é este muito bonito .

PARABENS , vamos acompanhar a evolução dos fatos & reformas .

ABRAÇÃO

Eriksom Teixeira Lima
25/11/2012, 20:02
:news-coffee:

Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas,nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.

Antes de mais nada, por favor, como alguns daqui podem conhecer a origem anterior ao de quem comprei, faço questão de informar que minhas observações sobre imperfeições são exclusivamente técnicas, e entendo que quem as fez deve ter tido um propósito que não é o meu. Logo ..... :stop:

Então, vamos começar com as descrições mais detalhadas daquilo que a meu ver são imperfeições.

De baixo para cima, de trás para a frente, comecemos pelo eixo traseiro.

Conforme aparece na foto, foi instalado um sistema de freio a ar com duplo acionamento (freio normal e freio de estacionamento). Deve-se elogiar a intenção de proteger as cuícas de eventuais pedras e impactos (elas foram posicionadas atrás do eixo), embora para tanto tenham optado por fazer uma pequena intervenção no eixo dos freios (nada grave).

O pior dos problemas - e não sei quem fez - foi terem usado dois tambores diferentes, um bem mais estreito que a sapata de freio. Para quem não conseguir perceber na foto do eixo, a outra foto apresenta os dois tambores retirados e que irão para o lixo. O resultado disso é um freio que pegava parcialmente e no qual a sapata ficava quase um terço fora do espelho do tambor. Não importa que freasse, é uma imperfeição grave a meu ver. De quebra ainda soldaram as saias, o que impedia que se tivesse o acesso-padrão a parte interna do tambor para a lavagem pós-lama. Outra imperfeição grave na minha opinião.

Creio que até o final desta semana estarão todas corrigidas.

Eriksom

guilhermeabreu
25/11/2012, 20:07
Agora é só peso pesado , tudo é ignorante , tem que ter carcaça muscular forte e de bolso tb .

Mas com paciencia e tempo as coisas vão caminhando para o lugar e vc vai ficar com um puta de uma CASA 4X4 AMBULANTE .

NGDaniel
25/11/2012, 20:21
Top!


Tire umas fotos internas..

Quanto pagou pelo brinquedo ?

Eriksom Teixeira Lima
25/11/2012, 20:28
:news-coffee:

Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.

Vamos pular para a frente, para a suspensão dianteira.

A primeira coisa a dizer é que a achei bonitinha à primeira vista. Fiquei emocionado mesmo :razz: Pensei, que puta solução brilhante.

Porém, o bichinho estava parado, o dono deixara a chave, eu não quis mexer sem o dono e havia um formigueiro embaixo dele. Assim, não pude deitar para ver, apenas fotografei. Quando cheguei em casa passei as fotos pro computador, daí pensei " - what's fucking is that?" :pensativo:

Na segunda vez que estive lá, o dono estava e saímos. A pergunta acima voltou a minha cabeça após um pequeno retorno no asfalto, quando a viatura entrou no jardim que dividia as pistas e o dono, apavorado, disse que eu podia tombar o veículo. Como assim? :screwy:

Na volta, olhei com calma a suspensão e entendi tudo: "quem adaptou não entende bem de geometria, de movimento espacial e de torção de materiais como aço".

Voltei pela 3a vez com meu mecânico predileto, Chico de Ivo de Cabo Frio, e ele na sua cadeira de rodas (outra hora conto essa história) deu seu veredicito: " O Mercedes sobrevive a tudo isso, pode comprar que a gente conserta"

:master:, comprei!

Eriksom

CAVESO
25/11/2012, 20:35
Agora sim meu engesa vai andar (na carroceria do mercedão) ! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Parabéns pela sonhada aquisição!

Eriksom Teixeira Lima
25/11/2012, 20:42
:news-coffee:

Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.

Vamos as fotos para entenderem melhor o que descrevi.

A primeira foto mostra o que eu vi. Na frente, parecia um suspensão triangular o que permitiria (notem o tempo verbal, permitiria) uma belíssima "flexibilidade" e maior versatilidade ainda.

Porém, sempre há um porém, a realidade é sempre pior do que a esperança. A implementação do projeto foi "imperfeita"

A junção com os eixos - braços do triângulo - totalmente rígida, soldada de forma imexível, como disse certa figura tenebrosa da ré-pública em passado recente.

A junção superior - vértice do triângulo - travada, só permitia o movimento vertical e nenhum rotacionamento. Ou seja, para que puseram a porra da panhard? Minha opinião sincera: para trincar o chassis, o que efetivamente conseguiram. :putz:

Porém, o valente e inventivo Chico de Ivo disse-me que ficasse tranquilo que a limpeza daquilo era coisa simples e o chassis do Mercedes estava acostumado com iNgUInorânÇa.

Seguem as fotos para não restar dúvidas.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
25/11/2012, 21:01
:news-coffee:

Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.

Subindo, vamos para o motor.

Como a proposição original, pelo que pude descobrir, era uma viatura a ser usada em trilhas e que tais, foi feito um reposicionamento do motor para tornar a viatura mais equilibrada. Não é a idéia mais brilhante, mas é a única forma que posso entender o que foi feito.

O Motor foi movido para a parte central do chassis, exatamente atrás do eixo. Porém, qual foi a minha surpresa ao fazer a mesma coisa que o ex-proprietário (o que está de preta olhando a tampa dianteira levantada)?

A surpresa foi descobrir que junto com o motor moveram o radiador lá para trás (imaginem o lá trás, em cima do eixo), na frente colocaram o intercooler (sei lá porque o colocaram na posição deitada), a frente deles o expansor da ar condicionado, a frente deles um balão de ar comprimido, a frente deles, uma caixa quadrada com uns 40 litros de óleo hidráulico, a frente deles um guincho com uma caixa de ferramentas por cima de tudo.

O que posso dizer é que o radiador não passava frio, e nem vento (as palhetas estavam sem a saia concentradora de sucção).

As fotos descrevem com precisão o que escrevi, sendo que a que mostra o fundo da cabine apresenta o tamanho do deslocamento para trás - a posição original é a que está tapada a frente da travessa da cabine.

Como radiador que não passa frio não combina com nosso clima tropical carioca, + 1 imperfeição a ser corrigida :banido::mrgreen:

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
25/11/2012, 21:15
:news-coffee:

Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.

Com relação as caixas, nada tenho a comentar ainda, exceto o desconhecimento do que elas são realmente.

Aparentemente, o câmbio é um G3-50, mas quais as relações de marcha, qual o eixo-piloto, para nada disso tenho respostas.

Idem para a transferência, dizem que é reduzida em 4x2, dizem que não é, dizem que só é reduzida se acionado o 4x4, dizem que não, não sei.

As respostas a essas perguntas somente surgirão quando mover o motor, pois a transferência permanece onde está, e o câmbio andará 1,3 metro mais ou menos para a frente com o motor. Hoje, como se vê nas fotos, as duas caixas estão conectadas diretamente pela cruzetas - solução não muito ortodoxa, digamos assim - e não dá para testar.

Como disse no início, quem tiver informações sobre as ditas, os números estão aí nas fotos, agradeço sinceramente. :concordo:

A única coisa a comentar é que o guincho (aparece na mensagem sobre suspensão dianteira) é hidráulico, pasmem, era acionado pela bomba da direção hidráulica. A tal caixa de óleo na frente do motor atende a direção, ao guincho e elevador da cabine (outra solução imperfeita ou heterodoxa, digamos assim). E isso apesar da possibilidade de instalar um PTO na traseira do câmbio, o que farei.


Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
25/11/2012, 21:20
:news-coffee:

Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.

Finalmente, a cabine. Não há muito a dizer, confortável para piloto e navegador, justa para 2 dos zequinhas, justíssima para os outros 2 zequinhas.

As instalações feitas pelo proprietário de quem comprei são interessantes, por exemplo, há 3 monitores de tv, sendo 2 cameras em cima de cada espelho retrovisor e 1 camera no topo da carroceria voltada para trás. O ar condicionado funciona muitíssimo bem e som também é excelente. Mas tudo terá de ser refeito para o futuro.

Seguem as fotos

Eriksom

Casa da transmissão4x4
25/11/2012, 21:21
Caramba, parabens pela maquina !!!!!!!!!! E meu sonho ter um destes daqui uns anos.........................

Eriksom Teixeira Lima
25/11/2012, 21:27
Mas o que pretendo fazer com isso? :semideia

Há pouco a falar, apenas algumas fotos do que seria minha visão de futuro para a Casa 4x4.

As duas primeiras fotos apresentam uma idéia geral do veículo, em especial comprimento da casa (cerca de 4 m), da cabine (será a atual 1720 na versão estendida), a frente para andar fora da estrada (tem norma que obriga a ter parachoques), a colocação de estepes, as céulas solares (eta coisa complicada a tal eletricidade autônoma) e, quem sabe, uma varandinha para contemplar o "quintal" :pipoca:

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
25/11/2012, 21:33
Pela ordem

Aurélio, Guilherme, Daniel e "Mineiro de Unaí", obrigado!

Quanto ao Mineiro de Muriaé, é como eu disse, a Camper Puta Velha e o Engesa Yellow Submarine sairão para a rua em 2012 de qualquer jeito.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
25/11/2012, 21:45
Persistir no erro é erro crasso :parede:

Já foram iniciadas as correções das imperfeições.

Nesta semana que acaba hoje, foram iniciadas as seguintes correções

- troca de todos os componentes dos sistemas de freios, preservadas apenas as 2 cuícas duplas traseiras
- troca de todos os tambores
- troca das C&P de 7x40 (algo assim) por 8x39
- remoção da gambiarra do eixo dianteiro (triângulo invertido)
- troca do radiador por um maior e melhor construído
- reposicionamento do radiador de ar
- limpeza geral de tudo o que obstruía o túnel de vento de modo a deixar o radiador "fresquinho", digamos assim.

No caso do último item, limpeza das obstruções, já foi feita, pois as fotos do motor que postei já apresentam tudo removido.

As fotos a seguir ilustram algumas das intervenções em curso, que espero estejam prontas ao final desta semana, a saber:

- troca das C&P de ambos os eixos (a 3a foto é do eixo traseiro)
- instalação dos novos componentes dos sistemas de freio
- troca do sistema dianteiro de freio de hidráulico para ar (todos os freio serão a ar)
- remoção da gambiarra suspensiva (a 1a foto apresenta o serviço de soldagem)
- instalação de feixes na dianteira do Mercedes 1720 (a 2a foto apresenta apenas a mola mestra posicionada para confirmar que encaixava)

Por enquanto é só.

Eriksom

Humberto Brandão
26/11/2012, 17:00
Oi Eriksom, beleza a compra, agora vamos ter mais um MH 4X4 circulando.
Não sou muito entendido de mecânica, mas vou dar uns palpites:
- A motorização do meu Engesa/MH é a mesma que a sua, apenas não é interculado. O meu é 180 HP e o seu deve ser uns 220. Estas modificações de motor também não tenho nenhuma. Já vi várias adaptações de motor, inclusive do caminhão que o Luiz Antônio corria, que quando bem feita funciona muito bem, acredito que o cara que fez as modificações tinha seus motivos. Eu por exemplo queria colocar mais uma polia no motor para colocar um segundo alternador que alimentaria as baterias da Casa e não achei como ainda, não tem espaço na frente.
- Vi que a sua suspenção é de molas helicoidais, é original do caminhão ou foi alterada? deve ter deixado o caminhão mais macio, o meu é feixe de molas, duro para cacete. Se não fosse a suspensão na cabine!!!!
- A caixa de transferência do meu Engesa parece ser igual a sua, existem dois modelos da Mercedes, uma pequena(a minha) e uma grande. Nunca tinha visto esta ligação como está a sua, acoplada direto na caixa de marcha, ficou legal. A minha fica mais para o meio do caminhão e é ligada a caixa de marcha através de cardam. Com relação a afrouxar os parafusos de fixação da caixa de transferência, tenho o meu Engesa EE15 transformado em Motorhome a 9 anos, nunca aconteceu isso. A fora de engatar a tração e o 4X4 no meu caso é alavanca, a mesma da Caixa da Engesa, só que a caixa da Engesa ligava separado, uma alavanca para 4X4 e outra para reduzida, nesta da Mercedes, quando acionada liga a tração e a reduzida simultaneamente. Meu caminhão tem rodas livres na frente.
- Pneus, os meus são da Michelin, 1.000X20, é um lameiro 60/40. Acho lindos os pneus 1.400X20 mas precisa ter muito boa distribuição de peso para não tombar em inclinações maiores, o ponto de equilíbrio fica muito alto. Já vi jipe com pneus 35" tombarem por conta de um barranquinho atoa, apenas saiu para dar passagem a outro e tombou.
- Planeja bem o interior do seu, não sei a medida do seu Baú, mas ele deve ficar com 2.20 de largura e com o comprimento de conforto para você. O meu tem 1.90 de largura.
Se me lembrar de mais alguma coisa falo.

Estou a disposição, se puder ajudar em algo pergunte.

Abraço,

HUMBERTO BRANDÃO
JIPEIRO - CAMINHONEIRO II
L200/2005
ENGESA EE15/P - 1979 - 4X4 - MH
MOTO ROKON MILITAR - 2X2 - 1973
QUEM GOSTA DE JIPINHO É A BARBIE

Humberto Brandão
26/11/2012, 17:20
Oi Eriksom, no caso do freio dianteiro, a troca do sistema pelo que sei envolve a troca do eixo, eles são diferentes. No meu caso o traseiro é a ar igual ao seu, e o dianteiro é misto, hidráulico acionado por uma cuíca menor.
O que é " troca das C&P de 7x40 (algo assim) por 8x39" ???
Humberto Brandão

Gabriel_Bertinatto
26/11/2012, 17:30
passando para assinar! e parabéns pela viatura!

tuna
26/11/2012, 19:41
Caraca!!! que beleza! Eriksom parabéns pela viatura, ainda que tenha que arrumar várias coisas pra deixar do seu gosto o potencial da viatura é enorme :palmas:
[]´s

Eriksom Teixeira Lima
26/11/2012, 22:13
Gabriel e Tuna, grato pela visita. Devo fazer uma atualização logo das mudanças que estão em curso.

Humberto, por partes

- motor, pelo que li e me disseram o MB 366 tem uma grande versatilidade, vai de 65 até 95 kgfm de torque e de 150 a 300 hp de potência. Para mim, algo no meio desse caminho estará ótimo, o que será obtenível (oops, eta verbo difícil de acertar) com simples ajustes na bomba e na pressão do turbo.

- Lula já te falou da C&P, enfim, as relação que irei instalar é a mais longa (rápida) existente - (39:8) e, caso a transferência seja reduzida como Lula disse (20:17) na alta, vou avaliar a troca do eixo piloto para o próximo ano, quando deverei mover o motor e o câmbio para a frente, e aproveitar para fazer uma revisão dos mesmos.

- Transferência, a minha está no meio da viatura, o motor e a caixa que estão atrás do eixo, QUando forem para a frente, pro lugar certo deles, a ligação será feita por cardan. Agora, caixa pequena da MB, por favor, mande fotos para cá para eu saber qual é e o que buscar. Lembre-se sempre, sou iNgUInorante em caminhões.

- freios a ar, pelo que vi não há necessidade de trocar o eixo, somente de jogar fora tudo o que tem dentro do sistema de freio, o que já fiz, pois estava acabado. Creio que nesta semana fica pronto essa parte e tiro fotos e atualizo por aqui.

- suspensão dianteira. se tivesse sido implementada de forma correta, seria boa, mas foi totalmente imperfeita. Sinceramente, era mole demais, ao pisar no freio dava cabeçada de quase meio metro, isso a 40 km/h. Imagino o que aconteceria a 90 km/h, capotaria de frente, daria cambalhota como o jpx do querido amigo Lobo. Tirei e colocarei o feixe do MB 1720. Como o banco do motorista é suspenso a ar, não sentirei tanto, mas a segurança aumentará bastante. (sério mesmo, tava um horror)

- Baú. Eu devo trocar a cabine dupla meia-bomba por uma estendida. Com isso, mantido o rabo da viatura, o baú ficará com 4,20 m de comprimento com 2,20 de largura. Pretendo cerca de 2,10 de altura. Como ancoras ou "bulbo de compensação" devo ter dois tanques de 250 litros de diesel, talvez outro tanto de água limpa também em dois tanques (ou seja, não preciso encher os 4 ao mesmo tempo e eles se equilibrarão), 1 de água cinza de uns 80 litros e outro de água negra com os mesmo 80 litros. Além deles, haverá rack de baterias e gerador (70 quilos), 2 a 3 balöes de ar comprimido, tudo isso na linha do chassis. Pouco acima, s estepes (devem somar uns 150 quilos) e depois o baú (sei lá quanto pesará, mas espero que não mais do que umas 4 toneladas.

Todo esse peso será detalhadamente estudado, não tenha a menor dúvida disso. Da mesma forma, irei te encher muito o saco, pois experiência é a coisa mais importante para se projetar um MotorHome, e você, caro amigo Humberto, já está na estrada com experiência valorosa há tempos.

Creio que respondi tudo, se não, volto depois.

Abraços

Eriksom

Humberto Brandão
27/11/2012, 13:44
Oi Eriksom, essa informação do freio a ar, foi um mecânico que me passou dizendo que teria que trocar o eixo, se der certo o seu, por favor, me passa o telefone do seu mecânico que conversarei com ele para ter um orçamento e colocar o meu também a ar na frente.
Abraço,
HUMBERTO BRANDÃO
JIPEIRO - CAMINHONEIRO II
L200/2005
ENGESA EE15/P - 1979 - 4X4 - MH
MOTO ROKON MILITAR - 2X2 - 1973
QUEM GOSTA DE JIPINHO É A BARBIE

Renato Fraga
27/11/2012, 14:55
Por favor me expliquem o que é esse lance de água negra e água cinza?????

CAVESO
27/11/2012, 15:02
Água negra seria coca-cola? rssss

Abs curiosos

Matheus C.
27/11/2012, 15:48
Água cinza = Agua resultante do uso de banho, pia do motorhome
Água negra = Esgoto

Acho que é isso

Eriksom Teixeira Lima
27/11/2012, 17:01
Exatamente, água cinza é toda a água de pias e banhos :banho:, a água preta é a com merda moída. Tem até uma bomba que macera os "sólidos" para dar melhor liga na água negra

Eriksom

Dioclecio
27/11/2012, 17:24
Parabéns pela aquisição Eriksom.
Tenho já faz algum tempo um Motor Home com chassi Agrale e motor MWM x10, só que é 4x2 normal. Estou para colocar um engate reforçado para rebocar um dos 4x4 (rural 75 e Vitara 95).
Você está preocupado com a parte mecânica (é natural), mas quando for ajeitar a casa, posso te sugerir algumas coisas,como por exemplo um excelente Inversor de 1500w que comprei de uma empresa aqui do Rio Grande do Sul que me permite viajar muitas horas (pelo menos 10 horas ja usei) com a geladeira de 120 litros ligada na bateria da casa que é de 150 A (aconselho a não comprar esses inversores vindos do Paraguai). Caso queira, tenho contato de outra empresa de Porto Alegre que trabalha com lanchas/barcos que troca o motor da geladeira por um fabricado na alemanha que liga direto em 110v, 220v ou 12v. Um amigo colocou no Iveco dele e aprovou, inclusive a dele é abastecida por placa solar.
Abraço e bom proveito da viatura!

Eriksom Teixeira Lima
28/11/2012, 07:52
Dioclécio

Quero todas as dicas, sim. Em casa eu mesmo faço todas as coisas elétricas, mas decobri que no mundo da Corrente Contínua e dos Inversores e Conversores, a conversa é outra. Só a tal senóide já me deixou de cabelos em pé.

Minha idéia é esse mesma, ter autonomia para tudo dentro do motorhome, geladeira, fogões, chuveiro e luzes, por meio de um belo rack de baterias deep cycle (nem sabia que existiam) e célular solares. O Gerador somente entraria em ação nos dias de chuva ou de ar condicionado por muito calor.

Aguardo os contatos e obrigado pelas dicas (mas explique melhor suas experiência com geladeiras e demais equipamentos, experiência é tudo)

Abraços

Eriksom

Mauricio Rotta
28/11/2012, 10:45
Parabéns pelo caminhão, é um sonho ter um bicho desses na frota.

Amostardeiro
28/11/2012, 10:46
Eriksom

Parabéns pela aquisição, é meu sonho de consumo, só tenho que vencer a resistência doméstica, putz, por isso é sonho...

Abraço

CAVESO
28/11/2012, 13:11
Lendo tópico percebo que já há massa crítica (vulgo galera) para abrir uma área aqui no fórum só para casas motorizadas 4x4, onde quem tem poderia mostrar seus carros/casas, dar dicas e etc.

Que tal??????

Humberto Brandão
28/11/2012, 17:11
Boa tarde Caveso,
Já existe um Grupo no Yahoogrupos só sobre Motor Casas 4X4 "motorcasa4x4@yahoogrupos.com.br" o responsável é o Ricardo Marques. Se tiverem interesse, podem participar deste Grupo.
Abraço,
Humberto Brandão

CAVESO
28/11/2012, 17:15
Humberto,

Eu participo de alguns grupos do yahoo (engesa, camper e outros), mas percebo que por lá fica muito fechado a um grupinho de associados...

Por aqui o acesso seria mais facilitado já que o fórum é aberto a não-membros...

Abs

Humberto Brandão
28/11/2012, 17:19
Dioclecio e Eriksom, o caso da geladeira não é tão grave assim, também tenho uma geladeira de 120L Consul mas meu MH tem duas baterias de 150A para a casa e duas de 100A para o caminhão. Meu inversor é de 1.000W semi-senoidal, dá partida na geladeira sem problema. Um amigo instalou um negocinho chamado "Termistor" ele funciona junto com a partida normal da geladeira, nunca tive problema. Ele segura a geladeira, luzes e TV, Som, Antena Sky. A bomba da água é 12V.
Humberto Brandão

Humberto Brandão
28/11/2012, 17:24
Isso é verdade, a filosofia é outra. Os grupos dependem de aprovação para ser admitido na maioria das vezes.
Aqui, que estou participando pela primeira vez, qualquer um pode ver as mensagens, não sei se tem alguém por trás aprovando a participação. Também, quem participa recebe os emails dos participantes, aqui tenho que entrar para ver.
Abraço,
P.S. Aproveitando, como faço para colocar a foto de minha viatura no usuário ou mandar para o grupo???
Grato,
Humberto Brandão

CAVESO
28/11/2012, 17:28
Vou notificar a administração do fórum sobre a possibilidade de criação de uma área para vocês e suas casas tracionadas...

Acho que as regras mudaram aqui no fórum e novos usuários só podem fazer algumas funções depois de postar 50 (eu acho) mensagens.......

Humberto Brandão
28/11/2012, 17:43
Oi Eriksom,
Meu Engesa MH tem duas placas solares de 240W cada carregando as baterias da casa. Pela minha experiencia já vi que é bom mas tem que ter outros processos ajudando, esta semana por exemplo, não fez sol aqui em Juiz de Fora. Se eu tiver só com a opção de Placas Solares, tava danado. Tenho um gerador de 3.000W Honda da linha super silencioso. Este é um grande problema dos geradores, principalmente diesel. Todos devem ser encapsulados para diminuir o ruido. No meu caso, durmo com a cabeça parede a parede com ele sem problema. Mas, o que ainda não consegui e considero muito importante é colocar um segundo alternador só para a casa. Já tive, mas em polia compartilhada que acabava patinando e correia patinando já sabe, arrebenta. Tirei fora. Esse segundo alternador ou o do próprio caminhão, te dá a chance de carregar sua bateria mais rápido com o motor do caminhão ligado. O problema de um alternador só é uma bateria pifar e estragar as outras. Já aconteceu comigo. Não estragou, mas tinha um inversor que não era inteligente e foi descarregando a bateria até o talo. Quando cai na estrada indo para um encontro de MH em Santa Helena no Paraná(perto de Foz) cheguei com o maior cheiro de ovo. As duas baterias do caminhão tinham ido para o saco.
Mas vamos com calma, tudo a seu tempo.
Abraço,
Humberto Brandão

Eriksom Teixeira Lima
28/11/2012, 22:20
Vamos por partes.

Nova Área específica: não sei se há tantas pessoas assim por aqui. O Humberto Brandão acabou de entrar, tem o Luciano de Brasília como seu fantástico MotorBarraco e ...... não sei mais. Eu ainda não tenho um, por enquanto somente o projeto e o veículo documentado mas não operacional. Talvez, se fosse o caso, criar uma área específica para Caminhões e Casas Motorizadas, daí poderia ter mais gente. Sinceramente, não sei. Creio que poderia ser uma forma de chamar esse pessoal todo que o Humberto se refere na lista da Yahoo para cá: o que decidirem, está perfeito para mim, será minha opinião.

Mauricio e Amostardeiro: eu vinha sonhando há anos com ele, o Humberto é testemunha disso. Finalmente, deu certo. Confesso que a primeira opção, o PapaSheik, um Engesa 6x6, minha mulher não gostou muito não. Como não deu certo, não tive problemas :pensativo:. Desse, ela gostou também muito. Já vai até mudar a CNH dela para "C". Fico preocupado, pois o pé dela é muito mais pesado que o meu. Se vocês estiverem no Rio e virem um Smart pilotado de forma alucinada, jogando em cima de quem a fecha, ziguezagueando, é ela. Eu a preferia assim :rally:, mas sei que ela será assim :freaking:


Dicas elétricas do Humberto: Eu estou juntando tudo o que eu ouço, tudo o que encontro, e pretendo arranjar um engenheiro elétrico especialista no tema para projetar o sistema. Pelo que conclui até o presente, célula solar é boa pedida, mas mesmo com sol intenso não dá conta de tudo. Pior, como sol intenso, um gerador é essencial para tocar o ar condicionado durante à noite ou quando parado. O resto, cozinha + banheiro + luzes + tv-som, a célula solar dá conta, mesmo no meu caso que não terei gás no veículo (forno e fogão serão elétricos).

[Humberto, entre nós que ninguém nos leia, sabemos de vários testemunhos de que você dorme como uma pedra gritante (no Jalapão,ninguém dormia), não seria um geradorzinho de 3kW que iria te aborrecer :zzz:]


Por hoje, estou preocupado como duas coisas: uma, o Detran-RJ realizar corretamente minha transferência de domicílio (ESP/CASA MOTOR - CAC FECHADA - 8 PASS); duas, a confirmação amanhã de que o sistema de freio a ar do 1113 entra perfeitamente no eixo dianteiro um 1111. Se sim, o Humberto também ganha a mesma solução.

Abraços

Eriksom

CAVESO
29/11/2012, 00:24
Nova Área específica: não sei se há tantas pessoas assim por aqui. O Humberto Brandão acabou de entrar, tem o Luciano de Brasília como seu fantástico MotorBarraco e ...... não sei mais. Eu ainda não tenho um, por enquanto somente o projeto e o veículo documentado mas não operacional. Talvez, se fosse o caso, criar uma área específica para Caminhões e Casas Motorizadas, daí poderia ter mais gente. Sinceramente, não sei. Creio que poderia ser uma forma de chamar esse pessoal todo que o Humberto se refere na lista da Yahoo para cá: o que decidirem, está perfeito para mim, será minha opinião.

A parte que me cabe neste latifundio (olha que não tenho nem 4x4 e nem casa ainda)....

Penso que o bacana de criar uma área especifica seria atrair os desconhecidos pra cá....

Abs pitaqueiros

MOLOKO+
29/11/2012, 07:11
Bom Dia

Parabens Erikson pelo projeto..

Ja nomeço do meu projeto F750 falamos sobre eixos MB 4x4 pois cheguei até a comprar um par de eixos do 1113 e a CT do mesmo
acabei fazendo estradeira,Com um par guardado ,e agora praticamente terminado o caminhão mandarei revisar os eixos para em breve colocar na minha Wagoneer V8 diesel,colocando paralamas cobrindo a nova bitola,ou mesmo radicalizando e descapotando e alargando a cabine com uma seção central e parabrisa rebativel

Tenho interesse se conseguir dicas e fontes das peças do eixo dianteiro,ja localizei código de fornecedores da Sabo retentores,
sapatas de freio e dos tambores,e da roda livre do mesmo da AVM.Nem me lembro da relação C&P que me disseram quando comprei eles a 3 anos atras aproximadamente.

Sou do Rio tambem,vc ta em beira mar dq de caxias?,seu mecanico ?

Saudações

Pedro

Na internet e muito dificil achar informaçoes e fuguras de catalogo desse eixos e CTmas ai vai
aqui link num site russo com figuras dos eixos MB4x4 com tradutor da para ir achando as figuras.


http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_1_073_358_103_/33_001
http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_1_073_358_103_/33_002
http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_1_073_358_103_/33_003

http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_W_805_344_132_/33_001__3
FRONT AXLE FRONT AXLE (http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_W_805_344_132_/33_001__4)
FRONT AXLE FRONT AXLE (http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_W_805_344_132_/33_001__5)
FRONT AXLE FRONT AXLE (http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_W_805_344_132_/33_001__6)
FRONT AXLE FRONT AXLE (http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_W_805_344_132_/33_001__7)
FRONT AXLE FRONT AXLE (http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_W_805_344_132_/33_001__8)

http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_1_073_358_103_/33_001__1
http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_1_073_358_103_/33_001__2
http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_1_073_358_103_/33_001__3


CT acho uma delas é a sua
TRANSFER CASE TRANSFER CASE (http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_W_805_344_132_/28_001)

http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_1_073_358_103_/28_001

http://www.neoriginal.ru/cat/mb/part__4_1_073_358_103_/28_16006_02

Cesar Galeffi
29/11/2012, 16:39
Boa tarde Erkson, parabens pela iniciativa, tambem estou aventurado ha 6 meses num projeto parecido numa Ford Ibiza Furgoline e agora preciso vender a Camper para terminar a execução. Talvez possa ajudar aos integrantes desse forum nas seguintes informações: transformação geladeira 110/220 v em 12 v: .: Solar Brasil :. (http://www.solarbrasil.com.br/freezeres.htm) kit solar: .: Solar Brasil :. (http://www.solarbrasil.com.br/freezeres.htm) projeto de van autosustentavel, entrei em contato para saber sobre a execução, porem ate hoje estou sem resposta: Temakeria Móvel: A culinária japonesa sobre rodas - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=jicLvZxiyGU) em breve postarei fotos da ibiza

Cesar Galeffi
29/11/2012, 16:44
esqueci os outros links: http://www.elber.ind.br/br/index.php .: Solar Brasil :. (http://www.solarbrasil.com.br/freezeres.htm) Nesse site em ingles tem o relato de um viajante experiente sobre pros e contras de tipos de MH: Choosing an Overland Campervan (http://www.xor.org.uk/silkroute/equipment/choosevan.htm)

Eriksom Teixeira Lima
30/11/2012, 07:32
Pedro "Leite Com" (era assim que traduziram no livro publicado aqui e, creio, no filme seguiram também)

Eu moro no Rio e meu mecânico em Cabo Frio, como vi que a placa de sua viatura é de lá, perguntei se está por lá ainda para ver ao vivo, pois irei lá visitar minha catedral na próxima semana, quando espero fazer o teste inicial das primeiras, digamos assim, correções de imperfeições.

Cesar,

muito bom essa adaptação da temaqueria móvel. E vou juntar mais as informações que você mandou para formar um conjunto de proposições. Quando tiver a penúltima versão, posto aqui para receber sugestões e chegar a última versão, a versão executiva do projeto.

Eriksom

Cesar Galeffi
30/11/2012, 08:30
Bom dia Erikson, fico contente por contribuir, pessoalmente me inspirei nesses modelos de vans a seguir, ate agora fiz sozinho a parte estrutural, porem preciso de profissional para instalação de kit solar e aqui em Salvador desconheço esse profissional.

‪4X4 Lifted Camper Van‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=xeA8FWfUSCw&feature=related)

Sportsmobile Fresno Factory 13-Feb-08 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=46G4VS8D440&feature=autoplay&list=PL25FEC453113F7663&lf=results_main&playnext=2)

Cesar Galeffi
30/11/2012, 08:42
Bom dia Erikson, fico contente por contribuir, pessoalmente me inspirei nesses modelos de vans a seguir, ate agora fiz sozinho a parte estrutural, porem preciso de profissional para instalação de kit solar e aqui em Salvador desconheço esse profissional.

‪4X4 Lifted Camper Van‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=xeA8FWfUSCw&feature=related)

Sportsmobile Fresno Factory 13-Feb-08 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=46G4VS8D440&feature=autoplay&list=PL25FEC453113F7663&lf=results_main&playnext=2)

Cesar Galeffi
30/11/2012, 18:35
Boa tarde Humberto, por favor poderia me informar onde adquiriu as placas de 240w, so conheço ate 140w e se possivel informe quem instalou o kit solar ?
Grato



Oi Eriksom,
Meu Engesa MH tem duas placas solares de 240W cada carregando as baterias da casa. Pela minha experiencia já vi que é bom mas tem que ter outros processos ajudando, esta semana por exemplo, não fez sol aqui em Juiz de Fora. Se eu tiver só com a opção de Placas Solares, tava danado. Tenho um gerador de 3.000W Honda da linha super silencioso. Este é um grande problema dos geradores, principalmente diesel. Todos devem ser encapsulados para diminuir o ruido. No meu caso, durmo com a cabeça parede a parede com ele sem problema. Mas, o que ainda não consegui e considero muito importante é colocar um segundo alternador só para a casa. Já tive, mas em polia compartilhada que acabava patinando e correia patinando já sabe, arrebenta. Tirei fora. Esse segundo alternador ou o do próprio caminhão, te dá a chance de carregar sua bateria mais rápido com o motor do caminhão ligado. O problema de um alternador só é uma bateria pifar e estragar as outras. Já aconteceu comigo. Não estragou, mas tinha um inversor que não era inteligente e foi descarregando a bateria até o talo. Quando cai na estrada indo para um encontro de MH em Santa Helena no Paraná(perto de Foz) cheguei com o maior cheiro de ovo. As duas baterias do caminhão tinham ido para o saco.
Mas vamos com calma, tudo a seu tempo.
Abraço,
Humberto Brandão

Humberto Brandão
04/12/2012, 13:11
Oi Cesar, ainda estou meio atolado com o Forum, deve ser a idade. Seguem fotos da Placa Solar.
Eles são da LG, comprei em Gerao Renovvel (http://www.geracaorenovavel.com.br) e a instalação foi caseira, mas eles orientam bem. O mais complicado é o suporte de ferro ara apoiar e prender as placas. Qualquer dúvida estou as ordens.
Abraço, Humberto Brandão
383893383894

Humberto Brandão
04/12/2012, 13:18
Oi Cesar, sou eu de novo.
Gostaria que você me desse as vantagens da troca da geladeira por uma de 110V, 220V e 12V. Ou isso é se for comprar nova? Será que vale a pena o preço?
Eu tenho uma pequena da ELECTROLUX Holandesa que é 110V, 12V e gas, ai acho que faz diferença. Mas ela é de uns 40 litros no máximo. Para carregar no carro é ótima.
Abraço, Humberto Brandão

CAVESO
04/12/2012, 17:51
Humberto, Essa motoca é 2x2?

Parabéns pelo engesão tamanho família!

Eriksom Teixeira Lima
04/12/2012, 20:00
CAVESO,

MOTOCA?!?!?!? :screwy:
Ainda bem que o 1Berto é tranquilo, mineiro de juiz de fora, caso contrário, ele partiria para Muriaé ficaria sem óculos e :karate::fight:

:D

Eriksom

Humberto Brandão
04/12/2012, 21:30
Oi Caveso, Sim 2X2, é uma ROKON Americana Ano 1973. é uma moto para uso Militar e Agricola, as antigas não são emplacaveis.
O Engesa é nossa paixão, usamos menos que gostariamos pois ainda trabalhamos. Penso até em vender para comprar um tradicional, mas doi o coração.


Tio Erikisom, fica frio, o esquentadinho é você.


Abraço, Humberto Brandão

Cesar Galeffi
05/12/2012, 19:53
Boa noite Humberto, obrigado pela resposta, so agora acessei o forum, acredito que para mim não seria dificil prender as placas, especialmente agora após ter feito varias adaptações no meu futuro Mh caseiro.
Entrarei em contato com a Gerao Renovvel e te informo a respeito.

Cesar Galeffi
05/12/2012, 20:03
Boa noite Humberto, obrigado pela resposta, so agora acessei o forum, acredito que para mim não seria dificil prender as placas, especialmente agora após ter feito varias adaptações no meu futuro Mh caseiro.
Entrarei em contato com a Gerao Renovvel e te informo a respeito.
Parabens pelo camião

Cesar Galeffi
05/12/2012, 20:06
Boa noite Humberto, obrigado pela resposta, so agora acessei o forum, acredito que para mim não seria dificil prender as placas, especialmente agora após ter feito varias adaptações no meu futuro Mh caseiro ( Ford Ibiza).
Entrarei em contato com a empresa e te informo a respeito.
Grato




.
Entrarei em contato com a Gerao Renovvel e te informo a respeito.
Parabens pelo camião

Cesar Galeffi
05/12/2012, 20:29
Oi Cesar, sou eu de novo.
Gostaria que você me desse as vantagens da troca da geladeira por uma de 110V, 220V e 12V. Ou isso é se for comprar nova? Será que vale a pena o preço?
Eu tenho uma pequena da ELECTROLUX Holandesa que é 110V, 12V e gas, ai acho que faz diferença. Mas ela é de uns 40 litros no máximo. Para carregar no carro é ótima.
Abraço, Humberto Brandão

Boa noite Humberto, parece maluco esse site, na mensagem anterior cliquei varias vezes pensando que não tinha enviado a primeira vez, só agora vi a repetição, por favor não me ache maluco, kkkkkkkkk.
Bem, respondendo ao seu quisito da geladeira de 12v, fui informado por um proprietario de MH que instalou energia solar no proprio veiculo que o inversor é o vilão das baterias recarregaveis do motorhome e aconselhou-me de transformar o maximo possivel os eletronicos 110/220 em 12v, principalmente a geladeira, se quiser te passo o contato dessa pessoa para te explicar detalhes:
ericorodamundo@hotmail.com

Eriksom Teixeira Lima
09/12/2012, 10:44
As obras continuam, com um pouco de atraso por problemas de excesso de limpeza a fazer e atrasos na entrega de peças. Nada grave, mas ficou um tristeza por causa de não poder participar com ELE do Trenó 4x4 aqui da Jipenet-RJ. Enfim, .....

Bem, duas coisas foram identificadas: as caixas de câmbio e de transferência. O Câmbio é um G3/50, com cinco marchas, e a Transferência uma VG 550, com reduções de 1,037:1 na alta e 1,67:1 na baixa/reduzida. Seguem as fotos.



Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
09/12/2012, 13:29
Por que será que ninguém respeita prazos nessa terra? A gente combina, contrata e os caras entregam com atraso, mesmo sabendo que sem entrega não entra dinheiro no bolso deles? Eta povinho "que só! :parede:

Apesar de estarem prometidos para a semana passada, somente nessa foram recebidos os dois feixes de molas, o que permitiu a continuidade das obras, mas ainda não sua conclusão. Explico.

Para se fixar a montanheira e o jumelo há necessidade óbvia de se estar de posse dos feixes para a exata medida de furação das longarinas e posicionamento de ambos. Porém, feixes e montanheiras + jumelos não são suficientes, necessita-se de que existam travessas entre as longarinas. Por incrível que pareça, elas não existiam. :screwy:

A ligação entre as pontas das longarinas na frente do chassis era soldada (ainda é, não foi retirada), a travessa a frente do motor que deveria segurar o radiador era um chapa soldada, e após o motor, nada. Para quem não sabe, as travessas entre longarinas nos caminhões são simplesmente aparafusadas para sua fixação, e, claro, para que o chassis se mantenha íntegro.

Sendo assim, como disse, não irei para o Trenó 4x4 neste 2012 por falta apenas das travessas, já que todo o resto está lá à espera das mesmas, inclusive a limpeza daquele tranqueira toda na frente, onde ficava pregado o guincho e instalada uma caixa de ferramentas. Se arrancar tudo fora sem as travessas, as longarinas abrem e podem perder o alinhamento. Esperamos que nesta semana, a correção completa da suspensão dianteira esteja feita, como tudo instalado (molas do 1720 + travessas novas + cubos de rodas + freios + conecções em geral) ficando para a próxima a fixação do motor e do câmbio na posição original, à frente do diferencial.

Seguem as fotos das molas à espera de "a-travessarem".

Eriksom

Cesar Galeffi
10/12/2012, 06:59
Bom dia Eriksom, continue com perseverança e paciencia para terminar o seu bom projeto. Boa semana

MaikonVendasMahindra
11/12/2012, 10:40
Caraca, fiquei curioso pra ver o resultado final disso tudo...

Vicente Guimaraes
11/12/2012, 14:24
Acompanhando... e na torcida.

Bruno Mosso
11/12/2012, 18:58
Eu também quero acompanhar esse tópico, aposto que vai sair um negocio muito bonito!!

Humberto Brandão
11/12/2012, 21:34
Cesar, o nome certo da Empresa é Geração Renovável Gerao Renovvel (http://www.geracaorenovavel.com.br)
Com relação aos Inversores, é provável que o amigo do Rodamundo(grupo de Motor Home se Santa Catarina)esteja usando um inversor antigo, os mais modernos são bem econômicos. Só como exemplo, depois que instalei minhas placas, minha geladeira do MH, uma Consul 120L ficou ligada direto nas baterias/placas por mais de 30 dias direto. O que é muito importante são os cálculos de carga para ver se as baterias suportam os equipamentos a noite e dias com pouco sol e as placas durante o dia tem que alimentar os equipamentos e ainda carregar as baterias novamente.
Abraço,
Humberto Brandão

Casa da transmissão4x4
11/12/2012, 21:39
As obras continuam, com um pouco de atraso por problemas de excesso de limpeza a fazer e atrasos na entrega de peças. Nada grave, mas ficou um tristeza por causa de não poder participar com ELE do Trenó 4x4 aqui da Jipenet-RJ. Enfim, .....

Bem, duas coisas foram identificadas: as caixas de câmbio e de transferência. O Câmbio é um G3/50, com cinco marchas, e a Transferência uma VG 550, com reduções de 1,037:1 na alta e 1,67:1 na baixa/reduzida. Seguem as fotos.



Eriksom

Esse câmbio e bom, se fosse o G3 60 seria melhor ainda. Um câmbio que eu gosto muito e o ZF dos Mercedes caçamba, ele e otimo os engates de machas, mas o valor das peças e uma fortuna !!

Cesar Galeffi
21/12/2012, 08:16
Cesar, o nome certo da Empresa é Geração Renovável Gerao Renovvel (http://www.geracaorenovavel.com.br)
Com relação aos Inversores, é provável que o amigo do Rodamundo(grupo de Motor Home se Santa Catarina)esteja usando um inversor antigo, os mais modernos são bem econômicos. Só como exemplo, depois que instalei minhas placas, minha geladeira do MH, uma Consul 120L ficou ligada direto nas baterias/placas por mais de 30 dias direto. O que é muito importante são os cálculos de carga para ver se as baterias suportam os equipamentos a noite e dias com pouco sol e as placas durante o dia tem que alimentar os equipamentos e ainda carregar as baterias novamente.
Abraço,
Humberto Brandão

Bom dia Humberto, desculpe-me pelo atraso, so agora vi a tua mensagem, entrei por acaso no forum. Obrigado pela preciosa explicação, isso faria uma grande diferença nos calculos, gostaria de saber tambem a marca do seu inversor.
Se quiser acompanhar o meu forum " Casa artesanal Ford Ibiza", serás bem vindo.
Entrarei em contato com a Gerao Renovvel. Abraço

Cesar Galeffi
21/12/2012, 08:22
Bom dia Humberto, desculpe-me pelo atraso, so agora vi a tua mensagem, entrei por acaso no forum. Obrigado pela preciosa explicação, isso faria uma grande diferença nos calculos, gostaria de saber tambem a marca do seu inversor.
Se quiser acompanhar o meu forum " Casa artesanal Ford Ibiza", serás bem vindo.
Entrarei em contato com a Gerao Renovvel. Abraço

Oi de novo Humberto, no site da empresa ( Fale conosco) não consigo preencher o formulario, o cursor fica inerte diante das areas de escrever, será que é o meu notebook com problema? favor faça o teste. grato

Cesar Galeffi
21/12/2012, 08:24
Cesar, o nome certo da Empresa é Geração Renovável Gerao Renovvel (http://www.geracaorenovavel.com.br)
Com relação aos Inversores, é provável que o amigo do Rodamundo(grupo de Motor Home se Santa Catarina)esteja usando um inversor antigo, os mais modernos são bem econômicos. Só como exemplo, depois que instalei minhas placas, minha geladeira do MH, uma Consul 120L ficou ligada direto nas baterias/placas por mais de 30 dias direto. O que é muito importante são os cálculos de carga para ver se as baterias suportam os equipamentos a noite e dias com pouco sol e as placas durante o dia tem que alimentar os equipamentos e ainda carregar as baterias novamente.
Abraço,
Humberto Brandão

Oi de novo Humberto, no site da empresa ( Fale conosco) não consigo preencher o formulario, o cursor fica inerte diante das areas de escrever, será que é o meu notebook com problema? favor faça o teste. grato

Cesar Galeffi
21/12/2012, 08:27
Bom dia Eriksom, como vão os trabalhos? abraço

Eriksom Teixeira Lima
21/12/2012, 10:19
Cesar, bom dia

desde a semana passada, estamos nos trabalhos de limpeza das coisas erradas que haviam. Já foram limpos os dois lados do diferencial (remoção e lixamento daqueles suportes), a ponta do chassis, o reforço mal-feito do chassis, suportes de molas e mais outras coisas. 3 tubos de oxigênio foram gastos na faxina, mais algumas lixas para acabamento final. Estive lá na semana passada e o trabalho terminou nesta semana. Como é Natal, e a oficina é em Cabo Frio, região dos Lagos muito demandada no final do ano (1,5 horas de viagem se transformam em 6 a 7 horas). não devo ir para lá por esses dias.

Conversamos ontem por telefone, e toda a limpeza foi feita, inclusive com a troca das pontas dianteiras que haviam colocado no chassis para fixar o guincho. No lugar foram colocados reforços prolongadores para aumentar a frente em até 40 cm, o que permitirá deslocar a cabine cerca de 25 cm a frente. Como não preciso de um ângulo de entrada de 80 graus, ele ficará com cerca de 65 graus, mas ainda a ajustar.

Enfim, o que eu pensava em estar pronto somente em março, estará pronto no início do mês de janeiro (ano novo, caminhão novo), a saber:

- feixes de mola dianteiros da 1720, com adpatação no chassis para instalação de montanheiras e jumelos originais
- reposicionamento do motor, radiador, intercooler e radiador de ar condicionado
- conexão entra câmbio e transferência por meio de cardã
- troca do volante do motor e de todo o sistema de embreagem
- troca de todos as mangas de eixo
- troca de todas as peças do sistema de freio, mantidos óleo-ar na frente e somente ar na traseira
- reposicionamento da caixa de direção (ela estava invertida)
- reposicionamento da cabine
- troca da coroa e pinhão por novos 9x39
- revisão de todos os reforços de chassis, com troca da maior parte deles
- colocação do sistema de travessas originais da Mercedes, que são aparafusadas

Depois coloca algumas fotos, pois limpeza não gera fotos.

Enfim, o caminhão estará rodando perfeitamente e em todo seu vigor na primeira semana de janeiro.

Porém, infelizmente, eu só poderei usá-lo na 3a semana, pois saio para uma sessão à beira da praia até dia 20. Quer dizer, infelizmente, não, afinal, estarei fazendo nada, comendo e bebendo nas praias do Espelho e Curuípe, aí na Bahia.

Um abraço

Eriksom

Cesar Galeffi
21/12/2012, 11:17
Bom dia erksom, parabens pela determinação, coragem e pela equipe de apoio. Assim como estou perseguindo esse sonho que em breve estará concretizado, no mais sigo seu forum com atenção e estou a disposição aqui na Bahia ( o solo está rachando e ao invez do final do mundo hoje 21/12, o verão baiano tem um começo brilhante).
Abraço
Cesar

Cesar Galeffi
21/12/2012, 12:13
Cesar, o nome certo da Empresa é Geração Renovável Gerao Renovvel (http://www.geracaorenovavel.com.br)
Com relação aos Inversores, é provável que o amigo do Rodamundo(grupo de Motor Home se Santa Catarina)esteja usando um inversor antigo, os mais modernos são bem econômicos. Só como exemplo, depois que instalei minhas placas, minha geladeira do MH, uma Consul 120L ficou ligada direto nas baterias/placas por mais de 30 dias direto. O que é muito importante são os cálculos de carga para ver se as baterias suportam os equipamentos a noite e dias com pouco sol e as placas durante o dia tem que alimentar os equipamentos e ainda carregar as baterias novamente.
Abraço,
Humberto Brandão
Ola de novo Humberto, consegui agora a pouco enviar uma mensagem para a empresa " Geração Renovavel" pelo navegador Internet Explorer ( uso o Firefox) que parece incompativel com essa empresa.
O pro blema do inversor segundo o nosso amigo de Santa Catarina, seria apenas limitar a duração das baterias, por exemplo: sem ele ( inversor) suponhamos que as baterias nobreak teem vida de 4 anos de carrega/descarrega, com esse inversor reduz-se a vida util pela metade. Abraço e obrigado

Eriksom Teixeira Lima
21/12/2012, 16:39
Meus caros

Seguem algumas poucas fotos sobre o que foi feito, pois faxina não é fotogênica.

Nesta mensagem, as fotos da caixa de direção, do varão existente e do bracinho no munhão. Para quem conhece (eu acabei de conhecer :pensativo: ) a caixa de direção está montada invertida (está de costas), e, sendo assim, o braço pitman também (se o olho for bom, verão a solda no pitman).

Nestas horas em que escrevo, a caixa já deve estar invertida (e na posição certa, mais próxima da longarina), o varão será feito novo, reto, sem as curvas que aparecem, e o bracinho do munhão AINDA será refeito completamente, pois ele foi cortado (ou seja, a direção fica mais pesada). Também é possível ver a solda e entender que fizeram isso (cortar o braço) para colocar a mola helicoidal e aquela brilhante suspensão que foi montada "não corretamente".

A conserto desse braço é feito com um bloco retangular em aço que é cortado e sulcado para que o braço existente vá para dentro e depois elas são unidos com MIG. Depois de pronto fica mais fácil de entender. O ajuste é completamente seguro, pois a minha antiga Dodge Ram funcionou assim por anos, e funciona ainda com o atual dono (acho que ele nem sabe).

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
21/12/2012, 17:00
Eu escrevi pouco acima que os reforços do chassis estavam mal feitos. Nas fotos atuais é possível perceber isso. Além disso, havia sido soldada nas pontas das longarinas uns pedaços de ferro que serviam para segurar as longarinas juntas (não usaram as travessas padrão da Mercedes), nos quais foram soldados a cabeça daquela "suspensão", o guincho e caixa de ferramentas.

Como pode-se notar, agora está tudo quase limpo, pois quando tirei as fotos ainda faltava arrancar os reforços do chassis. Notem que coisa linda aquele reforço em forma de viaduto :putz: que está na foto da montanheira (é da longarinha esquerda). É um primor, não é? :fight:

Outra coisa que se percebe também no lado direito da foto do motor é uma barra de ferro transversal com um lindo remendo no topo. Essa barra serve para segurar a alavanca de câmbio. Na realidade, outro servicinho "bem-feito", pois a alavanca era fixada no chassis, como o motor se movimenta em cima dos coxins em conjunto com a caixa de câmbio, logo o varão que conecta a alavanca ao corpo do câmbio tinha de ter duplo movimento. Lógico que a solução Mercedes é outra, o suporte da alavanca de câmbio é preso diretamente no corpo do motor, e se movimenta junto com ele, e o varão permanece absolutamente estático. Assim será restabelecido na próxima semana.

[Ontem, o motor já havia sido movido para sua posição definitiva, portanto, só falta concluir as conexões citadas]

Na foto da fixação da montanheira do feixe de molas pode-se notar que foi feita uma mão-francesa para segurar/ancorar firmemente a peça (o buraco do chassis será enchido com solda MIG e entre a montanheira e a lateral da longarina será colocado um elemento em aço para completar o espaço, sendo tudo fixado com parafusos 14 mm). O chassis será reforçado decentemente como dito, e por dentro de tudo irá a travessa de fixação do motor (um pouco atrás) e uma de fechamento das longarinhas (mais a frente). Eu não sou de saltar com caminhão, :rally: mas se precisar, ele aguentará fácil.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
21/12/2012, 17:17
Finalmente, seguem duas versões da mesma foto, uma delas com uma correção porquinha apenas para dar uma idéia do que já foi feito.

[aviso, o nome do proprietário anterior aparece nas fotos, mas ele NÃO foi o responsável pelas alterações aqui descritas, ele usava o caminhão profissionalmente sem saber desses problemas]

Aquelas pontas horrorosas que estavam por dentro das longarinas foram retiradas e foi colocado no lugar um par de perfis em "U" para prolongar a ponta do chassis em cerca de 45 cm. Depois iremos ajustar o tamanho correto.

Dessa forma, a foto original apresenta a cabine na posição em que estava, e a outra na posição em que está hoje (eu não estive lá, apenas alterei a foto). Assim, a cabine deverá ficar entre 30 e 35 cm a frente, na parte de trás ficará um espaço de cerca de 40 a 45 cm (correponde aquela faixa branca) para onde deverá crescer futuramente o bau ou a parte da casa.

O parachoques futuro será articulado, ou seja, ele deverá ter um fechamento na altura das longarinas, mas a parte inferior será dobrável, aberta e estendida para baixo quando no asfalto, e fletida para trás ou para frente quando fora-da-estrada. Se for para trás, ela funcionará como um reforço de protetor de cárter e radiador, um segundo peito de aço. Se for para a frente, servirá como plataforma para que se fique de pé e vá testanto o que existe em travessias de rios. A 3a foto é de um brinquedinho de onde tirei a inspiração para essa alteração.

Eriksom

PS: quem está na cadeira de rodas é Chico de Ivo, atualmente agindo apenas como mestre de obras, embora aquela cadeira de rodas vire uma prancha de rodas com a qual ele entra debaixo do caminhão para dar ordens e verificar os serviços. Ainda farei aqui um tópico somente sobre ele, Chico de Ivo de Cabo Frio.

Humberto Brandão
21/12/2012, 17:57
Ola de novo Humberto, consegui agora a pouco enviar uma mensagem para a empresa " Geração Renovavel" pelo navegador Internet Explorer ( uso o Firefox) que parece incompativel com essa empresa.
O pro blema do inversor segundo o nosso amigo de Santa Catarina, seria apenas limitar a duração das baterias, por exemplo: sem ele ( inversor) suponhamos que as baterias nobreak teem vida de 4 anos de carrega/descarrega, com esse inversor reduz-se a vida util pela metade. Abraço e obrigado

Cesar, desculpe a demora, tenho andado meio enrolado. Olha, eu não sou Expert no assunto, apenas gosto de saber das coisas, mas esta explicação é danada. Minha primeira bateria da casa no meu MH foi uma TOODOR de 150 A, tenho este Inversor desde 2004, a bateria durou 6 anos. Sinceramente, não vejo relação entre usar ou não inversor, o inversor é apenas um tomador de carga como qualquer outra coisa. A bateria está alimentando algo em 12V(inversor) e o inversor é que transforma em 12V.
A marca do meu Inversor é Xantrex, modelo XPOWER 1.000W. Vou tentar assuntar isso com meus pares de MH entendidos em eletricidade para ver se estou errado.
Mande para mim o Link de seu Grupo.
Abraço,
Humberto Brandão

Humberto Brandão
21/12/2012, 18:05
Grande Tio Erkison, a sua Benção.
Que legal que as coisas estão andando, é tão bom realizar um sonho e bem feito. Beleza.
E o freio dianteiro a ar, pode colocar em um diferencial com freio hidráulico?
Abraço
Humberto Brandão

Eriksom Teixeira Lima
21/12/2012, 19:16
Tio 1Berto

esqueci de te falar, é a nossa idade :putz:

Tentei outras hipóteses, várias delas, um cara que representa a Mercedes jurou que dava ...... e não dá. Vai ficar tudo novo qui-nem-qui o seu.

No futuro, quem sabe, acho uma par de eixos do próprio 1718, relação 41x10, quem sabe ..... Por ora, estou feliz da vida.

Abraços

Eriksom

CAVESO
21/12/2012, 19:31
Eriksom,

A primeira coisa que eu mudaria na casa seria a cor.

TEM que ser branca (tudo branco com rodas brancas)!

Vicente Guimaraes
21/12/2012, 19:41
E eu que achei que tinha comprado um bicho grande...

GALEGUITO
22/12/2012, 06:34
Quero acompanhar essa aventura.
Meus sinceros parabéns ao autor do tópico e aos demais que o ajudam.

paje_tapuya
22/12/2012, 17:36
Opa, mais um reles sonhador aqui para acompanhar essa empreitada. Ericson, eu quero ver isso de perto...
Se precisar comparar algo com os do unimog, posso arrumar uma visita especial aos batalhões do CFN.

Eriksom Teixeira Lima
22/12/2012, 19:08
Pajé e Vicente, não sei, não, mas acho que esse papo de vocês vai terminar numa DR, discussão de relação. "Como é grande ...." :brinde:

Caveso, na idade minha ou do 1Berto, a gente evita branco, pois os Doutores Guilherme que a gente encontra dentro das ambulâncias sempre querem nos entubar (no sentido bíblico, claro!). Eu mudarei a cor dele no futuro, quando estiver pronto. Infelizmente, eu não consegui copiar a foto do mais belo motor-home que achei na internet, mas a guardei com cuidado nos escaninhos da memória. O motor-home apresentava uma pintura de horizonte, com uma linha que cruzava todo ele, da frente até a traseira, sendo que ao final havia uma silhueta de uma aborígene africano com a perna dobrada e apoiado num arco.

Quero fazer algo assim, com um motivo brasileiro, não sei exatamente o que ainda. Antecipadamente, meu desejo maior seria usar motivos da Serra da Capivara, especialmente porque são desenhos dos povos mais antigos que viveram nas Américas, antes mesmo dos índios. Era um povo com padrão esquelético negróide, como os aborígenes australianos, mas que os gringos não aceitam que tenham existido, pois acabaria com os sítios deles lá (povo de Clóvis), muito menos os índios, pois demonstraria que eles massacraram antigos habitantes daqui. Aparentemente, eles são os ancestrais dos povos fueguinos, mortos ao serem vestidos pelos padres no final do século XIX (pegaram pneumonia e foram dizimados). Vale a pena visitar a Fundham, Fundação do Homem Americano do Piauí para saber mais do tema, além, é claro, aos sítios arqueológicos lá existentes. Coisa finíssima, nota 1000! Papo para 3 a 4 dias de estadia por lá. Só o "ir dormir" das anadorinhas é algo inesquecível.

Nas fotos anexadas, apresento alguns padrões de cores que me inspiram. As fotos finais sairão assim. E para implementar vou arrumar trabalho para o próprio 1Berto, que faz (pelo menos, fazia) impressões em grande escala. Tenho os próximos 6 meses para pensar nisso ainda.

[Galeguito, eu não achei nenhuma foto que me trouxesse um padrão alagoano, como da praia do Gunga. Mas meu arquivos estão uma bagunça danada. Nem pense em me mandar uma foto da "carro quebrado", das mais lindas que conheço, mas o nome não combina :concordo: )

Eriksom

paje_tapuya
22/12/2012, 19:31
Ericson, não rola DR não... o Vicente é meu vizinho e de vez em quando ele vai deixar eu dar uma voltinha no Hulk. hehehe
Sobre as pinturas rupestres, tenho muitas fotos para servir de inspiração. No RN, trabalhei em muitos locais ricos nesse tipo de arte pré-histórica.

Cesar Galeffi
22/12/2012, 20:39
Finalmente, seguem duas versões da mesma foto, uma delas com uma correção porquinha apenas para dar uma idéia do que já foi feito.

[aviso, o nome do proprietário anterior aparece nas fotos, mas ele NÃO foi o responsável pelas alterações aqui descritas, ele usava o caminhão profissionalmente sem saber desses problemas]

Aquelas pontas horrorosas que estavam por dentro das longarinas foram retiradas e foi colocado no lugar um par de perfis em "U" para prolongar a ponta do chassis em cerca de 45 cm. Depois iremos ajustar o tamanho correto.

Dessa forma, a foto original apresenta a cabine na posição em que estava, e a outra na posição em que está hoje (eu não estive lá, apenas alterei a foto). Assim, a cabine deverá ficar entre 30 e 35 cm a frente, na parte de trás ficará um espaço de cerca de 40 a 45 cm (correponde aquela faixa branca) para onde deverá crescer futuramente o bau ou a parte da casa.

O parachoques futuro será articulado, ou seja, ele deverá ter um fechamento na altura das longarinas, mas a parte inferior será dobrável, aberta e estendida para baixo quando no asfalto, e fletida para trás ou para frente quando fora-da-estrada. Se for para trás, ela funcionará como um reforço de protetor de cárter e radiador, um segundo peito de aço. Se for para a frente, servirá como plataforma para que se fique de pé e vá testanto o que existe em travessias de rios. A 3a foto é de um brinquedinho de onde tirei a inspiração para essa alteração.

Eriksom

PS: quem está na cadeira de rodas é Chico de Ivo, atualmente agindo apenas como mestre de obras, embora aquela cadeira de rodas vire uma prancha de rodas com a qual ele entra debaixo do caminhão para dar ordens e verificar os serviços. Ainda farei aqui um tópico somente sobre ele, Chico de Ivo de Cabo Frio.

Caro Eriksom, bom trabalho. Cada qual com as proprias inspirações. Ja tinha visto esse ultimo camião nas minhas pesquisas ( nada mal)

Cesar Galeffi
22/12/2012, 20:47
Cesar, desculpe a demora, tenho andado meio enrolado. Olha, eu não sou Expert no assunto, apenas gosto de saber das coisas, mas esta explicação é danada. Minha primeira bateria da casa no meu MH foi uma TOODOR de 150 A, tenho este Inversor desde 2004, a bateria durou 6 anos. Sinceramente, não vejo relação entre usar ou não inversor, o inversor é apenas um tomador de carga como qualquer outra coisa. A bateria está alimentando algo em 12V(inversor) e o inversor é que transforma em 12V.
A marca do meu Inversor é Xantrex, modelo XPOWER 1.000W. Vou tentar assuntar isso com meus pares de MH entendidos em eletricidade para ver se estou errado.
Mande para mim o Link de seu Grupo.
Abraço,
Humberto Brandão

Ola Humberto, sou menos expert que voce nesse assunto, por isso te informei o contato do cidadão, de qualquer forma 6 anos é bastante, pelo meu pouco conhecimento, por uma bateria. Por favor verifique isso pra mim. Obrigado e abraço, irmão.

Cesar Galeffi
22/12/2012, 20:54
Cesar, desculpe a demora, tenho andado meio enrolado. Olha, eu não sou Expert no assunto, apenas gosto de saber das coisas, mas esta explicação é danada. Minha primeira bateria da casa no meu MH foi uma TOODOR de 150 A, tenho este Inversor desde 2004, a bateria durou 6 anos. Sinceramente, não vejo relação entre usar ou não inversor, o inversor é apenas um tomador de carga como qualquer outra coisa. A bateria está alimentando algo em 12V(inversor) e o inversor é que transforma em 12V.
A marca do meu Inversor é Xantrex, modelo XPOWER 1.000W. Vou tentar assuntar isso com meus pares de MH entendidos em eletricidade para ver se estou errado.
Mande para mim o Link de seu Grupo.
Abraço,
Humberto Brandão

o link do forum: Casa artesanal Ford Ibiza.
Favor informe se no meu contato aparece como nos outros participantes, o titulo dos forums e ou informações referentes?
Abraço e obrigado de novo.

Cesar Galeffi
22/12/2012, 21:12
Pajé e Vicente, não sei, não, mas acho que esse papo de vocês vai terminar numa DR, discussão de relação. "Como é grande ...." :brinde:

Caveso, na idade minha ou do 1Berto, a gente evita branco, pois os Doutores Guilherme que a gente encontra dentro das ambulâncias sempre querem nos entubar (no sentido bíblico, claro!). Eu mudarei a cor dele no futuro, quando estiver pronto. Infelizmente, eu não consegui copiar a foto do mais belo motor-home que achei na internet, mas a guardei com cuidado nos escaninhos da memória. O motor-home apresentava uma pintura de horizonte, com uma linha que cruzava todo ele, da frente até a traseira, sendo que ao final havia uma silhueta de uma aborígene africano com a perna dobrada e apoiado num arco.

Quero fazer algo assim, com um motivo brasileiro, não sei exatamente o que ainda. Antecipadamente, meu desejo maior seria usar motivos da Serra da Capivara, especialmente porque são desenhos dos povos mais antigos que viveram nas Américas, antes mesmo dos índios. Era um povo com padrão esquelético negróide, como os aborígenes australianos, mas que os gringos não aceitam que tenham existido, pois acabaria com os sítios deles lá (povo de Clóvis), muito menos os índios, pois demonstraria que eles massacraram antigos habitantes daqui. Aparentemente, eles são os ancestrais dos povos fueguinos, mortos ao serem vestidos pelos padres no final do século XIX (pegaram pneumonia e foram dizimados). Vale a pena visitar a Fundham, Fundação do Homem Americano do Piauí para saber mais do tema, além, é claro, aos sítios arqueológicos lá existentes. Coisa finíssima, nota 1000! Papo para 3 a 4 dias de estadia por lá. Só o "ir dormir" das anadorinhas é algo inesquecível.

Nas fotos anexadas, apresento alguns padrões de cores que me inspiram. As fotos finais sairão assim. E para implementar vou arrumar trabalho para o próprio 1Berto, que faz (pelo menos, fazia) impressões em grande escala. Tenho os próximos 6 meses para pensar nisso ainda.

[Galeguito, eu não achei nenhuma foto que me trouxesse um padrão alagoano, como da praia do Gunga. Mas meu arquivos estão uma bagunça danada. Nem pense em me mandar uma foto da "carro quebrado", das mais lindas que conheço, mas o nome não combina :concordo: )

Eriksom
Boa noite Eriksom, gostei da tua cultura, tambem estou cogitando algo local para minha van. Ja pensei num berimbau substiuindo a cabça por um mapa mundi, mas ainda esta prepmaturo.
Tenho trabalhado como Guia de Turismo na Bahia ha quase 20 anos e em gastronomia nas minhas andanças por esse mundo afora. Se posso te ajudar na tua pesquisa, fique a vontade e caso te interesse veja algumas fotos minhas nesse link:
https://picasaweb.google.com/home
Abraço

Cesar Galeffi
22/12/2012, 21:23
Boa noite Eriksom, gostei da tua cultura, tambem estou cogitando algo local para minha van. Ja pensei num berimbau substiuindo a cabça por um mapa mundi, mas ainda esta prepmaturo.
Tenho trabalhado como Guia de Turismo na Bahia ha quase 20 anos e em gastronomia nas minhas andanças por esse mundo afora. Se posso te ajudar na tua pesquisa, fique a vontade e caso te interesse veja algumas fotos minhas nesse link:
https://picasaweb.google.com/home
Abraço

acho que o link acima não abre. Veja esse : https://picasaweb.google.com/100629098525155631426

CAVESO
23/12/2012, 00:58
Continuamos falando a mesma lingua....

Casa branca com adesivos laterais nas cores originais dos nossos antepassados piauienses.....

E pensar que o parque está lá abandonado e sem investimento (não necessariamente nesta ordem), sendo alvo de vândalos, pichadores e outros animais irracionais...

GALEGUITO
23/12/2012, 01:24
[...]
[Galeguito, eu não achei nenhuma foto que me trouxesse um padrão alagoano, como da praia do Gunga. Mas meu arquivos estão uma bagunça danada. Nem pense em me mandar uma foto da "carro quebrado", das mais lindas que conheço, mas o nome não combina :concordo: )

Eriksom

Eriksom, para sua sorte não tenho fotos da praia de carro quebrado.
Reza a lenda que a praia recebeu esse nome porque um indivíduo queria ir de todo jeito para lá e os nativos disseram que não dava para chegar de carro. O meliante insistiu na proeza e acabou danificando o carro no caminho a ponto de não conseguir tirá-lo do lugar e o veículo ficou lá até se deteriorar.
Eu nunca vi o tal do carro quebrado mas já fui no local diversas vezes. É espetacular.
Isso já é o pretexto para você colocar essa máquina na estrada e vir para cá rever a praia que tanto gostou e conhecer vários outros lugares.
Estamos à disposição para ajudar.
Olha a foto de um francês com um caminhão parecido com o seu que estava de passagem por aqui nesse tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/94250-um-unimog-em-frente-minha-casa.html

posts #22 e #23

Uma curiosidade: qual é a capacidade do tanque desse MH e a autonomia dele?

Eriksom Teixeira Lima
23/12/2012, 10:16
Boa noite Eriksom, gostei da tua cultura, tambem estou cogitando algo local para minha van. Ja pensei num berimbau substiuindo a cabça por um mapa mundi, mas ainda esta prepmaturo.
Tenho trabalhado como Guia de Turismo na Bahia ha quase 20 anos e em gastronomia nas minhas andanças por esse mundo afora. Se posso te ajudar na tua pesquisa, fique a vontade e caso te interesse veja algumas fotos minhas nesse link:
https://picasaweb.google.com/100629098525155631426
Abraço

Cesar

Antes de mais nada, gostei de tua Camper. Dizem que eu tinha uma, um certo Japonês Pajé das Selvas que passou por aqui jura que a viu em uma das fotos do meu brinquedinho. Sei lá, mas a sua anda, e anda carregada. Parabéns! :curtir:

Quanto as fotos do álbum, olhei 3 albuns, mas deixei anotado aqui para olhar o resto. Agora, tá na hora, daquela ser peluda que aparece nas fotos ir para a rua, gastar energia, pelo menos 5 km de passeio. Ela não tem a menor idéia do que seja aposentadoria do dono, mas vai gostar muito de descobrir que não vou mais sair todo dia cedo e dizer: " - já volto, Iara". Doravante, será " - Vamos, Iara?)

Neste ano, vamos tentar nos encontrar em uma de suas andanças profissionais por aí, afinal, viajar e comer com um especialista em gastronomia é outra coisa. Quem sabe. você me deixa passear na sua Camper:angel:

Abraços

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
23/12/2012, 10:34
Casa branca com adesivos laterais nas cores originais dos nossos antepassados piauienses.....


Em vez de branco, pode ser Gelo ou quem sabe um Marfim. Uiiii! :putz:deixei fluir. Mas, peralá, sou fotógrafo, por isso conheço tantas cores :oops:

Uma coisa é certa, irei apresentar esboços antes de decidir. Para facilitar, a base da pintura será branca.




E pensar que o parque está lá abandonado e sem investimento (não necessariamente nesta ordem), sendo alvo de vândalos, pichadores e outros animais irracionais...


Eu já estive lá 3 vezes, duas a trabalho, mas nenhuma delas para apoiar o desenvolvimento do parque, infelizmente. É uma região complicada, muito pobre, e há erros de todos os lados, pior são os dos governos federal e estadual e, também, de principismos da gestão do parque. Falo isso, pois sem conquistar corações e mentes para a defesa de toda a arqueologia (que pode e deve conviver com a atividade agrícola), fica difícil convencer os miseráveis agricultores da região (lembrem-se que o sul do parque é em Guariba, a cidade mais pobre do país).

Na foto, foi a viagem de férias, e Iara me levou para passear por lá (quase não entramos, pois ELA é discriminada). Recomendo mesmo, bom suor, bom exercício subir e descer pela grotas de lá, tudo sempre acompanhado por simpáticas guias locais.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
23/12/2012, 10:47
Olha a foto de um francês com um caminhão parecido com o seu que estava de passagem por aqui nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/94250-um-unimog-em-frente-minha-casa.html

Uma curiosidade: qual é a capacidade do tanque desse MH e a autonomia dele?

Galeguito

Verdade, a lenda diz que o cara atolou e ficou. Já ouvi contada como sendo um Monza, outra como um Chevette, outra com um Fusca. Sei lá, mas a praia é linda mesmo.

Quanto a tua pergunta, difícil responder, pois há tanques de 200 a até 350 litros. Sempre há a possibilidade de se usar 2 tanques, assim, depende do que se queira. Esse Unimog é dos novos e usa provavelmente o motor OM 906, eletrônico, e deve dar uns 4 km/l no máximo. Nos mais antigos, as versões até o início dos anos 1990, usavam o 366, o mesmo que está no meu caminhão.

Minha expectativa de consumo deve ser pouca coisa maior. Mas deve-se lembrar que o Unimog é extremamente reduzido, com tração permanente e bloqueio de diferencial. No meu, espero fazer uns 4km/l, talvez um pouco mais (sem trocar o câmbio - o atual tem 5 marchas, e deverei colocar um de 6, com overdrive). Devo montar pelo menos 2 tanques de 350 a 400 litros de diesel, sendo que o 2o somente será enchido em ocasiões especiais.

[copiei a segunda foto do Unimog, pois achei muito interessante aquele parachoques traseiro. Inspirador :pensativo: ]

Eriksom

Cesar Galeffi
24/12/2012, 10:25
Cesar

Antes de mais nada, gostei de tua Camper. Dizem que eu tinha uma, um certo Japonês Pajé das Selvas que passou por aqui jura que a viu em uma das fotos do meu brinquedinho. Sei lá, mas a sua anda, e anda carregada. Parabéns! :curtir:

Quanto as fotos do álbum, olhei 3 albuns, mas deixei anotado aqui para olhar o resto. Agora, tá na hora, daquela ser peluda que aparece nas fotos ir para a rua, gastar energia, pelo menos 5 km de passeio. Ela não tem a menor idéia do que seja aposentadoria do dono, mas vai gostar muito de descobrir que não vou mais sair todo dia cedo e dizer: " - já volto, Iara". Doravante, será " - Vamos, Iara?)

Neste ano, vamos tentar nos encontrar em uma de suas andanças profissionais por aí, afinal, viajar e comer com um especialista em gastronomia é outra coisa. Quem sabe. você me deixa passear na sua Camper:angel:

Abraços

Eriksom

Bom dia Eriksom, a minha camper pertenceu a um Japones de São Paulo. A estrutura ja foi retirada e a camper está a venda nesse mesmo site : 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Jepe Camper Envemo, raridade (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/60606/3029-jepe-camper-envemo-raridade/)
agora estou com o projeto mais arrojado numa Ford Ibiza ( Forum) : Casa artesanal Ford Ibiza
Pretendo continuar com a mesma atividade, unindo o util ao agradavel. Com certeza nos encontraremos o mais breve com a Ibiza e a Lara( ser peluda) kkkkkkkkkkk. Nos meus albums veja os de "Viajens pelo nordeste" entre outras fotos teem as do parque dos Dinossauros em Souza, Paraiba.
Abraço e Feliz Natal
Cesar

Cesar Galeffi
24/12/2012, 10:53
Ola de novo Eriksom, veja esses mog:

SAMOG - Unimog Range | Unimog Game Viewer|Camper With A Difference|Unimog King Cab - Hard Top|Unimog Single Cab - Soft Top|Unimog King Cab - Soft Top|Unimog Single Cab - Hard Top| (http://www.samog.co.za/wproducts.php)

CamperMog (Unimog Campervan). (http://www.xor.org.uk/unimog/campermog.htm)

Mercedes-Benz Unimog Expedition Camper Concept | eMercedesBenz (http://www.emercedesbenz.com/autos/mercedes-benz/unimog/mercedes-benz-unimog-expedition-camper-concept/)

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&cad=rja&ved=0CE8QtwIwBg&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D3-jzY3gDgIY&ei=DkvYUP2mLZSm8ASSnoHoCw&usg=AFQjCNERjRdrn8q0sH6mfJ6zfJWubiHddg&bvm=bv.1355534169,d.eWU


Mercedes-Benz U1300L Unimog and Expedition Camper (http://www.billcaid.com/UnimogForSale2011/U1300LInfo.html)

EUROTECH SERVICES INTERNATIONAL, UNIMOG (http://www.eurotech-services.com/)

SAMOG - Unimog Range | Unimog Game Viewer|Camper With A Difference|Unimog King Cab - Hard Top|Unimog Single Cab - Soft Top|Unimog King Cab - Soft Top|Unimog Single Cab - Hard Top| (http://www.samog.co.za/wproducts.php)

The build and travels of a Mercedes Unimog U1300L camper/expedition vehicle. For Sale. (http://www.moginalong.co.uk/ourmog/whichunimog.htm)

GMC
25/12/2012, 09:28
Bela viatura, que moto é essa!!?!!! Passei para assinar e acompanhar, meus parabéns!



Oi Cesar, ainda estou meio atolado com o Forum, deve ser a idade. Seguem fotos da Placa Solar.
Eles são da LG, comprei em Gerao Renovvel (http://www.geracaorenovavel.com.br) e a instalação foi caseira, mas eles orientam bem. O mais complicado é o suporte de ferro ara apoiar e prender as placas. Qualquer dúvida estou as ordens.
Abraço, Humberto Brandão
383893383894

Humberto Brandão
26/12/2012, 21:42
Oi GMC, esta moto é uma ROKON 1973, tem, tração nas duas rodas, é Americana, ná época era para uso Militar e Agrícola. Levei dois anos para coloca-la original e funcionando.
Abraço, Humberto Brandão

Humberto Brandão
26/12/2012, 21:53
o link do forum: Casa artesanal Ford Ibiza.
Favor informe se no meu contato aparece como nos outros participantes, o titulo dos forums e ou informações referentes?
Abraço e obrigado de novo.


Oiu Cesar, mande o LINK pronto, acho que estou meio enrolado.
Abraço, Humberto Brandão

paje_tapuya
26/12/2012, 22:23
Oi GMC, esta moto é uma ROKON 1973, tem, tração nas duas rodas, é Americana, ná época era para uso Militar e Agrícola. Levei dois anos para coloca-la original e funcionando.
Abraço, Humberto Brandão

Me falaram que nos anos 80 quando se comprava um determinado modelo de cascavel da engesa levava uma moto dessas para o conjunto. Já vi umas operando no meu tempo de CFN. Hoje, nem os cascavéis operam mais.

CAVESO
26/12/2012, 22:57
Oi GMC, esta moto é uma ROKON 1973, tem, tração nas duas rodas, é Americana, ná época era para uso Militar e Agrícola. Levei dois anos para coloca-la original e funcionando.
Abraço, Humberto Brandão

Ela não tem suspensão dianteira, humberto?

CAVESO
26/12/2012, 23:01
Ela não tem suspensão dianteira, humberto?

Até eu me surpreendo com a minha burrice: se tiver suspensão não dá para ter a tração (que é via corrente).

Só agora a lucidez chegou aqui...rsss

GMC
26/12/2012, 23:24
Oi, Humberto, belas máquinas vc tem , parabéns pelo,capricho e carinho.


Oi GMC, esta moto é uma ROKON 1973, tem, tração nas duas rodas, é Americana, ná época era para uso Militar e Agrícola. Levei dois anos para coloca-la original e funcionando.
Abraço, Humberto Brandão

Humberto Brandão
27/12/2012, 22:08
Me falaram que nos anos 80 quando se comprava um determinado modelo de cascavel da engesa levava uma moto dessas para o conjunto. Já vi umas operando no meu tempo de CFN. Hoje, nem os cascavéis operam mais.

Oi GMC e CAVESO, Esta minha era dos Fuzileiros, até as carenagens laterair tinham o emblema dos Fuzileiros. Não pintei igual poruqe não encontrei nenhum registro na marinha da passagem dessas motos. Como no Museu Conde de Linhares tem uma, destruida mas tem, usei esta como base para recuperação, mas quem tinha o maior número eram os Fuzileiros. Quanto a compra de um Cascavel receber uma moto dessas, é a primeira vez que ouço isso. A minha é de um lote apreendido pela Receita de 40 motos, 34 foram para o CFN e 6 foram para o Exército.
Caveso, obrigado. É isso, a suspenção são os pneus, ela tem um cardan que leva a força para uma cruzeta no volante onde tem uma tomada de força que passa para o pinhão. A moto é fabricada até hoje com muitas inovações. o site da ROKON mostra tudo. É .com.

Cesar Galeffi
28/12/2012, 05:33
Oiu Cesar, mande o LINK pronto, acho que estou meio enrolado.
Abraço, Humberto Brandão

Ola Humberto, como foi de Natal? Vi uma Rokon com um nativo da Chapada Diamantina quando visitei o Poço Encantado e fiquei intrigado com a tração.
Veja agora se consegue acessar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/113368-casa-artesanal-ford-ibiza.html

paje_tapuya
28/12/2012, 12:40
Oi GMC e CAVESO, Esta minha era dos Fuzileiros, até as carenagens laterair tinham o emblema dos Fuzileiros. Não pintei igual poruqe não encontrei nenhum registro na marinha da passagem dessas motos. Como no Museu Conde de Linhares tem uma, destruida mas tem, usei esta como base para recuperação, mas quem tinha o maior número eram os Fuzileiros. Quanto a compra de um Cascavel receber uma moto dessas, é a primeira vez que ouço isso. A minha é de um lote apreendido pela Receita de 40 motos, 34 foram para o CFN e 6 foram para o Exército.
Caveso, obrigado. É isso, a suspenção são os pneus, ela tem um cardan que leva a força para uma cruzeta no volante onde tem uma tomada de força que passa para o pinhão. A moto é fabricada até hoje com muitas inovações. o site da ROKON mostra tudo. É .com.

Humberto, posso levantar esse dados para vc. Tenho fortes contatos lá dentro e ainda sou associado a associação de veteranos do CFN. Acho que ainda tem umas por lá pelo Batalhão de Blindados, tenho 3 amigões meus que servem lá.

GMC
28/12/2012, 13:27
Oi GMC e CAVESO, Esta minha era dos Fuzileiros, até as carenagens laterair tinham o emblema dos Fuzileiros. Não pintei igual poruqe não encontrei nenhum registro na marinha da passagem dessas motos. Como no Museu Conde de Linhares tem uma, destruida mas tem, usei esta como base para recuperação, mas quem tinha o maior número eram os Fuzileiros. Quanto a compra de um Cascavel receber uma moto dessas, é a primeira vez que ouço isso. A minha é de um lote apreendido pela Receita de 40 motos, 34 foram para o CFN e 6 foram para o Exército.
Caveso, obrigado. É isso, a suspenção são os pneus, ela tem um cardan que leva a força para uma cruzeta no volante onde tem uma tomada de força que passa para o pinhão. A moto é fabricada até hoje com muitas inovações. o site da ROKON mostra tudo. É .com.

Lobrigado.

Eriksom Teixeira Lima
30/12/2012, 10:42
Já que o Caveso se declarou míope, seguem fotos e uma página com letras garrafais para você poder ler tudo sobre a Rokon. Depois, poderás dar uma esticadinha a Juiz de Fora para andar de Rokon do 1Berto.

rokon classic motorcycles Classic Images - Classic Motorbikes (http://classic-motorbikes.net/gallery~rokon-classic-motorcycles)

Até 2013 e boas entradas e melhor vivência ainda!

Eriksom

Amostardeiro
30/12/2012, 13:21
Foi meu sonho de consumo, lembro do teste na revista Duas Rodas !!!

Abs

GMC
30/12/2012, 16:58
Já que o Caveso se declarou míope, seguem fotos e uma página com letras garrafais para você poder ler tudo sobre a Rokon. Depois, poderás dar uma esticadinha a Juiz de Fora para andar de Rokon do 1Berto.

rokon classic motorcycles Classic Images - Classic Motorbikes (http://classic-motorbikes.net/gallery~rokon-classic-motorcycles)

Até 2013 e boas entradas e melhor vivência ainda!

Eriksom


Bela máquina!!!!

Eriksom Teixeira Lima
03/01/2013, 16:33
Estive por lá ontem, na primeira visita do ano.

Efetivamente, as correções estão indo bem rápidas, o que me deixa com boas expectativas.

Basicamente, toda a fase de desmanche estará concluída até o final desta semana, depois teremos exclusivamente montagem. Ontem, foi concluída a liberação do baú ou as "fundações da casa". Liberação dos aparafusamentos no chassis, pois será feito o reforço de todo ele, do início até o final de cada longarina. Conforme eu havia explicado, os reforços existentes estavam mal finalizados e, percebemos agora, feito erradamente, pois foram usados vários pedaços de chapa por debaixo do baú, em vez de uma única lâmina do início até o final.

O trabalho correto coloca a lâmina soldada pelo lado de cima da longarina, sendo soldadas com MIG por 10 cm, espaço livre de 20 cm, mais 10 cm de solda, assim sucessivamente, do início ao final. Após fazer isso pelo lado de fora, o processo é repetido pelo lado de dentro, sendo que por dentro as soldas são feitas no inverso (onde se soldou por fora, se deixa livre por dentro, onde se deixou livre, se solda or dentro).

Nas fotos aparece a longarina em foto já postada, com aquele "viaduto" horrendo, e depois na de ontem, já limpa. Com pode se ver, limpar a sujeira antiga causou uns pequenos buracos, mas nada grave, pois tudo isso é enchido de novo e reforçado com a lâmina que será colocada. Aquele tripé que está na ponta é o suporte da cabine, e como pode se ver, há um espaço entre ele e a longarina, na altura exata da lâmina que passará por entre o tripé e a longarina.

Essas lâminas (uma para cada longarina) não foram entregues ainda, pois elas têm 7 metros de comprimento e somente um caminhão grande pode levá-las para lá.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
03/01/2013, 16:47
Com relação ao chassis, foi feita uma ampliação (projeção para a frente) de cerca de 35 cm. Para fazer isso, foram usados os próprios braços em V daquela suspensão antiga (serviram para alguma coisa :) ), pois eles se encaixaram com perfeição na parte interior das longarinas.

Os olhais que estão nas pontas eram a parte fixa na antiga travessa que fechava o chassis. Embora antes eles não servissem por não apresentarem qualquer flexibilidade ou rotação, para hoje eles são perfeitos. Para entender, pelo lado de cima deles (entre a longarina e a cabine) será colocado a parte superior dos parachoques, inclusive suportes para os faróis (mais ou menos 1,10 m de altura). No olhais serão instalados os suportes que servirão para articular a parte inferior dos parachoques, que descerão até a certa de 60 cm ou pouco mais do chão. Essa parte com essa altura é obrigatória para caminhões novos, mas eu preferi colocar nele para me aborrecer menos com nossa honesta prf e assemelhados. Assim, quando eu sair do asfalto, simplesmente pode-se dobrar para cima esse parachoques inferior, pois ele cabe exatemente debaixo e paralelo às longarinas à frente da montanheira dos feixes.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
03/01/2013, 17:01
Suspensão dianteira e o motor

O Motor andou quase 1 metro para a frente, ficando posicionado adiante do eixo. Isso melhorará a distribuição de peso geral, pois cerca de 900 kg ficaram suspensos exclusivamente sobre o eixo dianteiro (motor, radiadores e outros "badulaques obrigatórios). A própria cabine terminou por avançar, e ficará posicionada principalmente sobre o mesmo eixo dianteiro. Como saíram de lá (peso suspenso) uns 250 kg de ferro e aço), houve duplo ganho. Acredito que ficaremos com algo em torno de 3 a 4 toneladas sobre o eixo dianteiro (talvez 5 ton, no máximo 8 ton, no eixo traseiro. (Só de diesel serão 500 kg, e água, outro tanto)

Na foto única abaixo, e mais importante, aparece o cárter alguns centimetros à frente da bola do diferencial, lembrando que o jumelho está posicionado na parte traseira do feixe, logo, o eixo quando o caminhão desce afasta-se para trás. Outra coisa é que a bola do diferencial está um pouco deslocada à direita, o que assegura maior tranqulidade ainda (a foto que eu tirei ficou muito escura, daí não anexei).

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
03/01/2013, 17:16
Para concluir, seguem as fotos da cabine já reposicionada no lugar definitivo, e também o avanço do baú (ele avançará mais ainda, e será aumentado atrás cerca de 1 metro, ficando com um total de 4,20 m inferior e 4,80 m superior)

Coloquei uma foto antiga dela na posição original, depois a minha "projeção, e a atual para comparar. Sempre poderão dizer que eu diminui o ângulo de ataque, mas subir qualquer degrau com mais de 70 cm (talvez 80) não é coisa para se fazer com um veículo de 10 toneladas. O ângulo de saída será mais ou menos o mesmo do dianteiro (uns 30 graus), e o degrau possível idem. Realmente, não dará para fazer como o Unimog que escala as pirâmides maias, mas dará (sem o baú) passar pelos desastres naturais e ajudar o povo do Rio de Janeiro tão afetado pelas chuvas tradicionais de janeiro.

Próximas fotos, somente para o final de janeiro, pois amanhã boto o troller na estrada e fico com os pés dentro d'água do mar até dia 15 de janeiro. Se alguém aparecer pelas praias do sul da Bahia (Espelho e Curuípe), estaremos por lá. Fácil de identificar, um casal andando pela praia com a louca canina Iara correndo pela areia.

Eriksom

CAVESO
03/01/2013, 17:49
Dá-lhe disco de corte na "bunda" do paralama dianteiro...rsss

alfreis
03/01/2013, 18:12
Tio Erikson,

Feliz 2013 para você e que o novo brinquedo traga muitas alegrias!

Mas como você sabe que eu sou detalhista, me diz uma coisa: Aquele veículo prata na garagem do mecânico ainda é a sua camper?

Abs


Alexandre
São Paulo - SP
Frontier, Samurai e CJ3

fabiano tenorio porreca
03/01/2013, 19:24
Para concluir, seguem as fotos da cabine já reposicionada no lugar definitivo, e também o avanço do baú (ele avançará mais ainda, e será aumentado atrás cerca de 1 metro, ficando com um total de 4,20 m inferior e 4,80 m superior)

Coloquei uma foto antiga dela na posição original, depois a minha "projeção, e a atual para comparar. Sempre poderão dizer que eu diminui o ângulo de ataque, mas subir qualquer degrau com mais de 70 cm (talvez 80) não é coisa para se fazer com um veículo de 10 toneladas. O ângulo de saída será mais ou menos o mesmo do dianteiro (uns 30 graus), e o degrau possível idem. Realmente, não dará para fazer como o Unimog que escala as pirâmides maias, mas dará (sem o baú) passar pelos desastres naturais e ajudar o povo do Rio de Janeiro tão afetado pelas chuvas tradicionais de janeiro.

Próximas fotos, somente para o final de janeiro, pois amanhã boto o troller na estrada e fico com os pés dentro d'água do mar até dia 15 de janeiro. Se alguém aparecer pelas praias do sul da Bahia (Espelho e Curuípe), estaremos por lá. Fácil de identificar, um casal andando pela praia com a louca canina Iara correndo pela areia.

Eriksom









boa noite estou acompanhano a modificasao eu fiz uma camionete com a mesma mecanica que voce ta usano 4x4 mb tem um suporte que da serto na frente do caminhao trasado 1113 4x4 da sertinho ...38793238793338793438793538793638793738793838793 9387940387941 porrecafabiano@hotmail.com

fguerreiro
09/01/2013, 17:37
Tópico muito interessante, parabéns! Vou acompanhar...

Cesar Galeffi
11/01/2013, 05:05
Para concluir, seguem as fotos da cabine já reposicionada no lugar definitivo, e também o avanço do baú (ele avançará mais ainda, e será aumentado atrás cerca de 1 metro, ficando com um total de 4,20 m inferior e 4,80 m superior)

Coloquei uma foto antiga dela na posição original, depois a minha "projeção, e a atual para comparar. Sempre poderão dizer que eu diminui o ângulo de ataque, mas subir qualquer degrau com mais de 70 cm (talvez 80) não é coisa para se fazer com um veículo de 10 toneladas. O ângulo de saída será mais ou menos o mesmo do dianteiro (uns 30 graus), e o degrau possível idem. Realmente, não dará para fazer como o Unimog que escala as pirâmides maias, mas dará (sem o baú) passar pelos desastres naturais e ajudar o povo do Rio de Janeiro tão afetado pelas chuvas tradicionais de janeiro.

Próximas fotos, somente para o final de janeiro, pois amanhã boto o troller na estrada e fico com os pés dentro d'água do mar até dia 15 de janeiro. Se alguém aparecer pelas praias do sul da Bahia (Espelho e Curuípe), estaremos por lá. Fácil de identificar, um casal andando pela praia com a louca canina Iara correndo pela areia.

Eriksom
Ola Eriksom parabens pelos feitos, conheço bem esses lugares, aproveite bastante,

Eriksom Teixeira Lima
16/01/2013, 14:03
Fabiano

CUMAÉQUIÉ?!?!?! você colocou um 366 ali dentro! Os eixos e caixa também são da MB?

ESPETACULAR!!!!!!!!

Eriksom Teixeira Lima
16/01/2013, 14:06
Mas como você sabe que eu sou detalhista, me diz uma coisa: Aquele veículo prata na garagem do mecânico ainda é a sua camper?



Alê

você tá parecendo aquele Japa Pajé das Selvas: tomando muito chá de cipó. Camper, o que é isso? :parede:

Abraços

Eriksom

fabiano tenorio porreca
16/01/2013, 18:58
Fabiano

CUMAÉQUIÉ?!?!?! você colocou um 366 ali dentro! Os eixos e caixa também são da MB?

ESPETACULAR!!!!!!!!

Sim e 352 e os eixos sao do mb . tudo a parte de baixo .. ali na mudansa de por o motor para frente ele tem que por o carte do onibus se nao o eixo pega no carte tem o carte nai baixo e a bomba da olio tambem ..cl 19 97479583

Humberto Brandão
18/01/2013, 17:19
Senhores, desculpem a ausência mas ninguém é de ferro. No dia 05 passado fiz um passeio saindo daqui de Juiz de Fora, Serra da Canastra, Jalapão e Chapada dos Veadeiros. Cheguei ontem a noite. Vi que tem várias mensagens para mim e vou responde-las. Só estou colocando minha vida de trabalho em dia.
Aproveitando, esta moto que o Erkisom postou, pelo que vejo ou está adulterada ou é de um ano/modelo diferente da minha.
Depois posto algumas fotos dela.
Abraço a todos.
Humberto Brandão

Humberto Brandão
20/01/2013, 15:05
Oi Paje_Tapuya, desculpe, sempre fico meio confuso com apelidos, ach que perdi o nome em algum lugar.
Gostaria muito se pudesse me passar alguma informação e fotos dessas motos nos Fuzileiros.
Obrigado,
Humberto Brandão

Humberto Brandão
20/01/2013, 15:09
Amostardeiro, foi ou ainda é???
As vezes aparece delas por ai.
Tem um cara de Alcantilado que tem várias que eram dos Fuzileiros também, ele tem uma no Museu Das Duas Rodas e outras 10 no mínimo em pedaços.
Abraço,
Humberto Brandão

Humberto Brandão
20/01/2013, 15:18
Oi Eriksom, legal que as coisas estão andando. Você deve estar aflito para que tudo fique pronto para poder fazer um passeio com ele. Lógico que para acampar com conforto, nele como um MH, ainda vai demorar um pouco.
Sugiro que veja preço do recheio em Chapecó também, Tapeçaria Chapecó. O nome é estranho mas estes caras eram especializados em ônibus para competição de moto e cavalo, metade oficina ou baia e a outra metade aposentos. Enteraram no ramo de MH a uns 3 anos e fizeram um para um amigo de Araruama a um preço muito bom e ficou ótimo.
Abraço,
Humberto Brandão

Eriksom Teixeira Lima
22/01/2013, 08:29
Humberto

Deve ser esse pessoal de Chapecó mesmo que um grande amigo de lá me falou. Ele trabalha em Brusque e mora em Guabiruba, comprou uma F4000 e vai fazer um MH também. Espero ir para lá antes logo depois da páscoa. As obras demoram muito (foram 3 garrafas de oxigênio apenas para limpar um monte de lixo que havia) e reconstrução já consumiu 1 garrafa de gás e quase meio rolo de fio para MIG. Logo mais, eu posto as fotos que fiz no final de semana.

Abraços

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
22/01/2013, 19:37
Depois de 10 dias fazendo nada na Praia do Espelho, na Bahia (precisava me preparar psicologicamente para a vida de aposentado :banido:), voltei para visitar as obras. Embora para quem somente veja as fotos pareça pequeno o avanço obtido, para quem compara ao vivo é muito bom. Já foram 3 garrafas de oxigênio para limpar a bagunça (devem ir mais 2 delas) e foi quase uma garrafa de gás e um rolo de arame da solda MIG (deverão ir mais dois de cada um desses, afinal, só de reforço do chassis serão cerca de 13 metros de "régua de aço" com algo equivalente em soldagens, mais a finalização das adaptações para montanheiras de suspensão, melhor, deverão ser gastos 3 de cada, gás e arame, para a soldagem total).

Começando pela suspensão, uma foto apresenta uma das peças que foi construída para que seja simplesmente instalada a montanheira original do feixe de molas. Conforme visto anteriormente, a base da montanheira é bem mais larga que a superfície horizontal das longarinas, daí, foi construído esse acréscimo, dentro do qual haverá uma chapa de 1/2 polegada com rosca. Além de posicionar perfeitamente a montanheira alinhada ao eixo longitudinal do feixe de molas, a adaptação também reforçará a longarina, pois do lado esquerdo é fixado o setor de direção.

A outra foto mostra o tubo-guia por onde passa cada perna dos grampos do feixe de molas (o suporte original no eixo é mais estreito, pois o feixe escolhido é o do MB 1720, que, por ser mais longo, oferece maior conforto). Os 8 tubos-guia (um para cada perna do grampo, dois grampos por feixo, um feixe de cada lado do eixo) serão "costurados" na parte superior do suporte original do eixo e depois na lateral, de acordo com os recorte e a linha de contato vertical.

Na parte traseira ainda não há avanços fotografáveis, pois é preciso liberar a dianteira para soltar o eixo traseiro e também levantar o baú, que á está solto. Mas o feixe que ainda está lá (do 1113) também será trocado por um do mesmo 1720, o que aumentará um pouco mais o comprimento do veículo (mais à frente, explico).

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
22/01/2013, 19:56
Na parte do motor, ainda falta reposicioná-lo, para o que já foram feitas duas travessas. A idéia era comprar as originais da Mercedes, mas pediram a absurda quantia de R$ 2 mil e muitos por cada, foi mais fácil fazer, mais fácil e eficiente (esqueci de fotografar a peça na bancada).

Dessa forma, seguem duas fotos: a da dianteira, que mostra o novo reservatório de óleo exclusivo para a direção hidraúlica (leiam lá trás a eca que estava) e também as "orelhas" em que será pendurada a travessa dianteira do motor.

A foto da lateral mostra o controle do macaco hidraúlico da cabine (ela tomba para a frente - o macaco fica na lateral esquerda) reposicionado na lateral direita, com seus novos e corretos tubos metálicos (eram flexíveis de borracha :putz:), e ao lado dele, no canto inferior direito o tubo que contém a trava para a cabine não cair. Parece bobagem, mas antes eram necessárias duas pessoas para erguer a cabine, uma bombeava, outra prendia (idem para baixar): agora, sozinho farei os serviços. Da mesma forma que a direção, há um reservatório exclusivo para o macaco, o qual pode ser visto no canto superior esquerdo.

De quebra, segue uma foto da parte superior do tanque (os números são em cm das duas partes do tanque - ele é em L) para demonstrar minha tese predileta: nunca faça contas de cabeça. Eu fiz, calculei 450 litros de diesel, depois para ter certeza, fiz na mão e achei apenas 270 litros. Ainda bem que foi agora, pois já avisem Chico de Ivo, o mecânico, que temos de arranjar espaço para um tanque complementar de 200 litros de diesel (além dos cerca de 2 x 250 litros de água e 50 a 70 de esgoto).

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
22/01/2013, 20:16
Finalmente, a cabine e o baú (a futura casa)

Com a alteração e o reforço do chassis, foi possível avançar o baú conforme havia simulado. Desta vez, o baú, já solto do chassis, foi movido para a frente, e posicionado exatamente na distância necessária para que a cabine seja levantada e tombada para a frente sem raspar no baú. A foto anexada, na realidade duas fotos fundidas em uma, permite ver o espaço já ganho para a futura Casa 4x4, espaço que deverá aumentar um pouco mais ainda. Na cabine foi feito o corte da parte traseira do antigo paralamas, idem no baú.

Como eu escrevi acima, os novos feixes de molas que entrarão ali são mais compridos, o que empurrará o eixo cerca de 25 cm mais para trás (há duas pequenas marcas de giz - uma no aro e outra no baú - que marcam para onde o centro dele irá após as "obras").

Para colocar esses feixes traseiros será necessário prolongar algo como 10 cm no final do chassis para fixar a montanheira do jumelo, e mais 30 cm para recolocar os parachoques. Isso tudo, mantida a cabine dupla do jeito que está, permitirá a construção de uma casa com 4 metros de comprimento e 2,30 metros de largura, fora os estepes pendurados no fundo e caixas de ferramentas. Isso tudo, como excelentes ângulos de saída e entrada, que não são os do UNIMOG, mas são adequados para um Mercedes 4x4.

Por hoje é só.

Eriksom

Humberto Brandão
01/02/2013, 21:51
Eriksom, imagino que a cabine/boleia, tenha suspensão como a minha, com feixo de molas e amartecedores. O espaço que ficou é suficiente para que ela trabalhe?
Outra coisa que deve ser levada en conta são os espaços necessários para uma série de complementos para o MH, como:
Gerador, Baterias para a Casa, Caixa de água potável, caixa de água servida, caixa de detritos, botijão de gás, inversor, lugar parea carrefar trecos, como tocos, fios, mangueiras, cadeiras, etc. Alem das necessidades normais do Caminhão, tanques de ar e combustpivel, etc. As quantidades de água limpa e as sujas são muito importantes para um passeio tranquilo, principalmente a água limpa e detritos, a servida ainda pode-se jogar no chão desde que o local seja apropriado.
Abraço,
Humberto Brandão

Eriksom Teixeira Lima
03/02/2013, 17:35
1berto

Eu não compreendi perfeitamente sua dúvida com relação a cabine, daí respondo o que eu acho que você perguntou. Todos os feixes de mola são do Mercedes 1718 e superior, ou seja, mais longos e que proporcionam maior maciez ao conjunto. A cabine tem duas munhecas de articulação na parte dianteira para ela "tombar" para a frente e apenas um berço de travamento na parte traseira da cabine (sobre o motor). O conforto adicional para o motorista e o passageiro são assegurados por bancos montados em cima de bolsas de ar. Assim, eventuais trancos repassados a cabine serão amortecidos antes de chegarem na, digamos, coluna sacro-lombar pelas bolsas de ar. :rally:

Com relação a "armação" do veículo (armação no sentido naútico, claro!), comeceu a esboçar o projeto em forma de croquis desde sexta-feira (1o de fevereiro). São muitos detalhes que devem ser pensados antes, e estou me socorrendo :computador: em projetos consagrados como os maravilhosos Unicat, os eficientes Action Mobil (tenho até a descrição do suiço Robusto como base), além de dicas valiosos de vários viajantes, dentre as quais destaco as existentes na página do australiano Hobohome. :palmas:

Por enquanto, tenho a certeza apenas de que serão dois tanques de diesel (um padrão da Mercedes com 300 litros e outro acessório existente com cerca de 250 litros), sendo o padrão instalado no lado direito do veículo e o existente reposicionado no meio do chassis mais atrás de sua posição originária. Esse tanque estava à frente e por cima do diferencial, pois os adaptadores iniciais cometeram uma liberalidade: retiraram a travessa de suporte dos amortecedores que trabalham cruzados por dentro do chassis, e apoiando-os na parte inferior das longarinas, o que prejudicava a estabilidade do veículo. :screwy:

Além deles, haverá um outro tanque de água, digamos, bruta (sem tratamento) em um tanque padrão da Mercedes com os mesmos 300 litros, fixado no lado esquerdo do veículo (oposto ao do diesel). E estou aqui estudando para definir os outros tanques de água para pia, banho e beber, mais os tanques de água servida (cinza e negra).

Com hidráulica exige bombas elétricas, logo, tudo isso tem de ser projetado junto. Meu problema é que eu nada conheço de corrente contínua, de inversores e que tais. Mas estou aprendendo, pois somente conserta, quem constrói. :safari-rig:

Abraços

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
03/02/2013, 17:53
Dia 31 de janeiro foi um dia decisivo: cortaram a minha casinha com maçarico. Abriram ela ao meio como se faz com uma barra de manteiga com o uso de faca quente. E eu estava lá de espectador privilegiado. :pipoca:

O antigo baú que possuía apenas 2 metros e um pouquinho de largura foi alargado para exatos 2,5 metros medidos de extremidade a extremidade. Os artífices dessa proeza, Augusto - que aparece de pé no baú, com seus 70 e poucos anos -, Dudu e Henrique - filhos de Chico de Ivo, sendo Dudu quem aparece subindo no "telhado".

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
03/02/2013, 18:14
O mestre-artífice de toda essa reforma é Chico de Ivo (filho de Ivo) como é conhecido. É um sujeito teimoso, que tem uma capacidade impressionante de adaptar, de reformar, de fazer tudo com o máximo de qualidade e segurança. Mas a teimosia vem do fato de que cuida nadinha de nada da saúde. Apenas para se ter uma idéia, nos útimos 6 anos, se juntarmos todos os períodos picados que ele trabalhou não devemos ter mais de 1 ano e meio, se tanto. Foram infecções por carrapato de pomba ou de morcego, crises graves de diabetes, quedas por choques, transpasse dos pés por pregos, dengues, até solda pingou para dentro do ouvido, sem contar quase ter perdido o pé quando uma esmerilhadeira saltou e cortou a ponta da bota que ele vestia (encolheu os dedinhos um segundo antes.

No ano passado, ele apresentava uma sequela impressionante (uma inflamação no joelho esquerdo) e se recusa a deixar a auto-medicação. Resultado: quando teve de fazer uma punção para drenar a inflamação, apagou, e ficou em coma por cerca de 30 dias, depois mais uns 90 dias na UTI, retirou mais da metade da musculatura da perna, e tá lá, menos um pouco teimoso, mesmo passados quase 9 meses desde o coma, mas tá lá.

A cadeira de rodas elétrica, que ele mesmo fez, o leva para cima e para baixo, e se transforma em uma prancha com a qual ele se enfia debaixo do caminhão para examinar, analisar e ver detalhes que só ele percebe. Eu nunca quis ver essa prancha, muito menos ele debaixo do caminhão, mas imaginem ele dali onde está, dando ordens, dizendo como cortar com o maçarico, como regular o bico para que ele corte mais rápido sem esquentar tanto e por aí vaí. Se conseguirem notar nas fotos da traseira do baú, perceberão uma guia que segura o baú, com rasgos horizontais de 20 cm cada, e que guiaram o processo de "esticar" o baú para o alargamento para 2,5 metros.

[eu ri pelos menos duas horas com os debates entre ele, da cadeira de rodas, e Augusto, que é aparentado dele, mais Henrique, o filho mais novo. Como eu dizia, o mais velho e o mais novo querem teimar mais do que o Chico, não dá]

Que ele é uma figura não tenham dúvidas, tão teimoso quanto brilhante e inteligente. E tudo isso só está lá graças ao pai Ivo, é verdade, mas, principalmente, a Dona Deny, sua mulher que tem uma paciência maior ainda que a teimosia dele, e sem ela, a gente não poderia nem começar a contar a história de como Chico de Ivo é hoje Chico de Deny. :palmas:

Eriksom

diogo ludovico
03/02/2013, 18:32
Quanto ao tanque de agua "padrão mercedes" do lado oposto ao de diesel, tome cuidado.
Já vi casos de se falar "completa" para o frentista e o cara encher os 2 tanques.... ai quando se abre alguma torneira.....é diesel para todo lado....
Tipo, se usar o tanque para agua, coloque alguma proteção para esconse-lo ou um aviso bem grande, sob pena de ter que trocar toda a tubulação de agua, já que cheiro de diesel de tubulação não se tira nem com reza brava!!!!!
Fica a dica!

Eriksom Teixeira Lima
03/02/2013, 18:48
Diogo

Obrigado pelo dica, realmente, frentista é um povo não confiável.

Conto apenas que eu vi pior do que isso, o cara encheu o tanque de um Engesa movido com um Maxion S4TPlus, encheu de gasolina, o dono não percebeu, deu partida, em 10 segundos explodiu o bloco do motor.

Eu jamais entrego a chave para frentista, eu abro, eu encho ou olho a bomba se eles forem encher. De qualquer modo, todos os tanques tem chave, e terão proteção metálica já que são de plástico. Por precaução, seguirei tua dica, as proteções serão pintadas em cores diferentes, terão estruturas diferentes, e, por que não?, letras garrafais descrevendo o conteúdo.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
03/02/2013, 18:51
Depois de cortarem a cabine no meio, pude fotografar outro errinho básico da reforma que alguém fez: a travessa que suportava a caixa de transferência foi instalada com uma pequena caída para a direita, sei lá, quem sabe o motivo, talvez para não juntar água :odedo:

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
03/02/2013, 19:14
Seguem as fotos finais da cabine cortada ao meio. Uma traseira de longe, outra mais próxima, a última pela frente, para se ter uma idéia do alargamento.

Os passos agora são começar o fechamento de tudo, que, grosso modo, seguirão os seguintes passos

1) prolongamento do chassis do caminhão de modo a permitir a instalação da montanheira do jumelo (parte dela ficará no prolongamento). Esse prolongamento deveria ser de apenas 40 cm, mas a gente está avaliando que ele possa ser um pouco maior, pois o assentamento correto dos feixes traseiros poderá ultrapassar os 10 cm inicialmente previstos, daí talvez esse prolongamento seja de até 70 cm. Pelas fotos, comparando-se onde o pneu estava antes (recorte eliminado no baú) pode-se perceber que o ângulo de saída piora um pouco, mas nada que seja relevante para algo que está montado em cima de pneus 48 polegadas (1,20m de altura).

2) construção do novo chassis da casa, que será montado em cima do chassis do caminhão por meio de 3 pontos de apoio, sendo dois fixos em cima do centro da suspensão traseira, e um rotacionado, na parte dianteira, imediatamente após a cabine. Além desses pontos, a Casa será apoiada por meio de 4 bolsas de ar, que se pela frente amortecerão o movimento oscilatório, em conjunto permitirão a remoção da Casa do Caminhão (içamento e apoio em cima de braços retráteis).

3) alteração da cabine, encurtando-a.

4) retirada do motor para revisão de casquilhos, bronzinas, regulagem de tuchos, acoplamento da caixa de câmbio, com retirada e reposição da bomba e bicos injetores.

5) conclusão da construção do baú, com a definição exata de seu tamanho, o qual deve ficar no entorno de 5 metros. Nas fotos está assinalado 4,70 metros na cabine, mas depois que refizemos as contas com aquela simulação com uma cantoneira na traseira, percebemos que ele pode crescer mais uns 30 cm pelo menos.

Nos próximos dias, dedico-me a fazer o esboço do desenho final da estrutura interna e externa para tentar concluir a estrutura até a Páscoa.

Eriksom

fabiano tenorio porreca
03/02/2013, 19:27
Depois de cortarem a cabine no meio, pude fotografar outro errinho básico da reforma que alguém fez: a travessa que suportava a caixa de transferência foi instalada com uma pequena caída para a direita, sei lá, quem sabe o motivo, talvez para não juntar água :odedo:

Eriksom

ela foi posta assim para dar o gral no cardam .o original e reta mais guando voce coloca calso na mola para erguer o caminhao ou encurta ai voce tem que fazer isso..

Eriksom Teixeira Lima
04/02/2013, 10:05
Fabiano

desculpe, mas a única coisa correta que se pode fazer se fosse esse o problema (elevado grau de inclinação do cardan originado por adição de calços nos feixes de mola) seria baixar o suporte verticalmente, jamais inclinado, totalmente torto do jeito que estava.

Como eu escrevi desde o início, o Mercedes aguenta tudo, aguentou mais essa, câmbio conectado direto na transferência, e esta inclinada horizontalmente, trabalhando forçada. Arre égua!

Quem fez, deve gostar do que fez, por isso eu recomendo que verifiquem muito bem adaptações antes de comprar suas viaturas, pois elas podem não resistir a tanta "inventividade".

Eriksom

FábioBananal
05/02/2013, 21:39
Boa Noite Erikson!

Parabens pela empreitada, pelo visto vai ficar muito bom!!!

Minha duvida e quanto a documentação, dizem que hoje em dia não se pode comprar um onibus e transforma-lo num motorhome, pois não se consegue documenta-lo como motorcasa!!

Vc tem alguma informação sobre isso!!

obrigado.

Eriksom Teixeira Lima
06/02/2013, 07:47
Fábio

você tem absoluta razão, o povo de Bra$ília sempre arranja um jeito de facilitar a vida dele$, assim dificultam a nossa. Sabe qual a diferença? Nenhuma, apenas o casa-motor é definido naquele codigozinho furreca de trânsito como um veículo que pode ser usado como dormitório ou escritório.

Por isso, rejeitei outras possibilidades de compras, fixei como meta comprar um veículo já registrado como casa-motor, e consegui achar este.

PS: havia uma outra possibilidade de compra, mas o preço pedido era fora de propósito, e hoje está quase 40% mais caro do que o que eu achei caro. Pena, uma excelente viatura parada, se deteriorando aceleradamente: um belo motorhome 6x6.

Eriksom

Cesar Galeffi
07/02/2013, 23:59
Boa noite Eriksom, fico contente pelo teu progresso, tambem estou avançando nos detalhes. Grande abraço e boa sorte.

CAVESO
08/02/2013, 00:02
O governo complica pois quer receber IPVA e IPTU dessas casas rodantes...kkkkkkkkkk

Eriksom Teixeira Lima
08/02/2013, 14:58
Cesar,

eu ainda te devo umas respostas, não esqueci, não. Mas pelo andar de seus trabalhos, você acaba antes de mim e do Caveso (tá certo, nós dois não contamos). :brinde:

Caveso,

eu ainda estou na fase de sonegação fiscal, pois IPVA tá depreciado totalmente, não pago, e IPTU, ainda não cobraram, pois os trabalhos estão sendo feitos na rua, na frente da casa do Chico 8---)

Como eu não sou carnavalesco, continuarei minhas pesquisas de materias por aqui, pois estou fazendo a arquitetura interna (tô adorando saber um monte de coisas sobre as tais placas texturizadas de MDF).

Uma garrafa de vinho por um bom programa de arquitetura para meu MAC (bom e de graça)

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
08/02/2013, 15:01
Esqueci

Caveso, podemos não sair do lugar, é vero, mas já podemos descobrir onde estamos. Comprei um Garmin Montana 600, e já coloquei vários mapas nele. Já sei a distância de casa até Machi Pichu, até algumas praias venezuelanas, até a Praça do Final do Mundo em Ushuaia, e muitas mais. Só falta andar :safari-rig:

Eriksom

antonio umino
08/02/2013, 22:39
Erikson.....
Dando o meu pitako sobre casa (motorhome)..
Sobre Trailer. 34 casas sobre rodas.... escolha a sua.
Nesta reportagem tem muitos modelos de trailer tipo carreta ou sobre chassis de viaturas tipo camionetas....

Na revista 4 rodas numero 218 de setembro de 1978 pagina 86 até a pagina 113.

Reportagem de
José Roberto Penna, Lana Nowikow e Sucursais.
Ilustração de Jayme Leão.
Desenhos de Alberto S. L. Magalhães, Ézio Barioni. Júlio César Moré, Marcel Gutierrez e Rosane P. de Andrade

Isto tudo na Matéria sobre T R A I L E R .

A Revista 4 Rodas, tem um site Digital em que pode ser acessado a revista....

Coleção Digital QUATRO RODAS - Digital pages..

nesta edição tem muitos modelos de trailer...

um abraço...

antonio umino.

Eriksom Teixeira Lima
11/02/2013, 17:32
Antonio

Grande dica, tanto a direta, relativa aos trailers, como a indireta, me contando da coleção digital da Quatro Rodas: eu não conhecia. Há matérias fantásticas daquela época sobre tudo, algumas até sobre Engesas. (vá procurar, Caveso!)

Muito Obrigado :palmas:

Eriksom

CAVESO
11/02/2013, 21:21
Opa, vou dar uma olhada nas catacumbas eletrônicas da 4 rodas....

Erikson,

Durante o processo de transferência/escritura da sua casa 4x4, evite transitar com ela pelo estado de Minas (IPVA mais caro do país, quiçá do mundo) e pelo Leblon (metro quadrado mais caro da galaxia).

Vai que os caras avaliam usando esses dois parâmetros....kkkkkkkk

antonio umino
11/02/2013, 21:44
Tinha a coleção 4 rodas desde o numero 1....
Guardei com tanto carinho.......
Um dia fui mudar de casa..... Uma surpresa.... O cupim comeu quase toda a coleção. principalmente as mais antigas que estavam por traz... e babau.... fiquei sem......
Descobri o 4 rodas Digital...... quando preciso consulto por lá.
Bom proveito desta coleção..
Erikson... um abraço. e espiando e acompanhando a CASA.....

Cesar Galeffi
13/02/2013, 13:30
Don´t worry amigo, ta tudo sob controle. Tambem descansei esse carnaval, ainda bem que terminou, agora recomeçar com o projeto. Na vespera de carnaval quebrou a minha segunda furadeira, mas agora comrprei uma Makita HR2470 ( profissional) para terminar e não ter mais problemas.
Até sexta proxima vendo a Camper, em boa hora para terminar o projeto " Casa artesanal Ford Ibiza", que inclusive postei novas fotos no forum.
Abraço e bom trabalho


Cesar,

eu ainda te devo umas respostas, não esqueci, não. Mas pelo andar de seus trabalhos, você acaba antes de mim e do Caveso (tá certo, nós dois não contamos). :brinde:

Caveso,

eu ainda estou na fase de sonegação fiscal, pois IPVA tá depreciado totalmente, não pago, e IPTU, ainda não cobraram, pois os trabalhos estão sendo feitos na rua, na frente da casa do Chico 8---)

Como eu não sou carnavalesco, continuarei minhas pesquisas de materias por aqui, pois estou fazendo a arquitetura interna (tô adorando saber um monte de coisas sobre as tais placas texturizadas de MDF).

Uma garrafa de vinho por um bom programa de arquitetura para meu MAC (bom e de graça)

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
02/03/2013, 22:01
Cesar

vi as fotos e as atualizações. Infelizmente, estive ocupado e sem cabeça para postar qualquer coisa por aqui, pois minha cadela Iara teve de ser submetida a uma operação grave, e fiquei de enfermeiro dela. Hoje, ele tirou todos os pontos, e está louca para devorar o mundo, em especial o pobre rapaz que vem todo dia verificar recicláveis na lixeira.

Realmente, você tem paciência, habilidade e boa coluna, tudo o que me falta. Tô gostando de ver seu trabalho por lá.

Continue no mesmo ritmo.

Abraços

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
02/03/2013, 22:25
+ avanços substantivos


Ontem, após um tempo distante, fui ver como está o andar da carruagem. Chico, o artesão responsável, sentado em sua cadeira de rodas, ligou e me avisou:
"- botamos ele pra dentro, e já estou trabalhando debaixo dele para fabricar o chassis da casa"

Pensei e disse: " - Chico, você trabalhando, sentado na cadeira de rodas, como assim? Já tá fazendo direto do seu jeito em vez de pedir para fazerem". Em face da risada dele, só pude dizer, na 6a feira estarei por aí, pois Iara está bem, e tira os pontos no sábado.

Bem, as fotos demonstram que o novo chassis da casa já está cortado e juntado, só falta passar a MIG após as últimas conferências de metragem e que tais. São duas longarinas e 8 travessas, todas em perfil em U, sendo que as travessas são, digamos, encrustadas nas longarinas através daqueles rasgos em L para travá-las completamente sem elevar a altura desnecessariamente. A distância entre cada uma delas é padrão - 80 cm - sendo mais quase 5 cm por conta da lateral delas, o que resulta num total de 5,2 metros externos.

Com essa estrutura, bastante leve, aliás, nem eu não acreditei ao levantar sozinho uma das travessas, a casa poderá ser retirada de cima do caminhão e apoiada sobre 4 pés hidráulicos que serão fabricados. Solução bastante útil, pois posso desejar "plantar"a casa numa viagem e sair andando somente com o caminhão. Alternativamente, "plantar" a casa e ir socorrer algum amigo jogando o carro dele na traseira do caminhão.

As fotos mostram o tamanho do chassis do baú muito além do chassis do caminhão, pois o serviço de cortar a cabine está apenas iniciado. A Cabine ficará com apenas 40 cm maior que a traseira dos bancos para assegurar conforto ao motorista e passageiro, sendo que o que aparece inteiro na foto (a parte de trás da cabine) será exatamente o que será removido. Além disso, com a mudança do feixe de molas para os do 1718, que são maiores, a distância entre eixos aumentos cerca de 50 cm, e haverá um prolongamento do chassis do caminhão de 40 cm, o que manterá o ângulo de saída praticamente o mesmo, mas com uma estabilidade muito maior. Dessa forma, o chassis do baú terminará exatamente, quando tudo estiver pronto, sobre o parachoques principal do caminhão, fixado na ponta do chassis novo.

Eriksom


Preferências

Eriksom Teixeira Lima
02/03/2013, 22:35
Transferência.

Um problema da caixa de transferência é que ela é 4x4 integral, em todas as posições. Há kits na Alemanha para converte-la para 4x2, mas a dificuldade de importar é grande. Afora o fato do preço a ser pago.

Bem, o Grande Chico deu uma solução excelente: juntará duas dessas junções de cardans padrões de Mercedes, e fabricará uma engrenagem dentada que se encaixará no lado da junção que ficar para a caixa de transferência, sendo que o flange da junção também será recortado para encaixar nessa engrenagem. Traduzindo, ele fabricará algo como o mecanismo de travamento da roda-livre, ou para aqueles que conhecem em detalhe, o mecanismo de junção dos semi-eixo direito bipartido da Dodge Ram.

Acionado por ar, ele trava e libera, se precisar, por falha, eu deito e solto ou prendo manualmente. Assim, o flange da caixa roda em falso, sem que eu precise soltar o cardan em deslocamentos longo ou deixá-lo rodando com as rodas livres do eixo dianteiro solto.

Eriksom

Humberto Brandão
04/03/2013, 18:26
Boa tarde Tio, só relembrando, a mecanica de meu MH é igual ao seu, tem a mesma caixa de transferência e provavelmente a mesma alavanca para ligar e desligar o 4X4/reduzida e também tenho roda livre. A unica coisa chata é o 4X4 atrelado a reduzida, quando ligo liga tudo.
Não entendi o que você quis dizer com 4X4 integral e o que você vai ganhar com esta peça que o Sr. Francisco vai fazer.
Quando viajo n asfalto por exemplo, a roda livre está desligada e a alavanca da caixa também, com isso todo o conjunto dianteiro, diferencial(bengalas) e cardam estão parados.
Clareia ai para mim por favor.
Abraço,
HUMBERTO BRANDÃO
JIPEIRO - CAMINHONEIRO II
L200/2005
ENGESA EE15/P - 1979 - 4X4 - MH
MOTO ROKON MILITAR - 2X2 - 1973
QUEM GOSTA DE JIPINHO É A BARBIE

Eriksom Teixeira Lima
04/03/2013, 19:34
1Berto

A caixa de transferência está sempre acoplada,é isso que eu quis dizer, ou seja, se eu desligar a roda livre, o cardã dianteiro fica permanentemente rodando, seja em alta ou baixa.

Com essa adaptação, ele terá as posições 4x2 (com o cardã parado), 4x4 alta e 4x4 reduzida.

Abraços

Eriksom

fabiano tenorio porreca
05/03/2013, 19:10
1Berto

A caixa de transferência está sempre acoplada,é isso que eu quis dizer, ou seja, se eu desligar a roda livre, o cardã dianteiro fica permanentemente rodando, seja em alta ou baixa.

Com essa adaptação, ele terá as posições 4x2 (com o cardã parado), 4x4 alta e 4x4 reduzida.

Abraços

Eriksom

colega a sua caixa pode esta ligada direto o normal e ela desligar . acho que foi sordada por dentro . a minha e igual a sua e ela fica 4x2 4x4 e 4x4 reduzida . no 4x2 ela nao roda o cardao ..

Eriksom Teixeira Lima
06/03/2013, 09:20
Fabiano

eu também achava isso, mas infelizmente não é. :confused:

Pelo que achei na pouca coisa disponível na internet, existe apenas uma empresa na Alemanha que possui um kit para que ela funcionar do jeito que iremos fazer (4x2, 4x4 e 4x4reduzida). No caso da minha, há apenas um acionamento a ar de "ligado-desligado" que move as engrenagens entre a posição alta e a reduzida. Deve ser problema de versão, pois há muitas, sei lá. Se tiveres mais informação, por favor, mande para mim, afinal é sempre bom ter mais, mais. não, alguma, já que não achei nenhum manual, informação técnica, nada de nada.

De qualquer forma, obrigado pela dica.

Eriksom

alfreis
08/03/2013, 16:28
Tio Eriksom,

Depois de algum tempo ausente, quero deixar os meus parabéns pela empreitada. Com certeza vai ficar bem legal.

Se precisar de alguma coisa aqui dos meus lados saiba que é só falar.

Abs


Alexandre
São Paulo - SP
Frontier e CJ3

Eriksom Teixeira Lima
09/03/2013, 10:00
Grande Alexandre

eu vou ter de ir a SP para comprar várias partes internas dele - janelas, banheiro, bombas e outros marítimos -, pois aqui no Rio é complicado demais, o povo só quer saber de manter a mamata do dindin do "hidrocarboneto sem sal". Parece incrível, mas todos os produtos para indústria naútica são mais abundantes em Guarulhos do que no Rio.

Quando for, aviso antes.

Abraços

Eriksom

Grélo
13/03/2013, 11:24
Opa! Tô na área.

Bjundas,

Grélo.

Humberto Brandão
21/03/2013, 14:50
1Berto

A caixa de transferência está sempre acoplada,é isso que eu quis dizer, ou seja, se eu desligar a roda livre, o cardã dianteiro fica permanentemente rodando, seja em alta ou baixa.

Com essa adaptação, ele terá as posições 4x2 (com o cardã parado), 4x4 alta e 4x4 reduzida.

Abraços

Eriksom

Tio, sem querer ser chato, deve então haver modelos diferentes destas caixas. A minha não é assim. Com a roda livre desligada e o 4X4/reduzida desligado, todo o conjunto(bengalas e cardam ficam paradinho. Tanto que foi um parto acertar o velocímetro que era ligado a caixa de transferência e com a roda livre parou. Depois que passei o cabo para a caixa principal só consegui a peça redutora ou conversora em São José do Rio Preto, isso para ficar mais ou menos.
Abraço,
HUMBERTO BRANDÃO
JIPEIRO - CAMINHONEIRO II
L200/2005
ENGESA EE15/P - 1979 - 4X4 - MH
MOTO ROKON MILITAR - 2X2 - 1973
QUEM GOSTA DE JIPINHO É A BARBIE
PX1K5536 - GPS176C - NUVi200

Humberto Brandão
21/03/2013, 14:52
Fala ai Sr. Grelo, como vão todos?
Você não quer pegar o "XUREK" e transforma-lo em Motor Home também???

Eriksom Teixeira Lima
21/03/2013, 19:03
1berto

nós ficamos na dúvida e daí testamos a transferência na bancada. Ela só tem duas posições, alta e baixa, sempre em 4x4. A troca é por ar comprimido. Nesta semana que entra, iremos abrir a transferência para conferir engrenagens, rolamentos e demais elementos, especialmente o estado dos ditos-cujos.

Isso já foi feito na caixa de marchas, com troca preventiva de todos os anéis sincronizadores, dois rolamentos e uma engrenagem.

Como eu escrevi, na dúvida, eu troco tudo, pois quero um veículo como se fora um humvee, com 10 anos de tranquilidade, apenas trocando lubrificantes (os humvees nem isso fazem).

Depois de tudo, vou ver o problema que você aponta no odometro. Em tese, optarei por algum eletrônico, com ajuste de W, pois atualmente são 4 pneus 14.00 x 20, mas quero trocá-los por 6 pneus 12.00 x 20, já que são mais fáceis de serem substituídos e têm velocidade máxima maior.

Vamos que vamos, nesta semana eu não fui lá, mas já sei que as "colunas" estão sendo soldadas para fecharmos a estrutura do baú nas próximas 2 semanas, sem contar a semana santa.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
09/04/2013, 18:24
Depois de alguns dias sem atualizar, pois estava meio adoentado, voltemos às novidades.

A construção da casa avança em passos rápidos, dada a complexidade dos trabalhos. Neste item, vou colocar apenas as fotos do Chico de Ivo, pois é preciso compartilhar com todos o que ele faz.

Como disse anteriormente, ele esteve bastante doente, quase teve uma das pernas amputada, e agora se recupera rapidamente graças ao Dr. Anastacio que vem aplicando procedimentos antigos, mas eficientes. O Médico é clínico geral das antigas, tecnico em ortomolecular e adepto de ozonoterapia para tratamento de infecções e congêneres. A perna que quase estave perdida, hoje está cicatrizada em 99% (daí as ataduras), mas ainda resta alguma fisioterapia para a recuperação plena dos movimentos e da força muscular.

Como Chico de Ivo não é de ficar olhando de longe e dando ordens, ele mandou fazerem uma cesta elevatória para que ele possa medir, medir de novo, conferir a medição, determinar soldagens ou cortes, verificar se estão fazendo, e aprovar tudo ao final. Segue o tripé de elevação para colocá-lo dentro do baú (cujo piso está a 1,60m de altura) para que lá em cima ele possa "rodar" em sua cadeira de rodas. (o outro na foto é Henrique, o filho mais novo dele)

Grande Chico de Ivo, não conheço mecânico com mais conhecimento que ele, e nem mesmo com mais cuidado e eficiência em adaptações limpas e eficientes. Sem ele, nada disso aconteceria.
:master: :campeao:

Eriksom Teixeira Lima
09/04/2013, 18:51
Casa e equipamentos.

Um dos problemas em casas 4x4 é a oferta de energia interna, afinal, há de se alimentar lâmpadas, bombas de águas diversas, refrigeradores e freezer, tudo isso com 12 volts. Afora isso, há de se alimentar fogão, forno, microondas ar condicionado quando estacionado e uma pequena lavadora de roupas, tudo isso com 120 volts. Ou seja, estamos falando de algo em torno de 1200 watts em 12 volts e outros 3000 watts (com picos maiores atingindo 4000 watts nas partidas) em 120 volts.

O gerador deverá ter capacidade para alimentar tudo isso. Até agora, segundo minhas pesquisas, o gerador será da marca Toyoma Diesel de 6 Kw, pois foi o que eu obtive melhores conceitos no que li no Brasil. Se alguém tiver sugestão alternativa, experiência como outros, por favor, registrem aqui ou me escrevam direto para evitar aquela chatice de fazer críticas públicas.

Além do gerador, haverá um banco de baterias com 4 de 250 Ah especialmente para alimentação da casa. Eu preferia as tais baterias de gel, mas não encontrei nenhum fornecedor decente delas aqui no Rio ou nos estados vizinhos. Se alguém tiver dicas, por favor, mande-as também. Como as baterias normais automotivas são com ácido, é necessário colocá-las em compartimento vedado para dentro da cabine para evitar os gases emanados por elas, que são tóxicos.

Para acomodar tudo isso, serão construídos dois compartimentos em cada lateral dianteira.

No lado direito, um compartimento cúbico, com cerca arestas de 80x80x65 cm (c x l x a), onde ficará o gerador e o seu reservatório de diesel (pelo menos uns 30 litros). Esse reservatório será conectado diretamente ao tanque do caminhão, de modo que seja possível por uma simples bomba elétrica jogar combustível de um para outro (no total, o caminhão deverá ter capacidade de 550 litros de diesel, ou talvez mais um pouco, ainda não analisamos onde colocar um terceiro tanque). Em cima desse compartimento cúblico, pelo lado de dentro da casa, ficará um armário (80x80x150 cm) ou talvez a parte de geladeira e frezeers.

No lado esquerdo, ficarão as baterias e mais uma caixa de água para tratamento secundário com cerca de 300 l de capacidade, a qual se adiciona a caixa externa com outros 300 litros (um tanque padrão da Mercedes, igual ao de diesel, que já foi publicado aqui). Pelo lado de dentro, ficará uma cama de solteiro conversível para casal (cama de hóspedes ou de "dormida rápida) que terá 180 por 90 cm, sendo "esticável" para 140cm de largura, no caso cobrindo a porta de comunicação com a cabine. Como eu expliquei para minha mulher, a gente pode ter de dormir na Patagônia ou na balsa do Ushuaia, lugares onde a gente não poderá abrir a casa para acessar a cama de casal (ver a mensagem seguinte).

As fotos apresentam o lado externo esquerdo, onde ficará o banco de baterias, o lado interno, com a cama de hóspedes, e a visão da dianteira do baú, com uma barra de metalon na lateral direita que delimita a altura do cubo onde ficará o gerador.

Eriksom Teixeira Lima
09/04/2013, 19:09
Finalmente, a parte traseira da casa. A foto mostra a base da cama, que ficará a 180 cm do chão. Ela terá uma superfície de 160 de profundidade e os 250 cm de largura do baú.

Para usar a cama, já que ela ficará praticamente colada no teto, haverá um sistema de elevação do teto, o que aumentará a parte traseira em mais 130 cm, totalizando quando totalmente aberto 480 cm. Por isso, disse a minha mulher que não dava para abrir uma "vela dessas" nos ventos do sul do continente, dormiremos na "cama de hóspedes".

Esse teto retrátil abrangerá apenas a metade final do baú, e será um pouco mais larga que o espaço da cama para permitir o acesso. Na parte da frente do teto, haverá um sistema móvel que virará uma janela imensa quando aberto e uma clarabóia translúcida quando fechada. Com nào sei desenhar, fica difícil mostrar.

Embaixo da cama, haverá a tulha traseira com 130x250x175 cm (profundidade, largura e altura) que servirá para coisinhas básicas como um quadri, um kaiak duplo, bicicletas, motor de popa, bote inflável e sei lá mais o que, além de ferramentas, cordas, quem sabe um paraglide.
As cervejas estocadas também ficarão aqui na tulha, pois as geladas estarão nas geladeiras dentro da casa, obviamente :brinde:

Eriksom Teixeira Lima
09/04/2013, 19:20
Oops, esqueci. Ao final das avaliações de custo-benefício, ficou mais barato comprar um bloco com cabeçote e tudo o mais montado, do que retificar o motor existente (havia necessidade de encamisar, de ajustar 0,25 pistões, bielas e virabrequim, dentre outras coisas típicas de retífica).

Paguei num bloco completo (virabrequins, válvulas, pistões, bielas, válvulas, bloco mais cabeçote, faltam as bombas, cárter, tampa de tuchos e bicos), montado de fábrica, com tudo zerado, mais barato do que um MWM 2.8 de boa procedência. Daí, desmontamos o meu, retirando tudo, volante de motor, bombas de óleo, alternador, bicos etc e transferindo tudo para o novo. Um amigo me chamou de maluco, mas a tranquilidade de ter tudo zerado, perfeito para 10 anos sem encheção, custou apenas 500 garrafas de Original a mais do que retificar. e de brinde ganhei e a tranquilidade de poder beber muitas mais no futuro só para comemorar.

Na foto a bomba injetora já revisada com tudo novo da bosch mais a bomba de óleo que será acoplada a PTO da caixa de câmbio para tocar o guincho e outras coisas hidropneumáticas.

Loras
10/04/2013, 13:42
Caraca, aquilo tudo é poeira no parabrisa da Camper?

Eita! Tenho que tomar cuidado para não acontecer o mesmo por aqui.

Belo projeto!!! Vou aumentar a altura da garagem para recebê-los em Roraima.

Abração,

Erico Neves
10/04/2013, 23:06
Boa noite Humberto, parece maluco esse site, na mensagem anterior cliquei varias vezes pensando que não tinha enviado a primeira vez, só agora vi a repetição, por favor não me ache maluco, kkkkkkkkk.
Bem, respondendo ao seu quisito da geladeira de 12v, fui informado por um proprietario de MH que instalou energia solar no proprio veiculo que o inversor é o vilão das baterias recarregaveis do motorhome e aconselhou-me de transformar o maximo possivel os eletronicos 110/220 em 12v, principalmente a geladeira, se quiser te passo o contato dessa pessoa para te explicar detalhes:
ericorodamundo@hotmail.com

Ola amigo, o e-mail citado acima é o meu, não existe mais,ok o atual é adventurerico@hotmail.com , como disse o e-mail anterio foi bloqueado, não consegui reaver, estou a disposição dos amigos,
para conhecimento, ja fiz diversos motor home para meu uso, não comercial ,enclusive barco (barcoCasa), atualente tenho uma spriter(mercedes bez) que viajei dez/janeiro/2013 para o chile /Argentina 11 mil km. ja fiz o Jalapão de trolher e um mini trailer, feito por mim, e por ultimo e esta comigo aida foi um trailer nautico, fico a disposição dos amigos ref. qualquer perguta ref. motor home,etc,(geladeira 12 vlts.painel solar, sitema de aquecimento de agua chuveiro, bomba dagua(agua doce) etc. estou a mais de 40 anos no ramo de campismo(motor home, trailer,Veleiro, casa flutuante) tudo que ser refere aventura nesse sentido, veja meu blog www.ericoneves.blogspot.com (http://www.ericoneves.blogspot.com) abraços ao amigos
Obs somente hoje que vi essa materia aqui no 4x4,sucesso para voce no novo briquedinho,
abraços
erico neves

Erico Neves
10/04/2013, 23:39
Caro Eriksom,
se lendo todas as mensagen de voce e de outros colegas, uma sugestão, como voce disse 2 caixas de 250 agua potavel, e vejo que é pouca, veja Deesel, praticamente se acha e todos os lugares, voce pode levar galão reserva, mas agua a vezes e dificil de achar, uma vez no nordeste levei mais de 6 horas para ancher 150 litros de agua,outra vez no Uruguai, consegui abastecer de combustivel e agua nem pagando,pela minha andanças sempre tive problema de agua potavel para caixa,veja agua de posto de rodovia normalmente é pessima, devido de ser poço não tratada, veja o barco casa fiz tinha 1200 litros, minha spriter que é pequena tenho 250 litros, esse barco trailher ultimo que fiz tem 400 litros, voce com esse equipamento que não depende de pesso no minimo 800 litros, isso é uma sugestão amigo,veja voce la no meio do nada quebrado 5 a 10 dias, sem agua, voce vai lembrar do Erico,voce esta fazendo um veiculo para aventura não para acampar em beira de cidades, abraços
amigo

CAVESO
11/04/2013, 01:02
Era uma casa muito engraçada.....

Não tinha teto, não tinha nada...........

Eriksom Teixeira Lima
11/04/2013, 11:02
Caraca, aquilo tudo é poeira no parabrisa da Camper?
Eita! Tenho que tomar cuidado para não acontecer o mesmo por aqui.


Sacanagem com o querido amigo Elmer, ele te trata com o maior carinho, e não tem culpa dos eixos do Gaúcho Heck :twisted:





Belo projeto!!! Vou aumentar a altura da garagem para recebê-los em Roraima.


Pode parar, quando chegar por aí em Boa Vista estacionarei na beira da praia ao lado do Croco do Elmer. Depois todos iremos juntos até aquela maravilhosa serra em que você tem terras. Roraima, belo lugar para se conhecer.

Abraços

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
11/04/2013, 11:10
[...], fico a disposição dos amigos ref. qualquer perguta ref. motor home,etc,(geladeira 12 vlts.painel solar, sitema de aquecimento de agua chuveiro, bomba dagua(agua doce) etc. estou a mais de 40 anos no ramo de campismo(motor home, trailer,Veleiro, casa flutuante) tudo que ser refere aventura nesse sentido, veja meu blog www.ericoneves.blogspot.com (http://www.ericoneves.blogspot.com) abraços ao amigos
Obs somente hoje que vi essa materia aqui no 4x4,sucesso para voce no novo briquedinho,
abraços
erico neves

Érico,

não devias ter oferecido, você não tem a menor idéia de como sou explorador de informações e de conhecimento :euforico:

Estou exatamente na semana de decidir essas coisas, digamos assim, a parte elétrica de tudo e da parte hidráulica. Já ou preparar a listinha de perguntas, pois, confesso, essa parte de 12 volts é muito chata, e, exceto fogão, forno e lavadora, o resto será 12 v.

Me aguarde, mas não se arrependa.

Abraços, pensando em ir estacionar em Floripa :pensativo: e aproveitar para visitar meu grande amigo GV em Brusque.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
11/04/2013, 11:12
Era uma casa muito engraçada.....

Não tinha teto, não tinha nada...........

O seu Carlos Veggi

se continuar a me sacanear, não levo seu engesa Yellow Submarine para dar uma volta com a minha camper Puta Velha. Já tinha até arranjado uma carretinha dupla para eles :brinde:

Eriksom

Erico Neves
11/04/2013, 11:57
Érico,

não devias ter oferecido, você não tem a menor idéia de como sou explorador de informações e de conhecimento :euforico:

Estou exatamente na semana de decidir essas coisas, digamos assim, a parte elétrica de tudo e da parte hidráulica. Já ou preparar a listinha de perguntas, pois, confesso, essa parte de 12 volts é muito chata, e, exceto fogão, forno e lavadora, o resto será 12 v.

Me aguarde, mas não se arrependa.

Abraços, pensando em ir estacionar em Floripa :pensativo: e aproveitar para visitar meu grande amigo GV em Brusque.

Eriksom
Ola Eriksom,
como disse estou a diposição, não sei tudo, pois não tive o previlégio de apreder tudo, mas o que eu sei e puder ajudar e for util estou a disposição,claro que talves seja bom para mim , não seja para os outros. é o caso foão a gaz eu ja prefiro a gaz, pois eu evto 220 vts dentro do motor home principalmente se ele é estrutura de ferro, dia de chuva é o bendito aterramento,ja vi nego ficar pindurado na lataria do veiculo, mas cada caso é uma caso.
estamos ai, se vier a Floripa. manter contato.ok
meu cel 48 9907 5159 tim
casa 48 3232-9065 e meu skype esta sempre ligado é só cadastrar, erico.neves

perto da minha casa tem um bom Camping funciona o ano inteiro, fica na beira da Lagoa da Conceição.
abraços

CAVESO
11/04/2013, 12:23
O seu Carlos Veggi

se continuar a me sacanear, não levo seu engesa Yellow Submarine para dar uma volta com a minha camper Puta Velha. Já tinha até arranjado uma carretinha dupla para eles :brinde:

Eriksom

Trate de colocar um munck (guincho hidráulico) na carretinha......

Erico Neves
11/04/2013, 12:59
Boa Noite Erikson!

Parabens pela empreitada, pelo visto vai ficar muito bom!!!

Minha duvida e quanto a documentação, dizem que hoje em dia não se pode comprar um onibus e transforma-lo num motorhome, pois não se consegue documenta-lo como motorcasa!!

Vc tem alguma informação sobre isso!!

obrigado.
Caro Fabio,
se posso passar algumas informações referente documentção para Motor casa; é o seguinte quanto começei as mas de 30 anos nessa cina de Motor home, naquela época para emplacar o nome dado pelo detram era Motor home(americanizado) bastava voce ir no caso de Floripa na universidade de engenharia pegar uma declarção do departamento de engenharia,onde se pagava uma pequena taxa, apos a vitoria desse departamento de engenharia dava uma laudo com esse laudo voce emplacava numa boa.ok mas ao passar doa anos foi criado esse tal e Imetro ai o Contram criou uma portaria que essa modificações poderia ser feita e emplacado o Veiculo ja como UTILITARIO/ESPECIAL/MOTOR CASA, vece fazia uma solicitação ao detram de posse dessa solictação levava ao Imetro,pagamnto ja não mais um pequena taxa um valor ja elevado, o imetro apos vistoria dava tambem um laudo e voce emplaca com base nessa portaria utilitario/esperical /motor casa. ok era tramite simples, começou então as contruções de veiculos como se diz na giria fundo de quintal,ai apareceu as fabrica especializada. não sei por lobe dos fabricantes juto ao contram então saio a tual legislação para emplacar veiculos ja somente como ESPECIAL/MOTORCASA, mas para fazer isso voce precisa agora de um tal de CAT que nada mais é um progeto feito por um Engenheiro e encaminado para o Contram para aprovação e isso começou ficar inviavel devido o custo acima de hoje de cr$ 10.000,00 ou mais depedendo do engenheiro e levar muito tempo para ser aprovando para então voce emplacar.ok as Fabrica ja tem esse CAT e é so emitir a Nota Fiscal para o emplacamento . essa é a dificuldade para o emplacamento é possivel mas trabalhoso e caro. não sei se consegui ajudar.
abraços
erico
sempre a disposição
OBS=para que não me conhece eu fui 2 anos Presidente das associação do veiculos de Recreio(motorhome e Trailer) de Santa Catarina, Grupo Rodamundo

Hoje os veiculos que estão emplacado como Motor home(antigos) e Utilitario/Especial/Motorcasa(no caso o meu ainda) ao se transferido para outro propritário passara para somente a espécie do Veiculo( caminhão,Onibus,Vam,micro onbus,etc)e ESPECIAL/MOTORCASA

Eriksom Teixeira Lima
11/04/2013, 13:00
[....] voce com esse equipamento que não depende de pesso no minimo 800 litros, isso é uma sugestão amigo,veja voce la no meio do nada quebrado 5 a 10 dias, sem agua, voce vai lembrar do Erico,voce esta fazendo um veiculo para aventura não para acampar em beira de cidades


Cortei tua mensagem para pegar o seu ponto. Concordo integralmente com você. Aliás, esta é minha maior preocupação, abastecimento de diesel, de água e de eletricidade. Realmente, peso não é problema, afinal o veículo suporta de 8 a 14 toneladas (rodagem simples ou dupla) em qualquer terreno. Pelo meus cálculos, baseado no material usado até agora, ele ficará com carga total com 10 a 12 toneladas, galho fraco para os eixos originados do MBB 1113 e pro motor 366 turbo-intercooler.

Atualmente, o veículo está dimensionado da seguinte forma.

Diesel= Lado direito, um tanque padrão mercedes para 300 litros, na traseira entre as longarinas, aquele tanque galvanizado que mostrei antes, como uns 250 litros mais ou menos. Como vou usar gerador a diesel (na média geral, algo como 15 litros por dia, isso na pior das hipóteses), ainda assim estou achando pouco diesel, considerando um consumo de 4 l/km rodados. Imediatamente atrás do tanque padrão, há espaço para outro tanque com uns 200 litros de capacidade.

Água= Lado esquerdo, um tanque padrão mercedes de 300 litros (igual ao outro, também em plástico). Esse tanque seria o de recepção da água externa, microfiltrada se retirada da natureza, e onde seria feito o primeiro tratamento de desinfecção. Dali, a água seria bombeada para uma segunda caixa, que seria colocada imediatamente acima, naquela compartimento lateral, a qual teria capacidade similar, 250 litros. Ali, seria feito um segundo tratamento e novamente uma microfiltragem para transferência para outras caixas, do chuveiro e das torneiras de pia de cozinha e banheiro, além de uma outra para lavadora de roupas. Alternativamente, tenho pensado em usar a outra parte do tal compartimento lateral para fazer um segundo grande depósito de água igual ao de 250 litros, o que exigiria que eu relocasse as baterias para outro lugar.

Eletricidade= Aliás, essa questão das baterias é um problema grave, pois eu queria colocar as de gel, porém só tenho encontrado (e em São Paulo) de gel em tamanho pequeno. Pelas minhas contas mal-feitas em watts de 12 voltas, o ideal seria eu ter uma banco de baterias que consumisse apenas 15% ao dia da capacidade delas, ou seja, algo em torno de 100Ah/dia (geladeira, freezes, bombas de pressão e lâmpadas). Até agora, minha opção tem sido as automativas com 250Ah, ou seja, compartimento isolado e ventilado.

Conforme te avisei, Erico, no postado anterior, começou minha exploração: qual sua avaliação e sugestões? Saio daqui e vou para teu blogspot.

Abraços

Eriksom

Erico Neves
11/04/2013, 13:49
Caro Erikson,
vejamos, diesel 600 litro como voce comenta tem autonomia para 2.400 km, não existe no mundo posto a mais de 1000 km de distancia de aoutro.ok esta de bom tamanho.
Agua de uso,não beber foi aquilo que falei nunca é demais no minimo 800 litros,porque se veiculos é previsto para seis pessoal, em norma casa pessoal 30 litro dia entre banho,lavação de louca,etc. entrão em um so dia consome 6x30= 180litros 5 dias parado em um camping selvagem ou con problema no meio do nada ja são 900 litro, ja ficou sem agua,ok por isso que eu digo mas vale sacrificar um amario e ter mais agua, talves veja como pessemismo, respeito, a tempos atras fui buscar um catamaram de um amigo na Bahia estavamos em seis pessoas, parando em ilhas e navegando no 4 dia ficamos sem agua e tinha 1000 litros a catamaram, quando se fica sem agua é que damos o valor da necessidade dela, e agua flui rapidamante, quando se abre a torneira para lavar um copo se gasta 1/2 litros pois a bomba joga e joga mesmo, mesmo que se tenha economia, hoje nos viemos e fomos riados para gastar agua mesmo que se cuida.ok
Tem outro fato não esqueça de um tanque de aço inox, o outro material apropriado não esse de conbustivel para agua mineral somente para beber, pois levar esse galoes de 20 litro platicos é incomodo, esse tanque teria uma torneira propria na pia só para issso com um bomba 1.0 presurizada, esse tanque com um bujão para limpesa, queira ou não tanque sempre cria fungos e seria facil para esgostar e limpar, a saude agradece.
Energia, no meu trailer nautico que fiz tenho duas placas voltaicas de 140 cada e supre bem geladeira e no Meu Motorhome tenho 2 de 85 cada é pouco mas como sempre estou com o motor do veiculo andando acaba suprido bem,
vejamos o consumo,
se voce conseguir colocar 3 placas de 140 cada voce teria um demanda de 420 wats dividido por 12 volts e calculo é e 6 horas dia(24 Horas) voce tem 210 amper nessa 6 horas, ai que entra o banco de Bateria, como seu consumo(geladeira 12 vots,luz,bombas,tv,computador etc) para 6 pessoas ,voce tem um consumo de 150 amper, ou seja uma bateria de 150 por dia, isso é se conseguisse usar ela carregada até o final(isso é impossivel) esse banco teria no minimo 4 bateria de 150 cada(bateria não veicular)que diferente de bateria circulo profundo.
Com tudo isso para repor energia,Altenador de onibus 150 amper, geradoré a critério do tamanho(ar condicionado sprinter etc.), claro quando voce tem energia externa(110 ou 220) ai muda tudo que foi falado acima.ok
não sei se conseguir ajudar,
abraço
erico
OBS desculpa erro de português, como digo não professor de português, sou campista/navegador/aventureiro com responsabilidade.hehehe

Erico Neves
11/04/2013, 15:29
Erikson,
veja o link abaixo, ref. bateria, eu tenho duas dessa que comprei usadas e ja estão não meu Motor home a 5 anos,e duas no trailher nautico essa garantia vem a garantia para 10 anos, são muitos bons, nã servem para aranque somente para uso interno do motor home, veja
Bateria De Gel 150 Amper 24 Altura, 44 Comp E 16 Largura - R$ 350,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466156029-bateria-de-gel-150-amper-24-altura-44-comp-e-16-largura-_JM)

altenador de 150 amper
Bateria De Gel 150 Amper 24 Altura, 44 Comp E 16 Largura - R$ 350,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466156029-bateria-de-gel-150-amper-24-altura-44-comp-e-16-largura-_JM)

Eriksom Teixeira Lima
11/04/2013, 15:45
Erico

Com relação ao diesel, eu calculo o gasto de 15 litros por dia para a casa, sem contar o deslocamento do veículo. Em algumas viagens que fiz pelo Brasil e América do Sul, cheguei a rodar 600 km sem posto para reabastecer. E eu nem fui onde pretendo ir com o motorhome. Daí, ter espaço para carregar todo o diesel necessário (e mais uns 150 a 200 litros de gasolina para os equipamentos do "porta-tudo" ao fundo - o espaço lá será de 250 cm de largura, por 130 cm de profundidade e 180 cm de altura, cabe coisa para cacete, para água e terra, pois voar é com os pássaros).

Para geração de eletricidade com o caminhão se movendo, está resolvido, o alternador do motor resolve o problema do caminhão e sobra um pouco. Além dele, irei colocar um segundo alternador de grande potência, 150 Ah ou maior, para carregar as baterias da casa. O problema é parado, pois todos os geradores portáteis carregam apenas 8,3 Ah, insuficiente para tocar a geladeira e o frezzer. Eu pensei na célula fotovoltaica, mas por enquanto desisti da idéia, já que o máximo que eu conseguiria seriam outros 8 Ah, e o custo excessivo. Por enquanto, note bem!

Uma das coisas que pensei é colocar o gerador para carregar o banco de baterias e em paralelo ter um inversor/conversor 220/12v (um xantrex da vida - esse mesmo ou outro, qual sua experiência?) para dar conta de tudo enquanto o gerador carrega e alimenta forno e fogão mais ar condicionado (este se for o caso, quando estiver em lugar quente). Você como navegador conhece bem aqueles chaveamentos de barco que pretendo adotar na casa: creio que funcionam bem ou é ilusão minha?

Por tudo isso, a opção por ter tanques volumosos de diesel, afinal 3 dias parado na beira dos lagos superiores do Atacama ou lá na Patagônia chilena (você já esteve por lá, segundo vi no blog, e viu o que é frio) ou na beira dos Araguaia e seus afluentes ou no corredor dos vulcões no Equador, consomem uns 120 litros de diesel por baixo (seja para aquecer, seja para esfriar).

Meu motorhome será para 2 pessoas mais a Iara, a cadela que aparece em algum dos postados aqui. Mais gente, seria visita, logo temporária. Em outras palavras, como visita, TODOS têm de gerenciar o consumo de água. Na pior das hipóteses, com visitas, a água duraria uns 4, talvez, 5 dias, considerando cozinha, banheiro, sem banhos longos, mas com bundinhas lavadas, claro? :banho:

Você usa quais geladeira e frezzer? De Santa Catarina, eu vi os produtos da Elber, que me pareceram interessantes, mas não conheço ninguém que use: conheces? O pessoal de naútica usa Isotherm, parece que é importado, mas nada sei deles. Tem gente que eu vi (claro ninguém no Rio, eta estado precário esse em que moro) que mandou fazer sob medida usando compressores e trocadores da Danfoss: seria o caso?

E baterias de ciclo profundo, aqui no Rio ninguém nem conhece (até aquele povo barulhento de carros "importa" as ditas de São Paulo): você usa delas?

Eu te disse que ia te perguntar muito, cumpro minha promessa :concordo:

Eriksom

Erico Neves
11/04/2013, 16:14
Ola Erikson,
vamos por parte.
eu particulamente nas minha andanças nunca usei gerador devido o espaço e consumo, tenho um 950 wats a gazolina na caixas nunca usei,ok ainda sou painel solar, veja ref. bateria eu uso de Gel/ni, comprei usada e tenho a 5 anos sem problema, 4 bateria da conta do recado, como falei se tiver fonte de energia(solar,gerador etc.) quanto ao gerador voce não poder usar o 12 volts dele a carga e baixa, como voce mesmo falou, teria que usar um carregado de bateria/flutuante de 50 amper o mais e o que eu tenho, quanto as placa não estão caras, em media de 800 reais de 140 amper,isso voce encontra na Solar Brasil onde comprei as minhas, são serios poder mandar o dinheiro a eles que entregam numa boa, ja comprei varias vezes deles e amigos tambem.ok
quanto a Geladeira para mim não abra mão da de 12 vots(marca elber fabricada aqui em SC na cidade de agronomica) o nome da pessoa contato na fabrica é Edurado fone- 047 9958-0828,pode falar no meu nome.ok, no meus equipamento só uso essa geladeira, e todos meu amigos aqui SC usam, os barco marca Fanthom(lancha) do Guga tambem, voce poder usar a Geladeira/frizer convencional e colocar o motor dess 12 Vots. com apoção de colocar o motor no Porta mala a distancia da Geladeira ok.
Um gerador pequeno de 6 kva toca bem ar e carregador de bateria 50 amper e outros bichos mais. no meu pessar gerador seria um quebra galho, pois um gerador é um protudo eletrico e mecanico, ele bifou , adeus sua viagem onde voce estiver, até conserta, voce ficou sem(fogão,banho quente,energia e ar quente/frio),ok
Para calefação quente no caso da patagonia e etc. sugiro a calefação a parte/diesel pequeno baixo consumo 1/2 dia, pois o ar condicionado no frio não funciona pois abaixo de zero graus ele congela,ok
não sei respondi suas duvidas, mas continua a disposição, depois eu mando a conta heheheh bricadeira, quero e ter amigos, aos meus 66 anos isso que me resta amigos e viver.

Para saber quanto um placa carrega voce de wats por volts de ampergem ok seja
uma placa de 140 wats div 12 volts = 11.66666, amper horas nas 6 horas de sol = 69.9 amper ok
não 8 como voce falou ( Eu pensei na célula fotovoltaica, mas por enquanto desisti da idéia, já que o máximo que eu conseguiria seriam outros 8 Ah, e o custo excessivo. Por enquanto, note bem!
, 3 placas 140 cada o valor de 800 cada 2.400 carregar dia 35 amper hora nas 6 horas de sol 210 amper e não 8 ok

veja no meu motor as placa são peguenas nãotenho espaço para maiores e quantidade, eu tenho relogio amperimentro não voltimetro, eu tenho sempre o controle de carga que esta entrado nas baterias, veja no sol normal as minhas placas chegam a carregar 12 amper horas e meu consumo da minha Geladeira é 3.5 amper tenho sobra pra repor para a noite ok
abraços

abraços

Humberto Brandão
24/04/2013, 19:04
Boa noite Eriksom e Erico, Para os que não me conhecem, fui Presidente do Grupo de Campismo e Caravanismo do Estado do Rio de Janeiro por seis anos. Grupo Amigos do Rio. Untitled Document (http://www.grupoamigosdorio.com.br) . É claro que isso não me dá mais conhecimento em MH. Esta experiência do Erico de construir as coisas que usa lhe dá muito mais lastro. Eu sou apenas curioso.
Eu acho que todas as situações cada caso é um caso. Por exemplo, Gerador, já usei o meu muitas vezes, tanto para lugares onde não havia energia como postos de combustível que não tinham tomada como em campings com energia fraca ou no mato e eu queria, por exemplo dormir com ar-condicionado, ligar o microondas, etc. Outra coisa é com relação ao barulho do gerador, tenho um Honda de 3.000 W, toca todo o MH inclusive o ar-condicionado e tem proteção anti-ruido não chega a 58DB, energia estabilizada pode migar ate computadores partida elétrica a distancia, etc. Durmo tranquilo com a cabeça ao lado dele, separado apenas por duas paredes de chapa. Tenho hoje duas placas fotovoltaicas de 140W cada marca LG com duas baterias automotivas de 150A, ajuda muito, mas este período agora que o tempo andou fechado muito tempo, já era, não dá vazão. Um inversor moderno gasta entorno de 5 a 10% para converter um consumo de 12V para 127V. A idéia da geladeira com compressor de 12V, é lógico que vai ajudar alguma coisa. As geladeiras de 12V antigas, que usavam resistência, essas sim, tinham um consumo abusivo Sendo a geladeira a grande vilã desta história toda, eu acho que se pretende mesmo ficar fora da civilização muito tempo, deve pensar em uma geladeira a Gas e reservar local para carregar um botijão reserva.Eu mesmo tenho uma pequena que funciona a Gas, 127V e 12V, carrego até no carro. Mas a do MH é uma Consul de 120L, normal.
Assim, cada um é cada um e Erikisom, você precisa ver as suas necessidade. Água limpa tenho 400L servida tenho 180L e detritos tenho 100L, combustível tenho 210 L. Meu guincho hidráulico é para 10T, meu aquecedor de passagem é a gas.
Erico, já fui a quatro encontros do Rodamundo em Brusque, depois que mudou para Pomerode ainda não tive oportunidade, tenho ouvido muitos elogios. Conheço bem o Getúlio.
Abraço,
HUMBERTO BRANDÃO
JIPEIRO - CAMINHONEIRO II
L200/2005
ENGESA EE15/P - 1979 - 4X4 - MH
MOTO ROKON MILITAR - 2X2 - 1973
QUEM GOSTA DE JIPINHO É A BARBIE
PX1K5536 - GPS176C - NUVi200

Sandro Tannuri
24/04/2013, 20:40
Desculpa sequestrar o topico, mas preciso aprender aqui com voces.

Eu "viajo" entre 1 e 3 horas todo final de semana para fazer trilha de moto e preciso ter agua gelada e gelo para encher as mochilas de hidratação. Hoje eu tenho o trabalho de sair mais cedo de casa e comprar gelo filtrado para este fim. Isso me toma tempo e dinheiro pois compro o gelo em lojas de conveniência antes da "viagem".

Teria algum freezer que manteria o gelo de um dia para o outro ou até mesmo fabricaria gelo com o motor do carro desligado?

Abraços,

Erico Neves
24/04/2013, 21:10
Ola Brandão,
Atual Presidente do Grupo é Getulio sim, veio depois do meu mantato, acho e se minha memoria não falha ja conversamos, pois foi no meu periodo do Grupo que levei o Evento para Brusque, 2001 ,2002, hoje em Pomedode, ok
Quanto cada tipo de equipamento no Motor home é muito relatativo depende de cada pessoa a maneira de uso, claro quanto voce tem mais equipamento(gerador,placa,geladeira a gàs ou 12 vlts ou 110,) como eu disce a maneira de cada um, e cada pessoa que coloca sua sugestão eu respeito, somente com o uso e o tempo se vai adequando suas necesidades, energia , agua,etc nunca é demais, se se tem um carro que comporta uma variedade de equipamento, não se descute é ter.agora que vai fazer um carro tem que poderar sempre as sugestão de que esta mais tempo no campismo e sabe das necesidades triviais, eu particulamente não uso Gerador, quanto geladeira a gás ja usei muito, mas acho deficiente,mas respeito quem tem,placa solar ja não abra mão ajuda muito, agora tem varios tipos de uso do Motor home,alguns gosta para uso de Viagem,ouros não muto tempo parado, outros ja prefere ficar dias parados, outros usam somente fim de semana mal a geladeira cria gelo e assim por diante, essa é meu modo de pensar, mas importe é viajar e não ficar dentro de casa vendo tv. o resto é alegria, grande abraço a voce e ter me comunicado do voce. abraços, estou a disposição em Floripa
erico

Grélo
24/04/2013, 23:06
Desculpa sequestrar o topico, mas preciso aprender aqui com voces.

Eu "viajo" entre 1 e 3 horas todo final de semana para fazer trilha de moto e preciso ter agua gelada e gelo para encher as mochilas de hidratação. Hoje eu tenho o trabalho de sair mais cedo de casa e comprar gelo filtrado para este fim. Isso me toma tempo e dinheiro pois compro o gelo em lojas de conveniência antes da "viagem".

Teria algum freezer que manteria o gelo de um dia para o outro ou até mesmo fabricaria gelo com o motor do carro desligado?

Abraços,

Sandrão,

na casa em Vargem Pequena eu tive uma máquina de gelo dessas de bar, marca Everest, em aço inox e era um espetáculo!

Eu quando saí da casa, dei para meu irmão que mora numa cobertura com churrasqueira e espaço.

Produz um volume sensacional e é muito rápida.

Mas são caríssimas... R$ 2.900,00 vc pega uma usada no Mercado Livre - Maquina De Gelo Everest Egc50 220v Seminova - R$ 2.900,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-478942289-maquina-de-gelo-everest-egc50-220v-seminova-_JM)

É uma máquina para toda vida ;-)

Agora existem umas "portáteis" e talvez isso te atenda - Máquina De Fazer Gelo Rápido Em 6 Min Portátil 12kg Polar - R$ 759,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464063187-maquina-de-fazer-gelo-rapido-em-6-min-portatil-12kg-polar-_JM)

Abraços,

Grélo.

Sandro Tannuri
24/04/2013, 23:22
Beleza, eu até comprei uma da Springer que é enorme e uma merda. Demora horas para fazer a porra do gelo pois faz um pouquinho de cada vez. Antes de completar a quantidade que preciso ele já derreteu hehehe.
Mas como vou ligar uma coisa dessas 220V no carro?

Abraços,

Loras
25/04/2013, 09:04
Desculpa sequestrar o topico, mas preciso aprender aqui com voces.

Eu "viajo" entre 1 e 3 horas todo final de semana para fazer trilha de moto e preciso ter agua gelada e gelo para encher as mochilas de hidratação. Hoje eu tenho o trabalho de sair mais cedo de casa e comprar gelo filtrado para este fim. Isso me toma tempo e dinheiro pois compro o gelo em lojas de conveniência antes da "viagem".

Teria algum freezer que manteria o gelo de um dia para o outro ou até mesmo fabricaria gelo com o motor do carro desligado?

Abraços,

Sandro,

Tenho uma geladeira da ARB. Faz gelo sim!!!

O ideal é ligá-la na noite anterior da viagem, em casa 110V e já abastecida. Minutos antes de partir, coloco na viatura e pronto. Se depender do resfriamento durante o percurso, vai deixar a desejar, pois precisa atingir um equilíbrio térmico interno e para isso (como toda geladeira) demora algumas horas.

Congela rápido!!! E cabe muita coisa.

Consome pouca energia se permanecer fechada. E possui um sensor que desliga o sistema caso a bateria da viatura chegue no nível mínimo (assim preserva o giro do motor de partida).

Existem outras marcas como Engels, Ironman, etc.

Recomendo.

Um abraço,

Eriksom Teixeira Lima
25/04/2013, 13:45
Tannuri

o melhor é comprar algo que caiba na tomada do seu carro, ou seja, em 12V. Veja em Elber Geladeiras (http://www.elber.ind.br/principal) que eles tem muita coisa por lá. Teus filhos ficaram felizes e você também, com muira cerveja gelada ;-)

É o que posso te dizer de pronto. Neste final de semana, tentarei ir a Rio Boat Show (estou fora do ar nos últimos dias por ter sido relapso com saúde nos últimos anos), onde pretendo avaliar e comprar mobília para a Casa 4x4. Coisas básicas como vaso sanitário, chuveiro, pressurizadores, janelas, geladeira e freezer, e o que mais for.

Com relação aos demais pontos, algumas coisas eu defini há tempos.

A primeira delas é "nada de botijão de gás". Não tenho nenhuma preocupação com eles, pelo contrário, mas tê-lo me obrigaria a muitos cuidados que não quero ter, por exemplo, diferentes válvulas para encher em outros países, ter de enrolar os engarrafadores de outros países com o botijão merda nacional. Prefiro carregar uma coisa simples: muito diesel. Em clima frio, sem ar condicionado, gastarei em tempo nublado no máximo 1,5 litro de diesel por dia para cozinhar e recarregar baterias (se eu conseguir um gerador kohler com alternador de 70 A). Simplicidade é meu lema, mesmo mais caro um pouco.

A parte gelada deverá ser Elber ou outra que seja padrão internacional. Ser padrão internacional é fundamental, pois em qualquer marina se acha (menos na do Rio, onde nada existe). E claro, tudo em 12 Volts, pois como Humberto e Erico já apontaram, inversor e conversor comem energia. Aprendi muito em um site australiano chamado Hobohome, espero atingir o padrão dele.

Por ora, é isso.

abraços

Sandro Tannuri
25/04/2013, 14:57
Obrigado pelas dicas Ricardo e Eriksom,

A ARB pode ser ligada em 110 e 12V, eu entendi certo? Isso seria o ideal mesmo.

Essas da Elber são elétricas, eu imagino, e portanto limitadas a capacidade da bateria. Será que uma bateria só para ela mantem ligada a noite toda?

Vou ver preço dessa geladeira ARB, mas pela marca já imagino ser uma fortuna hehehe.
Vou ver também os preços da Elber, mas gostei da variedade de modelos.

Abraços,

Loras
25/04/2013, 18:36
Sandro,

Exato. Salvo engano a ARB permite 100-240V. Além dos 12-24V.

ARB Portable Fridge Freezers | ARB 4x4 Accessories (http://www.arb.com.au/products/arb-freezer-fridges/)

Eu uso como "frigobar" no quarto enquanto ela está fora da viatura.

Existem outras marcas. E realmente o preço no Brasil é alto... agora vale o investimento.

A ARB já passou 72 horas ligada e não tive problema com a bateria original da Defender.

Quando fiz a pesquisa, alguns anos atrás, o valor da Elber não era tão vantajoso assim...

Abraço,

Loras
25/04/2013, 18:40
Mais do mesmo:

Engel Fridges and Engel Fridge/Freezers Australia Portable Fridges Camping Fridges (http://www.portablefridgesonline.com.au/engel/engel-fridges.html)

National Luna (http://www.nationalluna.com/refrigeration.htm)

Abs.

jeisonk
25/04/2013, 18:46
Tem Waeco aqui no BR pra vender, segundo o site à pronta entrega:

Geladeiras Portáteis - Waeco - sigma4x4 (http://www.sigma4x4.com.br/category/143/waeco)

O produto lá fora tem boa fama também, junto com ARB e Engel.

:mrgreen:

Sandro Tannuri
25/04/2013, 19:11
O problema da Elber é que não funciona em casa e apenas no carro.

Uma vantagem dela é que tem modelos para fixar por baixo do baú do caminhão que seria o meu caso. O preço da que eu gostei é 2500.

Abraços,

jeisonk
25/04/2013, 22:20
Falando em MH, uma bela opção de plataforma:

Revista 4x4 e Cia - Rally Trilha Off-road Cursos Offroad Informações Competições Matérias Reportagens (http://www.revista4x4ecia.com.br/portal2/noticias.php?id_tipo_noticia=1&id_secao=1&id_noticia=540)

Abraços

dudarj
25/04/2013, 22:44
Desculpa sequestrar o topico, mas preciso aprender aqui com voces.

Eu "viajo" entre 1 e 3 horas todo final de semana para fazer trilha de moto e preciso ter agua gelada e gelo para encher as mochilas de hidratação. Hoje eu tenho o trabalho de sair mais cedo de casa e comprar gelo filtrado para este fim. Isso me toma tempo e dinheiro pois compro o gelo em lojas de conveniência antes da "viagem".

Teria algum freezer que manteria o gelo de um dia para o outro ou até mesmo fabricaria gelo com o motor do carro desligado?

Abraços,

Geladeira/Freezer da ARB.

Ele funciona com o carro desligado e possui um sistema que desliga o compressor caso a bateria baixe até um limite.

Faz gelo. Chega a temperatura de até -18C

Funciona em 12v - 24v - 110v - 220v

CAVESO
25/04/2013, 23:31
Falando em MH, uma bela opção de plataforma:

Revista 4x4 e Cia - Rally Trilha Off-road Cursos Offroad Informações Competições Matérias Reportagens (http://www.revista4x4ecia.com.br/portal2/noticias.php?id_tipo_noticia=1&id_secao=1&id_noticia=540)

Abraços

Belissima plataforma mesmo!

O problema deve ser o precinho...rss

Eriksom Teixeira Lima
26/04/2013, 07:15
Meus queridos

com relação ao Agrale, reproduzo abaixo os comentários que mandei para amigos aqui na Jipenet-RJ, similares aos que foram trocados tempos atrás em outra lista de caminhões militares.

=======
Anão dos Infernos


creio que você somente saiba ler processos jurídicos, somente compreenda aquela linguagem dos data vênia: agrale é uma bosta!


essa porra é a mesma coisa que a Engesa fazia há 20 anos. Melhor explicando, pior descrevendo: é pior que a engesa fabricava há 20 anos.


Suspensão de merda, fraquíssima. Fala sério, 2 1/2 toneladas de carga extra fora da estrada, bota o pusilânime do eduardo doninho da lista mais o gogó chupa-bago que a porra quebra por excesso de peso.


Motorização, bem é tão ruim quanto uma sw4 com motor 2.8 querendo carregar Renatão, Mau, Paulo Clive, Fiona, mais as cervejas de todos na caçamba, sendo pilotada por você: não sobe rampa nenhuma.


O Motor do meu caminhãozinho tem quase o dobro de força (poderia ser aumentada para o triplo), tem 60% a mais de potência (poderia ser elevada para 150%), capacidade de carga total no eixo traseiro de 10 toneladas, no dianteiro de 6 toneladas, carga líquida total deverá ficar em torno de 5 toneladas (descontados combústiveis e víveres). Assim, mesmo que eu cortar metade disso, como fazem os milicos, eu tenho a mesma carga líquida, só que com 10 toneladas de peso do veículo mais provisões.


Meu caro, números não são o teu forte, exceto citar códigos penais, civis e demais



======

Que me desculpem os fãs dessa fábrica de tratores, mas de automotivos eles não entendem porra nenhuma, somente sobrevivem por causa da corruPTção que CONTINUA a assolar o país. Podem dizer o que quiserem, mas na ENGESA antiga tínhamos engenheiros e engenharia nacional.

abraços de um economista

Eriksom Teixeira Lima
26/04/2013, 07:23
Com relação as dicas de geladeiras e afins, anotei todas e vou pesquisar.

Tannuri, com relação a sua dúvida sobre se a bateria dá conta, o ideal é você verificar qual o consumo do aparelho depois de atingir a temperatura de serviço, desse porte, eu chutaria algo em torno de 1,5Ah (uns 12 A consumidos numa noite, coloque 15A para arredondar), comparar com a capacidade de carga da bateria da tua viatura, se for a Dodge Ram deves ter duas com 150Ah (a minha antiga era assim), o que, em tese daria folgado, pois as baterias do teu carro nem perceberiam o descarregar (elas fornecem os 150 Ah, dependendo da marca e tipo, por pelo menos 6 horas antes de cair abaixo de 10,5V). Seria algo como você esquecer as lanternas acesas a noite inteira.

Grande e ROTUNDO Sandro Tannuri, sua presença foi excelente. Recebi várias dicas importantes. Volte sempre e pergunte mais, eu ganhei muito com isso.

Abraços, recuperando a coluna completa para treinar no kart e acabar com teu reinado :campeao:

Eriksom

Sandro Tannuri
26/04/2013, 14:23
Rotundo é bom ou ruim??? Deixa para lá ahahahahahahahahahaha.

Vou comprar uma ARB com certeza, só não sei que modelo e onde ainda, mas ficou uma duvida, posso deixar o saco de gelo dentro dela que vai manter congelado por digamos 24 horas?

Já que posso perguntar, como faço para ter uma bateria grande só para as tarefas "extra ligar motor" sendo carregada pelo carro?? Assim poderia ficar mais tranquilo em deixar a ARB ligada a noite toda.

Abraços,

jeisonk
26/04/2013, 14:30
Sandro, instala um isolador de bateria, assim você carrega ambas com o mesmo alternador mas evita a perda de carga da principal (partida).

A Garra tem um da Warn: Isolador de Bateria - WARN (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Isolador+de+Bateria+-+WARN&dept_id=312&pf_id=IS050)

Abraços

Loras
26/04/2013, 15:34
Tannuri,

O céu é o limite. Na linha dessas novas "modificações" que pretende fazer...

Quando puder, dá uma olhada aqui:

ExPo: Adventure and Overland Travel Enthusiasts (http://www.expeditionportal.com)

Não precisa colocar gelo na ARB. Pode comprar "forminhas" encher com água mineral em casa e colocar na noite anterior. No dia seguinte pela manhã, voilà. Gelo pronto para servir. Inclusive se o gelo acabar no meio da diversão... consegue fazer gelo novamente, basta ter água potável.

Abração,

Sandro Tannuri
26/04/2013, 17:43
Se essa ARB não fosse tão cara eu estaria mais apaixonado por ela hehehe.
O tal isolador é caro demais PQP. E ainda vou precisar também de uma bateria extra e de um lugar para instalar ela. O ideal é ficar no cofre do motor? Estamos falando de um Iveco Daily Truck e não do Jeep.

Valeu galera.

CAVESO
26/04/2013, 17:52
Bom mesmo é fazer trilha de bike.....

Eu coloco meu camelback e meu litrão de gatorade pra congelar e vou pedalar....

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

P.S. Foi só o ET comprar um caminhão alemão que começou a meter o pau (ui) nos caminhãozecos brazucas....

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sandro Tannuri
26/04/2013, 17:54
Eu também vou de bike, motorbike hehehehe

Eriksom Teixeira Lima
27/04/2013, 08:01
O tal isolador é caro demais PQP.


Tannuri, alguém tá usando tua conta, você não escreveu isso, porra!

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
27/04/2013, 08:07
P.S. Foi só o ET comprar um caminhão alemão que começou a meter o pau (ui) nos caminhãozecos brazucas....

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Como assim, alemão? Legítimo brasileiro produzido nos anos 1970 quando ainda se fazia engenharia nacional aqui. Agrale, excelente fábrica de trator, mas que ela deveria modernizar mesmo esses seus produtos, isso devia.

Em tempo, procurei muito por um legítimo produto mineiro, documentado e com todas as peças, um UAI da Terex, simples, robusto e confiável. Pena que não achei, é fruto de boa engenharia nacional.

Eriksom

CAVESO
27/04/2013, 11:48
Agrale, excelente fábrica de trator.

Quando? Onde? rsss

É trator para puxar carretinha com pouco peso e olhe lá...rsss

Humberto Brandão
03/05/2013, 16:59
Se essa ARB não fosse tão cara eu estaria mais apaixonado por ela hehehe.
O tal isolador é caro demais PQP. E ainda vou precisar também de uma bateria extra e de um lugar para instalar ela. O ideal é ficar no cofre do motor? Estamos falando de um Iveco Daily Truck e não do Jeep.

Valeu galera.

Oi Tanuri, não esquece que se você precisar, pode comprar um INVERSOR de 12V para 127V ou 220V e usar geladeiras de 127 ou 220. No meu MH tenho um Inversor de 1.000W que toca muito bem um geladeira consul 120L. Na minha L200 tenho um de 700W e toco uma geladeira Eletrolux(Holandesa) que funciona em 12V, 127V ou Gas. O problema desta geladeira é que puxa um pouco, o processo de esfriamento é por resistência. Masd quando estou viajando prefiro ficar com ela ligada em 127V funciona melhor que em 12V. Na ordem, de funcionamento o melhor é o Gas, depois o 127V e por último 12V.

Humberto Brandão
03/05/2013, 17:05
Sandro, instala um isolador de bateria, assim você carrega ambas com o mesmo alternador mas evita a perda de carga da principal (partida).

A Garra tem um da Warn: Isolador de Bateria - WARN (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Isolador+de+Bateria+-+WARN&dept_id=312&pf_id=IS050)

Abraços

Jeisonk,
Tenho um isolador a aprocimadamente 5 anos guardado e não consigo que instale no meu MH. Tenho um amigo que colocou o dele de uma SW4 para um trailer, quem colocou foi um cara de Angra que está acostumado a instalar em Barco, o cara trabalha muito bem mas é enrolado com prazos e tempo, está dedicado aos milionários de Angra, ai desisti de levar o MH para lá e ficar esperando que tivesse tempo.
Você sabe onde posso instalar de preferencia no Rio?
Grato,
HUMBERTO BRANDÃO
JIPEIRO - CAMINHONEIRO II
L200/2005
ENGESA EE15/P - 1979 - 4X4 - MH
MOTO ROKON MILITAR - 2X2 - 1973
QUEM GOSTA DE JIPINHO É A BARBIE
PX1K5536 - GPS176C - NUVi200

Sandro Tannuri
03/05/2013, 17:26
Obrigado Humberto, eu me decidi pela da ARB, funciona em 127 e 12V alem de ser capaz de fazer gelo.
Só falta a coragem para comprar hehehe.

jeisonk
03/05/2013, 17:56
Você sabe onde posso instalar de preferencia no Rio?

Não faço nem idéia.
Quando instalei um desses num CJ aqui, foi o mesmo eletricista que fez o restante da viatura.
O isolador é simples de tudo e ainda vem um manual junto.

Abraços

Eriksom Teixeira Lima
06/05/2013, 11:46
Obrigado Humberto, eu me decidi pela da ARB, funciona em 127 e 12V alem de ser capaz de fazer gelo.
Só falta a coragem para comprar hehehe.

Tannuri,

procure em Easypath (http://www.easypath.com.br) onde há uma bem interessante em 12/24V e 110/220V para 30 litros. Eu vi na rioboatshow e é excelente.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
06/05/2013, 12:02
Depois de passar uns perrengues graves por causa de ser relaxado com saúde, vou postar as últimas fotos que fiz há quase 3 semanas, período em que fiquei fora do ar.

A execução está mais avançada do que as fotos mostram, sendo que hoje o Chico de Ivo foi para Campos para comprar tubos e barras circulares em aço inoxidável para fazer os quatro pistões que levantarão a parte traseira da casa por 1,30 m para que se possa usar a cama-master :lol:.

A estrutura da cama foi levemente modificada nesses dias, com o deslocamento da coluna de sustentação da cama para uns 50 cm para trás, o que permitirá uma melhor arquitetura no banheiro (vaso e pia ficarão no segundo compartimento apresentado à direita na foto, e no primeiro, ficará o chuveiro). Com o deslocamento, o espaço para a cama permanecerá com o mesmo tamanho (2,50 x 1,80m), e ficará em balanço apenas a lateral de apoio (colchão com 1,40m e espaço para não cair de 40 cm).

Para o banheiro será usado um vaso da Sealand (um conforto para a bunda) que vi na RioBoatShow. Compacto na parte inferior (pedestal e bombas), totalmente elétrico, e extremamente confortável para se sentar, ponto essencial para quem pretende passar meses a bordo.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
06/05/2013, 12:21
O que guardar debaixo da cama? Dinheiro, jamais! Depois de umas torcas de msg com Tannuri, concluímos que se somarmos o meu peso, o da minha mulher e o da cadela de guarda, faz-se necessário um quadri da Yamaha 750 para deslocamentos próximos ao motorhome estacionado. Além do quadri, como eu não ando em cima das águas, um bote inflável é item fundamental. Bicicletas, paraglider (porra, to fazendo fisioterapia 2 vezes por semana para isso tudo), quem sabe até uns cilindros de mergulho. Para tudo isso, haja porta-malas, ou tulha, conforme chamam os especialistas.

A da minha Casinha terá no mínimo 1,23m de largura - atrás do banheiro, nos outros dois terços será maior, cerca de 1,30m (o quadri mede 1,12m), 1,70, de altura e 2,45 de comprimento, com portas que se abrem dos dois lados. Guincho e rampas de atolagem/descarregamento serão essenciais para a operação. Deverá caber todos os brinquedinhos em uma posição adequada para inclusive fazer o contrapeso com o motor. Embaixo da casa, entre o chassis e atrás do eixo traseiro ficará o tanque suplementar de diesel com 250 litros, e nas laterais do chassis, os depósitos de água servida (cinza e negra). Ainda pelo lado de fora, ficarão os dois estepes em estruturas suspensas (cada um deve pesar uns 100 kg pelo menos).

Na foto, do lado esquerdo, a parede do banheiro, na parte de cima a estrutura da cama, na parte de trás as colunas de sustentação dos estepes, e falta ainda as colunas-guias para o teto-móvel e os tubos e pistões para sua elevação.

Nesta semana, espero ter uma boa conversa com meu marceneiro para a mobília da casa, e, se tudo der certo, começar a adquirir vasos, geradores e banco de baterias, bombas naúticas de fundo e de pressurização ....... tudo para ter boa comida e bom banho:banho:

Eriksom

CAVESO
06/05/2013, 15:30
A camper será (momentaneamente) o andaime do soldador......rssss

Na medida certinha se o cara não for muito alto...

Eriksom Teixeira Lima
06/05/2013, 16:42
Qual andará pelo seu próprio motor mais cedo: o Yellow Submarine ou a Puta Velha?

:esgrima: :brinde:

CAVESO
06/05/2013, 17:10
Isso é tipo perguntar quem vencerá a copa NO brasil: Alemanha ou Espanha?

Eriksom Teixeira Lima
06/05/2013, 17:17
Torço pela Argentina. Eles são foda, tem La Vieja, tem La Máxima, tem Lo Francisco, agora La Copa.

Falando sério, abaixo está o Link para um de meus deleites visuais e de inspiração arquitetônica, o Robusto (http://www.waypoints.ch/DE/_framework/viewer/index.php?galery=135) , máquina suiça

na foto 32, está uma foto profética, pelo menos Iara tem certeza de que é a alma gêmea dela

Vicente Guimaraes
16/05/2013, 15:30
Eriksom

Parabens pelo projeto, tenho acompanhado e aprendendo muito, mas tenho participado pouco. Esse assunto me interessa muito e tenho um projeto parecido, mas não motorhome e sim um "trailer-home-offroad" que seria puxado pelo meu engesa. Achei essa solução de trailer interessante, posso ter uma base numa cidade ou camping, e fazer passeios com o Engesa. Mas ainda estou estudando as possibilidades. Seria algo assim:

411484

ALguns pontos da discussão que achei interessante

Sobre as geladeiras, putz estas de 12V são caras para caramba... é isso mesmo? vc acredita que o freezer é mesmo fundamental ou só a geladeira já daria conta do recado?

Sobre o gás, acredito que sua solução é a ideal: não usar gás. Acredito, como vc, que usar botijão de gás em viagens internacionais é roubada. Diferentes conexões, legislações sobre gás etc. etc... fora os cuidados com segurança...

Pelo que entendi vc pretende usar um fogão elétrico? é isso ele não tem um consumo muito alto de energia? Existe um mini-fogaão de 2 bocas que usar gasolina como combustível (na verdade o vapor da gasolina) outros, são multi combustível (muito prático) que funcionam com qq coisa (querosene, gasolina, alcool, metanol, benzina, etc...)

Sobre o aquecimento de água para o banho... é um item que eu considero importante para dar conforto à viagem. Afinal ninguém quer tomar banho frio na Patagônia nem no Alasca... Vc também pretende optar pelo aquecimento elétrico? um chuveiro elétrico medio tem potência de 2000W e mesmo assim aquece pouco... Não ficaria muito puxado? Pergunta de leigo, aquecedore solares de água não são uma boa opção?

Sobre o consumo do gerador. Esta é uma solução que estudei e achei complicada, mas não cheguei a uma conclusão. Por exemplo, se eu usar 10 a 15 litros de diesel por dia no gerador pode ficar puxado financeiramente... colocando em R$ daria de R$ 20 a 25 por dia e de R$ 600 a 750 por mês de "conta de energia"...

No mais, parabens pelo projeto. Show de bola e muito motivador.

Eriksom Teixeira Lima
17/05/2013, 19:32
Vicente

obrigado pelos elogios, mas eu sou um mero adaptador, leio tudo o que posso, copio e adapto o que entendo ser mais prático para mim. A parte ruim é que muita coisa boa que há lá fora, aqui não chega ou chega pelo olhos da morte. E não é só imposto, há muita ganância dos vendedores. Enfim, abaixo comento tua mensagem.




[...] um "trailer-home-offroad" que seria puxado pelo meu engesa. Achei essa solução de trailer interessante, posso ter uma base numa cidade ou camping, e fazer passeios com o Engesa. Mas ainda estou estudando as possibilidades. Seria algo assim:

411484



Sabe como é, a idade chega e a gente fica mais espaçoso, daí minha opção pelo Motor-Home. Um amigo meu de Santa Catarina, o Granville, fará algo quase assim, uma "camper", como chamam lá fora, um baú que você "veste na caçamba" de um utilitário, no caso dele, uma F-350. Mas ele é pequenino é cabe dentro :lol:

Veja sobre "campers"em TripToBrazil=ViagensManeiras (http://www.viagensmaneiras.com.br)(um de meus sites preferidos, não conheço eles, mas eles, inclusive os cachorros, são foda), em U1300L Conversion Home (http://www.ki7xh.com/camper.htm) (site bem interessante para aprender muito), e finalmente em Hobohome - Motorhome Australia - News and Information Motorhome and Caravan Australia - Our Travel Blog Plus Technical Articles" (http://hobohome.com/index.php)(outro site que apresenta vários arquivos técnicos). Aqui mesmo na página 8, postagem 94, o Cesar aponta várias páginas sobre camper, que valem a visita.

No seu caso, você usaria um trailler, muito usado nos USA e na Europa, puxados por carrinhos, muito mais fracos que um ENGESA. É um excelente solução também. Vale a pena você procurar um usado, licenciado corretamente, e aproveitar a "casca" para fazer dentro do jeito que você quiser. Por que falo do usado, pois com apenas um eixo no trailler, ele terá de ser bem equilibrado para não empurrar ou afundar a traseira do seu veículo.

O Catarinense Erico Neves postou aqui em alguma página o blog dele - www.ericoneves.blogspot.com (http://www.ericoneves.blogspot.com) - que traz dicas interessantes. E o Antonio Umino deu pistas dos site da 4 Rodas, onde você achará sugestões valiosissímas sobre como fazer a arquitetura de um trailler (veja na página 13, post 145).





Sobre as geladeiras, putz estas de 12V são caras para caramba... é isso mesmo? vc acredita que o freezer é mesmo fundamental ou só a geladeira já daria conta do recado?

Sobre o gás, acredito que sua solução é a ideal: não usar gás. Acredito, como vc, que usar botijão de gás em viagens internacionais é roubada. Diferentes conexões, legislações sobre gás etc. etc... fora os cuidados com segurança...


Eu confesso que estou numa dúvida atroz sobre isso (12V ou 110V), pois estava tudo decidido, mas depois de uma conversa rápida com pessoal do setor naval, vou reavaliar.

A conversa foi rápida por minha culpa de ser relaxado com saúde, há 3 semanas tive um problema de "mangueira entupida", fui para a emergência hospitalar e eu estava com MAIS UMA pedra quase expelida, porém com uma infecção do sistema urinário gravíssima, sem sentir dor específica ou qualquer sintoma. 10 dias depois, tirei a sonda com torneirinha que esvaziava o "reservatório bexigoso", corri para a Rio Boat, conheci ao vivo todo mundo, voltei para casa correndo com mil dores (imbecil não se cura, não tenho cura).

Como somente amanhã pela manhã eu me interno de novo para tirar um cateter duplo J que está enfiado no ureter esquerdo entre meu rim e minha bexiga, voltarei a sair de casa com autonomia maior que as 2 a 3 horas atuais para conversar (tenho de beber água muita, e logo "desbeber" muita, não dá pra dar bobeira no trânsito). Para a semana que vem, conto qual foi a decisão e os motivos.




Pelo que entendi vc pretende usar um fogão elétrico? é isso ele não tem um consumo muito alto de energia? Existe um mini-fogaão de 2 bocas que usar gasolina como combustível (na verdade o vapor da gasolina) outros, são multi combustível (muito prático) que funcionam com qq coisa (querosene, gasolina, alcool, metanol, benzina, etc...)

Sobre o aquecimento de água para o banho... é um item que eu considero importante para dar conforto à viagem. Afinal ninguém quer tomar banho frio na Patagônia nem no Alasca... Vc também pretende optar pelo aquecimento elétrico? um chuveiro elétrico medio tem potência de 2000W e mesmo assim aquece pouco... Não ficaria muito puxado? Pergunta de leigo, aquecedore solares de água não são uma boa opção?

Sobre o consumo do gerador. Esta é uma solução que estudei e achei complicada, mas não cheguei a uma conclusão. Por exemplo, se eu usar 10 a 15 litros de diesel por dia no gerador pode ficar puxado financeiramente... colocando em R$ daria de R$ 20 a 25 por dia e de R$ 600 a 750 por mês de "conta de energia"...


Para todas essas a resposta é a mesma, e volto para o anterior: depende do que eu conversar com um eletricista especialista em instalações naúticas.

Lembre-se, eu não tenho problemas de peso ou espaço, pois a casa tem 6,05 de comprimento e 2,50 de largura, com 2,10m de altura. Meu problema era a potência do gerador, pois alguns mais potentes não possuiam carregadores de 12v, e os maiores tem apenas 8,3 A = 1000W. Meu querido amigo Paiakan, aqui no Rio, um pseudo-índio experto, me disse na lata: "- estás fazendo merda, 12v não é 110v, corrente contínua é outra história". Daí, sem ter decidido nada, mas com a dúvida na mente, conversei na Rio Boat Show e me disseram a mesma coisa (dado o tamanho) e vou conversar com um especialista nisso na próxima semana.

Coisas que posso adiantar por agora:

1- o gerador não consome tudo isso, exceto em plena carga, que será usada pouco tempo, apenas com fogão, microondas, chuveiro e AR CONDICIONADO ligados. No resto do tempo, quando for o caso, ele funcionará em 1/2 ou 1/4 de carga.

2- o alternador que eu coloquei no motor é de 150 Amperes, com divisor de frequência (para a bateria do caminhão e para UMA das da casa) ele dá conta e sobra no deslocamento.

3- eu tenho a opção de colocar paineis solares, que gerariam algo em torno de 600 W/h por pelo menos 6 horas, quando estiver parado, mais do que o suficiente para tocar a casa sem aquelas coisas ligadas.

Na próxima semana, liberado do maldito catéter que me importuna por dentro, vou dar resposta às minhas dúvidas e posto aqui a opção escolhida.

Abraços

Eriksom

PS: já comprei o primeiro lote de lã de rocha para forrar e isolar termicamente a casa (e, acho, a cabine) e o produto é bem interessante. Conto depois também como ficarei aquecido e resfriado nas neves dos Ushuaias chileno e argentino, nos andes e na beira do rio branco, em Roraima, visitando os amigos Elmer e Loras.

Vicente Guimaraes
17/05/2013, 23:53
Olá Eriksom

Sinto muito pelo seu problema de saúde, acredito que o pior já passou e lhe desejo melhoras.

Obrigado pelas dicas, excelentes mesmo. Vou ter muito para ler. Sobre as questões, vejo que realmente os assuntos são polêmicos e ainda despertam dúvidas.

Acredito que em alguns casos depende muito do tipo de uso de cada um. mais urbano, mais off road, viagens longas, curtas, deslocamentos diários ou intercalados. Por exemplo, no caso do alternador forte (é uma solução interessante e está na minha lista :) ) ele funciona muito bem mas vc tem que se deslocar... se vc ficar mais de 2 dias parado com alta demanda (fogão, chuveiro, geladeira, ar, aquecedor, etc.) pode zerar a carga. Agora se sua viagem for mais dinâmica, tipo 1 dia em cada cidade, então é uma boa.

Esta é um das questões que fizeram pensar sobre um trailer (o que planejo será médio porte , com 5 metros de cabine) porque o trailer fica fixo em algum lugar e eu posso passear com o Engesa e nesses deslocamentos eu poderia carregar as baterias (o problema é depois transferir a energia ou as baterias para o trailer, mas este já é outro quebra-cabeças). NO meu caso eu planejo acampamentos selvagems de alguns dias (ou até semanas, dependo do lugar) neste caso a melhor solução é a energia solar mesmo. Neste tipo de viagem, no médio prazo acredito que já se paga... penso em ter um gerador de reserva, por garantia.

Outra questão que o um outro colega levantou é da água. Acho que, mais que a energia, a água é um limitante danado. Porque, afinal, vc vê muito mochileiro, ficar acampado por dias sem energia mas água não pode faltar. Como vc tem facilidade com peso não terá problemas com o estoque de água. No Meu caso , vou ter que pensar seriamente em um trailer com 2 eixos para poder aumentar a capacidade de peso, (aliás, os eixos serão reforçados e com pneus A/T, para aumentar sua capacidade tanto de carga quanto em estradas de terra). Acredito que 300 litros será o ideal para ficar uns 5 dias acampado, um fator importante é o racionamento de água em situações de acampamento selvagem, banhos quentes são inimigos do banho rápido :) além de gastarem muita energia (se forem chuveiros elétricos). Então eu ainda estou estudando a real necessidade de ter esse luxo ou abrir mão dele... Um chuveiro elétrico "bebe" muita energia.. é demais... Se tiver uma solução solar pode ser interessante.

Bom, mas eu ainda estou nos planos, vc está com a "mão na massa". Então vamos ter muito para conversar e, com certeza, vou aprender muito com você e sua viatura especial.

Eriksom Teixeira Lima
18/05/2013, 23:25
Vicente

depois de ficar em jejum desde ontem às 10 da noite - tá certo, jantamos e bebemos uma garrafa de vinho às 8 ;-) - retirei o maldito cateter, e todos meus incomodos se foram. Agora é recuperar-se para ficar 100%, bem melhor do que os 75% que eu estava.

Te coloco apenas uma dúvida agora: Cinco metros é grande para cacete para ser puxado por um Engesa, reavalie o tamanho.

Água realmente é um problema, pior ainda tratá-la. No meu caso, haverá pelo menos 4 reservatórios: o de entrada, 300 l, o intermediário, 250l, mais dois outros com 250 a 300 litros, o que daria um total de 800 a 900 l. Como até 13 toneladas totais é um bom tamanho para fora-da-estrada, e 15 toneladas para asfalto ou terra batida, seria perfeitamente possível eu passar 4 a 5 dias contemplando aquela belíssima paisagem dos lagos miniques e (esqueci o outro), com banho quente todo dia.

Para aquecer a água, eu pensei num reservatório à semelhança do que tive em Susques, andes argentinos, um pequeno com 5 litros de água e aquecimento por "lotes". A gente termina ficando econômico e limpinho com água quente :curtir:

Como você está no Rio, qualquer hora a gente marca um chopp em algum bom bar, ou vamos tomar umas Originais lá no HD onde os amigos da Jipenet-RJ se reunem vez por outra às 5a feiras.

E agora vou ler o seu blog que tem muita coisa interessante por lá

Eriksom

Vicente Guimaraes
19/05/2013, 11:49
Te coloco apenas uma dúvida agora: Cinco metros é grande para cacete para ser puxado por um Engesa, reavalie o tamanho.

Opa, será? boa informação para pensar. Eu tava pesquisando em sites de fabricantes de trailers e os menores de 1 eixo (3 metros de cabine) podiam ser puxados por carros comuns (recomendavam pelo menos motor 1.6L). Os um pouco maiores (4 ou 5 metros) eles recomendavam veiculos gasolina v6 ou pickups diesel). O de 5 metros não é assim tão diferente, e o peso "puxado" é diferente do "peso de carga". O Engesa com o motor Turbo Diesel Perkins Q20B 3.8L não tem muita velocidade final (baixo giro) mas tem muita força e torque. Agora outro complicante é o comprimento, para fazer manobras e subir/descer serras pode complicar um pouco....

Mas obrigado por este toque, vou estudar de novo esta questão.


Água realmente é um problema, pior ainda tratá-la. No meu caso, haverá ... um total de 800 a 900 l. Como até 13 toneladas totais é um bom tamanho para fora-da-estrada, e 15 toneladas para asfalto ou terra batida, seria perfeitamente possível eu passar 4 a 5 dias contemplando aquela belíssima paisagem dos lagos miniques e (esqueci o outro), com banho quente todo dia.

Pô que beleza, mais de 1000 litros de água...

Ahh :) a outra lagoa é a Meniques

Eu acho que lá nestas lagoas não se pode acampar, te placas que proibem até o picnic... mas tem outras lagoas espetaculares no Atacama que é possível acampar como a Lagoa do Salar de Tara (jardim do Éden do Atacama, lugar espetacular)


Para aquecer a água, eu pensei num reservatório à semelhança do que tive em Susques, andes argentinos, um pequeno com 5 litros de água e aquecimento por "lotes". A gente termina ficando econômico e limpinho com água quente

Opa legal... é algum equipamento próprio ? vc inventou ? ou tem no mercado?

Eu achei algumas idéais e equipamentos interessantes

Da Coleman
Coleman® Hot Water on Demand™ Portable Water Heater | Bass Pro Shops (http://www.basspro.com/Coleman-Hot-Water-on-Demand-Portable-Water-Heater/product/50149/)
Coleman Hot Water On Demand DEMO - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=2hdMrllm7FY)

Esse é portátil e funciona em 12V
ECO-CAMPER - HOT WATER SYSTEM - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=c1tGPNGI5hU)

Esse pode funcionar com o fogo do fogão ou da churrasqueira
ShowerCoil Portable Water Heater and Solar Camping Shower System - Part 2 of 2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=nAORPy4J6j8)



Como você está no Rio, qualquer hora a gente marca um chopp em algum bom bar, ou vamos tomar umas Originais lá no HD onde os amigos da Jipenet-RJ se reunem vez por outra às 5a feiras.

Opa, combinado? O que é e onde fica esse HD?



E agora vou ler o seu blog que tem muita coisa interessante por lá
Eriksom

Opa, valeu !! boa leitura !

Rubens Linhalis
24/05/2013, 17:01
Pessoal..

Vou pertubar um pouco aqui, ja que acho ser o local mais apropriado para o assunto. Coloquei dois reservatorio de 28litros cada no rack da minha tracker. Uso o carro para acampar. Os reservatorios sao 2 tanques de combustivel para barcos, ou seja, vou usar o pescador desses tanques para puxar a agua. Estou pensando em comprar uma bomba de agua doce utilziada em barcos e trailers. Existe outra maneira? Uma mais barata? Quais cuidados eu tenho que ter ao comprar/pesquisar sobre essas bombas? Marcar?

Numa pesquisa rapida, achei essas duas:

Bomba Pressurizadora Seaflo 12v 1.4 Gpm para Náutica Trailes e Pulverizadores (http://www.barconovo.com/bomba-pressurizadora-seaflo-12v-1.4-gpm-para-nautica-trailes-e-pulverizadores-p492)

Bomba Automática Pressurizada Água Doce Shurflo 1.0 Gpm -12v - R$ 239,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482179349-bomba-automatica-pressurizada-agua-doce-shurflo-10-gpm-12v-_JM)

Valeu. E desculpem a pergunta solta no topico... mas ja que estao montando um casa 4x4..rs

abraços!

Eriksom Teixeira Lima
25/05/2013, 08:42
Vicente

Como não tive novidades significativas, ainda não atualizei as obras, mas respondo algumas questões suas



Opa, será? boa informação para pensar. Eu tava pesquisando em sites de fabricantes de trailers e os menores de 1 eixo (3 metros de cabine) podiam ser puxados por carros comuns (recomendavam pelo menos motor 1.6L). Os um pouco maiores (4 ou 5 metros) eles recomendavam veiculos gasolina v6 ou pickups diesel). O de 5 metros não é assim tão diferente, e o peso "puxado" é diferente do "peso de carga". O Engesa com o motor Turbo Diesel Perkins Q20B 3.8L não tem muita velocidade final (baixo giro) mas tem muita força e torque. Agora outro complicante é o comprimento, para fazer manobras e subir/descer serras pode complicar um pouco....



Há dois complicadores nesse cálculo, sendo o primeiro, "qual a capacidade de puxar um reboque com rodas de um engesa?". Sinceramente, eu não acredito que seja capaz de puxar algo com peso rodante superior a 1 tonelada, especialmente sendo conhecedor em detalhes desse chassis da engesa (essa será outra história). Você corre o risco grave de ver o chassis se romper, caso tente superar ou, quem sabe, ficar na zona de 1 tonelada de carga puxada. Questão a avaliar por alguém que entenda de materiais.

O segundo ponto é que o Perkins 4 bocas não é essa usina toda de força cantada em prosa e verso. Como boa vontade, ele deve ter uns 32 kgfm de torque, pois um maxion S4T que possui várias alterações no cabeçote e na injeção atinge 38 kgfm. Lembre-se que o Turbo aumenta muito mais a potência do que a força, eu chutaria que o que era lento, vai ficar pior. Porém, nada que te impeça de viajar. Sugestão, já vi perkins com cabeçote trocado com o uso do cabeçote do S4T que ficou muito bom, outro motor. Avalie essa opção.



Ahh :) a outra lagoa é a Meniques

Eu acho que lá nestas lagoas não se pode acampar, te placas que proibem até o picnic... mas tem outras lagoas espetaculares no Atacama que é possível acampar como a Lagoa do Salar de Tara (jardim do Éden do Atacama, lugar espetacular)


Eu olhei no teu Blog, eu havia citado a Meniques com erro de grafia, a outra é a Miscanti. Há um outra entrada para essas lagoas pelo caminho para o Paso Sico, porém somente é possível usá-la fora da temporada de inverno, que é quando estive lá, pois é época de nidificação de um pássaro endêmico da região. Há lugares onde se pode estacionar um motorhome por lá e contemplar as duas lagoas com o vulcão ao fundo.

É como você viu, o lugar é espetacular, há inúmeros pontos belíssimos para se ficar, e ficaremos quando a casinha estiver pronta:pipoca:




Opa legal... é algum equipamento próprio ? vc inventou ? ou tem no mercado?

Eu achei algumas idéais e equipamentos interessantes


Procurei aqui a foto do chuveiro do hotel que fiquei em Susques (alto dos Andes pelo lado argentino), mas não achei. Na realidade, trata-se de um simples "ferro-resistência" que fica mergulhado dentro de um recipiente de água e a aquece. Comum em outras bandas desse Brasil (há décadas atrás, em Xambioá, na beira do rio Araguaia, o hotel que fiquei tinha um).

A idéia (oops, o corretor ortográfico me avisa que idéia não tem acento, mas eu rejeito essa reforma ortográfica idiota ainda não obrigatória, portanto, idéia tem acento para mim, que também adoro trema em ü). Voltando, a idéia é ter um recipiente com uns 6 a 7 litros de água, a qual seria aquecida previamente e esvaziada com pressurizador. Banho longo implica esperar encher e aquecer novamente. Infelizmente, não dá para ter uma :banho: no motorhome.





Opa, combinado? O que é e onde fica esse HD?


O HD (ou Heavy Duty) é um bar na rua Ceará, aquela que sai por debaixo do viaduto ferroviário. Vez por outra, o povo da Jipenet-RJ Velha Guarda se reúne ali para beber para comemorar a existência de Originais geladas. Nessas últimas semanas, estamos meio parados por falta de tempo, muitos por excesso de trabalho, e nosso principal agitador, o Mau, está de Diogo recém-nascido em casa. Normalmente, alguém posta alguma coisa na melhor das listas da Jipenet-RJ (local onde não se fala de trilha, pois há muito mais coisas para se falar hehehe), e a gente vai. Te aviso por aqui, te mando uma mensagem direta.




Opa, valeu !! boa leitura !


Não posso deixar de falar: hummm, bem montado esse blog, excelentes informações (você as escreveu), mas o bom gosto na diagramação e apresentação gráfica demonstra que não foi você que fez :twisted:

Abraços

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
25/05/2013, 08:51
Rubens,




Vou pertubar um pouco aqui, ja que acho ser o local mais apropriado para o assunto. Coloquei dois reservatorio de 28litros cada no rack da minha tracker. Uso o carro para acampar.


você botou mais de 50 quilos em cima de um rack em um tracker? Tem certeza de que ele aguenta tanto peso e não vai detonar o carro com o tempo?



Os reservatorios sao 2 tanques de combustivel para barcos, ou seja, vou usar o pescador desses tanques para puxar a agua. Estou pensando em comprar uma bomba de agua doce utilziada em barcos e trailers. Existe outra maneira? Uma mais barata? Quais cuidados eu tenho que ter ao comprar/pesquisar sobre essas bombas? Marcar?


Não entendi direito, os reservatório são de gasolina, mas você pretende enchê-los com água, é isso mesmo? Se sim, eu pretendo usar no meu motorhome a marca SHURFLO para essas movimentações de água entre tanques.

Espero ter ajudado

Abraço

Eriksom

Vicente Guimaraes
27/05/2013, 11:42
Olá Eriksom, não sei se vc já escreveu isso antes no tópico, mas sobre a documentação, este veículo já está com a documentação de motor home (motor casa?)? Senão, qual é o caminho para a legalização? eu li que é necessário ter um projeto de engenharia (?) e aprová-lo no Inmetro..

Eriksom Teixeira Lima
30/05/2013, 15:41
Vicente,

o meu estava documentado, espero que o Detran-RJ não invente regras arbitrárias na hora da transferência de domicílio (do RS para cá, no RJ).

No caso de um novo, realmente parece que o caminho é complicado mesmo, com tudo o que você disse e mais muitas sacanagens como, por exemplo, considerar o veículo como 0 km, sujeito a todas as regras atuais. Mas me disseram isso, não sei ao certo.

Erico Neves
30/05/2013, 20:30
Ola Erikson
desejo boas melhoras para voce e bom trabalho no Motor home, estou me preparando para ir para o Peru via Acre,ok,
estou seriamente pesando em vender minha spriter(motor Home) e parir para uma camionete 4x4 e colocar uma camper, camper essa fabricada em Rio do Sul-sc em fibra, muito leve e confortável ,ai entro na erra do Motor home 4x4 tambem, venderia tambem meu troller e o mini trailer(reboque) que fiz para ir para o Jalapão-To,ai sou parceiro para te acampanhar. heheheh
grande abraço
erico de Floripa
www.ericoneves.blogspot.com (http://www.ericoneves.blogspot.com)

Eriksom Teixeira Lima
02/06/2013, 17:55
Grande Erico

já vi que em 2014 teremos de testar qual é o melhor: o pisco do Peru ou o do Chile. E entre um e outro teste, há uma infinidade de cervejas, vinhos e água do Andes para se beber. :brinde:


Um grande amigo meu aí de SC está montando um desses, uma camper. É o Alberto Granville, que mora em Guabiruba, ao lado de Brusque. Se não o conhecer, depois te passo o contato em pvt.

2014, combinados?

Abraços

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
02/06/2013, 18:50
Por falar em camper, segue uma excelente vídeo publicitário de uma australiana

UEV- 490 off road trailer Conqueror Australia - YouTube (http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_175742&feature=iv&src_vid=XxvfDTaUVAo&v=AzeorS8NCUU)

e o endereço do fabricante = Conqueror Australia | Conqueror Australia?s Urban Escape Vehicles are the ultimate Aussie off-road camper trailer built to travel anywhere. (http://uev.com.au/)

Aliás, a Austrália sempre tem boas coisas para se ver e aprender

Sempre que a gente olha um desses obtém uma boa idéia para copiar :computador:

Erico Neves
03/06/2013, 09:36
Por falar em camper, segue uma excelente vídeo publicitário de uma australiana

UEV- 490 off road trailer Conqueror Australia - YouTube (http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_175742&feature=iv&src_vid=XxvfDTaUVAo&v=AzeorS8NCUU)
e o endereço do fabricante = Conqueror Australia | Conqueror Australia?s Urban Escape Vehicles are the ultimate Aussie off-road camper trailer built to travel anywhere. (http://uev.com.au/)

Aliás, a Austrália sempre tem boas coisas para se ver e aprender

Sempre que a gente olha um desses obtém uma boa idéia para copiar :computador:
Valeu ja tinha visto esse video e outros, realmente é fantantico, vendo o video lembro da minha viagem ao Jalapão ano passado com o troller e a carreta(mini Trailer) que fiz exatamente para ir ao Jalapão e outra aventuras 4x4 aqui na região,
grande abraço

Rubens Linhalis
03/06/2013, 17:09
Rubens,

você botou mais de 50 quilos em cima de um rack em um tracker? Tem certeza de que ele aguenta tanto peso e não vai detonar o carro com o tempo?
Eriksom

Sim.. tem um pouco mais de 50.. rs. Uso uma barraca de teto + toldo + galoes com agua. Vou te falar que esse conjunto tem mais de 100kg facilmente (quando carregado por completo). A estrutura do carro aguenta sim, pelo que pesquisei e conversei, com membros aqui do forum que já fizeram algo parecido e viajaram bastante.


Rubens,

Não entendi direito, os reservatório são de gasolina, mas você pretende enchê-los com água, é isso mesmo? Se sim, eu pretendo usar no meu motorhome a marca SHURFLO para essas movimentações de água entre tanques.

Espero ter ajudado

Abraço

Eriksom

É exatamente isso, os tanques sao de gasolina, mas vou usar para carregar agua. Por agora, vou usar bombinha de limpador de parabrisa, pelo pouco volume (economizando agua) e preço . Mas ta anotado aqui, gostei dessa marca, e acredito se uma boa para o que eu preciso.

Criei um topico lá na parte de preparacao de veiculos para expedicoes.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/121988-trecko-uma-tracker-para-estradas-e-acampamentos.html

abraços

Alberto Granville G Paula
04/06/2013, 14:08
Fala ET... Vc esteve doente?
E o caminhão, falta muito?
Eu acabei desistindo de fabricar o meu Camper devido a "entraves burocráticos".....
Também não vou comprar um destes modelos convencionais por serem muito altos e ruins para o off-road.
Assim, resolvi importar um dos EUA, modelo pop-Up. Devo recebe-lo no segundo semestes, lá para agosto, se tudo correr bem.
GV

Eriksom Teixeira Lima
05/06/2013, 18:02
Grande GV,

estive meio abalado neste primeiro semestre. Creio que foi a súbita transição de empregado para aposentado. Ou, talvez pior, a praga dos meus desafetos me pegou e, de quebra, a minha cadela também padeceu. Ela teve de fazer duas cirurgias, em fevereiro, retirada do baço (felizmente um tumor infeccioso), e há 4 semanas, uma castração clínica, pois estava com uma grande infecção nos ramais uterinos. Eu pago o relaxamento de anos com a saúde, depois de vários sintomas de indisposição difusos, fui internado às pressas para retirada de um meteorito engastalhado no uréter esquerdo que estava associado a uma grave infecção de todo o sistema (quase se foi o meu rim esquerdo, e eu não tinha nem cólicas, nem febre). Guardei de lembrança a sonda uretral para me lembrar da merda que quase me meti. Agora, me cuido, estou com clínico geral ortomolecular, com um urologista (o que me operou), com um fisioterapeuta duas vezes por semana, e uma bateria de reavaliações para fazer nos próximos dois meses. Sobreviverei para bebermos em algum lugar desta América do Sul uns bons vinhos nacionais argentinos ou chilenos, claro.

Quanto ao caminhão, as obras estão aceleradas e em curso. Não tenho fotos, pois elas não ficaram expressivas, mas poderia resumir no que segue:

Casa
- estrutura (chassis, colunas e vigas superiores) totalmente prontas e soldadas
- todas as chaparias do piso cortadas e posicionadas para soldagem
- paredes, todas as chaparias cortadas, dobradas, posicionadas para soldagem
- hoje e amanhã está sendo feita a proteção (prime) de todas as cantoneiras da estrutura
- até o final de semana, a lã de rocha estará cortada e posicionada para forrar as partes internas das cantoneiras (colunas e vigas)
- na semana que vem, teremos o fechamento das paredes e piso (soldagem MIG).

Depois disso, faltará ainda a instalação dos quatro pistões hidraúlicos para levantamento do teto por sobre a cama, e mais os macacos (tipo munck) para que a casa possa ser apoiada no chão e retirado o caminhão debaixo dela (sim, ela foi construída para ser removível).

Para finalizar a primeira parte (a construção), faltará apenas a colocação da lã de rocha como forração isotérmica e acústica em todas as paredes. Mas isso é coisa simples para cacete. O fornecedor do material entrega junto uns "rebites" no comprimento necessário (em mm) para que eles seja aplicados diretamente no aço galvanizado (até uma máquina portátil ele fornece) e é trabalho para dois dias no máximo, um para colocar os "rebites", e outro (depois de tudo pintado com prime) para fixar os painéis de lã de rocha.

Com a remoção provisória será possível a instalação das bolsas de ar (seis no total) que manterão a casa "separada" do caminhão. Isso é essencial para deslocamentos, afinal eu não optei por construir um subchassis em triângulo para aliviar as torções entre os dois chassis, o do caminhão e o da casa. Essa interligação será feita num esquema similar a dos contêineres (pino que travarão os deslocamentos laterais e longitudinais) e o amortecimento será com as bolsas de ar. De quebra, eu não precisarei equilibrar o caminhão quando estacionar, será necessário apenas recalibrar as bolsas de ar para obter o nível na casa independentemente do caminhão).

Caminhão

A remoção da cabine permitirá finalizar o caminhão, recolocar motor e caixas no lugar, eliminar todas as porcarias que haviam, concluir a instalação dos jumelos dos feixes de molas traseiros, e colocar as duas lâminas de reforço por longarina do chassis do caminhão. Tudo isso e mais os 2 tanques de diesel, o tanque primário de água e o de esgoto.

Resumindo, espero que para o final de julho tudo isso esteja pronto, quem sabe antes, mas eu aprendi a não criar expectativas, assim quem sabe depois um pouco.

Semana que vem, irei lá para visitar as obras e tirarei as fotos devidas.

Mobiliário

Como mobiliário entenda-se as forrações internas das paredes (deverá ser em madeira e compensado naval), a colocação das janelas (optei por painéis de acrílico com 10, talvez, 15 mm, nos quais serão colocadas escotilhas navais, as tais portlights da newmar), e fogões, geladeira etc. As partes hidraúlicas serão da sealand (vasos, tanques de água e de esgoto). Sei lá, talvez se gaste mais uns 3 a 4 meses nessas tarefas.

Se tudo estiver nos conformes, quem sabe eu dê uma passada aí na Fenarreco em final de outubro?

Importação dos EUA

GV, mande mais detalhes desse sua nova linha de ação, fiquei curioso. Se ele chegar, pelo menos posso ir até de carro para a Fenarreco que já terei onde dormir no Sítio Paraíso :euforico:entre devorar uns marrecos e tomar umas cervejas.

Abraços

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
05/06/2013, 18:12
GV

Esqueci de mencionar, estou felicíssimo de receber seu primeiro post aqui no Fórum, ainda mais depois de anos que você só olha o que vai por aqui. :campeao:

Eriksom

alfreis
07/06/2013, 18:29
ET e GV,

Bom saber que a Casa4x4 resultou no aparecimento do GV por aqui!

Seja bem vindo GV!

Abs


Alexandre
São Paulo - SP
Frontier e CJ3

Humberto Brandão
08/07/2013, 10:22
Fala ET... Vc esteve doente?
E o caminhão, falta muito?
Eu acabei desistindo de fabricar o meu Camper devido a "entraves burocráticos".....
Também não vou comprar um destes modelos convencionais por serem muito altos e ruins para o off-road.
Assim, resolvi importar um dos EUA, modelo pop-Up. Devo recebe-lo no segundo semestes, lá para agosto, se tudo correr bem.
GV
Bom dia Granville, não sei se você já viu estas Campers que estão sendo comercializadas pela Duaron sob licença da "Four Wheel", para viagens de 4X4 me parecem boas, desmontadas são baixas e paradas levanta o teto e podemos ficar de pé.
Esta propaganda saiu na Revista Motor Home deste mês.
Uma pergunta, você ou algum parente seu trabalhou aqui no Rio no IBGE???
420732

Alberto Granville G Paula
09/07/2013, 11:54
Pois é pessoal, é capaz de encontrar por aqui, muitos conhecidos de outros foruns.....
Na realidade, o Camper que estou importando é exatamente este, um Four Wheel Camper, modelo Hawk, que tem as dimensões apropriadas para a minha caminhonete, já que não queria sobras para os lados e nem para trás.
Eu sempre quis algo compacto para viajar, mas com algum conforto e alguma capacidade off-road. Venho viajando por esta America do Sul a mais de 12 anos com uma barraca de teto, que foi muito legal (e ainda é) e me serviu muito bem. Já a algum tempo venho imaginando como seria um Truck Home off-road compacto e muitas vezes pensei na adaptação de um pequeno caminhão, como os Iveco, mas é dificil que seja 4x4. Mas como não tenho saco de desmontar tudo e gastar muito dinheiro com adaptações (cansei na Camper!!!), principalmente me incomodar com os ditos "mechanicos", resolvi partir para outro lado.
Ano passado encontrei uma F250 CD 4x4, bem novinha, com 40 KKm, motor Cummins de 206 cv e 56 Kfm de torque e resolvi que esta seria a base para o meu Truck Home compacto e comprei a bicha (Não, eu não vendi a Camper e nem o Defender 110...). Ela seria compacta e rápida o suficiente para longas viagens. Fiz um monte de projetos para um Camper que fosse Pop-Up (baseado em projetos da Four Wheel Camper e outros que vi na internet), em estrutura de metalon e fechado com chaparia de aluminio "pé de galinha". Por dentro isolamento termico, acabamento em compensado e o básico. A idéia era ficar bem leve, resistente para enfrentar percursos off-road e fácil de tirar da caminhonete quando não em uso. Iria fabrica-lo na serralheria de meu afilhado de casamento que também é engenheiro mecânico e projetista. Mas comecei a ler tudo sobre legislação e em 2010 e 2011 apareceram várias resoluções do Contran que exigiriam CSV (Certificado de Segurança Veicular) que agora só pode ser expedido para fabricantes do segmento de Motorhomes, para que eu consiga também transformar o documento da pick-up em de "aberta" em "intercambiável aberta". Além disso tem que ter plaqueta do fabricante com CNPJ, manual de utilização e instalação, etc. Ai pensei, vou me incomodar.... Resolvi visitar os fabricantes da região: Victoria em Joinville e Duaron, em Rio do Sul. A Victoria, faz qualquer coisa sob encomenda (demora pra cacete!) e a Duaron somente Camper, com acabamento de Fibra. Mandei um e-mail para a Victoria e não recebi resposta. Não queria campers altos como o Duaron, mas resolvi lhe fazer uma visita, na esperança de lhe mostrar os meus projetos e tentar convençe-lo a fazer um pop-up para mim baseado no projeto dele, ou pelo menos, em ultimo caso, legalizar o que eu iria construir em Brusque, como um Camper Duaron, logicamente eu lhe pagando uma consultoria e os custos da NF. Fui lá e fui muito bem recebido pelo Ari Duarte (dono), um cara novo, agradável, vibrador com o assunto e dono de Motorhomes a mais de 20 anos, inclusive tendo iniciado com reparos e transformação de ônibus em Motorhomes. Expus minhas idéias e projetos, lhe mostrei vários videos e fotos da campers pop-ups de vários fabricantes americanos, e pasmem, por acaso ele já tinha um protótipo inacabado nos fundos da empresa de um pop-up, mas ainda tinha muitos problemas técnicos a serem resolvidos, como mecanismo de levantamento do teto, material a ser usado nos fechamento da lona nas laterais, etc. Uns 20 dias depois me passou um orçamento, dizendo que faria pelo mesmo preço de seu Camper rígido, em torno de 45K, mas pediria um tempo maior para fabricação para conseguir resolver todos os problemas técnicos que faltavam, em torno de uns 3 meses. Levei uns dias a decidir e no final, lhe disse que o produto não era nada barato, mas o pior é que temia que o produto não ficasse bom, por ser um protótipo, o primeiro a ser produzido, vazamentos nas vedações do teto, etc. Ele concordou que isso poderia acontecer, pois seus atuais Campers já são muito melhores que os iniciais, e me disse que iria estudar mais o assunto. Dias depois me deu a notícia que iria aos USA para visitar fábricas deste equipamento e ver de perto os mesmos e as soluções adotadas para faze-las aqui. Voltou com idéia diferente: a Four Wheel Campes propôs a re representa-los no Brasil. Me deu a notícia. Fiz um orçamento e ficou bem mais caro, mas pelo menos é "original", feito por uma empresa que já faz isso a 40 anos. Assim ele está trazendo 2 para o Brasil: um para Show Room e o meu, onde selecionei cada acessório que será colocado nele a meu gosto, completo, com praticamente todos os acessórios disponíveis (menos chuveiro interno), pois não achei prático e vai mofar o Camper, mas ele tem externo, com aquecedor a gás. No mais, geladeira 12v/110v/gás com freezer, carregamento solar e externo das baterias, todas as luminárias internas e externas em super-leds 12V, fogão a gás, pia com bomba elétrica e aquecedor de água, aquecedor de ambiente a gás,sanitário Porta-Potti embutido, etc.

Alberto Granville G Paula
09/07/2013, 12:02
ET, esse titulo que vc colocou nesse tópico me lembrou "MINHA CASA, MINHA VIDA"... deve ser devido ao tempo que vc trabalhou no governo com o seu Lula e a Dona Dilma.... Kkkkkk:euforico:

Eriksom Teixeira Lima
09/07/2013, 12:51
ET, esse titulo que vc colocou nesse tópico me lembrou "MINHA CASA, MINHA VIDA"... deve ser devido ao tempo que vc trabalhou no governo com o seu Lula e a Dona Dilma.... Kkkkkk:euforico:

Caro GV

Tomara que a Lurian, aquela filha do Lula que mora aí em SC, seja hóspede de sua FourWheel Camper. Já passei seu endereço para ela, e ela achou o máximo o nome, Sítio Paraíso.

Será que a Dilma vai também depois que sair do Palácio do Planalto?

:mrgreen:

Eriksom Teixeira Lima
09/07/2013, 15:39
Nessas semanas sem atualização, as obras continuaram em ritmo acelerado, mas como havia pouco a mostrar (somente corte e solda de perfis em U ou em L) deixei pra lá. Foi uma tal de mede, mede de novo, corta, ajusta, mede de novo, ponteia, avalia, solta, mede de novo, avalia, ponteia e de novo. Finalmente, entramos na fase de soldagem final, com a estrutura totalmente ponteada, aprovada e já com as faces externas dos perfis soldados completamente.

Na foto abaixo a parte traseira da casa. A estrutura que está assinalada será do tipo elevadiça (ou pop-up, como alguns preferem). Eu apontei apenas os 4 cantos da lateral esquerda e a seta que demonstra o movimento vertical de 1,5 m. Para aqueles com imaginação, a estrutura do outro lado é igual, a parte traseira faz a conexão entra as duas laterais e o teto. Não há parte dianteira nessa estrutura.

Qual é a idéia? Quando eu estacionar e for "armar a barraca", são acionados 4 macacos hidropneumáticos que erguem essa parte traseira como se fosse uma tampa de caixa. Após se obter a elevação de ?? cm (ainda vamos calculara na prática) a parte dianteira que estará dobrada para trás começa a ser erguida (na realidade uma estrutura de metalon e acrílico). Ao final da ascensão, com 1,5m, a parte dianteira é travada como se fora uma porta basculante, é encaixado mais uma trava suplementar e a cama estará montada a 1,80 m do piso interno do motorhome (ela está em cima de parte do banheiro, da geladeira e de armários, assim como de uma grande depósito com 1,23 m de largura, onde poderão ficar coisas como botes infláveis, pranchas, depósitos de água e, quem sabe, um quadri (por isso o 1,23 de largura).

Caso eu não queira "armar a barraca", o sofá-mesa interno se transforma em cama de casal (1,40m de largura), o que será útil em deslocamentos, chuvas intensas ou para visitas.

Com a conclusão das soldagens das faces externas dessa estrutura, ela será retirada de cima do chassis do veículo, apoiada em dois pedestais para que seja feita a soldagem das partes externas inferiores, das chapas do piso e, ao fim, da chaparia de fechamento. Se tudo correr dentro dos prazos, em meados de agosto estará pronta essa fase, para que se possa aplicar o isolamento térmico e a forração interna até final de setembro.

Eriksom Teixeira Lima
09/07/2013, 15:55
A Cabine da foto já foi removida e está no chão para ser refeita pela parte traseira. Ela veio alargada, mas não era nem dupla, nem estendida, um trambolho. Agora, ela será estendida, com uma espaço de 50 cm atrás dos bancos e com passagem direta para a casa. Além disso, haverá uma célula de segurança que também assegurará a capacidade de suportar sobre a cabine peso total de uns 250 kg. (não sei o que será colocado, mas já está projetado um grande bagageiro e uma "tela retrátil" que cobrirá o parabrisas, coisa valiosa em pisos com pedras ou de rípio, para quem preferir. A outra foto foi batida sem a cabine e mostra a casa pelo lado da frente.

Além disso, será feito o reforço de todo o chassis, pois embora resistente até 16/17 toneladas (e ele deverá ficar com cerca de 10 toneladas) haverá muita coisa presa entre as longarinas, como tanques com 600 litros de diesel, mais outro tanto de 600l água, mais 120 litros de esgoto.

Grélo
09/07/2013, 16:53
Ahê!!!
O IPTU disso vai ficar caro, hein!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Parabéns Tioooo!

[ ]´s por trás...

Grélo, seu sobrinho favorito!

CAVESO
09/07/2013, 17:24
Só levantando as paredes....

Alberto Granville G Paula
10/07/2013, 15:43
Fiquei impressionado com o tamanho dos tanques.... pqp.....:shock:

Eriksom Teixeira Lima
10/07/2013, 20:20
GV

Diesel = eu comprei um tanque de 300 e poucos litros, padrão mercedes. Além desses, havia o original, fabricado em inox, com uns 200 e muitos litros. Penso em ter mais um complemento de 80 a 100 litros, tudo de diesel. Lembre-se que terei gerador a diesel. logo ....

Água = no lado oposto do de diesel, haverá outro igual de água. Esse seria o tanque de entrada, no qual a água bruta seria tratada inicialmente. Na sequência - todos esses do lado de dentro da casa -, haveria 2 tanques com 120 l cada (naúticos da lewmar) para tratamento mais fino, que deixaria a água em condições de banho, de louça e de cozinhar. Eles seriam estoque. Depois teria tanques menores (dois ou três) para uso final, p.ex. água quente pro chuveiro, água para cozinha e lavadora de roupas (sim, terá uma), água potável para beber, fazer gelo para a vodka, caipirinha etc. E mais dos pequenos também, que ficarão do lado de fora (por baixo da casa, fixados no chassis na parte de trás das rodas traseiras, que serão para esgoto.

A idéia é ter autossuficiência por uma semana pelo menos, sem recarregar nem água, nem diesel (uma semana estacionado, claro).

Eriksom

CAVESO
10/07/2013, 23:13
água quente pro chuveiro, água para cozinha e lavadora de roupas (sim, terá uma), água potável para beber, fazer gelo para a vodka, caipirinha etc.

Além do minha casa minha dívida para construir a casa, o ET já acoplou o "Minha casa melhor" para comprar os eletrodomésticos.....kkkkkkkk

Show de projeto!

Djalma Inoue
10/07/2013, 23:21
Quero ver quando começar a embolsar a casa e colocar os arremates, vai ficar chique em ...

Alberto Granville G Paula
11/07/2013, 11:06
ET, diesel até concordo 600l, mas água é desnecessário 600 l. Nem uma casa com uma família gasta tanto em uma semana. E depois só cruzando o deserto da Nanibia vc não acharia água durante uma semana para reposição... isso vai sobrecarregar demais o caminhão em trechos off-road. Não esqueça: uns kg a mais aqui, outros ali, e isto vai ficar muito pesado. Os perfis usados na estrutura da casa já estão mais brutos que os do Bunker do Hitler... Seu caminhão vai ficar muito lento nos deslocamentos e mais ainda no fora de estrada (não vou ficar te esperando não, quando formos viajar juntos!!!).... no mais está legal. Outra coisa: deveria mudar o nome para "Meu AP, minha vida" , já que vai ter "2 andares" .....:palmas: