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Ver Versão Completa : Dúvida, SENSOR 4X4 NO PAINEL DA L200 OUTDOOR



Diomond
25/11/2012, 11:37
Senhore! a luz abençoada do 4x4 no painel da minha L200, fica piscando quando engata, tem horas que fica fixa e tem horas que fica piscando, tipo um "mau contato", mandei revisar tudo na Excelencia MIT em Ribeirão Preto tive que trocar uma solenoide, troquei, e os sensores estavam OKA... embora mesmo quando ela pisca o 4x4 fica engatado normal, não "escapa" nem nada, é engatar e entrar, mas a bendita luz fica piscando... o pessoal me disse que tem umas esferas do sensor.. nao sei é possível que estejem "emperradas" alguem ai tem como me dar uma ajuda ?

SergioMedeiros
25/11/2012, 14:18
Amigo, tenho o mesmo problema! Se alguém puder ajudar....

Diomond
25/11/2012, 16:24
Sergião, a tua ta engatando o 4x4 normal tb ?

SergioMedeiros
25/11/2012, 16:30
Normal!!! Sem problema algum... realmente é só um mal contato em algum lugar. Fico pensando se não pode ser a lampada fraca...

Diomond
25/11/2012, 19:38
Cara pedi pra trocar a lampadinha e nao resolveu,, vamu ver se alguem tem alguma ideia..!!!

SergioMedeiros
26/11/2012, 10:11
Amigo, precisa tirar o painel pra trocar essa lampada?

Diomond
26/11/2012, 12:58
Sim, precisa tirar os parafusos que prendem o acrilico dele, dai ele vai sair mas depois pra trocar, tem que tirar mais alguns eletronicos, é meio trabalhoso rapaiz, e o espaço fica apertado... até te falo que nem compensa o crime... como eu ja troquei e não resolveu... sei lá viu!!!

Mrknhs
09/07/2013, 04:51
Meio tarde para ajudar aqui mas talvez ajude a próximos, eu tive problemas com essa luz no painel após passar em uma rua alagada com a minha L200 outdoor HPE 07 e penei um pouco para achar o tal problema,e por sorte não caí em uma MIT que ia me arrancar os olhos.
O problema no meu caso foi muito simples de ser resolvido, abrindo o capô, você vai ver a sua esquerda o filtro de ar, será necessário tirá-lo, logo abaixo dele você verá um sensor como se fossem dois motores elétricos daqueles pequenos de brinquedo e duas tomadas, essas tomadas ficam viradas para cima e são mal seladas, o que eu fiz foi desconecta-las, dar uma lixadinha nos contatos, depois borrifar muito WD40, e plugar e desplugar ela muitas vezes repetidamente afim de limpar bem e deixar um bom contato entre os terminais (cuidado somente para nao inverterem as tomadas já que são duas) depois disso ande com o carro normalmente, ainda deve durante 1 semana +- de vez enquando dar umas piscadas a esmo até que o WD40 seque, depois que normalizar tudo (se normalizar você deu sorte o sensor não está queimado, e o problema está resolvido..rs) desmonte o filtro denovo e dê uma selada nas tomadas, no meu caso entupi de silicone mesmo, aqueles de bisnaga.

Espero ter ajudado.

Ps. a L200 tem muito problema em partes elétricas por conta de zinabre vale a pena ter sempre um WD40 e algumas vezes limpar as tomadas em geral.

SergioMedeiros
09/07/2013, 21:55
A minha era mal contato na solenóide... limpadinha e tudo funcionando!!!

PIXOXO
11/11/2013, 16:41
Amigos ja limpei os solenóides com limpa contato e de imediato a luz para de piscar mas apos 2 dias voltou a piscar, quando estou na rodovia a luz as vezes apaga e começa um barulho na tração tipo roçando ferro com ferro, paro no acostamento e de imediato o barulho para e a luz volta a piscar, não sei se fui claro na descrição do problema mas espero que alguem possa me ajudar sendo assim evitando cair na mit que certamente será uma facada! Valew

Pickup Velha
14/11/2013, 11:30
Amigos ja limpei os solenóides com limpa contato e de imediato a luz para de piscar mas apos 2 dias voltou a piscar, quando estou na rodovia a luz as vezes apaga e começa um barulho na tração tipo roçando ferro com ferro, paro no acostamento e de imediato o barulho para e a luz volta a piscar, não sei se fui claro na descrição do problema mas espero que alguem possa me ajudar sendo assim evitando cair na mit que certamente será uma facada! Valew
Irmão, quando vc falou que estava na "RODOVIA", "PAROU NO ACOSTAMENTO" cheguei a sentir uma pontada no CORAÇÃO. TRAÇÃO NA RODOVIA NUNCA. Somente estrada de barro, areia, lama, cascalho, mato baixo, pedras soltas e outros terrenos que estejam sedimentando, ou seja, NADA DE SÓLIDO LISO como asfalto ou concreto. Quando quero fazer um teste na tração vou na areia, ou qualquer estradinha de chão ou mesmo em um terreno com mato baixo. Sinceramente, acho que vc moeu a tração. Leve a uma oficina de pessoa amiga, de sua confiança e mande verificar tudo. Boa Sorte !!!!

Murillus
14/11/2013, 17:23
Nós organizamos um movimento chamado "MOVIMENTO OFF ROAD CONSCIENTE - EU PRATICO" no intuito de educar os donos de 4x4 que nao sao JIPEIROS pois muitos nao entende nada de carro, mas todas as montadoras e revendas procuradas, excetuando a TROLLER, foi contraria a publicação e distribuição dos panfletos com as dicas simples e corriqueiras junto a venda dos seus veículos...



Somente estrada de barro, areia, lama, cascalho, mato baixo, pedras soltas e outros terrenos que estejam sedimentando

Regra básica de todo e qualquer uso de tração seja 4x4 HI ou 4x4 LO



Sinceramente, acho que vc moeu a tração

Pode ter tido sorte pois a tração HI é "menos travada" ou "menos travante" e assim pode ter escapado de uma surpresa desagradavel, mas vai ter que inspecionar todo o sistema...



TRAÇÃO NA RODOVIA NUNCA

Nem na rodovia nem na cidade pois sao de asfalto, e nem no estacionamento do predio pois sao de concreto...

Pickup Velha
15/11/2013, 20:06
Nós organizamos um movimento chamado "MOVIMENTO OFF ROAD CONSCIENTE - EU PRATICO" no intuito de educar os donos de 4x4 que nao sao JIPEIROS pois muitos nao entende nada de carro, mas todas as montadoras e revendas procuradas, excetuando a TROLLER, foi contraria a publicação e distribuição dos panfletos com as dicas simples e corriqueiras junto a venda dos seus veículos...



Regra básica de todo e qualquer uso de tração seja 4x4 HI ou 4x4 LO



Pode ter tido sorte pois a tração HI é "menos travada" ou "menos travante" e assim pode ter escapado de uma surpresa desagradavel, mas vai ter que inspecionar todo o sistema...



Nem na rodovia nem na cidade pois sao de asfalto, e nem no estacionamento do predio pois sao de concreto...

Pois é Murillus, tomara que nosso amigo PIXOXO tenha sorte na avaliação da sua tração, pois do contrário vai gastar um dinheirinho. Muitos proprietários de veículos Off Road acham que é só "apertar o botão" ou "empurrar o toquinho" e mandar o pé de qualquer jeito. De vez em quando tem "Piloto" com cara feia na areia da praia e maré subindo salgando a pickup; atochado na lama até o teto; procurando trator à pé pelo meio do mato, cabeçote trincado na água gelada do riacho e outras "valentias". Rapaz, que vontade de conhecer Fortaleza !!! Sou do Rio, mas assim que der vou partir pro seu Paraíso !! Abraços !!!

Murillus
18/11/2013, 18:29
tomara que nosso amigo PIXOXO tenha tido muita sorte mesmo...


Rapaz, que vontade de conhecer Fortaleza !!! Sou do Rio, mas assim que der vou partir pro seu Paraíso !! Abraços !!!

Quando vier por aqui avisa, pois tem muita coisa legal pra fazer... Não sou do RIO, mas meus irmãos e toda a família de minha mãe, GIANNINI, é carioca...

Forte abraço

SergioMedeiros
26/11/2013, 18:42
Bom, não usar um 4x4 é pior do que usar muito, isso é fato! Inclusive as l200 tem roda-livre, então andar em 4x2 faz com que o cardã e diferencial dianteiro fique sem lubrificação, acabando com o mesmo.
Isso vale também para o bloqueio.
Por isso é sempre recomendado acionar o 4x4, pelo menos uma vez por semana.
Quanto ao seu problema, como sabe que não está funcionando? Conseguiu empurrar a alavanca ou está emperrada? Chegou a testar levantando a pickup? Como que tentou acionar o bloqueio?

Murillus
29/11/2013, 17:56
Pode ser "Osmar com Tato"...

jacquesfreitas
31/07/2015, 11:34
Pessoal,

Após muito penar, estudar e me sujar embaixo da viatura, sempre documentando (em vídeo) tudo que fazia, compilei tudo num único vídeo!

A voz está baixa e enrolada (principalmente no início), para contornar o problema legendei o vídeo todo. Como fiz diretamente no youtube é necessário ligar as legendas, mas logo no início do vídeo tem um aviso apontando para o lugar onde se liga as legendas.

Testei todos os interruptores em todas as posições e falo da função de cada um, relacionando as operações mecânicas e elétricas envolvidas no ato de selecionar 2H, 4H e 4L. Espero que ninguém nunca mais fique atolado por falta de tração...

Estou produzindo um segundo vídeo que explica como forçar 4x4, mesmo com problemas elétricos nos interruptores. Sim é possível! Aprendi a fazer isso nessa via-crucis: Depois posto aqui.

Espero que seja útil a todos:


https://www.youtube.com/watch?v=w53OHTRlcWg

vavarusso
01/08/2015, 21:09
Bem tenho 8 meses que a tenho e acostumado com o jeep willys.... achava que como era mecanica, bastava acionar a alavanca pronto. Quando vi o seu vídeo me despertou, entao fui testar e acho que estou mesmo sem tração. Percebi que umas das selenóides (azul) está com aquele terminal onde entra uma mangueira está quebrado e consequentemente a mangueira desconectada .
1)Se tiver vacuo e as solenóides queimadas terei tração?
2)Se os interruptores estiverem queimados terei tração?

Vou deixar as perguntas aqui, mas, acho que o Jacques já resp lá no vídeo dele no YT

jacquesfreitas
01/08/2015, 22:28
Bem tenho 8 meses que a tenho e acostumado com o jeep willys.... achava que como era mecanica, bastava acionar a alavanca pronto. Quando vi o seu vídeo me despertou, entao fui testar e acho que estou mesmo sem tração. Percebi que umas das selenóides (azul) está com aquele terminal onde entra uma mangueira está quebrado e consequentemente a mangueira desconectada .
1)Se tiver vacuo e as solenóides queimadas terei tração?
2)Se os interruptores estiverem queimados terei tração?

Vou deixar as perguntas aqui, mas, acho que o Jacques já resp lá no vídeo dele no YT

Se você testar as solenóides sem desconectadas dos terminais e os dois tubos mais próximos estiverem fechando o circuito de vácuo, basta desligar as solenóides... O problema é que o sua viatura vai vidar o tempo todo com o diferencial dianteiro conectada ao eixo cardan... Jeep e roldas livres não tem esses problemas...

jacquesfreitas
01/08/2015, 22:30
Bem tenho 8 meses que a tenho e acostumado com o jeep willys.... achava que como era mecanica, bastava acionar a alavanca pronto. Quando vi o seu vídeo me despertou, entao fui testar e acho que estou mesmo sem tração. Percebi que umas das selenóides (azul) está com aquele terminal onde entra uma mangueira está quebrado e consequentemente a mangueira desconectada .
1)Se tiver vacuo e as solenóides queimadas terei tração?
2)Se os interruptores estiverem queimados terei tração?

Vou deixar as perguntas aqui, mas, acho que o Jacques já resp lá no vídeo dele no YT

CORRIGINDO

Se você testar as solenóides desconectadas dos terminais e os dois tubos mais próximos estiverem fechando o circuito de vácuo, basta desligar as solenóides... O problema é que o sua viatura vai vidar o tempo todo com o diferencial dianteiro conectada ao eixo cardan... Jeep e roldas livres não tem esses problemas...

jacquesfreitas
02/09/2015, 14:51
Enfim, eu montei o vídeo com as técnicas que eu uso desde minha velha SW4 pra detectar se a tração está funcionando, e onde está falhando apenas pegando e girando o eixo cardan dianteiro. Esse vídeo tem uma função a mais: Ensinar como forçar a tração numa situação de emergência/atoleiro:


https://www.youtube.com/watch?v=gQHCi6MUiiU