PDA

Ver Versão Completa : Adaptando o motor da VW Kombi diesel na Rural



bototucuxi
24/11/2012, 13:27
Existem varias pessoas que ja fizeram de modo economico esta modificacao. Muito embora relatem que e fraco na arrancada o motor parece que desenvolve bem e leva a rural ate uns 100Km/h em linha reta. Nao sei como sera em ladeiras ou situações montanhosas de trilhas em que havera mais recurso de força.

Vejam aqui o relato de um dono de rural que modoficou a sua com este motor da kombi:



COMO FOI INSTALADO O MOTOR DE KOMBI:
BEM, ESSA RURAL POSSUI UM MOTOR DIESEL DE KOMBI A ADAPTAÇÃO NÃO É COMPLICADA, BASTA TER UM BOM TORNEIRO MECÂNICO. QUANTO AO CUSTO: O VALOR DE UM MOTOR NOVO COMPLETO É DE APROXIMADAMENTE R$ 3.000,00 E MÃO DE OBRA É DE R$ 2.000,00. O CÂMBIO PERMANECE O MESMO, PORÉM TEM QUE FAZER O PROLONGAMENTO DO EIXO PILOTO SOLDANDO NA PONTA, UM PEDAÇO DE EIXO DE KOMBI. TEM QUE FAZER UM ACLOPAMENTO DE ALUMINIO (ESPAÇADOR ENTRE A CAIXA DE CÂMBIO E A CARCAÇA DA EMBREAGEM). 22 CM, FURADO PARA PASSAR O EIXO PILOTO. ELIMINEI O SISTEMA DE ALAVANCA E EIXO DE CÂMBIO QUE FICAVA ANEXADO NA COLUNA DE DIREÇÃO, POR UMA ALAVANCA CONJUGADA A TAMPA DE CÂMBIO DA F 1000 DE 4 MARCHAS, SEMELHANTE A DO JEEP. A FORÇA FICA REDUZIDA, COMO TAMBÉM A VELOCIDADE. POIS O MOTOR SENDO DE 1.6 É INSUFICIENTE PARA O PESO DA RURAL, E NÃO TEM ARRANCADA. A ACELERAÇÃO TEM QUE SER GRADATIVA. A VELOCIDADE MÁXIMA FICA A 100KM/H. PODENDO CHEGAR A 120KM/H, FORÇADA E NO PLANO. O CONSUMO NA CIDADE É DE 13,5 KM/H (MÍNIMO). NA ESTRADA CHEGA A FAZER ATÉ 15 KM/H. O SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO É ÁGUA E AR. VENTILADOR ELÉTRICO ACOPLADO NO RADIADOR LIGA AUTOMATICAMENTE QUANDO ATINGE A TEMPERATURA DE 80 ºC, OU MANUALMENTE A QUALQUER TEMPERATURA. COLOQUEI DIREÇÃO HIDRÁULICA, HIDROVÁCUO E CILINDRO-MESTRE DA F-100. NAS RODAS DIANTEIRA E TRASEIRA OS CILINDROS SÃO OS MESMO DA RURAL. OS PEDAIS, EMBREAGEM, FREIO E ACELERADOR FORAM MODIFICADOS, SEMELHANTES AO DA F-100. O MOTOR DA KOMBI-DIESEL TANTO ESQUENTA COMO ESFRIA RÁPIDO. COLOQUEI DOIS BANCOS DIANTEIROS RECLINÁVEIS, E NO TRASEIRO 3 ENCOSTOS PARA A CABEÇA. USO PNEUS ORIGINAL CONVENCIONAL 710 X 15, LISO. (DIFÍCIL DE ENCONTRAR AQUI). OS PNEUS TALA LARGA PESAM MUITO NA RURAL, E AINDA DIMINUI O RENDIMENTO. QUANTO A DOCUMENTAÇÃO QUANDO FIZ A LEGALIZAÇÃO EM CAMPO GRANDE-MS NO ANO DE 1994, NÃO HAVIA NENHUM INCONVENIENTE. HOJE FICA A CARGO DOS DETRANS DE CADA ESTADO.

bototucuxi
25/11/2012, 16:26
Sera que ha alguem no forum que ja fez esta adaptacao? Como ficou a rural em termos de torque e potencia? Se ficou fraca e possivel adaptar algo mais para aumentar a sua potencia? como o relato acima diz a potencia era fraca mas dava para rodar...

se a rural nao for para trilha sera que ela com este motor aguenta o trampo da cidade e estrada apenas? sera que este motor e bom para esse tipo de uso?

klaus motta
27/11/2012, 16:26
Fica um lixo!!!Só leva uma rural a 100km/h de ribanceira abaixo.Quando comprei minha f-75 tinha este motor com turbo gastei um dinheirão tentandomelhor e só ficava pior.Hoje troquei o motor.
É jogar dinheiro fora
att
klaus

bototucuxi
29/11/2012, 18:47
Ouvi dizer e ler na internet que o motor VW AP 1.8 Turbo e muito bom em F75 e rural. Senao vejam este video do youtube:

F75 Motor AP 1.8 Turbo Braço do Norte - SC - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=GN_qUyB9fFA)

A F75 sobe um barranco bem alto com esse motor!!

Sera que e bom para a rural este motor AP 1.8 Turbo?

Denilsom
30/11/2012, 14:17
Aqui na minha cidade tem uma Rural rodando com esse Motor 1.8 injeçao sem turbo e o dono diz que esta satisfeito.

bototucuxi
01/12/2012, 13:03
Alguem tem experiencia com o motor 1,8 diesel turbo da Kombi na rural? Como e que e a potencia da rural com um motor destes adaptado?

klaus motta
03/12/2012, 10:55
Amigo
O motor da kombi diesel não é 1.8 e sim 1.6.Dá uma pesquisada aqui no forum sobre quem colocou.Se o motor prestasse para alguma coisa não custaria R$ 1000,00.

junior888
07/12/2012, 00:22
é um motor com muito pouca cilindrada para ser a diesel, na minha opinião, motor a diesel tem que ser de 2.8 pra cima (maxion 2.5 tambem é bom)

bototucuxi
27/02/2013, 17:09
Tem tambem o motor do Golf Argentino VW AP 1.9 diesel que dizem que turbinado na rural seria muito bom com muyita potencia diferente do AP 1.6.

Alguem confirma??

epbazi
28/03/2013, 14:09
eu estou nessa dúvida, tenho um motor 1.9 Turbo diesel VW e cambio do chevette junior.. gostaria da opinião do fórummm

rfdex
28/03/2013, 14:25
O motor é muito bom e vai ficar legal! Mas existem relatos que esse câmbio de chevette não aguenta este motor. Saudações

epbazi
15/04/2013, 11:38
O motor é muito bom e vai ficar legal! Mas existem relatos que esse câmbio de chevette não aguenta este motor. Saudações
vou tentar mesmo assim, já estou com os flanges prontos, eu não utilizo a minha F75 para trilhas. depois relato aqui com fotos..

bototucuxi
26/09/2013, 15:57
Como ficou a adaptacaoi desse motor 1.9 e cambio chevette amigo??