bototucuxi
24/11/2012, 13:27
Existem varias pessoas que ja fizeram de modo economico esta modificacao. Muito embora relatem que e fraco na arrancada o motor parece que desenvolve bem e leva a rural ate uns 100Km/h em linha reta. Nao sei como sera em ladeiras ou situações montanhosas de trilhas em que havera mais recurso de força.
Vejam aqui o relato de um dono de rural que modoficou a sua com este motor da kombi:
COMO FOI INSTALADO O MOTOR DE KOMBI:
BEM, ESSA RURAL POSSUI UM MOTOR DIESEL DE KOMBI A ADAPTAÇÃO NÃO É COMPLICADA, BASTA TER UM BOM TORNEIRO MECÂNICO. QUANTO AO CUSTO: O VALOR DE UM MOTOR NOVO COMPLETO É DE APROXIMADAMENTE R$ 3.000,00 E MÃO DE OBRA É DE R$ 2.000,00. O CÂMBIO PERMANECE O MESMO, PORÉM TEM QUE FAZER O PROLONGAMENTO DO EIXO PILOTO SOLDANDO NA PONTA, UM PEDAÇO DE EIXO DE KOMBI. TEM QUE FAZER UM ACLOPAMENTO DE ALUMINIO (ESPAÇADOR ENTRE A CAIXA DE CÂMBIO E A CARCAÇA DA EMBREAGEM). 22 CM, FURADO PARA PASSAR O EIXO PILOTO. ELIMINEI O SISTEMA DE ALAVANCA E EIXO DE CÂMBIO QUE FICAVA ANEXADO NA COLUNA DE DIREÇÃO, POR UMA ALAVANCA CONJUGADA A TAMPA DE CÂMBIO DA F 1000 DE 4 MARCHAS, SEMELHANTE A DO JEEP. A FORÇA FICA REDUZIDA, COMO TAMBÉM A VELOCIDADE. POIS O MOTOR SENDO DE 1.6 É INSUFICIENTE PARA O PESO DA RURAL, E NÃO TEM ARRANCADA. A ACELERAÇÃO TEM QUE SER GRADATIVA. A VELOCIDADE MÁXIMA FICA A 100KM/H. PODENDO CHEGAR A 120KM/H, FORÇADA E NO PLANO. O CONSUMO NA CIDADE É DE 13,5 KM/H (MÍNIMO). NA ESTRADA CHEGA A FAZER ATÉ 15 KM/H. O SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO É ÁGUA E AR. VENTILADOR ELÉTRICO ACOPLADO NO RADIADOR LIGA AUTOMATICAMENTE QUANDO ATINGE A TEMPERATURA DE 80 ºC, OU MANUALMENTE A QUALQUER TEMPERATURA. COLOQUEI DIREÇÃO HIDRÁULICA, HIDROVÁCUO E CILINDRO-MESTRE DA F-100. NAS RODAS DIANTEIRA E TRASEIRA OS CILINDROS SÃO OS MESMO DA RURAL. OS PEDAIS, EMBREAGEM, FREIO E ACELERADOR FORAM MODIFICADOS, SEMELHANTES AO DA F-100. O MOTOR DA KOMBI-DIESEL TANTO ESQUENTA COMO ESFRIA RÁPIDO. COLOQUEI DOIS BANCOS DIANTEIROS RECLINÁVEIS, E NO TRASEIRO 3 ENCOSTOS PARA A CABEÇA. USO PNEUS ORIGINAL CONVENCIONAL 710 X 15, LISO. (DIFÍCIL DE ENCONTRAR AQUI). OS PNEUS TALA LARGA PESAM MUITO NA RURAL, E AINDA DIMINUI O RENDIMENTO. QUANTO A DOCUMENTAÇÃO QUANDO FIZ A LEGALIZAÇÃO EM CAMPO GRANDE-MS NO ANO DE 1994, NÃO HAVIA NENHUM INCONVENIENTE. HOJE FICA A CARGO DOS DETRANS DE CADA ESTADO.
Vejam aqui o relato de um dono de rural que modoficou a sua com este motor da kombi:
COMO FOI INSTALADO O MOTOR DE KOMBI:
BEM, ESSA RURAL POSSUI UM MOTOR DIESEL DE KOMBI A ADAPTAÇÃO NÃO É COMPLICADA, BASTA TER UM BOM TORNEIRO MECÂNICO. QUANTO AO CUSTO: O VALOR DE UM MOTOR NOVO COMPLETO É DE APROXIMADAMENTE R$ 3.000,00 E MÃO DE OBRA É DE R$ 2.000,00. O CÂMBIO PERMANECE O MESMO, PORÉM TEM QUE FAZER O PROLONGAMENTO DO EIXO PILOTO SOLDANDO NA PONTA, UM PEDAÇO DE EIXO DE KOMBI. TEM QUE FAZER UM ACLOPAMENTO DE ALUMINIO (ESPAÇADOR ENTRE A CAIXA DE CÂMBIO E A CARCAÇA DA EMBREAGEM). 22 CM, FURADO PARA PASSAR O EIXO PILOTO. ELIMINEI O SISTEMA DE ALAVANCA E EIXO DE CÂMBIO QUE FICAVA ANEXADO NA COLUNA DE DIREÇÃO, POR UMA ALAVANCA CONJUGADA A TAMPA DE CÂMBIO DA F 1000 DE 4 MARCHAS, SEMELHANTE A DO JEEP. A FORÇA FICA REDUZIDA, COMO TAMBÉM A VELOCIDADE. POIS O MOTOR SENDO DE 1.6 É INSUFICIENTE PARA O PESO DA RURAL, E NÃO TEM ARRANCADA. A ACELERAÇÃO TEM QUE SER GRADATIVA. A VELOCIDADE MÁXIMA FICA A 100KM/H. PODENDO CHEGAR A 120KM/H, FORÇADA E NO PLANO. O CONSUMO NA CIDADE É DE 13,5 KM/H (MÍNIMO). NA ESTRADA CHEGA A FAZER ATÉ 15 KM/H. O SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO É ÁGUA E AR. VENTILADOR ELÉTRICO ACOPLADO NO RADIADOR LIGA AUTOMATICAMENTE QUANDO ATINGE A TEMPERATURA DE 80 ºC, OU MANUALMENTE A QUALQUER TEMPERATURA. COLOQUEI DIREÇÃO HIDRÁULICA, HIDROVÁCUO E CILINDRO-MESTRE DA F-100. NAS RODAS DIANTEIRA E TRASEIRA OS CILINDROS SÃO OS MESMO DA RURAL. OS PEDAIS, EMBREAGEM, FREIO E ACELERADOR FORAM MODIFICADOS, SEMELHANTES AO DA F-100. O MOTOR DA KOMBI-DIESEL TANTO ESQUENTA COMO ESFRIA RÁPIDO. COLOQUEI DOIS BANCOS DIANTEIROS RECLINÁVEIS, E NO TRASEIRO 3 ENCOSTOS PARA A CABEÇA. USO PNEUS ORIGINAL CONVENCIONAL 710 X 15, LISO. (DIFÍCIL DE ENCONTRAR AQUI). OS PNEUS TALA LARGA PESAM MUITO NA RURAL, E AINDA DIMINUI O RENDIMENTO. QUANTO A DOCUMENTAÇÃO QUANDO FIZ A LEGALIZAÇÃO EM CAMPO GRANDE-MS NO ANO DE 1994, NÃO HAVIA NENHUM INCONVENIENTE. HOJE FICA A CARGO DOS DETRANS DE CADA ESTADO.