PDA

Ver Versão Completa : Superaquecimento



Walter Burger
31/08/2005, 13:49
Boa tarde Pessoal;

Mais uma vez estou procurando a ajuda de voces.
Meu Vitara 94 esta tendo problemas de superaquecimento quando uso o ar condicionado.
Recentemente troquei o acoplamento viscoso por um usado, que vinha funcionando normalmente, numa viagem de Joinville a Florianópolis quando liguei o ar condicionado o carro começou a esquentar chegando bem próximo do vermelho, desliguei o ar condicionado e fui a Florianópolis e voltei sem dificuldades (em velocidades entre 80 e 90 Km/h). O mecanico me informou que o acoplamento viscoso não estava funcionando novamente e teria que ser trocado, preferencialmente por um novo.
O que me intriga é que andando na cidade o carro não esuqenta, mesmo parado e com o ar condicionado ligado ele não chega nem bem ao meio do mardador, mas quando pego a estrada e ando em velocidades superiores a 100 Km/h ele começa a esquentar com ou sem ar condicionado ligado.
Sinceramente não sei o que fazer, e lamentavelmente acho que o mecanico tambem não.

edvaldo
31/08/2005, 14:38
recentemente tivemos o mesmo problema, meu irmão tem um g. vitara v6. Fui viajar p/ BH e qdo voltei o carro esquentou demais. troquei a polia viscosa, e andando na cidade estava tudo bem, até meu irmão viajar novamente para MG. o carro voltou a aquecer alem do normal, chegando a ferver. Em uma conversa com um mecânico que conhecemos ele AFIRMOU CONVICTO que se tratava do radiador. Então troquei o radiador,ele estava certo.


edvaldo

Walter Burger
31/08/2005, 16:31
O radiador do meu Vitara estava furado e foi consertado, apesar disto o carro voltou a esquentar.
Se for para trocar o radiador, alguem tem idéia do custo?

pedrao
31/08/2005, 16:41
walter..ja tive problemas de superaquecimento em trilhas..acho importante ver os seguintes itens

valvula termostatica - retire-a e ande sem ela
limpesa radiador ar condicionado
limpesa radiador de agua
qtidade adequada de fluido radiador
posicionamento das pas do ventilador
fluido ( gel ) que endurece a helice
ver se a tampa do radiador nao esta c vazamento de pressão
se estiver consumindo agua é bom ver a junta do cabeçote

no meu caso retirei a valvula termostatica...ribeirao preto é muito quente e ela não fez falta

pedrao - ribeirao

Gasoso
01/09/2005, 16:47
O radiador do meu Vitara estava furado e foi consertado, apesar disto o carro voltou a esquentar.
Se for para trocar o radiador, alguem tem idéia do custo?
:shock:
cuidado.... se no conserto alguns vasos foram tampados.... pode se preparar para trocar o radiador ou sua colmeia.... o radiador do vitara funciona no limite.... um vaso tampado já é problema.....

Gasoso
01/09/2005, 16:50
walter..ja tive problemas de superaquecimento em trilhas..acho importante ver os seguintes itens
.....
valvula termostatica - retire-a e ande sem ela
.........
no meu caso retirei a valvula termostatica...ribeirao preto é muito quente e ela não fez falta

pedrao - ribeirao

nunca retire a valvula termostática.... em além de seu carro demorar mais para aquecer o que reduz a vida útil do motor, em condições extremas de uso seu carro vai ferver, ou no mínimo trabalha com uma temperatura maior que a ideal...

Gasoso
01/09/2005, 16:52
walter..ja tive problemas de superaquecimento em trilhas..acho importante ver os seguintes itens
.....
valvula termostatica - retire-a e ande sem ela
.........
no meu caso retirei a valvula termostatica...ribeirao preto é muito quente e ela não fez falta

pedrao - ribeirao

nunca retire a valvula termostática.... em além de seu carro demorar mais para aquecer o que reduz a vida útil do motor, em condições extremas de uso seu carro vai ferver, ou no mínimo trabalhar com uma temperatura maior que a ideal...

uma válvula com defeito faz o carro aquecer sim, mas funcionar sem ela é quase tão ruim quanto rodar com uma estragada....

[]s

Gasoso
01/09/2005, 17:10
ITENS BONS PARA VERIFICAR:

* Tempo do motor: Quanto mais atrasado estiver o ponto de ignição do motor, mais o motor poderá aquecer ...
* Radiador sujo / entupido / com soldas: dificultam a circulação de água e reduzem a capacidade de resfriação do motor...
* Eletroventilador (aquele frontal): Pode estar queimado, emperrado, ou sem velocidade. è muito comum ele dar problemas....
*Ventoinha-eletromecânica: Sem ar condicionado naum deve deixar o carro aquecer.... um bom teste é travála por algum tempo.... se ainda assim aquecer o motor o problema será outro, naum ela....
*Bomba dágua: Quando desgastadas diminuem a circulação de água, o quaz o motor aquecer.... isso pode aconmtecer sem vazamentos de água....

[]s

pedrao
01/09/2005, 17:16
gasoso boa tarde

demorar para aquecer vc tem razão.....pp para o sul do brasil.......mas para cidades do norte e nordeste ou ribeirao preto esse problema nao existe

considero tb que o projeto de milhões de $$ nao devem ser mudados aleatoriamente...........mas que meu vitara parou de superaquecer parou....qto a isso nao ha argumentos..

abraço
pedrao - ribeirao preto-sp

Walter Burger
01/09/2005, 19:41
Ja percebi que vou ter que verificar muitas coisas para chegar a uma conclusão, mas o que mais uma vez me impresionou é a ajuda que se obtem no fórum, realmente é sensacional.
1-Não sei se meu carro tem a valvula termostatica ou não, vou verificar.
2-Vou mandar limpar o radiador do ar condicionado.
3-A quantidade do fluido do radiador ja foi verificada e esta OK.
4-As pas do ventilador estão corretamente posicionadas.
5-O acoplamento viscoso sera substituido por um OK.
6-Vou substituir tambem a tampa do radiador.
7-Não a consumo de agua.
8-Como o radiador foi consertado recentemente, acredito que devem ter tampado algums vasos.
9-Se não tiver valvula termostatica vou recolocala.
10- Vou verificar ainda: o ponto do motor, o eletroventilador e a bomba de agua.
Só uma pergunta ainda não me foi respondida, onde consigo o radiador novo ou a colméia, ou ainda se existe algum outro modelo que sirva no vitara.

Daniel Engelbrecht
01/09/2005, 21:04
O que são essas vasos tampados a que se referem???

Outra coisa: a colméia pode estar com aquelas pequenas paletas dobradas/amassadas e aí, por não ventilar direito o radiador, impedir que a água seja resfriada.

gustavo signori
02/09/2005, 06:08
olá a todos. não faça limpeza no seu radiador com produtos para este fim, tais como bardhal, stp, etc, que você terá consequências funestas. os radiadores do vitara tem a colméia de alumínio e esses produtos limpam "tanto" o radiador que ele simplesmente apodrece. isto aconteceu comigo. as aletas ficaram tão finas que não permitem soldagens ou reparos, e quando dá em alguns dias fura em outro lugar.

bom quanto à um radiador novo:

consegui um da visconde que veio p/ mim da cidade de garça/sp. visualmente o radiador é compatível. mas na hora da instalação.... não serviu. é cerca de 20 mm mais largo, simplesmente não cabe. devolvi a peça.

entrei em contato com a visconde e me disseram que isto é impossível, ou seja, aquele radiador era fruto da minha imaginação. eles tambem afirmam que não fabricam tal radiador.( mas consta do catálogo deles na internet, codigo n855)

insisti de novo com a visconde e após muito empurra-empurra cheguei ao depto. de exportação onde me disseram que fabricam sim mas só p/ expotação sem chance de conseguir um para um mortal brasileiro.

existem oficinas que refazem a colméia mas dizem que não e´confiável.

existem oficinas que refazem o radiador inteiro R$ 900,00 em média

existem oficinas que tem o radiador encalhado no estoque a anos R$ 700, em média.

suzucar e japan não tem a peça e não querem fazer o mínimo esforço para tentar consegui-la.

no e-bay encontrei a peça por US$ 109,00 que com taxa e frete saem por +- R$ 500,00.


adivinha onde estou comprando???

Periquitooffroad
02/09/2005, 10:08
[quote="existem oficinas que refazem a colméia mas dizem que não e´confiável.

existem oficinas que refazem o radiador inteiro R$ 900,00 em média

existem oficinas que tem o radiador encalhado no estoque a anos R$ 700, em média.

suzucar e japan não tem a peça e não querem fazer o mínimo esforço para tentar consegui-la.

no e-bay encontrei a peça por US$ 109,00 que com taxa e frete saem por +- R$ 500,00.

adivinha onde estou comprando???[/quote]

Caracas, o radiador do meu Samurai é feito, foi aproveitado toda fixação e a tampa, custou R$300,00.

Pode ser adaptado com facilidade o radiador do Chevete, e algumas pessoas já tem por ai instalado.

edvaldo
02/09/2005, 11:16
suzucar e japan não tem a peça e não querem fazer o mínimo esforço para tentar consegui-la.


falando em nome da suzucar: a suzucar não eh importadora de peças. se o importador não comprar lá fora e colocar no mercado interno não existe mágica.



insisti de novo com a visconde e após muito empurra-empurra cheguei ao depto. de exportação onde me disseram que fabricam sim mas só p/ expotação sem chance de conseguir um para um mortal brasileiro.


quanto a informação da visconde, essa não tem fundamento, pois a suzucar revendia esses radiadores, e que por sinal somente o do vitara 8 e 16 valvulas foram fabricados corretamentes.

gustavo signori
03/09/2005, 04:27
olá a todos

periquito, no samurai é mais fácil a adaptação mesmo. como v. disse pode ser usado o do chevette. digo ainda que na minha busca pelo radiador do meu vitara perguntava por curiosidade, pelo rediador do samurai, e este, é encontrado com mais facilidade. encontrei radiador novo para samurai por R$ 322,00.

encontrei também radiadores para vitara por R$ 440,00, mas para vitaras com câmbio mecânico.
o meu carro tem câmbio automático. o radiador para câmbio auto, refrigera também o atf. ( tem uma serpentina dentro da caixa inferior do radiador para este fim.)
acho que devido a isto, o preço e a dificuldade em achar e o preço são bem maiores.

edvaldo, manifestei somente a minha expectativa frustrada como possível comprador da suzucar e da japan. não houve, a meu ver, um atendimento mais dedicado, cordial e até mesmo educado de lojas que são revendedoras de peças suzuki. nos contatos telefônicos com ambas fui tratado lacônicamente.
daí provem a minha impressâo. esta é a MINHA opinião, não devendo ser tomada como regra.

se as informações são infundadas, eu não faço a menor idéia, porem as tomo como sendo verdade pois foram eles mesmos que me passaram a informação. é impossível contra-argumentar com um fabricante de um produto quando ele mesmo o afirma.
se contatatarmos agora o depto de vendas da visconde e pedirmos um radiador para vitara 94, 1.6, 8v, at, eles dirão que não trabalham com tal produto. porém se v. mencionar que viu tal produto no site deles sob o código n855, eles dirão que o fazem sim (já conversando com o pessoal de produtos para exportação), porém somente para o mercado externo. é o que me disseram, não tenho motivos para mentir.

agora a excelente notícia:

encontrei em são paulo uma loja que tem o radiador para o meu carro.
chama-se PACCINI RADIADORES. (eles tem site)
atendimento cordialíssimo e prestativo.
o radiador custou R$ 550,00 em 3x no cartão, com n.f. e garantia, praticamente o mesmo preço que se comprado no e-bay entregue aqui no brasil.

precisando de qualquer tipo de radiador, contatem-os. altamente recomendável.

gustavo signori
03/09/2005, 04:27
olá a todos

periquito, no samurai é mais fácil a adaptação mesmo. como v. disse pode ser usado o do chevette. digo ainda que na minha busca pelo radiador do meu vitara perguntava por curiosidade, pelo rediador do samurai, e este, é encontrado com mais facilidade. encontrei radiador novo para samurai por R$ 322,00.

encontrei também radiadores para vitara por R$ 440,00, mas para vitaras com câmbio mecânico.
o meu carro tem câmbio automático. o radiador para câmbio auto, refrigera também o atf. ( tem uma serpentina dentro da caixa inferior do radiador para este fim.)
acho que devido a isto, o preço e a dificuldade em achar e o preço são bem maiores.

edvaldo, manifestei somente a minha expectativa frustrada como possível comprador da suzucar e da japan. não houve, a meu ver, um atendimento mais dedicado, cordial e até mesmo educado de lojas que são revendedoras de peças suzuki. nos contatos telefônicos com ambas fui tratado lacônicamente.
daí provem a minha impressâo. esta é a MINHA opinião, não devendo ser tomada como regra.

se as informações são infundadas, eu não faço a menor idéia, porem as tomo como sendo verdade pois foram eles mesmos que me passaram a informação. é impossível contra-argumentar com um fabricante de um produto quando ele mesmo o afirma.
se contatatarmos agora o depto de vendas da visconde e pedirmos um radiador para vitara 94, 1.6, 8v, at, eles dirão que não trabalham com tal produto. porém se v. mencionar que viu tal produto no site deles sob o código n855, eles dirão que o fazem sim (já conversando com o pessoal de produtos para exportação), porém somente para o mercado externo. é o que me disseram, não tenho motivos para mentir.

agora a excelente notícia:

encontrei em são paulo uma loja que tem o radiador para o meu carro.
chama-se PACCINI RADIADORES. (eles tem site)
atendimento cordialíssimo e prestativo.
o radiador custou R$ 550,00 em 3x no cartão, com n.f. e garantia, praticamente o mesmo preço que se comprado no e-bay entregue aqui no brasil.

precisando de qualquer tipo de radiador, contatem-os. altamente recomendável.