Ver Versão Completa : Forma de reduzir consumo de gasolina na GM Tracker 2.0
bototucuxi
23/11/2012, 19:30
Durante estes dias de testes na minha nova tracker 2.0 e sendo que estou gastando R$50 em dois dias estive pensando em formas de como alterar a mecanica do carro para rodar mais e gastar menos combustivel.
falando com ummecanico ele me aconselhou a trocar o bico injetor de 2.0 pelo 1.6. segundo ele o carro ficaria com a mesma potencia e torque mas gastaria muito menos gasolina.
eu lembro que quando tinga minha rural rodando dia a dia fiz uma gambiarrinha dessas mudando a espessura do gigle docarburador ecomsumia menos...
nao sei se procede mas algum dos colegas fez alguma coisa neste sentido porfavor troquem informacoes.
Coloca pneus 215/80 R16 e poe rodas livres nele!!! Os pneus mais finos diminuirão o atrito e as rodas livres deixarão os semi-eixos inertes. Acredito que nisso aí tu já ganha alguma coisa em consumo.
bototucuxi
24/11/2012, 11:53
E essa mudanca de bico para 1.6 procede? essa mudanca faz gastar menos gasolina??
glsoledade
24/11/2012, 13:50
A ideia de usar pneus mais finos deve funcionar, mas creio q nao sera algo excepcional... sobre usar bicos de 1.6, não entendo ser possível sem reprogramar a ECU...
Acho que as duas solucoes saem caro no final das contas...
Instale um vacuômetro, ele vai te ensinar a acelerar de maneira correta e econômica!!
Sou adepto desse acessório e muito satisfeito com ele instalado no meu Vitarão 1.6 16V. Sem o vacuômetro, já fazia 9.6 km/L na média cidade-estrada. Instalei o vacuômetro há umas duas semanas, espero aumentar essa média baseando a aceleração no ponteiro!
Grande abraço!!
em.pereira
24/11/2012, 23:50
O Tracker não tem roda livre de fábrica?
bototucuxi
25/11/2012, 11:21
o tracker realmente gasta muita gasolina... nao pensava que fosse tao gastador... nao minha hillux eu com 50 reais rodava o mesmo com tracker agora por cerca de cinco dias, na track para uma semana sao 170 reais! uma diferenca grande!
por isso estou buscando uma forma de reduzir estes custos...
arlei_vitara
25/11/2012, 12:15
Tchê PELAMORDEDEUS !!!!!!!
Esta sugestão do "mecânico" de mudar o bico injetor para o do 1.6 só quer dizer uma coisa: VC PRECISA URGENTE DE ENCONTRAR UM NOVO MECÂNICO :parede:
Trocar pneus por outros mais finos devem te trazer uma economia calculada de 0,427% arredondando :parede:
Amigo, na boa.......faz o basico: troca todos os filtros, velas, oleos, enfim faz uma revisão preventiva completa e bem feita, num mecânico que CONHEÇA O TEU VEICULO. O Tracker não é assim tão "gastão", de jeito nenhum, acho até econômico pelo porte e motorização dela, não esquece que é um 2.0 movendo um carro 4x4.
A minha faz em torno de 10 km/l de media, 70% estrada o resto cidade calma com pouco transito. Não tenho do que reclamar.
Pessoal, uma reflexão: se houvessem formulas simples e "magicas" de diminuir o consumo, será que os japoneses não teriam aplicado na fábrica como item original do carro ??? Não vamos subestimar a engenharia de uma fabrica de automóveis né :-)
Bototucuxi, boa noite!
Após rodar seis dias minha tracker (que está comigo desde segunda 19/11) fiz a primeira média e deu 9,2 km/l.
Rodei de segunda a sexta na cidade e ontem na estrada por um trecho de 100km com 5 adultos e ac ligado. Lembrando que até sexta pela manhã, estava do jeito que saiu da loja e só a tarde é que levei a oficina para revisão. O mecanico ao retirar as velas verificou que os "cachimbos" apesentavam oxidação devido ao acúmulo de água (talvez por causa da loja ter lavado o motor e o carro ficar parado), ele desconectou, limpou e lubrificou os "cachimbos" além, é claro , de trocar as velas. Também trocou oleo(pôs 10w40 semi) e filtro do motor e filtros de ar e combustivel além de uma verificaçao geral no carro. Espero que apos isto o consumo melhore.
Não sei o quanto e como vc anda(pé pesado) mas R$170,00 por semana é a morte!
Trocar os bicos( se for possivel) vai fazer injetar menos combustível e pra compensar a perda de força vc acelera mais, ou seja, não adianta.
Verifica esse cachimbos e veja se não estao como os meus estavam.
Abçs.
Instale um vacuômetro, ele vai te ensinar a acelerar de maneira correta e econômica!!
Sou adepto desse acessório e muito satisfeito com ele instalado no meu Vitarão 1.6 16V. Sem o vacuômetro, já fazia 9.6 km/L na média cidade-estrada. Instalei o vacuômetro há umas duas semanas, espero aumentar essa média baseando a aceleração no ponteiro!
Grande abraço!!
Olá Nanito,
também tenho um Vitara 1.6 16V e gostaria de saber como funciona esse vacuômetro? É o mesmo princípio do HallMeter?
Valeu.
bhallacktracionado
26/11/2012, 09:12
comprei uma triton hpe A/t e verá o que é beber diesel
Esse vacuometro aí é o mesmo que vem nos carros a da FIAT com a denominação de ECONOMETRO???? Onde se encontra e qual o preço da bugiganga?!?!?!? Meu GV 2.0 16v com 12 anos de uso e pneus originais alcançava a media de 9,0 a 9,5 km/l na pista. Depois que troquei os pneus essa média eu perdi e já cansei de calcular por que tem que incluir a diferença de diametro. Então é curtir o carro e ser feliz. E respondendo ao EM.PEREIRA: "Não, Tracker e GV tem ponta oca ou cega sei lá o quê, mas roda livre não tem."
Olá Nanito,
também tenho um Vitara 1.6 16V e gostaria de saber como funciona esse vacuômetro? É o mesmo princípio do HallMeter?
Valeu.
É diferente do hallmeter. O hallmeter mede a mistura ar/combustível (mistura pobre, mistura ideal, mistura rica), é o mesmo funcionamento de um voltímetro, só que instalado na sonda lambda. Serve mais para carros turbo, ou pra quem curte fiscalizar a qualidade dos combustíveis (detecta combustível batizado na hora).
O vacuômetro atua sobre o vácuo do motor, não sei explicar bem isso aí. É um ponteirinho, com uma faixa amarela, verde e vermelha. Esse ponteiro varia de acordo com o que tu pisas no acelerador. Algumas séries de carros da década de 80 vinham com este acessório de fábrica (Passat, Chevette, Opala, Santana CD). É bem interessante. Além de auxiliar na maneira correta de pisar no acelerador, ele serve como uma ferramenta de diagnóstico do motor. Dependendo da atuação do ponteiro em marcha lenta, podemos detectar falhas no sistema, pois o sistema do motor gera vácuo e se há alguma coisa errada, aparece no vacuômetro (mangueira de vácuo furada, hidrovácuo furado, problemas nas válvulas, cabeçote, etc). Utilizava no meu antigo Vitara guaxinim, e há pouco tempo instalei no meu Vitarão, pra ver se consigo ultrapassar a marca dos 10.5 km/L (até agora venho fazendo 9.6 km/L, com pneus 235/75 R15).
O vacuômetro custa de 60 a 80 pilas, tem que comprar um kit motor AP (mangueirinha pra instalar no vácuo) que custa uns 20 pilas.
O que eu comprei é da Cronomac, marca já consagrada.
Grande abraço!
bototucuxi
26/11/2012, 11:39
em que loja compras-te esse vacuometro e que mais e necessario para instalar e quem instala esse vacuometro. alguem especialista?
«
em que loja compras-te esse vacuometro e que mais e necessario para instalar e quem instala esse vacuometro. alguem especialista?
«
Comprei na internet o vacuômetro + kit + copo (pra instalar no painel, acima da saída de ar esquerda do motorista), no Acessórios para Carro e Tuning Automotivo é na WOLLOKO (http://www.wolloko.com.br) (foi o lugar mais barato que encontrei).
A instalação eu mesmo fiz, só que eu tive que prolongar a mangueira que veio no kit, pois era muito curta pra chegar até o vácuo da TBI do Vitara.
Nanito,
se não fosse pedir muito, vc pode nos mandar fotos da instalação?
Outra coisa, essa média de 9,6Km/l já está com a correção dos pneus?
Nanito,
se não fosse pedir muito, vc pode nos mandar fotos da instalação?
Outra coisa, essa média de 9,6Km/l já está com a correção dos pneus?
Essa média de 9.6km/L não está considerando correção do pneu. Nunca acreditei muito nessa correção, pois o velocímetro bate com a velocidade que aparece no GPS, logo acredito que não há correção a ser feita no hodômetro pra fazer a média.
Assim que possível, tiro fotos da instalação, é bem simples.
Abraços!
Nanito,
no meu caso dá diferença sim de velocidade para o GPS e sempre faço a correção.
No aguardo das fotos.
mackjunqueira
28/11/2012, 10:29
NO meu caso, tbém tem correção de 7%!!!! Acabei de chegar de viagem.... rodei 1200Km.... O meu não passou de 8km/l. Lembrando que o meu é automático. Não corri muito, andando a 110/120, mas nas subidas não deixava cair não.... mandava o pé!!!
mackjunqueira
28/11/2012, 10:31
Alguém já pensou em algum chip que melhore a potencia/torque? Ai acho que para andar na mesma velocidade (110/120)teria que acelerar menos!!! Consequentemente beberia menos!!!
Tiagobel
28/11/2012, 10:36
Bicos de motor 1.6 num motor 2.0 pra reduzir o consumo?! hahaha eu fugiria desse "mexânico" antes dele terminar a frase... Isso não existe.
andre veiga
28/11/2012, 12:07
Acho também esse negócio do bico menor uma roubada.
Existe a possibilidade de se ter uma mistura mais pobre pela "falta" de gasolina e nesse caso já vi pistão furar.
Não sei se por ser um carro com injeção eletrônica a centralina compensaria essa falta, mas ainda assim menos gasolina + menos ar = menos potencia e torque, e como diz o colega ali em cima, acredito que se houvesse uma solução milagrosa, os japas já teriam feito.
é vero.. botocuxi vc tem q arrendondar os filtros, velas e oleo pra chegar em 10km/l.. menos q 8 nesse carro manual tem alguma coisa errada.. pelo porte do carro acho muito economico comparando com carros mais simples.
RicardoCosta
28/11/2012, 20:33
E essa mudanca de bico para 1.6 procede? essa mudanca faz gastar menos gasolina??
Bototucuxi,
Concordo plenamente com o Arlei_vitara,
Trocar os bicos injetores por menores fará injetar menos combustível, mas vamos lembrar que existe um volume mínimo de combustível para um queima perfeita. o que quero falar é que se injetar menos combustível, você poderá estar aumentando a temperatura de trabalho do motor devido a uma mistura pobre, provocando a quebra do motor ou queima da junta de cabeçote.
Quando a mistura está pobre o sistema de injeção tenta corrigir, aumentando o tempo de injeção, adiantando o ponto e etc...
Ou seja, pode ser que todo o investimento nos novos bicos e uma possível quebra do motor fique bem mais cara que o alto consumo.
Ricardo
Marcelo J Manente
03/05/2019, 14:58
Ressuscitando tópico.
Pessoal, gostaria de saber se um escapamento dimensionado e um filtro de ar esportivo não ajudariam num menor consumo da Tracker 2.0? Isso aliado a uns pneus menores que os originais.
Obrigado.
Marcelo J Manente
04/05/2019, 08:58
:news-coffee: So aguardando a boa vontade.
Filtro de ar limpo pode ajudar em 1%? Escape dimensionado mais 1%? Pneus menores encurtam a relação, provável que piore isso sim. Se conselho fosse bom... um Tracker desse com 10+ anos vai ter manutenção. Se está preocupado com consumo nesse grau, pense bem se esse é o carro pra vc.
Ressuscitando tópico.
Pessoal, gostaria de saber se um escapamento dimensionado e um filtro de ar esportivo não ajudariam num menor consumo da Tracker 2.0? Isso aliado a uns pneus menores que os originais.
Obrigado.
Marcelo J Manente
06/05/2019, 18:51
Filtro de ar limpo pode ajudar em 1%? Escape dimensionado mais 1%? Pneus menores encurtam a relação, provável que piore isso sim. Se conselho fosse bom... um Tracker desse com 10+ anos vai ter manutenção. Se está preocupado com consumo nesse grau, pense bem se esse é o carro pra vc.
Valeu colega,
No momento, com a gasolina a esse preço qualquer 1% é lucro. Sei que 4x4 e economia não rimam. Sei que daqui a pouco vai ter um engraçadinho me dizendo para comprar um Uno, não é o seu caso.
Mas realmente acho que vou aguardar e poupar mais um pouco para comprar uma 4x4 diesel mais no final do ano. Acho que é o mais sensato a fazer.
Como meu uso do 4x4 vai ser bem restrito posso aguardar mais alguns meses para comprar um SUV ou caminhonete.
Obrigado.
jorgeffn
06/05/2019, 20:10
Valeu colega,
No momento, com a gasolina a esse preço qualquer 1% é lucro. Sei que 4x4 e economia não rimam. Sei que daqui a pouco vai ter um engraçadinho me dizendo para comprar um Uno, não é o seu caso.
Mas realmente acho que vou aguardar e poupar mais um pouco para comprar uma 4x4 diesel mais no final do ano. Acho que é o mais sensato a fazer.
Como meu uso do 4x4 vai ser bem restrito posso aguardar mais alguns meses para comprar um SUV ou caminhonete.
Obrigado.
Não tenho Tracker... mas o consumo dela é tão exagerado?? Será que não faz uns 8km/l? O que acho razoável para o tipo de carro.... falo porque um carro a diesel (sei pelo fórum que você já teve carros a diesel e sabe dos prós e contras) acaba tendo um custo de manutenção maior, desde a troca de óleo até algo mais específico no motor. Claro que a tendência de um motor a diesel dar muito problema é menor (tive um Troller com MWM 2.8 que rodei cerca de 30 mil km e de motor foi só óleo e filtros mesmo), esse MWM 2.8 por exemplo é um motor bruto e pouco problemático, além de aceitar diesel comum, já que o diesel também não para de subir... e o S10 é um pouco mais caro. Aí tem é que ver se o carro a diesel no final das contas vai compensar né...
abs!
VOVÔ DO TROLLER
06/05/2019, 22:08
Não tenho Tracker... mas o consumo dela é tão exagerado?? Será que não faz uns 8km/l? O que acho razoável para o tipo de carro.... falo porque um carro a diesel (sei pelo fórum que você já teve carros a diesel e sabe dos prós e contras) acaba tendo um custo de manutenção maior, desde a troca de óleo até algo mais específico no motor. Claro que a tendência de um motor a diesel dar muito problema é menor (tive um Troller com MWM 2.8 que rodei cerca de 30 mil km e de motor foi só óleo e filtros mesmo), esse MWM 2.8 por exemplo é um motor bruto e pouco problemático, além de aceitar diesel comum, já que o diesel também não para de subir... e o S10 é um pouco mais caro. Aí tem é que ver se o carro a diesel no final das contas vai compensar né...
abs!
A minha falecida Tracker fazia 8 na cidade e até 11 na estrada, andando nos limites permitidos, chegando a fazer até 12 aliviando o pé, isto quando estava toda original, mas aí só tinha alguns meses de uso desde que foi adquirida zero km.
O consumo elevado tem grande relação com a caixa de câmbio.
Tracker e TR4, por exemplo, são viaturas com relação de marcha muito curta, principalmente na versão automática, gerando uma rotação elevada acima dos 100 Km/h.
Não tem milagre. Ou se roda em velocidade constante e baixa (até 90/100 Km/h), ou o consumo aumentará bastante.
Com relação à troca de perfil de pneu, de filtro de ar, redimensionamento do escape, será puro placebo.:concordo:
[QUOTE=xexelo;2505724]Valeu
Depende do propósito também. Algumas considerações pra te ajudar...
Tracker é um conjunto robusto, tem reduzida e é facilmente modificável. Mas pra rodar 80-90% em asfalto eu pegaria algo diferente. Ou talvez não muito, como GV3 automática, se quiser manter 4x4 e reduzida.
Já que mencionou, um Uno Way, por exemplo, só pra chegar no sítio pode ser uma boa pedida. Pra viagens longas, nem pensar.
E dentro dos 4x4 mais em conta, a Tracker realmente é uma das melhores opções.
Talvez GNV no Tracker? Resolve consumo e baixa IPVA. Verifique investimento x retorno em quilometragem.
Seja Diesel ou Gasolina, uma viatura bem cuidada e de procedência faz a diferença.
Não adianta economizar no combustível e ter que frequentar oficina/autopeças todo mês.
Marcelo J Manente
07/05/2019, 21:57
[QUOTE=xexelo;2505724]Valeu
Não adianta economizar no combustível e ter que frequentar oficina/autopeças todo mês.
QUanto a essa sua fala eu vivi isso com a SW4 que tive. Vivia frequentando a oficina.
Quase entrei em falência naqueles dois anos com ela.
Mas em compensação fui até o deserto de Atacama com ela e na volta passeei por Cordoba ainda.
O consumo com ela carregada até o teto + 4 pessoas e usando o AC foi (fazendo a média da viagem toda) 8,5 km/l. Considero isso uma boa média para um motor de 150cv.
Acredito que uma tracker com 4 pessoas e bagagem possa fazer essa média, pricipalment6e se considerando a gasolina na Argentina e Chile que é pura.
luizcarlosw
08/05/2019, 08:58
Considerando que ele está consumindo mais que o normal, algumas coisas que devem melhorar 1 km/l na cidade e no máximo 2 na estrada.
- Filtros de combustível, óleo e ar novos, velas novas.
- Bicos e TBI limpos.
- Óleo 15w40 + molycote / militec.
- Pneus calibrados para longas distâncias.
- Pneus 100% asfalto.
- Remover ferramentas e tranqueiras desnecessárias da mala e de dentro do carro.
- Remover qualquer acessório que atrapalhe a aerodinâmica ( travessas de teto, calha de chuva, quebra mato etc ... )
- Remover protetor de cárter e proteções se houverem.
- Desligar o ar condicionado.
- Arrancar suavemente e manter rotações baixas ( em torno de 2000 a 2500 rpm )
- Instalar roda livre nas rodas dianteiras ( que originalmente passam 100% do tempo girando o eixo até o diferencial dianteiro )
Agora deixar um SUV ( SPORT utility vehicle ) mais econômico que de fábrica é meio contraditório ... Mantendo as proporções é por exemplo questionar se o camaro no gás fica menos beberrão...., como conseguir um rack de teto para uma ferrari pois absurdo um carro de 1 milhão com pouca mala, porquê tem de pagar mais caro para estacionar sua F250 no estacionamento, porque não colocam todas as vagas grandes ...
Economia não é a prioridade de um SUV ( SUV de verdade, não carros normais que foram adicionados adesivos e suspensão mais alta e elevados à classe de SUV para conseguir cobrar mais caro ), em geral todos eles são beberrões em relação aos carros que tem maior foco em economia que são os populares e os utilitários ( utilitário sem necessidade de ser sport ).
Sair de um SUV e ir para uma picape utilitária vai realmente alcançar melhor ecomonia, mesmo assim ainda menos que um uno, palio, onix ... esses sim economia em primeiro lugar e 0 sport.
Não duvido muito até surgir post ( Tracker sport ?, o motor 2.0 não dá conta blablabla ) exato a tracker tem sim um pecado, tentar ser econômica no mundo dos SUV que são 2.2 para cima rs...
Marcelo J Manente
08/05/2019, 14:00
Considerando que ele está consumindo mais que o normal, algumas coisas que devem melhorar 1 km/l na cidade e no máximo 2 na estrada.
- Filtros de combustível, óleo e ar novos, velas novas.
- Bicos e TBI limpos.
- Óleo 15w40 + molycote / militec.
- Pneus calibrados para longas distâncias.
- Pneus 100% asfalto.
- Remover ferramentas e tranqueiras desnecessárias da mala e de dentro do carro.
- Remover qualquer acessório que atrapalhe a aerodinâmica ( travessas de teto, calha de chuva, quebra mato etc)
- Remover protetor de cárter e proteções se houverem.
- Desligar o ar condicionado.
- Arrancar suavemente e manter rotações baixas ( em torno de 2000 a 2500 rpm )
- Instalar roda livre nas rodas dianteiras ( que originalmente passam 100% do tempo girando o eixo até o diferencial dianteiro
Agora deixar um SUV ( SPORT utility vehicle ) mais econômico que de fábrica é meio contraditório ... Mantendo as proporções é por exemplo questionar se o camaro no gás fica menos beberrão...., como conseguir um rack de teto para uma ferrari pois absurdo um carro de 1 milhão com pouca mala, porquê tem de pagar mais caro para estacionar sua F250 no estacionamento, porque não colocam todas as vagas grandes ...
Economia não é a prioridade de um SUV ( SUV de verdade, não carros normais que foram adicionados adesivos e suspensão mais alta e elevados à classe de SUV para conseguir cobrar mais caro ), em geral todos eles são beberrões em relação aos carros que tem maior foco em economia que são os populares e os utilitários ( utilitário sem necessidade de ser sport ).
Sair de um SUV e ir para uma picape utilitária vai realmente alcançar melhor ecomonia, mesmo assim ainda menos que um uno, palio, onix ... esses sim economia em primeiro lugar e 0 sport.
Não duvido muito até surgir post ( Tracker sport ?, o motor 2.0 não dá conta blablabla ) exato a tracker tem sim um pecado, tentar ser econômica no mundo dos SUV que são 2.2 para cima rs...
Boas dicas amigo, obrigado.
A maioria eu já sabia, mas a roda livre achei interessante. Vi o preço delas no ML R$ 418,00 o par. Bem em conta.
E um pneu um pouco menor que o original tbm não ajuda?
Creio que até o final do ano vou comprar meu 4x4. Ainda estou mais inclinado a uma pickup diesel, porém a informações sobre a Tracker são um incentivo a ter uma. Se for uma tracker, com certeza colocarei GNV pois tirarei o kit de meu carro e transferiria para ela, assim o custo seria apenas de oficina, detran e vistoria.
Como agora moro muito perto de meus locais de trabalho (sou professor e trabalho em 4 escolas) minha quilometragem diária é baixa. Mas faço uma viagem de 240 km 2 vezes por mês e passeio em alguns finais de semana em estradas de terra (gosto de trecking).
Entretanto o objetivo principal de ter um 4x4 são minhas viagens de final de ano. Já fui a Ushuaia, Carretera Austral, Atacama, Uyuni e Machu Picchu (Ollantaytambo). Quero continuar fazendo essas longas viagens de 9, 10 até 13 mil km pela América latina. Por isso seria bom ter um carro confiável que pudesse encarar uma eventual encrenca pelo caminho. Se bem que em minha experiência de viagem acho que o 4x4 seria usado em no máximo 5% da viagem e olhe lá.
diogofalcomer
08/05/2019, 16:46
Entretanto o objetivo principal de ter um 4x4 são minhas viagens de final de ano. Já fui a Ushuaia, Carretera Austral, Atacama, Uyuni e Machu Picchu (Ollantaytambo). Quero continuar fazendo essas longas viagens de 9, 10 até 13 mil km pela América latina. Por isso seria bom ter um carro confiável que pudesse encarar uma eventual encrenca pelo caminho. Se bem que em minha experiência de viagem acho que o 4x4 seria usado em no máximo 5% da viagem e olhe lá.
Xexelo, Minha sugestão se você tem interesse em comprar um carro barato e com mecânica muito confiável sem sem importar com a gasolina. Eu recomendo tu pegar uma tr4 long range.
Acredito que tu já sabe quais os contra da TR4 então não vou me alongar. Mas a long range é apenas a gasolina e tem o tanque de 83L. Claro que o consumo é alto, coisa ai de 8 ou 9km/l na estrada mas o tanque te da uma autonomia legal, mesmo em offroad já não precisa tanto carregar um galão extra. Não sei aí em curitiba, mas em brasília acha algumas bem cuidadas e por um valor abaixo dos 28 mil. Pensando exclusivamente em viagens, atende bem por mais que o consumo seja alto. A oferta de peças é bem boa e o motor é muito confiável. No grupos tem fácil TR4 com mais de 200mil km que só faz manutenção preventiva e ta bem saudável.
Acho que vale a pena tu dar uma olhada, pode ser uma forma economica de ter um 4x4 para viagens, robusto e confiável.
Marcelo J Manente
08/05/2019, 17:26
Xexelo, Minha sugestão se você tem interesse em comprar um carro barato e com mecânica muito confiável sem sem importar com a gasolina. Eu recomendo tu pegar uma tr4 long range.
Acredito que tu já sabe quais os contra da TR4 então não vou me alongar. Mas a long range é apenas a gasolina e tem o tanque de 83L. Claro que o consumo é alto, coisa ai de 8 ou 9km/l na estrada mas o tanque te da uma autonomia legal, mesmo em offroad já não precisa tanto carregar um galão extra. Não sei aí em curitiba, mas em brasília acha algumas bem cuidadas e por um valor abaixo dos 28 mil. Pensando exclusivamente em viagens, atende bem por mais que o consumo seja alto. A oferta de peças é bem boa e o motor é muito confiável. No grupos tem fácil TR4 com mais de 200mil km que só faz manutenção preventiva e ta bem saudável.
Acho que vale a pena tu dar uma olhada, pode ser uma forma economica de ter um 4x4 para viagens, robusto e confiável.
Colega,
como eu disse, vai ser o meu carro do dia a dia, então não tem como TR4. 6 a 6,5 km/l na cidade nem com gnv vai adiantar. Além disso pelo que tenho lido o custo de manutenção é maior nas Mit. Tenho um pouco de receio de carros automáticos, se o câmbio der manutenção geralmente é uma paulada.
luizcarlosw
09/05/2019, 08:38
...
E um pneu um pouco menor que o original tbm não ajuda?
...
Sim um pneu mais estreito também ajuda, 215/70 por exemplo reduzirá o arrasto no asfalto e irá gerar economia sendo também de asfalto, um 235 asfalto contra um 215 MUD não muda nada.
225/70 também reduz um pouco o arrasto em relação ao 235/60 porém 225/70 aumenta o diâmetro o que pode anular o ganho por menor arrasto se o carro já estiver no equilíbrio ótimo de eficiência e acho que não tem 225/65 no Brasil.
Pode ver a variação de diâmetro aqui Calculadora pneu online - pneus calculadora visuais. (https://tire-calc.com/pt/) mudando o diâmetro muda a relação de transferência de força o que pode ser bom ou ruim, vai depender se o carro já está ou não na melhor relação.
Aqui 2 matérias relativas ao conceito de 5 marcha overdrive que alguns carros adotam na quinta ou sexta bem mais longas para economia na estrada e em teoria ganharia com pneus mais altos ( 225/70 ) mas neste caso do pneu afetando também demais marchas ao invés de só a quinta.
OVER...O QUE?- AUTOentusiastas Classic (2008-2014) (http://www.autoentusiastasclassic.com.br/2011/01/overo-que.html)
Best Cars Web Site - Tecnologia (http://www1.uol.com.br/bestcars/tecprep/over.htm)
Aqui umas referências interessantes de pneu e rotação vs consumo:
Nacional.
Numa mesma rotacao, o consumo muda conforme a marcha utilizada? | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/numa-mesma-rotacao-o-consumo-muda-conforme-a-marcha-utilizada/)
Estrangeiro com teste efetivo
Do larger tires get better gas mileage? - Performance Plus Tire (https://www.performanceplustire.com/blog/do-larger-tires-get-better-gas-mileage/)
Effects of Upsized Wheels and Tires Tested (https://www.caranddriver.com/features/a15130598/upsized-wheels-tires/)
Acho que é isso :-D
Marcelo J Manente
14/05/2019, 19:12
Sim um pneu mais estreito também ajuda, 215/70 por exemplo reduzirá o arrasto no asfalto e irá gerar economia sendo também de asfalto, um 235 asfalto contra um 215 MUD não muda nada.
225/70 também reduz um pouco o arrasto em relação ao 235/60 porém 225/70 aumenta o diâmetro o que pode anular o ganho por menor arrasto se o carro já estiver no equilíbrio ótimo de eficiência e acho que não tem 225/65 no Brasil.
Pode ver a variação de diâmetro aqui Calculadora pneu online - pneus calculadora visuais. (https://tire-calc.com/pt/) mudando o diâmetro muda a relação de transferência de força o que pode ser bom ou ruim, vai depender se o carro já está ou não na melhor relação.
Aqui 2 matérias relativas ao conceito de 5 marcha overdrive que alguns carros adotam na quinta ou sexta bem mais longas para economia na estrada e em teoria ganharia com pneus mais altos ( 225/70 ) mas neste caso do pneu afetando também demais marchas ao invés de só a quinta.
OVER...O QUE?- AUTOentusiastas Classic (2008-2014) (http://www.autoentusiastasclassic.com.br/2011/01/overo-que.html)
Best Cars Web Site - Tecnologia (http://www1.uol.com.br/bestcars/tecprep/over.htm)
Aqui umas referências interessantes de pneu e rotação vs consumo:
Nacional.
Numa mesma rotacao, o consumo muda conforme a marcha utilizada? | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/numa-mesma-rotacao-o-consumo-muda-conforme-a-marcha-utilizada/)
Estrangeiro com teste efetivo
Do larger tires get better gas mileage? - Performance Plus Tire (https://www.performanceplustire.com/blog/do-larger-tires-get-better-gas-mileage/)
Effects of Upsized Wheels and Tires Tested (https://www.caranddriver.com/features/a15130598/upsized-wheels-tires/)
Acho que é isso :-D
Valeu colega, vou analisar e pensar na melhor opção. Um abraço.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.